You are on page 1of 7

O SOFRIMENTO PSQUICO NA PERSPECTIVA DA PSICOPATOLOGIA FUNDAMENTAL

Paulo Ceccarelli
*

RESUMO. Partindo da palavra PSICOPATOLOGIA, o autor mostra, de forma resumida, como cada contexto histrico tentou decompor o sofrimento psquico em seus elementos de base para classific-lo, estud-lo e trat-lo. Aps uma breve apresentao da psicopatologia na contemporaneidade, o autor introduz os pressupostos da Psicopatologia Fundamental e suas contribuies na compreenso do sofrimento psquico. Ainda que no seja objetivo do texto participar do debate atual sobre as diretrizes curriculares que norteiam a formao do psiclogo, o autor toma o estudo do conhecimento (logos) da alma (psych) - a psicologia - como exemplo de um dos campos de aplicao da Psicopatologia Fundamental.
Palavras-chave: psicopatologia, sofrimento, transdisciplinaridade.

PSYCHIC SUFFERING FROM THE FUNDAMENTAL PSYCHOPATHOLOGY PERSPECTIVE


ABSTRACT. From the word PSYCHOPATHOLOGY the author briefly shows how each historical context had its own way to decompose psychic suffering in order to classify, study and search for its cure. After a short discussion about psychopathology in contemporaneity the author introduces the theoretical bases of Fundamental Psychopathology and its contributions to understanding psychic suffering. Although this text does not claim to participate in the debate about psychology students training, the author exemplifies through the study of the soul (psyche) knowledge (logos) one of the applications of Fundamental Psychopathology.
Key words: psychopathology, suffering, disciplinarian. 1

A palavra "Psico-pato-logia" composta de trs palavras gregas: "psych", que produziu "psique", "psiquismo", "psquico", "alma"; "pathos", que resultou em "paixo", "excesso", "passagem", "passividade", "sofrimento", "assujeitamento", "patolgico" e "logos", que resultou em "lgica", "discurso", "narrativa", "conhecimento". Psico-patologia seria, ento, um discurso, um saber, (logos) sobre a paixo, (pathos) da mente, da alma (psiqu). Ou seja, um discurso representativo a respeito do pathos psquico; um discurso sobre o sofrimento psquico1; sobre o padecer psquico. A psych alada; mas a direo que ela toma lhe dada pelo pathos, pelas paixes. Mdico aquele - diz Plato no Banquete - que est sempre atento ao pathos, s paixes, pois as

doenas apresentam-se como um excesso de paixes. Como tal, cuida de Eros doente. Doente pelo excesso (pelo excesso pulsional). O mdico terapeuta, pois exerce a terapia: o cuidado sobre Eros restabelecendo, assim, o equilbrio pulsional para que Eros seja liberado desse excesso. O acometido pela paixo, o paciente, o passivo, o portador de sofrimento psquico, aquele que padece de algo cuja origem ele desconhece e que o leva a reagir, na maioria das vezes, de forma imprevista. As paixes atestam nossa permanente dependncia ao Outro. Cada contexto histrico-poltico teve sua psicopatologia, ou seja, suas tentativas de decompor o sofrimento psquico em seus elementos de base para, a partir dai, compreend-los, classific-los, estud-los e trat-los. Como resultado, temos ao longo da histria

Psiclogo, psicanalista. Doutor em Psicopatologia Fundamental e Psicanlise pela Universidade de Paris VII. Docente da Graduao e Ps-Graduao do Departamento de Psicologia da Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais-PUC-MG. A psicopatologia, como tradio, surge com os gregos, encontrando sua expresso mxima no teatro de squilo (Berlinck, 1998; Fedida, 1992).

