You are on page 1of 13

Debord: do espetculo ao simulacro

Debord: from the spectacle to simulacrum


CELSO FREDERICO*

RESUMO A teoria debordiana do espetculo foi concebida como crtica da separao entre imagem e realidade e, tambm, como crtica do midiocentrismo. As suas razes tericas remontam experincia das vanguardas estticas, teoria da reificao de G. Lukcs e s reflexes de H. Lefebvre sobre a vida cotidiana. Posteriormente, o ps-modernismo apropriou-se do legado debordiano para desenvolver, num registro terico diferente, a teoria do simulacro. Palavras-chave: espetculo, imagem, reificao, crise da comunicao artstica, simulacro ABSTRACT Debords theory on the spectacle was conceived as a critique of the split of image from reality and also as a critique of mediacentrism. Its theoretical roots lie in the experience of aesthetic vanguards, to G. Lukacss theory of reification and to the reflections of H. Lefbvre on everyday life. Later, postmodernism appropriated Debords legacy to develop, in a different theoretical register, the theory of the simulacrum. Keywords: spectacle, image, reification, artistic communication crisis, simulacrum

* Professor doutor do Programa de PsGraduao em Cincias da Comunicao da ECA-USP e bolsista CNPq.

179

Debord: do espetculo ao simulacro

1. Utilizaremos a edio brasileira A sociedade do espetculo e Comentrios sobre a sociedade do espetculo. Trad. bras. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. Como a obra dividida em pargrafos numerados, as citaes que faremos a seguir indicaro apenas o nmero do pargrafo. 2. Um vigoroso estudo sobre o tema foi realizado por Aquino, Joo Emiliano Fortaleza. Reificao e linguagem em Guy Debord. Fortaleza: Unifor e Ed. Uece, 2006. 3. Nesse sentido, um abismo separa a concepo artstica das vanguardas do esprito modernista, presente na obra de Adorno. Peter Brguer, especialista no assunto, apontou o contraste do desejo vanguardista de imerso da arte na vida cotidiana, de um lado, e, de outro, a concepo modernista interessada em preservar a autonomia da arte e seu afastamento da realidade emprica. Cf. Teoria de la vanguardia. Trad. esp. Jorge Garcia. Barcelona: Pennsula, 1987 e Lanti-avant-gardisme dans la esthtique de Adorno. In: Revue dEsthtique, nmero 8, 1985). Apesar das diferenas, h semelhanas entre Debord e Adorno quando o tema a caracterizao da sociedade moderna. Curiosamente, Debord desconhecia a obra de Adorno que s foi tardiamente publicada na Frana. Adorno tambm ignorava o trabalho de Debord ou, pelo menos, jamais se referiu a ele.

expresso sociedade do espetculo, ttulo do livro mais importante de Debord1, conheceu ampla divulgao na mdia a ponto de destoar inteiramente do sentido rigoroso que o autor lhe atribuiu. Conheceu, deste modo, a sina de outras expresses famosas como democracia como valor universal e ideias fora do lugar que, usadas de modo abusivo, quase como slogans publicitrios, ganharam sentidos distantes e frequentemente contrrios s intenes originais de seus criadores. O caso de Debord ainda mais gritante: o que era uma crtica mordaz sociedade capitalista e ao domnio da imagem passou a ser entendido, implicitamente, como apologia da espetacularizao promovida pelos meios de comunicao de massa. Torna-se, pois, necessrio, voltarmos s ideias efetivamente defendidas pelo autor e ao contexto em que elas nasceram. Boa parte do que melhor se produziu nos estudos de comunicao foi realizada a partir de reflexes sobre a crise da cultura e das artes. Autores como R. Williams, U. Eco, T. Adorno, F. Jameson, P. Bourdieu e tantos outros situam-se nesse campo comum. O mesmo pode-se dizer de Debord, que iniciou sua carreira como crtico de artes e diretor de cinema. A crise da comunicao artstica e o predomnio da imagem, assim, serviram para preparar os fundamentos da teoria sobre a sociedade do espetculo2 . Desde os anos 1950, Debord participava de um grupo de crticos de arte que se autodenominava Internacional Letrista. O que movia aqueles jovens contestadores era o desejo de superao da arte a ser realizado atravs da autodestruio da poesia moderna. Anselm Jappe assim resume o projeto dos letristas: a reduo da poesia a seu elemento ltimo, a letra. Esta um elemento grfico a ser utilizado na colagem e, ao mesmo tempo, um elemento sonoro a ser utilizado na declamao onomatopica, ligando, assim, a poesia, a pintura e a msica (Jappe: 1999: 70). A quebra de fronteiras entre as formas de expresso artstica fez-se acompanhar do desejo de superar a diviso entre o artista e o pblico, diviso que condenava este ltimo passividade. Esse movimento contestador, por sua vez, perseguia o ideal romntico de tambm superar as barreiras entre a arte e a vida. Se o movimento autodestrutivo dava prosseguimento s experincias estticas da vanguarda, a aproximao da arte com a vida cotidiana, o desejo de realizar a arte na vida (e, assim, modificar o mundo), aproximou progressivamente Debord e seus companheiros do marxismo. No se tratava mais do apego a uma concepo esteticista, mas do projeto de realizar na vida a promessa de felicidade contida na arte, de se encontrar uma nova maneira de viver 3 (Brguer, 1987: 1985).

