You are on page 1of 19

O INCONSCIENTE E A CONSCINCIA: DA PSICANLISE NEUROCINCIA1

Carlos Eduardo de Sousa Lyra 2

Resumo: Este artigo consiste numa reviso acerca dos conceitos de inconsciente e conscincia , a partir dos pontos de vista da psicanlise e da neurocincia. O autor examina, inicialmente, o Projeto freudiano. Em seguida, aborda as crticas de Searle psicanlise, e apresenta a proposta de Damsio e as concepes de Edelman acerca da conscincia. Por fim, indica algumas possveis contribuies das teorias neurocientficas para a prtica e a teoria psicanalticas. Palavras-chave: Psicanlise. Neurocincias. Psicopatologia. Psicoterapia.

Conhecemos duas espcie de coisas sobre o que chamamos nossa psique (ou vida mental): em primeiro lugar, seu rgo corporal e cena de ao, o crebro (ou sistema nervoso), e, por outro lado, nossos atos de conscincia, que so dados imediatos e no podem ser mais explicados por nenhum outro tipo de descrio. Tudo o que jaz entre eles -nos desconhecido, e os dados no incluem nenhuma relao direta entre esses dois pontos terminais de nosso conhecimento. Se existisse, no mximo permitir-nosia uma localizao exata dos processos da conscincia e no nos forneceria auxlio no sentido de compreend-los.
(Freud, 1940/1990)

1 2

Parte do artigo foi extrada de dissertao de mestrado produzida sob orientao da Prof. Dr. Ana Rudge, na Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro, com o auxlio da CAPES. Psiclogo, bacharel em Filosofia e mestre em Psicologia Clnica. E-mail: ceslyra@hotmail.com

PSICOL. USP , So Paulo, jul./set. 2007, 18 (3), 55-73

55

Introduo
O problema da conscincia bastante antigo: foi investigado amplamente pelos filsofos, principalmente os modernos; e tornou-se tambm, a partir do sculo XIX, objeto de estudo de psiclogos e fisiologistas. Entre os psiclogos que se ocuparam do tema, podemos destacar Wilhelm Wundt e o seu estruturalismo, cujo objeto de estudo era a experincia consciente. Wundt analisou as estruturas do psiquismo humano pelo mtodo introspectivo (ou introspeco psicolgica), adotando o modelo de investigao cientfica das cincias naturais, a exemplo da fsica e da fisiologia. Para o estruturalismo, o componente primordial da conscincia a sensao. Esta se classifica segundo modalidade, intensidade e durao (Rosa, 1995). Ao longo de sua carreira, Wundt realizou inmeras experincias e elaborou diversas teorias, embora tenha sido bastante criticado pelo seu mtodo de estudo a introspeco. No obstante, contribuiu na definio de uma identidade para a psicologia, utilizando mtodos baseados na observao, experimentao e mensurao no estudo da experincia consciente. Durante muito tempo, a psicologia, enquanto cincia emprica, procurou seguir o modelo das cincias naturais, tendendo, na maioria das vezes, a reduzir as diferenas entre sujeito e objeto, e adotando uma concepo naturalista. Para os naturalistas, a conscincia no passa de um epifenmeno: emerge dos processos quantitativos e das relaes causais que se realizam no crebro. Husserl criticou severamente o psicologismo, defendendo uma posio dualista, na qual a conscincia ocupa um lugar relevante em relao s coisas na natureza. Herdeiro do pensamento cartesiano, Husserl concebe a conscincia como um fenmeno qualitativo, dotado de intencionalidade, isto , que visa a um determinado objeto. Igualmente, para Husserl, o psquico um fenmeno, e no a coisa (Husserl, 2000). Dessa forma, o psquico no pode ser reduzido ao fsico ou, ainda, a mente no pode estar numa relao de identidade com o crebro. Portanto, para a fenomenologia de Husserl, a conscincia encerra o domnio do psquico. A concepo fenomenolgica da conscincia, por sua vez, passou a ser questionada pela psicanlise, uma vez que Freud estende a qualidade de psquico tambm aos fenmenos inconscientes (Freud, 1923/ 1990).

O Projeto freudiano
Em 1895, Freud escreve sua Psicologia para neurologistas - texto mais conhecido como Projeto para uma Psicologia Cientfica , e que seria publicado postumamente, em 1950. Nessa obra, declara sua inteno de

56

O INCONSCIENTE E A CONSCINCIA: DA PSICANLISE NEUROCINCIA

! Carlos Eduardo de Sousa Lyra

construir uma teoria psicolgica fundamentada nas cincias naturais (Freud, 1950/1990). Toda a sua argumentao toma como ponto de partida dois conceitos: 1) o de uma quantidade (Q) em movimento; e 2) o de neurnios como partculas materiais. No obstante, no Projeto, Freud utiliza um vocabulrio neurolgico para falar de noes psicolgicas. Embora partisse de suas observaes clnicas acerca das psicopatologias de sua poca para formular suas teorias, no podemos descartar o fato de que Freud era neurologista e, tendo sido por alguns anos pesquisador nessa rea, conhecia muito bem o funcionamento do sistema nervoso, de tal maneira que esses conhecimentos devem ter contribudo para um entendimento mais apurado das relaes entre os conceitos que formulou. No Projeto, Freud postula a existncia de dois tipos de neurnios: 1) os neurnios phi (permeveis), que permitem a passagem de Q sem que haja uma alterao no nvel de excitao; e 2) os neurnios psi (impermeveis), que permitem apenas uma passagem parcial de Q, em virtude da presena ativa das barreiras de contato. Assim, apenas os neurnios psi apresentam resistncia descarga e, portanto, podem representar uma memria (Freud, 1950/1990). Os neurnios phi, por sua vez, so responsveis pela percepo sensvel (o que envolve apenas a percepo de uma quantidade [sensao] e no de uma qualidade [percepo-conscincia]). Segundo o autor, a funo da memria est relacionada existncia de facilitaes entre os neurnios psi, que tendem a torn-los menos impermeveis, ou seja, semelhantes aos neurnios phi. Freud afirma que os neurnios psi, alm de se comunicarem com os neurnios phi, recebem catexias (investimentos) a partir do interior do corpo (estmulos endgenos); e que provvel que os neurnios psi devam ser divididos em dois grupos: os neurnios de pallium, que so catequizados a partir de phi, e os neurnios nucleares, catexizados a partir das vias endgenas de conduo (Freud, 1950/1990, p. 428). Os estmulos endgenos, segundo Freud, tm origem intercelular e so produzidos de forma contnua pelo organismo, transformando-se em estmulos psquicos apenas periodicamente. As Qs endgenas atuam apenas por soma de excitao, pois se constituem originalmente de parcelas mnimas de excitao , portanto, a soma dessas parcelas mnimas que, eventualmente, chegar aos neurnios psi-nucleares. somente quando as Qs endgenas chegam aos neurnios psi-nucleares que podemos caracteriz-las como pulses .

