You are on page 1of 90

www.ResumosConcursos.hpg.com.

br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

Resumo de Direito Constitucional

Assunto:

CURSO DE DIREITO CONSTITUCIONAL

Autor:

JOS AFONSO DA SILVA

APOSTILADEDIREITOCONSTITUCIONAL
JosAfonsodaSilva
1

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

1Parte IDODIREITOCONSTITUCIONALEDACONSTITUIO DIREITOCONSTITUCIONAL Direito Constitucional o ramo do Direito Pblico que expe, interpreta e sistematiza os princpios e normas fundamentais do Estado a cincia positiva dasconstituies tem por Objeto a constituio poltica do Estado, cabendo a ele o estudo sistemtico das normas que integram a constituio. O contedo cientfico do Direito Constitucional abrangeseguintesdisciplinas:

Direito Constitucional Positivo ou Particular: o que tem por objeto o estudo dos princpios enormasdeumaconstituioconcreta, deumEstadodeterminado compreende a interpretao , sistematizao e crtica das normas jurdicoconstitucionais desse Estado, configuradas na constituio vigente, nos seuslegadoshistricosesuaconexocomarealidadesciocultural. Direito Constitucional Comparado: o estudo terico das normas jurdicoconstitucionais positivas (no necessariamente vigentes) de vrios Estados, preocupandose em destacar as singularidades e os contrastes entre elesouentregrupodeles. Direito Constitucional Geral: delineia uma sriede princpios, de conceitos e de instituies que se acham em vrios direitos positivos ou em grupos deles para classificalos e sistematizlos numa viso unitria uma cincia, que visa generalizar os princpios tericos do Direito Constitucional particular e, ao mesmo tempo, constatar pontos de contato e independncia do Direito Constitucional PositivodosvriosEstadosqueadotamformassemelhantesdoGoverno.

DACONSTITUIO 1)Conceito: considerada sua lei fundamental, seria, ento, a organizao dos seus elementos essenciais: um sistema de normas jurdicas, escritas ou costumeiras, que regula a forma do Estado, a formade seu governo, o modo de aquisio e oexercciodo poder, o estabelecimento de sus rgos, os limites desuaao,osdireitosfundamentais do homem e as respectivas garantias em sntese, o conjunto de normas que organiza oselementosconstitutivosdoEstado. A constituio algo que tem, como forma, um complexo de normas como contedo, a conduta humana motivada das relaes sociais como fim, a realizao dos valores que apontam para o existir dacomunidade e, finalmente,comocausacriadoraerecriadora,o poder que emana do povo no podendosercompreendidaeinterpretada, senotiverem mente essa estrutura, considerada como conexo de sentido, como tudo aquilo que integraumconjuntodevalores. 2)ClassificaodasConstituies: quantoaocontedo:materiaiseformais quantoforma:escritasenoescritas
2

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

quantoaomododeelaborao:dogmticasehistricas quantoorigem:populares(democrticas)ououtorgadas quantoestabilidade:rgidas,flexveisesemirgidas. A constituio material em sentido amplo, identificase com a organizao total do Estado, com regime poltico em sentido estrito, designa as normas escritas ou costumeiras, inseridas ou no num documento escrito, que regulam a estrutura do Estado,oorganizaodeseusrgoseosdireitosfundamentais. A constituioformal opeculiarmododeexistirdoEstado,reduzido,sobformaescrita, a um documento solenemente estabelecido pelo poderconstituinteesomentemodificvel porprocessoseformalidadesespeciaisnelaprpriaestabelecidos. A constituio escrita considerada, quando codificada e sistematizada num texto nico, elaborado por um rgo constituinte, encerrando todas as normas tidas como fundamentais sobre a estrutura do Estado, a organizao dos poderes constitudos, seu mododeexerccioelimitesdeatuaoeosdireitosfundamentais. No escrita, a que cujas normas no constam de um documento nico e solene, baseandose nos costumes, na jurisprudncia e em convenes e em textos constitucionaisesparsos.Ex.constituioinglesa. Constituio dogmtica a elaborada por um rgo constituinte, e sistematiza os dogmasouidiasfundamentaisdateoriapolticaedoDireitodominantesnomomento. Histricaoucostumeira:aresultantedelentaformaohistrica,dolentoevoluirdas tradies, dos fatos sciopolticos, que se cristalizam como normas fundamentais da organizaodedeterminadoEstado. So populares as que se originamdeumrgoconstituintecompostoderepresentantes do povo,eleitosparaofimdeelaborareestabeleceramesma.(Cfsde1891,1934,1946e 1988). Outorgadas so as elaboradas e estabelecidas sem aparticipaodopovo,aquelasque o governante por si ou por interposta pessoa ou instituio, outorga, impe, concede ao povo.(Cfs1824,1937,1967e1969). Rgida a somente altervel mediante processos, solenidades e exigncias formais especiais, diferentes e mais difceis que os de formao das leis ordinrias ou complementares. Flexvel a que pode ser livremente modificada pelo legislador segundo o mesmo processodeelaboraodasleisordinrias. Semirgidaaquecontmumapartergidaeumaflexvel.

3) Objeto: estabelecer a estrutura doEstado, a organizao de seus rgos, o modo de aquisio do poder e a forma de seu exerccio, limites de sua atuao, assegurar os
3

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

direitos e garantias dos indivduos, fixar o regime poltico e disciplinar os fins scioeconmicos do Estado, bem como os fundamentos dos direitos econmicos, sociaiseculturais. 4)Contedo:varivelnoespaoenotempo,integrandoamultiplicidadenounodas instituies econmicas, jurdicas, polticas e sociais na unidade mltipla da lei fundamentaldoEstado. 5) Elementos: por sua generalidade, revela em sua estrutura normativa as seguintes categorias: a. elementos orgnicos: que se contm nas normas que regulam a estrutura do Estadoedopoder b. limitativos: que se manifestam nas normas que consubstanciam o elenco dos direitos e garantias fundamentais limitam a ao dos poderes estatais e do a tnica do Estado de Direito (individuais e suas garantias, de nacionalidade, polticos) c. scioideolgicos: consubstanciados nas normas scioideolgicas,querevelama carter de compromissodas constituies modernas entre o Estado individualista eosocialintervencionista d. de estabilizaoconstitucional:consagradosnas normas destinadasaassegurara soluo dos conflitos constitucionais, a defesa da constituio, do Estado e das instituiesdemocrticas e. formaisdeaplicabilidade:soosqueseachamconsubstanciadosnasnormasque estatuem regras de aplicao das constituies, assim,oprembulo,odispositivo que contm as clausulasde promulgao e as disposiestransitrias,assim,as normasdefinidorasdosdireitosegarantiasfundamentaistmaplicaoimediata.

SUPREMACIADACONSTITUIO 6)Rigidezesupremaciaconstitucional:Arigidezdecorredamaiordificuldadeparasua modificao do que as demais dela emana o princpio da supremacia da constituio, colocandoanovrticedosistemajurdico. 7)SupremaciadaConstituioFederal:porserrgida,todaautoridadesnelaencontra fundamento e s ela confere poderes e competncias governamentais exerce, suas atribuies nos termos dela sendo que todas as normas que integram a ordenao jurdica nacional s sero vlidas se se conformarem com as normas constitucionais federais.

CONTROLEDECONSTITUCIONALIDADE
4

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

8) Inconstitucionalidade: as conformidades com os ditames constitucionais no se satisfaz apenas com a atuao positiva exige mais, pois omitir a aplicao das normas, quando a Constituio determina, tambm constitui conduta inconstitucional, sendo reconhecidaasseguintesformasdeinconstitucionalidade: Porao:ocorrecomaproduodeatoslegislativosouadministrativosquecontrariem normas ou princpios da constituio seu fundamento resulta da compatibilidade vertical das normas (as inferiores s valem se compatveis com as superiores) essa incompatibilidade que se chama de inconstitucionalidades da lei ou dos atos do Poder Pblico Por omisso: verificase nos casosem que no sejam praticadosatosrequeridospata tornar plenamenteaplicveisnormasconstitucionaisnorealizadoumdireitoporomisso do legislador, caracterizase como inconstitucional pressuposto para a propositura de umaaodeinconstitucionalidadeporomisso.

9) Sistema de controle de constitucionalidade: se estabelece, tecnicamente, para defenderasupremaciaconstitucionalcontraasinconstitucionalidades. Controle poltico: entrega a verificao de inconstitucionalidade a rgos de natureza poltica Jurisdicional: a faculdade no qual asconstituiesoutorgaaoJudiciriodedeclarara inconstitucionalidade de lei ou outros atos de Poder Pblico Misto: realizase quando a constituio submete certas categorias de lei ao controle poltico e outras ao controle jurisdicional.

10) Critrios e modos de exerccio do controle jurisdicional: so conhecidos dois critrios de controle: Controle difuso: verificase quando se reconhece o seu exerccio a todos os componentes do Judicirio controle concentrado: se sfor deferido ao tribunal de cpula do Judicirio subordinase ao princpio geral de que no h juzo sem autor, rigorosamenteseguidonosistemabrasileiro,comonamaioriaquepossuicontroledifuso. 11) Sistema brasileiro de controle de constitucionalidade: jurisdicional introduzido com a Constituio de 1891, acolhendo o controle difuso por via de exceo (cabe ao demandado argira inconstitucionalidade, apresentando sua defesa num caso concreto), perdurando ata vigente em vistadaatualconstituio,temosainconstitucionalidadepor ao ou omisso ocontrole jurisdicional,combinando oscritriosdifusoeconcentrado, este de competncia do STFportanto,temosoexercciodocontroleporviadeexceoe por ao direta deinconstitucionalidadeeaindaaaodeclaratriadeconstitucionalidade aaodiretadeinconstitucionalidadecompreendetrsmodalidades:Interventiva,genrica e a supridora de omisso. A constituio mantm a regra segundo aqual somente pelo voto da maioriaabsolutadeseusmembrosoudosmembrosdorespectivorgoespecial podero os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Pblico.(art.97)
5

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

12) Efeitos da declarao de inconstitucionalidade: depende da soluo sobre a natureza do ato inconstitucional: se inexistente, nulo ou anulvel. A declarao de inconstitucionalidade, na via indireta, no anula a lei nem a revoga teoricamente a lei continua em vigor, eficaz e aplicvel, at que o Senado Federal suspenda sua executoriedade(art. 52, X). A declarao na via direta tem efeito diverso,importasuprimir aeficciaeaplicabilidadedaleiouatodistinesaseguir: Qual a eficcia da sentena que decide a inconstitucionalidade na via de exceo: se resolve pelos princpios processuais a argio de inconstitucionalidade questo prejudicial e gera um procedimento incidenter tantum, que busca a simples verificao da existncia ou do vcioalegado a sentenadeclaratriafazcoisajulgadasomenteno caso e entre aspartesnoquetangeaocaso concreto,adeclaraosurteefeitosextunc no entantoaleicontnuaeficazeaplicvel,at quesejasuspensasuaexecutoriedadepelo Senado ato que no revoga nem anula a lei, apenaslheretiraaeficcia,dapordianteex nunc. Qual a eficcia da sentena proferida no processo de ao direta de inconstitucionalidade genrica?: tem por objeto a prpria questo de inconstitucionalidade qualquer deciso, que a decrete, dever ter eficcia erga omnes (genrica) e obrigatria a sentena a faz coisa julgada material, que vincula as autoridades aplicadoras da lei, que no podero mais darlhe execuo sob pena de arrostaraeficciadacoisajulgada,umavezqueadeclaraodeinconstitucionalidadeem tesevisaprecisamenteatingiroefeitoimediatoderetiraraaplicabilidadedalei. Efeito da sentena proferida no processo de ao de inconstitucionalidade interventiva: visa no apenas obter a declarao de inconstitucionalidade, mas tambm restabelecer a ordem constitucional no Estado, ou Municpio, mediante a interveno a sentena no ser meramente declaratria no cabendo ao Senado a suspenso da execuo do atoaConstituiodeclaraqueodecretoselimitarasuspenderaexecuo do ato impugnado, se essa medida bastaraorestabelecimentodanormalidadeadeciso tem um efeito condenatrio que fundamenta o decreto deinterveno a condenaotem efeitoconstitutivodasentenaquefazcoisajulgadamaterialergaomnes. Efeito da declaraode inconstitucionalidade por omisso:oefeitoestnoart.103, 2 da Constituio, ao estatuir que, declarada a inconstitucionalidade por omisso de medida para tornar efetiva norma constitucional, ser dada cincia ao Poder competente para a adoodas providncias necessrias e, em se tratando dergoadministrativo,p ara fazlo em 30 dias a sentena que reconhece a inconstitucionalidade por omisso declaratria, mas no meramente, porque dela decorre um efeito ulterior de natureza mandamental no sentido de exigir a adoo das providncias necessrias ao suprimento daomisso. AODECLARATRIADECONSTITUCIONALIDADE umaaoquetemacaractersticadeummeioparalisantededebatesemtornode questes jurdicas fundamentais de interesse coletivo ter como pressuposto ftico a existncia de decises de constitucionalidade, em processos concretos, contrrias posio governamental seu exerccio gera um processo constitucional contencioso, de fato, porque visa desfazer decises proferidas entre as partes, mediantesua propositura por uma delas tem natureza de meio de impugnao antesquede ao, com o mesmo objetodascontestaes,sustentandoaconstitucionalidadedaleiouatonormativo.
6

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

13) Finalidade o objeto da ao declaratria de constitucionalidade: essa ao pressupe controvrsia a respeito da constitucionalidade da lei,o que aferido diante da existncia de um grande nmero de aes ondeaconstitucionalidadedaleiimpugnada, sua finalidade imediata consiste na rpida soluo dessas pendncias visa solucionar isso, por via de coisajulgadavinculante,que declaraounoaconstitucionalidadedalei.O objeto da ao a verificao da constitucionalidade da lei ou ato normativo federal impugnado em processos concretos no tem por objeto a verificao da constitucionalidade de lei ou ato estadual ou municipal, no h previso dessa possibilidade. 14) Legitimaoe competnciaparaaao:segundooart.103,4,poderoproplao Presidente da Repblica,aMesadoSenadoFederal,aMesadaCmaradosDeputados e o ProcuradorGeral da Repblica, e o STF j decidiu que no cabe a interveno do AdvogadoGeraldaUnionoprocessodessaao. A competncia para processar e julgar a ao declaratria de constitucionalidade exclusivamentedoSTF. 15) Efeitos da deciso da ao declaratria de constitucionalidade: segundo a art. 102, 2, asdecisesdefinitivasdemritonessasaes,produziroeficciacontratodos e efeito vinculanteaosdemaisrgosdoJudicirioedoExecutivoterefeitoergaomnes, se estendendo atodos os feitos em andamento, paralisandoos com o desfazimento dos efeitos das decises neles proferidas no primeiro caso ou a confirmao desses efeitos no segundo caso o ato, dali por diante, constitucional, sem possibilidade de qualquer outra declarao em contrrio pelo efeito vinculante funo jurisdicional dos demais rgos do Judicirio, nenhum juzo ou Tribunal poderconhecer deaoouprocessoem que se postule uma deciso contrria declarao emitida no processo de ao declaratria de constitucionalidade pelo STF nem produzir validamenteato normativo em sentidocontrrioqueladeciso.

EMENDACONSTITUIO Emenda oprocessoformaldemudanasdasconstituiesrgidas,pormeiodeatuao de certos rgos, mediante determinadas formalidades, estabelecidas nas prprias constituies paraoexercciodopoderreformadoramodificaodecertospontos,cuja estabilidade o legislador constituinte no considerou to grande como outros mais valiosos, se bem quesubmetidaaobstculoseformalidadesmaisdifceisqueosexigidos paraaalteraodasleisordinriasonicosistemademudanaformaldaConstituio. 16) Sistema brasileiro: Apresentada a proposta, ser ela discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, emdois turnos, considerandose aprovada quando obtiver, em ambos, trs quintos (3/5) dos votos dos membros de cada uma delas (art. 60, 2) uma vez aprovada, aemenda serpromulgadapelasMesasdaCmaradosDeputadose do Senado Federal, com o respectivo nmero de ordem acrescentase que a matria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada no poder ser objetodenovapropostanamesmasessolegislativa(art.60,5).

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

17) Poder constituinte e poder reformador: a Constituio conferiu ao Congresso Nacional a competncia para elaborar emendas a ela o prprio poder constituinte originrio, ao estabelecer a CF, instituiu um poder constituinte reformador no fundo, o agente ousujeito dareforma, o poder constituinte originrio,que,poressemtodo,atua em segundo grau,de modo indireto, pela outorga de competncia um rgoconstitudo para, em seu lugar, proceder s modificaes na Constituio, que a realidade exige segundo o Prof. Manoel G. Ferreira Filho, poder constituinte de reviso aquele poder, inerente Constituio rgida que se destina a modificla, segundo o que a mesma estabelece visa permitir a mudana da Constituio, adaptao daConstituio a novas necessidades,anovosimpulsos,anovasforas,semqueparatantosejaprecisorecorrer revoluo,semquesejaprecisorecorreraopoderconstituinteoriginrio.

18)Limitaesaopoderdereformaconstitucional:limitado,porqueaprprianorma constitucional lhe impe procedimento e modo de agir, dos quais no pode arredar sob pena de sua obra sair viciada, ficando sujeita ao sistema de controle de constitucionalidade,configuraaslimitaesformais. Adoutrinadistribuiaslimitaesem: Limitaes temporais: no so comumente encontrveis na histria constitucional brasileira s a do Imprio estabeleceu esse tipo de limitao visto que previa, que somente aps um certo tempo estabelecido, que ela poderia serreformada (nocaso4 anos). Limitaes circunstanciais: desde 1934 estatuise um tipo de limitao ao poder de reforma, qual seja a de que no se proceder reforma na vigncia doestado de stio a Cf vigente veda emendas na vigncia de interveno federal, de estado de defesa ou estadodestio(art.60,1). Limitaes materiais: distingue, materiais explcitas (compreendese que o constituinte originrio poder, expressamente, excluir determinadas matrias ou contedos da incidncia do poder de reforma) e implcitas (ocorre quando soenumeradasmatriasde direitosfundamentais,insuscetveisdeemendas) 19) Controle deconstitucionalidadedareformaconstitucional:todamodificao,feita com desrespeito deprocedimentoespecialestabelecidooudepreceitoqueno possa ser objeto deemenda, padecer de vcio de inconstitucionalidade formal ou material, e assim ficar sujeita ao controle de constitucionalidadepeloJudicirio,talcomosedcomasleis ordinrias.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

IIDOSPRINCPIOSFUNDAMENTAIS DOSPRINCPIOSCONSTITUCIONAIS As normas so preceitosquetutelam situaes subjetivas de vantagem oudevnculo,ou seja, reconhecem a pessoa ou a entidade, a faculdade de realizar certos interesses por ato prprio ou exigindo ao ou absteno de outrem vinculam elas obrigao de submetersesexignciasderealizarumaprestao. Os princpios so ordenaes que se irradiam e imantam os sistemas de normas so comoncleosdecondensaesnosquaisconfluemvaloresebensconstitucionais. 20) Os princpios constitucionais positivos: se traduzem em normas da Constituio ouquedelasdiretamenteseinferemsobasicamentededuascategorias: Princpios polticoconstitucionais: constituemse daquelas decises polticas fundamentais concretizadas em normas conformadoras do sistema constitucional positivo,esonormasprincpio. Princpios jurdicoconstitucionais: so informadores da ordem jurdica nacional decorrem de certas normas constitucionais, e constituem desdobramentos dos fundamentais. 21) Conceito e contedo dos princpios fundamentais: constituemse dos princpios definidores da forma de Estado, dos princpios definidores da estrutura do Estado, dos princpios estruturantes do regime poltico e dos princpios caracterizadores da forma de governoedaorganizaopolticaemgeralosdaCF/88discriminadamenteso:
a. b. c. d.

e.

princpios relativos existncia, forma, estrutura e tipo de Estado: Repblica Federativa,soberania,Estadodemocrticodedireito(art.1) relativos forma de governo e organizaodospoderes:Repblicaeseparao depoderes(art.1e2) relativos organizao da sociedade: princpio da livre organizao social, de convivnciajustaedasolidariedade(art3,I) relativos ao regime poltico: da cidadania, da dignidade dapessoa, do pluralismo, da soberania popular, da representao poltica e da participao popular direta (art.1,pargrafonico) relativos prestao positiva do Estado: da independncia e do desenvolvimento nacional, da justia social e da no discriminao (arts. 3, II, III e IV) relativos comunidade internacional: da independncia nacional, do respeito dos direitos fundamentais da pessoa humana, da auto determinao dos povos, da nointerveno, da igualdade dos Estados, da soluo pacfica dos conflitos e da defesa da paz do repdio ao terrorismo e ao racismo, da cooperao entre os povoseodaintegraodaAmricaLatina(art.4).

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

22) Princpios fundamentais e princpios gerais do Direito Constitucional: os fundamentais traduzemse em normas fundamentais que explicitam as valoraes polticas fundamentais do legislador constituinte, contm as decises polticas fundamentais os gerais formam temasde uma teoria geral do Direito Constitucional, por envolver conceitos gerais, relaes, objetos, que podem ter seu estudo destacado da dogmticajurdicoconstitucional. 23) Funo e relevncia dos princpios fundamentais: a funo ordenadora, bem como sua ao imediata, enquanto diretamente aplicveis ou diretamente capazes de conformarem as relaes polticoconstitucionaisaaoimediata dosprincpiosconsiste, em primeiro lugar, em funcionarem como critrio de interpretao e de integrao, pois soelesquedocoernciageralaosistema.

DOSPRINCPIOSCONSTITUCIONAISDOESTADOBRASILEIRO REPBLICAFEDERATIVADOBRASIL 24) O Pas e o Estado brasileiros: Pas se refere aos aspectos fsicos, ao habitat, ao torro nacional manifesta aunidade geogrfica, histrica, econmicaeculturaldasterras ocupadas pelos brasileiros. Estado uma ordenao que tem por fim especfico e essencial a regulamentao global das relaes sociais entre os membros de uma dada populao sobre um dado territrio constituise de um poder soberano de um povo situadonumterritriocomcertasfinalidadesaconstituioorganizaesseselementos. 25) Territrio e forma de Estado: territrio o limite espacial dentro do qual o Estado exerce de modo efetivo o poder de imprio sobre pessoas e bens. Forma de Estado o mododeexercciodopoderpolticoemfunodoterritrio. 26) Estado Federal forma do Estado brasileiro:o federalismo,refereseaumaforma de Estado (federao ou Estado Federal) caracterizada pela unio de coletividades pblicas dotadas de autonomia polticoconstitucional, autonomia federativa a federao consiste na unio de coletividades regionais autnomas (estados federados, estadosmembros ou estado).Estadofederalotodo, dotadodepersonalidadejurdicade Direito Pblico Internacional.AUnio aentidadefederalformadapelareuniodas partes componentes, constituindo pessoa jurdica de Direito Pblico interno, autnoma em relao aos Estados e a que cabe exercer as prerrogativas da soberania do Estado brasileiro.Aautonomiafederativaassentaseemdoiselementos: a)naexistnciadergosgovernamentaisprprios b) napossedecompetnciasexclusivas.OEstadofederalapresentasecomoumEstado que, embora parecendo nico nas relaes internacionais, constitudo por Estadosmembros dotados de autonomia, notadamente quanto ao exerccio de
10

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

capacidadenormativasobrematriasreservadassuacompetncia. 27) Forma de Governo a Repblica: Forma de governo conceito que se refere maneira como se d a instituio do poder na sociedade e como se d a relao entre governantes e governados. Repblica uma forma de governo que designa uma coletividade poltica com caractersticas da res pblica, ou seja, coisa do povo e para o povo, que seope a toda forma de tirania. O princpio republicano (art. 1) no instaura a Repblica, recebea da evoluo constitucional. Sistema de Governo o modo como se relacionam os poderes, especialmente o Legislativo e o Executivo, que d origem aos sistemasparlamentarista,presidencialistaediretorial. 28)FundamentosdoEstadobrasileiro:segundooart.1,oEstadobrasileirotemcomo fundamentos a soberania, a cidadania, a dignidade dapessoahumana,os valoressociais dotrabalhoedalivreiniciativaeopluralismopoltico. 29) Objetivos fundamentais do Estado brasileiro: a Constituio consigna como objetivos fundamentais (art. 3): construir umasociedade livre, justa e solidria garantiro desenvolvimento nacional erradicar a pobreza e a marginalizao reduzir as desigualdades sociais e regionais promover o bem de todos, sem preconceitos de origem,raa,sexo,cor,idadeedeoutrasformasdediscriminao.

PODEREDIVISODEPODERES AdivisodepoderesumprincpiofundamentaldaConstituio,constanoserart.2:so poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio exprimem , a um tempo, as funes legislativa, executiva e jurisdicional e indicamosrespectivosrgos,estabelecidosnaorganizaodospoderes. 30) Poder poltico: pode ser definido como uma energia capaz de coordenar e impor decises visando realizaode determinados fins superioratodososoutrospoderes sociais, os quais reconhece, rege e domina, visando a ordenar as relaes entre esses grupos de indivduosentresiereciprocamente,demaneiraamanterummnimodeordem e estimular o mximo de progresso vista do bem comum possui 3 caractersticas fundamentaisunidade,indivisibilidadeeindelegabilidade. 31) Governo e distino de funes do poder: Governo o conjunto de rgos mediante os quais a vontade do Estado formulada, expressada e realizada, ou , o conjunto de rgos supremos a quem incumbe o exerccio das funes dopoderpoltico a distino das funes que so a legislativa, a executiva e a jurisdicional, fundamentalmente:

a legislativa consiste na edio de regras gerais(leis), abstratas, impessoais e inovadorasdaordempblica

11

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

a executiva resolve os problemas concretos e individualizados, de acordo comas leis a jurisdicional tem por objeto aplicar o direito aos casos concretos a fim de dirimir conflitosdeinteresse. 32) Diviso dos poderes: consiste em confiar cada uma das funesgovernamentaisa rgos diferentes,quetomamosnomesdasrespectivasfunesfundamentaseemdois elementos:aespecializaofuncionaleaindependnciaorgnica.

