You are on page 1of 9

BANCO DE QUESTES 53

BANCO DE QUESTES para a obra Biologia Volume nico 3.a edio, de Armnio Uzunian e Ernesto Birner. No pode ser vendido separadamente. Direitos autorais reservados pela editora HARBRA.

Unidade 13 ECOLOGIA
Captulo

47

Energia e ecossistemas
a. 1, 2, 3, 4. b. 2, 1, 3, 4. c. 3, 1, 4, 2. d. 2, 1, 4, 3. 3. (UNESP) A capacidade de certos organismos realizarem a fotossntese possibilita a. a ocorrncia de vida no fundo escuro dos oceanos, uma vez que as algas ali existentes realizam a fotossntese. b. o acmulo de CO2 na atmosfera, uma vez que a fotossntese um processo produtor desse gs. c. a existncia dos vrios ecossistemas, uma vez que os nveis trficos das cadeias alimentares dependem direta ou indiretamente dos produtores. d. a liberao de O2 durante a noite, pois na fase escura da fotossntese que esse gs produzido. e. a quebra de molculas orgnicas com liberao da energia contida nas ligaes qumicas. 4. (UERGS RS) Esto corretas as informaes a respeito do fluxo de energia atravs dos ecossistemas, exceto a. a captura de radiao solar pela fotossntese move a produtividade dos ecossistemas. b. a energia flui atravs dos ecossistemas medida que os organismos a capturam e armazenam e a transferem para outros organismos. c. os organismos so agrupados em nveis trficos de acordo com o nmero de etapas pelas quais a energia passou at atingi-los. d. quem se alimenta de quem em um ecossistema pode ser representado diagramaticamente como uma teia alimentar. e. toda a energia capturada em um nvel trfico estar disponvel para os organismos no prximo nvel trfico. 5. (UFMG) Analise este grfico, em que esto representados dados obtidos em um estudo sobre a cadeia alimentar presente em determinada rea:

1. (UERGS RS) Considerando o organismo como a unidade central do estudo da biologia, indique a seqncia correta da hierarquia da vida, seguindo os diferentes nveis de organizao abaixo e acima do organismo. a. tomos molculas rgos organismo comunidade espcie. b. tomos molculas tecidos organismo populao comunidade. c. tomos molculas tecidos organismo espcie populao. d. molculas tomos tecidos organismo espcie comunidade. e. molculas tomos rgos organismo populao comunidade. 2. (UFOP MG) Sabemos que nenhum organismo, sendo ele uma bactria, um fungo, uma alga, uma rvore, um verme, um inseto, uma ave ou o prprio homem, pode existir de forma autnoma, sem interagir com outros organismos ou mesmo com o ambiente fsico no qual ele se encontra. Associe os diferentes nveis de organizao dos seres vivos s suas respectivas definies. (1) Espcie (2) Populao (3) Comunidade (4) Ecossistema ( ) Um grupo de organismos da mesma espcie vivendo num mesmo espao geogrfico, ao mesmo tempo. ( ) Um grupo de organismos capazes de se cruzar e produzir descendentes frteis. ( ) Sistemas dinmicos formados por relaes de interdependncia entre os fatores fsicos que compem o ambiente a atmosfera, o solo e a gua e a flora, a fauna e os microrganismos que o habitam. ( ) Um grupo de organismos de vrias espcies diferentes, vivendo num mesmo espao fsico, ao mesmo tempo. A seqncia correta :

54

Biologia Volume nico 3. edio

nale qual a produtividade primria lquida desta planta.


BANCO DE QUESTES para a obra Biologia Volume nico 3.a edio, de Armnio Uzunian e Ernesto Birner. No pode ser vendido separadamente. Direitos autorais reservados pela editora HARBRA.

