You are on page 1of 18

Impacto da Perda: Aspectos Psicolgicos da Vivncia do Filho Diante da Morte Materna

Escrito por Kaline de Sousa Pinto | Publicado em Tera, 27 Maro 2012 10:00

Resumo: A morte faz parte do desenvolvimento humano, a experincia da perda um dos eventos mais doloroso que se pode vivenciar, tornando-se mais difcil quando se considera a me como figura de referncia ou apego. O presente estudo aborda a temtica acerca da morte na perspectiva do luto em decorrncia da perda materna, tendo como objetivo compreender a vivencia do familiar diante da morte materna, analisando os sentimentos do filho no momento que soube da morte, descrevendo o imaginrio do filho em relao ao velrio e avaliando como este filho enfrentou o luto diante da perda materna. A pesquisa utilizou-se de um estudo de campo, exploratria, com o mtodo descritivo e com a abordagem qualitativa, obedecendo aos critrios ticos. Participaram dez pessoas adultas clientes de uma Empresa de Servios Pstumos em Teresina, na qual foram submetidos a uma entrevista semiestruturada, posteriormente os dados foram coletados e a anlise de contedos efetivada. Empregou-se as categorias: a representao da figura materna; sentimentos vivenciados no momento que soube da morte materna e no momento do velrio; os aspectos psicolgicos do filho; o enfrentamento do luto. Os resultados mostraram que o impacto da perda para o filho influenciado pelo vnculo estabelecido com a genitora. Conclui-se que compreender os aspectos psicolgicos vivenciados pelo filho diante da morte materna pode ajud-lo a encarar e reconhecer sua perda como nica, incomparvel e incomensurvel, em alguns casos se faz necessrio o acompanhamento psicoterpico na elaborao do luto, principalmente quando a vivncia torna-se prejudicada na ausncia da me. Palavras-chave: Morte. Luto. Filho. Perda. Me

1 Introduo

A morte faz parte do desenvolvimento humano desde a sua mais tenra idade e acompanha o ser humano no seu ciclo vital, deixando suas marcas. A experincia da perda considerada principalmente quando se refere morte, um dos eventos mais estressantes que se pode vivenciar. Ao se propor conhecer os aspectos psicolgicos vivenciados pelo filho diante da perda materna, que provoca sofrimento psquico ao filho e a famlia; os estudos sobre tanatologia e a psicologia do luto servem como subsidio aos profissionais na elaborao do processo do luto.

Assim a presente produo cientfica apresentou como temtica a morte na perspectiva do luto em decorrncia da perda materna, buscando responder o seguinte o problema: Como o filho vivencia o processo da morte materna? E como questes norteadoras: I- Quais os sentimentos do filho ao saber da

morte de sua me? II- Qual a representao do velrio da me para o filho? III- Como ocorre o enfretamento do luto diante da morte materna?

A escolha da investigao sobre o tema descrito justificou-se, diante das observaes da pesquisadora, realizadas no cotidiano do trabalho em uma Empresa Funerria onde havia a expresso verbal do cliente relacionada ao sofrimento da perda do familiar. Atravs desta premissa elucidou-se o interesse e motivao em pesquisar os aspectos psicolgicos vivenciados pelo filho diante da morte materna, de forma mais aprofundada.

Por se tratar de uma temtica com pouca literatura e por ser considerado complexo de se abordar, espera-se que o estudo possa contribuir para amenizar o estigma social em relao perda materna. E tenha como relevncia cientifica contribuir para profissionais da sade que de acordo com a literatura muitos no esto preparados para lidar com a temtica, podendo com isso ampliar e auxiliar o jeito de ser na relao com o outro e incentivar pesquisa e extenso. E como relevncia social ajudar a sociedade enfrentar as questes da morte, partindo-se do pressuposto que informao e literatura sobre esse assunto podero auxiliar para amenizar o pavor de falar sobre morte.

A pesquisa teve como objetivo geral a compreenso da vivncia do familiar diante da morte de sua me. E como objetivos especficos: analisar os sentimentos do filho no momento que soube da morte materna; caracterizar o imaginrio do filho em relao ao velrio materno; avaliar como o filho enfrenta o luto diante da morte materna.

2 Materiais e Mtodos

A pesquisa foi desenvolvida com base em um estudo de abordagem qualitativa, com carter descritivo e exploratrio, sendo classificado tambm como um estudo de campo. Minayo (2006) afirma que a abordagem qualitativa se concentra ao estudo da historia, das relaes, das representaes, das crenas, das percepes e das opinies, resultantes das interpretaes que o individuo faze a respeito de como vive, constri seus artifcios e a si mesmo, sente e pensa.