180

MATRIZes

Ano 4 N 1 jul./dez. 2010 - So Paulo - Brasil CELSO FREDERICO p. 179-191 3.

Debord: from the spectacle to simulacrum

EM PAUTA

Esse movimento da esttica para a poltica reflete-se nos textos escritos para o boletim editado de 1954 a 1957 pelos letristas que levava o sugestivo ttulo de Potlach. Esta expresso, como se sabe, foi popularizada pelo antroplogo Marcel Mauss no livro Essai sur le don. Trata-se de uma prtica comum entre os aborgenes da Austrlia, que consistia na troca de presentes cada vez mais valiosos entre os participantes, visando, com isso, obter prestgio, mesmo custa de runa econmica. Esse cerimonial indgena de extrema generosidade um verdadeiro escndalo para a razo econmica, centrada, como dizia Weber, no clculo racional. Nessa troca, inexiste tal racionalidade e quem oferece no espera receber um valor equivalente quilo que foi ofertado. Se a lei do valor o que regula a troca no mundo capitalista, entre os indgenas o prestgio social que irrompe para opor-se a qualquer considerao de ordem econmica. O boletim Potlach foi concebido nesse esprito anticapitalista: seus nmeros eram distribudos gratuitamente aos interessados, no entrando, assim, no crculo mercantil, pois se recusava a ser uma mercadoria vendvel como as outras. Na apresentao dos textos do boletim, posteriormente reunidos em livro, Debord observou que a inteno estratgica de Potlach era de criar certas ligaes para constituir um movimento novo, que deveria ser de improviso (demble) uma reunificao da criao cultural da vanguarda e da crtica revolucionria da sociedade (Debord, 1996: 8). No mesmo perodo, Debord colaborou com a revista Les lvres nues, publicada pelos surrealistas da Blgica. Alm de temas estticos, o autor enfrentou questes mais gerais como urbanismo e, tambm, exps suas ideias sobre a deriva os passeios aleatrios para flagrar a vida urbana numa outra perspectiva. Debord, assim, dava sequncia, ao seu modo, tradio da vanguarda na prtica da deambulao, cujas referncias mais prximas apontam para a flanrie de Baudelaire e s teorizaes de Walter Benjamin. A radicalizao de nosso autor levou-o a criar, a partir de 1958, um novo movimento, a Internacional Situacionista que ficou conhecida por sua participao incendiria no movimento estudantil de maio de 1968. O projeto de realizar na vida cotidiana as promessas contidas na arte ganhou as ruas. Olhando para esse perodo tempos depois, em A sociedade do espetculo, Debord comenta que o dadasmo quis suprimir a arte sem realiz-la (Debord, 1997: 191), enquanto o surrealismo quis realizar a arte sem suprimi-la (Idem). Esses dois movimentos artsticos, observa, foram contemporneos da ltima investida do movimento revolucionrio proletrio (Idem), e o fracasso deste deixou-os encerrados no prprio campo artstico do qual haviam proclamado a caducidade (Idem).
Ano 4 N 1 jul./dez. 2010 - So Paulo - Brasil CELSO FREDERICO p. 179-191

