You are on page 1of 2

SEMENTE O organismo vegetal essencial que permite I espcie perpetuar-se. As plantas produtoras de semente so de grande antiguidade (Gn 1.

.11), havendo alguns e celentes espcimes de samam!aias preservados desde o per"odo car!on"#ero. $o uni#ormemente muito mais altamente desenvolvidas do que as atuais samam!aias e licop%dios. A descend&ncia da espcie 'omo sapiens tam!m era reputada como (semente( (Gn. ).1*+1),1*). ,essa maneira a semente de A!rao se comp-e de Isaque e os descendentes deste (Gn .1.1.+ ./.10). A rela1o entre ,eus e seu povo prov& um esta!elecimento perptuo para a semente de Israel ($I /2.0), a qual seria governada por um descendente da casa de ,avi (At ..)3), que os cristos primitivos interpretavam em termos de 4risto, o 5essias (.6m ../). A idia de semente como unidade de reprodu1o da vida vegetal encontra e presso em diversas das par7!olas de 4risto. A signi#ica1o espiritual da semente variava com as di#erentes circunstancias so! as quais as par7!olas #oram narradas. 8a par7!ola do semeador (5t 1).).)+ 9c /.*-1*), a semente #oi interpretada por 5ateus como (a palavra do reino(, enquanto em 5arcos (0.)-.3) e 9ucas a semente aparece como a (palavra de ,eus: 8a par7!ola da semente de trigo e do ;oio (5t 1)..0-)3), a (!oa semente( representa os #ilhos do reino, enquanto na par7!ola da semente da mostarda (5t 1).)1,).+ 5c 0.)3-).) tal semente representa o reino do cu. <m 5c 0..=-.2 o mistrio que envolve o desenvolvimento do reino divino e assemelhado ao mistrio ligado a germina1o e crescimento de uma semente. A doutrina paulina da ressurrei1o corporal (14o 1*.)*s.) re#lete o pensamento de 4risto a respeito da necessidade do gro do trigo morrer antes de poder produ>ir a!undantemente (?o 1.,.0). O corpo ressurreto do crente ser7 signi#icativamente di#erente em espcie e grau do corpo que e depositado na sepultura, ainda que e i!indo certa rela1o semelhante a que e iste entre uma !olota e um carvalho maduro. @.A.'. AGRICULTOR 8o A6 e istem tres e press-es usualmente tradu>idas como (agricultor(. 1. BiCCsr., .. Dogev., ). Es#t 1. BiCCsr. O ideograma acFdio cognato descreve o BiCCar como (homem do arado(. A posi1o social e a #un1o e atas do BiCCar so incertas, mas o 4%digo de 'amur7!i sugere que se tratava de um tra!alhador !ra1al assalariado. O A6 esta!elece contraste entre o pastor e o BiCar (Is =1.*). 2. Dogev (.@s .*.1.+ ?r *..1=). 4onsidera1o do termo he!raico relacionado, guv, e do 7ra!e gaoa. (#urar(, (escavar(, talve> sugira que o Dogev #osse um tra!alhador armado de pa. 3. Es#t Badamah signi#ica literalmente, (homem do solo(, mas, a compara1o entre

Gn. 2..3 e Gc. 1).* demonstra que se re#ere indi#erentemente a um #a>endeiro agricultor ou criador de gado. A 9HH e o 86 empregam o termo georgos (#a>endeiro, agricultor(, sempre que um daqueles termos he!raicos e usado ou que h7 re#erencia ao tra!alhador da terra. ,eus e comparado com o cultivador da vinha verdadeira (?o 1*,1) e da igre;a (14o ).2). @.?.I.

You might also like