You are on page 1of 41

Treinamento Padtec Plataforma DWDM

Mdulo PS 4810-2.

O PS 4810-2 Power Supply 48 Vdc a unidade de converso AC/DC (220/48V e 110/48V). Destina-se a fornecer energia eltrica ao MPM unidade que ir compor o sistema, ou seja, fornece -48 VDC, 0 VDC e Terra.

Testes com o Mdulo MPM-48.

O MPM Main Power Module a unidade de alimentao do bastidor do sistema CWDM ou DWDM. Destina-se a fornecer energia eltrica DC para todas as unidades que iro compor o sistema, ou seja, fornece -48 VDC, 0 VDC e Terra de Bastidor para o sistema.

INDICADORES DE FUNCIONAMENTO (LEDs). Ligado Desligado Teste de Comutao de Via de Alimentao do Mdulo
Desligar a via A. Deve assumir a via B. Desligar a via B. Deve assumir a via A.

Power Via A Via B OK = Dentro da medida. NG = Fora da medida

Resultado do Teste BER


OK NG

Diretoria Industrial Confidencial.

Sub Bastidor de Transponder

Sub Bastidor de Transponder tem a funo de alimentar e interligar os mdulos nele conectados ao SPVJ. Slots assim dispostos: (Slot 1 a 10- Transponders /11- Supervisor / 12- Canal de Superviso e voz).

Supervisor de Transponder.
SPVJ ou Supervisor de Transponders um dispositivo fundamental dentro da arquitetura do sistema DWDM da Padtec pelo fato de fazer a interligao entre a estrutura de gerncia do equipamento e a rede de dados da operadora (ou DCN), quando algum dos pontos de acesso a esta rede se faz presente na estao. Existem dois modelos de Supervisor de Transponders, diferentes fsica e funcionalmente: Supervisor de Transponders Pai e Supervisor de Transponders Filho.

Canal de Superviso e Voz.


O SCMT ou Unidade Canal de Superviso Terminal responsvel pela comunicao de dados de gerncia entre estaes remotas. A partir de dados recebidos do Supervisor de Transponders Pai local, gera o canal ptico de superviso. Possui as configuraes Canal de Superviso Terminal (CST), quando instalado em um equipamento Terminal, ou Canal de Superviso Cliente, quando instalado em equipamento Terminal de Anel.

Diretoria Industrial Confidencial.

TRANSPONDER Bidirecional
O Transponder CWDM Bidirecional converte um sinal ptico multimodo de entrada na janela de 770 a 860 nm ou na janela de 1270 a 1355 nm, dependendo do modelo, e modulado em intensidade do tipo NRZ em um sinal ptico de sada dentro da grade CWDM ou DWDM definida pelo ITU-T, permitindo desta forma a multiplexao de baixa densidade por diviso de comprimento de onda. No sentido inverso, converte um sinal na janela de 1250 a 1650 nm em um sinal multimodo em 850 nm ou monomodo 1310 nm, dependendo do modelo. O Transponder CWDM Bidirecional transparente a protocolos at a taxa mxima suportada, que depende do modelo, utiliza modulao direta do Laser e no possui mecanismo de controle do comprimento de onda. otimizado para trabalhar com sinais de tributrio Gigabit Ethernet, Fiber Channel, 2G Fiber Channel ou 2.5 Gbit/s, dependendo do modelo. Para sinal Gigabit Ethernet atende s caractersticas da interface 1000Base-SX especificada no padro IEEE 802.3. Para sinal Fiber Channel atende norma ANSI X3T11. Diferentemente dos demais modelos de transponders da Plataforma Metropad CWDM, esta unidade bidirecional, ou seja, trabalha nos sentidos de transmisso 850 nm lambda CWDM e lambda CWDM 850 nm ou 1310 nm lambda CWDM e lambda CWDM 1310 nm.

TRANSPONDER Unidirecional

O Transponder 2R converte um sinal ptico de entrada na janela de 1250 a 1650 nm e modulado em intensidade do tipo NRZ em um sinal ptico de sada na janela de 1550 nm dentro da grade DWDM do ITU-T. Translada o sinal a ser transmitido para adequ-lo faixa de amplificao dos amplificadores pticos a fibra dopada com rbio e para possibilitar a utilizao da tecnologia DWDM na transmisso. O Transponder transparente a protocolos e suporta taxas de transmisso desde 2Mbit/s at 2.5 Gbit/s.

Diretoria Industrial Confidencial.

Sub Bastidor de Amplificador

O Sub-bastidor de Amplificadores constitui o suporte onde os amplificadores pticos e o Supervisor de Amplificadores se localizam fisicamente no bastidor de uma estao. Atravs de seu carto traseiro estabelecida a comunicao entre os amplificadores e o supervisor de amplificadores (SPV-5AO) com protocolo TTL, sendo que os amplificadores (6 slots) e o supervisor (1 slot) fixam-se ao carto traseiro atravs de conectores tipo EURO-96 180 fmea.

SPV5-AO

O Supervisor de Amplificadores funciona como um auxiliar do Supervisor de Transponders Pai, realizando a comunicao com os amplificadores e repassando os dados desses ao Supervisor de Transponder Pai.

Diretoria Industrial Confidencial.

Booster
O Amplificador Booster constitui o primeiro elemento de amplificao de um enlace sendo utilizado na transmisso. Recebe o sinal ptico multiplexado e o amplifica a nveis de potncia adequados para a transmisso ptica no enlace. Opera utilizando 2 lasers de bombeio principais e possui opo para 1 laser reserva, que se torna ativo quando um dos 2 lasers principais falha. Amplificadores de potncia inferior como os de 21dBm e 17dBm operam com 1 laser principal e tambm possuem a disponibilidade de 1 laser reserva.

Raman

O Pr-amplificador Raman constitui o penltimo elemento ativo do sistema, realizando a amplificao do sinal ptico proveniente da fibra ao longo do enlace. Opera com 2 lasers principais e 2 reservas, sendo que os reservas se tornam ativos quando qualquer um dos 2 lasers principais falhar.