33) Independncia e harmonia entre os poderes: a independncia dos poderes significa que ainvestidura e a permanncia das pessoasnum dos rgosnodependem da confiana nem da vontade dos outros, que, no exerccio dasatribuiesquelhesejam prprias, no precisam os titulares consultar os outros nem necessitam de sua autorizao, que, na organizao dos respectivos servios, cada um livre, observadas apenas as disposies constitucionais e legais. A harmonia entre os poderes verificase pelas normas decortesia no trato recproco e no respeito s prerrogativasefaculdadesa que mutuamente todos tm direito a diviso de funes entre os rgos do poder nem sua independncia so absolutas h interferncias, quevisamaoestabelecimentodeum sistema de freios e contrapesos, busca do equilbrionecessriorealizaodobemda coletividade. 34) Excees ao princpio: a Constituio estabelece incompatibilidades relativamente ao exerccio de funes e poderes (art. 54), e porque os limites e excees ao princpio decorremdenormas Exemplos de exceoaoprincpio:arts.56,62(medidasprovisriascomforadelei)e68 (delegaodeatribuieslegislativas).

OESTADODEMOCRTICODEDIREITO A democracia, como realizao de valores de convivncia humana, conceito mais abrangente do que o de Estado de Direito, que surgiu como expresso jurdica da democracia liberal. O Estado Democrtico de Direito rene os princpios do Estado Democrtico e do Estado de Direito, no como simples reunio formal dos respectivos elemento, revela um conceito novo que os supera, na medida em que incorpora um componenterevolucionriodetransformaodostatusquo. 35) Estado de Direito: suas caractersticas bsicas foram asubmisso do imprioa lei, adivisodepodereseoenunciadoegarantiadosdireitosindividuais. 36) Estado Social de Direito: transformao do Estado de Direito, onde o qualitativo social referese correo do individualismo clssico liberal pela afirmao dos chamados direitos sociais e realizao de objetivos de justia social caracterizase no propsito de compatibilizar, em um mesmo sistema, 2 elementos: o capitalismo, como forma de produo, e a consecuo do bemestar social geral, servindo de base ao neocapitalismo.
12

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

37) Estado Democrtico: se funda no princpio da soberania popular, que impe a participao efetiva e operante do povo na coisa pblica, participao que no se exaure, na simples formao das instituies representativas, que constituem em estgio da evoluo do Estado Democrtico, mas no oseucompleto desenvolvimentovisa,assim, a realizar o princpiodemocrtico como garantia realdosdireitosfundamentaisdapessoa humana. 38) Caracterizao do Estado Democrtico de Direito: no significa apenas unir formalmente os conceitos de Estado de Democrtico e Estado de Direito consiste na criao de um conceito novo, levando em conta os conceitos dos elementos componentes, masossuperanamedidaemqueincorpora umcomponenterevolucionrio de transformao do status quo um tipo de Estado que tende a realizar a sntese do processo contraditrio do mundo contemporneo, superando o Estado capitalista para configurar um Estado promotor de justia social que o personalismo e monismopoltico das democracias populares sob o influxo do socialismo real no foram capazes de construir a CF de 88 apenas abre as perspectivas de realizao social profunda pela prtica dos direitossociais queelainscreveepeloexercciodosinstrumentosqueoferece cidadania e que possibilita concretizar as exigncias de um Estado de justia social, fundadonadignidadedapessoahumana. 39) A lei no Estado Democrtico de Direito: o princpio da legalidade tambm um princpio basilar desse Estado da essncia do seu conceito subordinarse Constituio efundarsenalegalidadedemocrticasujeitaseaoimpriodalei,masdalei que realize o princpio da igualdade e da justia no pela sua generalidade, mas pela buscadaequalizaodascondiesdossocialmentedesiguais. 40) Princpios a tarefa do Estado Democrticode Direito:so os seguintes: princpio da constitucionalidade, democrtico, do sistema de direitos fundamentais, da justia social, da igualdade, da diviso de poderes, da legalidade e da segurana jurdica sua tarefa fundamental consiste em superar as desigualdades sociais e regionais e instaurar umregimedemocrticoquerealizeajustiasocial.

PRINCPIODEMOCRTICOEGARANTIADOSDIREITOSFUNDAMENTAIS REGIMEPOLTICO 41) Conceito de regime poltico: um complexo estrutural de princpios e foras polticas que configuram determinada concepo do Estado e da sociedade, e que inspiram seu ordenamento jurdico antesdetudo, pressupeaexistnciadeumconjunto de instituies e princpiosfundamentaisque informamdeterminadaconcepopolticado
13

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

Estado e da sociedade, sendo tambm um conceito ativo, pois,ao fato estrutural h que superpor o elemento funcional, que implica uma atividade e umfim, supondo dinamismo, semreduoaumasimplesatividadedegoverno.

42)Regimepolticobrasileiro:segundoaCF/88,fundasenoprincpiodemocrticoo prembuloeoart.1oenunciamdemaneirainsofismvel. DEMOCRACIA 43) Conceito de Democracia: um processo de convivncia social em que o poder emana do povo, h de ser exercido, direta ou indiretamente,pelo povo e em proveito do povo. 44) Pressupostos da democracia: a democracia no necessita de pressupostos especiais basta a existncia de uma sociedade se seu governo emana do povo, democracia se no, no o a Constituio estrutura um regime democrtico consubstanciando esses objetivos de equalizao por via dos direitos sociais e da universalizao de prestaes sociais a democratizao dessas prestaes, ou seja, a estrutura de modos democrticos, constitui fundamento do Estado Democrtico de Direito, institudonoart.1. 45) Princpios e valores da democracia: a doutrina afirma que a democracia repousa sobre trs princpios fundamentais: o princpio da maioria, o princpio da igualdade e o princpio da liberdade em verdade, repousa sobre dois princpios fundamentais, que lhe do a essnciaconceitual: o da soberania popular, segundo o qual o povo anicafonte do poder, que se exprime pela regra de que todo o poder emana do povo a participao, direta e indireta, do povo no poder, para que este seja efetiva expresso da vontade popular nos casos em que a participao indireta, surge um princpio derivado ou secundrio:odarepresentaoIgualdadeeLiberdade,tambm,nosoprincpios,mas valores democrticos, no sentido que a democracia constitui instrumento de sua realizao no plano prtico a igualdade valor fundante da democracia, no igualdade formal,masasubstancial. 46) O poder democrtico e as qualificaes da democracia: o que d essncia democracia ofatodeopoderresidirnopovorepousanavontadepopularnoquetange fonte do exerccio dopoderoconceitodedemocraciafundamentasenaexistnciadeum vnculo entre o povo e o poder como este recebe qualificaes na conformidade de seu objeto e modo de atuao a democratizao do poder fenmeno histrico, da o aparecimento dequalificaes da democracia para denotarlhe umanova faceta, ouseja, ademocraciapoltica,asocialeaeconmica.

14

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

47)Exercciodopoderdemocrtico Democracia direta aquela em que o povo exerce, por si, os poderes governamentais, fazendoleis,administrandoejulgando Democracia indireta, chamada representativa, aquela naqualopovo,fonteprimriado poder, no podendo dirigir os negcios do Estado diretamente, em face da extenso territorial, dadensidadedemogrficaedacomplexidadedosproblemassociais,outorgaas funesdegovernoaosseusrepresentantes,queelegeperiodicamente Democraciasemidireta,naverdade,democraciarepresentativacomalgunsinstitutos de participao direta do povo nas funes de governo, institutos que, entre outros, integramademocraciaparticipativa. 48) Democracia representativa: pressupe um conjunto deinstituies que disciplinam a participao popular no processo poltico, que vem a formar os direitos polticos que qualificam a cidadania, taiscomoaseleies,osistemaeleitoral,etc.,comoconstamnos arts. 14 a 17 da CF a participao popular indireta, peridica e formal, por via das instituies eleitorais que visam a disciplinar as tcnicas de escolhas do representantes dopovo. 49) O mandato poltico representativo: a eleio gera, em favor do eleito, o mandato poltico representativo nele se consubstanciam os princpios da representao e da autoridadelegtimaomandadosedizpolticorepresentativoporqueconstituiumasituao jurdicopoltica com base na qual algum, designado por via eleitoral, desempenha uma funopolticanademocraciarepresentativa. 50) Democracia participativa: o princpio participativo caracterizase pela participao direta e pessoal da cidadania na formao dos atos de governo as primeiras manifestaes consistiram nos institutos de democracia semidireta, que combinam instituies de participao direta e indireta, tais como: a iniciativa popular (art. 14, III, regulado no art. 61, 2), o referendo popular (art. 14, II e 49,XV), o plebiscito(art.14,Ie 18,3e4)eaaopopular(art.5,LXXIII). 51) Democracia pluralista: a CF/88 assegura os valores de uma sociedade pluralista (prembulo) e fundamentase no pluralismo poltico (art. 1, V) a Constituioopta, pois, pela sociedade pluralista que respeita a pessoa humana e sua liberdade optar por isso significa acolher uma sociedade conflitiva, de interesses contraditrios e antinmicos o papel poltico inserido para satisfazer, pela edio de medidas adequadas o pluralismo social,contendoseuefeitodissolventepelaunidadedefundamentodaordemjurdica. 52) Democracia e direito constitucional brasileiro: o regime assume uma forma de democracia participativa, no qual encontramos participao por via representativa e participao direta por via do cidado. A esse modelo, a Constituioincorpora princpios da justia social e do pluralismo assim, o modelo o de uma democracia social, participativa e pluralista no porm, uma democracia socialista, pois o modelo
15

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

econmicoadotadofundamentalmentecapitalista.

2Parte DOSDIREITOSEGARANTIASFUNDAMENTAIS IADECLARAODOSDIREITOS 1) Adeclaraodosdireitosnasconstituiesbrasileiras:aConstituiodo Imprioj os consignava quase integralmente, havendo, nesse aspecto, pouca inovao de fundo, salvo quanto Constituio vigente que incorpora novidades de relevo ela continha um ttulo sobrubricaconfusaDasDisposiesGerais,eGarantiadosDireitosCivisePolticos dos cidado brasileiros, comdisposies sobre aaplicaodaConstituio,suareforma, natureza de suas normas e o art. 179, com 35incisos,dedicadosaosdireitosegarantias individuais especialmente. J aConstituiode1891abriaaSeoIIdoTtuloIVcomuma Declarao de Direitos, assegurando a inviolabilidade dos direitos concernentes liberdade, segurana e propriedade nos termos dos 31 pargrafos do art. 72 basicamente, contm s os chamados direitos e garantias individuais. Essa metodologia modificouse a partir da Constituio de 1934 que abriu um ttulo especial para a Declarao de Direitos, nela inscrevendo no s os direitos e garantias individuais, mas tambm os de nacionalidade e os polticos essa constituio durou pouco mais de 3 anos, pelo quenemtevetempodeterefetividade.AelasucedeuaCartade1937,ditatorial na forma, no contedo e na aplicao, com integral desrespeito aos direitos do homem, especialmente os concernentes s relaes polticas. A Constituio de 1946 trouxe o Ttulo IV sobre as Declaraes dosDireitos, com 2 captulos, um sobreanacionalidadee a cidadaniae outro sobreos direitosegarantiasindividuais,incluindonocaputdoart.141, o direito vida.AssimfixouoenunciadoqueserepetiriadaConstituiode1967(art.151) e sua Emenda 1/69(art. 153), assegurandoosdireitosconcernentesvida,liberdade, segurana individuale propriedade. A CF/88 adota tcnica mais moderna abrese com um ttulo sobre os princpios fundamentais, e logo introduz o Ttulo II Dos Direitos e GarantiasFundamentais,matriaquenosocuparapartirdeagora. TEORIADOSDIREITOSFUNDAMENTAISDOHOMEM 2) Inspiraoefundamentaodosdireitosfundamentais:adoutrinafrancesaindicao pensamento cristo e a concepo dos direitos naturais como as principais fontes de inspirao dasdeclaraes dos direitos fundada na insuficiente e restrita concepodas liberdades pblicas, no atina com a necessidade de envolver nessa problemtica tambm os direitos econmicos, sociais e culturais, aos quais se chama brevemente direitos sociais outras fontes de inspirao dos direitos fundamentais so o Manifesto Comunistaeasdoutrinasmarxistas,adoutrinasocialdaIgreja,apartirdoPapaLeoXIII
16

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

eointervencionismoestatal. 3) Forma das declaraes de direitos: assumiram, inicialmente, a forma de proclamaes solenes depois, passaram a constituir o prembulo das constituies atualmente, ainda que nos documentos internacionais assumam a forma das primeiras declaraes, nos ordenamentos nacionais integram as constituies,adquirindoocarter concreto denormasjurdicaspositivasconstitucionais,porisso, subjetivandoseemdireito particulardecadapovo,quetemconseqnciajurdicaprticarelevante. 4) Conceito de direitos fundamentais: direitos fundamentais do homem constitui a expresso mais adequada a este estudo, porque, alm de referirse a princpios que resumem a concepo do mundo e informam a ideologia poltica de cada ordenamento jurdico, reservada para designar, no nvel do direito positivo, aquelas prerrogativas e instituies queeleconcretizaemgarantiadeuma convivnciadigna,livreeigualdetodas as pessoas noqualitativo fundamentais achase a indicaodequesetratade situaes jurdicas sem as quais a pessoa humana no se realiza, no convive e , as vezes, nem mesmo sobrevive fundamentais do homem no sentido de que a todos, por igual, devem ser, no apenasformalmentereconhecidos,masconcretaematerialmenteefetivadosa limitao imposta pela soberania popular aos poderes constitudos do Estado que dela dependem. 5) Natureza e eficcia das normas sobre direitos fundamentais: a natureza desses direitos so situaes jurdicas, objetivas esubjetivas,definidasnodireitopositivo,emprol da dignidade, igualdade e liberdade da pessoa humana a eficcia e aplicabilidade das norma que contm os direitos fundamentais dependem muitode seu enunciado, pois se trata de assunto que est em funo do direito positivo a CF/88 expressa sobre o assunto, quando estatui que as normas definidoras dosdireitosegarantiasfundamentais, tmaplicaoimediata. 6)Classificaodosdireitosfundamentais:emsntese,combasenaCF/88.podemos classificarosdireitosfundamentaisem5grupos: 1direitosindividuais(art.5) 2direitoscoletivos(art.5) 3direitossociais(arts.6e193ess.) 4direitosnacionalidade(art.12) 5direitospolticos(arts.14a17). 7) Integrao das categorias de direitos fundamentais: a Constituio fundamenta o entendimento de que as categorias de direitos humanos fundamentais, nela previstos, integramse num todoharmnico, mediante influncias recprocas, at porque os direitos individuais, esto contaminados de dimenso social, de tal sorte que a previso dos direitos sociais, entre eles, os direitos de nacionalidade e polticos, lhes quebra o formalismo e o sentido abstrato com isso, transitase de uma democracia de contedo basicamente polticoformal para a democracia de contedo social, se no de tendncia socializante h certamente um desequilibrio entre uma ordem socialsocializante e uma ordemeconmicaliberalizante.
17

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

8)Direitosegarantiasdosdireitos:interessamnosapenasasgarantiasdosdireitos fundamentais,quedistinguiremosem2grupos:

garantias gerais, destinadas a assegurar e existncia e a efetividade (eficcia social) daqueles direitos, as quais se referem organizao da comunidade poltica, e que poderamos chamar condies econmicosociais, culturais e polticasquefavorecemoexercciodosdireitosfundamentais garantias constitucionais que consistem nas instituies, determinaes e procedimentos mediante os quais a prpria Constituio tutela a observncia ou, em caso de inobservncia, a reintegrao dos direitos fundamentais so de 2 tipos: gerais, que so instituies constitucionais que se inserem no mecanismo de freios e contrapesos dos poderes e, assim, impedem o arbtrio com o que constituem, ao mesmo tempo, tcnicas de garantia e respeito aos direitos fundamentais especiais, que so prescries constitucionais estatuindo tcnicas e mecanismos que, limitando a atuao dos rgos estatais ou de particulares, protegem a eficcia, a aplicabilidade e a inviolabilidade dos direitos fundamentais demodoespecial.

O conjunto das garantias forma o sistema de proteo deles: proteo social, poltica e jurdica em conjunto caracterizamse como imposies, positivas ou negativas, aos rgos do PoderPblico, limitativas de sua conduta, paraasseguraraobservnciaou,no casodeviolao,areintegraodosdireitosfundamentais.

IIDOSDIREITOSEDEVERESINDIVIDUAISECOLETIVOS FUNDAMENTOSCONSTITUCIONAIS 9) Conceito dedireitoindividual:sododireitosfundamentaisdohomemindivduo,que so aqueles que reconhecem a autonomia aos particulares, garantindo a iniciativa e independncia aos indivduos diante dos demais membros da sociedade poltica e do prprioEstado. 10) Destinatrios dos direitos e garantias individuais: so os brasileiros e os estrangeiros residentes no Pas(art. 5) quanto aos estrangeiros no residentes, difcil delinearsuaposio,poisoartigosmencionabrasileiroseestrangeirosresidentes. 11)Classificaodosdireitosindividuais:aConstituiodnosumcritrioparaa classificao dos direitosqueelaanuncia no art. 5, quandoassegura ainviolabilidadedo direitovida,igualdade.liberdade,seguranaepropriedadepreferimosno entanto, fazerumadistinoem3grupos: 1. direitosindividuais expressos,aquelesexplicitamenteenunciadosnosincisosdo art.5 2. direitos individuais implcitos, aqueles que esto subentendidos nas regras de garantias, como direito identidade pessoal, certos desdobramentos do direito
18

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

vida,odireitoatuaogeral(art.5,II) 3. direitos individuais decorrentes do regime e de tratados internacionais subscritos pelo Brasil, aqueles que no so nem explcita nem implicitamente enumerados, mas provm ou podem vir a provir do regime adotado, como direito deresistncia,entreoutrosdedifcilcaracterizaoapriori.

12) Direitos coletivos: a rubrica do Captulo I, doTtuloIIanunciaumaespecialcategoria dos direitos fundamentais: os coletivos, mas nada mais diz a seu respeito onde esto, nos incisos do art. 5, essesdireitos coletivos? muitos desses ditos interesses coletivos sobrevivem no texto constitucional, caracterizados, na maior parte, como direitos sociais (arts, 8 e 37, VI 9 e 37, VII 1011225)oucaracterizadoscomoinstitutodedemocracia direta nos arts. 14, I, II e III, 27, 4, 29, XIII, e 61, 2, ou ainda, como instituto de fiscalizao financeira, no art. 31, 3 apenas as liberdades dereunioedeassociao, o direito de entidades associativas de representar seus filiados e os direitos de receber informao de interessecoletivoedepetiorestaramsubordinadosrubricadosdireitos coletivos. 13) Deveres individuais e coletivos: os deveres que decorrem dos incisos do art. 5, tm como destinatrios mais oPoderPblicoeseusagentesemqualquernveldoqueos indivduos em particular ainviolabilidadedosdireitosasseguradosimpedeveresatodos, mas especialmente s autoridades e detentores de poder Ex: incisos XLIX, LXII, LXIII, LXIV,eetc..doart.5.

DODIREITOVIDAEDODIREITOPRIVACIDADE DIREITOVIDA 14) A vida como objeto do direito: a vida humana, que o objetododireitoassegurado no art. 5, integrase de elementos materiais e imateriais a vida intimidade conosco mesmo, saberse e darse conta de si mesmo, um assistir a si mesmo e um tomar posio de si mesmoporissoqueelaconstituiafonteprimriadetodososoutrosbens jurdicos. 15) Direito existncia: consiste no direito de estar vivo, de lutarpeloviver,dedefender prpria vida, de permanecer vivo o direito de no ter interrompido o processo vital seno pela morteespontnea e inevitvel tentouseincluirnaConstituioodireitoa uma existnciadigna. 16) Direito integridade fsica: a Constituioalm de garantir o respeito integridade fsica e moral (art. 5, XLIX), declara que ningum ser submetido a tortura outratamento desumano ou degradante (art. 5, III) a fim de dotar essas normas de eficcia, a
19

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

Constituio preordena vrias garantias penais apropriadas, como o dever de comunicar, imediatamente, ao juiz competente e famlia ou pessoa indicada, a priso de qualquer pessoa e o local onde se encontre o dever da autoridade policial informar ao preso seus direitos o direito do preso identificao dos responsveis porsuaprisoeinterrogatrio policial. 17) Direito integridade moral: a Constituio realou o valor da moral individual, tornandoa um bem indenizvel (art. 5, V e X) integridade moral do direito assume feio de direitofundamentalporissoqueoDireitoPenaltutelaahonracontraacalnia, adifamaoeainjria. 18) Pena de morte: vedada s admitida no caso de guerra externa declarada, nos termosdoart.84,XIX(art.5,XLVII,a). 19) Eutansia: vedado pela Constituio o desinteressedo indivduo pela prpria vida no exclui estadatutelaoEstadocontinuaaproteglacomovalorsocialeesteinteresse superiortornainvlidooconsentimentodoparticularparaquedelaoprivem. 20) Aborto: a Constituio no enfrentou diretamente o tema, mas parece inadmitir o abortamento devendo o assunto ser decidido pela legislao ordinria, especialmente a penal. 21) Tortura: prtica expressamente condenada pelo inciso III do art. 5, segundo o qual ningum ser submetido atorturaouatratamentodesumanoedegradanteacondenao to incisiva que o inciso XLIII determina que a lei considerar a prtica de tortura crime inafianvel einsuscetvel degraa, por ele respondendoos mandantes, os executorese osque,podendoevitlo,seomitirem(Lei9.455/97). DIREITOPRIVACIDADE 22) Conceito e contedo: A Constituio declara inviolveis a intimidade, avidaprivada, a honra e a imagem das pessoas (art. 5, X) portanto, erigiu, expressamente, esses valores humanos condio de direito individual, considerandoo um direitoconexoaoda vida. 23) Intimidade: se caracteriza como a esfera secreta da vida do indivduo na qual este tem o poder legal de evitar os demais abrangendo nesse sentido inviolabilidade do domiclio,osigilodecorrespondnciaeaosegredoprofissional. 24) Vida privada: a tutela constitucional visa proteger as pessoas de 2 atentados particulares:aosegredodavidaprivadaeliberdadedavidaprivada. 25) Honra e imagem das pessoas: o direito preservao da honra e da imagem,no
20

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

caracteriza propriamente um direito privacidade e menos intimidade a CF reputaos valores humanos distintos a honra, a imagem constituem, pois, objeto de um direito, independente,dapersonalidade. 26) Privacidade e informtica: a Constituio tutela a privacidade das pessoas, acolhendo um instituto tpicoe especfico para a efetividade dessa tutela, que o habeas data,queserestudadomaisadiante. 27) Violao privacidade e indenizao: essa violao, em algumas hipteses, j constitui ilcito penal a CF foi explcita em assegurar ao lesado, direito indenizao por danomaterialoumoraldecorrentedaviolaododireitoprivacidade.

DIREITODEIGUALDADE 28)Introduoaotema:asConstituiesstemreconhecidoaigualdadenoseusentido jurdicoformal (perante a lei) a CF/88 abre o captulo dos direitos individuais com o princpio que todos soiguais perante a lei, sem distinodequalquernaturezareforao princpio com muitas outras normas sobre a igualdade ou buscando a equalizao dos desiguaispelaoutorgadedireitossociaissubstanciais. 29)Isonomiaformaleisonomiamaterial:isonomiaformalaigualdadeperantealeia materialso asregrasqueprobemdistinesfundadasemcertosfatoresEx:art.7,XXX e XXXI a Constituioprocura aproximar os 2 tipos de isonomia, namedida emque no delimitaraaosimplesenunciadodaigualdade perantealeimencionatambmaigualdade entre homens e mulheres e acrescenta vedaes a distino de qualquer natureza e qualquerformadediscriminao. 30) O sentido da expresso igualdade perante a lei: o princpio tem como destinatrios tanto o legislador como os aplicadores da lei significa para olegisladorque, ao elaborar a lei, deve reger, com iguais disposies situaes idnticas, e, reciprocamente, distinguir, na repartio de encargos e benefcios, as situaes que sejam entre si distintas, de sorte aquinholas ou gravlas em proporo s suas diversidades isso que permite, legislao, tutelar pessoas que seachememposio econmicainferior,buscandorealizaroprincpiodaequalizao. 31) Igualdade de homens e mulheres: essa igualdade j se contm na norma geral da igualdade perante a lei tambm contemplada em todas as normas que vedam a discriminao de sexo (arts. 3, IV,e 7, XXX), sendo destacada no inciso I, doart.5que homens e mulheres soiguais emdireitos e obrigaes, nos termos destaConstituio s valem as discriminaes feitaspelaprpriaConstituioesempreem favordamulher, por exemplo, a aposentadoria da mulher com menor tempo de servio ede idade que o homem(arts.40,III,e202,IaIII).
21

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

32) O princpiodaigualdadejurisdicional: aigualdadejurisdicionalouigualdadeperante o juiz decorre, pois, da igualdade perante a lei, como garantia constitucional indissoluvelmente ligada democracia apresentase sob 2 prismas: como interdio do juiz de fazer distino entresituaesiguais,aoaplicar aleicomointerdioaolegislador de editar leis que possibilitem tratamento desigualasituaesiguaisoutratamentoiguala situaesdesiguaisporpartedaJustia.

