You are on page 1of 8

CARGO 9: AGENTE ADMINISTRATIVO

CARGO 9: AGENTE ADMINISTRATIVO


||TCERO13_CBNM01_01N128114||

CESPE/UnB TCE/RO/2013

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas objetivas. Nos itens que avaliam noes de informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao-padro, em portugus, e que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios, recursos e equipamentos mencionados.

CONHECIMENTOS BSICOS
1

O Tribunal de Contas do Estado de Rondnia (TCE/RO) integra o grupo de trabalho criado pelo Conselho Deliberativo da Associao dos Membros dos Tribunais de

Em aluso ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o TCE/RO reuniu, em sua sede, em Porto Velho, gestores de unidades de conservao da Secretaria de Estado de Desenvolvimento para tratar da auditoria operacional nessas unidades. Essa ao integra acordo firmado em mbito nacional pelos TCEs da Amaznia Legal e pelo Tribunal de Contas da Unio (TCU). Na oportunidade, os auditores do TCE/RO explicaram que esse tipo de auditoria no tem carter punitivo, assemelhando-se a uma assessoria aos rgos jurisdicionados, com o objetivo de apontar solues para possveis problemas ou falhas que sejam identificadas. Eles tambm mencionaram a importncia do esforo conjunto que est sendo feito pelos TCs, cujo objetivo traar um diagnstico sobre a gesto sustentvel de zonas de preservao da floresta amaznica, estudando e analisando as principais aes do governo para a proteo do patrimnio ambiental e identificando boas prticas das instituies envolvidas.
Idem, ibidem.

4 4

Contas do Brasil (ATRICON) para estudar e propor providncias com vistas criao da Rede Nacional de Informaes Estratgicas para o Controle Externo.
7

A definio ocorreu em Braslia, durante encontro nacional, quando foram estabelecidas pela ATRICON recomendaes aos tribunais de contas (TCs) associadas aos
10

10

objetivos estratgicos da entidade, visando a fortalec-los como instrumentos indispensveis cidadania. Entre os principais objetivos da Rede Nacional, est a
13

13

troca de informaes e conhecimentos estratgicos, com o objetivo de potencializar as aes de controle externo, bem como de promover o uso dessas informaes para garantir mais
16

16

eficincia ao trabalho dos TCs.


Internet: <www.tce.ro.gov.br> (com adaptaes).

19

Em relao s informaes e s estruturas lingusticas do texto acima, julgue os itens a seguir.


1

Julgue os itens que se seguem, relativos s informaes e estruturas lingusticas do texto acima.
5

Haveria prejuzo da correo gramatical e do sentido original do texto, caso se substitusse cujo (R.14) por onde o.

As palavras providncias e fortalec-los recebem acento grfico com base em regras gramaticais diferentes.
6

O emprego do pretrito em reuniu (R.2), explicaram (R.8) e mencionaram (R.13) tipifica trechos narrativos.

Depreende-se das informaes do texto que a Rede Nacional de Informaes Estratgicas para o Controle Externo vem promovendo, h bastante tempo, a troca de informaes entre os TCs do pas.
7

Infere-se das informaes do texto que as aes de auditoria nas unidades de conservao tm como objetivo a apenao dos responsveis pelos problemas ambientais nas zonas de preservao da floresta amaznica.

Na linha 5, o emprego do sinal indicativo de crase justifica-se pela presena da preposio a na expresso com vistas e do artigo definido feminino que antecede a palavra criao.

8 9

O termo Essa ao (R.5) retoma aluso (R.1). O emprego de vrgula logo aps o vocbulo oportunidade (R.8) justifica-se por isolar orao adjetiva explicativa.

Mantm-se a correo gramatical e o sentido original do perodo ao se substituir quando (R.8) por no qual.