Pr-Amplificadores

O Pr-amplificador a fibra dopada com rbio constitui o ltimo elemento ativo de amplificao antes da demultiplexao dos canais de dados, estando localizado na recepo.

Diretoria Industrial Confidencial.

Observando a Figura 2 e Figura 3, siga os procedimentos descritos a seguir: 1. 2. 3. 4. Utilizando os cordes pticos que compem o kit fornecido pela Padtec (quando a Padtec fornecer os cordes pticos), faa a conexo dos cordes pticos com as fibras provenientes do meio externo. Utilize o conector do tipo SC-APC para realizar a conexo com os conectores da unidade ptica (que tambm so do tipo SC-APC); A conexo de cordes de polimentos diferentes ocasiona perda de aproximadamente 4dB. (Ex. SC-APC / SC-PC). Antes de realizar a conexo ptica, observe com a ajuda da Figura 2, os cuidados com a limpeza dos conectores pticos.

SC- APC (SC Angled Physical Contact).

Diretoria Industrial Confidencial.

Multiplexador ptico

O Multiplexador ptico ou Mux um dispositivo que agrupa em uma nica fibra ptica os sinais pticos com diferentes comprimentos de onda que chegam em sua entrada. Estes sinais de entrada so provenientes das unidades Transponder. O sinal de sada denominado sinal ptico multiplexado. Possui disponibilidade para expanso. Porta monitorao retira 10% do sinal para leitura do espectro ptico.

Demultiplexador ptico

O Demultiplexer ou Demux realiza funo inversa ao mux. Recebe em sua entrada o sinal ptico multiplexado e separa os vrios canais pticos que o compem. Estes sinais pticos de sada, cada qual com um comprimento de onda distinto, so encaminhados para suas respectivas fibras pticas de sada. Possui disponibilidade para expanso. Porta monitorao retira 10% do sinal para leitura do espectro ptico.

SCMDXS
O SCMDXS realiza a funo de receber em suas entradas o sinal multiplexado (Dados e Superviso), dividido em duas unidades MUX/DEMUX. Mux Realiza a funo de agrupar (multiplexar) o canal de superviso com os demais canais do sistema. Demux - Realiza a funo inversa ao mux e separando (Demultiplexando) o canal de superviso dos demais canais do sistema.

Optical Add /Drop Multiplexer


ptical Add /Drop multiplexer ou OADM realiza a funo de receber em sua entrada o sinal ptico multiplexado retirando e inserindo somente a banda especificada.

Diretoria Industrial Confidencial.

Testes com Sistema ptico de Proteo.

O Sistema ptico de Proteo ou OPS um dispositivo utilizado para prover proteo de rotas pticas. Pode ser utilizado como proteo do sinal ptico multiplexado ou individualmente para cada um dos canais pticos. Comuta automaticamente do sinal principal para o sinal de proteo ao detectar queda do nvel da potncia ptica recebida.

Procedimento para ajuste do comutador ptico


Injetar potncia ptica da rota 1 em IN1 e a potncia ptica da rota 2 em IN2. Selecionar a entrada IN1 e girar o trimpot de ajuste de IN1 at que o segundo LED verde da barra de potncia acenda, depois deve-se selecionar a entrada IN2 e girar o trimpot de ajuste de IN2 at que o segundo LED verde da barra de potncia acenda Teste de comutao de IN1 Com a funo AUTO acionada retira-se o sinal ptico de IN1. Quando houver potncia ptica aceitvel em IN2 o comutador ptico dever comutar e quando no houver potncia o comutador dever permanecer em IN1. Teste de comutao de IN2 Com a funo AUTO acionada retira-se o sinal ptico de IN2. Quando houver potncia ptica aceitvel em IN1 o comutador ptico dever comutar e quando no houver potncia o comutador dever permanecer em IN2.

OK = Dentro da medida. NG = Fora da medida

INDICADORES DE FUNCIONAMENTO (LEDs) Ligado Desligado Ligado Desligado

Power IN 1 IN 2 Auto Lock

Via A Via B Alarme Bargraph

Diretoria Industrial Confidencial.

Significado do Cdigo de Produto da Padtec:


Cdigo Canal de Servio
SCM tipo - altura topologia comprimento de onda alcance Tipo: T: Terminal C: Cliente Altura: 3: 3U de altura 4: 4U de altura Topologia: S: Estrela - ligao ponto-multiponto B: Barramento - ligao ponto-a-ponto Comprimento de Onda: 2: 1450nm 3: 1310nm 4: 1470nm 5: 1510nm 6: 1625nm G: G.703 - interface eltrica Alcance: L: Long-haul: Pout = +5.0dBm Sens.= -50dBm S: Short-haul: Pout = 0dBm Sens. = -36dBm

Produtos Ativos:

SCMT-4B5S SCMC-4B5S SCMT-4B5L SCMC-4B5L SCMT-3B5S SCMC-3B5S SCMT-4BG SCMC-4BG

Diretoria Industrial Confidencial.