33) Igualdadeperantetributao:oprincpiodaigualdade tributriarelacionasecoma justia distributiva em matria fiscaldizrespeitorepartiodonusfiscaldomodomais justopossvelforadissoaigualdadeserpuramenteformal. 34) Igualdade perante a lei penal: essa igualdadedevesignificar queamesmaleipenal e seus sistemas de sanes ho de se aplicar atodos quantopratiquemofatotpiconela definido como crime devido aos fatores econmicos, ascondiesreaisdedesigualdade condicionam o tratamento desigual perante a lei penal, apesar do princpio da isonomia asseguradoatodospelaConstituio(art.5). 35) Igualdade sem distino de qualquer natureza: alm da base geral em que assenta o princpioda igualdade perante a lei, consistentenotratamentoigualasituaes iguais e tratamento desigual a situaes desiguais, vedado distines de qualquer natureza as discriminaes so proibidas expressamente no art. 3, IV, onde diz que:... promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade, e quaisquer outras formas de discriminao probe tambm, diferena de salrios, de exerccio de funes ede critrio de admisso por motivodesexo,idade,cor,estadocivil oupossededeficincia(art.7,XXXeXXXI). 36) O princpio da no discriminao e sua tutela penal: a Constituio traz 2 dispositivos que fundamentam e exigem normas penais rigorosas contradiscriminaes dizse num deles que a lei punir qualquer discriminao atentatria dos direitos e liberdades fundamentais, e outro, mais especfico porque destaca a forma mais comum de discriminao, estabelecendo que a prtica do racismo constitui crime inafianvel e imprescritvel,sujeitoapenaderecluso,nostermosdalei.(art.5,XLIeXLII). 37) Discriminaes e inconstitucionalidade: so inconstitucionais as discriminaes no autorizadas pela Constituio h 2 formas de cometer essa inconstitucionalidade uma consiste em outorgar benefcio legtimo a pessoas ou grupos, discriminandoos favoravelmente em detrimento de outras pessoas ou grupos em igual situao a outra forma revelase em se impor obrigao, dever, nus, sano ou qualquer sacrifcio a pessoas ougrupos de pessoas, discriminandoas em face de outros namesmasituao que,assim,permaneceramemcondiesmaisfavorveis.

22

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

DIREITODELIBERDADE 38) O problema da Liberdade: a liberdade tem um carter histrico, porquedependedo poder do homem sobre a natureza, a sociedade, e sobre si mesmo em cadamomento histrico o contedo da liberdade seamplia comaevoluodahumanidadefortalecese, medida que a atividade humana se alarga. A liberdade opese ao autoritarismo, deformao daautoridadenoporm,autoridadelegtimaoquevlidoafirmar que a liberdade consiste na ausncia de coao anormal, ilegtima e imoral da se conclui que toda a lei quelimitaa liberdade precisa ser lei normal, moral e legtima,nosentidodeque seja consentida por aqueles cuja liberdade restringe como conceito podemos dizer que liberdade consiste na possibilidade de coordenaoconsciente dos meios necessrios realizao da felicidade pessoal. O assinalado o aspectohistrico denota que a liberdade consiste num processo dinmico de liberao do homem de vrios obstculos que se antepem realizao de sua personalidade: obstculos naturais, econmicos, sociais e polticos hoje funo do Estado promover a liberao do homem de todos esses obstculos, e aqui que a autoridade e liberdade se ligam. O regimedemocrtico uma garantia geralda realizaodos direitos humanos fundamentais quanto mais oprocesso de democratizao avana, mais o homem se vai libertando dos obstculos que o constrangem,maisliberdadeconquista. 39)Liberdadeeliberdades:liberdades,noplural,soformasdeliberdade,queaqui,em funodoDireitoConstitucionalpositivo,distingueseem5grupos: 1. liberdadedapessoafsica 2. liberdadedepensamento,comtodasassuasliberdades 3. liberdadedeexpressocoletiva 4. liberdadedeaoprofissional 5. liberdadedecontedoeconmico. Cabe considerar aquela que constitui a liberdadematriz, que a liberdade de ao em geral, que decorre do art.5,II,segundooqual ningumserobrigadoafazeroudeixarde fazeralgumacoisasenoemvirtudedelei. 40) Liberdade da pessoafsica: apossibilidade jurdica que se reconhecea todas as pessoas de serem senhoras de sua prpria vontade e de locomoveremse desembaraadamente dentro do territrio nacional para ns as formas de expresso dessa liberdade se revelam apenas na liberdade de locomoo e na liberdade de circulao mencionando tambm o problema da segurana, no como forma dessa liberdadeemsi,mascomoformadegarantiraefetividadedestas. 41) Liberdade de pensamento: o direito de exprimir, por qualquer forma, o que se pense em cincia,religio, arte, ou o que for tratasedeliberdadedecontedointelectual e supe contato com seus semelhantes inclui asliberdadesdeopinio,decomunicao, de informao, religiosa, de expresso intelectual, artstica e cientfica e direitos conexos, deexpressoculturaledetransmissoerecepodoconhecimento. 42) Liberdade deaoprofissional:confereliberdadedeescolhadetrabalho,deofcioe
23

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

de profisso, de acordo comas propenses de cada pessoaenamedidaemque asorte e o esforo prprio possam romper as barreiras que se antepem maioria do povo a liberdade anunciada no acima (art. 5, XIII), beneficia brasileiroseestrangeirosresidentes, enquantoa acessibilidadefuno pblicasofrerestriesdenacionalidade(arts.12 3, e 37, I e II) A Constituio ressalva, quanto escolha e exerccio de ofcioou profisso, que ela fica sujeita observncia das qualificaes profissionais que a lei exigir, s podendo a lei federaldefinir as qualificaes profissionais requeridas para oexercciodas profisses.(art.22,XVI).

DIREITOSCOLETIVOS 43) Direito informao: o direito de informar, como aspecto da liberdade de manifestao de pensamento, revelase um direito individual, mas j contaminado no sentido coletivo, em virtude das transformaes dos meios de comunicao, que especialmente se concretiza pelos meios de comunicao social ou de massa a CF acolhe essa distino, no captulo da comunicao (220a 224), preordena a liberdade de informarcompletadacomaliberdadedemanifestaodopensamento(5,IV). 44) Direito de representao coletiva: estabelece que as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, tm legitimidade para representar seus filiados em juzo ou fora dele(art. 5, XXI),legitimidade essa tambm reconhecida aos sindicatos em termos at mais amplos e precisos, in verbis: ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questes judiciais ou administrativas(art.8,III). 45) Direito de participao: distinguiremos 2 tipos um a participao direta dos cidados no processopoltico e decisrio (arts. 14, I e II, e 61, 2) ssereputacoletivo porque s pode serexercidoporumnmerorazovel deeleitores:umacoletividade,ainda que no organizada formalmente. Outro, a participao orgnica, svezes resvalando para uma forma de participao corporativa, a participao prevista no art. 10 e a representao assegurada no art. 11, as quais aparecem entre os direitos sociais. Coletivo, de natureza comunitria nocorporativa, o direito de participao da comunidade(arts.194,VIIe198,III). 46) Direito dos consumidores: estabelece que o Estado prover, na forma da lei, a defesa do consumidor (art. 5, XXXII), conjugando issocomaconsideraodoart.170,V, queelevaadefesadoconsumidorcondiodeprincpiodaordemeconmica. 47) Liberdade de reunio: est prevista noart. 5, XVIaliberdadedereunioestplena e eficazmente assegurada, no mais se exige lei que determine os casos em que ser necessria a comunicao prvia autoridade, bem como a designao, por esta, do local de reunio nem se autoriza mais a autoridade a intervir para manter a ordem,
24

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

cabendoapenas umaviso autoridadequeterodever,deofcio,degarantirarealizao dareunio. 48) Liberdade de associao: reconhecida e garantida pelosincisos XVII a XXI do art. 5 h duas restries expressasliberdadedeassociarse:vedase associaoqueno seja para fins lcitos ou decarter paramilitar e aquese encontraasindicabilidadeque autoriza a dissoluo por via judicial no mais tm as associaes o direito de existir, permanecer,desenvolverseeexpandirselivremente.

RegimedasLiberdades 49) Eficcia das normas constitucionais sobre as liberdades: as normas constitucionais que definem as liberdades so, via de regra, de eficcia plena e aplicabilidade direta e imediata vale dizer, no dependem de legislao nem de providncia do Poder Pblico para serem aplicadas algumas normas podem caracterizarse como de eficcia contida (quando a lei restringe a plenitude desta, regulando os direitos subjetivos que delas decorrem) o exerccio das liberdades no depende de normas reguladoras, porque, como foi dito, asnormasconstitucionaisque as reconhecem so de aplicabilidade direta e imediata, sejam de eficcia plena ou eficcia contida. 50) Sistemasde restries dasliberdades individuais: a caracterstica de normas de eficcia contida temextremaimportncia,porquedaquevmossistemasderestries dasliberdadespblicasalgumasnormasconferidorasde liberdadeegarantiasindividuais, mencionam uma lei limitadora (art. 5,VI,VII,XIII,XV,XVIII)outraslimitaespodemprovir da incidncia de normas constitucionais (art. 5, XVI e XVII) tudo isso constitui modos de restries de liberdades que, no entanto, esbarram no princpio de que liberdade, o direito,quedeveprevalecer,nopodendoserextirpadoporviadaatuao doPoderLegislativonemdopoderdepolcia.

DIREITODEPROPRIEDADE DireitodePropriedadeemGeral 51) Fundamento constitucional: O regime jurdico da propriedade tem seu fundamento na Constituio esta garante o direito de propriedade, desdeque este atenda suafuno social (art. 5, XXII), sendo assim, no h como escapar ao sentido que s garante o direito de propriedade que atenda sua funo social a prpria Constituio d conseqnciaa issoquando autoriza a desapropriao, comopagamentomediantettulo, de propriedade que no cumpra sua funo social (arts.182, 4, e 184)existemoutras normasqueinterferemcomapropriedademedianteprovisesespeciais(arts.5,XXIVa XXX,170,IIeIII,176,177e178,182,183,184,185,186,191e222).
25

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

52) Conceito e natureza:entendesecomoumarelaoentreumindivduo(sujeitoativo) e um sujeito passivo universal integrado por todas as pessoas, o qual tem o dever de respeitlo, abstraindose de viollo, e assim o direito de propriedade se revelacomoum mododeimputaojurdicadeumacoisaaumsujeito. 53) Regime jurdico da propriedade privada: em verdade, a Constituio assegura o direito de propriedade, estabelece seu regime fundamental, de talsorte que o Direito Civil no disciplina a propriedade, mas tosomente as relaescivis e ela referentes assim, s valem no mbitodas relaes civisas disposies queestabelecemasfaculdadesde usar, gozar e dispor de bens (art. 524), a plenitude da propriedade (525), etc. vale dizer, que as normas de Direito Privado sobre a propriedade ho de ser compreendidas de conformidadecomadisciplinaqueaConstituiolheimpe. 54) Propriedade e propriedades:a Constituio consagra a tese de quea propriedade no constitui uma instituio nica, mas vrias instituies diferenciadas, em correlao comosdiversostiposdebensedetitulares,deondeser cabvelfalarnoempropriedade, mas em propriedades ela foi explcita e precisagarante odireitodepropriedadeemgeral (art. 5, XXII), mas distingue claramente a propriedade urbana (182, 2) e a propriedade rural(arts.5,XXIV,e184,185e186),comseusregimesjurdicosprprios. 55) Propriedade pblica: a Constituioa reconhece: aoincluirentreosbensdaUnio aqueles enumerados no art. 20 e, entre os dos Estados, os indicados no art. 26 ao autorizar desapropriao, que consiste na transferncia compulsria de bens privados para o domnio pblico ao facultar a explorao direta de atividade econmica pelo Estado (art. 173) e o monoplio (art. 177), que importam apropriao pblica de bens de produo.*vertambmosarts.65a68doCCe20,XI,e231daCF.

PROPRIEDADESESPECIAIS 56) Propriedade autoral: consta no art. 5, XXVII, que contm 2 normas: a primeira confere aos autores o direito exclusivo de utilizar, publicar e reproduzir suas obras a segundadeclara que esse direito transmissvel aos herdeiros pelo tempo quealeifixar o autor , pois, titular de direitos morais e de direitos patrimoniais sobre aobraintelectual que produzir os direitos morais so inalienveis e irrenunciveis mas, salvo os de natureza personalssima, so transmissveis por herana nos termos da lei j os patrimoniaissoalienveisporeleouporseussucessores. 57) Propriedade de inventos, de marcase indstrias e de nome de empresas: seu enunciado e contedo denotam, quando a eficcia da norma fica dependendo de legislao ulterior: que a lei assegurar aos autores de inventos industriais privilgio temporrio para sua utilizao, bem como a proteo s criaes industriais, propriedade das marcas,aos nomes de empresas eaoutrossignosdistintivos,tendoem vista o interesse social e o desenvolvimento tecnolgico e econmico do Pas (art. 5,
26

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

XXIX)alei,hoje,aden9279/96,quesubstituiaLei5772/71. 58) Propriedadebem de famlia: segundoo inc. XXVI do art. 5, a pequenapropriedade rural, desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamentode dbitos decorrentesde sua atividade produtiva, dispondo aleisobreosmeiosdefinanciar o seu desenvolvimento possui o interesse de proteger um patrimnio necessrio manutenoesobrevivnciadafamlia. LIMITAESAODIREITODEPROPRIEDADE 59) Conceito: consistem nos condicionamentos que atingem os caracteres tradicionais desse direito, pelo que era tido como direito absoluto (assegura aliberdade de dispor da coisa do modo que melhor lhe aprouver), exclusivo e perptuo (no desaparece com a vidadoproprietrio). 60) Restries: limitam, em qualquer de suas faculdades, o carter absoluto da propriedade existem restries faculdade de fruio, que condicionam o uso e a ocupao da coisa faculdade de modificao coisa alienabilidade da coisa, quando, porexemplo,seestabelecedireitodeprefernciaemfavordealgumapessoa. 61) Servides e utilizao de propriedade alheia: so formas de limitao que lhe atinge o carter exclusivo constituem nus impostos coisa vinculam 2 coisas: uma serviente e outra dominante a utilizao pode ser pelo Poder Pblico (decorrente do art. 5, XXV) ou por particular as servides soindenizveis,emprincpiooutraformasoas requisies do Poder Pblico a CF permite as requisies civis e militares, mas tos emcasodeiminenteperigoeemtempodeguerra(art.22,III)sotambmindenizveis. 62) Desapropriao:alimitaoqueafetaocarterperptuo,porqueomeiopeloqual o Poder Pblico determina a transferncia compulsria da propriedade particular especialmenteparaoseupatrimniooudeseusdelegados(arts.5XXIV,182e184).

FUNOSOCIALDAPROPRIEDADE 63) Conceito: no se confunde com os sistemas de limitao da propriedade estes dizem respeito ao exerccio do direito aoproprietrioaquelaestruturadodireitomesmo, propriedade a funo social se modifica com as mudanas na relao de produo a norma que contm o princpio da funo social incide imediatamente, deaplicabilidade imediata a prpria jurisprudncia j o reconhece o princpio transforma a propriedade capitalista, sem socializlaconstituio regime jurdico da propriedade, no de limitaes, obrigaes e nus que podem apoiarse em outros ttulos de interveno, como a ordem pblicaouaatividadedepolciaconstituiumprincpioordenadordapropriedadeprivada noautorizaasuprimirporvialegislativa,ainstituiodapropriedadeprivada.

27

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

IIIDIREITOSSOCIAIS FUNDAMENTOSCONSTITUCIONAIS 64) Ordem socialedireitossociais:aCF/88trazumcaptulo prpriodosdireitossociais e, bem distanciado deste, um titulo especial sobre a ordem social, no ocorrendo uma separao radical, como se os direitos sociais no fossem algo nsitona ordem social o art. 6 diz que so direitos sociais aeducao,asade,otrabalho,olazer,aseguranaa previdncia social ......, na forma desta Constituio esta forma dada precisamente no ttulo da ordem social, onde trata dos mecanismos e aspectos organizacionais desses direitos.

65) Direitos sociais e direitos econmicos: a Constituio inclui o direito dos trabalhadores como espcie de direitos sociais, e o trabalho como primado bsico da ordem social (arts. 7 e 193) o direito econmico tem uma dimenso institucional, enquantoos sociais constituem forma detutela pessoalodireitoeconmicoadisciplina jurdica de atividades desenvolvidas nos mercados, visando a organizlos sob a inspirao dominante do interesse social os sociais disciplinam situaes objetivas, pessoaisougrupaisdecarterconcreto. 66) Conceito de direitos sociais: soprestaes positivas proporcionadas pelo Estado direta ouindiretamente,enunciadasemnormasconstitucionais,quepossibilitammelhores condies de vida aos mais fracos, direitos que tendem a realizar a equalizao de situaessociaisdesiguais. 67) Classificao dos direitos sociais: vista do Direito positivo, e com base nos arts. 6a11,soagrupadosem5classes: a. direitossociaisrelativosaotrabalhador b. relativos seguridade, compreendendo os direitos sade, previdncia e assistnciasocial c. relativoseducaoecultura d. relativosfamlia,criana,adolescenteeidoso e. relativos ao meio ambiente h porm uma classificao dos direitos sociais do homemcomoprodutorecomoconsumidor.

DIREITOSSOCIAISRELATIVOSAOSTRABALHADORES QuestodeOrdem

28

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

68) Espcies de direitos relativos aos trabalhadores: so de duas ordens: a) os direitos em suas relaes individuais de trabalho (art. 7) b) direitos coletivos dos trabalhadores(arts.9a11).

DireitosdosTrabalhadores 69) Destinatrios: o art. 7 relaciona os direitosdos trabalhadores urbanos erurais,mas seu pargrafo nico assegura categoria dos trabalhadores domsticos os direitos indicadosnosincisosIV,VI,VIII,XVII,XVIII,XIX,XXIeXXIV. 70)Direitos reconhecidos:sodireitosdostrabalhadores osenumeradosnosincisosdo art. 7, alm de outros quevisem melhoriadesuacondio socialtemosassimdireitos expressamenteenumeradosedireitossimplesmenteprevistos. 71) Direito ao trabalho e garantiado emprego: oart. 6 define o trabalho como direito social, mas nem ele nem oart.7trazemnormaexpressaconferindoodireito aotrabalho este sobressai do conjunto de normas sobre o trabalho noart. 1, IV,declara que o Pas tem como fundamento, entre outros, os valores sociais do trabalho o 170estatui que a ordem econmica fundase na valorizao do trabalho o 193 dispeque a ordem social tem como base o primado do trabalho. A garantia de emprego significa o direito de o trabalhador conservar sua relao de emprego contra despedida arbitrria ou sem justa causa,prevendoumaindenizaocompensatria,casoocorraessahiptese(art.7,I). 72) Direitos sobre as condies de trabalho: as condies dignas de trabalho constituem objetivos dosdireitosdostrabalhadorespormeio delasqueelesalcanama melhoria de sua condio social (art. 7, caput) a Constituio no o lugar para se estabelecerem as condies das relaes de trabalho, mas ela o faz,visando proteger o trabalhador, quanto a valores mnimos e certas condies de salrios (art. 7, IV aX), e, especialmente para assegurar a isonomia material (XXX a XXXII e XXXIV), garantir o equilbrioentreotrabalhoedescanso(XIIIaXVeXVIIaXIX). 73) Direitos relativos ao salrio: quanto fixao, a CF oferece vrias regras e condies, tais como: salrio mnimo, piso salarial, salrio nunca inferior ao mnimo, dcimoterceiro salrio, renumerao do trabalho noturno superior do diurno, determinaoquearenumeraodahoraextrasejasuperiornomnimo50%adotrabalho normal, salriofamlia, respeito ao princpio da isonomia salarial e o adicional de insalubridade quanto proteo do salrio, possui2preceitosespecficos:irredutibilidade do salrio (inciso VI), e a proteo do salrio na forma da lei, constituindo crime sua retenodolosa(incisoX). 74) Direitos relativos ao repouso e inatividade do trabalhador: a Constituio assegura o repouso semanal renumerado, o gozo defriasanuais,alicenaagestante e
29

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

alicenapaternidade(incisosXVeXVIIaXIX). 75) Proteo dos trabalhadores: a CF ampliouas hipteses de proteo, a primeira na ordem do art. 7 que aparece a do inciso XX: proteo ao mercado de trabalho da mulher a segunda ado inciso XXII, forma deseguranadotrabalhoaterceiradoinciso XXVII, prev a proteo em face da automao, na forma da lei a quarta a do inciso XXVIII, que estabelece o seguro contra acidentes de trabalho cabe observar que os dispositivos que garantem a isonomia e no discriminao (XXX a XXXII) tambm possuemumadimensoprotetoradotrabalhador. 76) Direitos relativos aos dependentesdo trabalhador: o da maior importnciasocial o direito previsto no inc. XXV, do art.7,pelo qual se assegura assistncia gratuita aos filhos e dependentes do trabalhador desde o nascimentoat 6 anosdeidadeem creches eprescolas.

77) Participao nos lucros e cogesto: dizse que direito dos trabalhadores a participao nos lucros, ou resultados, desvinculada da renumerao, e, excepcionalmente, a participao na gesto daempresa,conformedefinidoemlei(art.7, XI) o texto fala em participao nos lucros, ou resultados so diferentes resultados, consistem naequaopositivaounegativaentretodososganhoseperdaslucrobrutoa diferena entre a receita lquida e custos de produo dosbenseserviosdaempresaa participao na gesto da empresa s ocorrer quando a coletividade trabalhadora da empresa, por si ou por umacomisso, um conselho, um delegado ou um representante, fazendo parte ou no dos rgos diretivos dela, disponhade algum poder de codeciso oupelomenosdecontrole. DIREITOSCOLETIVOSDOSTRABALHADORES 78) Liberdade de associao ou sindical: so mencionados no art. 8, 2 tipos de associao: a profissional e a sindical a diferena que a sindical uma associao profissional com prerrogativas especiais, tais como: defender os direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, participar das negociaes coletivas, eleger ou designar representantes da respectiva categoria, impor contribuies j a associao profissional no sindical se limita a fins de estudo, defesa e coordenao dos interesses econmicos e profissionais de seus associados. A Constituio contempla e assegura amplamente a liberdadesindical em todos os seus aspectos a liberdade sindical implica efetivamente: a liberdade de fundao de sindicato, a liberdade de adeso sindical, a liberdade de atuao e a liberdade de filiao. A participao dos sindicatos nas negociaes coletivas de trabalho obrigatria, por fora do art. 8, VI. O inciso IV, do referido artigo autoriza a assemblia geral a fixar a contribuio sindical que, em se tratandodecategoriaprofissional,serdescontadaemfolha,independentedacontribuio prevista em lei.(arts. 578 a 610 da CLT). Sobre a pluralidade ou unicidade sindical, a CF adotouaunicidade,conformeoart.8,II.
30

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

79) Direito de greve: a Constituioassegurou o direito de greve, porsiprpria(art.9) no o subordinoua eventual previso em lei greve oexercciode umpoderdefatodos trabalhadorescomofimderealizarumabstenocoletivadotrabalhosubordinado. 80) Direito de substituio processual: consiste no poder que a Constituio conferiu aos sindicatos de ingressar em juzo na defesa de direitos e interesses coletivos e individuaisdacategoria. 81) Direito de participao laboral: direito coletivo de natureza social (art. 10), segundo o qual assegurada a participao dos trabalhadores e empregadores nos colegiados dos rgos pblicos em que seus interesses profissionais ou previdencirios sejamobjetodediscusso. 82) Direito de representao na empresa: est consubstanciado na art. 11,segundoo qual, nas empresas de mais de 200 empregados, assegurada a eleio de um representante destes com a finalidade exclusiva de promoverlhes o entendimento direto comosempregadores. DIREITOSSOCIAISDOHOMEMCONSUMIDOR DireitosSociaisRelativosSeguridade 83) Seguridade social: A Constituio acolheu uma concepo de seguridade social, cujos objetivos e princpios se aproximam bastante daqueles fundamentais, ao definila como um conjunto de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadasa asseguraros direitos relativos sade, previdnciaeassistnciasocial (194). 84) Direito sade: a CF declara ser a sade direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos a ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao, servios e aes que so derelevncia pblica (196e197). 85) Direito previdncia social: fundase no princpio do segurosocial,desortequeos benefcios e servios sedestinam a cobrir eventos de doena, invalidez, morte, velhice e recluso,apenasdoseguradoeseusdependentes.(201e202) 86) Direito assistncia social: constitui a face universalizante da seguridade social, porque ser prestada a quem dele necessitar, independentemente de contribuio (art. 203).

31

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

DireitosSociaisRelativosEducaoeCultura 87) Significao constitucional: a CF/88 deu relevante importncia cultura, formando aquilo que se denomina ordem constitucional da cultura, ou constituio cultural, constituda pelo conjunto de normas que contm referncias culturais e disposies consubstanciadoras dosdireitos sociaisrelativoseducaoecultura.(5,IX,23,IIIaV, 24,VIIaIX,30,IX,e205a2017). 88) Objetivos e princpios informadores da educao:os objetivos esto previstosno art.205: a. plenodesenvolvimentodapessoa b. preparodapessoaparaoexercciodacidadania c. qualificao da pessoa para o trabalho os princpios esto acolhidos no art. 206: universalidade, igualdade, liberdade, pluralismo, gratuidade do ensino pblico, valorizao dos respectivos profissionais, gesto democrtica da escola epadro dequalidade.

