You are on page 1of 13

1. MAQUINAS TRMICAS Uma mquina trmica todo dispositivo que transforma calor em trabalho.

. As maquinas trmicas so regidas por duas leis fundamentais: a 1 Lei da Termodinmica diz que a energia se transforma e sempre se conserva (trata do Princpio da Conservao de Energia a sistemas no-isolados onde pode-se transferir energia para dentro ou para fora do sistema como trabalho ou como calor), j a 2 Lei da Termodinmica trata da possibilidade ou impossibilidade de se aproveitar certo tipo de energia (A impossibilidade de converter calor completamente em trabalho mecnico) e a 3 Lei da termodinmica diz que quando um
sistema se aproxima da temperatura do zero absoluto, todos os processos cessam, e a entropia tem como um valor mnimo e todos as molculas parariam de movimentar. Como

consequncia impossvel atravs de qualquer procedimento reduzir a temperatura de


qualquer sistema temperatura zero.

Esquema geral de uma mquina trmica:

A partir deste esquema se as frmulas para clculo do Trabalho:

Qq = + Qf (J)

ou

= Qq - Qf (J)

1.1. Rendimento de uma Mquina Trmica O rendimento de uma mquina trmica indica a porcentagem de calor da fonte quente que transformado em trabalho.

Uma mquina trmica nunca consegue transformar todo o calor recebido em trabalho. Sempre existe uma perda de calor para o meio ambiente. O rendimento 1 (100%) impossvel.

Quanto mais trabalho uma maquina trmica produzir com a mesma quantidade de calor fornecido maior ser o seu rendimento. Quanto mais calor a mquina ceder para o meio ambiente menor ser o rendimento.

1.2. Potncia til A potncia til a razo entre o trabalho realizado e o tempo gasto em realiza-lo.

P u=

(W)

Quanto mais rpido for realizado o trabalho maior ser a potncia til. Quanto mais tempo demorar para a mquina realizar um clico menor ser a potncia til.

2. Mquinas a Vapor O motor a vapor foi criado pelo engenheiro escocs James Watt, na primeira metade do sculo XVIII, o que, na poca, provou a possibilidade de se obter trabalho a partir do calor. Hoje, as mquinas a vapor so ainda usadas para gerar eletricidade nas usinas termeltricas. Uma mquina a vapor normalmente funciona realizando trabalho atravs do aquecimento de um vapor que introduzido em um cilindro que movimenta um pisto. A gua transformada em vapor numa caldeira; assim que h a formao do vapor, este superaquecido acima da temperatura da caldeira. O funcionamento da mquina a vapor feito em duas etapas: O vapor aquecido por uma caldeira e com sua expanso introduzido por uma vlvula de admisso em um cilindro movimentando um pisto para cima (realizando trabalho). A vlvula de admisso fechada e aberta uma vlvula de escape onde o vapor expelido. O vapor passa por um condensador e a gua resultante bombeada para a caldeira, reiniciando o ciclo.

A eficincia trmica das mquinas a vapor da ordem de 35% a 40%, ou seja, cerca de 60% a 65% da energia fornecida ao sistema desperdiada. As mquinas a vapor so chamadas de Mquinas de Combusto Externa e o combustvel normalmente o carvo e a lenha.

3. Mquina de Carnot Um motor de Carnot um motor ideal desenvolvido em 1824 pelo cientista e engenheiro francs Sadi Carnot, onde todos os processos so reversveis e no ocorrem desperdcios de energia atravs de fatores como atrito, isolamentos imperfeitos e turbulncias. O motor de Carnot apenas terico com o mximo rendimento possvel, pois pela Segunda Lei da Termodinmica nenhuma mquina trmica tem rendimento igual a 100%. Mquinas reais que utilizam o Ciclo de Carnot conseguem rendimento de no mximo 80% do previsto por Carnot. Carnot demonstrou que o calor cedido e recebido por uma mquina trmica igual a razo entre suas temperaturas da fonte fria (tf) e da fonte quente (tq):

(temperatura em kelvin)

Em uma mquina de Carnot no h calor perdido para a fonte externa pois todo calor transformado em trabalho.

3.1. Rendimento de uma Mquina de Carnot O rendimento de uma mquina de Carnot pode-se obter o rendimento mximo de uma mquina ideal entre as temperaturas da fonte fria (tf) e da fonte quente (tq):

Carnot=

ou

Carnot=

O rendimento de uma mquina de Carnot com uma fonte fria (tf) igual a 0 Kelvin seria 1 (100%) pois todo o calor cedido para a mquina seria transformado em trabalho. Esta mquina no pode existir porque o 0 Kelvin (Zero Absoluto) no pode ser alcanado de acordo com a 3 Lei da Termodinmica.