10

Cdigo de Produto: Amplificador ptico


modelo OA banda pot sada laser reserva filtro contato seco alimentao Modelos B: Booster P: Pr R: Raman L: Linha F: Fonte de Bombeio Remoto Banda de Operao C: Banda C L: Banda L Vazio: No usado no caso da Fonte de Bombeio Remoto, pois ele no tem banda potencia de sada EDFA - Potncia de Sada Mxima 14: 14 dBm 17: 17 dBm 21: 21 dBm 24: 24 dBm 27: 27 dBm (s no caso da Fonte de Bombeio Remoto) 28: 28 dBm (s no caso do Amplificador Raman) Laser Reserva 1: sem laser reserva 2: com laser reserva Filtros e Montagens Especiais A: AGC B: Filtro monocanal C: GFF (Gain Flat Filter) D: GFF + AGC E: Acesso Estgio Intermedirio F: AGC Eletrnico G: Acesso Estgio Intermedirio + AGC Eletrnico H: GFF + AGC Eletrnico S: Standard Contato seco A: Absent - No possui I: Internal - No supervisor E: External - No amplificador e no supervisor Alimentao H: High - 48 VDC L: Low - 5 VDC

Exemplos de Cdigos:
BOAC171SEL Amplificador ptico; Booster por Fibra dopada a rbio; Banda C; 17dBm; Sem Laser reversa; Montagem Standard; Contato seco externo; Alimentao 5VDC. POAC142AAH Amplificador ptico; Pr por Fibra dopada a rbio; Banda C; 14dBm; Com Laser reversa e AGC; Montagem Standard; Contato Seco ausente; Alimentao 48VDC. Diretoria Industrial Confidencial. 11

Codigo de produto: Chave ptica OPSxxxxx


Acoplador de sada: 5: 50/50 7: 70/30 9: 90/10 Sensibilidade para as chaves de 15dB temos: A: Sensibilidade -25dBm, saturao -10dBm B: Sensibilidade -15dBm, saturao 0dBm C: Sensibilidade -5dBm, saturao 10dBm D: Sensibilidade +5dBm, saturao 20dBm E: Sensibilidade -20dBm, saturao -5dBm F: Sensibilidade -20dBm, saturao -5dBm (Acoplador de sada com fibra multimodo). para as chaves de 59dB temos: Y: Sensibilidade -50dBm, saturao +9dBm Z: Sensibilidade -20dBm, saturao +39dBm Acionamento: 1: 1dB 2: 2dB ... 9: 9dB 0: 10dB A: Ajustvel (como na chave digital) Alimentao: A: Alimentao 85/265 VAC 50/60 Hz D: Alimentao em 48 VDC D: Alimentao em 48 VDC Altura: 1: 1U

Exemplo:

OPS5A9D1 OPS5E9D1 OPS7E9D1

Diretoria Industrial Confidencial.

12

Cdigo de Produto: MUX e DEMUX


produto sistema canal inicial nmero de canais espaamento ptico caractersticas banda mecnica produto MX: MUX DX: DEMUX MD: MUX/DEMUX MDI: MUX/DEMUX Interleaver sistema (plataforma de operao) D: DWDM C: CWDM canal inicial XYY: X = C ou L e YY = Canal Inicial Grade ITU-T ZWW: Z = O,E,S,C,L e WW = Canal Inicial nmero de canais XX: Nmero de canais espaamento ptico 1: 100GHz 2: 200GHz 3: 20nm 4: banda C 5: banda O,E,S,C e L caractersticas (de expanso) E: Expanso possvel S: Sem expanso (Standard) B: Sem expansao e baixa reflexao (AWG) banda de expanso 1: banda vermelha 2: banda azul 3: CWDM 4: DWDM banda C 5: DWDM banda L 6: Spliter 1200 a 1620nm T: Sem possibilidade de expanso (caso o cdigo de expanso seja S) A: Canal 53, 55, 57, 59 B: Canal 21, 23, 25, 27 mecnica 1: 1U de altura 2: 2U de altura 3: 3U de altura Exemplo: MDDC52042ST1 - MUX/DEMUX, DWDM, canal inicial C52, 4 canais, 200 GHz, sem expanso, 1U.

Diretoria Industrial Confidencial.

13

Cdigo de Produto: SOM / SOD


SCMD lambda montagem ptica mecnica lambda 1: 1310nm 2: 1470nm 3: 1510nm 4: 1625nm 5: 1450nm montagem ptica S: Standard F: Filtro 2 nm B: Bidirecional mecnica 1: 1U de altura

Cdigo de Produto: DUPLEX


modelos janela fibra nmero de portas acoplamento alcance mecnica Modelos DP: Duplex DDP: Duplo Duplex Janela de Operao 0: 850 nm 1: 1310 nm 2: 1550 nm 3: 1310/1550 nm Tipo de Fibra S: Singlemode SM M: Multimode - MM Nmero de Portas 1: 1 x 2 2: 2 x 2 Razo de Acoplamento 5: 50% 7: 70% 9: 90% 1: Long Haul Alcance S: Short-Haul L: Long-Haul Mecnica 0: Dentro Caixa de Emenda 1: 1U de Altura 2: 1U de altura e cor Munsell N6,5

Diretoria Industrial Confidencial.

14

Cdigo de Produto: OADM


sistema canal espaamento quantidade de direo alcance mecnica OADM modelo banda inicial entre canais de canais proteo Modelo D: DWDM C: CWDM B: BANDA Banda de Operao C: Banda C E: Banda E L: Banda L S: Banda S O: Banda O Z: Bandas C e L Canal Inicial XX: Nmero do Canal Inicial Espaamento entre Canais 1: 50 GHz 2: 100 GHz 3: 200 GHz 4: 20 nm Quantidade de Canais YY: Quantidade de Canais Sistema de Proteo S: Single Homing D: Dual Homing M: Dual Home Simplex (Um sentido de transmisso apenas) direo U: Unidirecional B: Bidirecional Alcance S: Short-Haul L: Long-Haul Mecnica 0: Dentro Caixa de Emenda 1: 1U de Altura 2: 2U de Altura

Diretoria Industrial Confidencial.

