You are on page 1of 16

Mquinas Eltricas e Acionamentos

Fundamentos de Eletromecnica

Fundamentos de Eletromecnica
PEA

Fundamentos de Eletromecnica

Converso Eletromagntica de Energia

Fundamentos de Eletromecnica
Histrico
D-se o nome de magnetismo propriedade que certos corpos possuem de atrair materiais ferrosos. A muito tempo atrs os gregos descobriram que certo tipo de rocha, encontrada na cidade de Magnsia, sia Menor, tinha o poder de atrair pequenos pedaos de ferro. A rocha era constituda por um tipo de minrio de ferro chamada magnetita (xido magntico de ferro) e por isso o seu poder de atrao foi chamado de magnetismo. Mais tarde descobriu-se que se prendendo um pedao dessa rocha (xido magntico de ferro) - m natural - na extremidade de um barbante ela se posicionava de tal maneira que uma das suas extremidades apontavam sempre para uma mesma direo.

Fundamentos de Eletromecnica
Histrico
Esses pedaos de rocha, suspensos por um fio, receberam o nome de pedraguia e foram usadas pelos chineses h 2 mil anos, para viagens no deserto, e tambm pelos marinheiros, quando das primeiras descobertas martimas.

Assim sendo, descobriu-se que a terra um grande m natural e o giro dos ms em direo ao norte causado pelo seu magnetismo.

Fundamentos de Eletromecnica
Magnetismo
O magnetismo, como qualquer forma de energia, originado na estrutura fsica da matria, ou seja, no tomo. O eltron gira sobre seu eixo e ao redor do ncleo de um tomo (rotao orbital).

Na maioria dos materiais, a combinao entre direo e sentido dos efeitos magnticos gerados pelos seus eltrons nula, originando uma compensao e produzindo um tomo magneticamente neutro. Porm, pode acontecer uma resultante magntica quando um nmero de eltrons gira em um sentido e um nmero menor de eltrons gira em outro sentido. Assim, muitos dos eltrons dos tomos dos ms girando ao redor de seus ncleos em direes determinadas e em torno de seus prprios eixos, produzem um efeito magntico em uma mesma direo que resulta na expresso magntica externa. Esta expresso conhecida como campo magntico permanente e representado pelas linhas de campo.
6

Fundamentos de Eletromecnica
Campo Magntico
Campo magntico a regio ao redor de um im, na qual ocorre uma fora magntica de atrao ou de repulso. O campo magntico pode ser definido pela medida da fora que o campo exerce sobre o movimento das partculas de carga, tal como um eltron. A representao visual do campo feita atravs de linhas de campo magntico, tambm conhecidas por linhas de induo magntica ou linhas de fluxo magntico, que so linhas envoltrias imaginrias fechadas, que saem do plo norte e entram no plo sul.

Fundamentos de Eletromecnica
Linhas de Campo
O sentido das linhas de campo magntico, por conveno, sempre, externamente, do plo norte para o plo sul e internamente do plo sul para o plo norte.

Fundamentos de Eletromecnica
Atrao e Repulso
Ao manusear dois ims percebemos claramente que existem duas formas de coloclos para que estes sejam repelidos e duas formas para que sejam atrados. Isto se deve ao fato de que plos iguais se repelem, mas plos diferentes se atraem.

Fundamentos de Eletromecnica
Magnetismo Terrestre
O planeta terra tambm age como um grande im, pois possui o que chamamos de magnetismo terrestre. O magnetismo terrestre a causa pela qual conseguimos nos orientar por meio de uma bssola. Os plos geogrficos e magnticos da terra no se coincidem de modo que o plo norte geogrfico o plo sul magntico e vice-versa.