PSICOL. USP , So Paulo, jul./set. 2007, 18 (3), 55-73

57

Em uma determinada passagem do Projeto, Freud passa a se referir ao problema da qualidade e ao da conscincia , os quais considera fundamentais na elaborao de uma teoria psicolgica,independentemente do que se realiza do ponto de vista da cincia natural (Freud, 1950/1990, p. 418). Estabelece que os processos neuronais devem ser considerados em sua totalidade, antes de mais nada, como inconscientes, e devem ser inferidos como os demais fenmenos naturais (Freud, 1950/1990, p. 419). Contudo, necessrio que haja uma percepo qualitativa e consciente dos fenmenos e objetos da realidade externa. Essa percepo-conscincia deveria emergir, segundo Freud, do sistema de neurnios psi. Para resolver o problema acima, Freud postula a existncia de um terceiro sistema de neurnios (futuro sistema Pcpt.-Cs.), os neurnios mega (perceptivos), que so excitados durante uma percepo, mas no durante uma reproduo (ou recordao), uma vez que no so dotados de memria. Esses neurnios seriam, ento, os responsveis pela percepo consciente das qualidades, e estariam catexizados (investidos) com uma Q mnima (inferior quela que circula no sistema psi, porm provinda deste) (Freud, 1950/1990). Ao vindicar a existncia dos neurnios mega, Freud introduz a noo de temporalidade ou perodo. Assim, presume que toda a resistncia das barreiras de contacto se aplica somente transferncia de Q, mas que o perodo do movimento neuronal transmitido a todas as direes sem inibio, como se fosse um processo de induo (Freud, 1950/1990, p. 421). Em ltima instncia, os neurnios mega no receberiam Q, mas apenas um perodo de excitao. Freud acrescenta duas caractersticas ao sistema de neurnios mega: 1) a capacidade de gerar motilidade (isto , transformar Q em movimento fsico) quando isso ocorre, h uma descarga e uma perda simultnea da qualidade e do perodo associado a esta; e 2) a capacidade de agregar sensaes de prazer ou desprazer s qualidades. A questo da qualidade um problema antigo nas cincias naturais, que nos remete a Aristteles, o qual defendia ser impossvel fornecer uma deduo matemtica da qualidade (Koyr, 1982, p. 169). Assim, toda cincia moderna, a partir de Descartes, deixa de lado o problema da qualidade, por consider-lo de ordem subjetiva. No obstante, Freud procura incluir a qualidade em seu sistema explicativo, uma vez que uma teoria psicolgica completa no pode prescindir dessa categoria epistemolgica. Dessa maneira, Freud se depara com os limites entre, por um lado, uma teoria baseada apenas em pressupostos das cincias naturais e, por outro, uma teoria dinmica acerca da conscincia. Isso fica claro na seguinte passagem:

58

O INCONSCIENTE E A CONSCINCIA: DA PSICANLISE NEUROCINCIA

! Carlos Eduardo de Sousa Lyra

Segundo uma avanada teoria mecanicista, a conscincia um mero apndice aos processos fisiolgico-psquicos e sua omisso no acarretaria alterao na passagem psquica [dos acontecimentos]. De acordo com outra teoria, a conscincia o lado subjetivo de todos os eventos psquicos, e assim inseparvel do processo mental fisiolgico. A teoria aqui elaborada situa-se entre essas duas. (Freud, 1950/1990, p. 423)

Ainda no Projeto, Freud define o ego como um conjunto especfico de neurnios psi catexizados (investidos) e bem facilitados entre si; no entanto, o ego no capaz de distinguir uma idia (lembrana) de uma percepo sem que haja uma indicao da realidade. Essa indicao qualitativa (que, posteriormente, ser chamada de teste da realidade) , segundo Freud, fornecida provavelmente pelos neurnios mega. Trata-se, para o autor, de encontrar um critrio para estabelecer uma diferena entre a percepo alucinatria, proveniente da catexia de desejo no sistema psi, e a percepo qualitativa da realidade externa, que uma funo dos neurnios mega. A percepo qualitativa da realidade s pode ser realizada de forma adequada pelos neurnios mega se houver uma inibio, por parte do ego (catexizado), das intensas catexias de desejo provenientes do sistema psi. Caso contrrio, o ego falha em sua funo, e ocorrem as alucinaes. importante mencionar que, para Freud, uma catexia perceptiva sempre uma catexia de complexos de neurnios, e nunca de neurnios isolados (Freud, 1950/1990). Tendo em vista a diferena entre percepo alucinatria e percepo qualitativa da realidade, Freud atribui ao pensamento a qualidade de ser um processo psquico secundrio; enquanto nos sonhos, por exemplo, predominam os processos psquicos primrios. Do ponto de vista econmico, portanto, o papel do ego seria o de realizar a inibio dos processos psquicos primrios. Freud volta a se referir ao problema da conscincia em outros momentos de sua obra; no obstante, trata-se de passagens corriqueiras, que no esclarecem muito acerca da questo. Assim, em A Interpretao de Sonhos, Freud define a conscincia (Cs.) como um rgo sensorial para a percepo de qualidades psquicas (Freud, 1900/2001, p. 587). Aproxima, portanto, a conscincia ao sistema Pcpt., de tal maneira que podemos chamar esse sistema de Pcpt.-Cs., recuperando, dessa forma, o sentido estabelecido no Projeto para denominar o sistema mega (perceptivo). Em 1915, Freud afirma que o controle e a percepo da afetividade (assim como a motricidade) devem ser atribudos conscincia (Cs.) (Freud, 1915/2006). Por ltimo, em Alm do Princpio de Prazer , Freud (1920/1990) volta a abordar a questo da conscincia; contudo, no parece acrescentar nada de novo ao que j havia elaborado antes, principalmente no Projeto. Uma provvel e esclarecedora contribuio questo teria sido o artigo metapsicolgico sobre a conscincia, que
PSICOL. USP , So Paulo, jul./set. 2007, 18 (3), 55-73

59

deveria ser publicado na srie de artigos de 1915 mas extraviou-se. Seu contedo jamais foi conhecido.