89) Direito educao: o art. 205 contm uma declarao fundamental,quecombinada com o art. 6,elevae educaoaonveldosdireitos fundamentaisdohomemaseafirma que a educao direito de todos, realandolhe o valor jurdico, com a clusula a educaodeverdoEstadoedafamlia(art.205e227). 90)Direitocultura:osdireitosculturaisso: a. direitodecriaocultural b. direitodeacessosfontesdaculturanacional c. direitodedifusodacultura d. liberdadedeformasdeexpressocultural e. liberdadedemanifestaesculturais f. direitodever estatal de formao de patrimnio cultural e de proteodosbensde cultura, que, assim, ficam sujeitos a um regime jurdico especial, como forma de propriedadedeinteressepblico(215e216).

DIREITOAMBIENTAL 91) Direito ao lazer: a Constituio menciona o lazer apenas no art. 6 e faz ligeira referncia noart.227,enadamaisdizsobreessedireitosocialcomovisto,eleestmuito associadoaosdireitosdostrabalhadoresrelativosaorepouso. 92) Direitoaomeioambiente:oart.225estatuique,todostmodireitoaomeioambiente ecologicamente equilibrado, bem de usocomumdo povoeessencialsadiaqualidadede vida, impondose ao Poder Pblico e coletividade o dever de defendlo e preservlo
32

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

paraaspresentesefuturasgeraes.

DIREITOSSOCIAISDACRIANAEDOSIDOSOS 93) Proteomaternidadeeinfncia:estprevistanoart.6comoespciededireito social, mas seu contedo h de ser buscado em mais de um dos captulos da ordem social, onde aparece com aspectos do direito de previdncia social, deassistnciasocial e no captulo da famlia, da criana, do adolescente e do idoso (art. 227), sendo de ter cuidado paranoconfundir odireitoindividualdacriana,comseudireitosocial,quealis coincide, em boa parte, com o de todas as pessoas, com o direito civil e com o direito tutelardomenos(art.227,3,IVaVII,e4). 94) Direito dos idosos: alm dos direitos, previdencirio (201, I) e assintencirio(203,I), o art. 230, estatui que a famlia, a sociedade e o Estado tm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando a sua participao na comunidade, defendendo sua dignidade e bemestar e garantindolhes o direito vida, bem como a gratuidade dos transportescoletivosurbanose,tantoquantopossvelaconvivnciaemseular.

IVDIREITODENACIONALIDADE 95) Conceito de Nacionalidade: segundo Pontes de Miranda, nacionalidade ovnculo jurdicopoltico de Direito Pblico interno, que faz da pessoa um dos elementos componentes da dimenso pessoal do Estado no Direito Constitucional vigente, os termos nacionalidade e cidadania, ounacionalecidado,tmsentidodistintonacionalo brasileiro nato ou naturalizado cidado qualifica o nacionalnogozodosdireitospolticose osparticipantesdavidadoEstado. 96) Natureza do direito de nacionalidade: os fundamentos sobre a aquisio da nacionalidade matria constitucional, mesmo naqueles casosemqueelaconsiderada emtextosdeleiordinria. 97) Nacionalidade primria e nacionalidade secundria: a primria resulta de fato natural o nascimento a secundria a que se adquire por fato voluntrio, depois do nascimento. 98)Modosdeaquisiodenacionalidade:so2oscritriosparaadeterminaoda nacionalidadeprimria: critrio de sangue, se confere a nacionalidade em funo do vnculo de sangue reputandoseosnacionaisoudependentesdenacionais b. o critrio de origem territorial, pelo qualseatribuianacionalidadeaquem nasceno
a. 33

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

territriodoEstadodequesetrata. Osmodosdeaquisiodanacionalidadesecundriadependemdavontade: a. doindivduo b. doEstado.

99) O poliptridaeo heimatlos: poliptridaquemtemmaisdeumanacionalidade,o que acontece quando sua situao de nascimento se vincula aos 2 critrios de determinao de nacionalidade primria Heimatlos, consiste na situao dapessoa que, dada a circunstncia de nascimento, no se vincula a nenhum daqueles critrios,que lhe determinariam uma nacionalidade geram um conflito de nacionalidade, que pode ser positivoou negativo.Osistemaconstitucionalbrasileiro,ofereceum mecanismoadequado para solucionar os conflitos de nacionalidade negativa em que se vejam envolvidos filhos debrasileiros(art.12,I,bec). DIREITODENACIONALIDADEBRASILEIRA 100) Fonte constitucional do direito de nacionalidade: esto previstos no art. 12 da Constituiosessedispositivodizquaissoosbrasileiros,distinguindoseem2grupos, com conseqncia jurdicas relevantes: os brasileiros natos (art. 12, I), e o brasileiros naturalizados(art.12,II). 101) Os brasileiros natos: o art. 12, I, d os critrios e pressupostos para que algum seja considerado brasileiro nato, revelando 4 situaes definidoras de nacionalidade primrianoBrasil,soelas: 1. os nascidos no Brasil, quer sejam filhos de pais brasileiros ou de pais estrangeiros,anoserqueestejamemserviooficial 2. os nascidos no exterior, de pai ou me brasileiros, desde que qualquer delesestejaaserviodoBrasil 3. os nascidos no exterior, de pai ou me brasileiros, desde que venham a residir no Brasil antes da maioridade e optem, em qualquer tempo, pela nacionalidadebrasileira 4. osnascidosnoexterior,registradosemrepartiobrasileiracompetente. 102) Os brasileiros naturalizados: o art. 12, II, prev o processo de naturalizao, s reconhecendo a naturalizao expressa, aquela que depende de requerimento do naturalizando,ecompreende2classes: a. ordinria: a concedida ao estrangeiro residente no pas, que preencha os requisitos previstos na lei de naturalizao, exigidas aos originrios de pases de lngua portuguesa apenas residncia por um ano ininterrupto e idoneidade moral (art.12,I,a) b. extraordinria: reconhecida aos estrangeiros, residente no Brasil h mais de 15 anos ininterruptos e sem condenao penal, desde querequeiramanacionalidade brasileira. 103) Condio jurdica do brasileiro nato: essa condio d algumas vantagens em
34

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

relao ao naturalizado, como a possibilidade de exercer todos os direitos conferidos no ordenamento ptrio, observados os critrios para isso, mas tambm ficam sujeitos aos deveres impostos a todosasdistinessosaquelasconsignadasnaConstituio(art. 12,2). 104) Condio jurdica do brasileiro naturalizado: as limitaes aos brasileiros naturalizadossoasprevistasnosarts.12,3,89,VII,5,LI,222. 105)Perdadenacionalidadebrasileira:perdeanacionalidadeobrasileiroque: a. tiver cancelada sua naturalizao, por sentena judicial, em virtude de atividade nocivaaointeressenacional b. adquirir outra nacionalidade (art. 12, 4), salvo nos casos de reconhecimento de nacionalidade originria pela lei estrangeira e imposio de naturalizao, pela norma estrangeira, ao brasileiro residente no Estado estrangeiro, como condio para permanncia emseu territrio ou para exerccio de direitos civis (redao da ECR3/94). 106) Reaquisio da nacionalidade brasileira: salvo se o cancelamento for feito em ao rescisria, aquele que teve a naturalizao cancelada nunca poder recuperar a nacionalidade brasileira perdida o que a perdeu por naturalizao voluntria poder readquirila ,por decreto do Presidente, se estiver domiciliado no Brasil (Lei 818/49, art. 36) cumprese notar que a reaquisio da nacionalidade operaa partir do decreto quea conceder,notendoefeitoretroativo,apenasrecuperaacondioqueperdera. CONDIOJURDICADOESTRANGEIRONOBRASIL 107) O estrangeiro: reputase estrangeiro noBrasil,quemtenhanascidoforadoterritrio nacional que, por qualquer forma prevista na Constituio, no adquira a nacionalidade brasileira. 108) Especial condio jurdica dos portugueses no Brasil: a CF favorece os portugueses residentes no pas, apesar desse dispositivo ser muito defeituoso e incompreensvel, quando declara que aos portugueses com residncia permanente no Pas, se houver reciprocidade em favor de brasileiros, sero atribudos os direitos inerentes ao brasileiro nato, salvo os casos previstos nesta Constituio ora, se ressalvam casos previstos, a constituio no temressalvaalgumaaos direitosinerentes aosbrasileirosnatos. 109) Locomoo no territrionacional:aliberdadedelocomoonoterritrionacional assegurada a qualquer pessoa (art. 5, XV) a lei condiciona o direitode qualquer pessoa entrar no territrio nacional, nele permanecer ou dele sair, s ou com seus bens (Lei 6815/80,alteradapelaLei6964/81). Entrada: satisfazendo as condies estabelecidas na lei, obtendo o visto de entrada, conforme o caso, no o concedendo aos menores de 18 anos, nema estrangeiros nas situaes enumeradas no art.7dareferidaleiovistonocriadireitosubjetivo,masmera expectativadedireito Permanncia: estada sem limitao de tempo, assim que obtenha o visto para fixarse
35

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

definitivamente Sada:podedeixaroterritriocomovistodesada. 110)Aquisioegozodosdireitoscivis:oprincpioodequealeinodistingueentre nacionais e estrangeiros quanto aquisio e ao gozo dos direitos civis (CC, art. 3) porm, existem limitaes aos estrangeiros estabelecidas na Constituio, desorte que podermos asseverar que eles s no gozam dos mesmos direitos assegurados aos brasileirosquandoaprpriaConstituioautorizeadistino.Exs:arts.190,172,176,1, 222,5,XXXI,227,5) 111) Gozo dosdireitosindividuaisesociais:asseguradoaosestrangeirosresidentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, a liberdade, igualdade, segurana e propriedade, esse com restries quanto aos sociais, ela no assegura, mas tambm norestringe. 112) No aquisiode direitos polticos: os estrangeiro no adquirem direitos polticos (art.14,2). 113) Asilo poltico: a Constituio prev a concesso do asilo poltico sem restries, considerando como umdosprincpiosqueregem asrelaesinternacionaisdoBrasil(art. 4, X) consiste no recebimento de estrangeiros no territrio nacional, a seu pedido, sem os requisitos de ingresso, para evitar punio ou perseguio no seu pas por delito de naturezapolticaouideolgica. 114) Extradio: compete aUnio legislar sobre extradio (art. 22, XV),vigorandosobre ela os arts. 76 a 94 da Lei 6815/80 mas a CF traa limites possibilidade de extradio quanto pessoaacusadaequandonaturezadodelito,vetando oscrimes polticos oude opinio porestrangeiro,edemodoabsoluto osbrasileirosnatoscabeaoSTFprocessare julgarordinariamenteaextradiosolicitadaporEstadoestrangeiro. 115) Expulso: passvel de expulso o estrangeiro que, de qualquer forma, atentar contra a segurana nacional, a ordem poltica ou social, a tranqilidade ou moralidade pblica e a economia popular, ou cujo procedimento o torne nocivo convivncia e aos interesses nacionais, entre outros casos previstos em leifundamentasenanecessidade de defesa e conservao da ordem interna ou das relaes internacionais do Estado interessado. 116) Deportao: fundamentase no fato de o estrangeiro entrar ou permanecer irregularmentenoterritrionacionaldecorredonocumprimentodosrequisitos.

VDIREITODECIDADANIA DIREITOSPOLTICOS
36

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

117) Conceito e abrangncia: Os direitos polticos consistem na disciplina dos meios necessrios ao exerccio da soberania popular a Constituio emprega a expresso direitos polticos, em seu sentido estrito, como o conjunto de regras que regula os problemaseleitorais. 118) Modalidades de direitos polticos: o ncleo fundamental dos direitos polticos consubstanciase no direito de votar e ser votado, possibilitandose falar em direitos polticos ativos epassivos,semqueissoconstituadivisodeles,soapenasmodalidades de seu exerccio ligadas capacidade eleitoral ativa, consubstanciada nas condies do direito de votar (ativo), e capacidade eleitoral passiva, que assenta na elegibilidade, atributodequempreencheascondiesdodireitodeservotado(passivo). 119)Aquisiodecidadania:osdireitosdecidadaniaadquiremsemediantealistamento eleitoral na forma da lei a qualidade de eleitor decorre do alistamento, que obrigatrio para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos,os maiores de 70 anos e maiores de 16 e menores de 18 (art. 14, 1, I e II) podese dizer, entoqueacidadania se adquire com aobtenodaqualidadedeeleitor,quedocumentalmentesemanifestana possedottulodeeleitorvlido.

DIREITOSPOLTICOSPOSITIVOS 120) Conceito: consistem no conjunto de normas que asseguram o direito subjetivo de participao noprocesso poltico e nos rgos governamentais, garantindo aparticipao dopovonopoderdedominaopolticapormeiodasdiversasmodalidadedesufrgio. 121) Instituies: as instituies fundamentais so as que configuram o direito eleitoral, taiscomoodireitodesufrgioeossistemaseprocedimentoseleitorais.

DireitodeSufrgio 122) Conceito e funes do sufrgio: as palavras sufrgio e voto so empregadas comumente como sinnimas a CF, no entanto,dlhessentidodiferentes,especialmente no seu art. 14, por onde se v que sufrgio universal e o voto direto, secreto e tem valor igual o sufrgio umdireitopblicosubjetivode naturezapoltica,quetemocidado de eleger, ser eleito e de participar da organizao e da atividade do poder estatal nele consubstanciase o consentimento do povo que legitimao exerccio dopoder a estando sua funo primordial, que a seleo e nomeao das pessoas que ho de exercer as atividadesgovernamentais.
37

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

123) Formadesufrgio: oregimepolticocondicionaasformasdesufrgioou,poroutras palavras,asformas desufrgiodenunciam,emprincpio,oregimeseestedemocrtico, ser universal (quando se outorga o direito devotara todosasnacionaisdeumpas,sem restries derivadas de condies de nascimento, de fortuna ede capacidade especial. art.14) osufrgiorestrito(quandosconferidoaindivduosqualificadosporcondies econmicas ou de capacidade especiais) revela um regime elitista, autocrtico ou oligrquicooDireitoConstitucionalbrasileirorespeitaoprincpioda igualdade do direitode voto, adotandose a regrade que a cada homem vale um voto,no sentido de que cada eleitor de ambos os sexos tem direito a um votoem cada eleio e paracadatipodemandato. esseassuntomereceumaleituramaisampla. 124) Natureza do sufrgio: um direitopblicosubjetivodemocrtico, que cabeaopovo nos limites tcnicos do princpio da universalidade e da igualdade de voto e de elegibilidadefundamentasenoprincpiodasoberaniapopularpormeioderepresentantes. 125) Titulares do direito de sufrgio: dizse ativo (direito devotar) e passivo (direitode ser votado) aquele caracteriza o eleitor, o outro, o elegvel o primeiro pressuposto do segundo,pois,ningumtemodireitodeservotado,senofortitulardodireitodevotar. 126) Capacidade eleitoral ativa: depende das seguintes condies: nacionalidade brasileira, idade mnima de 16 anos, posse de ttulo eleitoral e no ser conscrito em serviomilitarobrigatrio.(art.14) 127)Exercciodosufrgio:ovoto:ovotooatofundamentaldoexercciododireitode sufrgio,noquetangesuafunoeleitoralasuamanifestaonoplanoprtico. 128) Natureza do voto: a questo se oferece quanto asaberse ovotoumdireito,uma funo ou um dever que um direito j o admitimos acima , sim, uma funo, mas funo de soberania popular, na medida em quetraduz oinstrumento de atuao desta nessesentido,aceitvelasuaimposiocomoumdeverdaseconcluiqueovotoum direitopblicosubjetivo,umafunosocialeumdever,aomesmotempo. 129) Caracteres do voto: eficcia, sinceridade e autenticidade so atributos que os sistemas eleitorais democrticosprocuramconferiraovotoparatanto, hodegarantirlhe 2 caracteres bsicos: personalidade e liberdade a personalidade do voto indispensvel para a realizao dos atributos da sinceridade e autenticidade, significando que o eleitor dever estar presentee votar ele prprio, no seadmitindo,osvotosporcorrespondncia ou por procurao a liberdade de voto fundamental para sua autenticidade e eficcia, manifestandose no apenas pela preferncia a umououtrocandidato,mastambmpela faculdadedevotarembrancooudeanularovoto,direitoesse,garantidopelovotosecreto osigilodovotoasseguradomedianteasseguintesprovidncias: 1. usodecdulasoficiais 2. isolamentodoeleitoremcabineindevassvel 3. verificaodaautenticidadedacdulaoficial
38

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

4.

emprego de urna que assegure a inviolabilidade dosufrgioesejasuficientemente ampla para que no acumulem as cdulas na ordem em que forem introduzidas peloprprioeleitor,noseadmitindoqueoutroofaa.(art.103,Lei4737/65)

130) Organizao do eleitorado: oconjuntodetodosaquelesdetmodireitodesufrgio forma o eleitorado de acordo com o direito eleitoral vigente, o eleitorado est organizado segundo 3 tipos de diviso territorial, que so as circunscries eleitorais e zonas eleitorais e, nestas, os eleitores so agrupados em sees eleitorais que no tero mais de 400 eleitores nas capitais e de 300 nas demais localidades, nem menos de 50, salvo autorizaodoTREemcasosexcepcionais(art.117,Lei4737/65). 131) Elegibilidade e condies de elegibilidade: consiste no direito de postular a designao pelos eleitores a um mandado poltico no Legislativo ou no Executivo as condies de elegibilidade e as inelegibilidade variam em razo da natureza ou tipo de mandato pleiteado a CF arrola no art. 14, 3,ascondiesdeelegibilidade,naformada lei, isso porquealgumas da condies indicadas dependemdeformaestabelecidaemlei as inelegibilidades constam nos 4 a 7 e 9 do mesmo artigo, alm de outras que podemserprevistasemleicomplementar.

SISTEMASELEITORAIS 132) As eleies: a eleio no passa de um concurso de vontades juridicamente qualificadas visando operaradesignaodeumtitulardemandatoeletivoaseleiesso procedimentostcnicosparaadesignao depessoasparaumcargoouparaaformao de assemblias oconjunto de tcnicas eprocedimentosqueseempregamnarealizao das eleies, destinados a organizar a representao do povo no territrio nacional, se designasistemaeleitoral. 133) Reeleio: significa a possibilidade que a Constituio reconhece ao titular de um mandato eletivo de pleitear sua prpria eleio para um mandato sucessivo ao que est desempenhando. 134) O sistemamajoritrio: por esse sistema, a representao, em dado territrio,cabe ao candidato ou candidatos que obtiverem a maioria dos votos primeiramente ele se conjuga com o sistema de eleies distritais, nos quais o eleitor h de escolher entre candidatos individuais em cada partido, isto , haver apenas um candidato por partido em segundo lugar pode ser simples, com maioria simples, como pode ser por maioria absolutaoDireitoConstitucionalbrasileiroconsagraosistemamajoritrio: a. por maioria absoluta, para a eleio do Presidente (77), do Governador (28) e do
39

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

Prefeito(29,II) b. pormaioriarelativa,paraaeleiodeSenadoresFederais. 135)Osistemaproporcional:acolhidoparaaeleiodosDeputadosFederais(45),se estendendo s Assemblias Legislativas e s Cmaras de Vereadores por ele, pretendese que a representao em determinado territrio, sedistribua emproporos correntes ideolgicas ou de interesse integrada nos partidos polticos concorrentes o sistema suscita os problemas de saber quem considerado eleito e qual o nmero de eleitosporpartido,sendo,porisso,necessriodeterminar: a. votos vlidos: para a determinao do quociente eleitoral contamse, como vlidos, os votosdados legenda partidria e os votosdetodososcandidatosos votosnulosebrancosnoentramnacontagem(77,2). b. Quociente eleitoral: determinase o quociente eleitoral , dividindose onmerode votos vlidos pelo nmero de lugares a preencher na Cmarados Deputados, ou na Assemblia Legislativa estadual, ou na Cmara Municipal, conforme o caso, desprezada a frao igual ou inferior a meio, arredondandose para 1, a frao superiorameio. c. Quociente partidrio: onmerodelugarescabvelacada partido, que seobtm dividindose o nmero de votos obtidos pela legenda pelo quociente eleitoral, desprezadaafrao. d. Distribuio de restos: para solucionar esse problema da distribuiodos restos ou das sobras, o direito brasileiro adotou o mtodo da maiormdia,queconsiste no seguinte: adicionase mais 1 lugar aos o que foram obtidos porcada um dos partidos depois, tomase o nmero de votos vlidos atribudos a cada partido e dividese por aquela soma o primeiro lugar a preencher caber ao partido que obtiver amaiormdiarepitaseamesmaoperaotantasvezesquantosforemos lugares restantes que devem ser preenchidos, at sua total distribuio entre os diversospartidos.(CdigoEleitoral,art.109) 136) O sistema misto: existem 2 tipos: o alemo, denominado sistema de eleio proporcional personalizado, que procura combinar o princpio decisrio da eleio majoritria com o modelorepresentativodaeleioproporcionaleomexicano,quebusca conservar osistemaeleitoralmisto,mascomumaumentodarepresentaoproporcional, com predomnio do sistema de maioria. No Brasil, houve tentativa de implantar um chamado sistema misto majoritrio e proporcional por distrito, na forma que a lei dispusesseaEC22/82oquepreviu.

PROCEDIMENTOELEITORAL 137) Apresentaodecandidatos:oprocedimentoeleitoralvisaselecionaredesignaras autoridades governamentais portanto, h de comear pela apresentao dos candidatos aoeleitoradoaformaodascandidaturasocorremem cadapartido,segundooprocesso por ele estabelecido, poisa CF garantelhes autonomia para definir sua estrutura interna, organizaoefuncionamento(17,1)oregistrodascandidaturasfeitoapsaescolha, cumpre ao partidoprovidenciarlhes oregistroconsoante, cujoprocedimentoestadescrito nos arts. 87 a 102 do Cdigo Eleitoral Propaganda: regulada pelos arts. 240 a 256 do CdigoEleitoral.
40

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

138) O escrutnio: o modopelo qual se recolhem e apuram os votos nas eleiese nesse momentoquedevemconcretizarse as garantias eleitorais do sigilo eda liberdade devoto(arts.135a157,e158a233,CdigoEleitoral). 139) O contencioso eleitoral: cabe a Justia Eleitoral, e tem por objetivo fundamental assegurar a eficcia das normas e garantias eleitorais e, especialmente,coibir a fraude, buscandoaverdadeealegitimidadeeleitoral.(arts.118a121)

DIREITOSPOLTICOSNEGATIVOS 140) Conceito: so quelas determinaes constitucionais que, de uma forma ou de outra, importem em privar ocidado do direito de participao no processo poltico e nos rgosgovernamentais. 141) Contedo: compemse das regras que privam o cidado, pela perda definitiva ou temporria, da totalidadedos direitos polticos de votar e ser votado,bem como daquelas regrasquedeterminamrestrieselegibilidadedocidado. 142) Interpretao: a interpretao das normas constitucionais ou complementares relativas aos direitos polticos deve tender maior compreenso do princpio, deve dirigirse ao favorecimento do direito de votar e de ser votado, enquanto as regras de privao e restrio ho de entenderse nos limites mais estreitos de sua expresso verbal,segundoasboasregrasdehermenutica. PRIVAODOSDIREITOSPOLTICOS 143) Modos de privaodos direitospolticos:aprivaodefinitivadenominaseperda dos direitos polticos a temporria sua suspenso a Constituio veda a cassao de direitospolticos,esadmiteaperdaesuspensonoscasosindicadosnoart.15. 144) Perda dos direitos polticos: consiste na privao definitiva dos direitos polticos, com o que o indivduo perde sua condio de eleitor etodos os direitos decidadanianela fundados. 145) Suspenso dos direitos polticos: consiste na sua privao temporria s pode ocorrer por uma dessas trs causas: incapacidade civil absoluta condenao criminal transitadaemjulgado,enquantoduraremseusefeitosimprobidadeadministrativa. 146) Competncia para decidir sobre a perda e suspenso de direitos polticos: decorre de deciso judicial,porquenosepodeadmitiraaplicaodepenasrestritivasde direito fundamental por via que no seja a judiciria, quando a Constituio no indique
41

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

outro meio o Poder Judicirio o nico que tem poder para dirimir a questo, em processosuscitadopelasautoridadesfederaisemfacedecasoconcreto. REAQUISIODOSDIREITOSPOLTICOS 147) Reaquisio dos direitos polticos perdidos: regulada no art. 40daLei818/49, que continua emvigor sobrea matria a regra , quem os perdeu em razodaperdade nacionalidade brasileira, readquirida esta, ficar obrigado a novo alistamento eleitoral, reavendo, assim, seus direitos polticos os perdidos em conseqncia da escusa de conscincia (art. 40 daLei818/49),admiteseuma analogiaLei8239/91,queprev essa reaquisio, quando diz que o inadimplente poder a qualquer tempo, regularizar sua situaomediantecumprimentodasobrigaesdevidas(art.4,2). 148) Reaquisio dos direitos polticos suspensos: no h norma expressa que preveja os casos e condies dessa reaquisio essa circunstncia, contudo, no impossibilita a recuperao desses direitos que se dar automaticamente com a cessaodosmotivosquedeterminaramasuspenso.

INELEGIBILIDADES 149) Conceito: Inelegibilidade revela impedimento capacidade eleitoral passiva (direito deservotado).