Psicologia em Estudo, Maring, v. 10, n. 3, p. 471-477, set./dez. 2005

472

Cecarelli

vrias metapsicologias, cada uma com referncias prprias e diferentes perspectivas terico-clnicas. Para Freud (Freud, 1976, p. 202), a "psicoanlise" uma anlise do psiquismo no sentido que a qumica d a esse termo. Trata-se de decompor, de analisar, os elementos que constituem "os sintomas e as manifestaes patolgicas do paciente". Na Grcia pr-socrtica (Pessotti, 1995), o sofrimento psquico era um castigo dos deuses irritados com a hybris dos homens. Em Homero, a At turva temporariamente a razo, fazendo da loucura um estado de desrazo. Por ser obra de Zeus, o homem no responsvel por sua loucura, e nenhum estigma -lhe acarretado. A terapia era o misterioso pharmakon, que reinseria o sujeito em seu grupo social. Nos textos trgicos, a loucura resulta da impossibilidade de escolha individual nos conflitos entre paixes, lealdades e deveres impostos pelo destino. Nas obras de Eurpedes a loucura se psicologiza, e tanto a sua etiologia quanto os quadros clnicos so atribudos s conseqncias das emoes na vida dos homens. O modelo mtico-teolgico da antiguidade substitudo por uma viso racionalista das contradies, limitaes e fraquezas humanas. Com Hipcrates, a loucura - a perda da razo ou do controle emocional - entendida como um efeito do desarranjo na natureza orgnica do homem. Sua etiologia deve ser buscada nas disfunes humorais. Tal concepo afasta definitivamente a influncia divina na loucura. Essas idias, que revelam uma viso organicista do distrbio, tero profunda influncia na medicina nos sculos XVIII e XIX. Plato d uma viso completamente nova da psych, ao consider-la como composta de trs almas: uma racional, o logos, uma afetivo-espiritual e uma terceira que seria apetitiva. Para Plato, a loucura atestaria o desarranjo no equilbrio das trs componentes da psych, fazendo com que a parte racional, o logos, perdesse o controle. No segundo sculo da era Crist, o clebre mdico romano Cludio Galeno retoma e aprimora a teoria platnica das trs almas, apresentando uma concepo bem mais embasada da loucura. Entretanto, como Hipcrates, considera o desarranjo humoral como a causa da doena mental. A viso medieval da loucura est intimamente associada, ou mesmo identificada, possesso demonaca. Esta perspectiva ganha espao medida que a hegemonia do cristianismo se impe. Derivamse da, por exemplo, as lutas contra os hereges que, por insistirem em cultuar divindades "pags", so

vistos como encarnaes do demnio (fenmeno extremante atual, quando os USA propem-se lutar contra o eixo do mal.) Nos sculos XV e XVI o peso das explicaes religiosas em relao loucura comea a perder terreno, na medida em que o estudo da medicina, fortemente influenciado pelo retorno das idias de Galeno, passa a considerar componentes psicolgicas na loucura, o que propicia o aparecimento da noo de alienado. Enquanto no sculo XVII as categorias platnicas so acrescentadas s teorias da loucura, o XVIII marcado por uma psicopatologia desordenada, devido falta de fundamentao slida da fisiologia nervosa. Conseqentemente a nosografia difusa, com critrios variados e imprecisos. As classificaes so ora extremamente abrangentes, o que as torna pouco teis, ora drasticamente limitadas, tornando-se de difcil confirmao. No incio do sculo XVIII o pensamento mdico em relao s "doenas do esprito" e a prtica do internamento permaneceram estranhos um ao outro; no final desse sculo as duas correntes pensamento e prtica - sofrem uma primeira convergncia, embora no se tratasse ainda de uma conscientizao de que os internos eram doentes (Foucault, 1978, p. 432). No incio do sculo XIX, precisamente em 1801, Pinel publica seu Tratado Mdico-Filosfico sobre a Alienao Mental. Obra revolucionria, o Tratado modifica radical e definitivamente a viso da loucura e inaugura uma nova especialidade mdica, que mais tarde chamar-se-ia psiquiatria. clebre o episdio, que se tornou histrico, de Pinel retirando os grilhes e correntes que prendiam os pacientes em Bictre. Na primeira edio do Tratado Pinel (Pinel, 2005, p. 72) escreve:
A alienao mental exige o trabalho atento de autnticos observadores para sanar a desordem em que se encontra.

E na segunda edio lemos (Pinel, 2005, p. 78):


No se poderia compreender o conceito mesmo de alienao se no se enfoca a causa que mais freqentemente a provoca, quero dizer, as paixes violentas ou exasperadas pelas contradies.

