You are on page 1of 8

GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO

PROCESSO DE AVaLIaO CURSO DE FORMaO ESpECfICa

002. PROVA DE FORMAO ESpECFICA

PROfESSOR

DE

EDUCaO BSICa II BIOLOGIa

 Voc recebeu sua folha de respostas e este caderno contendo 30 questes objetivas.  Preencha com seu nome e nmero de inscrio os espaos indicados na capa deste caderno.  Quando for permitido abrir o caderno, verifique se est completo ou se apresenta imperfeies. Caso haja algum problema, informe ao fiscal da sala.  Leia cuidadosamente todas as questes e escolha a resposta que voc considera correta.  Marque, na folha de respostas, com caneta de tinta azul ou preta, a letra correspondente alternativa que voc escolheu.

 A durao da prova de 2 horas, j includo o tempo para o preenchimento da folha de respostas.  S ser permitida a sada definitiva da sala e do prdio aps transcorrida 1 hora do incio da prova.  Ao sair, voc entregar ao fiscal a folha de respostas e este caderno, podendo levar apenas o rascunho de gabarito, localizado em sua carteira, para futura conferncia.  At que voc saia do prdio, todas as proibies e orientaes continuam vlidas.

AGUaRDE a ORDEm DO FIScal paRa aBRIR ESTE caDERNO DE QUESTES.

Nome do candidato

Nmero de inscrio

02.12.2012 manh

FORMAO ESPECFICA Observe a figura para responder s questes de nmeros 01 e 02. 01. Analise a teia alimentar apresentada.

04. As apomorfias compartilhadas por dois grupos de seres vivos so denominadas (A) sinapomorfias. (B) pleisiomorfias. (C) analogias. (D) convergncias adaptativas. 05. Durante uma aula de Biologia, um aluno perguntou ao seu professor: Quem veio primeiro: o ovo ou a galinha? Diante dessa dvida, a explicao dada pelo professor, sob o ponto de vista biolgico, foi: (A) a galinha, porque o ovo terrestre uma estrutura que surgiu recentemente no grupo das aves.

(www.cals.ncsu.edu/course/ent425/tutorial/trophic.html)

O nmero de seres vivos que podem atuar como consumidores primrios e secundrios corresponde, respectivamente, a (A) 3 e 4. (B) 3 e 5. (C) 4 e 3. (D) 4 e 4.

(B) o ovo, porque ele surgiu no grupo dos rpteis que, por sua vez, originaram as aves. (C) a galinha, por necessidade de adaptao, pois ela teve de botar ovos para se reproduzir. (D) o ovo, porque a galinha adquiriu o hbito para viver no ambiente terrestre. 06. Analise um cladograma simplificado com os diferentes grupos vegetais.
brifitas pteridfitas gimnospermas IV III II I angiospermas

02. Um nvel trfico fundamental no foi indicado na teia alimentar. Trata-se dos (A) produtores, que produzem matria orgnica responsvel pela sustentao de todos os seres da cadeia alimentar. (B) decompositores, que tm por funo devolver a matria inorgnica ao meio ambiente. (C) consumidores tercirios, que recebem nutrientes de todos os nveis trficos da cadeia alimentar. (D) consumidores quaternrios, que ocupam o quarto nvel trfico aps os consumidores tercirios.

A origem da dupla fertilizao, que resulta no embrio e no endosperma triploide, est representada pelo nmero (A) I. (B) II. (C) III.

03. A Ecologia estuda as relaes entre os seres vivos e, entre elas, pode-se citar a relao chamada (A) predatismo uma espcie retira nutrientes de outra para sobreviver, porm sem causar-lhe a morte. (B) comensalismo duas espcies dependem obrigatoriamente uma da outra para sobreviver. (C) mutualismo duas espcies so dependentes uma da outra para sobreviver. (D) parasitismo uma espcie devora outra espcie diferente para sobreviver.

(D) IV. 07. Muitos brasileiros esto vivendo mais do que no passado. Muitos fatores podem influenciar no aumento da esperana de vida e isso pode ocorrer quando h (A) falta de saneamento bsico e gua tratada. (B) escassez de transporte pblico e excesso de rudos nas cidades. (C) reduo na propagao de doenas como a tuberculose, difteria e coqueluche. (D) aumento no desemprego e evaso escolar.
3

SEED1204/002-PEB-II-Biologia

08. Analise o grfico que representa o nmero de casos de esquistossomose notificados segundo o sexo do indivduo contaminado.
1.800 1.600 1.400 1.200 1.000 800 600 400 200 0 2003 2004 2005 2006 2007* 2008*

10. A AIDS uma doena bastante conhecida pela maioria dos brasileiros e se encontra estvel na populao. Em relao a essa doena, pode-se afirmar que (A) a transmisso ocorre pelo abrao, beijo no rosto e no contato com o suor da pessoa contaminada. (B) causada por uma bactria conhecida como HIV, cujo material gentico o RNA de fita dupla. (C) o uso de antirretrovirais promove a proteo total contra o HIV e so distribudos gratuitamente nas farmcias. (D) o uso de camisinhas nas relaes sexuais uma preveno segura para no adquirir a doena.

