You are on page 1of 4

A Reforma Psiquitrica Brasileira e a Luta Antimanicomial

Tratar da reforma psiquitrica brasileira requer abordar a histria da psiquiatria no Brasil, bem como a sua concepo acerca da loucura \"A histria da nossa psiquiatria a histria de um processo de asilamento; a histria de um processo de medicalizao social\". (Amarante, 1994:74)

Origem da Psiquiatria no Brasil


A psiquiatria surge, com a chegada da Famlia Real ao Brasil, com o objetivo de colocar ordem na urbanizao, disciplinando a sociedade e sendo, dessa forma, compatvel ao desenvolvimento mercantil e as novas polticas do sculo XIX. a partir do embasamento nos conceitos da psiquiatria europia, como degenerescncia moral, organicidade e hereditariedade do fenmeno mental, que a psiquiatria brasileira intervm no comportamento considerado como desviante e inadequado s necessidades do acmulo de capital, isolando-o e tratando-o no hospital psiquitrico. O saber e o poder mdicos, artificialmente, criam uma legitimidade de interveno da classe dominante sobre os despossudos atravs da nova especialidade - a psiquiatria - da nova instituio (...) o Hospital Psiquitrico. O objeto dessa interveno (...) o sofrimento mental - reduzido, atravs de um artifcio conceitual, a categoria de \"doena mental\", subtraindo-se toda a complexidade de fenmenos diversos, singulares e compreensveis no contexto da existncia humana (Feffermann et al, 200: 4) O Manicmio, dentre outros dispositivos disciplinares igualmente complexos, atravessou sculos at os nossos dias, conformando uma sociedade disciplinar com dispositivos disciplinares complementares num processo de legitimao da excluso e de supremacia da razo.

Os primeiros movimentos questionadores


Frente a essa realidade surgem alguns movimentos(1) que questionam essa ordem das coisas, procurando romper com a tradio manicomial brasileira, principalmente com o fim da Segunda Guerra Mundial. Todas essas experincias so locais, referidas a um ou outro servio ou grupo e esto margem das propostas e dos investimentos pblicos efetivos. H forte oposio exercida pelo setor privado que se expande e passa a controlar o aparelho de Estado tambm no campo da sade. Na dcada de 60, com a unificao dos institutos de penses e de aposentadoria, criado o Instituto Nacional de Previdncia Social (INPS). O Estado passa a comprar servios psiquitricos do setor privado e concilia presses sociais com o interesse de lucro por parte dos empresrios. Dessa forma, cria-se uma indstria para o enfrentamento da loucura (Amarante, 1995:13). Mesmo diante dessa realidade os movimentos questionadores crescem e tm como principal inspirao a experincia de Trieste, na Itlia, liderada por Franco Basaglia.

A experincia de Franco Basaglia em Trieste e a repercusso no Brasil


Basaglia, em 1971, fecha os manicmios, acabando com a violncia dos tratamentos e pe fim no aparelho da instituio psiquitrica tradicional. Basaglia demonstra que possvel a constituio de uma nova forma de organizao da ateno que oferea e produza cuidados, ao mesmo tempo que produza novas formas de sociabilidade e de subjetividade para aqueles que necessitam da assistncia psiquitrica.

Em 13 de maio de 1978 foi instituda a Lei 180, de autoria de Basaglia, e incorporada lei italiana da Reforma Sanitria, que no s probe a recuperao dos velhos manicmios e a construo de novos, como tambm reorganiza os recursos para a rede de cuidados psiquitricos, restitui a cidadania e os direitos sociais aos doentes e garante o direito ao tratamento psiquitrico qualificado. Esse grande passo dado pela Itlia influenciou o Brasil, fazendo ressurgir diversas discusses que tratavam da desinstitucionalizao do portador de sofrimento mental, da humanizao do tratamento a essas pessoas, com o objetivo de promover a reinsero social. Na dcada de 70 so registradas vrias denncias quanto poltica brasileira de sade mental em relao poltica privatizante da assistncia psiquitrica por parte da previdncia social, quanto s condies (pblicas e privadas) de atendimento psiquitrico populao. No Rio de Janeiro, em 1978, eclode o movimento dos trabalhadores da Diviso Nacional de Sade Mental (DINSAM), que faz denncias sobre as condies de quatro hospitais psiquitricos da DINSAM e coloca em xeque a poltica psiquitrica exercida no pas.

O Movimento de Trabalhadores em Sade Mental


nesse contexto, no fim da dcada de 70, que surge a questo da reforma psiquitrica no Brasil. Pequenos ncleos estaduais, principalmente nos estados de So Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais constituem o Movimento de Trabalhadores em Sade Mental (MTSM). A questo psiquitrica colocada em pauta: ... tais movimentos fazem ver sociedade como os loucos representam a radicalidade da opresso e da violncia imposta pelo estado autoritrio . (Rotelli et al, 1992: 48) A violncia das instituies psiquitricas, dessa forma, entendida como parte de uma violncia maior, cometida contra trabalhadores, presos polticos e, portanto, contra todos os cidados.