Esboa-se aqui o princpio que marcar a psiquiatria emergente: o apego observao como procedimento para evitar as possveis distores no conhecimento da alienao provocada pela nebulosidade da psicopatologia vigente.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 10, n. 3, p. 471-477, set./dez. 2005

Sofrimento psquico e psicopatologia fundamental

473

Esquirol, o mais importante sucessor de Pinel, amplia os conceitos desse ltimo ao sustentar que existem diversas formas de loucura, todas devendo ser compreendidas como distrbios das funes racionais. At o final do sculo XIX no existia, em rigor, um saber sobre o sofrimento psquico que acometia o homem. A preocupao vigente era a doena, a sintomatologia: conhecer para classificar. Os grandes psicopatlogos daquela poca, dentre os quais Havellock-Ellis e Krafft-Ebing, tinham por preocupao classificar e etiquetar as organizaes psquicas que escapavam s referncias de normalidade. A expresso Psicopatologia, que deu nome ao que muitos mdicos faziam, principalmente na Frana, na Alemanha e na Inglaterra, durante todo o sculo XIX, inaugurou a tradio mdica que se manifesta, at hoje, nos tratados de psiquiatria e de psicopatologia mdica. O aparecimento da Psicopatologia como disciplina organizada se d com a publicao da Psicopatologia geral de Karl Jaspers, psiquiatra e filsofo, no incio do sculo XX. Jaspers visava descrever e classificar, de forma minuciosa e sistemtica, as doenas mentais. A grande ruptura epistemolgica feita pela psicologia profunda de Freud. A partir da dimenso do desejo, que submetido s leis da linguagem escapa a qualquer apreenso direta de sua finalidade, Freud postula que o sujeito - louco ou no - sempre que fala, fala do, e a partir de,seu pathos, que aqui confunde-se com a trama discursiva que o constitui. esta trama, inicialmente encarnada pelo Outro, que possibilita que o pathos, como passividade, alienao, transforme-se, na situao teraputica, em percepo, em experincia. Hoje, o termo "psicopatologia" encontra-se associado a um grande nmero de disciplinas que se interessam pelo sofrimento psquico. Isso trouxe um problema, por vezes uma impossibilidade, tanto de dilogo intercientfico entre as diferentes abordagens tericas, quanto de confrontao crtica dos modelos por elas utilizados, o que evidencia que o fenmeno psquico no redutvel a uma nica forma discursiva. Dentre as inmeras tentativas de superar os impasses criados pela pluralidade de leituras do pathos, o expoente mximo , sem dvida, o DSMIV (Manual de Diagnstico e Estatstica da Associao Psiquitrica Americana) e o igualmente reputado CID-1O (Classificao Internacional de Doenas). Esses manuais oferecem uma definio empiropragmtica das entidades nosogrficas.

Busca-se, acima de tudo, "o ideal de um acordo mnimo com relao delimitao formal e operacional das categorias diagnsticas empregadas" (Costa Pereira, 1998, p. 62). Tentouse criar uma nomenclatura nica que fornea uma linguagem comum a pesquisadores e clnicos de diferentes orientaes tericas, uma abordagem feita unicamente a partir da observao direta dos fenmenos em questo; um sistema de classificao independente de qualquer apriorismo terico. Isso significa deixar de lado os problemas etiolgicos e centrar-se na nosografia. A grande crtica que se faz a esta abordagem o fato de no levar em conta a subjetividade tanto daquele que est sendo "classificado" quanto daquele que classifica: o olhar de quem olha no imune sua prpria organizao subjetiva ( interessante lembrar que em julho de 2002, numa reunio realizada em Londres, Inglaterra, a Associao Mundial de Psiquiatria e a Organizao Mundial da Sade decretaram uma moratria de 10 anos para seus sistemas classificatrios - o DSM-IV e o CID-10 pois eles vinham sofrendo severas crticas, pois sua pretenso "universal" revelou-se inoperante). Temos ainda o desenvolvimento das neurocincias e o espantoso crescimento dos psicofrmacos, que reforam a idia da origem biolgica dos transtornos psquicos. Podemos supor, sem exagero, que em breve no necessitaremos mais da psicopatologia para tratarmos um transtorno psquico. No ser necessrio levar em conta os aspectos subjetivos, os conflitos internos e as experincias psquicas de cada um: bastar conhecer o uso das molculas qumicas (Ceccarelli, 2001). Seja como for, os elementos da psicopatologia, as manifestaes do pathos, constituem os princpios presentes nos estudos, pesquisas e tratamentos do psicopatolgico, sejam eles feitos pela psiquiatria ou pela psicologia. Entretanto, por no haver uma rede significante nica, uma trama discursiva ltima que acolha os elementos bsicos da psicopatologia, o fenmeno patolgico foi repartido em uma pluralidade de metapsicopatologias. Torna-se, ento, necessrio que os pressupostos bsicos da Psicopatologia sejam submetidos a interrogaes sobre suas condies de possibilidade. Isto significa que devem ser objeto de uma cincia primeira, que o psicanalista francs Pierre Fdida (Berlinck, 1998) denomina Psicopatologia Fundamental: uma psicopatologia primeira, convocada a dar conta da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade presentes nas psicopatologias atuais.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 10, n. 3, p. 471-477, set./dez. 2005