15

Cdigo de Produto: Transponder


Transponder (exemplo) T (exemplo) T (exemplo) T (exemplo) T (exemplo) T (exemplo) T Taxa Multiplexao Banda Canal - Altura Famlia Caractersticas Alimentao 100 25 25 25 20 GE D C C D D C C S L C C E 37 03 01 31 39 04 4 3 3 4 4 3 GT D D O B T RM E 1 2 L L Interface Alcance Cliente 2 L

Transponder: T: Taxa: 01 : 100Mb/s (todos modelos 100Mb/s so 2R apenas) 06 : 622Mb/s GE : 1 Gb/s - Gigabit Ethernet / Fibre Channel 20 : 2.0Gb/s 25 : 2.5Gb/s 100 : 10Gb/s Tipo Multiplexao C : CWDM D : DWDM Banda O : 1270nm 1290nm 1310nm 1330nm 1350nm E : 1370nm 1390nm 1410nm 1430nm 1450nm S : 1470nm 1490nm 1510nm C : 1530nm 1550nm L : 1570nm 1590nm 1610nm Canal 01 a 05 : Para transponders CWDM 18 a 99 : Para transponders DWDM Altura (transponders 1U esto em outra categoria) 3: 3U vertical 4: 4U vertical Famlia F: FEC 3R Unidirecional R: recepo T: transmisso G: OTN G.709 3R Bidirecional com FEC) R: Regenerador T: Terminal Vazio - camada fsica apenas Numero de interfaces e proteo B: bidirecional O: bidirecional, preparado para trabalhar com a chave OPS8x1 Vazio: unidirecional Retime D: 3R Vazio: 2R

Diretoria Industrial Confidencial.

16

Caractersticas Medida de taxa R: medidor de taxa Vazio: sem medida de taxa Tipo de modulao E: Modulao externa (laser MI) Vazio: Modulao direta (laser MD) Transparente T: transparente Vazio: no transparente Alimentao PS: Alimentao de 5V atravs do Power Supply Vazio: Alimentao de -48V atravs do sub-bastidor Interface Cliente (utilizado nos modelos bidirecionais) 1: 850nm multimodo 2: 1310nm (no recomendado para novos produtos) 3: 1550nm 4: Intra-Office STM-1/4/16, 1310nm, conforme ITU-T G.957 5: Intra-Office 1310nm com sensibilidade -42dBm conforme IBM SA23-0394 (ESCON) atendendo tambm a ITU-T G.957 Alcance (utilizado nos modelos bidirecionais) S: short haul com Pinfet L: long haul com APD

Cdigo de Produto: Supervisores


SPV Firmware - Tamanho Complemento1 - Complemento2 Firmware J: Java L: Linux (nada): Modelos Antigos ou que contenham Microcontrolador Tamanho 1: 1u 3: 3u 4: 4u 5: 5u Complemento1 S: Supervisor de Transponder Filho AO: Supervisor de Amplificador F: Supervisor de Transponder Pai (nada): Modelos Antigos de Supervisor de Transponder Pai Complemento2 - Para Supervisor de Amplificador 48: Alimentao de -48V 5: Alimentao de 5V DC: Exteriorizao de alarmes p/ contato seco das vias e fontes A e B E: Supervisor com Interface Ethernet para comunicao com Concentrador de Dados

Diretoria Industrial Confidencial.

17

Cdigo de Produto: Conversor Multimodo Monomodo


modo de MSC taxa altura operao interface ptica (enlace) inteface ptica (cliente) interface ptica alimentao APD (enlace)

taxa 01: Taxa de Transmisso 155 Mbit/s STM1 06: Taxa de Transmisso 622 Mbit/s - STM4 25: Taxa de Transmisso 2500 Mbit/s - STM16 GE: Gigabit Ethernet Altura 1: 1 U de altura 4: 4 U de altura Modo de operao U: Unidirecional B: Bidirecional Interface ptica (enlace) 1: 1310 FP SMF Short-Haul (20 Km) 2: 1310 FP SMF Long-Haul (40 Km) 3: 1550 DFB SMF Long-Haul (60 Km) 4: 1550 DFB SMF Ultra-Long-Haul (80 Km, Especial) 5: Bidirecional 1310 FP TX SMF Short-Haul 6: Bidirecional 1550 FP TX SMF Short-Haul Interface ptica (cliente) 1: 850 nm MMF short-haul 2: 1310 FP SMF Short-Haul (20 Km) S: Se for unidirecional Interface ptica APD (enlace) S: Sem APD L: com APD Alimentao A: 85/265 VAC 50/60 Hz D: 48 VDC F: Full Range

Diretoria Industrial Confidencial.

18

Cdigo de Produto: Conversor Opto-Eltrico STM 1


OEC01 altura interface ptica alimentao altura 1: 1 U de altura 4: 4 U de altura interface ptica 1: 850 VCSEL MMF Short Haul (2 Km) 2: 1310 FP SMF Short-Haul (20 Km) 3: 1310 FP SMF Long-Haul (40 Km) 4: 1550 DFB SMF Long-Haul (60 Km) 5: 1550 DFB SMF Ultra-Long-Haul (80 Km, Especial) 6: Bidirecional 1310 FP TX SMF Short-Haul 7: Bidirecional 1550 FP TX SMF Short-Haul alimentao A: 85/265 VAC 50/60 Hz D: 48 VDC F: Full Range

Cdigo de Produto: Conversor de Mdia Fast Ethernet


MC01 altura interface ptica alimentao monitorao Altura 1: 1 U de altura 3: 3 U de altura Interface ptica 1: 1310 FP SMF Short-Haul (20 Km) 2: 850 VCSEL MMF Short Haul (2 Km) 3: 1310 LED MMF Intra-Office (2 Km) 4: 1550 DFB SMF Long-Haul (60 Km) 5: 1550 DFB SMF Ultra-Long-Haul (80 Km, Especial) 6: 1310 FP SMF Long-Haul (40 Km) 7: 1550 FP Short-Haul (20 Km) 8: 1310nm FP TX/1550nm RX, SMF, Short Haul 9: 1550nm FP TX/1310nm RX, SMF, Short Haul Alimentao A: 85/265 VAC 50/60 Hz D: 48 VDC F: Full Range Monitorao S: Standard C: Com Contato Seco M: Com Gerncia MC: Com Gerncia e Contato Seco

Diretoria Industrial Confidencial.