masculino

feminino

ANO DDTHA/CVE e SINAN/Nive/CVE (*) 2007a 2008 - dados preliminares - acesso ao SINAN em 04.08.2008

(www.saude.sp.gov.br/resources/ccd/publicacoes)

De acordo com os dados observados no grfico, pode-se concluir que (A) houve uma reduo de pessoas contaminadas ao longo dos anos, provavelmente devido ampliao do saneamento bsico em algumas regies. (B) a doena atinge mais mulheres do que homens, porque elas esto mais expostas s larvas de moluscos quando lavam roupas em lagoas contaminadas. (C) houve uma reduo no nmero de homens contaminados no decorrer dos anos, devido reduo da pesca e da eliminao dos insetos vetores. (D) houve um aumento no nmero de mulheres contaminadas no decorrer dos anos, devido utilizao frequente de calados e chinelos.

11. Muitos brasileiros tm desenvolvido problemas coronarianos. Os fatores que podem contribuir para esse quadro so: (A) alimentao rica em gordura saturada e carboidratos. (B) consumo excessivo de verduras e frutas diariamente. (C) atividade fsica regular e alimentao balanceada. (D) atividade de lazer e baixo nvel de estresse.

12. A primeira lei de Mendel pode ser enunciada da seguinte forma: Cada carter determinado por um par de fatores que se separam durante a formao dos gametas. Os termos destacados esto relacionados, respectivamente, com os (A) nucleotdeos e a mitose. (B) alelos e a meiose.

09. A gravidez na adolescncia considerada uma questo de sade pblica, pois ela pode causar problemas em algumas dimenses na vida desses futuros pais. Assim, cabe ao professor de Biologia orientar o adolescente sobre esse assunto e por isso, importante que ele domine a anatomia e a fisiologia humana bem como aborde aspectos sociais. Dentro dessas perspectivas, correto afirmar que (A) caso uma adolescente j tenha menstruado, ela pode engravidar e, para evitar essa gravidez, ela dever utilizar mtodos contraceptivos. Entre eles, os mais indicados so as plulas e o DIU. (B) o professor deve enfatizar que uma garota engravida se ela quiser e isso depende mais dela do que do seu companheiro. Caso ocorra uma gravidez, porque foi intencional. (C) a gravidez na adolescncia deve ser evitada porque as adolescentes, nessa situao, tm mais chance de abandonar a escola e podem ter dificuldades financeiras para manter o filho. (D) os ciclos menstruais so regulados por hormnios que atuam nos ovrios e no tero. So maiores as chances de engravidar nos trs primeiros dias do ciclo.

(C) fusos mitticos e a mutao. (D) centrmeros e o crossing-over.

13. Um gato preto foi cruzado com uma gata tambm preta e nasceram filhotes pretos e amarelos. Caso esse gato fosse cruzado com uma gata amarela, a probabilidade de nascerem filhotes pretos seria de (A) 1/2. (B) 1/4. (C) 1/6. (D) 3/4.

SEED1204/002-PEB-II-Biologia

14. Analise o heredograma a seguir.


1 2 3 4

18. Analise os esquemas a seguir, que indicam duas vises sobre a origem da variedade dos seres vivos.
A B

11

Os indivduos destacados no heredograma apresentam uma anomalia determinada por um par de alelos autossmicos. A probabilidade de o casal 7 e 8 gerar um menino com essa anomalia de (A) 1/2. (B) 1/4. (C) 1/6. (D) 1/8. 15. Uma mulher do grupo sanguneo A casou-se com um homem do grupo sanguneo B, ambos com mes do grupo sanguneo O. A probabilidade de gerarem uma criana do grupo AB de (A) zero. (B) 1/2. (C) 1/4.

TEMPO

10

(efp-ava.cursos.educacao.sp.gov.br)

Pode-se afirmar que A e B, correspondem, respectivamente, s vises (A) lamarckista e darwinista. (B) evolucionista e fixista. (C) fixista e evolucionista. (D) darwinista e lamarckista. 19. Analise o esquema a seguir.
Populao da ESPCIE B

CLADOGNESE

ANAGNESE

Populao da ESPCIE C

N Raiz Tempo Populao da ESPCIE A

(D) 3/4. 16. Na metade do sculo XIX, Charles Darwin e Alfred Russel Wallace foram fundamentais para a Biologia, pois estabeleceram as bases para a teoria da (A) biognese. (B) relatividade. (C) endossimbiose. (D) seleo natural. 17. O uso indiscriminado de inseticidas pode fazer com que a populao de insetos aumente depois de um tempo, mesmo aumentando a dosagem dessas substncias. Do ponto de vista da teoria darwinista, isso acontece porque os inseticidas (A) provocam mutaes nos insetos, tornando-os mais resistentes a cada gerao. (B) selecionam insetos resistentes, que reproduzem e deixam descendentes tambm resistentes. (C) estimulam os insetos a ficarem resistentes e com o passar do tempo todos adquirem essa caracterstica. (D) induzem a formao de exoesqueletos mais resistentes, deixando-os imunes ao dos inseticidas.