181

Debord: do espetculo ao simulacro

O situacionismo surgiu para afirmar que supresso e realizao so aspectos inseparveis de uma mesma superao da arte e que a integrao desta na vida cotidiana exigia revolucionar as condies sociais de existncia. Superar, agora, sinnimo de realizar ouvem-se aqui os ecos do apelo revolucionrio das Teses sobre Feuerbach de Marx conclamando realizao da filosofia. No perodo de vigncia do movimento situacionista encontram-se as primeiras formulaes a respeito da sociedade do espetculo, bem como reflexes sobre a vida cotidiana. Sobre esse ltimo tema, vale lembrar a aproximao ocorrida entre Debord e Henri Lefebvre, suas experincias na deriva e a estreita colaborao intelectual entre ambos. Lefebvre era bastante conhecido pela sua vasta produo terica. Em 1946, publicou o primeiro volume de sua Critique de la vie quotidienne ( Lefebvre, 1958) num momento histrico de grande otimismo, como foi aquele do ps-guerra. Na poca de sua convivncia com Debord, retomou o tema de forma mais crtica, em funo da emergncia dos mecanismos de controle social que ento j se faziam visveis, e publicou o segundo volume da obra. Debord, no mesmo perodo, tambm escreveu artigos e proferiu conferncias semelhantes sobre o tema, j que o cotidiano, para quem quer a integrao entre arte e vida, no deve ser pensado mais sob o prisma heideggeriano, apenas como o local da inautenticidade. A suspeita de plgio nas reflexes sobre o cotidiano, levantada por Debord, envenenou a convivncia entre ambos e ps fim amizade entre o jovem rebelde e o velho mestre. O ESPETCULO: Monoplio da aparncia e linguagem da contradio No por acaso que o livro A sociedade do espetculo apresenta como epgrafe uma frase de Ludwig Feuerbach. Esse filsofo ligado esquerda hegeliana tornou-se famoso com sua teoria da alienao referida ao fenmeno religioso. Para Feuerbach, como se sabe, a religio um processo de separao entre o homem e seus atributos, que foram transferidos para a esfera celestial. Toda a sua filosofia, seguindo a tradio iluminista, busca a reconciliao do homem consigo mesmo atravs da recuperao de seus atributos alienados na esfera transcendente. Encontra-se aqui o ponto de partida do jovem Marx em sua crtica filosofia de Hegel, filosofia que Feuerbach denunciara como uma teologia disfarada: o movimento de inverso aquele movimento que desce do cu para a terra, das ideias para a realidade material. A frase escolhida por Debord, retirada de A essncia do cristianismo, assinala outra inverso que seria prpria de sua poca (e no s dela!): o nosso tempo prefere a imagem coisa, a cpia ao original, a representao realidade (Feuerbach apud Debord, 1997: Captulo I).
182
MATRIZes

Ano 4 N 1 jul./dez. 2010 - So Paulo - Brasil CELSO FREDERICO p. 179-191

Debord: from the spectacle to simulacrum

EM PAUTA

J nesse incio, percebe-se a concepo que orientar Debord: o empenho de realizar a crtica da aparncia alienada da realidade. E ele o faz seguindo o estilo aforismtico de Feuerbach, combinado com o emprego do dtournement (desvio): recurso utilizado pelas vanguardas estticas que consiste na citao de fragmentos de outras obras feitas atravs de uma descontextualizao do original (o mesmo procedimento est presente no Drama barroco alemo, de Walter Benjamin, que concebeu o livro como um mosaico de citaes e fragmentos postos em tal ordem que ganhariam sentidos novos). Tal recurso, que confere ao texto uma sensao de falsa familiaridade e uma beleza surpreendente, torna a leitura um difcil quebra-cabea, exigindo um esforo de adivinhao das fontes originais. O primeiro pargrafo do livro ilustra a tcnica do desvio ao glosar a frase com que Marx inicia O capital: Toda a vida das sociedades nas quais reinam as modernas condies de produo se apresenta como uma imensa acumulao de espetculos. Tudo o que era vivido diretamente tornou-se uma representao (Debord, 1997: 1). Na sequncia, afirma: o espetculo em geral, como inverso concreta da vida, o movimento autnomo do no-vivo (Ibid.: 2). Nesse movimento, a imagem se tornou a forma final da reificao. Trata-se aqui de uma engenhosa extenso da teoria marxiana da reificao e do fetichismo da mercadoria. A objetividade ilusria que o autor alemo atribua mercadoria retomada para dar conta de um novo momento da histria do capitalismo, em que aquilo que era uma tendncia no sculo XIX efetiva-se plenamente. A prxis social dos homens, enfim, cindiu-se em realidade e em imagem (Ibid.: 7). E o espetculo, adverte o autor, no um conjunto de imagens, mas uma relao social entre pessoas, mediada pelas coisas (Ibid.: 4). A omnipresena da imagem impe o monoplio da aparncia, produzindo a falsa impresso de um mundo unificado, um mundo transformado em simples imagens, que consagra a viso como sentido privilegiado (Ibid.: 18). As referncias a Feuerbach e a Marx formam o ponto de partida da teoria da sociedade do espetculo. Do primeiro autor, Debord atualiza a ideia da inverso religiosa, a ciso entre o homem real e seus atributos que, agora, contudo, encontraram a sua reconstruo material. De Marx, retoma a ciso entre a aparncia fetichista da pura objetividade (Ibid.: 24) e a relao contraditria entre os homens e as classes sociais. Mas a ciso que fraciona a vida social camuflada pelo espetculo, que rene o separado, mas o rene como separado (Ibid.: 29). Ao re-ligar ( este, como se sabe, o sentido primitivo da palavra religio) o separado, o espetculo manifesta-se como uma forma laicizada de
Ano 4 N 1 jul./dez. 2010 - So Paulo - Brasil CELSO FREDERICO p. 179-191