19

Cdigo de Produto: Conversor De Gigabit Ethernet


MCGE Altura Tipo de laser Alimentao Monitorao Altura: 1: 1U de altura 3: 3U de altura Tipo de laser: 1: 1310 FP SMF Short-Haul (10 Km) 2: 850 VCSEL MMF Short Haul (500 m) 3: 1310 FP SMF Long-Haul (40 Km) 4: 1550 DFB SMF Long-Haul (60 Km) 5: 1550 DFB SMF Ultra-Long-Haul (80 Km) 6: 1310nm FP TX/1550nm RX, SMF 7: 1550nm DFB TX/1310nm RX, SMF Alimentao: A: Alimentao 85/265 VAC 50/60 Hz D: Alimentao em 48 VDC F: Full range B: Alimentao em 12 VDC Monitorao: S: standard C: com contato seco M: com gerncia

Cdigo de Produto: Quadruplex


QM1315 alcance configurao de portas altura Alcance S: Short-Haul L: Long-Haul Configurao de Portas 1: Interface Bidirecional em 1,3 m Long Haul 2: Interface Bidirecional em 1,5 m Long Haul 3: Interface Bidirecional em 1,3 m e 1,5 m Long Haul 4: Standard Mecnica 0: Dentro Caixa de Emenda 1: 1U de Altura

Diretoria Industrial Confidencial.

20

Informaes sobre as caractersticas do Transponder:


A seguir so informadas as caractersticas dos mdulos Transponders. Lembrando que as interfaces ditas 1 so as interfaces DWDM, voltadas para o meio externo e as interfaces ditas 2 so as interfaces cliente, que so voltadas para o equipamento que gera o trfego de dados (o equipamento do cliente). Observaes importantes: Todos os Transponders que trabalham com as janelas de transmisso de 1310 nm e 1550 nm, recebem (fotodetector) sinais pticos de 1260 nm a 1620 nm. Os Transponders e os demais equipamentos da Padtec, possuem os seus conectores pticos do tipo SC-APC. A exceo, o Transponder T100Cxx-4GTT2L, que possui conectores do tipo LC-APC.

Diretoria Industrial Confidencial.

21

Caractersticas Paramtricas T25DCxx-4B2L


Consumo MTBF (horas) Taxa de bit suportada: Interface ptica de 1310 nm Interface 2 - Sensibilidade mnima para taxa de erro de 10-12 [dBm]: Gigabit Ethernet (1.25 Gbit/s) ou Fiber Channel (1.0625 Gbit/s) Dual Rate Fiber Channel (2.125 Gbit/s) 2.5 Gbit/s - Potncia de saturao para taxa de erro de 10 Dual Rate Fiber Channel (2.125 Gbit/s) 2.5 Gbit/s - Potncia mnima de transmisso [dBm] Gigabit Ethernet (1.25 Gbit/s) ou Fiber Channel (1.0625 Gbit/s) Dual Rate Fiber Channel (2.125 Gbit/s) 2.5 Gbit/s - Potncia mxima de transmisso [dBm] Gigabit Ethernet (1.25 Gbit/s) ou Fiber Channel (1.0625 Gbit/s) Dual Rate Fiber Channel (2.125 Gbit/s) 2.5 Gbit/s Interface ptica DWDM Interface 1: Sensibilidade mnima para taxa de erro de 10 Dual Rate Fiber Channel (2.125 Gbit/s) 2.5 Gbit/s Potncia de saturao para taxa de erro de 10 Gigabit Ethernet (1,25 Gbps) Fiber Channel (1,0625 Gpbs) 2.5 Gbit/s Potncia mnima de transmisso [dBm] Fator Q Razo de extino Comprimento de onda Mxima disperso tolerada [ps/nm]
(Nota 3) -12 -12 -12

0,03 A em -48 VDC 9 x 104


155,520 Mbps, 622,080 Mbps, 1.25 Gbps (Gigabit Ethernet ou Fiber Channel), 2.125 Gbps (Dual Rate Fiber Channel) ou 2.5 Gbps.

-20 -19 -18

[dBm]: -5 -5 -5 -10 -10 -10 -3 -3 -3 Standard Long Haul -32 -29 -28 -10 -10 -10 -2 > 10 >5 grade ITU-T [2] +/- 0.1 nm 1800

Gigabit Ethernet (1.25 Gbit/s) Fiber Channel (1.0625 Gbit/s)

[dBm]: -22 -20 -18 [dBm]: -5 -5 -5

Gigabit Ethernet (1,25 Gb/s) ou Fiber Channel (1,0625 Gb/s)

Nota 3: A potncia TPICA de sada ajustada para 0 dBm na interface 1 e -6,0 dBm na interface 2.

Tabela 1.

Diretoria Industrial Confidencial.

22

2 . 5 G b i t / s 1 0 P o t n c a m x i m a d e t r a n s m i s o [ d B m ] G i g b i E t h r n t ( 1 . 2 5 G b i t / ) o u F i e r C h a n e l ( 1 . 0 6 2 5 G b i t / s 3 D u a l R a e F i b e C h a n e l ( 2 . 1 2 5 G b t / s ) 2 . 5 G b i t / s 3 I n t r f a c e p t i c a D W D M I n e r f a c 1 : S t a n d a r d L o n g H a u l 1 2 S e s i l d a m n i m a p a r t a x d e o d e 1 0 [ d B m ] : G i g a b t E t h e r n e t ( 1 , 2 5 G b / s ) o u F i b r C h a n e l ( , 0 6 2 5 G b / s ) 2 3 2 D u l R a F i b C h a n e l ( 2 . 1 2 5 G t / s ) 0 9 2 . 5 G b i t / s 1 8 2 8 1 2 P o t n c a d e s a t u r a o p a r t a x d e r o d e 1 0 [ d B m ] : G g a b i t E t r n 2 5 G b s ) 5 1 0 F i b e r C h a n e l ( 1 , 0 6 p 2 . 5 G b i t / s 5 1 0 ( N o t a 3 )g P o t n c a m n i m a d e t r a n s m i s o [ d B m ] 2 F a r Q > 1 0 R z o d e x i n o 5 C o m p r i m n t o d e n d a r a d e I T U T [ 2 ] + / 0 . 1 n m M x a d i s e r s o t l e r d a [ p s / n m ] 1 8 0 N o t a 3 : A p o t n c i a T P I C A e a d a a j u s t a d p r a 0 d B m n a i n t e r f a c e 1 e 6 , 0 d B m n a i n t e r f a c e 2 T a b e l 2 .

