You are on page 1of 2

UNIVERSIDADE CATLICA DO SALVADOR

ESCOLA DE ENGENHARIA
Curso de Engenharia Civil

Estrutura do Projeto de Pesquisa


1 APRESENTAO a) Capa: entidade, ttulo, autor (aluno) , local e data b) Folha de rosto: entidade, autor (aluno), titulo, apresentao do trabalho (artigo), orientador, local e data.

INTRODUO Pargrafos apresentado: a) Assunto: rea de interesse dentro da Construo Civil. b) Tema: um recorte dentro do assunto restringe a amplitude do assunto. c) Problema: a questo a ser investigada d) Hiptese: obtida a partir da leituras de autores que abordaram o assunto objeto da

pesquisa, sendo portanto, compatvel com uma fundamentao terica preliminar, vista como uma soluo provisria para o problema, alm de ter uma conscincia lgica para que possa ser submetida verificao, a fim de ser comprovada, ou no. e) Objetivos: considerando o problema aponta o que o pesquisador pretende obter com a realizao da pesquisa. Deve ser apresentado iniciando com verbos cujos resultados possam ser mensurados (avaliar, analisar, medir, identificar etc.). Deve ser apresentado como objetivo geral, apontando o principal, ou mais amplo ponto a ser atingido e os especficos apontando outros mais restritos e concretos, que se relacionam de maneira mais direta com a essncia do tema e to importantes quanto aqueles. f) Justificativa: apresenta fatos ligados ao tema, mais especificamente ao problema, que levaram necessidade da realizao da pesquisa. g) Resultados esperados: aponta o que se espera, como contribuio, principalmente a sociedade, com a realizao da pesquisa.

UNIVERSIDADE CATLICA DO SALVADOR


ESCOLA DE ENGENHARIA
Curso de Engenharia Civil

3 REVISO DE LITERATURA (dilogo entre, no mnimo, 5 autores) Nenhuma delimitao de problema de pesquisa pode prescindir de uma reviso bibliogrfica. Ningum conseguiria perceber uma lacuna sem conhecer a realidade a que se pretende investigar. necessrio saber em que nvel se encontra o conhecimento produzido sobre o tema. Saber em quais perspectivas os autores esto abordando o tema pretendido. Deve seguir as Normas da ABNT.

4 METODOLOGIA DA PESQUISA: Quanto ao objetivo, ao procedimento e abordagem do problema. A metodologia deve ser apresentada, preferencialmente, em etapas a seo dedicada ao procedimento e apresentado, tambm os instrumentos utilizados na coleta dos dados a serem analisados durante a pesquisa, ou seja, como, com o que, ou quem e onde a pesquisa ser desenvolvida: especificando o design, a populao, a amostra, os instrumentos e o plano de coleta, tabulao e anlise dos dados. Lembre-se que cada problema de pesquisa nico. Cada um segue um caminho metodolgico particular.

5 CRONOGRAMA REFERNCIAS Fontes secundrias que sero utilizadas: artigos (impressos e/ou de internet), livros, etc. Deve seguir as Normas da ABNT (e isto inclui estar em ordem alfabtica).

Obs. Ao final deve constar a assinatura do Prof. Orientador.

You might also like