10

Fundamentos de Eletromecnica
Curiosidade

Bssola

11

Fundamentos de Eletromecnica
Histrico
Em 1820, um professor e fsico dinamarqus chamado Hans Christian Oersted observou que uma corrente eltrica era capaz de alterar a direo de uma agulha magntica de uma bssola. Quando havia corrente eltrica no fio, Oersted verificou que a agulha magntica se movia, orientando-se numa direo perpendicular ao fio, evidenciando a presena de um campo magntico produzido pela corrente. Este campo originava uma fora magntica capaz de mudar a orientao da bssola. Este campo magntico de origem eltrica chamado de campo eletromagntico. Interrompendo-se a corrente, a agulha retornava a sua posio inicial, ao longo da direo norte-sul.

12

Fundamentos de Eletromecnica
Lei da Atrao e Reao de Newton
Da Lei da Ao e Reao de Newton, pode-se concluir que se um condutor percorrido por corrente provoca uma fora de origem magntica capaz de mover a agulha da bssola, que um m, ento um im deve provocar uma fora num condutor percorrido por corrente. Alm disso, os cientistas concluram que, se uma corrente eltrica capaz de gerar um campo magntico, ento o contrrio verdadeiro, ou seja, um campo magntico capaz de gerar corrente eltrica. So trs os principais fenmenos eletromagnticos e que regem todas as aplicaes tecnolgicas do eletromagnetismo: I. II. condutor percorrido por corrente eltrica produz campo magntico; campo magntico provoca ao de uma fora magntica sobre um condutor percorrido por corrente eltrica.

III. fluxo Magntico variante sobre um condutor gera (induz) corrente eltrica.
13

Fundamentos de Eletromecnica
Campo Magntico criado por Corrente Eltrica
No mesmo ano que Oersted comprovou a existncia de um campo magntico produzido pela corrente eltrica, o cientista francs Andr Marie Ampre, preocupou-se em descobrir as caractersticas desse campo. Nos anos seguintes, outros pesquisadores como Michael Faraday, Karl Friedrich Gauss e James Clerk Maxwell continuaram investigando e desenvolveram muitos dos conceitos bsicos do eletromagnetismo. As linhas de campo magntico so linhas envoltrias concntricas e orientadas.

14

Fundamentos de Eletromecnica
Fontes de Campo Magntico
Alm dos ms naturais (magnetita) e os ms permanentes feitos de materiais magnetizados, possvel gerar campos magnticos atravs da corrente eltrica em condutores. Se estes condutores tiverem a forma de espiras ou bobinas, podese gerar campos magnticos muito intensos.

15

Fundamentos de Eletromecnica
Campo Magntico Gerado em Torno de um Condutor Retilneo
A intensidade do campo magntico gerado em torno de um condutor retilneo percorrido por corrente eltrica depende da intensidade dessa corrente. Uma corrente intensa produzir um campo intenso, com inmeras linhas de campo que se distribuem at regies bem distantes do condutor. Uma corrente menos intensa produzir poucas linhas numa regio prxima ao condutor.

16

Fundamentos de Eletromecnica
Histrico
- Em 1820 quando Oersted descobriu que uma corrente eltrica produz campo magntico, percebeu-se que os fenmenos eletricidade e magnetismo, que at ento no tinham nenhuma relao, estavam interligados, formando o fenmeno eletromagntico. - A partir dessa descoberta, o ingls Michael Faraday e o americano Joseph Henry se dedicaram a obter o efeito inverso, ou seja, obter corrente eltrica a partir do campo magntico. - Em 1831 Michel Faraday fez a primeira indicao da possibilidade de intercmbio entre energia eltrica e mecnica a chamada Converso Eletromagntica de Energia.

17

Fundamentos de Eletromecnica
Converso Eletromagntica de Energia
A converso eletromagntica de energia, como a entendemos hoje, relaciona as foras eltricas e magnticas com fora mecnica aplicada a material e ao movimento. Como resultado desta relao, a energia mecnica pode ser convertida em energia eltrica, e vice-versa, atravs das mquinas eltricas. Embora esta converso possa tambm produzir outras formas de energia como calor e luz, para a maioria dos usos prticos avanou-se at o estgio onde as perdas de energia reduziram-se a um mnimo e uma converso relativamente direta conseguida em qualquer das direes.