As crticas de Searle
John R. Searle, filsofo da linguagem e da mente, pretende apresentar uma viso crtica e inovadora acerca do problema mente-corpo, que seja uma alternativa tanto s concepes materialistas quanto s dualistas (Searle, 1997). Nesse sentido, Searle recorre a argumentos biolgicos para defender a tese de que a mente/crebro possui uma intencionalidade intrnseca, a qual tambm se expressa em termos lingsticos. Alm da intencionalidade, Searle prope uma teoria da mente que leve em considerao a questo da conscincia. Esta, por sua vez, tambm seria intrnseca mente/crebro. De acordo com Searle, os fenmenos mentais so causados por processos neurofisiolgicos no crebro, e so, eles prprios, caractersticas do crebro (Searle, 1997, p. 7). O autor defende, portanto, uma concepo que denomina naturalismo biolgico . Sua proposta pretende abarcar questes que se situam tanto no campo das neurocincias quanto nos da psicologia e da filosofia. Para Searle, a conscincia to fsica quanto mental, uma vez que a caracterstica de ser mental implica necessariamente ser fsico . Ainda de acordo com o filsofo, qualquer investigao sobre a mente deve apontar necessariamente para o estudo da conscincia. Dentre as principais caractersticas da conscincia, uma parece ser fundamental para o seu estudo: a perspectiva em primeira pessoa. Em outras palavras, podese afirmar que a conscincia sempre subjetiva, relativa a um eu . Dessa forma, Searle critica severamente o uso da perspectiva em terceira pessoa nas pesquisas sobre a conscincia; nesse sentido, no se trata de abandonar o estudo objetivo do comportamento, mas de reconhecer que o comportamento por si s no suficiente para descrever a conscincia, dado o carter subjetivo desta. Dentre outras caractersticas da conscincia relacionadas por Searle (1997), podemos destacar: 1) a presena de modalidades finitas (os sentidos da viso, audio, tato, olfato, paladar, equilbrio e propriocepo; alm do fluxo de pensamento); 2) a unidade (que envolve uma experincia total, i. e., a soma das imagens parciais em uma mesma unidade num mesmo perodo de tempo); 3) a intencionalidade (i. e., a qualidade de ser acerca de alguma coisa); 4) o seu aspecto gestltico (i. e., sua capacidade de focalizar a ateno entre figura e fundo); 5) a familiaridade (que permite reconhecer uma determinada cena ou objeto como pertencente vivncia subjetiva de determinada pessoa); 6) a dimenso prazer/ desprazer.

60

O INCONSCIENTE E A CONSCINCIA: DA PSICANLISE NEUROCINCIA

! Carlos Eduardo de Sousa Lyra

Como podemos perceber, boa parte das caractersticas reunidas por Searle para definir a conscincia foram levadas em conta por Freud nos momentos em que este tentou inserir a questo da qualidade e da percepo-conscincia em seu estudo dos processos inconscientes. No obstante, Searle critica o conceito de inconsciente utilizado por Freud. De uma forma geral, Searle procura mostrar que o estudo dos processos inconscientes tornou quase impossvel o estudo da conscincia, uma vez que esta foi relegada a um produto final de todos os processos que ocorrem no psiquismo. Segundo Searle (1997), ainda, essa tendncia j estava presente na psicanlise e influenciou toda tradio psicolgica posterior. As crticas de Searle, por sua vez, tm o objetivo de fundamentar sua proposta de trazer o estudo da conscincia novamente para o primeiro plano. Mais especificamente, Searle vai basear suas crticas ao conceito de inconsciente na noo de que tudo o que se encontra em estado inconsciente acessvel pela conscincia, ou seja, o inconsciente potencialmente consciente (princpio de conexo). Inicialmente, Searle vai considerar, para seus argumentos, o conceito de inconsciente como a idia de um estado mental consciente menos a conscincia (p. 218). Searle parece, portanto, defender a suposio de que todo estado mental deve ser consciente, isto , que o fato de ser mental implica em ser consciente . No obstante, reconhece que a definio descritiva do termo inconsciente i. e., a idia de um estado mental que apenas acontece de ser inconsciente neste momento (p. 219) a que prevalece no entendimento comum do termo. Nesse ltimo sentido, aceita a noo freudiana de pr-consciente como sendo compatvel com a idia de que, descritivamente falando, h estados mentais inconscientes que so idnticos a estados conscientes. Assim, o principal problema recairia sobre o inconsciente reprimido (recalcado), uma vez que o seu acesso conscincia s poderia se dar atravs de substitutos (ou derivados) prconscientes/conscientes (Freud, 1915/2006). De acordo com Searle, uma teoria sobre o inconsciente deve ser capaz de explicar a diferena entre intencionalidade intrnseca e intencionalidade como-se, isto , justificar a distino entre os fenmenos que so genuinamente intencionais e aqueles que, em alguns aspectos, se comportam como se fossem, mas na realidade no so (Searle, 1997, pp. 222-223). Assim, para Searle, somente a intencionalidade intrnseca poderia ser considerada como mental . A descrio de um evento que no possui uma intencionalidade intrnseca, mas do qual se pode supor uma intencionalidade a partir da forma como o evento descrito se assemelha a um evento intrinsecamente intencional, por sua vez, no pode ser considerada como descrio de um evento mental . Os estados intencionais inconscientes (o que incluiria o inconsciente reprimido) so intrnsecos, ou seja, no podem ser considerados como metforas ou como se fossem intencionais.
PSICOL. USP , So Paulo, jul./set. 2007, 18 (3), 55-73