150) Objeto e fundamento: tm por objeto proteger a probidade administrativa, a normalidadeparao exerccio do mandato, considerada avidapregressadocandidato,ea normalidade e a legitimidade das eleies contra a influncia do poder econmico ou o abuso do exerccio de funo, cargo ou emprego naadministrao direta ou indireta (art. 14, 9) possuem um fundamento tico evidente, tornandose ilegtimas quando estabelecidas com fundamento poltico ou para assegurarem o domnio do poder por um grupoqueovenhadetendo. 151) Eficciadasnormassobreinelegibilidades:asnormascontidasnos4 a7,do art. 14, so de eficcia plena e aplicabilidade imediata para incidirem, independem de lei complementarreferidano9domesmoartigo. 152) Inelegibilidades absolutas e relativas: as absolutas implicam impedimento eleitoral paraqualquer cargo eletivo asrelativasconstituemrestrieselegibilidadepara determinadosmandatosemrazodesituaesespeciaisem que,nomomentodaeleio seencontreocidadopodemserpormotivosfuncionais,deparentescooudedomiclio.
42

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

153)Desincompatibilizao:dsetambmonomededesincompatibilizaoaoatopelo qualocandidatosedesvencilhada inelegibilidadeatempodeconcorrereleio cogitada o mesmo termo,tanto serve para designar o ato, mediante o qual o eleito sai de uma situao de incompatibilidade para o exerccio do mandato, como para o candidato desembaraarsedainelegibilidade.

DOSPARTIDOSPOLTICOS 154) Noo de partido poltico: uma forma de agremiao de um gruposocialquese prope organizar, coordenar e instrumentar a vontade popular com o fim de assumir o poderpararealizarseuprogramadegoverno. 155) Sistemas partidrios: sistema de partido, consiste no modo de organizao partidria de um pasos diferentes modos deorganizaopossibilitamosurgimentode3 tiposdesistema: a. odepartidonico,ouunipartidrio b. odedoispartidos,oubipartidarismo c. o de 3, 4, ou mais partidos, denominado sistema pluripartidrio, ou multipartidrio nesteltimoseincluiosistemabrasileironostermosdoart.17. 156) Institucionalizao jurdicoconstitucional dos partidos. Controle: a ordenao constitucional e legal dos partidos traduzse num condicionamentode sua estrutura, seu programa e suas atividades, que deu lugar a um sistemadecontrole,consoanteseadote uma regulamentao maximalista (maior interveno estatal) ou minimalista (menor) a Constituio vigente liberou a criao, organizao e funcionamento de agremiaes partidrias, numa concepo minimalista, sem controle quantitativo (embora o possibilite por lei ordinria), mas com previso de mecanismos de controle qualitativo (ideolgico), mantido o controle financeiro o controle financeiro impes limites apropriao dos recursos financeiros dos partidos, que s podem busclos em fontes estritamente indicadas,sujeitandosefiscalizaodoPoderPblico. 157) Funo dos partidos e partido de oposio: a doutrina, em geral, admite que os partidos tmporfunofundamental,organizaravontadepopulareexprimilanabuscado poder, visando a aplicao de seu programa de governo o pluripartidarismo pressupes maioria governante eminoria discordante o direito da maioria pressupesaexistnciado direito da minoria e da proteo desta, que funo essencial a existncia dos direitos fundamentais do homem decorrem, pois, dotextoconstitucional(17),anecessidadeeos fundamentosdepartidosdeoposio. 158) Natureza jurdica dos partidos: se segundo o 2, do art. 17, adquirem personalidadenaformadaleicivilporquesopessoasjurdicasdedireitoprivado.

43

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

PRINCPIOSCONSTITUCIONAISDEORGANIZAOPARTIDRIA 159) Liberdade partidria: afirmaseno art. 17, nos termos seguintes: livre a criao, fuso, incorporaoe extino dos partidos polticos, resguardados asoberanianacional o regime democrtico, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana, condicionados, no entanto, a serem de carter nacional, a no receberem recursos financeiros de entidade ou governo estrangeiro ou a subordinao a estes, a prestarem contasJustiaEleitoraleateremfuncionamentoparlamentardeacordocomalei. 160) Condicionamentos liberdade partidria: ela condicionada vrios princpios queconfluem,emessncia,paraseucompromissocomoregimedemocrtico. 161) Autonomia e democracia partidria: a idia que sai do texto constitucional(art.17, 1) a de queos partidos ho que se organizare funcionaremharmoniacomoregime democrtico e que sua estrutura interna tambm fica sujeita ao mesmo princpio a autonomia conferida na suposio de que cada partido busque, de acordo com suas concepes,realizarumaestruturainternademocrtica. 162) Disciplina e fidelidade partidria:pela CF, no so uma determinante da lei, mas uma determinante estatutria os estatutos dos partidos esto autorizados a prever sanes para os atos de indisciplina e de infidelidade, que podero ir de simples advertncia at a excluso mas a Constituio no permite a perda de mandato por infidelidadepartidria,atoveda.

PARTIDOSEREPRESENTAOPOLTICA 163) Partidos e elegibilidade: os partidos destinamse a assegurar a autenticidade do sistema representativo, sendo assim, canais por onde se realiza a representao poltica do povo, no se admitindo candidaturas avulsas, pois ningum pode concorreraeleies senoforregistradonumpartido(14,3,V). 164) Partidos e exerccio do mandato: uma das conseqncias da funo representativa dos partidos que o exerccio do mandato poltico, que o povo outorga a seus representantes, fazse por intermdio deles, que, desse modo, esto de permeio entre o povo e o governo, mas no no sentido de simples intermedirios entre 2 plos opostosoualheiosentresi,mascomouminstrumentopormeiodoqualopovogoverna. 165) Sistema partidrio e sistema eleitoral: ambos formam os dois mecanismos de expresso da vontade popular na escolha dos governantesa circunstncia de ambos se
44

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

voltarem para um mesmo objetivo imediato (a organizao da vontade popular) revela a influncia mtua entre eles, a ponto de a doutrinadefinircondicionamentosespecficosdo sistemaeleitoralsobreodepartidos.

VIGARANTIASCONSTITUCIONAIS DIREITOSESUAGARANTIAS 166) Garantia dos direitos: os direitos so bens e vantagens conferidos pela norma, enquanto as garantias so meios destinados a fazer valer esses direitos, so instrumentospelosquaisseasseguramoexerccioegozodaquelesbensevantagens. 167) Garantias constitucionais dos direitos: se caracterizam como imposies, positivas ou negativas, especialmente aos rgos do Poder Pblico, limitativas de sua conduta,paraasseguraraobservnciaou,ocaso,inobservnciadodireitoviolado. 168) Confronto entre direitos e garantias: a lio de Ruy Barbosa: convm olhar os exemplos que esto nas pginas 414 e ss.,paraentenderoassunto,quemuitoextenso pararesumir,sendonecessrioolharnantegra. 169) Classificao das garantias constitucionais especiais: nos termos do Direito Constitucionalpositivo,elasseagrupam: 1. Garantias constitucionais individuais, compreendendo: princpio da legalidade, da proteo judiciria, a estabilidade dos direitos subjetivos adquiridos, perfeitos e julgados,segurana,eosremdiosconstitucionais 2. garantiasdosdireitoscoletivos 3. dosdireitossociais 4. dosdireitospolticos. GARANTIASCONSTITUCIONAISINDIVIDUAIS 170) Conceito: usaremos a expresso para exprimir os meios, instrumentos, procedimentos e instituies destinados a assegurar o respeito, a efetividade dogozo ea exigibilidade dos direitos individuais, os quais se encontram ligados a estes entre os incisosdoart.5. 171) Classificao: apenas agruparemos em funo de seu objeto em legalidade, proteo judiciria, estabilidade dos direitos subjetivos, segurana jurdica e remdios constitucionais.

PRINCPIODALEGALIDADE
45

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

172) Conceito e fundamento constitucional: o princpio da legalidade sujeitase ao imprio da lei, mas da lei que realize o princpio da igualdade e da justia no pela sua generalidade, mas pela busca da equalizao dascondies dos socialmente desiguais est consagrado no inciso II, do art. 5, segundo o qual ningum serobrigado a fazerou deixardefazeralgumacoisasenoemvirtudedelei. 173) Legalidade e reserva de lei: o primeiro (genrica) significa a submisso e o respeito lei o segundo (legalidade especfica) consiste em estatuir que a regulamentaode determinadas matrias hdefazersenecessariamenteporleiformal temse a reserva legal quando uma norma constitucional atribui determinada matria exclusivamente lei formal,subtraindoa, com isso. disciplina de outrasfontes, quelas subordinadas. 174) Legalidade e legitimidade: oprincpio da legalidade de um EstadoDemocrticode Direito assenta numa ordem jurdica emanada de um poder legtimo, at porque, se o poder no for legtimo, o Estado no ser Democrtico de Direito, como proclama a Constituio(art.1)oprincpiodalegalidadefundasenoprincpiodalegitimidade. 175) Legalidade e poder regulamentar: cabe ao Presidente da Repblica o poder regulamentar para fiel execuo da lei e para dispor sobre a organizao e o funcionamento da administrao federal, na forma dalei(art.84,IVeVI)oprincpioode que o poder regulamentar consiste num poder administrativo no exerccio de funo normativa subordinada, qualquer que seja seu objeto significa que se trata de poder limitadonopoderlegislativo. 176) Legalidade e atividade administrativa: LembraHelyLopesMeirellesqueaeficcia de toda a atividade administrativa est condicionada ao atendimento da lei na Administrao Pblica nohliberdadenemvontadepessoal,spermitidofazeroquea lei autoriza no art. 37, esta o princpio segundooqualaAdministraoPblicaobedecer aosprincpiosdalegalidade,impessoalidade,moralidadeepublicidade. 177)Legalidadetributria:esseprincpiodaestritalegalidadetributriacompesede2 princpios que se complementam: o da reserva legal e o da anterioridade da lei tributria (art.150,IeIII),havendoexcees,comoadoart.153,1. 178) Legalidade penal: no h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem cominao legal (art. 5, XXXIX) o princpio se contempla com outro, o que prescreve a noultratividadedaleipenal(XL). 179) Princpios complementares do princpio da legalidade: aproteo constitucional do direito adquirido, do ato jurdico perfeito e da coisa julgada, constitui garantia de permanncia e de estabilidade do princpio da legalidade, junto com o da irretroatividade
46

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

dasleisqueocomplementa. 180) Controle de legalidade: a submisso da Administrao legalidade fica subordinadaa3sistemasdecontrole:oadministrativo,olegislativoeojurisdicional.

PRINCPIODAPROTEOJUDICIRIA 181) Fundamento: fundamentase no princpio da separao dos poderes, reconhecido pela doutrina como uma das garantias constitucionais juntase a uma constelao de garantias.(art.5,XXXV,LIVeLV) 182) Monoplio do judicirio do controle jurisdicional: a primeira garantia que o texto revela (art. 5, XXXV) a que cabe ao Judicirio o monoplio da jurisdio a segunda consiste no direito de invocar a atividade jurisdicional sempre que se tenha como lesado ousimplesmenteameaadoumdireito,individualouno. 183) Direito de ao ede defesa:garantese plenitudededefesa,asseguradanoinciso LV: aos litigantes, em processo judicial e administrativo, a aos acusados em geral so asseguradosocontraditrioeampladefesa,comosmeioserecursosaelainerentes. 184) Direito ao devido processo legal: ningum ser privado de liberdadeou de seus bens sem o devido processo legal (art. 5, LIV) combinado com o direito de acesso justia (XXXV) e o contraditrio e a plenitude de defesa (LV), fechasse o ciclo das garantiasprocessuais.

ESTABILIDADEDOSDIREITOSSUBJETIVOS 185) Segurana das relaes jurdicas: a segurana jurdica consiste no conjunto de condies que tornam possvel s pessoas o conhecimento antecipado e reflexivo das conseqncias diretas de seus atos e de seus fatos luza daliberdade reconhecida se vem leinova,revogandoaquelasobcujoimprioseformaraodireitosubjetivo,prevaleceo imprio da lei velha, consagrado na Constituio, no art. 5,XXXVI,aleinoprejudicaro direitoadquirido,oatojurdicoperfeitoeacoisajulgada. 186) Direito adquirido: a LICC declara que se consideram adquiridos os direitos que o seu titular, ou algum por ele, possa exercer, como aqueles cujo comeo do exerccio tenha termo prefixo, ou condio preestabelecidainaltervel,aarbtriodeoutrem(art.6, 2) se o direito subjetivo no foi exercido, vindo a lei nova, transformase em direito
47

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

adquirido,porqueeradireitoexercitveleexigvelvontadedeseutitular. 187) Ato jurdico perfeito: nos termos do art.153, 3 (art.5,XXXVI) aquelequesob regime da lei antiga se tornou apto para produzir osseusefeitospelaverificaodetodos os requisitos a isso indispensvel perfeito ainda que possa estar sujeito a termo ou condio aquela situao consumada ou direito consumado, direito definitivamente exercido. 188) Coisa julgada: a garantia, referese a coisa julgada material, prevalecendo hoje o conceito do CPC, denominase coisa julgada material a eficcia, que torna imutvel e indiscutvel a sentena,nomais sujeita a recurso ordinrio ou extraordinrio (art. 467)a lei no pode desfazer a coisa julgada, mas pode prever licitamente, comoofezoart.485 doCPC,suarescindibilidadepormeiodeaorescisria.

DIREITOSEGURANA

189) Segurana do Domiclio: o art.5,XI, consagrao direito do indivduo aoaconchego do lar com sua famlia ou s, quando define a casa como o asiloinviolvel do indivduo tambm o direito fundamental da privacidade, da intimidade a proteo dirigese basicamentecontraasautoridades,visaimpedirqueestarinvadamolar. 190) Segurana das comunicaes pessoais: visa assegurar o sigilo de correspondncia e das comunicaes telegrficas etelefnicas(art.5,XII),quesomeio de comunicao interindividual, formas de manifestao do pensamento de pessoa a pessoa,queentramnoconceitomaisamplodeliberdadedepensamentoemgeral(IV).

191) Segurana em matria penal: visam tutelar a liberdade pessoal, figuram no art. 5, XXXVIIaXLVII,maisahiptesedoLXXV,podemserconsideradasem2grupos: 1. garantias jurisdicionais penais: da inexistncia de juzo ou tribunal de exceo, de julgamento pelo tribunal do jri nos crimes dolosos contra a vida, do juiz competente 2. garantias criminais preventivas: anterioridade da lei penal, irretroatividade da lei penal,dalegalidadeedacomunicabilidadedapriso 3. relativas aplicao da pena: individualizao da pena, personalizao da pena, proibio da priso civil por dvida proibio de extradio de brasileiro e de estrangeiroporcrimepoltico,proibiodedeterminadaspenas 4. garantias processuais penais: instruo penal contraditria, garantia do devido processolegal,garantiadaaoprivada
48

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

garantiasdapresunodeinocncia:LVII,LVIIIeLXXV garantias da incolumidade fsica e moral: vedao do tratamento desumano e degradante,vedaoepuniodatortura 7. garantiaspenaisdanodiscriminao:XLIeXLII 8. garantiapenaldaordemconstitucionaldemocrtica:XLIV.
5. 6.

192)Seguranaemmatriatributria:realizasenasgarantiasconsubstanciadasnoart. 150: a. nenhum tributo ser exigido nem aumentado seno em virtude de lei princpiodalegalidadetributria b. dequenoseinstituirtratamentodesigualentrecontribuintes c. de que nenhum tributo ser cobrado em relao a fatos geradores ocorridos antes do incio da vigncia da lei que os houver institudo ou aumentado nem no mesmo exercciofinanceiroemquehajasidopublicada aleiqueosinstituiuouaumentou d. dequenohavertributocomefeitoconfiscatrio.

REMDIOSCONSTITUCIONAIS 193) Direito de petio: definese como direito que pertence a umapessoadeinvocara ateno dos poderes pblicos sobre uma questo ousituao,seja para denunciar uma leso concreta, e pedir reorientao da situao, seja para solicitar uma modificao do direitoemvigordosentidomaisfavorvelliberdade(art.5,XXXIV). 194) Direito a certides:est assegurado a todos, noart.5,XXXIV,independentemente do pagamento de taxas, a obteno de certides em reparties pblicas para defesa de direitoeesclarecimentosdesituaesdeinteressepessoal. 195) Hbeas corpus: um remdio destinado a tutelar o direito de liberdade de locomoo, liberdade de ir e vir, parar e ficar tem natureza de ao constitucional penal. (art.5,LXVIII)

196) Mandado de segurana individual: visa amparar direito pessoal lquido ecerto s o prprio titular desse direito tem legitimidade para impetrlo, que oponvel contra qualquerautoridadepblicaoucontraagentedepessoajurdicanoexercciodeatribuies pblicas, com o objetivo de corrigir ato ou omisso ilegal decorrente do abuso de poder. (art.5,LXIX) 197) Mandado de injuno: constitui um remdio ou ao constitucional posto disposio de quem se considere titular de qualquer daqueles direitos, liberdades ou prerrogativas inviveis por falta de norma regulamentadora exigida ou suposta pela Constituio sua finalidade consiste em conferir imediata aplicabilidade norma
49

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

constitucional portadoradaquelesdireitoseprerrogativas,inerteemvirtudedeausnciade regulamentao(art.5,LXXI). 198) Hbeas data: remdio que tem por objeto proteger a esfera ntima dos indivduos contra usos abusivos de registros de dados pessoais coletados por meios fraudulentos, desleais e ilcitos, introduo nesses registros de dados sensveis (origem racial, opinio poltica. etc) e conservao de dados falsos ou com fins diversos dos autorizados em lei (art.5,LXXII).

GARANTIADOSDIREITOSCOLETIVOS,SOCIAISEPOLTICOS GARANTIADOSDIREITOSCOLETIVOS 199) Mandado de segurana coletivo: institudo no art. 5,LXX,quepodeserimpetrado por partido poltico ou organizao sindical, entidade de classe ou associao legalmente constituda, em defesa dos interesses de seus membros ou associados o requisito do direito lquido e certo ser sempre exigido quando a entidade impetra o mandado de segurana coletivo na defesa de direito subjetivo individual quando o sindicato uslo na defesa do interesse coletivo de seus membros e quando os partidos impetraremno na defesa do interesse coletivo difuso exigemse ao menos a ilegalidade e a leso do interessequeofundamenta. 200) Mandado de injuno coletivo:podetambmserumremdiocoletivo,jquepode ser impetrado por sindicato (art. 8, III)nointeressedeDireitoConstitucionaldecategorias de trabalhadores quando a falta de norma regulamentadora desses direitosinviabilizeseu exerccio. 201) Ao popular: consta no art. 5, LXXIII, tratase de um remdio constitucional pelo qual qualquer cidado foca investido de legitimidade para o exerccio de um poder de natureza essencialmente poltica, e constitui manifestao direta da soberania popular consubstanciada no art.1, da CF podemos a definir como instituto processual civil, outorgado a qualquer cidado como garantia polticoconstitucional, para a defesa do interesse da coletividade,medianteaprovocao docontrolejurisdicionalcorretivodeatos lesivos do patrimnio pblico, da moralidade administrativa, do meio ambiente e do patrimniohistricoecultural. GARANTIADOSDIREITOSSOCIAIS 202) Sindicalizao e direito de greve: so os 2 instrumentos mais eficazes para a efetividade dos direitos sociais dos trabalhadores, visto que possibilita a instituio de sindicatos autnomos e livres ereconhece constitucionalmente odireitodegreve(arts.8 e9). 203) Decises judiciais normativas: a importncia dos sindicatos se revela na
50

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

possibilidade de celebrarem convenes coletivas de trabalho e, conseqentemente, na legitimaoquetmparasuscitardissdiocoletivodetrabalho.(114,2) 204) Garantia de outros direitos sociais: fontes de recursos para a seguridade social, com aplicao obrigatrianas aes eserviosdesadeesprestaesprevidencirias e assistenciais (194 e 195) a reserva de recursos oramentrios paraaeducao(212) aosdireitosculturais(215)aomeioambiente(225).

DIREITOSPOLTICOS 205) Definio do tema (remisso): so aquelas que possibilitam o livre exerccio da cidadania tais so o sigilo de voto,aigualdadedevotoincluiseaadeterminaodeque sejamgratuitos,naformadalei,osatosnecessriosaoexercciodacidadania. 206)Eficciadosdireitosfundamentais:agarantiadasgarantiasconsistenaeficciae aplicabilidade imediatadas normas constitucionais os direitos, liberdades e prerrogativas consubstanciadas no ttulo II, caracterizados como direitos fundamentais, s cumprem sua finalidade se as normas que os expressem tiverem efetividade, determinando que as normasdefinidorasdedireitosegarantiasfundamentaistmaplicaoimediata.

3a.Parte DAORGANIZAODOESTADOEDOSPODERES IDAESTRUTURABSICADAFEDERAO ENTIDADESCOMPONENTESDAFEDERAOBRASILEIRA


51

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

1) Componentes do Estado Federal: a organizao polticoadministrativacompreende, comosevnoart.18,aUnio,osEstados,oDistritoFederaleosMunicpios. 2) Braslia: a capital federal assume uma posio jurdica especfica no conceito brasileiro de cidade o plo irradiante, de onde partem, aos governados, as decises maisgraves,eondeacontecemosfatosdecisivosparaosdestinosdoPas. 3) A posio dos territrios: no somais considerados componentes da federao a CF lhes d posio correta, de acordo com sua natureza de meraautarquia, simples descentralizao administrativoterritorial da Unio, quando os declara integrantes desta (art.18,2). 4) Formao dos Estados: no h como formar novos Estados, seno por diviso de outro ou outros a Constituio prev a possibilidade de transformao deles por incorporao entre si, por subdiviso ou desmembramento quer para se anexarem a outros, quer para formarem novos Estados, quer, ainda, para formarem Territrios Federais, mediante aprovao da populao diretamente interessada, atravs de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar, ouvidas as respectivas AssembliasLegislativas(art.18,3,combinadocomoart.48,VI). 5) Os Municpios na Federao: ainterveno neles da competncia dos Estados,o que mostra serem vinculados a estes, tanto que sua criao, incorporao, fuso e desmembramento, farseo por lei estadual, dentro do perodo determinado por lei complementarfederal(EC15/96),edependerodeplebiscito. 6) Vedaes constitucionais de naturezafederativa:oart.19contmvedaes gerais dirigidas Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios visam o equilbrio federativo a vedao de criar distines entre brasileiros coligase com o princpio da igualdade a paridadefederativaencontraapoionavedaodecriarprefernciaentreosEstados.

DAREPARTIODECOMPETNCIAS 7)Oproblemadarepartiodecompetnciasfederativas:aautonomiadasentidades federativas pressupe repartio de competncias para o exerccio e desenvolvimentode sua atividade normativa a CF/88 estruturou um sistema que combina competncias exclusivas,privativaseprincipiolgicascomcompetnciascomunseconcorrentes.
52

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

8) O princpio da predominncia do interesse: segundo ele, Unio cabero aquelas matrias equestesdepredominanteinteressegeral, nacional,aopassoqueaos Estados tocaro as matrias e assuntos de predominante interesse regional, e aos Municpios concernemosassuntosdeinteresselocal. 9)Tcnicasderepartiodecompetncias:asconstituiessolucionavamoproblema mediante a aplicao de 3 tcnicas, que conjugam poderes enumerados e poderes reservados,queconsistem: a. na enumerao dos poderes da Unio, reservandose aos Estados os remanescentes b. na atribuio dos poderes enumerados aos Estados e dos remanescentes Unio c. naenumeraodascompetnciasdasentidadesfederativas. 10) Sistema da Constituiode 1988: busca realizar o equilbrio federativo, pormeiode uma repartio de competncias que se fundamenta na tcnica da enumerao dos poderes da Unio (21 e 22), com poderes remanescentes para os Estados (25, 1) e poderes definidos indicativamente aos Municpios (30), mas combina possibilidades de delegao(22,par.nico). 11) Classificaodas competncias: competncia a faculdade juridicamenteatribuda a uma entidade ou a um rgo ou agente do Poder Pblico para emitir decises competncias so as diversas modalidades de poder de que se servem os rgos ou entidades estatais para realizar suas funes podemos classificlas em 2 grandes gruposcomsuassubclasses: 1. competnciamaterial,quepodeserexclusiva(21)ecomum(23) 2. competncia legislativa, que pode ser exclusiva (25, 1 e 2), privativa (22), concorrente (24) e suplementar (24, 2) sob outro prisma podem ser classificadasquanto: forma ou processo de sua distribuio: enumerada, reservada ou remanescente e residualeimplcita aocontedo:econmica,social,politicoadministrativa,financeiraetributria extenso: exclusiva, privativa, comum, cumulativa ou paralela, concorrente e suplementar origem:originriaedelegada.

12) Sistema de execuo de servios: o sistema brasileiro o de execuo imediata cada entidade mantm seu corpo de servidores pblicos destinados a executar os servios das respectivas administraes (37 e 39) incumbe lei complementar fixar normas para a cooperao entre essas entidades, tendo em vista o equilbrio do desenvolvimentoedobemestaremmbitonacional(23,par.nico).
53

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

13) Gesto associada deserviospblicos:aEC19/98deunovocontedoaoart.241, estabelecendoo seguinte: as entidades disciplinaro por meio de consrcios pblicos e convnios de cooperao entreosfederados, autorizandoagestoassociadade servios pblicos, bem como a transfernciatotalouparcialdeencargos,servios,pessoalebens essenciaiscontinuidadedosserviostransferidos.