O estudo foi realizado com clientes de uma Empresa de Servios Pstumos de Teresina-PI. A participao da pesquisa foi obtida com dez sujeitos adultos e que tem histrico de perda materna aps trs meses. Teve como critrios de excluso pessoas menores de 18 anos. Para a coleta de dados foi utilizada

entrevista semi-estruturada, neste sentido, foi guiada por relao de perguntas de interesse da entrevistadora, no se limitando a estas.

O projeto de pesquisa foi submetido ao Comit de tica em Pesquisa da Faculdade Integral Diferencial (FACID), que obedece s normas da Comisso Nacional de tica em Pesquisa (CONEP), responsvel pelo cumprimento da Resoluo 196/96 do Conselho Nacional de Sade. Entretanto, antes do projeto ser submetido ao Comit de tica da FACID, a instituio onde foi realizada a pesquisa autorizou a pesquisa, que serviu de cenrio para a investigao.

Mediante a aprovao, o pesquisador escolheu os dez participantes clientes de uma Empresa de Servios Pstumos de Teresina- PI, estes por sua vez assinaram duas vias do Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE), consentindo a realizao do instrumento de analise de dados que posteriormente foram coletados e analisados, incluindo no termo a permisso na utilizao do gravador de voz; o procedimento foi aceito em todo o processo pelos participantes.

3 Resultados e Dicusso

Os dados coletados na pesquisa foram analisados pelo mtodo de anlise de contedo; que de acordo com as falas obtidas atravs das respostas no roteiro de entrevista semi-estruturada foram elaboradas as categorias referente temtica, com os dez participantes que tem histrico de perda materna aps trs meses, com faixa etria de 38 aos 71 anos.

3.1 Representao da Figura Materna

Essa categoria se caracteriza pelo significado atribudo a figura materna, levando em considerao o vnculo estabelecido entre me e filho.

Bombly (2004) diz que o primeiro contato social estabelecido, ainda quando beb com a me, o que se torna uma fonte de segurana e proteo, s vezes perpetuada na vida adulta do filho.

porque a figura materna uma coisa assim [...] que a gente se sente bem, segura. (MARIA BEATRIZ, 49 anos)

[...] Me um ser amvel com o filho, cuidadosa (MARIA ESCCIA, 71 anos)

Foi possvel observar nas falas dos participantes, que o vnculo estabelecido com a figura materna, serviu como um suporte no enfrentamento das dificuldades surgidas ao longo do desenvolvimento do filho.

Alem da necessidade de proteo, Freud (1996) coloca que inicialmente o individuo protesta, no aceita a ausncia do objeto amado, posteriormente segue como uma atitude de desespero, devido falta desse objeto e de no ser mais possvel o contato com ele, no sabendo conviver com essa privao.

Cardella (1994) afirma que a relao materna tem caractersticas diferenciadas da relao fraterna. O pai, geralmente coloca para o filho aspectos relacionado s escolhas, orientao e independncias. O que implica que muitas vezes ao fazer suas prprias identificaes ocasione na independncia dos seus genitores.

Constatou-se nas falas dos participantes abaixo descritos, uma consonncia com a literatura no que se refere relao com os genitores, estendendo-se a fato da ausncia do pai e do maior vnculo estabelecido com a figura materna quando comparada a paterna.

Me tudo na vida porque quem gera, ela quem dar a vida, cria, acompanha em todo momento, pro filho a me mais presente do que o pai, o pai fica mais do lado da responsabilidade de manter e a me de acompanhar, pra mim isso (MARIA HLEN, 53 anos).

Olha uma coisa aqui [...] era melhor eu perder meu pai do que ela gostava mais da minha me do que do meu pai sem mentira nenhuma (MARIA CARLA, 45 anos).

importante frisar que tanto o amor paterno como o materno envolvem abdicao e permuta, onde os mesmos colocam para o filho a possibilidade de fazer as prprias escolhas, construir sua identidade e

particularidades, a fim de que quando tornarem-se adultos os vnculos adquiridos no se transforma em dependncia. A literatura sobre o luto leva em considerao esse apego (CARDELLA, 1994).

3.2 Sentimentos Vivenciados no Processo da Morte Materna

3.2.1 No momento que soube da morte materna

De acordo com Esslinger (2004) quando o paciente e o familiar sentem que o momento da morte se aproxima, estes podem experienciar de uma intensa angstia denominada de dor total (dor fsica e dor pelo prenncio da morte). Entretanto essa dor pode ser multidimensional: dor fsica, dor psquica, dor social, dor espiritual.