Caractersticas Paramtricas T25DCxx-4BRE2L


Consumo MTBF (horas) Taxa de bit suportada: Interface ptica de 1310 nm Interface 2 - Sensibilidade mnima para taxa de erro de 10-12 [dBm]: Gigabit Ethernet (1.25 Gbit/s) ou Fiber Channel (1.0625 Gbit/s) Dual Rate Fiber Channel (2.125 Gbit/s) 2.5 Gbit/s - Potncia de saturao para taxa de erro de 10-12 [dBm]: Gigabit Ethernet (1.25 Gbit/s) Fiber Channel (1.0625 Gbit/s) Dual Rate Fiber Channel (2.125 Gbit/s) 2.5 Gbit/s - Potncia mnima de transmisso [dBm] Gigabit Ethernet (1.25 Gbit/s) ou Fiber Channel (1.0625 Gbit/s) -10 -5 -5 -5 -20 -19 -18 0,03 A em -48 VDC 9 x 104
155,520 Mbps, 622,080 Mbps, 1.25 Gbps (Gigabit Ethernet ou Fiber Channel), 2.125 Gbps (Dual Rate Fiber Channel) ou 2.5 Gbps.

Diretoria Industrial Confidencial.

23

Caractersticas Paramtricas T25DCxx-4GTE3S


Consumo MTBF (horas) Taxa de bit suportada [Gbit/s] Interface ptica de 1310 nm Cliente Interface 2 - Sensibilidade mnima para taxa de erro de 10-12 [dBm]: STM-16 - 2.5 Gbit/s - Potncia de saturao para taxa de erro de 10 STM-16 - 2.5 Gbit/s - Potncia mnima de transmisso [dBm] 2.5 Gbit/s - Potncia mxima de transmisso [dBm] 2.5 Gbit/s Interface ptica DWDM OTN Interface 1: Sensibilidade mnima para taxa de erro de 10-12 [dBm]: 2.5 Gbit/s - OTN Potncia de saturao para taxa de erro de 10 2.5 Gbit/s - OTN Potncia mnima de transmisso [dBm] PMD suportada (ps) Razo de extino Comprimento de onda Mxima disperso tolerada [ps/nm] Nota : A potncia TPICA de sada ajustada para 0 dBm.
(Nota 3) -12 -12

417 mA em -48 VDC 2 x 105 STM-16 - 2.5 Gbit/s.

-18 [dBm]: -5 -2 +2

-23 [dBm]: -10 -2 30 >9 grade ITU-T [2] +/- 0.1 nm 1600

Tabela 3.

Diretoria Industrial Confidencial.

24

Caractersticas Paramtricas T100Cxx-4GTT2L


Consumo MTBF (horas) Taxa de bit suportada [Gbit/s] Interface ptica de 1310 nm Cliente Interface 2 - Sensibilidade mnima para taxa de erro de 10-12 [dBm]: STM-64: 10,709 e 10GE: 11,1 - Potncia de saturao para taxa de erro de 10 STM-64: 10,709 e 10GE: 11,1 - Potncia mnima de transmisso [dBm] STM-64: 10,709 e 10GE: 11,1 - Potncia mxima de transmisso [dBm] STM-64: 10,709 e 10GE: 11,1 Interface ptica DWDM OTN Interface 1: Sensibilidade mnima para taxa de erro de 10-12 [dBm]: STM-64: 10,709 e 10GE: 11,1 - OTN Potncia de saturao para taxa de erro de 10 STM-64: 10,709 e 10GE: 11,1 - OTN Potncia mnima de transmisso [dBm] Razo de extino Comprimento de onda Mxima disperso tolerada [ps/nm] Nota : A potncia TPICA de sada ajustada para 0 dBm.
(Nota 3) -12 -12

800 mA em -48 VDC 2 x 105 STM-64: 10,709 e 10GE: 11,1

-18 [dBm]: -7 -1 +1

-24 [dBm]: -7 -1 >9 grade ITU-T [2] +/- 0.1 nm 1600

Tabela 4.

Diretoria Industrial Confidencial.

25

Transponder - OTN:

Formatos de Quadro OTUk e ODUk


Colunas
1 7 8 14 15 16 17 38 38 24 25 40 80

Linhas 1 Align
2 3 4

OTU k

ODU

O P U k

Sinal Cliente Mapeado em OPU k Payload Payload OPUk

OTU k

Client Signal OPUk - Optical Channel Payload Unit ODUk - Optical Channel Data Unit OTUk - Optical Channel Transport Unit

k = 1 (2,5G), 2 (10G), 3 (40G)

Fonte: ITU-T G.709

Overhead Associado
FAS RES TCM3 GCC1 GCC2 TCM ACT TCM2 APS/PCC TCM6 TCM1
MFAS

SM TCM5

GCC0 TCM4 PM RES

RES
FTFL

OPUk overhead PSI

EXP

APS: Automatic Protection Swiching EXP: Experimental FAS: Frame Alignment Signal FTFL: Fault Type & Fault Location GCC: General Communication Channel MFAS: MultiFrame Alignment Signal

PCC: Protection Communication Control channel PM: Path Monitoring PSI: Payload Structure Identifier RES: Reserved SM: Section Monitoring TCM: Tandem Connection Monitoring

Fonte: ITU-T G.709

Diretoria Industrial Confidencial.

26

Overhead Associado
PM
1 1 2 3 4 5 6 7 8 1 2 3 4 2 5 6 7 8 1 2 3 4 3 5 6 7 8
0 . . . 15 16 . . . 31 32 .