a. 98 g/m2/ano b. 96,8 g/m2/ano

c. 107,8 g/m2/ano d. 88 g/m2/ano

Considerando-se essas informaes, correto afirmar que as curvas I, II e III representam, respectivamente, populaes de a. capim, gafanhotos e sapos. b. capim, sapos e gafanhotos. c. sapos, capim e gafanhotos. d. sapos, gafanhotos e capim. 6. (PUC SP) Considere trs espcies de animais que vivem em uma comunidade, indicadas por 1, 2 e 3: I. a espcie 1 presa de 3; II. a espcie 2 predadora de 1; III. a espcie 3 presa de 2. Um pesquisador constatou que a espcie 1 herbvora, o que permite concluir que na cadeia alimentar em questo: a. 1 produtora. b. 2 consumidora secundria e terciria. c. 3 consumidora secundria e terciria. d. 1 e 2 so consumidoras primrias. e. 2 e 3 so consumidoras primrias. 7. (Newton Paiva MG) Desde a dcada de 1940, inseticidas do grupo dos organoclorados, com nfase para o DDT, alm dos fungicidas base de mercrio, foram usados largamente na agricultura, provocando danos considerveis ao meio bitico. Atualmente, eles no so mais usados freqentemente e so proibidos em vrios pases. Sobre o DDT, pode-se afirmar que sua maior concentrao ocorre em: a. fitoplncton. b. zooplncton. c. guia pescadora. d. peixes pequenos.

9. (UNESP) O aqfero Guarani a principal reserva subterrnea de gua doce da Amrica do Sul e um dos maiores sistemas aqferos do mundo. (...) Sua recarga natural anual (principalmente pelas chuvas) de 160 km3/ano, sendo que, desta, 40 km3/ano constituem o potencial explorvel sem riscos para o sistema aqfero. Sua rea de recarga (...) a mais vulnervel e deve ser objeto de programas de planejamento e gesto ambiental permanentes para se evitar a contaminao da gua subterrnea e sobrexplotao do aqfero.
Disponvel em: <http://www.ambiente.sp.gov.br>.

Sobre o aqfero e o ciclo da gua, pode-se dizer que: a. a gua acumulada no aqfero Guarani, se no extrada pelo homem, permanece indisponvel para a realizao do ciclo da gua. b. sendo reabastecido continuamente com gua da chuva, o aqfero Guarani uma fonte inesgotvel de gua, sendo desnecessrio o controle de sua explorao. c. quando a gua do aqfero Guarani utilizada para irrigao da lavoura, passa a compor o ciclo longo da gua. d. as guas do aqfero Guarani so de excelente qualidade para o consumo domstico, pois esse depsito abastecido por rios ainda no poludos. e. assim como o petrleo, as guas do aqfero Guarani constituem um recurso subterrneo no renovvel. 10. (UFLA MG) As seqncias de carbono, formadoras das molculas orgnicas, circulam pela cadeia alimentar e voltam ao ambiente mediante diferentes processos realizados pelos seres vivos. Em relao ao ciclo do carbono, analise as afirmativas abaixo, assinalando, a seguir, a alternativa correta. I. O carbono volta ao meio ambiente na forma de gs carbnico por meio da respirao da maioria dos seres vivos. II. Por meio da fotossntese, os seres heterotrficos absorvem gs carbnico do meio ambiente.

8. (UFLA MG) A quantidade de matria orgnica acumulada por uma planta 93 g/m2/ano e cerca de 10% dessa energia passam para o nvel trfico seguinte. O gasto de energia com respirao por essa planta 5 g/m2/ano. Assi-

BANCO DE QUESTES 55

BANCO DE QUESTES para a obra Biologia Volume nico 3.a edio, de Armnio Uzunian e Ernesto Birner. No pode ser vendido separadamente. Direitos autorais reservados pela editora HARBRA.

III. A decomposio dos seres vivos aps a morte e a combusto da matria orgnica so formas de retirar gs carbnico da atmosfera. IV. O incndio florestal contribui para o aumento da produo de gs carbnico, que resulta na elevao da temperatura mdia do planeta Terra. a. Apenas a afirmativa I est correta. b. Apenas as afirmativas I e IV esto corretas. c. Apenas as afirmativas I, II e III esto corretas. d. Apenas as afirmativas I, III e IV esto corretas. 11. (UFV MG) Observe, abaixo, o grfico da variao sazonal e de longo prazo da concentrao de CO2 atmosfrico monitorado ao longo de 50 anos:

a. cana-de-acar b. milho c. algodo

d. arroz e. feijo

14. (UFU MG) A figura abaixo refere-se ao ciclo do nitrognio.

Adaptado de: MORANDINI, C.; BELLINELLO, L. C. Biologia. So Paulo: Atual, 2003. SILVA Jr., C.; SASSON, S. Biologia. So Paulo: Saraiva, 2003.