474

Cecarelli

PSICOPATOLOGIA FUNDAMENTAL

A preocupao central da Psicopatologia Fundamental contribuir para a redefinio do campo do psicopatolgico. Ela prope uma reflexo crtica dos modelos existentes e uma discusso dos paradigmas que afetam nossos objetos de pesquisa, nossas teorias e nossas prticas. A Psicopatologia Fundamental reconhece e dialoga com outras leituras presentes na polis psicopatolgica. A noo de fundamental deve ser compreendida no sentido de uma fundamentalidade, uma "intercientificidade dos objetos conceituais. Trata-se de um projeto de natureza intercientfica, onde a comparao epistemolgica dos modelos tericoclnicos e de seu funcionamento propiciaria a ampliao do limite e da operacionalidade de cada um destes modelos e, conseqentemente, uma transformao destes ltimos. A Psicopatologia Fundamental o frum de toda a metapsicopatologia. importante frisar que no se trata de uma interdisciplinaridade, mas de uma transdisciplinaridade, pois campos diferentes, cada qual com mtodos, procedimentos e objetivos prprios no se comunicam facilmente. A transdisciplinaridade reune, em uma ampla rede de significaes, os conhecimentos especficos e singulares de cada modelo em torno de uma concepo tica comum aos diferentes saberes. Isso possibilitar a existncia de um campo discursivo que produza interaes e leve a construes metafricas. A Psicopatologia Fundamental, cujo campo conceitual o da psicanlise, organiza-se em torno do patei mathos esquileano: aquilo que o sofrimento ensina. Trata-se de resgatar o pathos, como paixo, e escutar o sujeito que traz uma voz nica a respeito de seu pathos, transformando aquilo que causa sofrimento em experincia, em ensinamento interno. Transformar o pathos em experincia significa, tambm, consider-lo no apenas como um estado transitrio, mas, - e talvez sobretudo - como "algo que alarga ou enriquece o pensamento (Berlinck, 1998, p. 54). Cria-se um discurso sobre as paixes, sobre a passividade, sobre o sofrimento, enfim, sobre o sujeito trgico. Encontramos aqui a essncia de Psicopatologia: o conhecimento da paixo, do sofrimento psquico. O pathos, em si, nada ensina, no conduzindo seno morte. Quando a experincia , ao mesmo tempo, teraputica e metapsicolgica, estamos no mbito da Psicopatologia Fundamental. Por entender a questo pthica, as paixes, como uma dimenso inerente do Ser, a Psicopatologia

Fundamental sustenta que se crie uma psicopatologia prpria a cada sujeito, que lhe permitir transformar em experincia as manifestaes de seu pathos; isto , que lhe permita, via transferncia, refazer seus caminhos pulsionais e suas escolhas objetais. Embora a Psicopatologia Fundamental no dispense os saberes construdos por outros discursos para a compreenso do adoecer psquico, ela no est to interessada na descrio e classificao da doena mental, mesmo porque essa noo vem apresentando grandes transformaes (Berlinck, 2003). Para a Psicopatologia Fundamental, o pathos manifesta uma subjetividade que capaz, atravs da expresso em palavras, de transformar a paixo em experincia, servindo para a existncia do prprio sujeito. O diagnstico, para a Psicopatologia Fundamental, apenas um recurso para orientar a escuta e balizar o caminho, e no um instrumento classificatrioideolgico a ser utilizado para definir, a priori, uma organizao ou uma estrutura na qual o sujeito deva ser encaixado; e menos ainda, um discurso que contribua para a cronificao do sofrimento e/ou discriminao do sujeito.