10

Em assemelhando-se (R.10), o emprego da partcula -se deve-se ao emprego pronominal do verbo assemelhar.
1

CARGO 9: AGENTE ADMINISTRATIVO


||TCERO13_CBNM01_01N128114||

CESPE/UnB TCE/RO/2013
RASCUNHO

Julgue os itens a seguir com base nas prescries do Manual de Redao da Presidncia da Repblica para a elaborao de correspondncias oficiais.
11

O trecho a seguir estaria gramaticalmente correto e adequado para constituir parte de um ofcio: Tenho a maior honra de encaminharmos ao TCE/RO, por meio desta mensagem, os demonstrativos gerenciais da aplicao mensal e acumulada das receitas resultantes de impostos e transferncias constitucionais em aes e servios pblicos de sade referente ao ms de maio do exerccio corrente. O trecho a seguir apresenta-se gramaticalmente correto e adequado para constituir parte de um ofcio: Vimos informar que j expirou o prazo para publicao do Relatrio de Gesto Fiscal do primeiro quadrimestre do exerccio corrente, para municpios com mais de 50.000 habitantes. As administraes municipais tm dez dias para justificar o atraso na publicao. O trecho a seguir estaria correto e adequado para constituir parte de um memorando interno: Segue cpia do Relatrio Resumido da Execuo Oramentria do municpio XYZ referente ao segundo bimestre do exerccio corrente.

12

13

A respeito da proposio Aps a maiscula vitria da seleo brasileira de futebol sobre a Frana neste domingo, no h mais quem no aposte todas as suas fichas no sucesso da seleo canarinho na Copa das Confederaes, julgue os prximos itens.
14

Se A indica o conjunto de pessoas que no apostam nenhuma de suas fichas no sucesso da seleo canarinho na Copa das Confederaes, ento o conjunto de pessoas que apostam todas as suas fichas no sucesso dessa seleo na Copa da Confederaes ser o complementar de A. A negao da proposio em tela pode ser escrita como: Apesar da maiscula vitria da seleo brasileira de futebol sobre a Frana neste domingo, ainda h quem aposte todas as suas fichas no sucesso da seleo canarinho na Copa das Confederaes. Caso essa proposio seja verdadeira, a probabilidade de que algum torcedor no aposte todas as suas fichas no sucesso da seleo canarinho na Copa das Confederaes nula.

15

16

Considerando que, em uma pesquisa de rua, cada entrevistado responda sim ou no a cada uma de dez perguntas feitas pelos entrevistadores, julgue os itens seguintes.
17

Se um entrevistado responder pesquisa aleatoriamente, a probabilidade de ele responder sim a pelo menos uma pergunta ser superior a 99%. Ser necessrio entrevistar mais de mil pessoas para se garantir que duas pessoas respondam igualmente a todas as perguntas. H menos de cem maneiras de um entrevistado responder sim a trs perguntas e no s demais.
2

18

19

CARGO 9: AGENTE ADMINISTRATIVO


||TCERO13_CBNM01_01N128114||

CESPE/UnB TCE/RO/2013

A explorao da borracha, no sculo XIX e na primeira metade do sculo XX, era difcil e penosa, pois as rvores estavam espalhadas em longas distncias, dentro da mata fechada. Colhia-se o ltex lquido nas rvores, o qual, depois, era defumado at solidificar-se para, assim, ser transportado at as margens dos rios e levado para o comrcio nas cidades. Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os itens a seguir, acerca da histria do estado de Rondnia.
26

O ciclo da borracha contou com expressiva participao de trabalhadores rurais vindos da regio Sudeste, devido expanso da mecanizao agrcola.

27

A ocorrncia de grandes secas e as promessas de uma vida melhor levaram milhares de nordestinos para os seringais da Amaznia Ocidental.

A figura acima apresenta um relatrio em edio no Word, em que a planilha mostrada foi criada no Excel e transferida para o documento do Word. Considerando essas informaes, julgue os itens a seguir.
20

O municpio de Porto Velho, capital do estado de Rondnia, foi fundado em 4/7/1907 pela empresa norte-americana responsvel pela construo da ferrovia Madeira-Mamor. Em relao geografia e histria desse municpio, julgue os itens seguintes.
28

O arquivo em edio pode ser compartilhado na rede de computadores com a incluso de controle de alteraes no menu Ferramentas.