18

Fundamentos de Eletromecnica

Energia mecnica em energia eltrica

Energia eltrica em energia: - Mecnica: Motores - Luminosa: Lmpadas - Trmica: Aquecedores - Etc...

Energia eltrica em energia: - Trmica: Chuveiro - Luminosa: Lmpada - Etc...


19

Fundamentos de Eletromecnica

Relaes existentes entre induo eletromagntica e fora eletromagntica

20

Fundamentos de Eletromecnica
Principais Relaes
Foram descobertos certos fenmenos eletromagnticos naturais que relacionam as energias eltricas e mecnicas. A relativa facilidade com que se processa tal converso de energia devida, de fato, ao conhecimento dessas relaes. Para a maioria das aplicaes usuais, a converso de energia eltrica em mecnica, e vice-versa, pode ser considerada como uma reao reversvel. medida que o processo deixa de ser completamente reversvel e outras formas indesejveis de energia so nele produzidas (tais como energia trmica, luminosa e qumica), resultam perda de energia do sistema eletromecnico.

Os fenmenos eletromagnticos pressupes completa converso eletromecnica de energia cujos efeitos mais importantes so o da induo eletromagntica e da fora eletromagntica.

21

Fundamentos de Eletromecnica

Lei de Faraday da Induo Magntica

Michael Faraday (1791-1867) foi um fsico e qumico ingls, sendo considerado um dos cientistas mais influentes de todos os tempos. Suas contribuies mais importantes e seus trabalhos mais conhecidos foram nos campo dos fenmenos da eletricidade, eletroqumica e do magnetismo, e diversas outras contribuies em fsica e qumica.

22

Fundamentos de Eletromecnica
Lei de Faraday da Induo Magntica
Anteriormente descoberta de Faraday, uma tenso era gerada num circuito atravs de uma ao qumica, como a que ocorre numa pilha ou numa bateria de acumuladores.

A incomparvel contribuio da descoberta de Faraday, em 1831, foi a gerao de uma tenso atravs do movimento relativo entre um campo magntico e um condutor de eletricidade.

Faraday chamou esta tenso de induzida, porque ocorria apenas quando havia movimento relativo entre o condutor e um campo magntico, sem contato fsicoefetivo entre eles.
23

Fundamentos de Eletromecnica
Dispositivo de Faraday
O dispositivo usado por Faraday consistia de 2 enrolamentos unidos por um material ferromagntico de alta permeabilidade, onde o enrolamento 1, chamado de primrio, uma bobina com N1 espiras de condutor isolado e est conectado, atravs de uma chave interruptora, bateria (fonte de tenso contnua) que faz circular uma corrente contnua e esta gera um campo magntico. Este campo magntico intensificado pois as linhas de campo so concentradas pelo efeito caminho magntico do ncleo de material ferromagntico de alta permeabilidade. As linhas de campo geradas pelo enrolamento 1 passam por dentro do enrolamento 2, chamado de secundrio, que uma bobina com N2 espiras de condutor isolado. O secundrio est monitorado por um galvanmetro que detecta qualquer corrente que circular no enrolamento.

24

Fundamentos de Eletromecnica
Observaes de Faraday
Ao acionar sucessivas vezes a chave interruptora no circuito do enrolamento primrio, Faraday fez as seguintes observaes: no momento em que a chave fechada, o galvanmetro acusa uma pequena corrente de curta durao; aps a corrente cessar e durante o tempo em que a chave permanecer fechada, o galvanmetro no mais acusa corrente; ao abrir a chave, o galvanmetro volta a indicar uma corrente de curta durao, em sentido oposto.

25

Fundamentos de Eletromecnica
Explicaes de Faraday
Esses trs momentos podem ser explicados da seguinte maneira: enquanto o campo magntico criado pela corrente no enrolamento primrio cresce gerada uma corrente no enrolamento secundrio, que ocorre logo aps a chave ser fechada pois a corrente crescente, sendo que quando o campo no enrolamento primrio se estabiliza (se torna constante) a corrente cessa no enrolamento secundrio; enquanto o campo magntico permanece constante no enrolamento primrio, no h corrente no enrolamento secundrio; enquanto o campo magntico diminui no enrolamento primrio, gerada uma corrente no enrolamento secundrio, com sentido oposto anterior, pois logo aps a chave ser aberta o campo magntico se anula no enrolamento primrio.