183

Debord: do espetculo ao simulacro

religio em que os fiis adoram a prpria imagem, a mercadoria, o trabalho estranhado dos homens. O mais desinformado leitor pode perceber que Debord no um deslumbrado pelo espetculo, mas seu obstinado crtico. Um de seus filmes, por sinal, chama-se Crtica da separao. E no outro o empenho do autor. No plano esttico, como j vimos, ele buscava a integrao entre arte e vida, ao combater as concepes que viam a arte como uma esfera separada. Pela mesma razo criticou as fronteiras entre as vrias formas de expresso artstica, exigindo a sua reunificao. Ao teorizar sobre o espetculo, denunciou a oposio entre imagem e realidade atacando a sua causa: a reduo do trabalho humano concreto no indiferente trabalho abstrato, em criador de valor aquela abstrao que, em seguida, se espalha em todos os poros da sociabilidade humana. No plano da prtica poltica, critica a separao entre Estado e sociedade civil, entre concepo e execuo, reivindicando, com os situciacionistas, a tese da autogesto. Este o caminho para se combater o espetculo, o poder separado desenvolvendo-se em si mesmo (Ibid.: 25). Essa coerncia entre concepo esttica e teoria social permitiu ao autor antecipar-se aos demais tericos ao relacionar cultura e vida material. Adorno, nos anos 1940, havia apontado a emergncia da indstria cultural a extenso da lgica mercantil aos domnios da produo cultural. Debord, ao afirmar que a cultura estava se tornando a mercadoria vedete da sociedade espetacular (Ibid.: 193), detectou de modo proftico o definitivo imbricamento entre cultura e mercadoria, que ainda no constava dos horizontes tericos de Adorno. Quarenta anos depois, Frederic Jameson ganhou notoriedade internacional ao retomar essa ideia e constatar
uma prodigiosa exploso da cultura por todo o domnio do social, at o ponto em que tudo em nossa vida social do valor econmico e do poder do Estado s prticas e prpria estrutura da psique pode ser considerado como cultural, em um sentido original que no foi, at agora, teorizado (Jameson , 2000: 74).

Essa brevssima apresentao de algumas das ideias de Debord suficiente para afastar qualquer interpretao midiocentrista sobre o espetculo. Os meios de comunicao de massa so apenas a manifestao superficial (Ibid.: 24) de um fenmeno mais profundo; e a imagem, o resumo simplificado do mundo sensvel, torna possvel justapor sem contradio qualquer coisa. As relaes reais existentes no cindido mundo dos homens no permitem que se tome o estudo da mdia como objeto dotado de autonomia prpria e, menos ainda, como queria McLuhan, que se pretenda entender os meios de comunicao como algo que se desenvolve por si mesmo e determina o prprio desenvolvimento
184
MATRIZes