Localizado s margens do rio Madeira e da BR-364, o municpio de Porto Velho tem a maior populao do estado de Rondnia e concentra diversas atividades, como comrcio, servios e o governo do estado.

21

O arquivo poder ser publicado na Internet, desde que seja salvo com a extenso XML.

22

Salvar o documento em edio um procedimento controlado pelo sistema operacional, cuja funo gerenciar os recursos do sistema e fornecer uma interface entre o computador e o usurio.
29

Porto Velho foi fundado como entreposto comercial entre a prspera rea econmica do ciclo da borracha e as reas de pecuria bovina no norte de Mato Grosso.

23

O ttulo e a logomarca do tribunal mostrados no relatrio podem ter sido inseridos por meio do menu Ferramentas e da opo Inserir Smbolo.

A ocupao recente do estado de Rondnia foi caracterizada por intensa ao antrpica que se manifesta pelo impacto da ocupao na floresta. O desmatamento um dos principais problemas ambientais nessa poro do territrio nacional. Acerca desse assunto, julgue os prximos itens.
30

Acerca dos conceitos de segurana da informao, julgue os prximos itens.


24

A manuteno da atualizao dos antivrus auxilia no combate s pragas virtuais, como os vrus, que so mutantes.

A expanso da fronteira agrcola a partir dos projetos de colonizao s margens da BR-364 favoreceu o desmatamento em Rondnia.

25

Em sistemas de informtica de rgos interconectados por redes de computadores, os procedimentos de segurana ficam a cargo da rea de tecnologia do rgo, o que exime os usurios de responsabilidades relativas segurana.
31

O desmatamento no estado de Rondnia aumentou com a extrao de carvo vegetal para a indstria siderrgica da regio Sudeste.
3

CARGO 9: AGENTE ADMINISTRATIVO


||TCERO13_CBNM01_01N128114||

CESPE/UnB TCE/RO/2013

Com base no disposto na Constituio Federal de 1988 (CF), julgue os itens a seguir, a respeito dos princpios fundamentais e dos direitos e garantias fundamentais.
32

A respeito de atos administrativos e dos poderes administrativos, julgue os prximos itens.


41

Ao estabelecer que nenhum indivduo ser submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante, o constituinte estabeleceu uma norma classificada como princpio fundamental da Repblica Federativa do Brasil. Incluem-se nos direitos e garantias fundamentais da Repblica Federativa do Brasil a inviolabilidade do direito igualdade, a aposentadoria, a nacionalidade e o plebiscito. A dignidade da pessoa humana, a construo de uma sociedade livre, justa e solidria e a prevalncia dos direitos humanos so princpios fundamentais da Repblica Federativa do Brasil.

Quando a administrao expede normas de carter geral e impessoal, ela est desempenhando o poder regulamentar e a funo normativa simultaneamente.

33

42

Somente o Poder Judicirio poder invalidar ato administrativo com vcio de legalidade.

43

O poder discricionrio um poder absoluto e intocvel, concretizando-se no momento em que o ato praticado pela administrao.

34

Acerca da organizao do Estado e da organizao do poder estabelecida na CF, julgue os seguintes itens.
35

A respeito da responsabilidade civil e da responsabilizao da administrao, julgue os itens subsequentes.


44

Ao determinar que os cargos, os empregos e as funes pblicas sejam acessveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, a CF estabelece norma de eficcia limitada. Cada estado-membro e o Distrito Federal possuem trs senadores. Os senadores so eleitos pelo sistema majoritrio e gozam de imunidade material e formal. Somente brasileiro nato poder ser presidente do Senado Federal. da competncia privativa do Senado Federal escolher dois teros dos membros do TCU. Braslia est localizada no Distrito Federal, mas no se confunde com ele. A capital federal no possui autonomia. De acordo com a CF, a autonomia uma caracterstica do Distrito Federal, dos municpios, dos estados-membros e da Unio.

A ao civil pblica e a ao popular so exemplos de uma forma especfica de controle judicial da administrao.