Nas etapas 1, 2, 3 e 4 atuam as seguintes bactrias: a. (1) fixadoras de nitrognio, (2) decompositoras, (3) nitrificantes, (4) desnitrificantes. b. (1) desnitrificantes, (2) nitrificantes, (3) decompositoras, (4) fixadoras de nitrognio. c. (1) nitrificantes, (2) desnitrificantes, (3) fixadoras de nitrognio, (4) decompositoras. d. (1) decompositoras, (2) fixadoras de nitrognio, (3) nitrificantes, (4) desnitrificantes. 15. (UNESP) Leia as seguintes afirmaes: O capim produz matria orgnica atravs da fotossntese. A capivara, um animal herbvoro, pode atingir altas densidades populacionais. A ona-pintada, mesmo correndo risco de extino, pode exercer forte presso predatria. Identifique os nveis trficos de cada um dos organismos sublinhados nas afirmaes. Justifique se a cadeia alimentar formada por estes organismos poderia ser utilizada para representar o ciclo da matria de forma completa. 16. (UFRJ) Na China, os pulges da espcie Toxoptera aurantii causam grandes prejuzos s plantaes de ch preto (Camellia sinensis). O grfico a seguir mostra os resultados de duas experincias, feitas em laboratrio, nas quais foi medida a capacidade de as folhas de ch danificadas por pulges e as folhas ntegras atrarem insetos carnvoros predadores; na ex-

correto afirmar que essa variao de longo prazo tem sido atribuda principalmente : a. queima crescente de combustveis fsseis. b. queima de florestas tropicais e no-tropicais. c. derrubada de florestas para extrao de madeira. d. substituio de reas florestais por agrcolas e de pastagens. 12. (UFOP MG) Com relao ao ciclo do nitrognio, assinale a afirmao verdadeira: a. nitrificao o processo de transformao de nitrato em nitrito. b. amonificao o processo de transformao de N2 em amnio. c. denitrificao o processo de transformao de NO3 em N2. d. fixao biolgica de nitrognio ocorre atravs da ao de bactrias nitrificantes. 13. (UFMT) O Estado de Mato Grosso tem se destacado como grande produtor agrcola. Considerando o ciclo de nitrognio, qual cultivo tem a menor probabilidade de esgotar os nitratos do solo?

56

Biologia Volume nico 3. edio

Explique como o fenmeno evidenciado pelas experincias contribui para a sobrevivncia das plantas de ch. 17. (UFRJ) Os grficos a seguir mostram as variaes na concentrao de dixido de carbono (CO2) atmosfrico (grfico 1) e as variaes no nvel dos oceanos (grfico 2) em dcadas recentes. As medies de CO2 anteriores a 1950 foram obtidas no gelo da calota polar e as demais, diretamente na atmosfera.

a. Para cada grfico, apresente uma causa das variaes observadas. b. Estabelea a relao entre os fenmenos representados nos dois grficos. 18. (UFOP MG) As atividades antrpicas dos ltimos 200 anos tm provocado alteraes no clima a velocidades cerca de 100 vezes superiores s mudanas ocorridas no perodo anterior Revoluo Industrial. Um dos principais gases responsveis pelas alteraes climticas o CO2. De que maneira o aumento da concentrao de CO2 na atmosfera pode afetar os seguintes processos? a. aquecimento global b. ciclo da gua c. produtividade vegetal

Captulo

48

Dinmica das populaes e das comunidades


( ( ( ( ) ) ) ) Coluna B intra-especfica harmnica intra-especfica desarmnica interespecfica harmnica interespecfica desarmnica

1. (UCS RS) Os seres vivos estabelecem uma srie de relaes ecolgicas que podem ser categorizadas em intra-especficas ou interespecficas, harmnicas ou desarmnicas. Associe os tipos de relao ecolgica, apresentados na Coluna A, s respectivas categorias, listadas na Coluna B. 1. inquilinismo 2. canibalismo Coluna A 3. sociedade 4. amensalismo

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parnteses da Coluna B, de cima para baixo. a. 1 2 4 3 b. 4 1 3 2 c. 2 4 1 3 d. 3 2 1 4 e. 4 3 2 1

BANCO DE QUESTES para a obra Biologia Volume nico 3.a edio, de Armnio Uzunian e Ernesto Birner. No pode ser vendido separadamente. Direitos autorais reservados pela editora HARBRA.

perincia 1, os predadores usados foram joaninhas (Coccinella septempunctata) e, na experincia 2, neurpteros (Chrysopa sinica).