Ballone (2010) denominou como dormncia emocional, o estado que a pessoa fica em poucas horas aps o conhecimento da morte, a maioria das pessoas sente uma espcie de confuso emocional, como se fosse incapaz de acreditar que realmente aconteceu. Esse sentimento existe, ainda que em grau geralmente diminudo, mesmo que a morte estivesse sendo esperada. Apesar de fisiolgica, essa sensao de irrealidade pode se tornar um problema se durar por muito tempo.

Fiquei desesperada quando minha sobrinha me deu a noticia, desesperada, mas a minha sobrinha tava aqui pra me d fora, eu tava aqui em casa quando ela faleceu, minha sobrinha veio me pegar aqui, quando cheguei no hospital eu queria s ver a minha me, s ver ela, fiquei muito triste, triste demais (MARIA BEATRIZ, 49 anos).

Senti desespero [...] desespero, angstia, dor, tristeza [...] (choro) (MARIA GAD, 43 anos).

Durante os relatos acima, alguns participantes ficaram emocionados e choraram ao descrever as atitudes tomadas no momento que receberam a noticia do falecimento: angstia, desespero e tristeza.

Quando a morte ocorre no contexto hospitalar aps a paciente vivenciar todas as fases (raiva, barganha, depresso e finalmente a aceitao). Geralmente no momento do noticia a reao de raiva, desespero,

sentimento de culpa. O familiar prefere ficar sozinho, andando pelos corredores, como tentativa de fuga no enfrentamento da realidade, sentindo-se impotentes, ficando a cargos de amigos e outros parentes na resoluo das questes burocrticas (KUBLER-ROSS, 2007).

A minha prima que subiu com os documentos dela e resolveu os procedimentos funerrios, a pronto o resto o povo tomou de conta ai eu ca, ca assim no sentido de no ter mais reao (MARIA HLEN, 53 anos).

Na hora que eu [...] (pausa longa) fiquei [...] apaguei [...] ai eu fiquei normal, mas fiquei nervoso, na hora foi minha esposa que resolveu tudo, na hora eu no resolvia mais nada (JOS ALISON, 53 anos).

O psiclogo hospitalar desempenha o papel humanizado no cuidado ao paciente, no atendimento ao paciente e a sua famlia, alem de atuar junta a equipe de sade. A morte faz parte do cotidiano do profissional de sade. No entanto o despreparo acomete muito esses profissionais que no perodo de formao da sua graduao insuficiente a capacitao para essa demanda. Em alguns locais fica na incumbncia do psiclogo com uma linguagem mais clara informar sobre a morte da pessoa (HONHERDORF; MELO, 2009).

A mdica disse: o quadro da sua me irreversvel, continua a mesma coisa, s com a diferena, ultimamente ela vem dando umas paradinhas, ela est parando de vez enquanto. A psicloga olhou pra mim, olhou pra doutora e falou: incrvel no doutora foi s a filha dela sair que o aparelho dela zerou. A doutora olhou pra mim e disse: voc entendeu? Eu disse que havia entendido e que sabia que a minha me tinha falecido. A doutora respondeu: ela ainda no faleceu, est parando. Mas eu sabia, ela j tinha falecido, eu me abracei com a psicloga e chorei. (MARIA HLEN, 53 anos).

Os participantes pouco relataram sobre os profissionais de sade, porem foi importante ressaltar a fala da entrevistada acima da qual corrobora com a literatura, principalmente no que se refere ao suporte no momento da noticia do falecimento.

3.2.2 No momento do velrio

O ritual do velrio o momento das ultimas consideraes prestada pelo familiar, cada um expressando de maneira particular. considerado o momento de confronto direto com a realidade da morte e a oportunidade de prestar a ultima homenagem, partilhar sofrimento e receber suporte dos outros (GOMES, 2006).

Aquele momento ali representou o momento da despedida, momento que a gente sabia que era a ultima vez que tava com ela [...] momento de muita tristeza porque a gente tava sabendo que era a ultima vez que tava vendo ela, tava tendo contato com ela apesar de saber que ela no tava mais viva (MARIA FLOR, 60 anos).

Significado do velrio dela foi uma coisa natural porque o homem nasce, cresce, reproduz, envelhece e morre e fui uma coisa natural, e eu particularmente senti que ela tava aliviada, porque ela sofreu muito, foram varias internaes, ento eu vi que ela tava descansando, o sofrimento dela foi grande. um alivio pelo fato dela ter acabando aquele sofrimento. A partir dali parece que os minutos comearam a contar (JOS BRUNO, 46 anos).