61

Uma teoria sobre o inconsciente tambm deve considerar, segundo Searle, que a intencionalidade satisfeita apenas a partir de certos aspectos (forma aspectual) acerca dos objetos que so percebidos por um sujeito (agente). Isto estaria relacionado com a percepo-conscincia: um objeto sempre percebido como consciente sob um determinado ponto de vista e a partir de determinadas caractersticas que podem ser atribudas ao mesmo. Nesse sentido, a forma aspectual da conscincia s poderia ser completamente descrita a partir do ponto de vista em primeira pessoa. Searle (1997) defende que os estados mentais inconscientes, no momento em que esto latentes, so ontologicamente idnticos aos fenmenos neurofisiolgicos. No obstante, dizer que os estados mentais inconscientes correspondem aos eventos neurofisiolgicos que ocorrem no crebro contraditrio com a descrio dos estados mentais do ponto de vista em primeira pessoa. Mas Searle insiste que tais estados intencionais inconscientes so potencialmente conscientes, ou seja, constituem pensamentos ou experincias passveis de se tornarem conscientes, ou que j foram conscientes outrora. Assim, ontologicamente, o inconsciente consiste em caractersticas objetivas do crebro capazes de causar pensamentos conscientes subjetivos (p. 230). Dessa forma, um estado mental inconsciente est sempre implicado numa relao de causalidade com outros estados mentais latentes, podendo eventualmente produzir estados mentais conscientes. O bloqueio dessa causalidade, segundo Searle, poderia ocorrer eventualmente, devido represso (recalque) ou a alguma leso cerebral. Searle termina por concluir o seguinte: No h nada acontecendo em meu crebro a no ser processos neurofisiolgicos, alguns conscientes, alguns inconscientes. Dentre os processos inconscientes, alguns so mentais, outros no . Assim, apenas os estados inconscientes capazes de causar estados conscientes podem ser relacionados como mentais . Searle chama esses estados mentais inconscientes de superficialmente inconscientes em contraposio aos estados inconscientes no-mentais, que seriam profundamente inconscientes (p. 232), e conclui que estes ltimos simplesmente no existem. De acordo com o filsofo, algumas descries freudianas acerca de desejos, crenas e intenes (que parecem caracterizar o que Freud denomina de inconsciente reprimido) se aplicam ao que ele classifica como superficialmente inconsciente , embora os considere mais bem definidos como sendo casos de conscincia reprimida, porque esto sempre borbulhando para a superfcie, embora freqentemente numa forma disfarada (p. 247). J outras crenas, desejos e intenes que esto ausentes da conscincia apenas num dado momento, mas que so potencialmente conscientes, tambm poderiam ser definidos como superficialmente inconsciente , mas se aplicariam apenas ao que Freud deno-

62

O INCONSCIENTE E A CONSCINCIA: DA PSICANLISE NEUROCINCIA

! Carlos Eduardo de Sousa Lyra

mina de pr-consciente . Os fenmenos mentais classificados por Searle como profundamente inconscientes (isto , ao mesmo tempo inconscientes e inacessveis conscincia), por sua vez, no poderiam existir, de acordo com uma lgica que pressupe a intencionalidade. Tendo em vista a noo de estados mentais inconscientes fornecida por Searle, bem como seus argumentos crticos em relao ao inconsciente freudiano, podemos concluir o seguinte: o critrio utilizado por Searle para definir os estados mentais inconscientes o tempo todo marcado por uma concepo lgica de intencionalidade, isto , est fundamentado nas leis da linguagem. Se deixarmos de lado o ponto de vista descritivo do termo inconsciente e considerarmos o ponto de vista dinmico, poderemos ento falar de estados mentais conscientes, prconscientes e inconscientes. Assim, esses estados mentais dinmicos possuiriam uma causalidade, bem como uma intencionalidade, e estariam estruturados como uma linguagem. Podemos, portanto, incluir o inconsciente reprimido entre os estados mentais dinmicos acima relacionados. Todo processamento neurofisiolgico relacionado a esses estados mentais, por sua vez, se daria no nvel das memrias explcitas (potencialmente conscientes). Dessa forma, a proposta de Searle no seria incompatvel com os conceitos dinmicos de consciente, pr-consciente e inconsciente, uma vez que todos esses processos so psquicos (ou seja, mentais) e estariam includos na definio de superficialmente inconsciente; alm disso, envolveriam representaes de palavra, isto , memrias explcitas. J o que Searle classifica como profundamente inconsciente incluiria basicamente o ncleo do sistema inconsciente (Ics.) freudiano, ou seja, aqueles representantes pulsionais que jamais se tornam conscientes, a no ser por meio dos seus derivados pr-conscientes/conscientes (Freud, 1915/2006). Nesse sentido, estaramos lidando com um inconsciente anterior ao recalque originrio (ou maturao do hipocampo), isto , anterior linguagem (Lyra, 2005). Trata-se de um inconsciente implcito, que envolveria as representaes de coisa, isto , memrias implcitas. A crtica de Searle, portanto, s se aplicaria ao inconsciente explcito, uma vez que o critrio utilizado pelo filsofo , sobretudo, um critrio lingstico. Nesse sentido, Searle ignora o funcionamento do inconsciente implcito. Contudo, poderamos manter aberta a discusso sobre se seria possvel uma intencionalidade e uma causalidade no-lingsticas que se aplicariam ao que chamamos de inconsciente implcito .A existncia de uma causalidade implcita certamente seria algo mais fcil de se comprovar. Porm, afirmar a existncia de uma intencionalidade implcita, que no envolveria uma relao lingstica com os objetos, um desafio que deve ser seriamente levado em conta se quisermos defender uma concepo mais ampla do conceito de inconsciente.

