You are on page 1of 3

Muitos so os desafios que o homem enfrenta na sua jornada existencial. Muitas so as sedues e tentaes do mundo material.

Administrar a complexidade humana na sua subjetividade e ainda lidar com as coisas do mundo exterior exige uma competncia psicolgica que poucos possuem. Alguns homens facilmente se afogam quando escutam os cantos das sereias. O heri Ulisses, ao atravessar a ilha das sereias, quase morreu por causa daqueles sons afrodisacos. Mas a pior morte a da dignidade e a do esprito tico diante das sedues das sereias do poder e da ambio. Hoje em dia a corrupo avana e a desonestidade virou princpio normativo de vida. As sereias cantam e os fracos de alma pulam nos oceanos da vergonha e da desumanidade. A prostituio da alma est pervertendo cada vez mais os homens fracos de carter e anmicos de tica e moralidade. Essas almas esto severamente doentes. Sofrem de uma doena grave e de natureza bastante socioptica. A cura passa por um tratamento de quimioterapia tica e desenvolvimento de anticorpos morais e espirituais. tambm interessante o fato de que polticos com um histrico de corrupo so reeleitos por uma massa que se preocupa mais com os resultados do Big Brother ou do futebol, do que com a devastao e apropriao exterior da floresta amaznica ou com o aquecimento global. Um povo que assiste a corrupo e nada faz. O arqutipo do colonizado ainda fecunda processos diversos da psique coletiva do nosso pas. Um pas rico que governado por muitos miserveis de carter e de esprito tico. Como entender a loucura da corrupo que invade cada vez mais os trs setores: judicirio, legislativo e executivo? Como o Budismo do Tibet veria isto ? Na cosmologia budista existem seis reinos ou estados de conscincia: o reino dos humanos (onde predomina o medo), dos asuras (onde predomina a inveja), dos infernos (onde predomina a raiva), dos ignorantes ou animais(onde predomina a ignorncia), dos espritos famintos (onde a cobia predominante) e o mundo dos deuses (poder e luxria). Cada mundo representa determinados estados psicolgicos e certos processos mentais e comportamentais. Poderamos pensar que os corruptos vivem em dois mundos ao mesmo tempo: no mundo dos espritos famintos onde predominam a ambio, a insatisfao e a insaciabilidade e no mundo dos deuses ou devas onde predominam a luxria, a vaidade e a pseudo felicidade sensual.

Os que permanecem alienados e ignorantes pertencem ao mundo simbolicamente associado ao reino animal - mundo dos seres condicionveis. Neste mundo no h insight nem criatividade. No h renovao apenas a repetio do estabelecido. Os condicionamentos e as alienaes fazem parte deste estado de conscincia que passivo e submisso. Esse reino, infelizmente, muito visitado por aqueles que perdem o seu tempo diante das telas da alienao assistindo programas que programam a mente. Podemos pensar que a corrupo um sintoma de duas doenas muito graves. A doena do carter sociopata e a doena do desejo cujo sintoma maior a metstase da ambio e da ganncia. Os corruptos so seres humanos terminais num processo de adoecimento muito parecido com o tumor. Terminais porque se decreta a morte daquilo que torna o humano demasiadamente humano o amor. A morte do amor tambm a morte do humano. A corrupo transforma o homem corrupto num inseto. Kafka no livro "A Metamorforse" retrata a possibilidade desta transformao. Mas na sua obra o dia a dia quem faz isto. Na viso Budista, nos reinos dos devas e dos espritos famintos existem duas infelicidades: a da no realizao do desejo e a da realizao do desejo. Tambm ficamos tristes quando realizamos um desejo - por incrvel que parea! A morte momentnea de um desejo cria um vcuo cheio de energia que potencializa outros desejos mais. Quando um desejo realizado aparece outro e assim por diante. A cadeia no tem fim. Esse processo conhecido pelos budistas como "samsara". Muitas vezes, uma depresso ou um tumor de prstata (smbolo do poder flico masculino) afirma a incompetncia de uma vida centrada na iluso e num poder perverso. Muitos polticos ou homens que buscam o poder somatizam um cncer na prstata. claro que cada caso um caso e muitas so as variveis envolvidas (alimentao, gentica etc...). Mas voltando para o mito de Ulisses, nosso heri s foi salvo na segunda travessia (na volta) porque pediu para ser amarrado no mastro da dignidade. Esse mastro fortalece a alma. O reino humano o reino da dignidade! O desafio de todos ns nesta travessia existencial o de chegar ao reino do humano. Um estado de conscincia centrado no amor e no no poder. Mas para isso devemos substituir o canto sedutor do poder pelo canto gregoriano do amor.

Mas as fbricas de produo de necessidades, alienaes e falsas ideologias continuam funcionando a todo vapor com a ajuda da energia eltrica de um sistema perverso e demonaco. Penso que Ulisses est dentro de todos ns, assim como todos os reinos da cosmologia budista. Navegamos por ilhas cheias de fantasias e de sereias das mais perigosas. Na ida pode acontecer o mergulho mas na volta, existe a oportunidade de um retorno lcido e consciente. O destino do homem o humano. A passagem para o reino humano ainda no foi feita. o prximo passo do "Projeto Atman". Para concluir, penso que o mastro do navio do eu so a honestidade, o carter e a dignidade. As guas, a vida. As ilhas de "Caras" as sedues e luses. O continente perdido do amor, o nosso nico destino.

You might also like