De acordo com essa perspectiva, foi possvel encontrar nas falas dos participantes o significado do velrio e formas de manifestaes dos sentimentos diante da perda. Apontando ainda reaes divergentes na representao da morte da me para o filho.

Santos (2008) pontua que cada indivduo percebe a morte de si e do outro, de acordo com as prprias experincias de vida, preocupaes ticas, intelectual, religiosas, profissionais, ideolgicas e as experincias no ciclo familiar. E por falar em religiosa, considerada como a melhor forma de enfretamento da perda, pois geralmente propicia mais conforto ao familiar. Acreditam na imortalidade da alma, na crena de que o esprito foi para um lugar melhor, pois, estudos acreditam que ter f diminui a dor.

s vezes eu me conforme mais porque eu via muito ela sofrendo, mulher, ela pedia muito a Deus que levasse ela, eu acompanhei todo o sofrimento dela e achei bom por essa parte, que sei que Deus foi

quem levou ela, no foi nenhum acidente nem uma pessoa que matou ela, foi Deus. Que ela tava sendo libertada de toda aquela dor que ela sentia, e que ela tava bem (MARIA ANA, 38 anos).

O corao da gente fica doendo, com vontade de chorar e tem hora que no chora, ao mesmo tempo tem conforto, eu chorava muito quando eu no era de Jesus, ai eu chorava me desesperava, ficava toda trosida, e depois que eu sou de Jesus Cristo, Deus conforta a gente, voc chora, mas agenta. Ela no volta mais, ela vai ser v na frente de Jesus, em nome de Jesus (MARIA DBORA, 68 anos).

Foi possvel tambm encontrar no discurso dos participantes, a morte sendo encarada como o melhor para o paciente terminal, portanto algo possvel de acontecer segundo a experincia de vida do familiar. E observou-se que os aspectos relacionados religiosidade trouxeram mais conforto ao familiar e aceitao diante da perda.

No entanto, menciona Erthal (2004) que o desespero um sentimento bastante presente na vivencia do familiar e surge quando a pessoa reconhece que no existe mais possibilidade para tentar a vida novamente. Uma sensao de impotncia e que no existe mais recurso para reparar a situao. Com a impresso, por exemplo, de travar uma luta entre realizaes prprias, projetos antes criados pelo pessoa falecida e as limitaes que o mundo oferece com a finitude do ser.

Vontade de chorar muito, de gritar, de gritar por ela, de chorar por ela como eu chorava, s vezes eu gritava muito quando eu falava, quando eu chorava, tinha vontade de ir la perto do caixo e pedir: me levanta. Vontade de perdir que ela levantasse. Vontade de chorar muito, de gritar, desesperar, de me descontrolar mesmo (choro) (MARIA GAD, 43 anos).

Com a fala do participante foi possvel observar a presena do sentimento de desespero pelo fato de no poder permanecer juntamente com o familiar. E a dificuldade colocada por eles na hora de expressar o significado do velrio e os sentimentos surgidos no momento.

3.3 Os Aspectos Psicolgicos do Filho aps a Morte Materna

Os aspectos psicolgicos, geralmente so os mais afetados diante da perda, no descartando os biolgicos, sociais e espirituais. Com a perda ocorre uma ruptura na estrutura emocional do individuo, com o impedimento do vinculo/contato que antes era estabelecido com a pessoa que morreu, surge ento s chamadas resistncias ou mecanismo de defesa como uma tentativa de equilbrio (MELO, 2010).

Diante da perda alguns enlutados podem apresentar quadros somticos e/ou doenas graves depois do luto, onde se pode configurar uma depresso reativa, um quadro mais grave de outra doena (SANTOS, 2008).

Teve uma glndula do meu pescoo que cresceu depois da morte dela, apareceu no ms de junho, no foi crescendo pequenina apareceu grande, agora tenho que fazer cirurgia (MARIA GAD, 43 anos).

Estou com uma doena de pele agora,por incrvel que parea eu nunca tive, agora eu estou comeando, presenciei essa mancha aqui em mim depois que ela morreu (MARIA HLEN, 53 anos).

Com a descrio dos relatos mencionados pode-se inferir a correlao existente entre mente e corpo, ou melhor, doena psicossomtica. Em dois participantes da pesquisa relataram o surgimento de doenas dermatolgicas aps a morte materna. De acordo com a literatura as doenas dermatolgicas so consideradas na sua grande maioria psicossomticas.

