You are on page 1of 7

Acho que o quintal onde a gente brincou maior do que a cidade. A gente s descobre isso depois de grande.

. A gente descobre que o tamanho das coisas h de ser medido pela intimidade que temos com as coisas. H de ser como acontece com o amor. Assi m, as pedrinhas do nosso quintal so sempre maiores do que as outras pedras do mun do. Justo pelo motivo da intimidade. Mas o que eu queria dizer sobre o nosso qui ntal outra coisa. Aquilo que a negra Pombada, remanescente de escravos do Recife , nos contava. Pombada contava aos meninos de Corumb sobre achadouros. Que eram b uracos que os holandeses, na fuga apressada do Brasil, faziam nos seus quintais para esconder suas moedas de ouro, dentro de bas de couro. Os bas ficavam cheios d e moedas dentro daqueles buracos. Mas eu estava a pensar em achadouros de infncia s. Se a gente cavar um buraco ao p da goiabeira do quintal, l estar um guri ensaian do subir na goiabeira. Se a gente cavar um buraco ao p do galinheiro, l estar um gu ri tentando agarrar no rabo de uma lagartixa. Sou hoje um caador de achadouros de infncia. Vou meio dementado e enxada s costas a cavar no meu quintal vestgios dos meninos que fomos. Hoje encontrei um ba cheio de punhetas. (Digitado e conferido por mim mesmo em 12 de outubro de 2012 no livro Memrias inv entadas As Infncias de Manoel de Barros, So Paulo: Planeta do Brasil, 2010. p. 67) * Uso a palavra para compor meus silncios. No gosto das palavras fatigadas de informar. Dou mais respeito s que vivem de barriga no cho tipo gua pedra sapo. Entendo bem o sotaque das guas. Dou respeito s coisas desimportantes e aos seres desimportantes. Prezo insetos mais que avies. Prezo a velocidade das tartarugas mais que a dos msseis. Tenho em mim esse atraso de nascena. Eu fui aparelhado para gostar de passarinhos. Tenho abundncia de ser feliz por isso. Meu quintal maior do que o mundo. Sou um apanhador de desperdcios: Amo os restos como as boas moscas. Queria que a minha voz tivesse um formato de canto. Porque eu no sou da informtica: eu sou da invenciontica. S uso a palavra para compor meus silncios. (Digitado e conferido por mim mesmo em 11 de outubro de 2012 no livro Memrias inv entadas As Infncias de Manoel de Barros, So Paulo: Planeta do Brasil, 2010. p. 47) * Poesia voar fora da asa. ( Manoel de Barros ) manoel-de-barros * Mundo Pequeno

(do livro O Livro das Ignoras ) Manoel de Barros I O mundo meu pequeno, Senhor. Tem um rio e um pouco de rvores. Nossa casa foi feita de costas para o rio. Formigas recortam roseiras da av. Nos fundos do quintal h um menino e suas latas maravilhosas. Todas as coisas deste lugar j esto comprometidas com aves. Aqui, se o horizonte enrubesce um pouco, os besouros pensam que esto no incndio. Quando o rio est comeando um peixe, Ele me coisa Ele me r Ele me rvore. De tarde um velho tocar sua flauta para inverter os ocasos. ( Manoel de Barros )

manoel-de-barros-sorrindo O poeta um ente que lambe palavras. ( Manoel de Barros ) * II Conheo de palma os dementes de rio. Fui amigo do Bugre Felisdnio, de Igncio Rayzama e de Rogaciano. Todos catavam pregos na beira do rio para enfiar no horizonte. Um dia encontrei Felisdnio comendo papel nas ruas de Corumb. Me disse que as coisas que no existem so mais bonitas. ( Manoel de Barros ) * IV Caador, nos barrancos, de rs entardecidas, Sombra-Boa entardece. Caminha sobre estratos de um mar extinto. Caminha sobre as conchas dos caracis da terra. Certa vez encontrou uma voz sem boca. Era uma voz pequena e azul. No tinha boca mesmo. Sonora voz de uma concha , ele disse. Sombra-Boa ainda ouve nestes lugares conversamentos de gaivotas. E passam navios caranguejeiros por ele, carregados de lodo.