TTI

TTI

BIP-8

BEI

BDI

STAT

SAPI

TCMi
1 1 2 3 4 5 6 7 8 1 2 3 4 2 5 6 7 8 1 2 3 4 3 5 6 7 8

DAPI

TTI

BIP-8

BEI/BIAE

BDI

STAT

BIP-8: BDI: BEI: BIAE: STAT: TTI:

Bit Interleaved Parity 8 Backward Defect Indication Backward Error Indication Backward Incoming Alignment Error Status Trail Trace Identifier

. . . .
83

Operator Specific

SAPI: DAPI:

Source Access Point Identifier Destination Access Point Identifier

Fonte: ITU-T G.709

OTN

Diretoria Industrial Confidencial.

27

Diretoria Industrial Confidencial.

28

Software de configurao e ajuste de Amplificador


Objetivo Este documento tem como objetivo descrever a interface de gerenciamento local do Mdulo Amplificador. Este documento valido para verso 2.x do software de configurao. Para utilizar o software de configurao e ajuste realize os passos a seguir (passo 9 ao 11): Passo 9: utilizando o cabo DB-9 fmea e RJ-11 macho, conecte o PC com o software de configurao e ajuste (SCA) instalado, ao supervisor de amplificador (SPV-5AO-x), na porta serial (RS-232) MENAGEMENT localizada na parte frontal do supervisor; Passo 10: d um duplo clique no arquivo executvel do software de configurao e ajuste (run_x). Vai aparecer a janela da figura 6.1. Selecione a porta de comunicao serial do seu PC. A Taxa serial j vem pr-selecionada automaticamente. Feito isso, aperte o boto OK. Vai aparecer a tela da figura 6.1.

Figura 6.1. Tela de seleo da porta serial do PC.

Figura 6.2.

Diretoria Industrial Confidencial.

29

Passo 11: no campo Opes, abra a opo Privilgio (figura 6.3). Digite a senha e tecle Login. Caso o usurio no proceda operao de login do aplicativo, poder apenas visualizar as informaes (alarmes, medidas e etc) dos mdulos amplificadores, no poder realizar novas configuraes.

Figura 6.3.

A seguir, esto descritas todas as informaes e opes de configurao do aplicativo, na verso 2.x. O software de configurao e ajuste possui os campos: Opes - possui os seguintes sub-campos: Porta serial: permite ao usurio configurar a porta serial do seu PC; Privilgio: possibilita ao usurio ter acesso a todas as opes de configurao do aplicativo; Sair: fecha o aplicativo.

Diretoria Industrial Confidencial.

30

Amplificador possui os seguintes sub-campos (figura 6.4): Ler Dados: permite ao usurio o acesso ao mdulo amplificador a ser configurado e atualiza as novas configuraes realizadas; Ligar Laser: ativa o(s) laser(s) de bombeio do mdulo amplificador; Desligar Laser: desativa o(s) laser(s) de bombeio do mdulo amplificador; Eye Protection: ativa ou desativa a funo Eye Protection. Ligar AGC: liga o AGC (Automatic Gain Control) do mdulo amplificador. Desligar AGC: desliga o AGC (Automatic Gain Control) do mdulo amplificador. Reset: retira os alarmes que estejam presentes, desligando o(s) laser(s) de bombeio. Os alarmes sero retirados, desde que a(s) causa(s) tenha(m) cessado. Ajuda possui os seguintes sub-campos (figura 6.5 e figura 6.6): Ajuda: informaes tcnicas sobre os mdulos amplificadores ( preciso estar conectado Internet); Cdigos do Produto: so listados os cdigos de produto amplificador disponveis; Sobre: informaes sobre a verso do software de configurao e ajuste vigente.

Figura 6.4. Campo Amplificador.

Diretoria Industrial Confidencial.

31

Figura 6.5. Campo Ajuda.

Figura 6.6. Campo Sobre. Lista dos cdigos dos produtos e a verso do SCA.

Diretoria Industrial Confidencial.

32

Para iniciar as configuraes ou visualizar as informaes de um mdulo amplificador (operando no sub-bastidor que se est conectado) necessrio selecionar a posio do mdulo amplificador no sub-bastidor, atravs do campo Amplificador (ver a figura 6.7).

Figura 6.7. As posies 5 e 6, no sub-bastidor SB Amp 5 3.0 (ver a figura 6.8), geralmente, so ocupadas pelas fontes DC/DC. A posio 0 (zero) permite enviar comandos a todos os mdulos amplificadores simultaneamente. O usurio deve estar atento ao utiliz-lo.

Figura 6.8. Posies no sub-bastidor de amplificadores.

Diretoria Industrial Confidencial.

33

Campo Dados (Figura 6.9): Cdigo do produto: ser exibido o cdigo do produto (ver o campo Ajuda => Cdigos de produto); Nmero de srie: ser exibido o nmero de srie do amplificador; Alarmes do mdulo: So exibidos os mesmos alarmes (LOS, FAIL e Laser Off) que podem ser visualizados atravs dos LEDs no frontal do mdulo amplificador; Potncia de Entrada (do Fotodetector 1): leitura da potncia na entrada do mdulo; Potncia de Sada: leitura da potncia de sada do mdulo; Tenso +5VDC: ser gerado um alarme se tenso medida exceder 5,25 V ou estiver abaixo de 4,75 V. Temperatura do MCS: leitura da temperatura do mdulo de controle e superviso. Ser gerado um alarme de temperatura de MCS se temperatura exceder 60 graus. Slot (Endereo no backplane): valor de 1 a 6 para comunicao com o amplificador, correspondente ao slot em que o amplificador est localizado. O endereo 0 (zero) permite o envio de comandos simultneos para TODOS os mdulos amplificadores ativos no subbastidor. Ateno: quando o usurio executar um comando com o Slot no endereo 0 (zero), todos os mdulos amplificadores executaro este comando. Portanto, o usurio deve estar atento para executar este comando apenas quando deseja realmente, reconfigurar todos os mdulos amplificadores do sub-bastidor; Alarme do Fotodetector 1: alarme de potncia de entrada; Alarme de +5VDC; Alarme de temperatura;

Figura 6.9.