PSICOPATOLOGIA FUNDAMENTAL E APARELHO PSQUICO

A Psicopatologia Fundamental, no esteio das posies freudianas, concebe o psiquismo como uma organizao que se desenvolveu para proteger o ser humano contra os ataques, internos e externos, que punham sua vida em perigo. O psiquismo parte integrante do sistema imunolgico: da mesma forma que um sujeito pode ser mais suscetvel de contrair doenas por possuir um sistema de defesa debilitado, ele pode tambm estar menos equipado para responder aos ataques, internos (pulsionais, passionais) e externos (mudanas ambientais, perdas diversas), que encontra ao longo da vida e, por conseguinte, adoecer psiquicamente. Essa concepo do psiquismo tirada das teses apresentadas por Freud em um de seus textos mais polmicos, cujas conseqncias ainda no foram totalmente avaliadas: Neuroses de transferncia: uma sntese (Freud, 1987), Utilizando-se, mais uma vez, da referncia mitolgica, Freud concebe o aparelho psquico (seelischer Apparat) como patolgico em sua origem. Uma defesa contra o excesso; uma resposta violncia qual o ser humano se viu exposto quando das mudanas provocadas por uma catstrofe ecolgica de propores avassaladoras: a perda do den. Para

Psicologia em Estudo, Maring, v. 10, n. 3, p. 471-477, set./dez. 2005

Sofrimento psquico e psicopatologia fundamental

475

enfrentar o excesso sem adoecer - as transformaes do meio ambiente (excesso externo) e as demandas pulsionais que no podiam ser satisfeitas (excesso interno) -, foram necessrias profundas reorganizaes psquicas. Esse longo processo, a Histria da Humanidade (filognese) repetida por cada ser humano (ontognese). "As neuroses, escreve Freud (Freud, 1978, p. 72), tm que prestar seu testemunho sobre a histria do desenvolvimento da alma humana". O ser humano traz um sofrimento psquico, geneticamente herdado, causado pelo excesso. Freud resgata a noo grega de pathos colocando-a como ingrediente central da essncia do humano, de tal forma que a particularidade da organizao psquica de cada um deve ser compreendida como uma criao singular e nica para garantir a sobrevivncia da espcie. Para Freud, em Neuroses de transferncia: uma sntese, as neuroses, as perverses e as psicoses so modos de subjetivao encontrados pelo sujeito frente desmedida pulsional. Se, por outro lado, o excesso (de pathos) causa dor, por outro, ele cria subjetividade. No humano, a dor tem um destino sui generis ao adquirir representao psquica (Berlinck, 2000). por falar que a dor solicita escuta; escuta essa que, sendo teraputica, possibilita o recuo necessrio para transform-la em experincia. Na atualidade, entretanto, observa-se um movimento cada vez maior no sentido de eliminar a dor - de evitar contato consigo mesmo - do que para transform-la em experincia. A espantosa produo de analgsicos, cada vez mais eficientes, revela o desejo de se livrar da sensao, j que da dor o humano no se livra (Berlinck, 1999).

PSICOPATOLOGIA FUNDAMENTAL E FORMAO DO PSICLOGO

Embora no seja objetivo deste texto participar do debate atual sobre as diretrizes curriculares que norteiam a formao do psiclogo, tomaremos o estudo do conhecimento (logos) da alma (psych), o da psicologia, como exemplo de um campo onde a Psicopatologia Fundamental teria uma palavra a dizer. A psicologia, como cincia, foi construda ao longo da histria como uma tentativa de compreenso de um fenmeno social novo. O "fenmeno novo" o sentimento de "eu", cujas