Chalhup e Rodrigues (2009) afirmaram que pessoas com mais autonomia desenvolvem um sistema imunolgico muito mais resistente a todo tipo de doena. Portanto, pessoas mais dependentes de afeto, geralmente inseguras, so mais resistentes na elaborao de metas, logo a incerteza encarada como muito dificuldade.

O meu psicolgico j vinha abalado h dois anos devido umas cirurgias que eu tive de mama, de tireide, e eu tambm tenho problemas de depresso devida tambm a tanto perda, que eu j perdi cinco irmos adultos, perdi meu pai h nove anos, agora perdi ela. (MARIA HLEN, 53 anos).

J tive um surto de esquizofrenia ela que me ajudou a me equilibrar de novo, me acolheu. s vezes no quero me encontrar sem perspectiva como eu j me encontrei h alguns anos atrs. Eu tomo remdio controlado e eu tenho me esforado muito pra mim no viver sem perspectivas, porque ela muito tempo pra mim foi minha perspectiva [...] Mudou tudo (choro) (MARIA GAD, 43 anos).

Com as colocaes das participantes acima, percebeu-se a dificuldade no enfretamento do luto com relatos de perdas na famlia, um fator provocante de transtornos psicolgicos. E com a morte da genitora, algum que mantinha certa dependncia afetiva, interferiu na elaborao de projetos de vida, onde a participante denominou perspectiva.

De acordo com Melo (2004), os enlutados apresentam reaes que se manifestam aps a perda do ente querido: Sensaes fsicas; Cognies e pensamentos habituais; Comportamentos usualmente manifestados aps a perda.

Assim, depois da morte da minha me eu senti mais vontade de dormir, de vez enquanto d assim umas tonturas, o sintoma que eu senti que eu no tinha foi esse, queria dormir todo tempo, ficar s dentro de casa, de vez enquanto me d tontura, isso (MARIA BEATRIZ, 49 anos).

No durmo de noite, eu me lembro muito dela, ela levantava pra ficar assim com ela, conversar com ela. S mesmo no durmo direito. (MARIA ESCCIA, 71 anos).

Diante dos discursos das participantes notria a semelhana com o que a literatura descreve. Neste caso, principalmente quando se refere aos aspectos relacionados aos comportamentos manifestados aps a perda materna, onde distrbio de sono (insnia) foi o mais relatado pelos participantes.

Outros fatores psicolgicos e sociais tambm influenciam no luto, como as condies de sobrevivncia, se vivem sem companhia aps a perda, a idade do enlutado e as condies financeiras. As perdas secundrias surgidas com a morte de algum tambm implicam na elaborao, denominadas de perdas simblicas (KOVCS, 2002).

Deste modo, foi possvel observar nos relatos dos participantes que as dificuldades na elaborao da perda, que vai alm da morte fsica da pessoa, abordando outras perdas, como a situao financeira, onde a pessoa falecida servia de auxilio nas questes econmicas, acarretando em perdas secundarias para o enlutado.

3.4 O Enfrentamento do Luto Diante da Perda Materna

O luto pode seu denominado como luto normal ou luto patolgico. A elaborao do luto um processo de incorporao da perda e de trabalho sobre o pesar. Quando esse pesar no vivenciado pelo enlutado o luto no elaborado, portanto a existncia (sentido da vida) no resignificada (MELO, 2010).

Segundo Melo (2004), os enlutados apresentam sentimentos comuns no processo do luto: Tristeza; Raiva; Culpa e autocensura; Ansiedade; Solido; Alivio.

Como eu falei sentimento de raiva da minha sobrinha, ela no tava nem la no velrio ela [...] ela tem 11 anos, filha do meu irmo, nem ela nem o outro, se ela tivesse la ns ia d nela, ela foi a culpada ( MARIA CARLA, 45 anos).

Eu poderia ter feito mais, quanto mais voc faz, mas depois que a pessoa morre a gente perde a gente acha que poderia ter feito mais, podia ter feito mais, podia ter dado mais de mim, ter ficado mais com ela, infelizmente a vida no oferece essa condio pra gente, eu me cobro mais, eu acho que eu poderia ter dado mais ter ficado mais ela (MARIA FLOR, 60 anos).

No tenho mais quem cuide de mim, ningum vai querer ter trabalho comigo, o amor que ela teve ningum vai ter (choro) [...] Fico preocupada comigo mesmo, o que eu vou fazer, como eu vou viver agora (MARIA GAD, 43 anos).