Ano 4 N 1 jul./dez. 2010 - So Paulo - Brasil CELSO FREDERICO p. 179-191

Debord: from the spectacle to simulacrum

EM PAUTA

da vida social. Debord no perdeu de vista que a tcnica apenas um momento das relaes sociais. E mais: a mdia, como parte do aparato tecnolgico, no uma entidade neutra. Por isso, num texto posterior, Comentrios sobre a sociedade do espetculo, Debord voltou-se contra os adoradores da mdia ao dizer:
a discusso vazia do espetculo isto , sobre o que fazem os donos do mundo organizada pelo prprio espetculo: destacam-se os grandes recursos do espetculo, a fim de no dizer nada sobre o seu uso. Em vez de espetculo, preferem chamlo de domnio da mdia. Com isso querem designar um simples instrumento, uma espcie de servio pblico que gerenciaria com imparcial profissionalismo a nova riqueza da comunicao de todos por mass media, comunicao que teria enfim atingido a pureza unilateral, na qual se faz calmamente admirar a deciso j tomada (Ibid.: 3).

No por acaso, Rgis Debray procurou delimitar claramente o seu projeto de criar uma midiologia das ideias de Debord, lembrando que jamais havia citado esse autor, a no ser como contraexemplo (Debray, 1985) 4 . ESPETCULO E SIMULACRO Contrastando com a prudncia de Debray, o ps-modernismo, ao contrrio, retomou a teoria sobre o espetculo, mas custa de uma radical inverso de seu sentido originrio. Em Debord, o fetichismo um fenmeno transitrio e reversvel. Sua apario na histria, como decorrncia do processo de completa mercantilizao da vida social, embaralhou as relaes entre signo e referente. At ento, o realismo literrio, a filosofia e as cincias humanas podiam fazer valer os direitos da linguagem referencial. A mmese conheceu ento o seu apogeu. Mas, a completa reificao, o domnio da abstrao e da imagem do espetculo, como quer Debord colocou em crise a convivncia harmnica entre o signo e o referente. A luta por uma nova arte e por uma nova sociedade levou Debord a antecipar-se tendncia glorificao da imagem prenunciada por Feuerbach, e que, depois, se desenvolveu vertiginosamente. A crtica da separao acena dialeticamente para uma superao dos termos isolados pela reificao. J o ps-modernismo preferiu confraternizar-se com o existente. Por isso, a teoria crtica do espetculo cedeu lugar constatao do simulacro. Um exemplo dessa apropriao ps-moderna da teoria do espetculo encontra-se na obra de J. Baudrillard, que conhecia Debord de longa data. Baudrillard trabalhou como assistente de Jean Hyppolite, o grande intrprete e tradutor da obra de Hegel, em cursos frequentados por Debord. Os dois autores
Ano 4 N 1 jul./dez. 2010 - So Paulo - Brasil CELSO FREDERICO p. 179-191

4. O artigo de Debray abre esse nmero da revista inteiramente dedicado sua obra.

185

Debord: do espetculo ao simulacro

viveram numa Frana marcada pela hegemonia do estruturalismo e procuraram afirmar suas prprias ideias opondo-se quela corrente hegemnica. Os herdeiros do estruturalismo lingustico, aplicando imagem o conceito semitico se opuseram aos partidrios de um visual que no seria de modo algum marcado pelas articulaes da linguagem (Sauvageot, 2000: 230). Assim colocado o debate, confrontavam-se posies que advogavam analogias rgidas entre os cdigos visuais e lingusticos e aquelas que enfatizavam a especificidade, ou melhor, a autonomia do visual. Nessa querela, Debord e Baudrillard seguiram caminhos prprios. Para Debord, a imagem reproduz a forma-mercadoria altamente desenvolvida, vale dizer, a prtica social alienada dos homens, a relao entre homens mediada pelas coisas. No se trata, assim, nem de conferir autonomia imagem e nem de deduzi-la das estruturas rgidas do cdigo lingustico o objetivismo abstrato de que falava Bakhtin. Debord critica o estruturalismo pois v nele um esquecimento explcito da prtica histrica (Debord, 1997: 196); o sonho de que uma estrutura prvia inconsciente exerce uma ditadura sobre toda a prxis social (Ibid.: 201). O estruturalismo adota o ponto de vista da eterna presena de um sistema que jamais foi criado e jamais acabar (Ibid.: 201), merecendo, por isso, ser comparado publicidade por louvar o espetculo e condenar-nos passividade perante um eterno presente que perdura indefinidamente. Contra essa eternizao do presente, a imutabilidade das estruturas, Debord afirma: no o estruturalismo que serve para provar a validade trans-histrica da sociedade do espetculo; ao contrrio, a realidade macia da sociedade do espetculo que serve para provar o sonho frio do estruturalismo (Ibid.: 202). Esse pensamento submisso, acrescenta Debord, estende-se sociologia emprica, que arrola dados e os correlaciona estatisticamente sem, contudo, ser capaz de conhecer a verdade de seu prprio objeto, porque no encontra em si mesma a crtica que lhe imanente (Ibid.: 197). Contra essas formas enrijecidas de pensar, Debord adota a linguagem da oposio, o recurso dialtica a ideia que j no se detm na busca do sentido do sendo, mas que se eleva ao conhecimento da dissoluo de tudo o que ; e no movimento dissolve toda separao (Ibid.: 75). A contundente crtica da separao entre a vida real e a fantasmagoria duplicada pela teoria social no se encontra em Baudrillard. Sua obra, A troca simblica e a morte, pretende ser o atestado de bito do princpio de realidade que havia, segundo ele, caracterizado a modernidade e que, agora, cedeu lugar hiper-realidade. Curiosamente, Baudrillard faz uma aproximao entre Marx e Saussure para, assim, tentar sepultar, ao mesmo tempo, o marxismo e o estruturalismo.
186
MATRIZes