BANCO DE QUESTES 57

BANCO DE QUESTES para a obra Biologia Volume nico 3.a edio, de Armnio Uzunian e Ernesto Birner. No pode ser vendido separadamente. Direitos autorais reservados pela editora HARBRA.

2. (UFRN) Os cupins termitdeos apresentam a capacidade de digerir celulose, enquanto os de outras famlias dependem da presena de protozorios no interior do intestino para quebrar a celulose. Essa relao entre o cupim e o protozorio denominada a. inquilinismo. b. amensalismo. c. parasitismo. d. mutualismo.

3. (UFLA MG) Em maro de 2007, foram detectados os primeiros casos de dengue no municpio de Lavras/MG. Uma das opes de combate dengue o controle biolgico pelo barrigudinho (nome popular de uma espcie de peixe), que se alimenta das larvas do Aedes aegypti, mosquito transmissor do vrus da dengue. Considerando essas informaes, assinale a alternativa que melhor descreve a relao ecolgica entre esse peixe e o inseto transmissor da dengue. a. Predatismo, porque h relao predador presa, pois o barrigudinho se alimenta das larvas do Aedes aegypti. b. Competio interespecfica, porque ao se alimentar das larvas do mosquito, esse peixe provoca o controle da populao de mosquitos. c. Parasitismo, porque o peixe extrai seu alimento da larva do mosquito, o que prejudica seu desenvolvimento. d. Comensalismo, porque apenas uma das espcies se beneficia. 4. (UFLA MG) Quatro tipos de interaes entre espcies diferentes, A e B, so apresentadas abaixo.
Interao I II III IV Espcies separadas A 0 0 0 B 0 0 0 Espcies juntas A + + B + 0 0

As interaes apresentadas so, respectivamente: a. competio, mutualismo, neutralismo e comensalismo. b. mutualismo, cooperao, predao e comensalismo. c. cooperao, competio, amensalismo e simbiose. d. mutualismo, amensalismo, competio e comensalismo. 5. (UFOP MG) Com relao ao processo de sucesso ecolgica, correto dizer que: a. espcies tardias possuem menores taxas fotossintticas e de crescimento relativo do que espcies pioneiras. b. as espcies pioneiras so as primeiras a ocupar a rea em sucesso, mas so rapidamente substitudas pelas espcies clmax porque apresentam menores taxas fotossintticas. c. as espcies pioneiras crescem lentamente e por isso so substitudas pelas espcies secundrias, que possuem taxas mais elevadas de crescimento relativo. d. as espcies pioneiras, por apresentarem crescimento rpido e altas taxas fotossintticas, rapidamente esgotam os recursos minerais e a gua do solo, tendendo a torn-lo menos propcio ao estabelecimento de outras espcies vegetais. 6. (UFES) Corujas usam esterco como isca Corujas-buraqueiras (Athene cunicularia) so comuns em pastos e reas abertas. Prximo a suas tocas, normalmente h pilhas de esterco de animais, tais como cavalos ou gado, que as corujas costumam buscar no campo e trazer para prximo de suas tocas. Uma equipe de pesquisadores descobriu pelo menos uma razo para esse hbito: o esterco serve como isca para os besouros conhecidos vulgarmente como rola-bostas. Os pesquisadores descobriram que as corujas, deliberadamente, utilizam o esterco animal como isca para atrair os besouros, enriquecendo suas dietas com um nmero considervel desses insetos. Os besouros depositam seus ovos no esterco, e por isso, so atrados isca. Em um experimento, pesquisadores retiraram esterco de todas as tocas de coruja de uma dada rea e colocaram esterco fresco somente em algumas. Eles descobriram que as corujas com iscas prximas s suas

Legenda: 0 = a espcie no afetada em seu desenvolvimento. = a espcie afetada negativamente, tendo seu desenvolvimento reduzido ou impossibilitado. + = a espcie afetada positivamente, tendo o seu desenvolvimento melhorado.

58

Biologia Volume nico 3. edio

tocas comem 10 vezes mais besouros que as sem iscas.


Adaptado de: LEVEY, D. J.; DUNCAN, R. S.; LEVINS, C. F. Animal behaviour: use of dung as a tool by burrowing owis. Nature, n. 431, p. 39, 2004.

a. Explique a relao ecolgica entre a coruja e o besouro.