45

O fato que gera a responsabilidade tem de estar diretamente atrelado ao aspecto da licitude e ilicitude do fato.

36

Acerca dos servios pblicos e da organizao administrativa, julgue os itens que se seguem.
46

As autarquias so pessoas jurdicas de direito pblico integrantes da administrao indireta, tais como o INSS, o Banco Central do Brasil e a Comisso de Valores Mobilirios.

37

47

Os servios pblicos indelegveis so aqueles que s podem ser prestados pelo Estado diretamente, tais como os servios de defesa nacional, segurana interna e os de transporte coletivo.

Com referncia fiscalizao contbil, financeira e oramentria, julgue o item abaixo com base na CF.
38

Se um agente pblico responsvel pelo controle interno do Poder Legislativo, do Poder Executivo ou do Poder Judicirio tomar conhecimento de alguma ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, dever comunic-lo ao tribunal de contas respectivo, sob pena de responder solidariamente.

Julgue os prximos itens, relativos a licitao e contratos administrativos.


48

Como regra geral, os crditos oramentrios tm a mesma durao do contrato administrativo.

Considerando o disposto na CF a respeito do Ministrio Pblico e da magistratura, julgue os itens subsecutivos.


39

49

inconstitucional considerar como fatores de averiguao da proposta mais vantajosa os valores relativos a impostos pagos ao ente federativo que realiza a licitao.

O Ministrio Pblico abrange o Ministrio Pblico da Unio, que compreende o Ministrio Pblico Federal, o Ministrio Pblico Militar, o Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios, mas no abrange o Ministrio Pblico junto ao TCU nem o Ministrio Pblico do Trabalho. O Conselho Nacional de Justia e o TCU so rgos internos do Poder Judicirio, porm no possuem jurisdio, sendo apenas rgos administrativos de fiscalizao externa dos demais rgos.

A respeito da Lei Orgnica do TCE/RO Lei Complementar n. 154/1996 , julgue o item a seguir.
50

40

O TCE/RO investido de poder e jurisdio prpria e privativa no territrio estadual e possui autonomia financeira e administrativa.
4

CARGO 9: AGENTE ADMINISTRATIVO


||TCERO13_009_18N261881||

CESPE/UnB TCE/RO/2013

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
No que se refere administrao geral, julgue os itens a seguir.
51

Acerca de gesto de processos, julgue os itens a seguir.


61

Sistema refere-se a um conjunto de entidades, elementos ou componentes inter-relacionados, do qual deriva uma viso geral que torna possvel o foco no todo e no apenas nas partes. As ideias e princpios propostos por Winslow Taylor, que liderou o movimento da administrao cientfica, no so empregados atualmente, devido evoluo das relaes de trabalho, aos avanos tecnolgicos e aos novos modelos de gesto. Segundo Max Weber, a organizao burocrtica viabiliza uma forma de dominao racional, que possibilita o exerccio da autoridade e a obedincia com preciso, continuidade e disciplina.

A atribuio de custos s atividades de um processo possibilita a identificao dos maiores consumidores de recursos, bem como das atividades que no agregam valor. Atualmente, o BPMN (business process management notation) a principal linguagem para representao e diagramao dos processos de negcio das organizaes.

62

52

Julgue os itens a seguir, no que concerne legislao administrativa.


63

53

A motivao de um ato administrativo o pressuposto ftico e jurdico que enseja a prtica do ato. O motivo de um ato administrativo a exposio escrita da razo que determinou a prtica do ato. Os atos administrativos internos produzem efeitos no rgo a que se destinam e dispensam a publicao na imprensa oficial como condio de eficcia. As autarquias so entidades destinadas a executar atividades tpicas da administrao e, para tanto, tem autonomia administrativa, independentemente do rgo ao qual esto vinculadas.