Chorei, chorei porque eu sabia que dali em diante a minha me tinha acabado [...] Em compensao um alivio, por que ela tinha acabado o sofrimento dela (MARIA HLEN, 53 anos).

De acordo com os relatos dos participantes vivenciam/vivenciaram sentimentos diversos e alguns com muita intensidade, que podem ser expressos de uma forma fragmentada pelos vrios familiares. Como exemplificao, um pode transportar toda a zanga pela famlia, enquanto outro familiar est apenas com a tristeza, um demonstra alvio e outro se isola.

O luto provoca a dor que tem suas implicaes e peculiaridades. Indivduos diferentes reagem de forma semelhante perda de um familiar. Assim, todas as manifestaes emocionais expressadas uma tentativa de preencher o espao deixado pelo ente querido, tornando-se essencial para o desenvolvimento do processo do luto (MELO, 2010).

As manifestaes dos sentimentos diante da perda passaram por modificaes no decorrer do tempo. Questes culturais e religiosas exerceram e ainda exercem grandes influncias. Na idade media era permitida a manifestao do sentimento. J no sculo XX a morte passou a ser sinnimo de fracasso, as pessoas negam o sofrimento, como se o processo do luto fosse evitvel (KOVCS, 2002).

Eu no tenho mais esse negocio de luto, eu sou crist no posso ter muito esse negocio de sentimento demais, por que quando a gente crist que desaparece mesmo, Deus levou, a gente pensa que ta tudo certo la pra ela. (MARIA ESCCIA, 71 anos).

Aquele luto de antigamente que no existe mais, no to nem ai, vo pra festa, ouve musica, la em casa no tem nada disso, ningum ouve musica, s depois de um ano que a gente vai botar musica, s mesmo indo pra missa, rezando o tero, acedendo vela, indo pro cemitrio, est sendo assim meu luto, isso que meu corao est pedindo, no pra fazer no pra mostrar, no pra dizer o que eu estou sentindo no, isso que meu corao est sentindo, isso que eu fui ensinada, isso que eu estou vivenciando (MARIA FLOR, 60 anos).

Os discursos dos participantes tornam-se ainda mais acentuados quando exemplifica o que mostra na literatura, na qual foi possvel encontrar influncia das questes religiosas diante do processo de resoluo do luto, porm independente da poca em que se encontra.

Bowlby (2004) definiu que acentuao dos processos pertencentes ao luto normal resulta no luto patolgico. O que se configura a luto saudvel a possibilidade nas reorganizaes dos vnculos e de resignificar a vivencia, aceitando a presena da ausncia da pessoa morta. Definiu quatro fases para o processo do luto, so elas: - Entorpecimento (essa fase pode ser breve, mas tambm pode durar semanas; surge uma descrena em relao ao ocorrido, geralmente negando-o. - O anseio e a busca da pessoa perdida (o enlutado vivencia sentimentos de raiva, esperana, pranto, com o intuito de reencontrar e de est novamente com a pessoa que morreu. - Fase de desorganizao e desespero (o enlutado encerra o desejo de est com o ente querido e surge um sentimento de solido, sentindo-se desamparado e em estado de desespero por ter perdido o vinculo). - Recuperao e reorganizao (o enlutado se organiza gradativamente, rever o sentido da vida, restabelece vnculos, traa novos objetivos.

A gente no tem nem explicao, por causa que a gente fica muito sentido. Pra mim naquela hora era um sonho, pra mim que ela no tinha nem morrido na hora, ela apagou como um passarinho no fez remorso nenhum, fiquei naquele sentido que pensei que ela no tinha morrido (JOS ALISON, 53 anos).

A gente fica se perguntando, inclusive eu fiquei me culpando assim porque eu no levei ela no dia mesmo que ela gripou, eu ainda esperei uns 3, 4 dias, ser se eu tenho levado no primeiro dia teria sido diferente? Minha me no tinha morrido, eu acho que ela no tinha morrido (MARIA HLEN, 53 anos).

Eu sei que eu sinto muita falta, muita falta. Eu to lhe dizendo que no sinto mais, porque no gosto de ficar s, se eu ficar s eu me sinto ruim [...] Ave Maria ruim demais ficar s. Mas me sinto s como se no tivesse mais parente nenhum. Eu tenho trs filhos, mas me sinto sem parente (MARIA ESCCIA, 71 anos).

