You are on page 1of 4

Carssimos Mestrandos, A estrutura a seguir apenas para servir de referncia elaborao do texto que apresentar e discutir os resultados da pesquisa

sa que vocs realizaram. Caso j tenham escrito seus textos e tenham adotado estrutura distinta, no se preocupem, vale o que j fizeram. Em todo caso, durante o seminrio, viro contribuies dos colegas e minhas, o que certamente alteraro o texto final. Qualquer dvida sobre a estrutura a seguir, entrem em contato comigo. Abrao a todos! Prof. Srgio INTRODUO Da introduo interessante constar: 1. Contextualizao do trabalho ou suas motivaes 2. Objetivo (o objetivo de todos os trabalho foi estudar a configurao e as relaes sociocomunitrias da NOME DA COMUNIDADE OU LOCALIDADE ESTUDADA). 3. Procedimentos metodolgicos. importante partir do roteiro definido para o estudo das performances sociocomunitrias que eu lhes repassei. Alm disso, cada grupo deve ter recorrido a tcnicas qualitativas ou quantitativas (ou ambas), como entrevistas, para realizar a coleta de dados. A regra geral explicitar todos os procedimentos e tcnicas de pesquisa adotados para a coleta e anlise dos dados. 4. Devo ressaltar que a diviso feita acima apenas um recurso didtico. A introduo no deve ser subdividida em tpicos, mas um texto sem itemizaes. 1 IDENTIFICAO DA COMUNIDADE (o ttulo meramente um exemplo) Nesta parte importante oferecer todas informaes que identificam, localizam e situam a comunidade no espao local (Corumb, Ladrio, Bolvia, fronteira). Neste primeiro item, estaro as informaes que constavam do item 1 do roteiro. Para lembrar:
1 Identificao da comunidade Nome (reconhecimento interno e externo) Fontes de identidade Delimitao espacial (localizao e extenso espacial da comunidade) Composio Contextualizao histrica (processo de surgimento) Algumas questes norteadoras: Como denominam a localidade/comunidade a qual pertence? Como so reconhecidos ou denominados externamente? (No necessariamente a denominao externa distinta da usada pela prpria localidade/ comunidade). Como ocorreu a ocupao do lugar? Como surgiu a comunidade? Quais as dimenses e forma do espao ocupado pela comunidade? (Pode ser difcil delimitar com preciso o espao comunitrio, mas a

delimitao pode ser aproximada. Os membros da comunidade so os mais indicados para dizer ou mostrar os seus limites. Uma vez sabidos os limites, procurem mapear a localizao e tamanho do espao comunitrio. Se a comunidade coincidir com um ou mais bairros, ento fica mais fcil mape-la.)

2 CONFIGURAO DAS RELAES E PRTICAS SOCIAIS E ESPACIAIS Este segundo item engloba as informaes constantes dos itens 2, 3, 4, 5 e 6 do roteiro. Ser provavelmente o mais extenso. Seu propsito oferecer, sem ainda discutir, todas as informaes que mostram como a suposta comunidade (digo suposta porque pode ela no se configurar como tal) se configura, considerando os processos e relacionamentos. O ideal oferecer uma descrio geral (se for minuciosa, melhor) do cotidiano e das relaes e prticas sociais e espaciais. Para lembrar, relaciono a seguir os itens do roteiro.
2 Relao com o espao Apropriao e uso do territrio (contiguidade, disperso, rede etc) Estratgia de atendimento s necessidades de consumo, produo e servios Questes norteadoras: importante no confundir o processo de apropriao e uso do territrio com a histria do surgimento da comunidade. A histria do surgimento, que aparece no item 1, diz respeito, exclusivamente, aos fatos, datas e ocorrncias datadas no tempo, alm do contexto mais amplo (por exemplo, da cidade) em que a comunidade surgiu. A apropriao do espao, que produz o territrio comunitrio diz respeito ao modo como a ocupao se deu, como as famlias se apropriaram da rea e como se configura esta apropriao. O uso do territrio, enquanto estratgia de atendimento s mais distintas necessidades, a prpria territorialidade. Apropriao e uso pode revelar, por exemplo, se os membros da comunidade formam uma vizinhana social (proximidade relacional) e/ou espacial (proximidade espacial). Pode revelar tambm a existncia de redes de solidariedade; se a comunidade dispersa ou contgua. 3 Interdependncia e coeso Evidncias da interdependncia (trocas, relaes, complementaridades) Elementos/pontos de coeso (acordos, objetivos, interesses comuns, pontos de unio) Elementos/pontos de desagregao (divergncias, disputas, interesses no comuns) Questes norteadoras: Acredito que os itens acima mostram com clareza as intenes desta parte do levantamento. importante ter cuidado no levantamento dos pontos de desagregao. mais provvel que ningum se prontifique a revelar as divergncias com algum ou com o grupo. Se conhecerem algum ou puderem conversar com algum por indicao de um conhecido comum, ento, tero mais facilidade. Usem e abusem da capacidade de observar e captar nas entrelinhas, no silncio e nos comportamentos as disputas e divergncias (ou qualquer outro fato) que possam significar pontos de desagregao. 4 Relacionamentos Primrios (relaes de contato direto, ntimo, vizinhana social) Secundrios (relaes funcionais) Estrutura e relaes de poder