A respeito das funes da administrao e do comportamento organizacional no processo administrativo, julgue os itens que se seguem.
54

64

Nas organizaes, so considerados os nveis de controle estratgico, operacional e administrativo. No controle administrativo, o foco recai sobre as atividades e o consumo de recursos. De acordo com a teoria dos dois fatores, conforme proposta por Herzberg, os fatores motivacionais intrnsecos, relacionados ao prprio trabalho, produzem satisfao e os fatores extrnsecos, relacionadas com as condies de trabalho, apenas reduzem a insatisfao. No processo de planejamento organizacional, os planos podem ser classificados em trs nveis principais: estratgicos, funcionais ou tticos e operacionais.

65

55

Com relao ao Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Estaduais, licitao pblica e tica no servio pblico, julgue os itens seguintes.
66

56

A gesto tica na administrao pblica ocasiona o fortalecimento da capacidade de governana pblica, mediante um padro voltado ao cumprimento da misso institucional. O servidor pblico que no punir, por condescendncia, o subordinado que tenha cometido infrao disciplinar poder ser suspenso por at dez dias. Reverso a reinvestidura do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado ou ao cargo resultante de sua transformao, quando invalidada sua demisso por deciso administrativa ou judicial. dispensvel a licitao para contratao de profissional do setor artstico, diretamente ou por meio de empresrio exclusivo, para realizao de um espetculo em comemorao ao aniversrio de um municpio.

67

Com relao gesto da qualidade e ao modelo de excelncia gerencial, julgue os itens seguintes.
57 68

O Programa Nacional de Gesto Pblica e Desburocratizao (GESPBLICA), cuja aplicao ocorre apenas no mbito da administrao federal, foi formulado sem a participao dos governos estaduais. O ciclo PDCA (plan, do, check, act) uma ferramenta utilizada para melhoria contnua da organizao, entretanto, no h, na aplicao desse instrumento, feedback relativo s atividades desenvolvidas. Deming, um dos principais autores da escola da qualidade nas organizaes, definiu como essencial o fim da dependncia da inspeo em massa. O sistema just in case prev a aquisio e a alocao de recursos no momento exato da necessidade desses elementos no processo.

58

69

59

No que se refere administrao de materiais, julgue o item abaixo.


70

60

Uma administrao de materiais adequada, que coordena a movimentao de suprimentos com as exigncias da operao, deve aplicar o conceito de custo total s atividades de suprimento, de modo a obter vantagem da oposio das curvas de custo.
5

CARGO 9: AGENTE ADMINISTRATIVO


||TCERO13_009_18N261881||

CESPE/UnB TCE/RO/2013

No que se refere arquivologia, julgue os itens que se seguem.


71

A respeito do oramento-programa, julgue os itens a seguir.


85

A autenticidade e a confiabilidade no se aplicam aos documentos de arquivo produzidos originalmente em meio digital. A presena de peas tridimensionais em um conjunto documental indica que o material analisado no um arquivo. A legislao arquivstica brasileira no prev punio para aquele que eliminem indiscriminadamente documentos pblicos, o que dificulta o combate a essa prtica. Os documentos de arquivo de valor permanente acumulados pelo TCE/RO devem ser recolhidos ao Arquivo Nacional.

O oramento-programa, que passou a integrar a legislao a partir da Constituio Federal de 1988 (CF), consolidou a vinculao do oramento ao planejamento constante do plano plurianual.

72 73

86

A elaborao do oramento com nfase nas necessidades das unidades organizacionais e nos aspectos contbeis caracteriza o oramento-programa.

74

No que se refere ao oramento na CF, julgue o item seguinte.


87

O exame e a emisso de parecer sobre as contas apresentadas anualmente pelo presidente da Repblica responsabilidade da comisso mista de planos, oramentos pblicos e fiscalizao.

Com relao gesto de documentos, julgue os itens a seguir.


