You are on page 1of 4

Por que ser feliz estratgico para a sua carreira?

Quem no busca felicidade no trabalho, no busca felicidade na vida.


Por / Paulo Campos Pode mudar o ano, a turma, a faculdade, ou o curso sempre que a aula aborda o assunto sobre planejamento de carreira os meus alunos de fazem essa pergunta: Ser que possvel ser feliz, ganhar dinheiro e ter vontade de acordar cedo para ir pro trabalho em plena segunda-feira?

O conceito de felicidade amplo. Para a psicloga russo-americana Sonia Lyubomirsky ser feliz experimentar emoes positivas com frequncia e sentir a vida boa, j para o economista e professor do Insper Eduardo Giannetti a felicidade tem 2 dimenses de satisfao com a vida: a primeira bem objetiva e pode ser percebida de fora e transformada em indicadores (alimentao, moradia, salrio, carros), a segunda mais subjetiva e interior, s pode ser mensurada pelo prprio individuo com base nas suas impresses pessoais. Dessa forma a felicidade para Giannetti a confluncia entre essas duas dimenses: o ter e o ser. Quando pensamos em felicidade no trabalho nos dias atuais fundamental levar em conta que boa parte da economia do conhecimento no est interessada na sua fora e sim, na sua criatividade e iniciativa. Para muita

gente o emprego ideal transformou-se daquele que oferece mais dinheiro para aquele que oferece mais significado e uma remunerao competitiva. Outro ponto, que atualmente o recurso mais escasso o tempo e muitos jovens preferem encontrar um trabalho onde o controle do tempo/agenda est mais ao alcance das suas escolhas. No trabalho haver maior chance de voc ser feliz quando encontrar uma atividade na qual voc consegue ficar to envolvido que nada mais importa. um nvel de concentrao e envolvimento que no exige esforo mental e sim uma completa imerso. Para o psiclogo hngaro, que tem um nome difcil de pronunciar e timo para o jogo da forca, Mihalyi Csikszentmihalyi (diga Mirrai Tiksenmirrai) este estado mental chama-se flow ou fluxo. Para atingir este estado fundamental que algumas condies estejam presentes: um desafio claro que atraia sua ateno, ter as habilidades para encar-lo e ter um retorno imediato sobre como voc esta se saindo a cada etapa.

O exerccio que sempre recomendo a Roda da Vida. Faa uma analise da sua vida atravs de 8 reas relacionadas: sade, carreira, desenvolvimento pessoal, relacionamento, romance, dinheiro, recreao/divertimento e ambiente fsico (bens materiais). D uma nota de 1 a 7 para cada rea, sendo que a nota 1 significa que voc esta pouco satisfeito e a nota 7 para reas que voc est muito satisfeito. Em seguida pinte o crculo de dentro para fora de acordo com as notas (use as marcaes respectivas). Agora observe a sua Roda da Vida e reflita. Existe algum equilbrio? Comparada com a sua carreira como esto s outras reas? Pense em fazer algo que voc faz bem, que voc quer fazer durante um bom tempo e que as pessoas te pagariam para voc fazer.

Aqui vai uma dicaduka: O sucesso da sua Roda da Vida est na constante busca do equilbrio. Lembre-se tambm, que durante a sua carreira alguns momentos necessitam de um investimento maior em uma determinada rea e isso deve ser por um determinado tempo. Daqui a 6 meses volte para o exerccio da Roda da Vida e verifique se houve alguma mudana.

Mochila nas costas e at a prxima trilha! Matria publicada no Portal da Revista Exame Edio Agosto de 2013.

You might also like