You are on page 1of 5

AsLocomotivasVosslohEuro4000 emPortugal

O Portugal Ferrovirio foi ao encontro das Euro 4000, as novas locomotivas diesel da Vossloh, e que comearam as suas operaes comerciaisemPortugalesteano. As Euro 4000 so o resultado da nova estratgia da Vossloh aps ter compradoafbricadeValnciaAlstom,quenaalturadesenvolviavrios projectos naquela fbrica de construo de locomotivas diesel, nomeadamente para a Renfe. A Vossloh aprofundou os estudos, e em parceriacomaamericanaEMDlanouasEuro3000easEuro4000.

Fotografia2ComboiodeFormaodeMaquinistas

As locomotivas Euro 3000 esto vocacionadas para o transporte de passageiros, e j se encontram em servio em Espanha, atingindo os 200 km/h em servio comercial. J as Euro 4000, so a verso mercadorias destas ltimas. Atingindo os 120 km/h e desenvolvendo mais de 4000 cv, estas poderosas locomotivas tm um esforo de traco mximo de 400 kN.

Fotografia1ComboiodePapelEspartalAlverca

Oscompradores A Vossloh Euro 4000 foi muito bem recebida pelos operadores privados que surgiram na Pennsula Ibrica, tendo j sido comprada pela portuguesaTakargoRail(14)epelaespanholaComsa,duasempresasque entretanto se associaram na operao de comboios de mercadorias entre osdoispases.

algumas para alugar ActivaRail. A Continental Rail comprou outras quatrolocomotivas. NaAustrlia,aBeaconRailcomproutambmoutrasoitolocomotivas. AsEuro4000emPortugal Foi no ltimo trimestre de 2008 que as Euro 4000 apareceram em Portugal, primeiro iniciando marchas de ensaio no Sul do pas, entre Casa Branca e vora, para homologao. A locomotiva a presente foi a 335.001, da Comsa, equipada com os equipamentos de segurana exigidospelasredesportuguesaeespanhola. Em Dezembro, ainda no homologadas mas circulando com uma autorizao especial, a Comsa iniciou marchas de formao de maquinistas em Portugal recorrendo novamente 335.001, entre a Pampilhosa e o Entroncamento, mais tarde alargando o percurso at Lisboa numa ponta, e Vilar Formoso na outra, rebocando vages plataformavaziosoutremonhascarregadascombalastro. Entretanto chegou tambm a Portugal a 6001 da Takargo, a primeira das catorze locomotivas compradas pela empresa portuguesa, tendo de imediato comeado tambm ensaios de recepo e marchas de formao demaquinistas,querdaComsaquerdaTakargo.

Fotografia3ComboiodePapelEspartalAlverca

A sociedade locatria Angel Trains comprou tambm 30 destas locomotivas, de bitola ibrica, para alugar a operadores na pennsula,

Entretanto a locomotiva 6001 da Takargo comeou tambm a ser usada neste servio, quer cobrindo o percurso todo entre Alverca e Espartal, quer pegando no comboio apenas na fronteira com Espanha. Esta ltima situaoaconteceporquenopercursoespanholporvezesutilizadauma 335 da Comsa ainda no equipada com os equipamentos de segurana exigidos na rede portuguesa, pelo que necessrio providenciar a troca porumaoutralocomotivajpreparada.

Fotografia4ComboiodeGessoPraiasSadoFontela

Entretanto no incio de Maro, mais propriamente a 04 de Maro, e depois de alguns adiamentos, a Takargo e a Comsa estreiam o seu primeiro comboio comercial entre os dois pases, recorrendo s Euro 4000, no que foi o primeiro servio destas locomotivas no pas. Partindo deEspartal,pertodeZaragoza,alocomotivachegouaPortugalaofinalda manh desse dia 04 de Maro, terminando com sucesso a sua primeira misso comercial em Alverca, pouco depois das 17 horas. Estava dado o pontapdesadadasEuro4000emserviocomercialnopas,edadopela 335.001,novamente.

Fotografia5ComboiodeContentoresMangualdeAlverca

Alm do servio do papel, a Takargo j fez tambm mais comboios utilizando as Euro 4000, como comboios de gesso e calcrio entre a EDP de Sines e a Figueira da Foz, e comboios de contentores na linha da Beira Alta,emdirecoaAlverca. A partir do dia 31 de Maro, outro comboio comear a circular, entre AlvercaeMadrid,enovamenteusandoasEuro4000daComsaeTakargo. E para Abril est previsto o incio de um servio entre a fbrica da Celbi, naFigueiradaFoz,eBarcelona. A Takargo receber em breve a sua segunda locomotiva, a 6002, enquanto que a Comsa prepara j mais locomotivas das que j recebeu parapoderemcircularnonossopas. Texto:JooCunha Fotos:DiogoLopes,JooBalseiro,JooCunha,JosSousaeVitorSimes
Fotografia6ComboiodePapelEspartalAlverca

You might also like