75

A verificao dos prazos de guarda de um documento de arquivo feita considerando-se o instrumento de descrio estabelecido na Norma Brasileira de Descrio Arquivstica. Os documentos de arquivo em suporte papel que permanecero no arquivo por um longo perodo devero ser acondicionados, preferencialmente, em caixas-arquivo de papelo. A classificao dos documentos de arquivo feita a partir da anlise da funo do documento. A gesto de documentos compreende todas as operaes realizadas com os documentos de arquivo do momento de sua criao at sua destinao final, que pode ser a eliminao ou a guarda permanente. Em relao ao protocolo, a tramitao de documentos diferencia-se da distribuio pelo fato de na tramitao no ser possvel a tomada de decises em relao ao assunto do documento. A classificao de documentos da atividade-meio do TCE/RO deve ser feita, de acordo com a legislao em vigor, a partir do Cdigo de Classificao de Documentos de Arquivo da Atividade-Meio, elaborado pelo Conselho Nacional de Arquivos.

Julgue os itens a seguir, relativos classificao funcional e econmica das despesas pblicas.
88

76

A aquisio de um prdio para instalao de rgo pblico deve ser classificada como despesa de capital inverses financeiras.

77 78

89

A rea de ao do tribunal de contas refere-se funo controle externo.

90

As subfunes tpicas da funo administrao no podem ser combinadas com a funo educao, em razo de os objetivos finalsticos da atuao governamental, em cada uma dessas funes, serem distintos.

79

Com relao classificao oramentria da receita segundo a categoria econmica, julgue os itens a seguir.
91

80

As contribuies e as doaes realizadas por pessoas fsicas administrao pblica podem ser classificadas como receitas correntes ou de capital, de acordo com sua destinao.

92

As receitas decorrentes da dvida ativa da amortizao de emprstimos so classificadas como receita de capital.

Com relao ao ciclo e aos princpios oramentrios, julgue os itens que se seguem.
81

Julgue os itens a seguir, relativos a crditos adicionais.


93

A utilizao de linguagem simples e inteligvel, como forma de dar transparncia ao oramento pblico, atende ao princpio oramentrio da clareza. No Brasil, adota-se o oramento misto, visto que sua elaborao competncia do Poder Executivo, e sua votao e controle so competncias do Poder Legislativo. A reserva de contingncia uma fonte de recursos para apresentao de emendas de remanejamento na comisso mista de planos, oramentos pblicos e fiscalizao. O atendimento ao princpio oramentrio da universalidade condio necessria para que o ente governamental possa realizar operaes de crdito por antecipao da receita oramentria.

O excesso de arrecadao apurado em exerccio anterior poder ser utilizado integralmente como fonte de abertura de crditos adicionais.

82

94

proibida a utilizao de receita de capital como fonte de abertura de crdito adicional suplementar ou especial.

83

No que concerne s contas do balano financeiro, julgue o item abaixo.


95

84

O valor inscrito em restos a pagar, constante da despesa oramentria do balano financeiro, deve ser computado na receita extraoramentria da coluna de ingressos do referido balano.
6

CARGO 9: AGENTE ADMINISTRATIVO


||TCERO13_009_18N261881||

CESPE/UnB TCE/RO/2013

A situao lquida patrimonial de uma entidade pode aumentar ou diminuir durante o exerccio financeiro. A respeito dos ingressos de recursos financeiros nos cofres do Estado, julgue os itens subsequentes.
96

Julgue os itens que se seguem, relativos s disposies que disciplinam as situaes temporrias, em decorrncia dos preceitos contidos na Lei n.o 101/2000.
107 Aos municpios com populao inferior a 50.000 habitantes,

As receitas pblicas pertencem ao Estado, aumentam o saldo financeiro do patrimnio do Poder Pblico e, por fora do princpio oramentrio da anualidade, esto, em regra, previstas na lei oramentria anual (LOA). Uma operao de crdito por antecipao de receita oramentria (ARO) constitui em ingresso de recurso ao errio, devidamente classificado na modalidade compensatria. Para fins contbeis, a situao lquida patrimonial compensada ocorre quando uma receita modificativa aumentativa anulada por uma receita modificativa diminutiva. O reconhecimento de uma receita oramentria no efetiva altera a situao lquida patrimonial de um ente pblico.

facultado optar por divulgar semestralmente o relatrio de gesto fiscal.