(efp-ava.cursos.educacao.sp.gov.br)

Pode-se afirmar que (A) a espcie A no foi importante para a formao das espcies B e C e o n corresponde ao ancestral comum. (B) a cladognese corresponde ruptura do grupo original, gerando duas populaes que no trocam mais genes. (C) o surgimento das espcies B e C no dependeu da diversificao gnica, apenas da alterao anatmica dos insetos. (D) os eventos anagenticos no permitem que as populaes se modifiquem ao longo do tempo, mantendo as espcies estticas. 20. As estruturas funcionais, semelhantes ou no, importantes no estudo da evoluo e que revelam parentesco evolutivo so conhecidas como (A) homlogas. (B) anatmicas. (C) vestigiais. (D) anlogas.

SEED1204/002-PEB-II-Biologia

21. Em relao s organelas existentes no interior de uma clula eucaritica, pode-se afirmar que (A) existe uma total independncia entre todas as organelas. (B) essa clula possui menos organelas membranosas do que uma clula procaritica. (C) algumas substncias podem ser produzidas por algumas organelas e utilizadas em outras. (D) as mitocndrias e os lisossomos correspondem a organelas que, no passado, eram bactrias. 22. Os axnios dos neurnios liberam neurotransmissores, que se ligam nos receptores dos dendritos de outros neurnios, possibilitando a propagao do impulso nervoso. Esse mecanismo exemplifica um caso de (A) independncia qumica entre clulas especficas do crebro. (B) ativao celular, sem a participao da membrana plasmtica. (C) estmulo celular, com a participao exclusiva dos carboidratos da membrana plasmtica. (D) comunicao entre clulas, com a participao de pro tenas da membrana plasmtica. 23. A figura representa uma propriedade da molcula de DNA.

24. A produo de insulina humana utilizando bactrias uma realidade e est melhorando a qualidade de vida de muitos diabticos. A rea das Cincias Biolgicas que permitiu essa conquista foi a (A) fisiologia. (B) biotecnologia. (C) anatomia. (D) botnica.

25. Um RNAt se associa ao stio P e outro RNAt se associa ao outro stio A de uma organela. Isso ocorre porque os dois possuem anticdons que so compatveis com os cdons do RNAm que est sendo traduzido. Aps a ligao nos respectivos stios, ocorre a ligao peptdica entre os dois aminocidos que os RNAt esto transportando. O texto trata, de forma resumida, sobre o processo de (A) sntese proteica. (B) respirao celular. (C) mutao gnica. (D) transporte ativo.

26. Depois de receber esgoto domstico e adubos (ricos com nitratos e fosfatos), um rio ficou com excesso de algas, como mostra a foto a seguir.

(withfriendship.com/user/mithunss/dna)

O fenmeno esquematizado normalmente ocorre (A) antes da diviso celular e, caso no haja mutao, forma duas molculas idnticas entre si. (B) depois da diviso celular, sem a participao de enzimas especficas, somente por atrao qumica. (C) no meio da diviso celular, garantindo a formao de clulas idnticas entre si. (D) em clulas nervosas e musculares, entretanto, nunca ocorre em clulas epidrmicas e sseas.

(waterwatchadelaide.net.au/)

O fenmeno observado incio de um processo ecolgico conhecido como (A) rotao de culturas. (B) sucesso primria. (C) eutrofizao. (D) parasitismo.

SEED1204/002-PEB-II-Biologia

27. Suponha um ambiente de gua ltica (lagoa) que recebeu inseticidas organoclorados e metais pesados provenientes de uma indstria. Considere que existe uma cadeia alimentar nesse ambiente como a indicada a seguir: algas crustceos peixes aves Os seres vivos da cadeia que apresentaro maior concentrao desses compostos qumicos sero (A) as algas. (B) os crustceos. (C) os peixes. (D) as aves. 28. A introduo de espcies exticas (externas) em um ecossistema (A) traz sempre vantagens para as espcies locais porque elas servem como alimento, alm de aumentar a biodiversidade da regio nativa. (B) pode gerar problemas porque elas podem trazer parasitas ou competir com as espcies nativas e, com isso, extermin-las. (C) tem reduzidos riscos porque elas no costumam ter adaptaes para viver no novo ambiente e, com o tempo, desaparecem. (D) no traz problemas para o novo ambiente, porque elas geralmente no encontram alimentos e um ambiente favorvel para a sua reproduo. 29. A Biologia uma das cincias com caractersticas peculiares e isso notado no dia a dia. possvel afirmar que ela (A) esttica, no muda h anos porque os aspectos mais importantes j foram estudados. (B) no depende de outras reas do conhecimento para auxiliar nas suas descobertas. (C) est em constante mudana e seu estudo fundamental para a sociedade. (D) no contribui para o desenvolvimento econmico do pas. 30. Pode ser considerado um exemplo atual de contribuio da Biologia, como cincia, (A) o uso de vrus para curar doenas genticas. (B) o uso da fibra tica na telefonia mvel. (C) a utilizao de luz solar em carros hbridos. (D) a descoberta da nanotecnologia.

SEED1204/002-PEB-II-Biologia

You might also like