Questes norteadoras: Como vimos nas aulas, caracteriza uma comunidade a prevalncia dos relacionamentos primrios sobre os secundrios. Os relacionamentos primrios so evidenciados de todas as formas de contato direto entre as pessoas e famlias, de tal forma que a maioria (seno todos) se conhecem, trocam favores, confidenciam problemas e intimidades. As pessoas frequentam a casa uma das outras e, no raro, se ajudam em afazeres domsticos. Rodas de terer, de mate, reunies para orao, etc, so evidncias deste tipo de relacionamentos. Os secundrios, caso estejam em uma comunidade, so menos evidentes. Eles aparecem nas funes ou papis sociais. Mas cuidado: em uma comunidade, a funo de balconista ou de padeiro ou outra qualquer so sobrepassadas (ou preteridas) pelos nomes das pessoas que so conhecidas. Ser necessria uma boa dose de sensibilidade e ateno para perceber que os relacionamentos secundrios, embora menos aparentes, esto sempre presentes em uma comunidade. A estrutura de poder pode ser mais facilmente revelada se houver uma associao ou uma organizao formal que represente os interesses coletivos. Contudo, se esta no houver, as informaes para mostrarem a estrutura de poder local tero de ser obtidas com entrevistas. Neste caso, saibam escolher a(s) pessoa(s) que conhea bem a comunidade (em geral, as mais antigas no lugar). 5 Perspectivas da comunidade Quais as perspectivas de evoluo/transformao da comunidade Est a caminho de maior fortalecimento/coeso ou da desagregao 6 Poltica e relaes externas H associao formal ou informal? Qual? Onde fica? Etc... Esto mobilizados? Em torno do qu? Como a comunidade est inserida na sociedade corumbaense (ou outra, se for o caso)? A comunidade tem representantes polticos? Tem vnculos ou compromissos partidrios?

3 NOME DA COMUNIDADE?

COMUNIDADE

OU

LOCALIDADE

ESTUDADA:

UMA

Aqui o propsito mais claro discutir, luz da teoria que vimos, se a opo escolhida ou no uma comunidade. IMPORTANTE NO SE PRECIPITAR: TALVEZ NO SE TENHA NA PERGUNTA ANTERIOR OPES EXCLUDENTES! Ou seja, talvez no seja o caso de dizer que uma comunidade e desconsiderar os relacionamentos secundrios e os fatores de desagregao. certamente a parte mais difcil do trabalho, porque no se trata de uma opo pessoal afirmar que vocs conheceram uma comunidade. Trata-se, isto sim, de analisar e chegar a concluses que se sustentem nos dados e na teoria. nesta parte que vocs vo classificar, portanto, contemplando o item 7 do roteiro.
7 Classificao da comunidade Tipificao da comunidade (analise os dados e cheguem a uma concluso sobre qual o tipo da comunidade estudada).

CONSIDERAES FINAIS Fechamento do texto.

REFERNCIAS ESPECIFICAES DE APRESENTAO E OUTRAS OBSERVAES 1. Papel A4 2. Margens: 3 cm (esq e sup) e 2 cm (dir e inf) 3. Fonte normal: Arial 12 4. Fonte do pargrafo recuado (citao longa): Arial 11 5. Espaamento do pargrafo normal: 1,5 6. Espaamento entre pargrafos: 1,5 7. Espaamento do pargrafo recuado (citao longa): simples 8. Ttulo do texto: Arial 14, todas em maisculas e centralizado. 9. Ttulos primrios (1; 2): Alinhamento esquerdo, todas em maisculas. 10. Ttulos secundrios (1.1; 2.1): Alinhamento esquerdo, s a inicial mauscula. 11. Espaamento entre ttulos e texto: 2 espaos de 1,5 (seja entre o ttulo e o texto que o antecede, seja ente o ttulo e o texto que o sucede). 12. O ttulo REFERNCIAS no deve ser numerado, e deve ser centralizado. 13. Numerao de pginas: DISPENSADO. 14. Nota de rodap: arial 10, justificado, espao simples. 15. Citaes e referncias: observar as NBR's 6023 e 10.520 (envio-as em anexo).

You might also like