Ano 4 N 1 jul./dez. 2010 - So Paulo - Brasil CELSO FREDERICO p. 179-191

Debord: from the spectacle to simulacrum

EM PAUTA

O ponto de encontro entre esses autores seria a existncia do referente, o contedo real que lastreava o signo o valor, na economia poltica; o significado, na lingustica. A substituio do trabalho humano pela mquina teria posto fim economia poltica como cincia. A produo, libertando-se do homem e de qualquer finalidade, passou a girar em torno de si mesma, tornou-se autnoma. Com o desaparecimento do trabalho humano, evapora-se o referente da economia o valor, o tempo de trabalho como medida que regula o intercmbio, a troca de mercadorias. Na linguagem, ocorre o mesmo movimento: o referente tambm se desvanece, possibilitando a emancipao do signo. Nas palavras de Baudrillard:
liberado dessa obrigao arcaica de ter de designar alguma coisa, ele [o signo] se torna enfim livre para um jogo estrutural, ou combinatrio, de acordo com uma indiferena e uma indeterminao totais que sucedem regra anterior de equivalncia determinada (Baudrillard, 1996: 16).

Nos novos tempos, o princpio de realidade d lugar ao mundo fantasmagrico do simulacro, da hiper-realidade, da neorrealidade. Diz Baudrillard, em A sociedade de consumo: a verdadeira realidade abolida e volatizada, em proveito da neorealidade do modelo materializado pelo prprio meio de comunicao (Baudrillard, 2007: 133). Da para frente o primado dos meios de comunicao passou a orientar muitos estudos ganhando uma autonomizao fantasmagrica. A interao social no se faz mais atravs da prxis social dos homens o trabalho e a linguagem mas como uma decorrncia direta da tecnologia materializada nos meios de comunicao. Perante a omnipresena dos meios de comunicao, paradoxalmente, a prpria comunicao humana desaparece. Os indivduos esto ligados rede, so apenas uma parte do fluxo de dados e se situam nos terminais de contato. Assim, como observou F. Rdiger (2002), o feedback tcnico acaba tomando o lugar da interao. Estudos mais recentes passaram a celebrar o nascimento do cyborg, a fuso definitiva entre o homem e a mquina. Com isso, desaparecem sujeito e objeto, os tradicionais polos da teoria do conhecimento e, com eles, a prpria possibilidade de acesso verdade. A teoria da comunicao que, a princpio pretendia afirmar sua autonomia, pelo mesmo movimento autocentrado, decretou sua morte. Nessa nova configurao terica, como vimos, o conceito de espetculo foi substitudo pela fantasmagoria do simulacro pela imagem autorreferente, a imagem que se refere a si mesma em sua livre arbitrariedade, em seu jogo aleatrio dos significantes.
Ano 4 N 1 jul./dez. 2010 - So Paulo - Brasil CELSO FREDERICO p. 179-191