PSICOL. USP , So Paulo, jul./set. 2007, 18 (3), 55-73

63

A proposta de Damsio
Um autor que abordar a questo da conscincia sem necessariamente cair no paradigma lingstico Antnio Damsio. Com sua abordagem, podemos investigar a noo de uma causalidade e de uma intencionalidade que estariam presentes na conscincia, mesmo na ausncia de uma linguagem. Se pudermos admitir, portanto, a existncia de uma conscincia no-lingstica dotada de causalidade e intencionalidade, poderemos ento admitir tambm a possibilidade de um inconsciente implcito que estaria diretamente relacionado a essa conscincia. Neste sentido, Damsio (2000) apresenta argumentos e dados clnicos que sugerem a existncia de uma conscincia central, dotada de causalidade e intencionalidade, pois envolve uma interao entre um organismo e um objeto (p. 219), ambos representados no crebro do organismo em mapas neurais de primeira ordem, cujos padres podem se tornar imagens. Afirma o autor:Os mapas sensrio-motores pertinentes ao objeto causam mudanas nos mapas pertinentes ao organismo (p. 219). No apenas o prprio organismo e o objeto so representados como mapas de primeira ordem, como tambm a interao entre ambos representada no crebro como mapas de segunda ordem, os quais, por sua vez, tambm geram imagens mentais (relatos no-verbais). Essas imagens mentais geradas pela relao entre organismo e objeto seriam os sentimentos. De acordo com Damsio, essa relao entre organismo e objeto, capaz de causar imagens mentais, vivenciada no nvel de uma conscincia central e se caracteriza pela presena de um self central. Assim,
as imagens do objeto afetam o estado do organismo.... O mapeamento das conseqncias relacionadas ao objeto ocorre em mapas neurais de primeira ordem que representam o proto-self e o objeto; o relato da relao causal entre objeto e organismo somente pode ser captado em mapas neurais de segunda ordem. (p. 220)

A produo de um relato no-verbal de segunda ordem, portanto, cria uma narrativa. Nesse sentido, Damsio est lidando abertamente com uma intencionalidade como-se (Searle, 1997), na medida em que atribui uma narrativa metafrica a relatos no-verbais. Por sua vez, a sucesso de narrativas, isto , a interpolao de imagens mentais, capaz de modificar o proto-self e de produzir um fluxo de pensamento que podemos associar a uma conscincia central. Segundo Damsio, essa vivncia consciente de um organismo implica a existncia de um self central transitrio , uma vez que o relato imagtico do objeto dura apenas enquanto a ateno do organismo est voltada para o mesmo objeto. Trata-se, por-

64

O INCONSCIENTE E A CONSCINCIA: DA PSICANLISE NEUROCINCIA

! Carlos Eduardo de Sousa Lyra

tanto, de uma memria do presente, de uma percepo consciente em um nvel elementar. No obstante, Damsio afirma que, em organismos mais complexos, dotados de vasta capacidade de memria e associaes entre essas memrias, algo da vivncia consciente subjetiva permanece para alm de um self central transitrio. Esse conjunto de memrias autobiogrficas, que concernem tanto ao passado como ao futuro antevisto (Damsio, 2000, pp. 223-224), ser a base do que Damsio vai chamar de self autobiogrfico . Assim, o self autobiogrfico est embasado na existncia de memrias autobiogrficas, que, por sua vez, so memrias implcitas. A conscincia dessas memrias, num nvel elementar, produz o self autobiogrfico. Portanto, toda autobiografia de um determinado indivduo pode ser acessada a partir dessas memrias implcitas de experincias individuais, sem que isso implique, a priori, qualquer vinculao com a linguagem. A presena da linguagem na espcie humana seria conseqncia de uma traduo simultnea da memria autobiogrfica implcita em memria explcita, o que envolve o papel do hipocampo (LeDoux, 2000). Tendo em vista a existncia de memrias implcitas autobiogrficas, podemos no apenas supor a ocorrncia de um self autobiogrfico, como tambm afirmar a existncia de um inconsciente implcito, que se caracterizaria pelo conjunto de memrias implcitas profundamente inconscientes , mas potencialmente acessveis conscincia central. Posteriormente, Damsio vai se referir a uma conscincia ampliada, que est relacionada idia comum que temos do conceito de conscincia , isto , a conscincia humana. Essa conscincia ampliada tem por base a conscincia central; porm, capaz de realizar atividades bem mais complexas, como acessar e modificar memrias do passado e de um futuro antevisto. A conscincia ampliada tambm capaz de estender a memria a um perodo de tempo bem mais longo, em comparao transitoriedade da conscincia central. Nesse sentido, a conscincia ampliada est relacionada existncia de uma memria operacional (ou memrias de trabalho), capaz de manter a percepo consciente de vrios objetos numa mesma unidade em um perodo de tempo que vai de segundos at alguns minutos (Damsio, 2000). somente quando nos deparamos com a existncia de uma conscincia ampliada que podemos falar de um inconsciente explcito, uma vez que a conscincia ampliada s estaria presente nos seres humanos, que, por sua vez, so dotados de linguagem. Tendo em vista a ntima relao entre conscincia ampliada e memria operacional, podemos afirmar que somente uma conscincia dotada de uma memria seletiva poderia realizar mecanismos como a supresso e a represso de memrias (Izquierdo, 2002). Alm disso, o papel executivo e seletivo atribudo memria operacional (ou de trabalho) semelhante quele atribudo ao
PSICOL. USP , So Paulo, jul./set. 2007, 18 (3), 55-73

65

ego postulado por Freud. Isto refora a hiptese de que o conjunto sistemtico da memria operacional (que poderamos chamar de ego), o qual se localizaria no crtex pr-frontal (Izquierdo, 2002), o responsvel pelo que Freud denomina de supresso [Unterdrckung], bem como pela represso (ou recalque secundrio) [Verdrngung]. O papel do recalque originrio [Urverdrngung], por sua vez, seria o de realizar a traduo de memrias implcitas em memrias explcitas, o que seria uma funo do hipocampo (Lyra, 2005).