7. (UFMG) Analise estas curvas resultantes da anlise dos dados obtidos em um experimento desenvolvido para se avaliar a taxa de sobrevivncia dos indivduos de trs diferentes populaes:

1. A partir dessa anlise, suponha de que modo esse experimento foi planejado, bem como os tipos de dados que, obtidos ao longo das observaes, possibilitaram a construo dessas curvas de sobrevivncia. Considerando essas informaes e outros conhecimentos sobre o assunto, indique a. as caractersticas iniciais das populaes estudadas. b. os tipos de dados coletados ao longo do experimento. 2. Considerando as informaes fornecidas pela curva I, justifique a adequada qualidade de vida da populao nela representada. 3. Suponha que a curva III representa uma populao vetora de determinada doena. Com base nessa suposio, cite a fase da vida dessa populao que deve ser controlada para se evitar a disseminao da doena. Justifique sua resposta. 8. (UFMG) Ao capturarem insetos, as plantas incorporam substncias fundamentais para seu prprio desenvolvimento. Identifique uma dessas substncias e descreva uma conseqncia, para a planta, da deficincia de tal susbtncia. 9. (UFMG adaptada) O ataque de uma grande populao de um determinado inseto pode causar danos irreversveis produtividade de uma plantao. A fim de evitarem esses danos, os agricultores costumam utilizar inseticidas no solo. Analise esta tabela, em que est indicado, em relao ao tempo, o efeito de uma aplicao de inseticida sobre a mortalidade de insetos em determinada plantao:
Tempo ap s a aplicao (horas) 1 2 4 6 8 12

Mortalidade de insetos 0,05 (% )

12

36

94,5

A partir dessa anlise, explique por que, ao longo do tempo, a taxa de mortalidade aumentou.

Captulo

49

Biomas e fitogeografia do Brasil


cada ano, 100 mil quilmetros quadrados de rvores sejam destrudos por queimadas, projetos mal-executados, desmatamentos, mine-

1. (Newton Paiva MG modificada) As florestas tropicais ocupam 16 milhes de quilmetros quadrados no mundo. Estima-se que, a

BANCO DE QUESTES para a obra Biologia Volume nico 3.a edio, de Armnio Uzunian e Ernesto Birner. No pode ser vendido separadamente. Direitos autorais reservados pela editora HARBRA.

b. Todo organismo tem uma estrutura de sustentao do corpo que serve tambm como local onde se insere a musculatura, permitindo sua movimentao. Compare a estrutura de sustentao da coruja com a do inseto. c. Explique o ciclo de vida do besouro por meio de um esquema.

BANCO DE QUESTES 59

BANCO DE QUESTES para a obra Biologia Volume nico 3.a edio, de Armnio Uzunian e Ernesto Birner. No pode ser vendido separadamente. Direitos autorais reservados pela editora HARBRA.

rao inadequada e presso demogrfica. Pelo menos 25% das essncias farmacuticas utilizam matria-prima oriunda das florestas tropicais, que ocupam 7% da superfcie do planeta e abrigam 80% dos seres vivos. Com relao ao desmatamento das florestas tropicais, correto afirmar que o desmatamento a. destri espcies da flora, contribui para a poluio da gua, do ar, para o agravamento das chuvas cidas e do efeito estufa e para a comercializao ilegal de madeiras nobres. b. causado principalmente por queimadas diminui a incidncia de raios UV no ambiente, impedindo o aparecimento de leses na pele da populao humana. c. favorece a eliminao de espcie de parasitos causadores de doenas tais como Chagas e Malria. d. contribui para o esgotamento das fontes de gua natural, prejudicando o abastecimento e impedindo a eroso. 2. (UFMS) Em sua grande extenso territorial, o Brasil apresenta grande variedade de climas e solos, o que permite a configurao de vrios tipos de biomas, caractersticos das diferentes regies brasileiras. Sobre os biomas brasileiros, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). (01) A Floresta Amaznica composta por uma vegetao muito densa, formando diversos estratos. (02) As rvores do Cerrado geralmente apresentam casca grossa e troncos retorcidos, provavelmente devido ao excesso de nutrientes minerais do solo. (04) No Pantanal Mato-Grossense, formamse grandes agregaes de aves aquticas, principalmente durante o perodo de guas rasas na regio. (08) A Caatinga caracteriza-se por apresentar rvores de grande porte entremeadas com plantas xeromrficas. (16) A vegetao do manguezal est adaptada zona de transio entre a terra firme e o mar. (32) A Floresta (ou Mata) Atlntica constitui atualmente o segundo maior bioma brasileiro. 3. (UNESP) O Cerrado o segundo maior bioma brasileiro, localizado em uma grande rea do