187

Debord: do espetculo ao simulacro

Debord, prevendo esse futuro uso de suas ideias, essa inverso das relaes entre realidade e imagem, j nos advertia que o simulacro no se tornou o mundo real, mas o mundo real dilacerado que passou a se apresentar sob a forma de espetculo, unificando falsamente a nossa percepo e impondo o monoplio das aparncias (Debord, 1997: 12). A utilizao ad libitum das ideias de Debord e as tentativas de domestic-lo no resistem leitura de sua obra maior. A sociedade do espetculo o ltimo captulo sobre as metamorfoses do fetichismo da mercadoria nos convida sempre a retomar a linguagem da contradio e a denunciar as fantasmagorias celebradas por aqueles que querem nos condenar ao conformismo. BIBLIOGRAFIA a) Obras de Debord Oeuvres. Paris: Gallimard, 2006. Trata-se da obras completas do autor reunidas num alentado volume de 1902 pginas. Correspondance, quatro volumes. Paris: Fayard, 2003.

b) O movimento Situacionista: textos bsicos Archives & documents situationnistes. Paris: Denel, 2003. Os trs volumes da obra renem materiais diversos sobre o grupo, depoimentos e artigos. Internationale situationniste. Paris: Arthme Fayard, 1997. Trata-se de uma extensa obra (707 pginas) que reproduz todos os doze nmeros da revista. c) Sobre o movimento Situacionista BANDINI, Mirella. LEsthtique, le Politique. De Cobra IInternationale Situationniste (1948-1957). Trad. francesa Claude Galli. Marseille: Sulliver, 1998. DUMONTIER, Pascal. Les situationnistes et mai 68. Paris: Ivrea, 1995. LINDENBERG, Daniel. 1968 ou la brche du situationnisme. In: Esprit, maio 1998. MARTOS, Jean-Franois. Histoire de L Internationale Situationniste. Paris: Ivrea, 1995. October, nmero 79, 1997. RASPAUD, Jean-Jacques e VOYER, Jean-Pierre. Internationale Situationniste. Protagonistes/Chronologie/Bibliografie. Paris: Champ Livre, 1972. The Southern Quartely, 2000-2001 (nmero dedicado ao situacionismo). d) Crtica da vida cotidiana: as relaes entre Debord e Lefebvre GOMBIN, Richard. La critique de la vie quotidienne. In: Les origines du gauchisme. Paris: Seuil, 1971.
188
MATRIZes

Ano 4 N 1 jul./dez. 2010 - So Paulo - Brasil CELSO FREDERICO p. 179-191

Debord: from the spectacle to simulacrum

EM PAUTA

LEFEBVRE, Henri. Les enfants de mai. In: Le temps des mprises. Paris: Stock, 1975. ROSS, Kristin. Lefebvre on the situationists: an interview. In: October, n. 79, 1997.

e) Sobre a sociedade do espetculo AQUINO, Joo Emiliano Fortaleza. Reificao e linguagem em Guy Debord. Fortaleza: Unifor/Ed. Uece, 2006. BEST, Steven e KELLNER, Douglas. Debord and the postmodern turn: new stages of the spectacle (ms.). FREIRE FILHO, Joo. A sociedade do espetculo revisitada. In: Famecos, nmero 22, 2003. GUTFREIND, Cristiane Freitas e SILVA, Juremir Machado (orgs.). Guy Debord. Antes e depois do espetculo. Porto Alegre: Edipucrs: 2007. GONZALVEZ, Shigenobu. Guy Debord ou la beaut du ngatif. Paris: Nautilus. 2002. JAMESON, Frederic. Transformaes da imagem na ps-modernidade. In: A cultura do dinheiro. Petrpolis: Vozes, 2001. JAPP, Anselm. Guy Debord. Trad. bras. Iraci D. Polleti. Petrpolis: Vozes, 1999. JEUDY, Henry-Pierre. Petites misres du concept de socit du spectacle. In: Lignes, nmero 31, 1977. KELLNER, Douglas. Cultura da mdia e triunfo do espetculo. In: Dnis de Moraes (org.). Sociedade miditica. Rio de Janeiro: Mauad X, 2006. Magazine littraire, nmero 399, 2001 (dedicado a Debord). SCHLEGEL, Jean-Louis. Trente ans aprs la socit du spectacle. In: Lignes, nmero 31, 1977. STEVENSON, Nick. Culturas miditicas. Trad. esp. Eduardo Sinnott. Buenos Aires: Amorrortu, 1998. TAMINIAUX, Pierre. The show must go on. In: Lignes, nmero 31, 1977. Obras gerais ARANTES, Otlia Beatriz Fiori. A virada cultural no sistema das artes. In: Margem esquerda, nmero 6, 2005. BAUDRILLARD, Jean. As trocas simblicas e a morte. Trad. bras. Maria Stela Gonalves e Adail Ubirajar Sobral. So Paulo: Loyola, 1996. BUCCI, Eugenio e KEHL, Maria Rita. Vidiologias. So Paulo: Boitempo, 2004. HAUG, Wolfgang Fritz. Crtica da esttica da mercadoria. Trad. bras. Erlon Jos Paschoal. So Paulo: Unesp, 1996.
Ano 4 N 1 jul./dez. 2010 - So Paulo - Brasil CELSO FREDERICO p. 179-191