Diretoria Industrial Confidencial.

34

Campo Dados (Figura 6.9) continuao Status: Laser Habilitado: indica se o(s) laser(s) do mdulo amplificador est(o) habilitado(s). O indicador estar apagado, com o(s) laser(s) desabilitado(s), quando for executado o comando de desligar laser (no campo Amplificador). Eye Protection: aceso (na cor verde) indica que a funo Eye Protection est ativa. A funo Eye Protection o mecanismo de proteo que desliga o(s) laser(s) caso no haja sinal na entrada do mdulo (IN) ou caso a potncia ptica na entrada esteja abaixo do limiar definido para limiar de alarme do Fotodetector 1 (ver o campo Geral);

Diretoria Industrial Confidencial.

35

Campo Geral (Figura 6.10): Modelo de Amplificador: exibido o modelo do mdulo amplificador acessado (ver o sub-campo Cdigos do Produto no campo Ajuda); Limiar de Alarme de Falha dos Lasers: configurvel pelo usurio. Em geral coloca-se um valor em mW correspondente metade do valor da potncia de operao, correspondendo a uma queda de 3dB; Limiar de Alarme da potncia de Entrada (do Fotodetector 1): configurvel pelo usurio. Nvel de potncia na entrada em dBm abaixo do qual ser gerado alarme de LOS e desligado(s) o(s) laser(s) de bombeio, caso o eye protection esteja habilitado. Ser gerado alarme do Fotodetector 1;

Figura 6.10. Campo Geral.

Diretoria Industrial Confidencial.

36

Campo AGC (Automatic Gain Control) Este campo s ser aplicvel no caso do mdulo possuir AGC - (Figura 6.11): Ganho: configurvel pelo usurio. exibido o valor configurado do Ganho do mdulo (em dB), pelo usurio; Medidas: mostra o valor atual de Ganho (dB) do mdulo amplificador (Potncia ptica de entrada potncia ptica de sada); Status: mostra se a funo AGC est ligada (Led verde acesso) ou desligada (Led verde desligado);

Figura 6.11. Campo AGC.

Diretoria Industrial Confidencial.

37

Campos Laser 1, 2, 3 e 4 (Figura 6.12): Set-point de potncia: valor de potncia de bombeio em mW do(s) laser(s) definido pelo usurio; Potncia Nominal: valor da potncia nominal (valor mximo de potncia) do mdulo; Potncia do Laser: valor da potncia de bombeio do laser em mW, lida pelo MCS; Corrente de Polarizao: corrente de polarizao do laser em mA lida pelo MCS; Temperatura do Laser: leitura da temperatura do laser em realizada pelo MCS.
o

Figura 6.12.

Diretoria Industrial Confidencial.

38

Campo Amplificador (Figura 6.13): Ler todos os dados: atualizao dos dados e seleo do mdulo amplificador (posio = slot); Ligar laser: ativa o(s) laser(s) de bombeio do mdulo amplificador; Desligar laser: desativa o(s) laser(s) de bombeio do mdulo amplificador; Eye Protection: selecionado habilita o Eye Protection. O Eye Protection o mecanismo de proteo que desliga o(s) laser(s) caso no haja sinal na entrada ou caso a potncia ptica na entrada esteja abaixo do limiar definido para limiar de alarme do Fotodetector 1 (ver o campo Geral, figura 6.10). Com outro clique, desabilita a funo Eye Protection e no desliga o(s) laser(s) caso no haja sinal na entrada. Ligar AGC: ativa a funo Automatic Gain Control do mdulo amplificador; Desligar AGC: desativa a funo Automatic Gain Control do mdulo amplificador; Reset: retira os alarmes que estejam presentes, desligando o(s) laser(s) de bombeio. Os alarmes sero retirados, desde que a(s) causa(s) tenha(m) cessado. Ateno: esta funo nunca dever ser executada com o sistema de transmisso ativo.

Figura 6.13. Diretoria Industrial Confidencial. 39

Observaes: O alarme de FAIL no mdulo amplificador ser gerado quando a potncia do laser cair abaixo do limiar definido para Limiar de alarme de falha do laser ou quando a temperatura do laser exceder 30 o C. IMPORTANTE: Sempre que o usurio alterar o valor de potncia (mW) do(s) Laser(s) de bombeio do Amplificador, importante, se for o caso, reconfigurar o valor de Limiar do Alarme de falha do(s) Laser(s), conforme descrito no campo Geral (Figura 6.10).

Observaes O alarme de FAIL no mdulo amplificador ser gerado quando a potncia do laser cair abaixo do limiar definido para Limiar de alarme de falha do laser ou quando a temperatura do laser exceder 30 o C. IMPORTANTE: Sempre que o usurio alterar o valor de potncia (mW) do(s) Laser(s) de bombeio do Amplificador, importante, se for o caso, re-configurar o valor de Limiar do Alarme de falha do(s) Laser(s), conforme descrito no campo Geral .

Diretoria Industrial Confidencial.

40

Cabo de Gerncia O cabo de gerncia tem a funo de interligar o Supervisor de Amplificadores a um laptop ou a um desktop, permitindo ao usurio do sistema utilizar-se do Software de configurao e ajuste de Amplificador. O cabo de gerncia do mesmo tipo utilizado para telefonia, com quatro fios nas cores preto, vermelho, verde e amarelo. Os conectores utilizados so o DB-9 fmea e o RJ-11 macho. Para confeccionar o cabo de gerncia, siga o padro apresentado na figura abaixo.

Cabo de gerncia utilizado pelo software de configurao e ajuste.

Diretoria Industrial Confidencial.

41

You might also like