DAINTERVENONOSESTADOSENOSMUNICPIOS 14) Autonomia e equilbrio federativo: autonomia a capacidade de agir dentro de crculo preestabelecido (25, 29 e 32) nisso que verificase o equilbrio da federao esse equilbriorealizasepor mecanismos institudosnaconstituiorgida,entreosquais sobrelevaodaintervenofederalnosEstadosedosEstadosnosmunicpios(34a36). 15) Natureza da interveno: interveno ato poltico que consiste na incurso da entidadeinterventora nos negcios da entidade que asuporta anttese da autonomia medida excepcional, e s h de ocorrer nos casos nela taxativamente e indicados como exceonoprincpiodanointerveno(art.34).

INTERVENOFEDERALNOSESTADOSENODISTRITOFEDERAL 16)Pressupostosdefundodaintervenocasosefinalidades:constituemsituaes crticas que pem em risco a segurana do Estado, o equilbrio federativo, as finanas estaduaiseaestabilidadedaordemconstitucionaltemporfinalidade: a. a defesa do Estado, para manter a integridade nacional e repelir invaso estrangeira(34,IeII) b. a defesa do princpio federativo, para repelir invasodeumaunidadeemoutra,pr termo a grave comprometimento da ordem pblica e garantir o livre exerccio de qualquerdospoderesnasunidadesdafederao c. a defesa das finanas estaduais, sendo permitida interveno quando for suspensa o pagamento da dvida fundada por mais de2 anos,deixar de entregar aosMunicpiosreceitastributrias d. a defesa da ordem constitucional, quando autorizada a interveno nos casos dosincisosVIeVIIdoart.34.

17) Pressupostos formais: constituempressupostos formais da interveno omodo de efetivao, seus limites e requisitos efetivase por decreto do Presidente, o qual especificar a sua amplitude, prazo e condies de execuo, e se couber, nomear o interventor(36,1).
54

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

18)Controlepolticoejurisdicionaldainterveno:segundoaart.49,IV,oCNnose limitar a tomar cincia do ato de interveno, pois ele ser submetidoa suaapreciao, aprovando ou rejeitando se suspender, esta passar a serato inconstitucional (85, II) o controle jurisdicional acontece nos casos em que ele dependa de solicitao do poder coactoouimpedidoouderequisiodosTribunais. 19) Cessao da interveno: cessados os motivos da interveno, as autoridades afastadasdeseuscargosaelesvoltaro,salvoimpedimentolegal(36,4). 20) Responsabilidade civil do interventor: o interventor figura constitucional e autoridade federal, cujas atribuies dependem do ato interventivo e das instrues que receber da autoridade interventora, quando, nessa qualidade, executa atos e profere decises que prejudiquem a terceiros, aresponsabilidadecivilpelosdanoscausados da Unio (37, 6) no exerccio normal e regular da Administrao estadual, a responsabilidadeimputadaaoEstado.

INTERVENONOSMUNICPIOS 21)Fundamentoconstitucional:ficatambmsujeitoaintervenonaformaenoscasos previstosnaConstituio(art.35). 22) Motivos para a interveno nos Municpios: o princpio aqui tambm o da no interveno, de sorte que esta s poder licitamente ocorrer nos estritoscasosindicados noart.35. 23) Competncia para intervir: compete ao Estado, que se faz por decreto do Governador o decreto conter a designao do interventor (se for o caso), o prazo e os limites da medida,e ser submetido apreciao da Assemblia Legislativa,noprazode 24horas.

IIDOGOVERNODAUNIO DAUNIOCOMOENTIDADEFEDERATIVA
55

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

24) Conceito de Unio: a entidade federal formada pela reunio das partes componentes, constituindo pessoa jurdica de Direito Pblico interno, autnoma em relao s unidades federadas e a cabe exercer as prerrogativas dasoberaniado Estado brasileiro. 25)Uniofederal eEstadofederal:aUnio,naordemjurdica,spreside osfatossobre queincidesuacompetnciaoEstadofederal,juridicamente,regetodaavidanointeriordo Pas, porque abrange a competncia da Unio e a das demais unidades autnomas referidasnoart.18. 26) Posio da UnionoEstadofederal:constituiaqueleaspecto unitrioqueexisteem toda organizao federal, pois se no houvessem elementos unitrios no teramos essnciadoEstado,comoinstituiodeDireitoInternacional. 27)UnioepessoajurdicadeDireitoInternacional:oEstadofederalqueapessoa jurdica de Direito Internacional quando se diz que a Unio pessoa jurdica de Direito Internacional, referese a 2 coisas: as relaes internacionais do Estado realizamse por intermdio de rgos da Unio, integram a competncia deste (art. 21, I a IV), e os Estadosfederadosnotemrepresentaonemcompetnciaemmatriainternacional. 28) Unio como pessoa jurdicadedireitointerno:nessaqualidade,titularde direitos e sujeitos de obrigaes est sujeita responsabilidade pelos atos que pratica, podendo ser submetida aos Tribunais como tal, tem domiclio na Capital Federal (18, 1) para finsprocessuais,conformeocaso(109,1a4). 29) Bens daUnio: ela titulardedireitoreal,epodesertitular dedireitospessoaisoart. 66, III, do CC. declara que os bens pblicossoosqueconstituemopatrimniodaUnio, dos Estados ou Municpios, como objeto de direito pessoal, ou real de cada uma dessa entidadesoart.20daCFestatuiquaissoessesbens.

COMPETNCIASDAUNIO 30) Noo: a Unio dispe de competncia material exclusiva conforme ampla enumerao de assuntos no art. 21, de competncia legislativa privativa (art. 22), de competncia comum (art. 23) e, ainda, de competncia legislativa concorrente com os Estadossobretemasespecificadosnoart.24.

31) Competncia internacional e competncia poltica: internacional a que est indicada noart. 21, atendendo os princpiosconsignadosnoart.4denaturezapolticade
56

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

competncia exclusiva so as seguintes: poder de decretar estado de stio,dedefesaea intervenopoderdeconcederanistiapoderdelegislarsobredireitoeleitoral. 32)Competnciaeconmica: a. elaborareexecutarplanosnacionaiseregionaisdedesenvolvimentoeconmico b. estabelecerreaseascondiesparaoexercciodegarimpagem c. intervir no domnio econmico, explorar atividade econmica e reprimir abusos do podereconmico d. explorarapesquisaealavraderecursosminerais e. monopliodepesquisa,lavraerefinaodopetrleo f. monopliodapesquisaelavradegsnatural g. monopliodotransportemartimodopetrleobruto h. da pesquisa, lavra, enriquecimento, reprocessamento, industrializao e comrcio deminriosnucleares i. adesapropriaoporinteressesocial,nostermosdosart.184a186 j. planejareexecutar,naformadalei,apolticaagrcola k. legislarsobreproduoeconsumo. 33)Competnciasocial: a. elaborareexecutarplanosnacionaisderegionaisdedesenvolvimentosocial b. adefesapermanentecontracalamidadespblicas c. organizaraseguridadesocial d. estabelecerpolticassociaiseeconmicas,visandoasade e. regularoSUS f. regulamentarasaeseserviosdesade g. estabeleceraprevidnciasocial h. manterserviosdeassistnciasocial i. legislarsobredireitosocialemsuasvriasmanifestaes. 34) Competncia financeira e monetria: a administrao financeira continuar sob o comando geral da Unio, j que a ela cabe legislar sobre normas gerais de Direito tributrio e financeiro e sobre oramento, restando as outras entidades a legislao suplementar. 35) Competncia material comum: muitos assuntos dosetorsocial, referidosantes,no lhe cabem com exclusividade foi aberta a possibilidade das outras entidades compartilharem com ela da prestao de servios nessas matrias,mas,principalmente, destacouumdispositivo(art.23)ondearrolatemasdecompetnciacomum. 36) Competncia legislativa: toda matria de competncia da Unio suscetvel de regulamentaomediante lei (ressalvadoodispostonosarts.49,51e52),conformeoart. 48 mas os arts. 22 e 24 especificam seu campo de competncia legislativa, que consideradaem2grupos:privativaeconcorrente. ORGANIZAODOSPODERESDAUNIO
57

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

37) Poderes da Unio: so, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o ExecutivoeoJudicirio.(art.2). 38) Sistema de governo: so tcnicas que regem as relaes entre o Legislativo e o Executivo no exerccio das funes governamentais so 3 os sistemas bsicos, o presidencial, o parlamentar e o convencional vamos discorrer sobre algumas caractersticasdecadasistema: Presidencialismo o Presidente exerce o Poder Executivo,acumulaasfunesdeChefe de Estado,Chefede Governo e Chefe da Administrao cumpre um mandato portempo fixo o rgo do Poder Legislativo no Parlamento eventual plano de governo, mesmo quando aprovado por lei, depende exclusivamente da coordenao do Presidente, que o executar ou no, bem ou mal, sem dar satisfao jurdica a outro poder. Parlamentarismo,tpicodasmonarquiasconstitucionaiso Executivosedivideemduas partes:umChefedeEstadoeumPrimeiroMinistro.

DOPODERLEGISLATIVO 39) O Congresso Nacional: afunolegislativadecompetnciadaUnioexercidapelo Congresso Nacional, que se compe da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, integrados respectivamente por deputados e senadores no bicameralismo brasileiro, no hpredominnciasubstancialdeumacmarasobreoutra. 40) A Cmara dos Deputados: compese derepresentantes do povo, eleitos em cada Estado e no Distrito Federal pelo sistema proporcional a CF no fixa o nmero total de Deputados Federais, deixando isso e a representao por Estados para serem estabelecidosporleicomplementarfazendooproporcionalmentepopulao. 41)OSenadoFederal:compesederepresentantesdosEstadosedoDistritoFederal, elegendo, cada um, 3 Senadores (com 2 suplentes cada), pelo princpio majoritrio, para um mandato de 8 anos, renovandose a representao de4 em 4 anos, alternadamente, porumedoisteros(art.46). 42) Organizao interna das Casas do Congresso: elas possuem rgo internos destinados a ordenar seus trabalhos cada uma deve elaborar seu regimento interno, dispor sobre suaorganizao, funcionamento, polcia, criao, transformaoouextino de cargos, empregos e funes de seus servios e fixao da respectiva renumerao, observados os parmetros estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias no h interfernciadeumaemoutra,nemdeoutrorgogovernamental.

58

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

43) Comisso representativa: instituda no art. 58, 4 sua funo representar o CN durante o recesso parlamentar haver apenas uma, eleita por suas casas na ltima sessoordinriadoperodolegislativo.

FUNCIONAMENTOEATRIBUIES 44) Funcionamento do Congresso Nacional: o CN desenvolve sua atividades por legislatura, sesses legislativas ordinrias ou extraordinrias, sesses ordinrias e extraordinrias a legislatura tem a durao de 4 anos, incio ao trmino do mandato dos membros da Cmara dos Deputados (44, par. nico) o Senado contnuo por ser renovvelparcialmenteemcadaperodode4anos(46,2) sesso legislativa ordinria o perodo emquedeve estarreunidooCongressoparaos trabalhos legislativos (15.02 a 30.06 e 01.08 a 15.12) essesespaos de tempo entre as datas constituem o recesso parlamentar, podendo, durante ele, ser convocada sesso legislativaextraordinria sesses ordinrias so as reunies dirias que se processam no dias teis Reunies conjuntas so as hipteses que a CF prev (57, 3), caso em que a direo dos trabalhoscabeMesadoCongressoNacional(57,5) Quorum para deliberaes:asdeliberaesdecadaCasaoudoCongressoemcmaras conjuntas, sero tomadas por maioria de votos, presente a maioria de seus membros, salvo disposio em contrrio (art. 47), que podem ser os casos que exigem maioria absoluta (arts.55,2,66,4e69),portrsquintos(60, 2)epordoisteros(51,I,52, par.nicoe86). 45) Atribuies do Congresso Nacional: atribuies legislativas (48, 61 a 69), meramente deliberativas (49), defiscalizao e controle (50, 2,58,3,71e72,166, 1, 49, IX e X, 51,IIe84,XXIV),dejulgamentodecrimederesponsabilidade(51,I,52,IeII, 86)econstituintes(60).

PROCEDIMENTOLEGISLATIVO

46) Conceito e objeto: entendese o conjunto de atos (iniciativa, emenda, votao, sano, veto) realizados pelos rgos legislativos visando a formao das leis constitucionais,complementares e ordinrias, resolues e decretos legislativos tem por objeto (art. 59) aelaborao de emendas Constituio,leiscomplementares,ordinrias, delegadas,medidasprovisrias,decretoslegislativoseresolues.

59

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

47)Atosdoprocessolegislativo: a. iniciativa legislativa: a faculdade que se atribui a algum ou a algum rgo para apresentarprojetosdeleiaoLegislativo b. emendas:constituemproposiesapresentadascomoacessriaaoutrasugerem modificaesnosinteressesrelativosmatriacontidaemprojetosdelei c. votao: constitui ato coletivo das casas do Congresso o ato de deciso (65 e 66)quesetomapormaioriadevotos,simplesouabsoluta,conformeocaso d. sano e veto: so atos legislativos de competncia exclusiva do Presidente somente recaem sobre projeto de lei sano a adeso veto a discordncia comoprojetoaprovado. 48) Procedimento legislativo: o modo pelo qual os atos do processo legislativo se realizam,distingueseem: 1. Procedimento legislativo ordinrio: o procedimento comum, destinado elaborao das leis ordinrias desenvolvese em 5 fases, a introdutria, a de exame do projeto nas comisses permanentes, a das discusses, a decisriaearevisria 2. legislativo sumrio: se o Presidente solicitar urgncia, o projeto dever ser apreciado pela Cmara dos Deputados no prazo de 45 dias, a contar do seurecebimentoseforaprovadonaCmara,teroSenadoigualprazo3 3. legislativos especiais: so os estabelecidos paraaelaboraodeemendas constitucionais, de leis financeiras, de leis delegadas, de medidas provisriasedeleiscomplementares.

ESTATUTODOSCONGRESSISTAS 49) Contedo: entendese como o conjunto de normas constitucionais, que estatui o regime jurdico dos membrosdoCN,prevendosuasprerrogativase direitos,seusdeveres eincompatibilidades(53a56). 50) Prerrogativas: a CF/88 restituiu aos parlamentares suas prerrogativas bsicas, especialmente ainviolabilidadeeaimunidade,mantendoseoprivilgiodeforoeaiseno doserviomilitareacrescentoualimitaododeverdetestemunhar. a inviolabilidade a excluso de cometimento de crime por parte de parlamentares por suasopinies,palavrasevotos(53) aimunidadenoexcluiocrime,antesopressupe,masimpedeoprocesso privilgio de foro os parlamentares s sero submetidos a julgamento, em processo penal,peranteoSTF(53,4) limitao ao dever de testemunhar os parlamentares no sero obrigados a testemunhar sobre informaes recebidas ou prestadas em razo do exerccio do mandato, nem sobre as pessoas que lhes confiaram ou deles receberam informaes (53,5) iseno do servio militar mesmo que o congressista queira incorporarse s Foras Armadas, em tempo de guerra, no poder fazlo por sua exclusiva vontade, salvo se renunciaromandato.
60

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

51) Direitos: os congressistas tm direitos genricos decorrentes de sua prpria condio parlamentar, como os de debater matrias submetidas sua Cmara e s comisses, pedir informaes, participar dos trabalhos, votando projetos de lei, salvo impedimento moral por interesse pessoal ou de parente prximo na matria em debate, tudo na forma regimental. 52) Incompatibilidades: so as regras que impedem o congressista de exercer certas ocupaesou praticar certosatoscumulativamentecomseumandatosoimpedimentos referentes ao exerccio do mandato no interditam candidaturas, nemanulam a eleio, soestabelecidasnoart.54podemserfuncionais,negociais,polticaseprofissionais. 53) Perda do mandato: seu regime jurdicodisciplina hipteses em que ficam sujeitos perdadomandato,quesedarpor: cassao a decretao da perda do mandato, por ter o seu titular incorrido em falta funcional,definidaemleiepunidacomestasano(art.55,I,IIeVI) extino do mandato o perecimento pela ocorrncia de fato ou ato que torna automaticamente inexistente a investidura eletiva, tais como a morte, a renncia, o no comparecimento a certonmero de sesses expressamente fixado, perda oususpenso dosdireitospolticos(55,III,IVeV).

DOPODEREXECUTIVO 54) Eleio e mandato do Presidente daRepblica: eleito, simultaneamente com o Vicepresidente, dentre brasileiros natos que preencham as condies de elegibilidade previstas no art. 14, 3a eleio realizarse, em primeiro turno, no primeiro domingo de outubroe, em segundo turno, sehouver,noltimodomingodeoutubro,doanoanterior ao do trmino do mandato presidencial vigente o mandato de 4 anos (art. 82), do qual tomar posse, nodia01/01 do ano seguinte ao de sua eleio, perante oCN,emsesso conjunta, prestando o compromisso de manter, defender e cumprir a Constituio, observar as leis, promover o bem geral do povo, sustentar a unio, a integridade e a independnciadoBrasil. 55) Substitutos e sucessores do Presidente: ao vice cabe substituir oPresidente,nos casos de impedimento, e sucederlhe no caso de vaga, e, almdeoutrasatribuiesque lhe forem conferidaspor lei complementar, auxiliar o Presidente, semprequepor ele for convocadoparamissesespeciais (79, par.nico) o outros substitutosso:oPresidente de Cmara, o Presidente do Senado e o Presidente do STF, que sero sucessivamente chamados ao exerccio da Presidncia, se ocorrer o impedimento concomitante do PresidenteedoViceounocasodevacnciadeambososcargos. 56) Subsdios: o Presidente e o Vice tm, direito a estipndios mensais, em forma de
61

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

subsdiosemparcelanica,queserofixadospeloCN(art.49,VIII). 57) Perda do mandato do Presidente e do Vice: cassao extino, nos casos de morte, renncia. perda ou suspenso dos direitos polticos e perda da nacionalidade brasileira declarao de vacncia do cargo pelo CN (arts. 78 e 82)ausnciadePaispor maisde15dias,semlicenadoCN(art.83). 58) Atribuies do Presidente da Repblica: so as enumeradas no art. 84, como privativas do Presidente, cujo pargrafo nico permite que eledelegues as mencionadas nos incisos VI e XXV, primeira parte aos Ministros, ao ProcuradorGeral ou ao AdvogadoGeral,queobservarooslimitestraadosnasrespectivasdelegaes. 59) Responsabilidade do Presidente da Repblica: no presidencialismo. o prprio Presidente responsvel, ficando sujeito a sanes de perda do cargo por infraes definidas como crimes deresponsabilidade, apuradasem processopolticoadministrativo realizado pelas Casas do Congresso, alm de crimes comuns, definidos na legislao penal o processo dividese em 2 partes:juzode admissibilidadedoprocessoeprocesso ejulgamento.

DOPODERJUDICIRIO 60) A funo jurisdicional: os rgo do Judicirio tm por funo compor conflitos de interesse em cada caso concreto,issoafunojurisdicional, queserealizapormeiode um processo judicial, dito, por isso mesmo, sistema de composio de conflitos de interessesousistemadecomposiodelides. 61) Jurisdio e legislao: no difcil distinguir as jurisdio e legislao,esta edita normas de carter geral e abstrato e a jurisdio se destina a apliclas na soluo das lides. 62) Jurisdio e administrao: jurisdioaquiloque olegisladorconstituinteincluiuna competncia dos rgos judicirios e administrao o que conferiu aos rgo do Executivo, que, em verdade,no se limita execuo da lei nessecaso,atojurisdicional o que emana dos rgos jurisdicionais no exerccio de sua competncia constitucional respeitantesoluodeconflitosdeinteresses. 63) rgos da funo jurisdicional: STF, STJ , Tribunais Federaisde Juzes Federais, Tribunais de Juzes do Trabalho, Tribunais de Juzes Eleitorais, Tribunais de Juzes Militares,TribunaisdeJuzesdosEstadosedoDistritoFederal.

62

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

SUPREMOTRIBUNALFEDERAL 64) Composio do STF: compese de 11 Ministros, que sero nomeados pelo Presidente,depoisdeaprovadaaescolhapeloSenado,dentrecidadoscom maisde35e menosde65anosdeidade,denotvelsaberjurdicoereputaoilibada. 65)Competncia:constamdoart.102,especificadasem3grupos: 1. asquelhecabeprocessarejulgaroriginariamente 2. asquelhecabejulgar,emrecursoordinrio(Inc.II) 3. as que lhe toca julgar em recurso extraordinrio (inc. III) as atribuies judicantes previstasno incisos do 102, tm,quasetodas,contedodelitgio constitucional logo, a atuao do STF, a, se destina a compor lide constitucional,medianteoexercciodajurisdioconstitucional.

SUPERIORTRIBUNALDEJUSTIA 66) Composio: compese de no mnimo 33 Ministros, nomeados pelo Presidente, dentre brasileiros com mais de 35 e menos de 65 anos, de notvel saber jurdico e reputaoilibada,depoisdeaprovadaescolhapeloSenado,sendo: a. 1/3 dentre juzes dos Tribunais Regionais Federais e 1/3 dentredesembargadores dosTribunaisdeJustia,indicadosnalistatrpliceelaboradapeloprprioTribunal b. um tero, em partesiguais,dentreadvogadose membrosdoMPfederal,Estadual, do Distrito Federal, alternadamente, indicados na lista sxtupla pelos rgo de representaodasrespectivasclasses,deacordocomoart.94. 67)Competncia:estdistribudaem3reas: 1. competncia originria paraprocessarejulgaras questesrelacionadasno inc.I,doart.105 2. parajulgaremrecursoordinrio,ascausasreferidasnoinc.II 3. parajulgar,emrecursoespecial,ascausasindicadasnoinc.III. 68) Conselho de Justia Federal: funciona junto ao STJ, cabendolhe, na forma da lei, exercer a superviso administrativa e oramentria da Justia Federal de primeiro e segundo grau (105, par.nico) sua composio, estrutura, atribuies a funcionamento vodependerdelei.

JUSTIAFEDERAL
63

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

69) Tribunais Regionais Federais: compese de, no mnimo 7 juzes, recrutados quando possvel, na respectiva regio e nomeados peloPresidentedentrebrasileiroscom maisde30emenosde65anos,sendo: a. 1/5 dentre advogados com mais de 10 anos de efetiva atividade profissional e membros do MP federal, com mais de 10 anos de carreira, indicadosnaformado art.94 b. os demais mediante promoo de Juzes Federais com mais de 5 anos de exerccio, alternadamente, por antiguidade e merecimento (art. 107). Sua competnciaestdefinidanoart.108.

70) Juzes Federais: so membros daJustia Federal de primeira instncia, ingressam no cargo inicial da carreira (substituto) mediante concurso, com participao da OAB em todas as suas fases, obedecendose, nas nomeaes, a ordemde classificao (art.93, I) compete a eles processare julgar, as causas em que a Unio for interessada, exceto as de falncia, as de acidente de trabalho e as sujeitas justia Eleitoral e Justia do Trabalho cada Estado, como o Distrito Federal, constituir uma seo judiciria que ter porsedeacapital(110).

JUSTIADOTRABALHO 71) Organizao: sua organizao compreende o TST, que o rgo de cpula, os Tribunais Regionais do Trabalho e as Juntas de Conciliao e Julgamento (111) o TST compese de 27Ministros, mais de 35 e menos de 65 anos,nomeadospeloPresidente, aps aprovao do Senado, sendo: 17 (11 juzes de carreira, 3 advogados, 3 do MP do Trabalho) togadosvitalcios e 10 classistas temporrios, com representao paritria dos trabalhadores eempregadores(111,1)OsTRTserocompostosdeJuzesnomeados pelo Presidente, sendo 2/3 de togados vitalcios e 1/3 de juzes classistas temporrios (112 a 115)as Juntassero institudas em lei, compondose de 1juiz do trabalho, que a presidir, e de 2 juzes classistas, nomeados estes pelo presidente do TRT, na forma da lei,permitidaumareconduo(112e116). 72)Competncia:competeconciliarejulgarosdissdiosindividuaisecoletivosentre trabalhadores e empregadores, abrangendo os entes de direito pblico externo e da administrao pblica direta e indireta das entidades governamentais, na forma da lei, outras controvrsias decorrentes da relaodetrabalho,bemcomooslitgiosquetenham origemnocumprimentodesuasprpriassentenas,inclusivecoletivas. 73) Recorribilidade das decises do TST: so irrecorrveis, salvo as que denegarem mandado de segurana, hbeas data e mandado de injuno e as que contrariem a Constituio ou declarem a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal, caso em que caber,respectivamente,recursoordinrioeextraordinrioparaoSTF.
64

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

JUSTIAELEITORAL 74) Organizao e competncia: sero dispostasporleicomplementar(121), masaCF j oferece um esquema bsicodesuaestruturaelasecompedeumTSE,seurgode cpula, de TRE, ede Juzeseleitorais e de Juntas Eleitorais (118)acomposiodoTSE est prevista noart. 119 a do TER no art. 120 os juzeseleitorais,soosprpriosjuzes dedireitodaorganizaojudiciriaestadual(121). 75) Recorribilidade de suas decises: so irrecorrveis as do TSE, salvo as que denegarem o hbeas corpus, o hbeas data, o mandado de segurana e o mandado de injunoeasquecontrariemaConstituio,julgarem ainconstitucionalidadedeleifederal, dasquaiscaberrecursoordinrioeextraordinrio,respectivamenteparaoSTF.

JUSTIAMILITAR 76) Composio: compreende o STM, os Tribunais de Juzes militares institudos em lei, que so as Auditorias Militares, existentesnascircunscries judicirias,conformedispe a Lei de Organizao Judiciria Militar (Decretolei 1003/69) a composio do STM est noart.123. 77)Competncia:processarejulgaroscrimesmilitares. Sobre o Estatuto da Magistratura e garantias constitucionais do Poder Judicirio convm ler o livro, pois fica difcil resumilo. (pags.572a578).