26

Fundamentos de Eletromecnica
Concluses de Faraday

A SIMPLES PRESENA DO CAMPO MAGNTICO NO GERA CORRENTE ELTRICA. PARA GERAR CORRENTE NECESSRIO VARIAR FLUXO MAGNTICO.

27

Fundamentos de Eletromecnica
Lei de Faraday Regra Geral

O VALOR DA TENSO INDUZIDA EM UMA SIMPLES ESPIRA DE FIO PROPORCIONAL RAZO DA VARIAO DAS LINHAS DE FORA QUE PASSAM ATRAVS DAQUELA ESPIRA.

28

Fundamentos de Eletromecnica
Quantificao da Lei de Faraday

Emed =

x 10-8 t

Onde: Emed a tenso mdia gerada em uma nica espira (volt/espira), o nmero de Maxwells ou linhas de fora magntica concatenadas (atravessadas) pela espira durante T o tempo em segundos no qual linhas so concatenadas, 108 o nmero de linhas que uma espira deve concatenar por segundo para que seja induzida uma tenso de 1 volt.

29

Fundamentos de Eletromecnica

Fatores que afetam o valor da FEM induzida

30

Fundamentos de Eletromecnica
Densidade Mdia de Fluxo
A quantificao da lei de Faraday, mantm-se verdadeira apenas quando o circuito magntico fisicamente o mesmo do comeo ao fim e durante o perodo em que ocorrem as variaes do fluxo concatenado.

Em mquinas eltricas rotativas, entretanto, a variao do fluxo que concatena cada espira individual devido rotao no claramente definida ou facilmente mensurvel.

mais conveniente, portanto, expressar esta razo de variao em funo de uma densidade mdia de fluxo (suposta constante) e da velocidade relativa entre este campo e um condutor singelo movendo-se atravs dele.

31

Fundamentos de Eletromecnica
Fora Eletromotriz Instantnea

einst =

Blv 10-8

Onde: B a densidade de fluxo em Gauss em linhas/cm2 l o comprimento da poro ativa do condutor que concatena o fluxo em cm v a velocidade relativa entre o condutor e o campo em cm/s 10-8 o nmero de linhas que um condutor simples deve concatenar por segundo, a fim de induzir uma tenso de 1V.
32

Fundamentos de Eletromecnica
Fora Eletromotriz Instantnea (em unidades inglesas)

einst =

1 Blv 10-8 5

Onde: B a densidade de fluxo em Gauss em linhas/pol2 l o comprimento da poro ativa do condutor que concatena o fluxo em polegadas v a velocidade relativa entre o condutor e o campo em pol/s 10-8 o nmero de linhas que um condutor simples deve concatenar por segundo, a fim de induzir uma tenso de 1V.
33

Fundamentos de Eletromecnica
Exerccio
Um condutor singelo de 18 polegadas de comprimento movido por uma fora mecnica perpendicularmente a um campo magntico uniforme de 50.000 linhas/pol2, cobrindo uma distncia de 720 polegadas em 1 segundo. Calcule: a - A fem induzidas instantnea; b - A fem induzida mdia;

34

Fundamentos de Eletromecnica
1 Considerao
A equao abaixo reflete a condio de um condutor movendo-se em ngulo reto ao campo magntico e deve ser tratado como CASO IDEAL de FEM induzida pois no retrata o que realmente ocorre em mquinas comerciais. einst = Blv 10-8

35

Fundamentos de Eletromecnica
2 Considerao
O condutor se move mesma velocidade do campo de igual valor, mas numa direo paralela ao campo magntico. A FEM induzida neste condutor zero, uma vez que a razo da variao de fluxo concatenado zero, isto , o condutor no concatena novas linhas de fora ao mover-se paralelamente ao campo magntico. einst = Blv 10-8 = 0

IMPORTANTE: A fim de induzir uma FEM em um condutor dado, necessrio que haja uma variao contnua das ligaes e fluxo, isto , requer-se algum movimento de modo que novas linhas de fora concatenem o condutor, ou que 36 o condutor concatenem novas linhas de fora.