Sombra-Boa tem hora que entra em pura decomposio lrica: Aromas de tomilhos dementam cigarras. Conversava em Guat, em Portugus, e em Pssaro. Me disse em Lngua-pssaro: Anhumas premunem mulheres grvidas, 3 dias antes do inturgescer . Sombra-Boa ainda fala de suas descobertas: Borboletas de franjas amarelas so fascinadas por dejectos. Foi sempre um ente abenoado a garas. Nascera engrandecido de nadezas. ( Manoel de Barros ) * VI Descobri aos 13 anos que o que me dava prazer nas leituras no era a beleza das frases, mas a doena delas. Comuniquei ao Padre Ezequiel, um meu Preceptor, esse gosto esquisito. Eu pensava que fosse um sujeito escaleno. - Gostar de fazer defeitos na frase muito saudvel, o Padre me disse. Ele fez um limpamento em meus receios. O Padre falou ainda: Manoel, isso no doena, pode muito que voc carregue para o resto da vida um certo gosto por nadas E se riu. Voc no de bugre? ele continuou. Que sim, eu respondi. Veja que bugre s pega por desvios, no anda em estradas Pois nos desvios que encontra as melhores surpresas e os ariticuns maduros. H que apenas saber errar bem o seu idioma. Esse Padre Ezequiel foi o meu primeiro professor de gramtica. ( Manoel de Barros ) * VII Toda vez que encontro uma parede ela me entrega s suas lesmas. No sei se isso uma repetio de mim ou das lesmas. No sei se isso uma repetio das paredes ou de mim. Estarei includo nas lesmas ou nas paredes? Parece que lesma s uma divulgao de mim. Penso que dentro de minha casca no tem um bicho: Tem um silncio feroz. Estico a timidez da minha lesma at gozar na pedra. ( Manoel de Barros )

[ 3 ] Manoel de Barros Menino do mato [ 5 ] SUMRIO Menino do mato 7 Caderno de aprendiz 23 [ 7 ] Primeira parte MENINO DO MATO O homem seria metafisicamente grande se a criana fosse seu mestre. SREN KIERKEGAARD [ 9 ] I Eu queria usar palavras de ave para escrever. Onde a gente morava era um lugar imensamente e sem nomeao. Ali a gente brincava de brincar com palavras tipo assim: Hoje eu vi uma formiga ajoelhada na pedra! A Me que ouvira a brincadeira falou: J vem voc com suas vises! Porque formigas nem tm joelhos ajoelhveis e nem h pedras de sacristias por aqui. Isso traquinagem da sua imaginao. O menino tinha no olhar um silncio de cho e na sua voz uma candura de Fontes. O Pai achava que a gente queria desver o mundo para encontrar nas palavras novas coisas de ver assim: eu via a manh pousada sobre as margens do rio do mesmo modo que uma gara aberta na solido de uma pedra. Eram novidades que os meninos criavam com as suas palavras. [ 10] Assim Bernardo emendou nova criao: Eu hoje vi um sapo com olhar de rvore. Ento era preciso desver o mundo para sair daquele lugar imensamente e sem lado. A gente queria encontrar imagens de aves abenoadas pela inocncia. O que a gente aprendia naquele lugar era s ignorncias para a gente bem entender a voz das guas e dos caracis. A gente gostava das palavras quando elas perturbavam o sentido normal das ideias. Porque a gente tambm sabia que s os absurdos enriquecem a poesia. [ 11] II Nosso conhecimento no era de estudar em livros. Era de pegar de apalpar de ouvir e de outros sentidos. Seria um saber primordial? Nossas palavras se ajuntavam uma na outra por amor e no por sintaxe.