DASFUNESESSENCIAISJUSTIA 78) Funcionamento da Justia Nemo iudexsineactore:significaquenohjuizsem autor revela que a justia no funcionar se no for provocada a inrcia para o juiz, garantia de equilbrio, isto , imparcialidade isso justifica as funes essenciais justia, institucionalizadasnosarts.127a135.

ADVOGADO
65

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

79) Uma profisso: a advocacia no apenas uma profisso, tambm um mnus e uma rdua fatiga posta a servio da justia um dos elementos da administrao democrtica da justia a nica habilitao profissional que constitui pressuposto essencialformaodeumdosPoderesdoEstado:oJudicirio. 80) O advogado e a administrao da justia: a advocacia no apenas um pressuposto da formao do Judicirio, tambm necessria ao seu funcionamento indispensveladministraodajustia(133). 81)Inviolabilidade:ainviolabilidadeprevistanoart.133,noabsolutasoamparaem relao a seus atos e manifestaes no exerccio da profisso, e assim mesmo, nos termosdalei.

MINISTRIOPBLICO 82) Natureza e princpios institucionais: a Constituio lhe d o relevo de instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindolhe a defesa da ordem jurdica, do regimedemocrticoedosinteressessociaiseindividuaisindisponveis as normas constitucionais lhe afirmas os princpios institucionais da unidade, da indivisibilidade e da independncia funcional e lhe asseguram autonomia administrativa (169). 83)Estruturaorgnica:segundooart.128,oMPabrange: 1. o MP da Unio, que compreende: o MP federal, o MP do trabalho, o militar e o do DistritoFederal 2. MP dos Estados ingressase na carreira por concurso de provas e ttulos, assegurada a participaodaOABemsuarealizao, observadasasnomeaes, a ordem de classificao as promoes de carreira e aposentadoria seguem as regrasdoart.93,IIeVI. 84) Garantias: como agentes polticos precisam de ampla liberdade funcional e maior resguardo para desempenho de suas funes, no sendo privilgio pessoal as prerrogativas da vitaliciedade, a irredutibilidade, na forma do art. 39, 4 (EC19/98) e a inamovibilidade(128,5,II). 85)Funesinstitucionais:estorelacionadasnoart.129.

ADVOCACIAPBLICA
66

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

86) Advocacia Geral da Unio: prevista no art. 131, que diretamente ou atravs de rgos vinculados, representa a Unio judicial e extrajudicialmente tem por chefe o AdvogadoGeral da Unio, de livre nomeao do Presidente dentre cidados maiores de 35, de notvel saber jurdico e reputao ilibada sero organizados em carreira, em cuja classeinicialingressaroporconcurso. 87) Representao das unidades federadas: competem aos seus Procuradores, organizados emcarreira,emqueingressaroporconcurso comisso seinstitucionalizam osserviosjurdicosestaduais. ] 88) Defensorias Pblicas ea defesa dos necessitados: a CFprevemseuart.134,a Defensoria Pblica como instituio essencial funo jurisdicional, incumbida da orientao jurdica e defesa, em todos os graus, dos necessitados, na forma do art. 5, LXXIVleicomplementaraorganizar,conformedispostonosart.21,XIII,e22,XVII.

IIIDOSESTADOS,DOSMUNICPIOSEDODISTRITOFEDERAL DOSESTADOSFEDERADOS 89) Autonomia dos Estados: a CF a assegura,consubstanciandosenasuacapacidade de autoorganizao, de autolegislao, de autogoverno e de autoadministrao (arts. 18,25e28). 90) Autoorganizao ePoderConstituinteEstadual:a autoorganizaoseconcretiza na capacidade de darse a prpria Constituio (25) a CF assegurou aos Estados a capacidadedeautoorganizarseporConstituioprpria,observadososprincpiosdelaa CFpodersupremo,soberanooPoderConstituinteEstadualapenasautnomo. 91) Formas de expresso do Constituinte Estadual: sendo subordinado ao Poder Constituinte originrio, sua expresso depende de como lhe seja determinado no ato constitucional originrio se expressa comumente por via de procedimento democrtico, por via de representao popular, como a Assemblia EstadualConstituinte,comousem participaopopulardireta. 92) Limites do Poder Constituinte dos Estados: a CF que fixa a zona de determinaes e o conjunto de limitaes capacidade organizatria dos Estados, quandomandaquesuasConstituieseleisobservemosseusprincpios. 93) Princpios constitucionais sensveis: so aqueles enumerados noart. 34, VII,que
67

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

constituem o fulcro da organizao constitucional do Pas a incluso de normas na CE em desrespeito e esses princpios poder provocar a representao do ProcuradorGeral da Repblica, visando declarao de inconstitucionalidade e decretao de interveno federal(art.36,III,3).

94) Princpios constitucionais estabelecidos: so os que limitam a autonomia organizatria dos Estados so aquelas regras que revelam, previamente, a matria de sua organizao e as normas constitucionais de carter vedatrio, bem como os princpios de organizao poltica, social e econmica, que determinam o retraimento da autonomia estadual, cuja identificao reclama pesquisa notextoconstitucional,podemos encontrar algumas nos seguintesarts:37a41, 19,150e152,29,18,4,42,93,94e95, 127a130,etc. lermaissobreoassuntopgs.593a599 95) Interpretao dos princpios limitadores da capacidade organizadora dos Estados: cerne a essncia do princpio federalista, ho de ser compreendidos e interpretados restritivamente e segundo seus expressos termos admitir o contrrioseria superporavontadeconstitudavontadeconstituinte.

COMPETNCIASESTADUAIS 96) Competncias reservadas aos Estados: so reservadas aos Estados as competncias que no lhes sejam vedadas por esta Constituio (art. 25, 1) em verdade, no s competncias que no lhes sejam vedadas, que lhes cabem, pois tambm lhes competem competncias enumeradas em comum com a Unio e os Municpios(23),assimcomoacompetnciaexclusivareferidanoart.25,2e3. 97)CompetnciasvedadasaoEstado:vedaselheexplicitamente: estabelecercultosreligiososouigrejas recusarfaosdocumentospblicos criar distines entre brasileiros ou criar preferncias em favorde qualquerdapessoasjurdicasdedireitopblicointerno suspenderopagamentodedvidafundadapormaisde2anos deixar de entregar receitas tributrias previstas em lei aos Municpios alm dessas contamse ainda, as tributrias (150 e 152), as financeiras(167)easadministrativas(37,XIII,XVIeXVII) vedaselhes implicitamente tudo o que FOR sido enumerado apenasparaa Unio (20, 21e22)eparaosMunicpios(29e30).

68

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

98)Competnciaestaduaiscomunseconcorrentes:estodestacadasnoart.23. 99) Competncias estaduais materiais: a rea de competncia dosEstados selimita seguinte classificao: competncia econmica, social, administrativa, financeira e tributria. 100) Competncia legislativa: no vai muito alm do terreno administrativo, financeiro, social, de administrao, gesto de seus bens, algumas coisas na esfera econmica e quase nada mais, tais como: elaborar e votar leis complementares Constituio estadual, votar o oramento, legislao sobre tributos, etc., legislar plenamente ou suplementarmentesobreasmatriasrelacionadasnoart.24.

ORGANIZAODOSGOVERNOSESTADUAIS 101) Poder Legislativo estadual: Assemblia Legislativa o seu rgo, unicameral compese de Deputados, eleitos diretamente pelo sistema proporcional, para um mandato de 4 anos sobre o seu funcionamento, renese na Capital, em sesso legislativa ordinria, independente de convocao, na data fixada pela CE as atribuies de competncia exclusiva sero aquelas que se vinculam a assuntos de sua economia interna,seucontroleprvioesucessivodeatosdoExecutivo. 102) Poder Executivo estadual: exercido por um Governador, eleitoparaummandato de 4 anos a posse se d perante a Assemblia as atribuies do Governador sero definidas na CE os impedimentos decorrem da natureza de suas atribuies, assim como ocorre com o Presidente, independentemente de previso especificada na CE o processo e o julgamento dos crimes de responsabilidade sero estabelecidos na respectivaConstituio,seguindoomodelofederal. 103)Poder Judicirioestadual:oconstituinteestadual livreparaestruturarsuaJustia, desde que preveja o Tribunal de Justia, como rgo de cpula daorganizao judiciria a diviso judiciria compreende a criao, a alterao e a extino das sees, circunscries, comarcas, termos e distritos judicirios, bem como sua classificao a competncia dos Tribunais e Juzes matria da Constituio e leis de organizao judiciriadoEstadoaCFindicaalgumascompetnciasdoTJ(96e99).

CONTEDODACONSTITUIOESTADUAL 104) Elementos limitativos: referemseaos direitos fundamentais do homem a CE no tem que tratar dos direitos fundamentais que constam no Ttulo II da CF a CE pode
69

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

ampliar os limites atuao das autoridades os princpios da legalidade e da moralidade administrativapodemserreforados. 105) Elementos orgnicos: ter que aceitar a forma republicana e representativa de Governo, osistemaeleitoralmajoritrioem2turnosparaGovernador, etc,sequerpertinea ela cuidar desses assuntos, definidos em definitivo pela CF ter maior autonomia na organizao do Judicirio, estabelecendo osrgosquemelhoratendamosinteressesda Justialocal,observadososprincpiosconstitucionais(125). 106)Elementosscioideolgicos:soregrasdeordemeconmicaesocial.

DOSMUNICPIOS 107) Fundamentos constitucionais: so considerados componentes da estrutura federativa(arts.1e18). 108) Base constitucionaldaautonomiamunicipal:aautonomiamunicipalassegurada pelos arts. 18 e 29, e garantida contra os Estados no art. 34, VII, c. autonomia significa capacidade depodergerirosprprionegcios, dentrodeumcrculoprefixadoporentidade superior a autonomia municipal se assenta em 4 capacidades: de autoorganizao, de autogoverno,normativaprpriaedeautoadministrao. 109) Capacidade de autoorganizao: consiste na possibilidade da elaborao da lei orgnicaprpria(29). 110) Lei Orgnica prpria: espcie de Constituio municipal indicar, dentreamatria de sua competncia, aquela que lhe cabe legislar com exclusividade a que lhe seJa reservadolegislarsupletivamenteaprpriaCFjindicouseucontedobsico(art.29). 111) Competnciasmunicipais: oart.30discriminaasbasesdacompetnciamunicipal, almdasreasdecompetnciacomumprevistasnoart.23.

GOVERNOMUNICIPAL 112) Poderes municipais: constitudo s de Poder Executivo, exercido pelo Prefeito, e dePoderLegislativo,exercidopelaCmaraMunicipal. 113) Poder Executivo municipal: exercido pelo Prefeito, cabendo a lei orgnica
70

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

discriminarsuasfunes. 114) Poder Legislativo municipal: a Cmara municipal dever tambm ter suas atribuies discriminadas pela lei orgnica, as quais se desdobram em 4 grupos: funo legislativa,meramentedeliberativa,fiscalizadoraejulgadora. 115) Subsdios de Prefeitos, Vice e Vereadores: ser fixado por lei de iniciativa da Cmara,sujeitaaosimpostosgerais,nostermosdoart.39,4(EC19/98). DODISTRITOFEDERAL 116) Natureza: tem como funo primeira servir de sede do governo federal goza de autonomia polticoconstitucional podemos conceblo como umaunidade federada com autonomiaparcialmentetutelada. 117)Autonomia:estreconhecidanoart.32,ondedeclaraqueseregerporleiorgnica prpria compreende, em princpio, as capacidades de autoorganizao, autogoverno, autolegislaoeautoadministraosobrereasdecompetnciaexclusiva. 118) Autoorganizao: essa capacidade efetivase com a elaborao de sua lei orgnica, que definir os princpios bsicos de sua organizao,suas competncias e a organizaodeseuspoderesgovernamentais. 119) Competncias: so atribudas as competncias tributrias e legislativas que so reservadas aos Estadose Municpios (32 e 147) observese que nem tudoquecabeaos Estados foi efetivamente atribudo a competncia do DF , como legislar sobre a organizaojudiciria(22,XVII).

GOVERNODODISTRITOFEDERAL 120) Poder Legislativo: aCmaraLegislativacompesedeDeputadosDistritais,eleitos pelo sistemaproporcional,aplicandoselhesasregrasdaCF, referidasaoscongressistas (53, 54 e 55)sobre inviolabilidade, imunidades, renumerao, perda do mandato, licena, impedimentoseincorporaosForasArmadas(32,3,c/co27). 121) Poder Executivo: exercido pelo Governador,quesereleitoparaummandatode 4anos,namesmapocaqueaseleiesestaduais.

71

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

IVDAADMINISTRAOPBLICA ESTRUTURASBSICASDAADMINISTRAOPBLICA 122) Noo de Administrao: Administrao Pblica o conjunto de meios institucionais, materiais, financeiros e humanos preordenados execuo das decises polticas. 123) Organizao da Administrao: complexa, porque a funo administrativa institucionalmente imputada a diversas entidades governamentais autnomas, expressas noart.37. 124) Administraodireta,indiretaefundacional:diretaaadministraocentralizada, definida como conjunto de rgos administrativos subordinados diretamente ao Poder Executivo de cada entidade. indireta a descentralizada, que so rgo integrados nas muitas entidades personalizadas de prestao de servios ou explorao de atividades econmicas, vinculadas a cada um dos Executivos daquelas entidadesfundacional so asfundaesinstitudaspeloPoderPblico,atravsdelei.

RGOSSUPERIORESDAADMINISTRAOFEDERAL 125) Natureza e posio: segundo o art. 84, II, o Presidente exerce o Executivo, com o auxlio dos Ministrosde Estado, a direo superior da administrao federal osMinistros, assim,estonacpuladaorganizaoadministrativafederal. 126)AtribuiesdosMinistros:cabemlhe,almdeoutrasestabelecidasnaCFenalei: a. a orientao, coordenao e superviso dos rgos e entidades na rea de sua competncia b. expedirinstruesparaaexecuodasleis,decretoseregulamentos c. apresentaraoPresidente,relatrioanualdesuagesto d. praticar os atos pertinentes s atribuies que lhe foram outorgadasoudelegadas peloPresidente.

127)Condiesdeinvestiduranocargo:serbrasileiro,sermaiorde21anoseestarno exercciodeseusdireitospolticos(87). 128) Juzo competente para processar e julgar os Ministros: pelo STF nos crimes comuns e nos de responsabilidade que cometerem sozinhos (102,I, c)peloSenado,em processo e julgamentoidnticosaosdoPresidente, noscrimesderesponsabilidade(51,I, 52,I,par.nico,85e86).
72

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

129)OsMinistrios:socriadoseestruturadosporlei,quetambmdisporsobresuas atribuies(88)cadaMinistriotemsuaestruturabsicadivididaemsecretrias.

CONSELHOS 130) Generalidades: conselhossoorganismospblicosdestinadosaoassessoramento de alto nvel e de orientao e at deliberao em determinado campo de atuao governamental. 131) Conselho da Repblica: rgo superior de consulta do Presidente, com competncia para pronunciarse sobre interveno federal, estado de defesa, estado de stio e sobre outras questes relevantes para a estabilidadedasinstituiesdemocrticas (89e90). 132) Conselho de Defesa Nacional: rgo de consulta do Presidente nos assuntos relacionados comasoberanianacionaleadefesadoEstadodemocrticocompetindolhe opinar nas hipteses de declarao de guerra e de celebraoda paz,proporoscritrios econdiesdeutilizaodereasindispensveisseguranadoterritrio.

RGOSSUPERIORESESTADUAIS 133) Secretrias de Estado: os Secretrios de Estado auxiliam os Governadores na direo superior da administrao estadual sempre exerceram as mesmas atribuies queacimaapontamoscomodecompetnciadosMinistros.

DOSPRINCPIOSCONSTITUCIONAISDAADMINISTRAOPBLICA 134) Colocao do tema: A Administrao informada por diversos princpios gerais, destinados, de um lado, a orientar a ao do administrador na prtica dos atos administrativos e, de outro lado, garantir a boa administrao, que se consubstancia na corretagestodosnegciosenomanejodosrecursospblicosnointeressecoletivo.

73

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

135) Princpio da finalidade:oatoadministrativosvlidoquandoatendeseufimlegal, ou seja, submetido lei impe que o administrador pblico spratique o ato para o seu fimlegalafinalidadeinafastveldointeressepblico. 136) Princpio da impessoalidade: significa que os atos e provimentos administrativos so imputveis no aofuncionrio que ospraticamasaorgoouentidadeadministrativa emnomedoqualageofuncionrio. 137) Princpio da moralidade: a moralidade definida como um dos princpios da Administrao Pblica (37) consiste no conjunto de regras de conduta tiradas da disciplinainteriordaAdministrao. 138) Princpio da probidade administrativa: consiste nodever de o funcionrio servir a Administrao com honestidade, procedendo no exerccio da suas funes, sem aproveitar os poderes ou facilidades delas decorrentes em proveitopessoal oudeoutrem aquemqueirafavorecer. 139) Princpio da publicidade: o Poder Pblico, por ser pblico, deve agir com a maior transparncia possvel, a fim de que osadministradostenham, atodahora,conhecimento dequeosadministradoresestofazendo. 140) Princpio da eficincia: introduzido no art. 37 pela EC19/98, orienta a atividade administrativa no sentido de conseguir os melhores resultados com os meios escassos de que sedispe e a menor custo regese pela regra da consecuo do maior benefcio comomenorcustopossvel. 141) Princpio da licitao pblica: significa que essas contrataes ficam sujeitas ao procedimento de seleo de propostas mais vantajosas para a Administrao constitui um princpio instrumental de realizao dos princpios da moralidade administrativa e do tratamentoisonmicodoseventuaiscontratantescomoPoderPblico. 142) Princpio da prescritibilidadedos ilcitos administrativos:nemtudoprescrever apenas a apurao e punio do ilcito, no, porm, o direito da Administrao ao seu ressarcimento,indenizao,doprejuzocausadoaoerrio(37,5). 143) Princpio da responsabilidade civil da Administrao: significa a obrigao de reparar os danos ou prejuzosdenaturezapatrimonialqueumapessoacausaaoutremo dever de indenizar prejuzos causados a terceiros por agentepblico, compete a pessoa jurdica a que pertencer o agente, sem necessidadedecomprovarsehouveculpaoudolo (art.37,6).

74

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

DOSSERVIDORESPBLICOS AGENTESADMINISTRATIVOS 144)Agentespblicoseadministrativos:oelementosubjetivodorgopblico(titular) denominase genericamente agente pblico, que, dada a diferena de natureza das competncias e atribuies a ele cometidas, se distingue em:agentespolticoseagentes administrativos, que so os titulares de cargo, emprego ou funo pblica, compreendendo todos aqueles quemantmcomo PoderPblicorelaodetrabalho,no eventual. 145) Acessibilidade funo administrativa: a CFestatui que os cargos, empregose funes so acessveis aos brasileirosquepreenchamosrequisitosestabelecidosemlei, assimcomoaosestrangeiros,naformadalei(art.37,I,cf.EC19/98). 146) Investidura em cargoou emprego: aexigncia de aprovao prvia em concurso pblico implica aclassificaodoscandidatosenomeaonaordemdessaclassificao no basta, pois, estar aprovado em concurso para ter direito investidura necessria tambm que esteja classificado e na posio correspondente s vagas existentes, durante o perodo de validade do concurso, que de 2 anos (37, III) independem de concursoasnomeaesparacargoemcomisso(37,II). 147) Contratao de pessoal temporrio: ser estabelecido por lei, para atender a necessidadetemporriadeexcepcionalinteressepblico(art.37,IX). 148) Sistemaremuneratrio dos agentespblicos: Espcies a EC19/98 modificou o sistema remuneratriodosagentes,comacriaodo subsdio, comoformaderemunerar agentes polticos e certascategorias de agentes administrativos civis e militaresusada a expresso espcie remuneratria como gnero, que compreende: o subsdio, o vencimento,osvencimentosearenumerao. 149) Isonomia, paridade, vinculao e equiparao de vencimentos: isonomia igualdade de espcies remuneratrias entre cargos de atribuies iguais ou assemelhados paridade um tipo especial de isonomia, igualdade de vencimentos a cargos e atribuies iguais ou assemelhadas pertencentes a quadros de poderes diferentes equiparao a comparao de cargos de denominao e atribuies diversas, considerandoos iguais para fins de lhes conferirem os mesmos vencimentos vinculao relao de comparao vertical, vinculase um cargo inferior, com outro superior, para efeito de retribuio, mantendose certa diferena, aumentandose um, aumentaseooutro. 150) Vedao de acumulaes remuneradas:ressalvadas asexceesexpressas,no permitidoaummesmoservidoracumulardoisoumaiscargosoufunes ouempregos, sejadaAdministraodiretaouindireta(37,XVIeXXVII).
75

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

151) Servidor investido em mandato eletivo: o exercer observando as seguintes regras: 1. se se tratar de mandato eletivo federal, estadual ou distrital,ficarafastadodasua atribuio(38,I)oafastamentoautomtico 2. mandato de prefeito, ser afastado do cargo, sendolhe facultado optar pela renumeraoseverificacomaposse 3. mandato de vereador havendo compatibilidade de horrio, exercer ambas. Em qualquer das hipteses, seu tempo de servio ser contadoparatodos os efeitos legais,excetoparapromoopormerecimento.

SERVIDORESPBLICOS 152) Aposentadoria, penso e seus proventos: a aposentadoria dos servidores abrangidos pelo regime previdencirio de carter contributivo (art. 40, cf. EC20/98) se dar: por invalidez permanente, compulsoriamente aos 70 anos com provento proporcionais ao tempo de contribuio evoluntariamentesobreapenso,determinado que os benefcios da penso pormorteserigualaovalordosproventosdofalecidoouao valor dos proventosa que teria direito ematividadena datadeseufalecimento,observado odispostono3doart.40. lermaissobreoassunto(pgs.670a675) 153) Efetividade e estabilidade: o art. 41, cf. a EC19/98 diz que so estveis aps 3 anos de efetivo exerccio os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concursopblicocargodeprovimentoefetivoaquelequedeveserpreenchido de carter definitivo so requisitos para adquirir a estabilidade:anomeaoporconcurso eoexerccioefetivoaps3anos. 154)Vitaliciedade:asseguradapelaCFamagistrados,membros doTribunaldeContas e membros do MP essa garantia no impede a perda do cargo pelo vitalcio em 2 hipteses: extino do cargo, caso em que o titular ficar em disponibilidade com vencimentos integrais e demisso, o que s poder ocorrer em virtude de sentena judicial. 155) Sindicalizao e greve dos servidores pblicos: expressamente proibida aos militares, cabvel s aoscivis quanto asindicalizao,nohrestries(37,VI)quanto greve,otextoconstitucionalestabelecequeodireitodegrevedosservidoresserexercido nos termos e noslimites definidos em lei especfica, o que, na prtica, quaseomesmo querecusarodireitoprometido.

VBASESCONSTITUCIONAISDASINSTITUIESFINANCEIRAS
76

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

DOSISTEMATRIBUTRIONACIONAL 156) Componentes: o sistema tributrio nacional compese de tributos, que, de acordo com a Constituio, compreendem, os impostos, as taxase ascontribuiesdemelhoria (145)tributognero. 157) Emprstimo compulsrio: s pode ser institudo pela Unio, mediante lei complementar no casodeinvestimentopblicode carterurgenteederelevanteinteresse nacional ouparaatender a despesas extraordinrias, decorrentesde calamidade pblica, deguerraexternaousuaiminncia(148). 158) Contribuies sociais: competncia exclusiva da Unio instituir contribuies sociais (seguridade social e previdenciria, 195, I a III, e 201), de interveno no domnio econmico e deinteresse dascategoriasprofissionaisoueconmicasadoutrinaentende que todas essas contribuies compulsrias tm natureza tributrias, reputadas como tributosparafiscais. 159) Normas de preveno de conflitos tributrios: estamos chamando assim disciplina normativa, por lei complementareporresoluesdoSenadoFederaldamatria tributria. 160) Elementos do sistema tributrio nacional: distinguemse osseguinteselementos, alm das disposies gerais (145 a 149):a)limitaes dopoderdetributar(150a152)b) a discriminao da competncia tributria, por fontes (153 a 156) c) as normas do federalismo cooperativo, consubstanciadas nas disposies sobre a repartio das receitastributrias,discriminaopeloproduto(157a162).

LIMITAESDOPODERDETRIBUTAR 161) Princpios constitucionais da tributao e sua classificao: podemos classificlosem:princpiosgerais,especiais,especficoseasimunidadestributrias Os princpios gerais so expressos (da legalidade, igualdade tributria, da personalizao dos impostos e da capacidade contributiva, da irretroatividade, da proporcionalidade razovel, liberdade de trfego) ou decorrentes (da universalidade e da destinaopblicadostributos) os princpios especiais, constituemsedasvedaesconstantes dosarts.151e152os especficos referemse a determinados impostos, e assim se apresentam: da progressividade, da no cumulatividade do imposto e da seletividade do imposto as imunidades fiscais, institudas por razes de privilgio, ou de consideraes de interesse geral,excluemaatuaodopoderdetributar.

77

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

DISCRIMINAOCONSTITUCIONALDOPODERDETRIBUTAR 162) Natureza e conceito: a discriminao de rendas elemento dadivisoterritorialdo poderpolticoinseresenatcnicaconstitucionalderepartiodecompetncia. 163) Sistema discriminatrio brasileiro: combina a outorga de competncia tributria exclusiva,por fonte,designandoexpressamenteostributosdecadaesferagovernamental, com o sistema de participao no produto da receita tributria de entidade de nvel superior.