Fundamentos de Eletromecnica
3 Considerao
Para uma FEM induzida em qualquer condutor em movimento em qualquer sentido com respeito ao campo magntico como ilustra a figura utiliza-se a equao abaixo: einst = (B Blv v sen ) 10-8 Onde o ngulo formado por B e v, tomando-se B como referncia.

37

Fundamentos de Eletromecnica

Sentido da FEM Induzida Regra de Fleming

John Ambrose Fleming (1849-1945) foi um engenheiro eletrnico e fsico ingls, desenvolveu tcnicas de radiotelegrafia, osciladores de centelhamento, geradores de rudo e circuitos sintonizados.
38

Fundamentos de Eletromecnica
Regra de Fleming
A relao entre os sentidos da FEM induzida, do campo magntico e do movimento do condutor representada pela regra de Fleming. A regra de Fleming da mo direita pressupe que o campo est estacionrio e que o condutor se move em relao a este campo estacionrio (de referncia). Uma vez que a FEM induzida depende do movimento relativo entre o condutor e o campo. Usando o polegar para representar o movimento do condutor, o indicador para representar o sentido do campo magntico, e o dedo mdio para representar a FEM induzida.

39

Fundamentos de Eletromecnica

Lei de Lenz

Heinrich Friedrich Emil Lenz (1804-1865) foi um fsico alemo, desenvolveu a Lei de Lenz em 1833 e a Lei de Joule em 1842. Pesquisou condutividade de vrios materiais sujeitos a corrente eltrica e o efeito da temperatura sobre a condutividade. Descobriu a reversibilidade das mquinas eltricas.
40

Fundamentos de Eletromecnica
Lei de Lenz
Sabemos que a corrente induzida circula num determinado sentido devido polaridade da fora eletromotriz induzida (tenso induzida). Em um condutor imerso em um fluxo magntico varivel, chamado de fluxo magntico indutor, induzida uma fora eletromotriz. A polaridade dessa fora eletromotriz induzida ser tal que, se o circuito eltrico for fechado, circular uma corrente que, ela prpria criar um fluxo magntico, chamado de fluxo magntico induzido, que se opor variao do fluxo magntico indutor causador da tenso (FEM) induzida.

O sentido da corrente induzida tal que origina um fluxo magntico induzido, que se ope variao do fluxo magntico indutor.

41

Fundamentos de Eletromecnica
Lei de Lenz
A aproximao do im provoca um aumento do fluxo magntico perto da bobina. Consequentemente comea a circular, na bobina, uma corrente que cria um campo magntico com polaridade inversa ao do im. O campo criado tenta impedir a aproximao do im, tenta parar o im para manter o fluxo magntico constante (variao de fluxo nula). Quando o m se afasta, o efeito contrrio.

42

Fundamentos de Eletromecnica

Geradores Elementares

43

Fundamentos de Eletromecnica
Gerador de Corrente Contnua Elementar
Gerador uma mquina eltrica destinada a converter energia mecnica em energia eltrica.

Quando uma espira exerce um movimento de rotao dentro de um campo magntico, ir surgir nos terminais do condutor uma variao do fluxo.

Estator este responsvel pelo fornecimento de campo magntico constante e uniforme.

Rotor a parte mvel do gerador a qual fixa a um eixo.

44

Fundamentos de Eletromecnica
Esquema Geral

Aplicao da Regra de Fleming e da Lei de Lenz

45

Faculdade Anhanguera de Mato Prof. Gustavo Henrique de Paula Santos ghps@aedu.com 2013

You might also like