189

Debord: do espetculo ao simulacro

HOME, Steven. Assalto cultura. Trad. bras. Cris Siqueira. So Paulo: Conrad, 1999. JAPPE, Anselm. Les aventures de la marchandise. Paris: Denel, 2003. JAY, Martin. Downcast eyes: the denigration of vision in 20th century french thought. Berkeley Press, 1994. KORCH, Karl. Marxismo e filosofia. Trad. port. Fernando Siqueira. Porto: Afrontamento, 1977. LWY, Michael. A estrela da manh: surrealismo e marxismo. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002. LUKCS, Georg. Histria e conscincia de classe. Trad. port. Telma Costa. Lisboa: Escorpio, 1974. MARX, Karl. O capital, vol. I e III. Trad. bras. Reginaldo SantAnna. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1968. NOVAES, Adauto (org.). Muito alm do espetculo. So Paulo: Senac, 2004. RUBIM, Antonio Canelas. Mdia e poltica. So Paulo: Unesp, 2004. RUBIN, Isaak Illich. A teoria marxista do valor. Trad. bras. Jos Bonifcio de S. Amaral Filho. So Paulo: Brasiliense, 1980. SOUZA, Jess, OLZE, Berthold (orgs.). Simmel e a modernidade. Braslia: UNB, 1998. VANDENBERGHE, Frdric. Une histoire critique de la sociologie allemande. Paris: La Dcouverte, 1997.

REFERNCIAS AQUINO, Joo Emiliano Fortaleza. Reificao e linguagem em Guy Debord. Fortaleza: Unifor e Ed. Uece, 2006. BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Trad. port. Arthur Moro. Lisboa: Edies 70, 2007. _____. A troca simblica e a morte. Trad. bras. Maria Stela Gonalves e Adail Ubirajara Sobral. So Paulo: Loyola, 1996. DEBORD, Guy. A sociedade do espetculo e Comentrios sobre a sociedade do espetculo. Trad. bras. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997 _____. Potlach (1954-1957). Paris: Gallimard, 1996. DEBRAY, Rgis. propos du spectacle. In: Le dbat, nmero 85, 1995. Fortaleza: Unifor e Ed. Uece, 2006. JAMEDSON, Frederic. Ps-modernismo. A lgica cultural do capitalismo tardio. Trad. bras. Maria Elisa Cevasco. So Paulo: tica: 2000. JAPPE, Anselm. Guy Debord. Trad. bras. Iraci D. Poleti. Petrpolis: Vozes, 1999. LEFEBVRE, Henri. Critique de la vie quotidienne. Paris: LArche, 1958, segunda edio.
190
MATRIZes

Ano 4 N 1 jul./dez. 2010 - So Paulo - Brasil CELSO FREDERICO p. 179-191

Debord: from the spectacle to simulacrum

EM PAUTA

RDIGER Francisco. Elementos para a crtica da cibercultura. So Paulo: Hacker, 2002. SAUVAGEOT, Anne. Sociologie des mdias. In: BERTHELOT, Jean-Michel (org.). La sociologie franaise contemporaine. Paris: PUF, 2000.

Artigo recebido em 28 de outubro de 2009 e aprovado em 19 de janeiro de 2010.

Ano 4 N 1 jul./dez. 2010 - So Paulo - Brasil CELSO FREDERICO p. 179-191

191

You might also like