Carnot=

4. Perda de Trabalho A perda de trabalho a maior quantidade de trabalho que poderia ser realizado por uma mquina trmica menos o trabalho realmente realizado. A maior quantidade de trabalho que poderia ser realizado o trabalho realizado por uma mquina de Carnot.

Perdido= mximo - realizado

Perdido= Carnot - realizado

mximo = Carnot x Qq

Perdido= (Carnot x Qq) - realizado

Carnot=

Perdido= [

x Qq] - realizado

realizado = = Qq - Qf

Perdido= [

x Qq] (Qq

- Qf)

= x Qq

Perdido= [

x Qq] ( x Qq)

5. Maquinas de Combusto Mquinas de combusto so os modelos de mquinas dos motores a exploso. Nestas mquinas o calor fornecido para movimentar o motor atravs do pisto produzido dentro do cilindro. As mquinas de combusto so chamadas de Mquinas de Combusto Interna e o combustvel normalmente so gasolina, lcool, gs natural e diesel.

5.1. Mquinas de Otto As mquinas de Otto idealizam o funcionamento de motores de combusto interna de ignio por centelha. Foi implementado com sucesso pelo engenheiro alemo Nikolaus Otto em 1876. Otto definiu uma sequncia de processos sofridos pela motor at a produo de trabalho chamado de Ciclo. O Cliclo de Otto possui processos que se repetem periodicamente para a obteno de trabalho. Os motores atuais que utilizam este ciclo possuem duas ou quatro fases, sendo por isto denominados Motores a Exploso de Dois Tempos ou Quatro Tempos. Motores baseados no Ciclo de Otto equipam a maioria dos veculos (automveis e motos) e usam combustveis como gasolina, lcool e gs natural. O ciclo Otto tem em sua caracterstica uma combusto de ar e combustvel provocada atravs de uma fasca da vela de ignio.

5.1.1. Ciclo de Otto de 2 tempos As mquinas que possuem duas fases em um ciclo de Otto realizam trabalho de acordo com as seguintes etapas (Tempos) a cada revoluo do motor: COMPRESSO a vlvula de admisso se abre introduzindo uma mistura de ar, vapor de combustvel (gasolina) e leo lubrificante no cilindro. Em seguida vlvula de admisso fechada e o pisto sobe comprimindo a mistura. A vela libera uma fasca fazendo com que haja uma combusto (exploso). EXPANSO a combusto expande o gs fazendo com que o pisto desa realizando trabalho. A vlvula de escape aberta para expulso dos gases queimados (para o escapamento).

O rendimento do motor 2 tempos inferior ao motor de 4 tempos e so mais poluentes (devido queima de leo lubrificante). Por outro lado, costumam dar mais potncia cerca de 70 a 90% para a mesma cilindrada pois faz uma exploso em cada revoluo, enquanto o motor de 4 tempos faz uma exploso em cada 2 revolues. As principais aplicaes so em motores de motocicletas, cortadores de grama, pequenas bombas, pequenos motores de popa, etc.

5.1.2. Ciclo de Otto de 4 tempos As mquinas que possuem quatro fases em um ciclo de Otto realizam trabalho de acordo com as seguintes etapas (Tempos) a cada duas revolues do motor: ADMISSO a vlvula de admisso se abre introduzindo uma mistura de ar e vapor de combustvel (gasolina, lcool ou gs natural). COMPRESSO a vlvula de admisso se fecha e o pisto comprime a mistura de ar e vapor de combustvel. EXPLOSO a vela libera uma fasca fazendo com que haja uma combusto (exploso) do vapor e o gs se expande fazendo com que o pisto desa realizando trabalho. EXPULSO ocorre a abertura da vlvula de escape enquanto o pisto sobe para expulsar os gases queimados (para o escapamento).

A seguir a figura os as etapas de um motor de 4 tempos:

Os motores de automveis em geral possuem 4 cilindros de modo que a cada instante h um pisto executando um tempo. O processo iniciado pelo motor de arranque (motor eltrico).