As concepes de Edelman
Gerald M. Edelman (1998) defende que a mente emerge da matria que constitui o crebro. Procura inserir a psicologia na discusso biolgica a respeito da conscincia. Assim como Damsio (2000), Edelman (1998) vai distinguir entre dois tipos de conscincia. A primeira diz respeito s imagens mentais que temos do presente, isto , a uma memria do presente; esta seria, segundo Edelman, a definio para o que ele chama de conscincia primria . Por outro lado, h um modo de conhecimento da realidade que envolve a capacidade de nos referirmos tanto ao passado quanto ao futuro, e que envolve o uso da linguagem; este seria o que Edelman chama de conscincia elaborada . Diferentemente de Damsio, Edelman defende que a presena de um eu s ocorre em indivduos que possuem uma conscincia elaborada, marcada pela linguagem e capaz de voltar-se para si mesma. De acordo com Edelman (1998), uma teoria completa acerca da conscincia deve se basear na evoluo das espcies, como tambm deve estabelecer conexes entre a conscincia e as demais funes mentais, em especial a memria e a linguagem. Nesse sentido, uma teoria sobre a conscincia deve estar fundamentada no conhecimento cientfico acerca do crebro e do sistema nervoso. Edelman vai sistematizar essas condies a partir de trs pressupostos: 1) um pressuposto fsico, que advoga que uma teoria sobre a conscincia no pode violar os princpios estabelecidos pela fsica, embora tambm possa contribuir para ampliar esse conhecimento; 2) um pressuposto evolutivo, que defende a noo de que a conscincia surgiu como propriedade fenotpica num determinado momento da evoluo das espcies, o que implica que a conscincia possui um valor adaptativo dentro da cadeia evolutiva; e 3) o pressuposto dos qualia, que afirma que uma teoria acerca da conscincia deve considerar a existncia de estados fenomenais que se apresentam como um conjunto de experincias, sentimentos e sensaes pessoais ou subjectivas que acompanham o estar consciente (p. 167). Segundo o autor, o pressuposto fsico garante que espritos e fantasmas no intervm sobre a conscincia, assim como o pressuposto

66

O INCONSCIENTE E A CONSCINCIA: DA PSICANLISE NEUROCINCIA

! Carlos Eduardo de Sousa Lyra

evolutivo implica que a conscincia no um mero epifenmeno, tendo, portanto, uma eficcia causal. J o pressuposto dos qualia , para Edelman, uma noo mais complexa, que envolve principalmente a conscincia humana, ou seja, a capacidade de integrar os diversos elementos de uma determinada cena numa mesma unidade, alm da possibilidade de relatar essa vivncia subjetiva em primeira pessoa. a presena dos qualia que torna possvel fazer a distino entre a conscincia elaborada e a conscincia primria. Como podemos perceber, apesar de apresentar pontos em comum, a teoria de Edelman sobre a conscincia se diferencia claramente da teoria de Damsio, uma vez que o primeiro reserva um lugar privilegiado para a linguagem em sua teoria explicativa. Essa caracterstica da teoria de Edelman que faz da mesma uma teoria compatvel, em maior escala, com os pressupostos da teoria freudiana acerca da mente humana. A presena da linguagem, como legitimadora de uma conscincia elaborada, claramente compatvel com a idia freudiana da existncia de um recalque originrio e da possibilidade de um inconsciente explcito, estruturado como uma linguagem. No que diz respeito ao sistema nervoso, Edelman afirma que podemos conceb-lo a partir da existncia de dois modos de organizao, que compreendem duas etapas da evoluo da conscincia. O primeiro modo de organizao inclui o tronco cerebral e o sistema lmbico, que possui ligaes com o sistema endcrino e o sistema nervoso autnomo; de acordo com Edelman (1998), esse sistema lmbico-troncular um sistema de valores, e est diretamente relacionado s funes corporais e internas. (Essa descrio de Edelman sugere uma aproximao com o que Freud descreve como sendo o sistema de neurnios -psinuclear no Projeto .) O segundo modo de organizao inclui uma ao simultnea do tlamo e do crtex cerebral, o que nos permite nome-lo de sistema corticotalmico. Esse sistema, bem mais recente na cadeia evolutiva, o responsvel pela interao com o mundo externo (atravs dos rgos do sentido e da motricidade), bem como pela aprendizagem e categorizao dos acontecimentos. (Aqui, pode-se sugerir uma aproximao com as funes desempenhadas pelo que Freud chama, no Projeto , de sistema de neurnios psi pallium em conjuno com o papel atribudo aos neurnios mega [perceptivos]). importante, ainda, mencionar a existncia de alguns apndices do crtex o cerebelo, os gnglios basais e o hipocampo , que evoluram em conjunto com a estrutura cortical. De acordo com Edelman (1998), os sistemas lmbico-troncular e corticotalmico atuam em conjunto no processo global de aprendizagem, sendo que o primeiro responsvel pela atribuio de um valor evolutivo e adaptativo s experincias do indivduo; valor este que serviPSICOL. USP , So Paulo, jul./set. 2007, 18 (3), 55-73

67

r de base para o processo de categorizao dos acontecimentos relacionados ao mundo externo. A interao entre ambos os sistemas mencionados, portanto, d origem a um novo tipo de memria, que Edelman chama de memria de valor-categoria , o qual vai alm da mera categorizao perceptiva. A presena de um circuito reentrante, que estabelece a comunicao contnua entre a memria de valor-categoria e as imagens reais do mundo, fornecidas pela categorizao perceptiva, seria o elemento-chave que teria permitido, segundo Edelman, o surgimento da conscincia primria. Podemos relacionar os processos neurais e os modos de organizao descritos por Edelman com o que chamamos de inconsciente implcito , isto , um conjunto sistemtico de memrias implcitas. Assim, o ncleo desse inconsciente implcito estaria localizado no sistema lmbicotroncular (no qual podemos destacar o papel da amgdala), e seria o responsvel pela origem das emoes e das memrias emocionais implcitas (LeDoux, 2000), de tal maneira que poderamos cham-lo de inconsciente emocional . J o sistema corticotalmico e seus apndices (especialmente os gnglios basais e o cerebelo) estariam relacionados com o que Kandel (1999) chama de inconsciente procedural , que consiste em memrias procedurais implcitas. Assim, o inconsciente implcito seria constitudo tanto por memrias emocionais quanto por memrias procedurais, ambas memrias implcitas. A entrada no mundo simblico s foi possvel com o advento da linguagem nos seres humanos, fato que a psicanlise atribui ao recalque originrio. Edelman, por sua vez, vai relacionar o advento da fala e da linguagem com o surgimento da conscincia elaborada e do eu . De acordo com Edelman (1998), a capacidade de atribuir significados s coisas j est presente antes da epignese da fala, isto , antes do aparecimento da linguagem. Isto implica que o significado anterior ao significante. Portanto, assim como o bootstrapping perceptivo (conexo entre as imagens percebidas pelos sentidos e a memria categoria-valor) estaria na origem da conscincia primria, o bootstrapping semntico (epignese da fala e advento da linguagem) estaria na origem da conscincia elaborada. Assim, o recalque originrio equivaleria ao que Edelman chama de bootstrapping semntico . Edelman (1998), ento, resume sua concepo evolutiva da conscincia apresentando uma cartografia do crebro que segue a seguinte ordem: seleo de grupos neuronais no tronco cerebral, hipotlamo e sistema nervoso autnomo (responsveis pelo valor adaptativo), em paralelo seleo de grupos neuronais nas reas corticais primrias (responsveis pela percepo); a percepo e o valor, atravs de uma cartografia reentrante, do origem categorizao perceptiva; o bootstrapping perceptivo , por sua vez, d origem conscincia primria, como tambm condio necessria para que possa ocorrer uma categorizao