A gente queria o arpejo. O canto. O gorjeio das palavras. Um dia tentamos at de fazer um cruzamento de rvores com passarinhos para obter gorjeios em nossas palavras. No obtivemos. Estamos esperando at hoje. Mas bem ficamos sabendo que tambm das percepes primrias que nascem arpejos e canes e gorjeios. Porm naquela altura a gente gostava mais das palavras desbocadas. Tipo assim: Eu queria pegar na bunda do vento. O pai disse que vento no tem bunda. Pelo que ficamos frustrados. Mas o pai apoiava a nossa maneira de desver o mundo que era a nossa maneira de sair do enfado. [ 12] A gente no gostava de explicar as imagens porque explicar afasta as falas da imaginao. A gente gostava dos sentidos desarticulados como a conversa dos passarinhos no cho a comer pedaos de mosca. Certas vises no significavam nada mas eram passeios verbais. A gente sempre queria dar brazo s borboletas. A gente gostava bem das vadiaes com as palavras do que das prises gramaticais. Quando o menino disse que queria passar para as palavras suas peraltagens at os caracis apoiaram. A gente se encostava na tarde como se a tarde fosse um poste. A gente gostava das palavras quando elas perturbavam os sentidos normais da fala. Esses meninos faziam parte do arrebol como os passarinhos. [ 13] III Por modo de nossa vivncia ponho por caso Bernardo. Bernardo nem sabia que houvera recebido o privilgio do abandono. Ele fazia parte da natureza como um rio faz, como um sapo faz, como o ocaso faz. E achava uma coisa cndida conversar com as guas, com as rvores, com as rs. (Eis um caso que h de perguntar: preciso estudar ignorncias para falar com as guas?) Ele falava coisinhas serficas com as guas; Bernardo morava em seu casebre na beira do rio moda um ermito. De manh, bem cedo, ele pegava de seu regador e ia regar o rio. Regava o rio, regava o rio. Depois ele falava para ns que os peixes tambm precisam de gua para sobreviver. Perto havia um brejo canoro de rs. O rio encostava as margens na sua voz. [ 14] Seu olhar dava flor no cisco. Sua maior alegria era de ver uma gara descoberta no alto do rio. Ele queria ser sonhado pelas garas.

Bernardo tinha vises como esta eu via a manh pousada sobre uma lata que nem um passarinhos no abandono de uma casa. Era uma viso que destampava a natureza de seu olhar. Bernardo no sabia nem o nome das letras de uma palavra. Mas soletrava rs melhor que mim. Pelo som dos gorjeios de uma ave ele sabia sua cor. A manh fazia glria sobre ele. Quando eu conheci Bernardo o ermo j fazia exuberncia nele. [ 15] IV Lugar mais bonito de um passarinho ficar a palavra. Nas minhas palavras ainda vivamos meninos do mato, um tonto e mim. Eu vivia embaraado nos meus escombros verbais. O menino caminhava incluso em passarinhos. E uma rvore progredia em ser Bernardo. Ali at santos davam flor nas pedras. Porque todos estvamos abrigados pelas palavras. Usvamos todos uma linguagem de primavera. Eu viajava com as palavras ao modo de um dicionrio. A gente bem quisera escutar o silncio do orvalho sobre as pedras. Tu bem quisera tambm saber o que os passarinhos sabem sobre os ventos. A gente s gostava de usar palavras de aves porque eram palavras abenoadas pela inocncia. Bernardo disse que ouvira um vento quase encostado nas vestes da tarde. Eu sonhava de escrever um livro com a mesma [ 16] inocncia com que as crianas fabricam seus navios de papel. Eu queria pegar com as mos no corpo da manh. Porque eu achava que a viso fosse um ato potico do ver. Tu no gostasse do caminho comum das palavras. Antes melhor eu gostasse dos absurdos. E se eu fosse um caracol, uma rvore, uma pedra? E seu eu fosse? Eu no queria ocupar o meu tempo usando palavras bichadas de costumes. Eu queria mesmo desver o mundo. Tipo assim: eu vi um urubu dejetar nas vestes da manh. Isso no seria de expulsar o tdio? E como eu poderia saber que o sonho do silncio era ser pedra! [ 17] V O lugar onde a gente morava quase s tinha bicho solido e rvores. Meu av namorava a solido. Ele era um florilgio de abandono. De tudo que me restou sobre aquele av foi esta imagem: ele deitado na rede com a sua namorada, mas se a gente o retirasse da rede por alguma necessidade, a solido ficava destampada. Oh, a solido destampada!

Essa imagem da solido que ficara dentro de mim por anos. Ah, o pai! O pai vaquejava e vaquejava. Ele tinha um olhar soberbo de ave. E nos ensinava a liberdade. A gente ento saa vagabundeando pelos matos sem aba. Chegou que alcanamos a beira de um rio. A manh estava pousada na beira do rio desaberta moda um pssaro. Nessa hora j o morro encostava no sol.

You might also like