You are on page 1of 24

Anhanguera Educacional. Faculdade Anhanguera de Anpolis. Farmcia.

BIOLOGIA CELULAR
Professor: Marcelo Garcez Rodrigues. Anpolis, 2013.

NCLEO CELULAR

Ncleo Celular:

- A presena do ncleo a principal caracterstica que distingue uma clula eucarionte de uma procarionte; - A maior parte da informao gentica da clula est contida no DNA do ncleo pequena poro nas mitocndrias e cloroplastos; - O ncleo controla o metabolismo celular pela transcrio do DNA nos diferentes tipos de RNAs. Os RNAs so traduzidos em protenas (efetores finais da informao gentica); - O ncleo, geralmente nico e localiza-se no centro da clula; - Clulas secretoras (clulas acinosas do pncreas / caliciformes do intestino) ncleo tem posio basal; - Clulas hepticas 2 ncleos; - Fibra muscular estriada esqueltica vrias dezenas de ncleos; - O tamanho do ncleo pode variar de acordo com o metabolismo e com o contedo em DNA da clula; - O ncleo interfsico composto pelo envoltrio nuclear, o nucleoplasma, a cromatina e os nuclolos.

Ncleo Celular:

Carioteca:
- A carioteca (ou envoltrio nuclear) separa o ncleo do citoplasma, sendo responsvel pela manuteno do ncleo como um compartimento distinto e permitindo que a clula controle o acesso ao seu material gentico; - O envoltrio nuclear constitudo por 2 unidades de membrana concntricas, que limitam uma cavidade interna, a cisterna perinuclear (10 a 50 nm de espessura); - A membrana interna apresenta, associada sua face nucleoplasmtica, uma rede de filamentos de protenas que constitui a lmina nuclear d suporte carioteca, mantendo sua forma. - A membrana externa apresenta ribossomos aderidos sua superfcie citoplasmtica e apresenta continuidade com o retculo endoplasmtico rugoso.

Ncleo Celular:

Carioteca:
- POROS NUCLEARES: - O envoltrio nuclear no contnuo como as demais membranas biolgicas. Em alguns pontos, as membranas externa e interna se fundem originando poros. Esses poros so preenchidos por agregados proteicos complexos de poro; - Os complexos de poro regulam o trnsito de macromolculas entre o ncleo e o citoplasma.

Poros nucleares:

Carioteca:
POROS NUCLEARES: Os complexos de poro so constitudos por 2 anis que tm um arranjo octogonal e estabelecem o permetro do poro. Um deles est ligado superfcie nuclear anel nuclear -, e o outro superfcie citoplasmtica do envoltrio anel citoplasmtico; No centro do complexo encontra-se uma estrutura em forma de tubo, com um dimetro de 30 nm, que constitui o transportador central; Conectando os dois anis existem oito raios (fibrilares), que se conectam tambm ao transportador central; Ainda, oito filamentos se projetam dos anis citoplasmtico e nuclear, constituindo uma estrutura semelhante a uma cesta de basquete, apenas no lado nuclear.

Complexo do poro:

Complexo do poro:

Raios fibrilares

Nucleoplasma:

- O nucleoplasma, ou cariolinfa, constitudo por uma soluo aquosa de protenas, enzimas, molculas de ATP, RNAs, nucleotdeos e ons, onde esto mergulhados os nuclolos e a cromatina; - Muitas das protenas presentes no nucleoplasma so enzimas envolvidas com a transcrio e com a duplicao do DNA (RNA-polimerase, DNA-polimerase, Topoisomerases, Helicases).

Nuclolos:

- Os nuclolos so massas densas e arredondadas, presentes dentro do ncleo, no envolvidas por membrana. - Apresentam pequena quantidade de DNA (genes codificadores dos rRNAs); - Formados principalmente por protenas e RNA ribossmico; - O nuclolo produz continuamente molculas de RNA ribossmico, que se acumulam ao seu redor e se associam a protenas especficas para constituir as subunidades dos ribossomos; - medida que amadurecem no nuclolo, os ribossomos saem do ncleo atravs dos poros da carioteca e vo atuar no citoplasma; - Nuclolo aglomerado dinmico de partculas ribossmicas em formao.

Cromatina:
- Cromatina o termo usado atualmente para indicar o conjunto de filamentos cromossomos presente no ncleo celular; - Cromatina termo que designa, com exceo dos nuclolos, toda a poro do ncleo que se cora e visvel ao microscpio de luz; - Cromossomos molcula de DNA associada a protenas histnicas.

Cromatina:

Cromatina:
- H certas partes da cromatina que se coram mais intensamente do que outras Heterocromatina regies da cromatina mais densamente enroladas, condensadas. - Regies da cromatina que se coram menos intensamente Eucromatina cromatina de consistncia mais frouxa.

Eucromatina X Heterocromatina:

Cromossomos:

Cromossomos:

Cromossomos:

Cromossomos:
- Antes da clula se dividir, ocorre a duplicao dos cromossomos. Cada cromossomo produz um outro idntico e os dois permanecem aderidos um ao outro por meio do centrmero (regio de heterocromatina constrico cromossmica); - Essas cpias unidas de um cromossomo duplicado so denominadas cromtides-irms.

Cromossomos:
- A posio dos centrmeros divide o cromossomos em 2 partes: os braos cromossmicos. O tamanho relativo dos braos, divide os cromossomos em: - Metacntrico o centrmero est no meio e os dois braos tm aproximadamente o mesmo tamanho; - Submetacntrico o centrmero um pouco deslocado da regio mediana e os braos tm tamanho desigual; - Acrocntrico o centrmero localiza-se perto de uma das extremidades e um dos braos muito maior que o outro; - Telocntrico o centrmero localiza-se junto a uma das extremidades do cromossomo e h praticamente um s brao.

Tipos de Cromossomos:

Cromossomos Homlogos:
- Cromossomos encontrados aos pares em clulas diplides (2n).

You might also like