108 O fundo do regime geral de previdncia social, vinculado ao

97

Ministrio da Previdncia e Assistncia Social, gerido pelo Instituto Nacional de Assistncia Mdica da Previdncia Social, na forma da lei.
109 Na forma da lei e diferentemente daqueles previstos na

98

Lei n.o 101/2000, admite-se, aos estados ou municpios, fixarem limites inferiores para as dvidas consolidada e mobiliria, operaes de crdito e concesso de garantias. despesas de competncia de outros entes da Federao, desde que satisfeitas s condies especiais.

110 A qualquer municpio permitido contribuir para o custeio de

99

No que concerne administrao pblica, julgue os prximos itens.


111 Uma organizao pblica que, para evitar a hierarquizao,

A respeito do controle da execuo oramentria, julgue os itens a seguir.


100 A cmara de vereadores competente para delegar a

busque maior flexibilidade dever adotar o modelo da administrao pblica burocrtica que, apesar de lento, simples e no privilegia maiores formalismos.
112 O Departamento Administrativo do Servio Pblico foi o

contadores especializados a responsabilidade pela emisso de parecer sobre as contas do prefeito.


101 A fidelidade funcional dos agentes da administrao,

primeiro rgo da estrutura administrativa brasileira ao qual se atribuiu a responsabilidade de diminuir a ineficincia do servio pblico e reorganizar a administrao pblica.
113 Uma organizao cujo comando seja diversificado e mltiplo

responsveis por bens e valores pblicos, uma modalidade de controle que trata da observncia de normas e de determinaes legais da gesto.
102 O rgo encarregado da elaborao da proposta oramentria

deve adotar uma estrutura tradicional.


114 O controle dos abusos contra o patrimnio pblico uma das

caractersticas burocrtica.

almejadas

pela

administrao

pblica

deve ser o responsvel pela verificao do cumprimento do programa de trabalho expresso em termos monetrios e em termos de realizao de obras e prestao de servios. A respeito da transparncia, controle e fiscalizao da gesto, julgue os itens a seguir.
103 O relatrio resumido da execuo oramentria da receita

Julgue os seguintes itens, a respeito de empreendedorismo governamental, convergncias e diferenas entre a gesto pblica e a gesto privada, excelncia nos servios pblicos e paradigma do cliente na gesto pblica.
115 As organizaes pblicas e privadas demandam planejamento

e capacitao de pessoal para a tomada de deciso, podendo o processo de tomada de deciso ser diferenciado em cada tipo de organizao.
116 A organizao pblica que busca pautar-se nos pressupostos de

exige que o demonstrativo discrimine o grupo de natureza, a dotao inicial, a dotao atualizada para o exerccio, a execuo no bimestre e no exerccio.
104 Em obedincia s normas vigentes, a assuno de obrigao

excelncia dos servios deve modificar os seus propsitos com frequncia, adequando-se realidade vigente no pas.
117 A organizao pblica geralmente encontra dificuldade para

deve ser registrada pelo regime de competncia, apurando-se, em carter complementar, pelo regime de caixa, o resultado do fluxo financeiro.
105 Relatrio de gesto fiscal emitido a cada quadrimestre pelos

avaliar as necessidades dos seus clientes, que so os cidados, pois no consegue captar sinais claros do mercado.
118 O modelo de empreendedorismo governamental preconiza a

reforma no sistema pblico, de modo que o cidado seja chamado a participar do governo, na definio do destino da sua comunidade.
119 O governo que prioriza o empreendedorismo governamental

titulares dos Poderes e dos rgos conter o montante das disponibilidades de caixa.
106 Os entes da Federao devem liberar sociedade, em tempo

deve assumir seu papel de comando, buscando maior centralizao da autoridade.


120 Uma organizao pblica que, com base no paradigma do

real, o acesso a informaes pormenorizadas sobre o lanamento e o recebimento de toda a receita das unidades gestoras, inclusive aquelas referentes a recursos extraordinrios.

cliente-cidado, vise a excelncia nos servios pblicos dever se pautar no modelo preconizado pelo GESPUBLICA, sendo-lhe vedado adotar o modelo da Fundao Nacional da Qualidade.
7

You might also like