A relao entre a Reforma Sanitria e a Reforma Psiquitrica


O movimento de reforma sanitria tem influncia constitutiva no movimento de reforma psiquitrica. Nos primeiros anos da dcada de 80 os dois movimentos se unem, ocupando os espaos pblicos de poder e de tomada de deciso como forma de introduzir mudanas no sistema de sade. A Proposta da Reforma Sanitria Brasileira representa, por um lado, a indignao contra as precrias condies de sade, o descaso acumulado, a mercantilizao do setor, a incompetncia e o atraso e, por outro lado, a possibilidade da existncia de uma viabilidade tcnica e uma possibilidade poltica de enfrentar o problema . (Arouca, 1988:2) Em 1986, a 8 Conferncia Nacional de Sade, foi um marco para a realizao desse processo, na qual o movimento ... assumiu definitivamente a bandeira da descentralizao, pleiteando a criao de um sistema nico de sade universal, igualitrio, participativo, descentralizado e integral . (Conferncia Nacional de Sade, 1987 apud Paim, 1998:9) A partir da foram tomadas vrias iniciativas para o alcance desse objetivo como a Constituio Federal Brasileira, promulgada, em 5 de outubro de 1988. Esta possui uma seo exclusiva para a questo da sade (Art.196 a Art. 200) na qual consolida-se a universalizao da assistncia, a integralidade da ateno sade - realizada por aes de promoo, preveno, cura e reabilitao -, o reconhecimento do direito e necessidade da participao da comunidade na gesto do sistema - atravs do Conselho de Sade -, a hierarquizao, a eqidade e a descentralizao do sistema - com comando nico em esfera de governo. Um modelo de ateno coerente com as diretrizes da Constituio pressupe o fortalecimento do poder pblico, capacitando-o a implementar polticas de impacto articuladas e integradas nas diversas reas, buscando melhoria na qualidade de vida. A sade, dessa forma, passa a ser entendida de forma ampla, determinada socialmente e, portanto, como sendo fruto de polticas de governo que promovam condies adequadas de vida ao conjunto da populao.

Este modelo no vivel atravs de uma poltica de Estado mnimo, mas da descentralizao e da configurao de um verdadeiro poder local de carter pblico e, portanto, permevel ao controle por parte da populao. Todos esses avanos foram originados pelo movimento de Reforma Sanitria. Ao mesmo tempo que o movimento de reforma psiquitrica se articula ao de Reforma Sanitria, ele continua com suas atividades questionadoras e transformadoras.

O Movimento de Luta Antimanicomial


Na dcada de 80, ocorrem vrios encontros(2), de preparao para a I Conferncia Nacional de Sade Mental (I CNSM), que ocorreu em 1987 e recomenda a priorizao de investimentos nos servios extra-hospitalares e multiprofissionais como oposio tendncia hospitalocntrica. No final de 1987 realiza-se o II Congresso Nacional do MSTM em Bauru, no qual se concretiza o Movimento de Luta Antimanicomial e construdo o lema por uma sociedade sem manicmios . Nesse congresso amplia-se o sentido poltico-conceitual acerca do antimanicomial. Enfim, a nova etapa (...) consolidada no Congresso de Bauru, repercutiu em muitos mbitos: no modelo assistencial, na ao cultural e na ao jurdico-poltica. No mbito do modelo assistencial, esta trajetria marcada pelo surgimento de novas modalidades de ateno, que passaram a representar uma alternativa real ao modelo psiquitrico tradicional... (Amarante, 1995:82) Nesta trajetria construdo o Projeto de Lei 3.657/89 , conhecido como Lei Paulo Delgado, que contm trs pontos: detm a oferta de leitos manicomiais financiados com dinheiro pblico, redireciona os investimentos para outros dispositvos assistenciais no-manicomiais e torna obrigatria a comunicao oficial de internaes feitas contra a vontade do paciente oferecendo: (...) pela primeira vez um instrumento legal de defesa dos direitos civis dos pacientes .(Bezerra, 1992: 36) Em 1990, a conferncia Reestruturacin de la Atencin Psiquitrica en la Regin , promovida pelas Organizaes Panamericana e Mundial de Sade (OPS/OMS), Caracas, proclama a necessidade premente de reestruturao imediata da assistncia psiquitrica pela adequao das legislaes dos pases de forma que (...) assegurem o respeito dos direitos humanos e civis dos pacientes mentais e promovam a reorganizao dos servios que garantam o seu cumprimento . (CRP, 1997: 26) Essa conferncia tem como ponto principal demarcar a crescente tendncia internacional de superao dos velhos modelos de psiquiatria e reforma psiquitrica. O Brasil signatrio dessa Conferncia, comprometendo-se com seus objetivos. Alm da Conferncia de Caracas, h um outro documento poltico adotado pela Organizao das Naes Unidas: Princpios para a proteo de pessoas com problemas mentais e para a melhoria das Assistncia Sade Mental , que visa assegurar os direitos da pessoa portadora de sofrimento mental, tratando-a, dessa forma, como cidad.