Dessa vivencia me chamou ateno que a gente tem quem ficar mais com a famlia da gente mais, mais e mais, esse foi o aprendizado que eu tirei, cada coisa que voc passa da sua vida, especialmente de sofrimento voc aprende, voc s aprende. O sofrimento s faz voc aprender e melhorar cada vez mais. Agora eu quero est mais junto com meus irmos (MARIA FLOR, 60 anos).

Comparar a morte como um sonho, mostrado na fala do participante acima, seria uma espcie de mecanismo de defesa para o familiar, que pode ocorrer involuntariamente, como forma de negar a perda, amenizar o choque (torpor). A reao de protesto muito comum diante da morte de uma pessoa querida, denominado culpado para a morte. Em outros casos, quando o familiar era o cuidador, este se sente culpado pela morte, imaginando que se tivesse tido mais atitudes a morte no teria ocorrido. No discurso expe claramente uma caracterstica geralmente tpica da fase de desorganizao, neste caso a solido. A filha sente falta da figura materna apesar da presena dos familiares sente-se sozinha. Ainda apresenta na ultima fala no relatou do participante a aquisio de aprendizado com o sofrimento adquirido diante da morte materna, portanto, a luz da literatura mostra uma elaborao para o sentido da vida.

Entretanto Lima, Pereira e Silva (2006) citam que no processo de luto, existem variveis que determinam o tempo e a intensidade das fases. Logo, o tempo que o indivduo leva para elaborar o luto pode variar ou at durar anos. Pode-se dizer que, em alguns casos, ele nunca acaba.

Pode-se dizer que com os discursos dos participantes tomados como exemplos nas fases propostas descarta qualquer critrio de diagnostico (luto normal ou patolgico). Servindo apenas como norteamento no que se refere o processo do luto vivenciado pelo filho diante da morte materna.

4 Concluso

Nos discursos dos participantes do presente estudo, retomando ao que a literatura discorre, no que se refere a representao da figura materna, na falas dos filhos denotam-se que foram relatados somente aspectos positivos no relacionamento me- filho. Quanto aos sentimentos vivenciados no momento que soube da noticia da morte materna foram diversos tais como tristeza, revolta, desespero e angustia.

Foi possvel perceber uma confluncia entre a fundamentao terica e as falas dos entrevistados, tais como, a importncia do vinculo estabelecido na representao social da morte para o familiar. Os participantes expressaram a existncia de um bom relacionamento com a genitora e uma relao muito prxima com as mesmas, este relato estabeleceu-se com a grande maioria dos entrevistados. Em relao morte materna resultou sentimentos de desamparo e solido para o filho. Outro ponto observado foi em relao o ciclo de desenvolvimento das genitoras, todas as mes dos participantes da pesquisa eram idosas, sendo demonstrado em suas falas que os filhos que residiam com elas (mes) se comportavam como cuidadores, estabelecendo assim, uma relao mais estreita entre ambos e o nvel maior do apego, consequentemente vivenciaram o sofrimento tambm por meio das lembranas mantidas no ambiente que conviviam e na companhia que compartilhavam.

No que se refere ao ritual do velrio, a literatura pouco relata, apenas comenta como ocorre esse ritual no decorrer do tempo. Desse modo, na coleta de dados do estudo, quando abordado o assunto que concerne esse ritual, houve uma maior sensibilizao por parte da pesquisadora, contato e acolhimento incondicional. Os participantes nesse momento relataram sentimentos de desespero, dor, tristeza e de despedida, semelhantes aos sentidos no momento da noticia do falecimento. Correlacionando com a literatura, o familiar geralmente foi criado em uma viso romntica de feliz para sempre, anulando essa hora da despedida. Apesar de que alguns participantes encarar essa realidade, aceitando-a mais, mesmo assim, usufruem do aprendizado que o ser humano faz parte de um ciclo de desenvolvimento sendo a morte a ultima etapa.

Com a pesquisa reforou-se a importncia de estudos referentes a tanatologia, esse tema costuma impactar os profissionais, paralisando-os pessoal e profissionalmente. Os profissionais de sade necessitam de mais aperfeioamento, lidam com a morte diariamente no exerccio da profisso e utilizam como suporte neste momento a objetividade e linguagem tcnica a fim de suavizar o impacto da perda. Alguns tericos destacam os psiclogos denominados como os mais preparados para lidar com a notcia de morte e estereotipados como agente maior de conforto ao familiar, porem por se tratar de uma demanda que acarreta sofrimento, resistncias e mltiplas reaes de sentimentos, estes profissionais tambm precisam de uma capacitao. A atuao dos profissionais de sade foi pouca relatada pelos participantes, porem a relevncia desses profissionais nas questes da morte se faz importante mencionar.