5.2. Mquinas de Diesel O Motor Diesel ou motor de ignio por compresso um motor de combusto interna inventado pelo engenheiro alemo Rudolf Diesel em 1893 em que a combusto se faz pelo aumento da temperatura provocado pela compresso de ar. O funcionamento de um motor Diesel segue as seguintes etapas: O pisto comprime somente ar, at que o mesmo atinja uma temperatura suficientemente elevada. Quando o pisto aproxima-se da compresso mxima, injeta-se o combustvel (diesel) que reage espontaneamente com o oxignio presente no ar quente, ocasionando a combusto e movimentando o pisto com a realizao de trabalho, sem a necessidade de uma fasca de uma vela. O ciclo Diesel tem um melhor desempenho que o ciclo Otto, pois, este tem em sua caracterstica na exploso do combustvel que realizada atravs da presso do pisto e da temperatura elevada, com isso causa melhor rendimento deste. Normalmente os motores de ciclo diesel so mais robustos (ex: motores de caminho) e seu consumo em combustvel mais barato.

6. Maquinas Frigorficas Uma mquina frigorfica retira calor de uma fonte fria e entrega calor a uma fonte quente. Este processo no espontneo e por isto necessita da realizao de trabalho. Deste modo, a energia sob a forma de calor que transferida para a fonte quente igual soma da energia sob a forma de calor retirada fonte fria, com o trabalho necessrio para que ocorra esse fluxo de energia:

= Qq - Qf

Qq = Qf +

O princpio de funcionamento de uma mquina frigorfica encontra-se esquematizado na figura a seguir:

O fludo que circula em um circuito em um sistema de uma mquina frigorfica sofre vrias transformaes:

O fludo comprimido pelo compressor. O compressor necessita realizar trabalho () para comprimir o fludo. Atravs de um trocador de calor (condensador) sofre resfriamento e cede calor para o meio ambiente (Q1). Submetido a um processo de expanso atravs da vlvula de expanso o fludo diminui a presso e segue para o evaporador. Ao chegar no evaporador o fludo evapora. Recebe uma quantidade de calor Q2 do ambiente refrigerado e resfria o recinto. Aps passar pelo evaporador o fudo recupera as suas condies iniciais e reinicia o ciclo.

6.1. Eficincia das Maquinas Frigorficas A eficincia das mquinas frigorficas (e ou COP Coeficiente de Performance) est relacionada com a quantidade de calor que pode ser removida da fonte fria pro unidade de trabalho consumida (normalmente executado atravs do trabalho de uma bomba eltrica):

e=

COP =

COP =

As mquinas frigorficas tem eficincia entre 2 e 6 (com a realizao de trabalho em Joule atravs de uma bomba eltrica conseguem retirar 2 a 6 vezes mais calor em Joule). O COP representa o quociente entre a energia trmica (calor) fornecida por uma bomba de calor e a energia eltrica consumida pelo sistema.

6.2. Eficincia de Carnot das Maquinas Frigorficas O limite de eficincia de uma mquina frigorfica ocorre quando a mquina opera segundo um Ciclo de Carnot quando se quer retirar calor de um ambiente (exemplo geladeira e ar condicionado configurado para resfriar o ambiente):

eCarnot = COPCarnot
Ao contrrio do rendimento de uma mquina trmica, a eficincia pode ser maior que 1. A eficincia tpica de uma mquina frigorfica varia entre 4 e 6. Por exemplo, se a eficincia for igual a 5, ento o frigorfico retira 5 J de energia da fonte fria (interior do frigorfico) para a fonte quente (exterior), por cada 1 J de energia elctrica que consome. Seria impossvel que a mquina frigorfica retirasse energia da fonte fria, sem receber qualquer energia do exterior (sem receber trabalho), uma vez que tal no estaria de acordo com a 2 lei da termodinmica.

O limite de eficincia de uma mquina frigorfica ocorre quando a mquina opera segundo um Ciclo de Carnot quando se quer colocar calor em um ambiente (exemplo ar condicionado funcionando como aquecedor para esquentar um ambiente):

eCarnot = COPCarnot

6.3. Capacidade Frigorfica do Ciclo (Qo) A capacidade frigorfica de um ciclo a quantidade dde calor por unidade de tempo que retirada do meio ambiente que se quer resfriar:

Qo = mf. (h1-h4)

(Kcal/h) (Dividir por 860 obtm KW)

6.4. Potncia Terica do Compressor (Wc) A potncia terica do compressor a quantidade de trabalho por unidade de tempo fornecida ao refrigerante pelo compressor.

Wc = mf. (h2-h1)

(Kcal/h) (Dividir por 860 obtm KW)

6.5. Maquina Frigorfica: Refrigerador Um refrigerador um dispositivo que usa trabalho para transferir energia de um reservatrio de baixa temperatura para um reservatrio de alta temperatura enquanto repete continuamente uma srie definida de processos termodinmicos. Uma geladeira domstica realiza este trabalho atravs de um compressor eltrico para transferir energia do

compartimento de armazenamento de alimentos (um reservatrio de baixa temperatura) para a cozinha (um reservatrio de alta temperatura). A geladeira capta o calor interno e pem-no para fora por meio da evaporao e condensao de um lquido refrigerante ou fludo frigorfico. O fluido um material que se transforma facilmente de gs para lquido e vice-versa (exemplos: CFC e HCFC).