Brasil Central. Por fazer fronteira com outros importantes biomas (a Amaznia ao norte, a Caatinga a nordeste, o Pantanal a sudoeste e a Mata Atlntica a sudeste), a fauna e a flora do Cerrado so extremamente ricas. (...) Apesar do seu tamanho e importncia, o Cerrado um dos ambientes mais ameaados do mundo. Dos mais de 2 milhes de km2 de vegetao nativa restam apenas 20% e a expanso da atividade agropecuria pressiona cada vez mais as reas remanescentes.
Disponvel em: <http://www.conservacao.org.br>.

Qual das alternativas caracterizaria este bioma? a. rvores com caules tortuosos e razes longas; animais, como tamandu-bandeira, tatucanastra e lobo-guar. b. Muitas gramneas e poucos arbustos; animais, como tatu, marreco e quero-quero. c. Muitos cactos, como o mandacaru, e rvores, como o umbuzeiro; animais, como tatupeba, caititu e calango. d. Gramneas, aguap, ip e imbabas; animais, como ona-pintada, cervo, lontra, gara e soc. e. Muitos pinheiros, como a araucria, alm de cedro, imbuia e gameleira; animais, como tatu, gralha-azul e sabi. 4. (UNESP) Segundo depoimento da Prof. Dr. Yara Novelli para o Programa Mar Vista, TV Cultura, SP, existiu at algum tempo atrs, na cultura brasileira, um pensamento de que o mangue um ambiente insalubre e que a melhor utilizao de um manguezal era transform-lo em qualquer outro coisa, at num lixo, num aterro sanitrio. Era considerado mais vantajoso do que se conservar uma rea de manguezal. Atualmente, muitos conhecimentos sobre esse ecossistema tm evidenciado sua importncia para muitos organismos, mostrando a necessidade da sua preservao. Apresente duas caractersticas que poderiam ser utilizadas para convencer as pessoas da importncia da preservao dos manguezais. 5. (UFRJ) O grfico na pgina a seguir mostra a variao da taxa de respirao das folhas de uma rvore ao longo do ano. Determine se essa planta est no hemisfrio norte ou no hemisfrio sul. Justifique sua resposta.

60

Biologia Volume nico 3. edio

6. (UFOP MG) Nas ltimas dcadas, extensas reas da Floresta Amaznica tm sido substitudas por pastagens, para a alimenta-

Captulo

50

A biosfera agredida
que sejam detectadas irregularidades na impermeabilizao e escoamento do resduo lquido (chorume) depositado no local. III. Os processos anaerbios que ocorrem na matria orgnica dos aterros sanitrios podem produzir gs metano e adubo. IV. Animais invertebrados e vertebrados podem se beneficiar e participar do ciclo da matria nos aterros sanitrios. Esto corretas as alternativas: a. I, II, III e IV. c. II e IV apenas. b. I, III e IV apenas. d. II, III e IV apenas.

1. (EMESCAM ES) Andr ficou alegre com o pequeno aqurio que ganhou da famlia como presente de aniversrio. Diariamente, antes de ir para a escola, colocava uma quantidade generosa de comida para os peixes e, aps uma semana, observou que os peixes estavam morrendo rapidamente. Provavelmente, o que causou a mortalidade dos peixes foi o fenmeno de a. eutrofizao. b. aumento da densidade populacional. c. competio inter-especfica. d. mar-vermelha. e. contaminao da gua por uma alga parasita. 2. (PUC MG) Observe atentamente a charge e as afirmaes a seguir.

3. (UNEMAT MT) O desgaste que um pequeno agrupamento humano produz no ambiente desprezvel. Por isso, no existia risco ecolgico enquanto as populaes humanas eram pequenas e separadas por imensos espaos. Diante disso, analise os itens abaixo. I. A concentrao de dixido de carbono na atmosfera devida destruio das florestas e ao aumento da queima de combustveis. II. O escoamento das guas favorece a formao de torrentes que produzem voorocas e levam muita terra para os rios e lagos, causando assoreamento. III. A reduo da biodiversidade um dos srios problemas ocasionados principalmente pelo intemperismo. IV. As aes antrpicas causam diversos danos ambientais provocados por fatores como queimadas naturais e terremotos.