68

O INCONSCIENTE E A CONSCINCIA: DA PSICANLISE NEUROCINCIA

! Carlos Eduardo de Sousa Lyra

conceptual (que est relacionada com os crtices frontal, temporal e parietal); por ltimo, o bootstrapping semntico d origem conscincia elaborada. A aprendizagem, segundo Edelman, comea a ocorrer a partir da categorizao perceptiva e vai se tornando um processo cada vez mais complexo, culminando na conscincia elaborada. O bootstrapping semntico , por sua vez, est relacionado com a ativao das reas cerebrais responsveis pela linguagem (reas de Broca e Wernicke) e possibilitaria o surgimento da linguagem nos seus aspectos semntico, sinttico e fonolgico.

Algumas conseqncias das teorias neurocientficas para a psicanlise


Considerando as contribuies de Damsio e Edelman, bem como as crticas feitas por Searle, gostaramos de propor mais algumas aproximaes entre neurocincia e psicanlise, as quais, mesmo que apresentem um carter especulativo e hipottico, podem servir para uma reflexo acerca das prticas teraputicas atuais. somente com o surgimento de uma conscincia elaborada (diretamente associada linguagem) que podemos pensar num inconsciente explcito , isto , num inconsciente estruturado como uma linguagem (Lacan, 1964/1985). o hipocampo que permite traduzir as memrias implcitas em memrias explcitas (LeDoux, 2000), possibilitando o recalque originrio e dando origem ao inconsciente explcito , ou seja, a um conjunto sistemtico de memrias explcitas. Mas o que seria, ento, recalcado no recalque originrio? A resposta simples: o que no traduzido pelo hipocampo, isto , aquelas memrias emocionais e procedurais que permanecem implcitas. Atravs do recalque originrio, portanto, a conscincia primria suplantada pela conscincia elaborada: doravante, toda a vivncia subjetiva passa a ser mediada pela linguagem. Assim, a histria do desenvolvimento de cada indivduo marcada por dois momentos: o pr-verbal e o verbal. O que no pode ser traduzido em palavras permanece, ento, implicitamente, influenciando o comportamento emocional e os hbitos de cada indivduo. Eventualmente, esse inconsciente implcito tambm poderia gerar sintomas. Podemos dizer que o inconsciente implcito o ncleo do sistema inconsciente (Ics.) freudiano, territrio dos representantes pulsionais (Freud, 1915/2006). O inconsciente implcito , portanto, psicossomtico e pulsional. Onde estaria ento o que Freud chama de inconsciente reprimido (ou dinmico)? Para responder a essa questo, preciso considerar o sistema de memrias operacionais (ou de trabalho). Se considerarmos o ego como a instncia recalcante, responsvel tanto pela supresso
PSICOL. USP , So Paulo, jul./set. 2007, 18 (3), 55-73

69

[ Unterdrckung ] como pela represso (ou recalque secundrio) [Verdrngung], ento poderemos dizer que o papel seletivo e executivo exercido pelo sistema de memrias de trabalho atua da mesma maneira que o ego freudiano. Logo, o inconsciente reprimido seria um efeito dessa atuao seletiva (supresso de memrias) do sistema operacional levada ao extremo numa experincia dolorosa (trauma) infantil. Portanto, a intensidade de uma experincia traumtica que determinar se uma memria explcita apenas suprimida ou se reprimida (i. e., radicalmente suprimida). A poca em que uma experincia dolorosa (traumtica) ocorre tambm fundamental para determinar o destino de uma memria recalcada. Nesse caso, se uma experincia traumtica ocorrer no perodo pr-verbal (anterior maturao do hipocampo), s haver o registro de uma memria implcita relacionada ao evento traumtico (Lyra, 2005). Isto determinar, posteriormente, a natureza do sintoma. Provavelmente, um trauma anterior maturao do hipocampo isto , no traduzido como memria explcita jamais poder ser recordado num processo analtico. A tcnica psicanaltica com pacientes que apresentem sintomas relacionados a traumas de uma infncia primitiva dever, assim, priorizar a sntese psquica, isto , o movimento de construo, de significao. As experincias inicialmente no-traduzidas devero receber um significado por parte do sujeito em anlise. Trata-se de um significado totalmente novo e original, tendo em vista que nada havia sido construdo anteriormente. J os pacientes que apresentam sintomas relacionados a fases posteriores do desenvolvimento infantil (fases em que a verbalizao [o simblico] j est presente) tendero, em tese, a responder melhor s tcnicas analticas, isto , quelas tcnicas que estimulam o processo analtico do recordar e a re-significao das memrias explcitas. Nesses casos, costuma-se trabalhar com pacientes com um ego razoavelmente consistente, capaz de realizar plenamente seus mecanismos de defesa (em especial a represso [recalque secundrio]). Logo, temos dois momentos cruciais no desenvolvimento infantil: o pr-verbal e o verbal. Ambos vo determinar eventuais sintomas no decorrer da vida adulta de um indivduo. Quando a dinmica do trauma envolve apenas memrias implcitas, os sintomas costumam ser de carter psicossomtico, ou aparecem como angstias extremas (como o caso do pnico), e o tratamento deve estimular a construo, ou sntese psquica. Por outro lado, se a dinmica do trauma envolve memrias explcitas da infncia, os sintomas costumam ter um carter propriamente psquico e a defesa aparece de maneira clara (exemplos: histeria, fobia e neurose-obsessiva), o que leva o terapeuta a conduzir o tratamento no sentido de uma desconstruo, ou anlise psquica (uma psicanlise, no sentido mais rigoroso!).