origens no Ocidente encontram-se na revoluo burguesa, que transformou a organizao feudal e instaurou uma nova forma de organizao social. Isso significa que a psicologia surge como resposta a um movimento poltico historicamente datado, e que, como toda cincia emergente, tributria da ideologia que permitiu o seu aparecimento. (Ceccarelli, 2002) Essa mesma ideologia apresenta distintas leituras do fenmeno novo, do eu, leituras essas que sustentam as diferentes epistemologias que definem tanto o normal como o patolgico. Todo ensino de psicologia, em suas mais variadas reas de atuao, apia-se, ainda que implicitamente, em uma leitura do pathos. Essa, por sua vez, sustenta a epistemologia que define a noo de sujeito, a qual, conseqentemente, determina a prtica e orienta a clnica: psicopatologia clnica, psicopatologia do trabalho, das relaes empresariais, do desenvolvimento... No obstante, a complexidade intrnseca do psicopatolgico indica que o objeto de trabalho da psicologia - as paixes que constituem o sujeito no apreensvel por um discurso nico e muito menos redutvel a uma forma discursiva que o unifique. Da a importncia, na perspectiva de Psicopatologia Fundamental, de que o estudante de psicologia tenha contato com a multiplicidade das "psicopatologias" - fenomenolgica, psicanaltica, existencialista, comportamental, humanista e outras tantas - para que ele se d conta de que a psicopatologia que sustenta a prtica psicolgica constitui um vasto territrio habitado por diferentes perspectivas epistemolgicas, com metodologias prprias e irredutveis. Cada corrente terica da psicologia prope, dentro do referencial que lhe prprio, possveis apreenses do pathos que traduzem diferentes leituras do fenmeno observado - diferentes leituras do real - gerando diferentes construes da realidade. A Psicopatologia Fundamental sugere que o estudo da psicopatologia no curso de psicologia deveria abordar os vrios discursos sobre o pathos. Uma aula ideal convocaria psicopatlogos de diferentes filiaes de maneira que, a partir de um determinado fenmeno psquico, cada teoria da polis psicopatolgica tivesse direito palavra. Teramos, neste caso, um exerccio legtimo da transdisciplinaridade tal como a entende a Psicopatologia Fundamental: uma confrontao de modelos onde aquilo que pode parecer bvio para um talvez seja motivo de perguntas para outro. Alm disto, tal confrontao permitiria mostrar que

Psicologia em Estudo, Maring, v. 10, n. 3, p. 471-477, set./dez. 2005

476

Cecarelli

tanto a nossa prtica quando nossa escuta so determinadas pelo modelo que elegemos. Um exemplo: tanto autores da Escola Inglesa (Khan, 1987; McDougall, 1972; 1997) quanto da Americana (Kernberg, 1975; 1998; Stoller, 1975; 1984) relatam casos clnicos de perverso trabalhados em anlise com xito. Para estes autores, a dificuldade com o perverso suportar sua monotonia discursiva, o que requer do analista uma disposio particular para acompanhar o sujeito na repetio de sua pesquisa sexual infantil e, finalmente, introduzi-lo no mundo subjetivo de forma no ameaadora. J para a Escola Francesa de Jacques Lacan (Lacan, 1966; 1986), a perverso, vista como estrutura, resiste psicanlise e o perverso no analisvel. Ampliando a questo teramos outro exemplo ainda mais radical: em agosto de 2004 ocorreu em Belo Horizonte o XIII Frum Internacional de Psicanlise, organizado pelo Crculo Psicanaltico de Minas Gerais. O tema do Frum foi As mltiplas faces da perverso. Inspirado por ele, organizei na PUC-MG um debate sobre a perverso para o qual convidei colegas das diferentes linhas da psicologia. O resultado foi a total falta de consenso entre os debatedores sobre a definio de perverso, sua escuta e conduo clnica. Ora, do ponto de vista epistemolgico isso em nada nos surpreende, pois, como j disse, campos diferentes, cada qual com mtodos, procedimentos e objetivos prprios dificilmente se comunicam. Mas para os alunos em formao o resultado foi angustiante. Ponderaram, e com razo, que para o sujeito que procura ajuda, sujeito esse que desconhece as correntes da psicologia, seu futuro psquico estaria diretamente ligado linha seguida pelo profissional que ele elegeu. Como resolver este impasse? A pergunta que fica : existe uma posio, uma leitura do fenmeno, mais verdadeira do que a outra, ou devemos nos perguntar sobre os limites da teoria que norteia nossa escuta? Ou ainda: existe um modelo mais verdadeiro que outro, ou a nossa transferncia que determina nossas escolhas terico-clnicas? Questionar a certeza sobre a qual determinada enunciao repousa o que caracteriza o discurso cientfico. Muitas vezes, devido aos complexos inconscientes que so despertados em ns pela fala daquele que est em nossa frente, apressamo-nos a buscar respostas que confortem nossas angstias. Para evitar isso, devemos estar atentos s formas