I. O aterro sanitrio de qualquer municpio deve possuir licena para funcionamento e expanso. II. Um aterro pode representar risco sade dos moradores de um municpio, uma vez

BANCO DE QUESTES para a obra Biologia Volume nico 3.a edio, de Armnio Uzunian e Ernesto Birner. No pode ser vendido separadamente. Direitos autorais reservados pela editora HARBRA.

o de rebanhos bovinos, ou por culturas anuais, como a da soja. De que maneira a retirada da vegetao nativa da Floresta Amaznica e a subseqente plantao de gramneas ou soja na rea desmatada podem afetar o ciclo da gua na regio? Considere os seguintes componentes do ciclo: a. Infiltrao da gua no solo e abastecimento do lenol fretico. b. Absoro da gua superficial e profunda pelas plantas. c. Evaporao da gua do solo para a atmosfera. d. Transpirao via estmatos.

BANCO DE QUESTES 61

Assinale a alternativa verdadeira.


BANCO DE QUESTES para a obra Biologia Volume nico 3.a edio, de Armnio Uzunian e Ernesto Birner. No pode ser vendido separadamente. Direitos autorais reservados pela editora HARBRA.

a. I e II. b. I e III. c. II e III.

d. I, III e IV. e. II, III e IV.

matamento na Amaznia. Contudo, o estado de Mato Grosso teve o pior desempenho: 6 mil quilmetros quadrados desmatados, quase dois teros do total registrado em toda a Amaznia.
Fonte: Estado Online. Disponvel em: <http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2005/aao/ 261113.htm>. Acesso em: 26 ago. 2005.

4. (UNESP) Em uma determinada cidade, teve incio, no ms de abril, o tratamento do esgoto domstico. Um monitoramento mensal de alguns parmetros da gua do rio que atravessa a cidade permitiu a construo da seguinte figura:

Considerando o quadro de sade que pode se estabelecer a partir do desmatamento, analise as assertativas. I. A alterao da umidade relativa do ar provoca transtorno sade respiratria. II. O aumento de resduos no solo eleva o nmero de casos de cncer heptico. III. A perda de habitats pode favorecer o aparecimento de espcies vetoras de viroses. IV. Inundaes e alagamentos aumentam o risco de cncer de pele. So corretas a. I e II, apenas. d. I e III, apenas. b. II e III, apenas. e. III e IV, apenas. c. II e IV, apenas. 6. (Newton Paiva MG) O Brasil produz, atualmente, cerca de 228,4 mil toneladas de lixo por dia, segundo a ltima pesquisa de saneamento bsico consolidada pelo IBGE, em 2000. O chamado lixo domiciliar equivale a pouco mais da metade desse volume, ou 125 mil toneladas dirias.
Disponvel em: <http://cienciaesaude.uol.com.br/ ambiente/lixoindex.jhtm>. Acesso em: 11 mar. 2008.

Os dados apresentados pela figura permitem afirmar que, a. de janeiro a maro, a baixa diversidade fitoplanctnica levou ao grande acmulo de nutrientes. b. de janeiro a maro, a baixa concentrao de O2 levou ao acmulo de grandes quantidades de matria orgnica. c. a partir de abril, a queda na concentrao de matria orgnica levou diminuio na taxa fotossinttica. d. em maro, o aumento na taxa respiratria levou diminuio na concentrao da matria orgnica. e. a partir de abril, a queda na taxa de decomposio levou ao aumento na concentrao de O2. 5. (UFMT) Entre agosto de 2004 e julho de 2005 foram derrubados 9.102 quilmetros quadrados de floresta. Mapeamento feito pelo governo mostra uma reduo de 50% no ritmo de des-

Marque abaixo qual alternativa poderia demonstrar o consumo consciente: a. usar cartuchos reciclados em sua impressora. b. usar papel produzido a partir de florestas sem plano de manejo. c. jogar o lixo orgnico em qualquer recipiente junto aos demais lixos da residncia. d. ao comprar produtos no-perecveis, dar preferncia s embalagens pequenas, aumentando o volume da compra.

You might also like