You are on page 1of 4

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Maranho Departamento de Construo Civil Introduo a Engenharia Civil

Elaine Maria da Cruz Barbosa EC1313001-21

Surgimento da Engenharia Civil no Brasil

So Luis - MA 2013

Surgimento da Engenharia Civil no Brasil A engenharia civil no Brasil teve seu inicio junto ao descobrimento do Brasil com as primeiras construes de igrejas e fortificaes, mas foi a partir de 1808 que a construo civil tornou-se mais intensa. A chegada da famlia real e a fundao da real academia militar do Rio de Janeiro criou a primeira escola de engenharia brasileira. Esta formava o engenheiro militar com o objetivo de formar oficiais em artilharia e cartgrafos; quem atuava na construo civil, no atuava na rea militar. Logo depois surguiram a Academia Real Militar, em 1810, e a Academia Militar e de Marinha, em 1831, com o curso de engenheiro de pontes e caladas. Em 1958 se instalava no Rio de Janeiro a Escola Central voltada exclusivamente formao de engenheiros, tendo inclusive um curso de Engenharia Civil. O Instituto Militar de Engenharia - IME, ligado ao Exrcito Brasileiro (Ministrio da Defesa) foi criado em data no precisa no decorrer do sculo XVIII. Com o Decreto Imperial n 5.600, de 25 de abril de 1874, que transformou a Escola Central em Escola Politcnica do Rio de Janeiro, e a subordinou a um Ministro Civil, desvinculando-a de sua origem Militar e dando inicio a formao de Engenheiros no Militares no Brasil. Escolas sucessoras da Escola central A partir da transformao ocorrida na escola politcnica, surgiram diversas escolas, tais como: A Escola Nacional de Engenharia, em 1937; A Escola de Engenharia, do Rio de Janeiro, em 1965; A Escola de Minas de Ouro Preto, em 1876, no mesmo padro da cole de Mines de Paris e a cole Normale Suprieure. Novos conceitos de ensino da engenharia com a introduo de prticas de laboratrios e viagens de estudos. A Escola Politcnica de So Paulo - POLI, em 1893. tinha linha germnica e valorizava o ensino prtico. A Escola de Engenharia de Pernambuco, em 1895: extinta em 1903, sendo substituda por outra instituio, atual Escola de Engenharia da Universidade Federal de Pernambuco; A Escola de Engenharia Mackenzie, em 1896: ligada inicialmente Universidade de New York e hoje vinculada Universidade Presbiteriana Mackenzie; A Escola de Engenharia de Porto Alegre, em 1896: em 1931 Universidade Tcnica e hoje Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; A Escola Politcnica da Bahia, em 1887: Incorporada pela Universidade Federal da Bahia em 1946. A Escola Politcnica de Pernambuco - POLI, em 1912: incorporada pela Universidade de Pernambuco em 1991. Na dcada de 60 houve um crescimento significativo no numero de instituies, at meados da dcada de 70 j tnhamos mais de 100 instituies de ensino superior com mais de 300 cursos de engenharia. Antes de 1960 s tnhamos 15 instituies de ensino a engenharia no Brasil. Atualmente temos disponveis quase 200 instituies com mais de 600 cursos de engenharia.

Atualmente o engenheiro tem formao abrangente, tanto sistmica quanto analtica, fundamentada em slidos conhecimentos das cincias bsicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. preparado de maneira tal que assuma uma postura de bom relacionamento humano e de comunicao. Habilita-o a atuar num vasto campo de atividades: empresas de projetos, empresas prestadoras de servios em engenharia industrial, construtoras, empreiteiras, orgo pblico de administrao direta e indireta, autarquias, fundaes e instituies de ensino e pesquisa. As maiores obras na construo civil nos ltimos anos A Maior Barragem do Brasil Complexo Hidroelctrico de Itaipu O Complexo Hidroelctrico de Itaipu est localizado no Rio Paran. A sua construo foi resultado de uma parceria entre o Brasil e o Paraguai e continua a ser uma das maiores barragens do mundo. Tem uma potncia geradora de cerca de 14 mil MW, 20 unidades de gerao de energia elctrica e fornece uma parte muito significativa da energia elctrica consumida em ambos os pases. A sua construo implicou o uso de 13 milhes de m3 de beto e a interveno de cerca de 40 mil operrios. O Edifcio Mais Alto do Brasil Mirante do Vale O edifcio mais alto do Brasil continua a ser o Mirante do Vale. Este arranha-cus foi construdo em So Paulo durante a dcada de sessenta e tem uma altura de cerca de 170 metros. Localizado no Vale do Anhangaba, demorou 6 anos a ser construdo, sendo uma obra absolutamente inovadora na poca. Possui algumas caractersticas bastante peculiares para um edifcio desta altura, nomeadamente o facto de a sua estrutura ser constituda quase inteiramente por beto armado ao invs da crescente tendncia do uso combinado ao e beto, em estrutura mista. A Maior Ponte do Brasil Ponte Rio-Niteri Localizada na baa Guanabara, no estado do Rio de Janeiro a ponte Rio-Niteri liga a cidade do Rio de Janeiro e Niteri. uma das maiores pontes rodovirias do mundo medindo cerca de 13 km, dos quais quase 9 km sobre gua. A sua construo ficou concluda em 1974, sendo estruturalmente constituda por beto armado pr-esforado.

BIBLIOGRAFIA

Maiores obras engenharia civil. http://www.engenhariacivil.com/maiores-obrasengenharia-civil-brasil. Acesso em 05/13. Historia da engenharia civil no Brasil. http://www.poli.br/. acesso em 05/13. Engenharia Civil. http://www2.uol.com.br/. Acesso em 05/13.

You might also like