DISCRIMINAODASRENDASPORFONTE 164) Atribuio constitucional de competncia tributria: compreende a competncia legislativa plena,eindelegvel,salvoasfunesdearrecadaroufiscalizartributos,oude executar leis, servios, atos ou decises administrativas em matria tributriaeoutrasde cooperao entres essas entidades pblicas, conforme dispuser lei complementar (23, par.nico).

DISCRIMINAODASRENDASPELOPRODUTO 165) Tcnicas derepartiodareceitatributria:predominaocritriodarepartioem favor daentidadeparticipante,maspossveldistinguir3modalidadesdeparticipao:em impostos de decretao de uma entidade e percepo por outras (157, I e 158, I), em impostos de receita partilhada segundo a capacidade da entidade beneficiada e em fundos. 166) Normas de controle e disciplina da repartio de receita tributria: cabe lei complementar estabelecer regras e disciplina do sistema de repartio de receitas, impondose ao TCU a tarefa de efetuar o clculo das quotas referentes aos fundos de participao.

DASFINANASPBLICASEDOSISTEMAORAMENTRIO 167) Disciplina das instituies financeiras: oart. 163 declara que a lei complementar dispor sobre: finanas pblicas, dvida pblica externa e interna, concessodegarantias da dvida pblica, emisso e resgate de ttulos, fiscalizao das instituies financeiras,
78

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

operaes de cmbio e compatibilizao das funesdainstituiesoficiaisdecrditoda Unio. 168) Funo do banco central: a competnciadaUnioparaemitirmoeda(21,VII),ser exercidaexclusivamentepelobancocentral(164).

ESTRUTURADOSORAMENTOSPBLICOS 169) Instrumentos normativos do sistema oramentrio: o sistema oramentrio encontra fundamento constitucional nos arts. 165 a 169 o primeiro desses dispositivos indica os instrumentos normativos do sistema: aleicomplementardecarterfinanceiro,a leidoplanoplurianual,aleidasdiretrizesoramentriasealeioramentria. 170) Oramentoprograma: tratase de planejamento estrutural a integrao do oramento pblico com o econmico garante a necessria coordenao entre a poltica fiscaleapolticaeconmica.

PRINCPIOSORAMENTRIOS 171) Contedo dos oramentos: oramento o processo e o conjunto integrado de documentos pelos quais se elaboram, se expressam, se aprovam, se executam e se avaliam os planos e programa de obras, servios e encargos governamentais, com estimativadereceitaefixaodasdespesasdecadaexercciofinanceiro. 172) Formulao dos princpios oramentrios: foram elaborados pelas finanas clssicas, destinados a reforar a utilidade do oramento como instrumento de controle parlamentar e democrtico sobre a atividade financeira do Executivo e, orientar a elaborao, aprovao e execuo do oramento so os seguintes: princpio da exclusividade, da programao, do equilbrio oramentrio, da anualidade, da unidade, da universalidadeedalegalidade.

ELABORAODASLEISORAMENTRIAS 173) Leis oramentrias: so as previstas no art. 165 sua formao fica sujeita a procedimentos especiais pela sua natureza de leis temporrias, so de iniciativa legislativavinculada. 174) Processodeformaodasleisoramentrias:asemendas eosprojetosdeleido
79

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

plano plurianual, dediretrizes oramentriasedo oramentoanualseroapresentadas na Comisso mista,que sobre elas emitir parecer, eseroapreciadas,naformaregimental, pelo plenrio das 2 Casas do CN se se tratardeemendasaoprojetodeleidooramento anual, somente sero aprovadas caso sejam compatveis com oplanoplurianualecoma lei de diretrizes oramentrias, indiquem os recursos necessrios e sejam relacionadas com a correo de erros ouomisses oucomosdispositivosdotexto domesmoprojeto se as emendas se destinarem a modificar o projeto de lei de diretrizesoramentrias,s podero ser aprovadas quando compatveis com o plano plurianual em se tratando do projeto de lei do plano plurianual, o processo se rege pelas regrasdo art. 63, I todos os casos sero votados nos termos do art. 166, aplicadas das demais normas do processo legislativo(63a68),noquenocontrariarodispostonosarts.165a169. 175) Rejeio do projeto de oramento anual e suas conseqncias: a CF no admite a rejeio do projeto de lei de diretrizes oramentrias (57, 2) mas admite a possibilidade da rejeio do projeto de lei oramentria anual, quando, no art. 166, 8, estatui que os recursosque, emdecorrnciadeveto,emendaourejeiodoprojetodelei oramentria anual, ficarem sem despesas correspondentes podero ser utilizados mediante crditos especiais ou suplementares, com prvia e especfica autorizao legislativa. DAFISCALIZAOCONTBIL,FINANCEIRAEORAMENTRIA 176)Funodafiscalizao:englobaosmeiosquesepreordenamnosentidodeimpor Administrao o respeito lei, quando sua conduta contrastacom essedever,aoqualse adiciona o dever de boa administrao, que fica tambm sobavigilnciadossistemasde controle. 177)Formasdecontrole:quantoforma,ocontroleoramentriodistinguese: a. segundoanaturezadaspessoascontroladas b. segundonaturezadosfatoscontrolados c. segundoomomentodeseuexerccio d. segundoanaturezadosorganismoscontroladores quantoaostipos,aConstituioreconheceosseguintes(70e74): a. controledelegalidadedosatos b. delegitimidade c. deeconomicidade d. defidelidadefuncional e. deresultados,decumprimentodeprogramadetrabalhosemetas. 178) O sistema de controle interno: a CF estabelece que os 3 Poderes mantero de forma integrada, o controle interno tratase de controle de natureza administrativa as finalidades do controle interno esto constitucionalmente estabelecidas no art. 74 a atuao varia, admitindose diversas maneiras de proceder o mais seguro o registro contbil. 179) O sistema de controle externo: funo do Poder Legislativo, nos respectivos
80

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

mbitos, federais, estaduais e municipais com o auxlio dos respectivos Tribunais de Contas consiste na atuao da funo fiscalizadora do povo, atravs de seus representantes,sobreaadministraofinanceiraeoramentriadenaturezapoltica.

TRIBUNAISDECONTAS 180) Organizao a atribuies do Tribunal de Contas da Unio: integrado por 9 Ministros, tem sede no DF, quadro prprio de pessoal e jurisdio em todo territrio nacional lhe conferido a exerccio das competncias previstas para os Tribunais judicirios(96)suasatribuiesestonostermosdoart.71. 181) Participao popular: o 2, do art. 74, dispe que, qualquer cidado, partido poltico, associao ou sindicato parte legtima para, na forma da lei, denunciar irregularidadesouilegalidadesperanteoTCU. 182) Tribunais de contas estaduais e municipais: a CF no prev diretamente sua criao flo indiretamente nas arts. 31 e 75 neste caso sem deixar dvidas quanto obrigatoriedade de sua instituio nos Estados no municpio afiscalizao ser exercida pela Cmara e pelos sistemas de controle interno, do Executivo local, naforma dalei o controleexternoserauxiliadopelosTCdoEstado. 183) Natureza do controle externo e do Tribunal deContas:ocontroleexternofeito por um rgo poltico queoCN,amenizadopelaparticipaodoTribunaldeContas,que rgo eminentemente tcnico isso denota que o controle externo h de ser primordialmentedenaturezatcnicaounumricolegal. 184) Prestao de contas: um princpio fundamental da ordem constitucional (34, VII, d) todas esto sujeitos prestao e tomadas de contas pelo sistema interno, em primeiro lugar, e pelo sistema de controle externo, depois, atravs doTribunal de Contas (70e71).

VIDADEFESADOESTADOEDASINSTITUIESDEMOCRTICAS DOESTADODEDEFESAEDOESTADODESTIO 185) Defesa do Estadoe compromissosdemocrticos: defesa do Estado defesa do territrio contra invaso estrangeira(34,II,e137,II),defesadasoberanianacional(91), defesa da Ptria (142), no mais defesa deste ou daquele regime poltico ou de uma particularideologiaoudeumgrupodetentordopoder.
81

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

186) Defesa das instituies democrticas: o equilbrio constitucional consiste na existncia de uma distribuio relativamente igual de poder, de tal maneira que nenhum grupo, ou combinao de grupos, possa dominar sobre os demais a democracia o equilbriomaisestvelentreosgruposdepoder.

ESTADODEDEFESA 187)Defesado Estadoeestadodedefesa:oprimeirosignificaumaordenaoquetem por fim especfico e essencial a regulamentao global das relaes sociais entre os membros de uma dada populao sobre um dado territrio o segundo, segundo o art. 136, consiste na instaurao de uma legalidade extraordinria,porcertotempo,emlocais restritos e determinados, mediante decreto do Presidente,parapreservaraordempblica ou a paz socialameaadasporgraveeiminenteinstabilidadeinstitucionalouatingidaspor calamidadesdegrandesproporesnanatureza. 188) Pressupostos e objetivo: tem por objetivo preservar ou restabelecer a ordem pblica ou apazsocialameaadasporaquelesfatoresdecriseosfundamentosparasua instauraoachamseestabelecidosnoart.136,esodefundoedeforma. 189) Controles: o poltico realizase em 2 momentos pelo CN o primeiro consiste na apreciao do decretodeinstauraoedeprorrogaodoestadodedefesaosegundo, sucessivo, atuar aps o seu trmino e a cessao de seus efeitos (141, par.nico) o jurisdicionalconsta,porexemplo,doart.136,3.

ESTADODESTIO 190) Pressupostos, objetivos e conceito: causas do estado de stio so as situaes crticas que indicam a necessidade de instaurao de correspondente legalidade de exceo para fazer frente anormalidade manifestada sua instaurao depende de preenchimentoderequisitos(pressupostos)formais(137 e138,2e3)consiste,pois, na instaurao de uma legalidade extraordinria, por determinado tempo e emcertarea, objetivando preservar ou restaurar a normalidade constitucional, perturbada por motivode comoo grave de repercusso nacional ou por situao de beligerncia com Estado estrangeiro. 191) Controles do estado de stio: o poltico realizase pelo CN em 3 momentos: um controle prvio, um concomitante e um sucessivo o jurisdicional amploemrelaoaos limitesdeaplicaodasrestriesautorizadas.
82

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

DASFORASARMADAS 192)Destinaoconstitucional:sedestinamdefesadaPtria,garantiadospoderes constitucionaise,poriniciativadequalquerdestes,daleiedaordem(142). 193) Instituies nacionais permanentes: as Foras Armadas so instituies nacionais,permanenteseregulares. 194) Hierarquia e disciplina: Hierarquia o vinculo de subordinao escalonada e graduada de inferior a superior disciplinaopoderquetmossuperioreshierrquicosde imporcondutasedarordensaosinferiores. 195) Componentes das Foras Armadas: so constitudas pela Marinha, peloExrcitoe pelaAeronutica. 196) Fixao e modificao dos efetivos das Foras Armadas: para o tempo de paz, dependem de lei de iniciativa do Presidente (61, 1, I) em tempo de guerra, no se cuidardeefetivos,masdemobilizaonacional(84,XIX). 197)Aobrigao militar: obrigatrioparatodosnostermos dalei(143)reconhecidaa escusa de conscincia no art. 5, VIII, que desobriga o alistamento, desdeque cumprida prestaoalternativa. 198) Organizao militar e seus servidores: seus integrantes tm seus direitos, garantias, prerrogativas e impedimentos definidos no 3, do art. 142, desvinculados, assim,doconceitodeservidorespblicos,porforadaEC18/98.

DASEGURANAPBLICA 199) Polcia e segurana pblica: a segurana pblica consiste numa situao de preservao ou restabelecimento dessa convivncia social que permite que todosgozem de seus direitos e exeramsuas atividades sem perturbaodeoutrem,salvonoslimites de gozo e reivindicao de seus prprios direitos e defesa de seus legtimos interesses. Polcia, assim, passaa significar a atividadeadministrativatendenteaasseguraraordem, apazinterna,aharmoniaeorgodoEstadoquezelapelaseguranadoscidados.
83

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

200)Organizaodaseguranapblica:decompetnciaeresponsabilidadedecada unidade da federao, tendo em vista as peculiaridades regionais e o fortalecimento do princpiofederativo. 201) Polcias Federais: esto mencionadas 3 no art. 144, I a III, a polcia federal propriamente dita, a rodoviria federal e a ferroviria federal so organizadas e mantidas pela Unio (21, XIV) todas elas ho de ser institudas em lei, como rgospermanentes estruturadosemcarreira. 202) Polcias estaduais: so responsveis pelo exerccio das funes de segurana pblicaedepolciajudiciria:apolciacivil,amilitareocorpodebombeirosmilitar. 203) Guardas municipais: aConstituio apenasreconheceuaosMunicpiosafaculdade de constitulas, destinadas proteo de seus bens, servios e instalaes, conforme dispuseralei.

4Parte DAORDEMECONMICAEDAORDEMSOCIAL IDAORDEMECONMICA PRINCPIOSGERAISDAATIVIDADEECONMICA 1) Fundamento e natureza da ordem econmica instituda: ela fundada na valorizao do trabalho humano e na iniciativa privada consagra uma economia de mercado, de natureza capitalista significa que a ordem econmica d prioridade aos valoresdotrabalhohumanosobretodososdemaisvaloresdaeconomiademercado. 2) Fim da ordem econmica: tem por fim assegurar a todos existncia digna, conforme os ditames da justia social, observados os princpios indicados no art. 170, princpios estesque,emessncia,consubstanciamumaordemcapitalista.

CONSTITUIOECONMICAESEUSPRINCPIOS 3) Idia de Constituio econmica: a constituio econmica formal brasileira


84

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

consubstanciasse na parte da Constituio Federal que contm os direitosquelegitimam a atuao dos sujeitos econmicos, os contedo e limites desses direitos e a responsabilidadequecomportaoexercciodaatividadeeconmica. 4) Princpios da constituio econmica formal: estorelacionados no art. 170, antes citado: da soberania nacional, da propriedade privada,dafunosocialdapropriedade,da livre concorrncia, dadefesadoconsumidor,dadefesadomeioambiente,dareduodas desigualdadesregionaisesociaisedabuscadoplenoemprego.

ATUAOESTATALNODOMNIOECONMICO 5) Modos de atuao do Estado na economia: a CFreconheceduasformadeatuao do Estado na ordemeconmica: a participao e a intervenofalaemexploraodireta da atividade econmica pelo Estado e do Estado como agentenormativo e regulador da atividadeeconmica. 6) Explorao estatal da atividade econmica:existem2formasumao Monoplioa outra, embora a Constituio no o diga, a necessria, ou seja, quando o exigir a segurana nacional ou o interesse coletivo relevante (173) os instrumentos de participao do Estado na economia so a empresa pblica, a sociedade de economia mistaeoutrasentidadesestataisouparaestatais,comosoassubsidiriasdaquelas. 7)Monoplios:reservadosparaashiptesesestritamenteindicadasnoart.177. 8) Interveno no domnio econmico: a participao com base nos arts. 173 a 177, caracteriza o Estado administrador de atividades econmicas a intervenofundada no art. 174, o Estado aparece como agente normativo e regulador, quem compreende as funes de fiscalizao, incentivo e planejamento, caracterizando o Estado regulador, o promotoreoplanejadordaatividadeeconmica. 9) Planejamento econmico: um processo tcnico instrumentado para transformar a realidade existente no sentido de objetivos previamente estabelecidos consiste num processo de interveno estatal no domnioeconmico,comofimdeorganizaratividades econmicas para obter resultados previamente colimados se instrumente mediante a elaboraodeplanoouplanos.

DASPROPRIEDADESNAORDEMECONMICA 10) O princpio da propriedade privada: aCFinscreveu a propriedade privada e a sua funosocialcomoprincpiosdaordemeconmica(170,IIeIII)
85

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

11) Propriedade dos meios de produoepropriedadesocializada:apropriedade de bens deconsumoedeusopessoal,essencialmentevocacionadaapropriao privada, so imprescindveis prpria existncia digna das pessoas, e no constituem nunca instrumentos deopresso, pois satisfazem necessidades diretamente bens deproduo so os que se aplicamna produo de outros bens ou rendas o sistema de apropriao privadatendeaorganizarseemempresas,sujeitasaoprincpiodafunosocial. 12) Funo social da empresa e condicionamento livre iniciativa: o princpio da funo social da propriedade, ganha substancialidade precisamente quando aplicado propriedade dos bens de produo, ou seja, na disciplina jurdica da propriedade de tais bens, implementada sob compromisso com a sua destinao a propriedade a propriedade sobre a qual em maior intensidade refletem os efeitos do princpio aos nos referirmos funo social dos bens de produo em dinamismo, estamos aludir funosocialdaempresa. 13)Propriedadedeinteressepblico:sobenssujeitosaumregimejurdicoespeciale peculiar em virtude dos interesses pblicos a serem tutelados, inerente utilidade e a valoresquepossuemexs:arts.225e216.

14) Propriedade do solo, do subsolo e de recursos naturais: por princpio, a propriedade do solo abrange a do subsolo em toda a profundidade til ao seu exerccio (CC, art. 526), que prevalece na Constituio os recursos minerais, inclusive os do subsolo, e os potenciaisdeenergiahidrulica,soexpressamenteincludosentreosbens daUnio(20,VIII,IXeX). 15) Poltica urbana e propriedade urbana: a concepo de polticadedesenvolvimento urbano da CF decorre da compatibilizao do art. 21, XX, que d competncia a Unio para instituir diretrizes para o desenvolvimento urbano, com o 182, que estabelece que a poltica de desenvolvimento urbano tem por objetivo ordenaro plenodesenvolvimentodas funes sociais da cidade e garantir o bemestar de seus habitantes e executada pelo Municpio,conformediretrizesgeraisinstitudasporlei. 16) Propriedade rurale reforma agrria: apropriedaderural,comsuanaturezadebem de produo, tem como utilidade natural a produo debensnecessriossobrevivncia humana, por isso so consignadas normas que servem de base sua peculiardisciplina jurdica (184 a 191) o regime jurdico da terra fundamentasenadoutrinadafunosocial da propriedade, pela qual toda riqueza produtiva tem finalidade social e econmica, e quem a detmdevefazlafrutificar,embenefcioprprioedacomunidadeemquevivea sano para imvel rural que no esteja cumprindo sua funo social adesapropriao por interesse social, parafinsdereformaagrria,mediantepagamentodaindenizaoem ttulosdadvidaagrria(84).
86

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

DOSISTEMAFINANCEIRONACIONAL 17) Fundamento legal e objetivos do sistema financeiro nacional: ser regulado em lei complementar a Lei 4595/64 o instituiu sua alterao depende de lei formada nos termos do art. 69 a CF estabelece que ele ser estruturado de forma a promover o desenvolvimentoequilibradodoPaseaserviraosinteressesdacomunidade. 18) Instituies do sistema financeiro: subordinamse sua disciplina, alm das instituies financeiras, as bolsas de valores, as seguradoras, de previdncia e de capitalizao, assim como as sociedades que efetuam distribuio de prmios em imveis, mercadorias ou dinheiro, mediante sorteio de ttulos de sua emisso ou por qualquer outra forma e, ainda, as pessoas fsicas ou jurdicas que exeram atividade relacionadacomacompraevendadeaeseoutrosttulos. 19) Funcionamento das instituies financeiras: depende de autorizao (192, I) assegurase s instituies bancrias acesso a todos os instrumentos do mercado financeiro bancrio, sendo, porm, vedada a elas a participao em atividades no previstasnaautorizao. 20)Regionalizaofinanceira:2dispositivossepreocupamcomaquestoregionalum depende de lei complementar, que deve estabelecer os critrios restritivos de transferncia de poupana de regies com renda inferior mdia nacional paraoutras de maior desenvolvimento o outro consta do art. 192, 2, segundo o qual os recursos financeiros relativos a programas e projetos de carter regional, de responsabilidade da Unio,serodepositadosemsuasinstituiesregionaisdecrditoeporelasaplicados. 21) Tabelamento dos juros e crime de usura: estprevisto no 3, do art. 192 queas taxas de juros reais, nelas includas comisses e quaisquer outrasremuneraes direta ou indiretamentereferidas concesso de crdito, no podero passar de12%aoano a cobrana acima desse limite serconceituadacomo crimedeusura, punido,emtodasas suasmodalidades,nostermosquealeideterminar.

IIDAORDEMSOCIAL INTRODUOORDEMSOCIAL 22) Base e objetivo da ordem social: tem por base o primado do trabalho, e como
87

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

objetivoobemestareajustiasocial.

DASEGURIDADESOCIAL 23) Contedo, princpios e financiamentos da seguridade social: compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadasa asseguraros direitos relativos sade, previdncia eassistnciasocial regese pelos princpiosdauniversalidadedecoberturaedoatendimento,daigualdade,da unidade de organizao e da solidariedade financeira ser financiada por toda a sociedadedeformadiretaouindireta(195). 24) Sade: por serem de relevncia pblica, as aes e servios ficam inteiramente sujeitos regulamentao, fiscalizao e controle do Poder Pblico, nos termos da lei o SUS regese pelos princpios da descentralizao, do atendimento integral e da participaodacomunidade. 25) Previdncia social: ser organizada sob forma de regime geral, de carter contributivo e de filiao obrigatria compreende prestaes de 2 tipos: benefcios e servios os benefcios soprestaespecuniriasaosasseguradoseaqualquerpessoa que contribua na forma dos planos previdencirios, e so osseguintes: auxlios (201, I a III), segurodesemprego (7, II, 201,III. e239), salriofamliae auxliorecluso,pensopor morteeaaposentadoria. 26) Assistncia social: no depende de contribuio os benefcios e servios sero prestados a quem deles necessitar financiada com recursos do oramento da seguridadesocial,almdeoutrasfontes.

DAORDEMCONSTITUCIONALDACULTURA 27) Educao: a Constituio declara queelaumdireitodetodoedeverdoEstado(205 a214). 28) Princpio bsicos do ensino: a consecuo prtica de seus objetivos, consoante o art. 205 s serealizarnumsistemaeducacionaldemocrtico,informadopelosprincpios, acolhidos pela CF, que so: da igualdade, da liberdade, do pluralismo, da gratuidade, da valorizao dos profissionais do ensino, da gesto democrtica e do padro dequalidade (206). 29) Autonomia universitria: aCF firmouaautonomiadidticocientfica,administrativae de gesto financeira das Universidades, que obedecero o princpio de indissociabilidade
88

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

entreensino,pesquisaeextenso(207). 30) Ensino pblico: importa em que o Poder Pblico organize os sistemas deensinode modo a cumprir o respectivo dever com a educao, mediante prestaes estatais que garantam,nomnimo,oensinofundamental,obrigatrioegratuito(208a210). 31) Cultura e direitos culturais: a CF estatui que o Estado garantir a todos o pleno exerccio dos direitos culturais e o acesso s fontes de cultura nacional, apoiar e incentivaravalorizaoeadifusodasmanifestaesculturais. 32) Desporto: dever do Estado fomentar prticas desportivas formais e no formais, comodireitodecadaum,observadasasdiretrizesdoart.217. 33) Cincia e Tecnologia: incumbncia estatal promover e incentivar o desenvolvimentocientfico,apesquisaaacapacitaotecnolgica(219). 34) Meio ambiente: a Constituio o define ecologicamente equilibrado como direito de todos e lhe d a natureza de bem de uso comum do povo o art. 225, 1, arrola as medidas e providncias que incumbem ao Poder Pblico tomar para assegurar a efetividadedodireitoreconhecidonocaputdoprprioartigo.

DAFAMLIA,DACRIANA,DOADOLESCENTEEDOIDOSO 35) A famlia: afirmada como base da sociedade, tendo especial proteo do Estado reconhecidaaunioestvelocasamento civil egratuitaasuacelebraoapaternidade responsvelsugeridaodeverdeseajudarrecprocoentrepaisefilhos. 36) Tutela da criana e doadolescente: afamlia tem ogravedever,juntamentecoma sociedade e o Estado, de assegurar com absoluta prioridade,osdireitosfundamentais da crianaedoadolescenteenumeradosnoart.227. 37) Tutela de idosos: vrios dispositivos mencionam a velhice como objeto de direitos especficos, como o previdencirio (201, I), assistencial (203, I) o art. 230 estatui que a famlia,asociedadeeoEstadotmodeverdeampararaspessoasidosas.

DOSNDIOS
89

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Curso de Direito Constitucional por

Jos Afonso da Silva

38) Fundamentos constitucionais dos direitos indgenas: as bases dos direitos dos ndiosestoestabelecidanosarts.231e232. 39) Organizao social: o art. 231 reconhece a organizao social, costumes, lnguas, crenas e tradiesdosndios,comoquereconheceaexistnciademinoriasnacionaise institui normas de proteo de sua singularidade tnica, especialmente de suas lnguas, costumeseusos. 40) Direitos sobre as terras indgenas: so terrasdaUniovinculadasaocumprimento dos direitos indgenas sobre elas, reconhecidos pela Constituio, como direitos originrios (231), que assim, consagra uma relao jurdica fundada no instituto do indigenato, como fonte primriae congnita da posse territorial, consubstanciada no 2, domesmoartigo. 41 Defesados direitoseinteressedosndios:tmnaturezadedireitocoletivoporisso que a CF reconhece legitimao para defendlos emjuzoaosprpriosndiosssuas comunidades es organizaes antropolgicas e prindios,intervindooMPemtodosos atosdoprocesso,quedecompetnciadaJustiaFederal(109,XIe2,e232). O resumo foi feito partir da obra CURSO DE DIREITO CONSTITUCIONAL POSITIVOdeJosAfonsodaSilva,16Ed.,atualizadaataEC20/98.

90

You might also like