Com a pesquisa percebeu-se o impacto da perda nos aspectos psicolgicos, com a necessidade de atendimento psicoterpico para determinados participantes o que no significa aceitao definitiva e completa da perda, mas a possibilidade de coloc-la em perspectiva de modo a seguir adiante, auxiliar na elaborao do luto, principalmente quando a vivncia torna-se prejudicada na ausncia da me.

Temas significantes ainda podem ser investigados, como a temporalidade do processo do luto na famlia e os legados familiares das perdas que influenciam bastante nas consequncias dos aspectos psicolgicos no familiar. Os resultados mostraram que o impacto da perda para o filho influenciado pelo vnculo estabelecido com a genitora. Nesse sentido, tantos os objetivos gerais quanto os especficos foram alcanados, j que se buscou conhecer os aspectos psicolgicos da vivencia do filho diante da morte materna.

Sobre o Autor:

Referncias:

BALLONE, G. J. Lidando com o Luto. PsiqWeb. 2010. Disponvel em: <http://www.psiqweb.med.br/>. Acesso em: 12ago. 2011.

BOWLBY, J. Apego e Perda: tristeza e depresso. 1.ed, v.3. So Paulo: Martins Fontes, 2004.

CARDELLA, B. H. P. O amor na relao teraputica: uma viso gestltica. So Pau- lo: Sumus, 1994.

CHALHUP, A; RODRIGUES, S. Amor com dependncia: um olhar sobre a teoria do apego. So Paulo, 2009. Disponvel em: <http://www.psicologia.com.pt>. Acesso em: 01.abr.2011.

ESSLINGER, I. De quem a vida afinal? Descortinando os cenrios da morte no hospital.So Paulo: Casa do Psiclogo. 2004.

ERTHAL, T. C. S. Psicoterapia vivencial: uma abordagem existencial em psicoterapia. Campinas: Livro Pleno. 2004.

ESCUDEIRO, A. Tanatologia: Conceitos relatos reflexes. Conceitos: O que ta- natologia/ Fortaleza: LC Grfica e Editora, 2008.

GOMES, E. C. Morte em famlia: ritos funerrios em tempo de pluralismo religioso. Revista de Antropologia. So Paulo, USP, v. 49, 2. ed. 2006. Disponivel em: <http://www.scielo.br>. Acesso em: 18ago. 2011.

HONREDORFF, J. V; MELO, W. V. Compreenso da morte e desenvolvimento humano: contribuies psicologia hospitalar. Estudos e pesquisas em psicologia.

UFRJ, n.2, Rio de Janeiro, set/2009. Disponvel em: <http://www.revispsi.uerj.br>. Acesso em: 27fev. 2011.

KOVCS, M. J. Morte e desenvolvimento humano. 4.ed. So Paulo: Casa do Psiclogo,2002.

KUBLER- ROSS, E. Sobre a morte e o morrer: o que os doentes tem para ensinar a mdicos, enfermeiros, religiosos e aos seus prprios parentes. 7.ed. So Paulo: Marins Fonte. 2007.

LIMA, A. F; PEREIRA, L. L; SILVA, M. J. P. Sofrimento e contradio: o significado da morte e do morrer para enfermeiros que trabalham no processo de doao de rgos para transplante. Revista Brasileira de Enfermagem, So Paulo. 2006. Disponvel em: <http://www.scielo.br>. Acesso em: 3abr. 2011.

MELO, R. M. O processo do luto no desenvolvimento humano. Revista Brasileira de Enfermagem, So Paulo. 2004. Disponvel em: <http://www.scielo.br>. Acesso em: 13abr. 2004.

MELO, A. M. S. Dizer Adeus: sintomas e atitudes comportamentais do luto na vida adulta. Revista Gestal terapia, Aracaju, [sn], p.62- 70. 2010.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em sade, 9.ed. So Paulo: Hucitec, 2006.

SANTOS, J. A. Psicodrama: uma interveno na elaborao do luto. 2008. 46 f. Traba- lho de Concluso de Curso (Especializao Psicodrama Teraputico)- Sociedade Goiana de Psicodrama, Goinia, 2008. Disponvel em: <http://www.cpgls.ucg.br/>. Acesso em: 27julho. 2011.

Fonte: http://artigos.psicologado.com/atuacao/tanatologia/impacto-da-perda-aspectos-psicologicos-davivencia-do-filho-diante-da-morte-materna#ixzz2Claf8lod Psicologado - Artigos de Psicologia

You might also like