O dispositivo responsvel pela refrigerao da geladeira pela absorcao de calor o evaporador e o dispositivo responsvel por transferir o calor absorvido do interior da geladeira para o meio ambiente o condensador.

6.6. Maquina Frigorfica: Ar Condicionado Um ar condicionado basicamente uma geladeira sem seu gabinete. Ele usa a evaporao de um fluido refrigerante para fornecer refrigerao. Os mecanismos do ciclo de refrigerao so os mesmos da geladeira e do ar condicionado. O termo Fron genericamente usado para qualquer dos vrios fluorcarbonos no inflamveis utilizados como refrigerantes e combustveis nos aerossis:

O compressor comprime o gs frio, fazendo com que ele se torne gs quente de alta presso (em vermelho no grficao). Este gs quente corre atravs de um trocador de calor para dissipar o calor e se condensa para o estado lquido. O lquido escoa atravs de uma vlvula de expanso e no processo ele vaporiza para se tornar gs frio de baixa presso (em azul claro no grfico). 4 - Este gs frio corre atravs de trocador de calor que permite que o gs absorva calor e esfrie o ar de dentro da edificao.

6.6.1. Ar Condicionado de Janela Um aparelho de ar condicionado de janela constitui um sistema completo de condicionamento de ar para locais pequenos. Estas unidades so fabricadas em tamanhos suficientemente pequenos, para que se encaixem em uma janela padro. Este equipamento contm um compressor, uma vlvula de expanso, um condensador (do lado de fora), um evaporador (do lado de dentro), dois ventiladores e uma unidade de controle. Os ventiladores sopram ar sobre os trocadores de calor para melhorar a sua capacidade de dissipar calor (para o ar exterior) e frio (para o ambiente ser resfriado). A maioria dos condicionadores de ar tm a sua capacidade classificada em Unidade de Calor Britnica (BTU). De forma geral, uma BTU a quantidade de calor necessria para aumentar a temperatura de 0,45 kg de gua em 0,56 C. Especificamente, 1 BTU igual a 1,055 Joules. Em termos de aquecimento e refrigerao, uma tonelada de refrigerao equivale a 12 mil BTU. Um ar condicionado normal de janela pode ter uma capacidade de 10 mil BTU. Para comparao: uma casa de 185 m2 pode ter um sistema de ar condicionado de 5 toneladas (60 mil BTU) de refrigerao, supondo que seja preciso de cerca de 200 BTU por m2.

A classificao da eficincia enrgica (EER) de um ar condicionado a sua capacidade em BTU dividida pelo seu consumo. Se, por exemplo, um ar condicionado de 10 mil BTU consome 1.200 watts, o seu EER de 8,3 (10 mil BTU/1.200 watts). Quanto maior o EER melhor (normalmentepossui um preo). O EER (Energy Efficiency Ratio), o ndice de Eficincia de Energia. o valor da potncia da unidade em arrefecimento (resfriamento) dividida pela potncia eltrica que a unidade necessita para a execuo do trabalho.

EER =
A seguir segue uma classificao para os valores de EER para arrefecimento e COP para aquecimento: Classificao energtica para valores de EER e COP
Classe Energtica para ArrefecimentoClasse Energtica para Aquecimento EER > 3.20 3.20 EER >3.00 3.00 EER > 2.80 2.80 EER > 2.60 2.60 EER > 2.40 2.40 EER > 2.20 COP > 3.60 3.60 COP > 3.40 3.40 COP > 3.20 3.20 COP > 2.80 2.80 COP > 2.60 2.60 COP > 2.40

2.20 EER 2.40 COP Das 7 classes de eficincia energtica (A a G),a classe A representa a mais eficiente e a classe G a menos eficiente.

6.6.2. Relao BTU/h por M2 Um aparelho de ar condicionado pode ser dimensionado pela sua potncia atravs da rea em m do ambiente a ser instalado. O clculo da potncia em BTU/h (PBTU/h) : PBTU/h = 600A + 600P + 600Ee + E onde, A = rea do ambiente em m2; P = nmero de pessoas adicionais (a primeira pessoa no conta); Ee = nmero de equipamentos eletrnicos; E = ensolao por parede (E= 800 por parede).

You might also like