Os servios de sade mental substitutivos ao modelo manicomial


No campo da assistncia, a Portaria n 224, de 29 de janeiro de 1992 do Ministrio da Sade estabelece as diretrizes para o atendimento nos servios de sade mental, normatizando vrios servios substitutivos como: atendimento ambulatorial com servios de sade mental (unidade bsica, centro de sade e ambulatrio), Centros e Ncleos de ateno psicossocial (CAPS/NAPS), Hospital-Dia (HD), Servio de urgncia psiquitrica em hospital-geral, leito psiquitrico em hospital-geral, alm de definir padres mnimos para o atendimento nos hospitais psiquitricos, at que sejam totalmente superados. A Portaria n 106, de 11 de fevereiro de 2000(3), cria os Servios Residenciais Teraputicos em sade mental para pacientes de longa permanncia em hospitais psiquitricos. Alm desses servios, existem os Centros de Convivncia, as Cooperativas de Trabalho, dentre e outros criados por municpios. Assim como os outros tipos de servios substitutivos, eles ... tm

garantido a populao dos municpios onde se localizam, um atendimento mais humano, sem excluso e com resolubilidade . (CRP, 1997: 4)

Concluso
Assim, os paradigmas da reforma psiquitrica so sustentados por conferncias, documentos e portarias, que versam sobre a substituio progressiva do hospital psiquitrico por uma rede de ateno integral sade mental antimanicomial, sobre o desmonte do aparato jurdico-institucional que legitima a instituio manicomial e o enfrentamento da cultura manicomial, ressignificando a loucura. uma luta rdua que enfrenta grandes interesses lucrativos do setor privado e mudanas culturais a cerca da tolerncia frente s diferenas do humano, em suas diversas dimenses, e de suas inmeras relaes.
1. So experincias de reformas psiquitricas como: comunidades teraputicas, psicoterapia institucional, psiquiatria de setor, psiquiatria preventiva e comunitria, antipsiquiatria, psiquiatria democrtica, dentre outras. 2. Como o I e II Encontro de Coordenadores de Sade Mental da Regio Sudeste e I Encontro Estadual de Sade Mental do Rio de Janeiro. 3. Lei Federal 10.216, assinada dia 6 de abril de 2001.

Referncia(s)
AMARANTE, P. D. de C., 1994. Psiquiatria social e reforma psiquitrica. Rio de Janeiro, FIOCRUZ AMARANTE, P. D. de C., (coordenador), 1995. Loucos pela vida: a trajetria da reforma psiquitrica na Brasil. Rio de Janeiro, FIOCRUZ. AMARANTE, P. D. de C., 1996. O homem e a serpente: outras histria para a loucura e a psiquiatria. Rio de Janeiro, FIOCRUZ. AROUCA, S. , 1988. A Reforma Sanitria Brasileira. Radis, FIOCRUZ, Tema 11, ano VI, novembro. BEZERRA, Benilton, 1992. Da verdade solidariedade: a psicose e os psicticos, Psiquiatria sem hospcios - contribuies ao estudo da reforma psiquitrica (Bezerra, B. et al org) Rio de Janeiro, Relume-Dumar, 41-55. CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA, 1997. Trancar no tratar. Liberdade: o melhor remdio. 18 de maio. Dia Nacional da Luta Antimanicomial, So Paulo, CRP/6 regio. FEFFERMANN, M et al, 2000. Estudo do Perfil das Potencialidades dos Municpios do Estado de So Paulo para o desenvolvimento e Implantao de Propostas Assistenciais de Ateno em Sade Mental na Perspectiva da reforma psiquitrica. So Paulo, projeto do Instituto de Sade, (no publicado). MORGADO, A. et al, 1994. Desinstitucionalizao: suas bases e a experincia internacional. Jornal brasileiro de psiquiatria, 43, 1, 19-28. PAIM, J. S., 1998. Descentralizao das aes e servios de sade no Brasil e a renovao da proposta sade para todos . Rio de Janeiro: UERJ/IMS (Srie Estudos em Sade Coletiva n 174). ROTELLI, F. et al, 1992. Reformas Psiquitricas na Itlia e no Brasil: aspectos histricos e metodolgicos, Psiquiatria sem hospcios - contribuies ao estudo da reforma psiquitrica (Bezerra, B. et al orgs) Rio de Janeiro, Relume-Dumar, 41-55.

You might also like