70

O INCONSCIENTE E A CONSCINCIA: DA PSICANLISE NEUROCINCIA

! Carlos Eduardo de Sousa Lyra

O que tudo isso poderia nos ensinar a respeito do inconsciente? Primeiramente, fica clara a existncia de dois inconscientes: um implcito e outro explcito. Podemos, a partir da avaliao dos pacientes e de seus sintomas, chegar a uma afirmao razovel: o inconsciente implcito psicossomtico, enquanto o inconsciente explcito propriamente psquico. Em segundo lugar, podemos dizer que h uma evoluo de uma vivncia pulsional para o advento do desejo. Nesse caso, o desejo est ligado a um objeto explicitamente representado no contexto da linguagem. Em terceiro lugar, podemos questionar at que ponto uma psicanlise, no sentido mais rigoroso do termo (i.e., anlise psquica), poderia ajudar pacientes psicossomticos ou com transtorno do pnico, tendo em vista que o processo de defesa do ego est mais comprometido nessas patologias. Em quarto lugar, podemos precisar o papel das diversas modalidades de recalque [traduo, represso e supresso] na dinmica das diferentes psicopatologias.

Concluso
Eis, portanto, algumas questes a serem consideradas pela psicanlise no sculo XXI, e que demonstram a importncia de um dilogo permanente com a neurocincia. Trata-se, basicamente, das mesmas questes colocadas por Freud h pouco mais de cem anos; no obstante, a insero de novos conceitos, advindos da neurocincia, alm de tornar mais clara a compreenso da metapsicologia freudiana, tambm se apresenta como um forte estmulo para a investigao psicanaltica. Esperamos que essa aproximao entre psicanlise e neurocincia resulte num entendimento mais amplo do funcionamento da mente/crebro, como tambm auxilie no tratamento das patologias de origem psquica e/ou neurolgica.
The Unconscious and the Consciousness: From Psychoanalysis to Neuroscience. Abstract: This paper consists of a revision concerning the concepts of unconscious and consciousness , from the points of view of psychoanalysis and neuroscience. Thus, the author examines, initially, the Freudian Project; after that, he approaches Searles critical view about psychoanalysis, and he presents, as well, Damsios proposal and Edelmans conceptions about consciousness. Finally, the author indicates some possible contributions of the neuroscientific theories for psychoanalytic theory and clinic. Keywords: Psychoanalysis. Neurosciences. Psychopatology. Psychotherapy.

PSICOL. USP , So Paulo, jul./set. 2007, 18 (3), 55-73

71

LInconscient et la Conscience: de la psychoanalyse la neurosciencie. Rsum: Cet article consiste dune rvision des concepts d inconscient et de conscience daprs les points de vue de la psychoanalyse et de la neurosciencie. Dabord, on examine le Projet freudien; ensuite, lapproche critique de Searle sur la psychoanalyse, en prsentant la proposition de Damasio et les conceptions dEdelman sur la conscience. En conclusion, on indique quelques contributions possibles des thories neuroscientifiques la clinique et aussi la thorie psychoanalytique. Mots-cls: Psychoanalyse. Neurosciencie. Psychopatologie. Psychothrapie.

El Inconsciente y la Conciencia: del psicoa-nlisis a las ciencias neurolgicas. Resumen: Este artculo consiste de una revisin sobre los conceptos de inconsciente y de la conciencia , de los puntos de vista del psicoanlisis y de las ciencias neurolgicas. El autor examina, al principio, el Proyecto freudiano; despus, se acerca a la mirada crtica de Searle hacia el psicoanlisis, y presenta la propuesta de Damsio y las concepciones de Edelman sobre la conciencia. En conclusin, el autor indica algunas contribuciones posibles de las teoras de las ciencias neurolgicas a la clnica y a la teora psicoanalticas. Palabras-clave: Psicoanlisis. Ciencias Neurolgicas. Psicopatologa. Psicoterapia.

Referncias
Damsio, A. R. (2000). O mistrio da conscincia. So Paulo: Companhia das Letras. Edelman, G. M. (1998). Biologia da conscincia. Lisboa: Instituto Piaget. Freud, S. (1990). Alm do princpio de prazer. In S. Freud, Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud (Vol. 18, pp. 1185). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1920) Freud, S. (1990). O ego e o id. In S. Freud, Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud (Vol. 19, pp. 11-83). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1923) Freud, S. (1990). Esboo de psicanlise. In S. Freud, Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud (Vol. 23, pp. 165-237). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1940) Freud, S. (1990). Projeto para uma psicologia cientfica. In S. Freud, Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud (Vol. 1, pp. 385-529). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1950)

72

O INCONSCIENTE E A CONSCINCIA: DA PSICANLISE NEUROCINCIA

! Carlos Eduardo de Sousa Lyra

Freud, S. (2001). A interpretao de sonhos. Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1900) Freud, S. (2006). O inconsciente. In S. Freud, Escritos sobre a psicologia do inconsciente (Vol. 2, pp. 13-74). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1915) Husserl, E. (2000). Os pensadores. So Paulo: Nova Cultural. Izquierdo, I. (2002). Memria. Porto Alegre: Artmed. Kandel, E. R. (1999). Biology and the future of psychoanalysis: A new intellectual framework for psychiatry. American Journal of Psychiatry 156, 505-24. (Publicado em 2003 na Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, 25(1), 139165) Koyr, A. (1982). Estudos de histria do pensamento cientfico. Rio de Janeiro: Forense Universitria. Lacan, J. (1985) O seminrio. Livro 11. Rio de Janeiro: Jorge Zahar (Trabalho original publicado em 1964) LeDoux, J. (2000). Crebro emocional: os misteriosos alicerces da vida emocional. Rio de Janeiro: Objetiva. Lyra, C. E. S. (2005). Metapsicologia cientfica: revisando os fundamentos da teoria psicanaltica do recalque. Revista Neurocincias Brasil, 2(2), 84-89. Rosa, M. (1995). Introduo psicologia. Petrpolis, RJ: Vozes. Searle, J. R. (1997). A redescoberta da mente. So Paulo: Martins Fontes.

Recebido em: 13/11/2006 Aceito em: 25/06/2007


PSICOL. USP , So Paulo, jul./set. 2007, 18 (3), 55-73

73

You might also like