discursivas que apresentam respostas para tudo e, ao mesmo tempo, no suportam crticas: quando os conceitos tericos transformam-se em dogmas, o discurso transforma-se em religio e seus pressupostos em leis. (Religio do latim "re-ligare" religar com Deus, ou com aquele que ditou, ou escreveu, a teoria.) Temos, neste caso, o dogmatismo, onde qualquer atividade crtica severamente punida. No podemos nos esquecer de que a dimenso imaginria da transferncia pode transformar uma teoria em verdade incontestvel. neste sentido - cabe repetir - que as diversas leituras do fenmeno psquico devem ser reconhecidas como possveis. Sem este reconhecimento, nossa prtica corre o risco de transformar-se em uma prtica perversa no sentido empregado por Freud nos 3 Ensaios: uma fixao de uma pulso sexual em uma nica forma de satisfao.

REFERNCIAS
Berlinck, M. (1998). O que Psicopatologia Fundamental. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, 1(1), 46-59. Berlinck, M. (1999). A dor. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, 2(3), 46-58. Berlinck, M. (2000). Aspectos metapsicolgicos das psicopatologias contemporneas. Conferncia apresentada em Fortaleza - CE em 13/05/2000, mas no publicada. Berlinck, M. (2003). Ato Mdico. Jornal do Conselho Federal de Psicologia. 28(75), 4-5. Ceccarelli, P. R. (2001). Entrevista com Pierre Fdida. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, 4(1), 168174. Ceccarelli, P. R. (2002). Psicologia Hospitalar: aspectos legais, ticos e polticos. Revista de Psicologia Plural, 17, 71-78. Costa Pereira, M. (1998). Formulando uma psicopatologia fundamental. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, 1(1), 60-76. Fedida, P. (1992). Tradition tragique du psychopathologique. A propos du pathei mathos de l'Agamemmon. Em Crise e contretransfert, Paris, PUF, 1992, 19-36. Foucault, M. (1978). Histria da Loucura. So Paulo: Editora Perspectiva. (Trabalho original publicado em 1972). Freud, S. (1976). Linhas de progresso na teoria psicanaltica. E. S.B., Vol. XVII, Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1918). Freud, S. (1987). Neurose de transferncia: uma sntese. Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1928). Kernberg, O. F. (1975). Agresso nos transtornos de personalidade e nas perverses. Porto Alegre: Artes Mdicas. Kernberg, O. F. (1998). Perverso, perversidade e normalidade: diagnstico e consideraes teraputicas. Revista Brasileira de Psicanlise, 32(1), 67-82.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 10, n. 3, p. 471-477, set./dez. 2005

Sofrimento psquico e psicopatologia fundamental

477

Khan, M. M. R. (1987). Alienacin en las perversiones. Buenos Aires: Nueva Visin. (Trabalho original publicado em 1979). Lacan, J. (1986). Ltique de la psychanalyse. (L sminaire liver 7). Paris: Seuil. Lacan, J. (1966). Kant avec sade. Em crits. Paris: Seuil. (Trabalho original publicado em 1963). McDougall, J. (1972). Scne primitive et scnario pervers. Em La sexualit perverse, Paris: Payot, pp. 50-94. McDougall, J. (1997). As mltiplas faces de Eros: uma explorao psicanaltica da sexualidade humana. So Paulo: Martins Fontes. Pessotti, I. (1995). A loucura e as pocas. Rio de Janeiro: Editora 34.

Pinel, P. (2005). Trait mdico-philosophique sur l' alination mentale. Paris: Les empcheurs de penser en ronds/Seuil. (Trabalho original publicado em 1809). Stoller, R. (1975). Perversion. New York:Pantheon Books. Stoller, R. (1984). La perversion et le dsir de faire mal. In: Nouvelle Revue de Psychanalyse La chose sexuelle. 29, Paris: Gallimard, 147-172.

Recebido em 14/05/2005 Aceito em 30/09/2005

Endereo para correspondncia:

Paulo Cecarelli, Rua Aimors, 1239/702, Funcionrios, CEP 30140-071, Belo Horizonte. E-mail: pr@ceccarelli.psc.br Home page: www.ceccarelli.psc.br

Psicologia em Estudo, Maring, v. 10, n. 3, p. 471-477, set./dez. 2005

You might also like