You are on page 1of 5

Controle de Sistemas Microprocessados

Prof.: Dimas Ramalho

1. ARQUITETURA DE UM MICROCONTROLADOR 1.1. INTRODUO Um microcontrolador um dispositivo que integra em uma nica pastilha de silcio: CPU, memria (de programa e de dados) e perifricos. Alm disso, sua arquitetura otimizada implementao de sistemas de controle permite a manipulao eficiente de dados de um nico bit. Atualmente, existem vrios fabricantes de microcontroladores, dentre os quais destacam-se: ATMEL, DALLAS, INTEL, MICROCHIP, MOTOROLA, NATIONAL, NXP, SIEMENS, SILICON LABS, ST, TEXAS INSTRUMENTS, ZILOG, etc... O objetivo deste curso familiarizar o estudante com a tecnologia dos microcontroladores, capacitando-o para o desenvolvimento e a manuteno de sistemas. Isto requer o aprendizado de vrios aspectos dos microcontroladores incluindo: a arquitetura interna, o interfaceamento com outros dispositivos e a sua programao. Para isso, utilizaremos como referncia a famlia MCS-51 de microcontroladores, desenvolvida inicialmente pela INTEL e atualmente fabricada por vrias empresas com destaque para ATMEL, NXP e SILICON LABS. Desde sua criao em 1980 a famlia MCS-51 vem incorporando constantes aperfeioamentos, apresentando uma ampla variedade de dispositivos atendendo a diversas aplicaes. O termo 8051 tornou-se a designao genrica dos componentes desta famlia e da arquitetura comum a todos eles. 1.2. UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO A CPU de um microcontrolador caracteriza-se por ser otimizada para a manipulao de bits. Assim, o conjunto de instrues inclui: Movimentao de bits. Ativao (set) e desativao de bits (clear).
-1-

Controle de Sistemas Microprocessados

Prof.: Dimas Ramalho

Complemento de bit. Teste de bit. Alm dessas instrues a CPU tambm possui instrues de uso geral, tais como: Movimentao de dados. Controle de fluxo do programa. Operaes lgicas e aritmticas. Controle da CPU.

1.3. PERIFRICOS Os microcontroladores incorporam um grande nmero de perifricos, dentre os quais destacam-se: Portas de entrada e sada. Porta serial. Temporizador / Contador. Conversor A/D.

1.3.1. PORTAS DE ENTRADA E SADA As portas de entrada e sada de um microcontrolador so a interface com os componentes externos do sistema de controle. Geralmente so configurveis bit-a-bit como entrada ou sada. Isso permite o seu uso para receber informaes de sensores bem como enviar comandos aos atuadores do processo a ser controlado. 1.3.2. PORTA SERIAL A porta serial transmite e recebe a informao bit-a-bit, permitindo a conexo do sistema de controle com: Outros sistemas de controle. Sistemas supervisrios. Perifricos remotos. Atuadores remotos.

-2-

Controle de Sistemas Microprocessados

Prof.: Dimas Ramalho

Os tipos mais usuais microcontroladores so:

de portas

seriais

encontradas

nos

Assncronas. Sncronas (SPI e I2C). Estas mais utilizadas para a interconexo de CIs. 1.3.3. TEMPORIZADOR / CONTADOR Estes perifricos possibilitam a temporizao e a contagem de eventos que so elementos essenciais grande maioria dos sistemas de controle. Os temporizadores nada mais so do que contadores que utilizam o prprio clock da CPU. Alm disso, esses dispositivos possuem capacidade para interromper a CPU quando sua contagem mxima ultrapassada (transbordo). Existem vrios modos de operao dos temporizadores / contadores permitindo aplicaes tais como: Registrador de captura. Gerador de baudrate. Gerador PWM. 1.3.4. CONVERSOR A/D Atualmente, este perifrico encontrado num grande nmero de microcontroladores. O conversor A/D um dispositivo capaz de converter sinais analgicos em informao digital. O ADC mais comumente encontrado nos microcontroladores do tipo SAR com resoluo de 8 a 12 bits. Alguns fabricantes possuem microcontroladores com alta resoluo (16 bits) e tecnologia DeltaSigma.

-3-

Controle de Sistemas Microprocessados

Prof.: Dimas Ramalho

1.4. DIAGRAMA DE BLOCOS DO 8051


VDD GND P0.0 A P0.7 P2.0 A P2.7

DRIVERS PORTA 0 REGISTR. DE ENDER. DA RAM

DRIVERS PORTA 2

RAM

LATCH PORTA 0

LATCH PORTA 2

MEMRIA DE PROGRAMA INTERNA (4KX8)

ACUMULADOR (ACC)

REGISTRADOR TEMPORRIO 1 REGISTRADOR DE ENDEREO DO PROGRAMA BUFFER UNIDADE LGICA E ARITMTICA (ALU) INTERRUPO, PORTA SERIAL E TEMPORIZADORES CIRCUITO PARA INCREMENTO DO PC CONTADOR DE PROGRAMA (PC) APONTADOR DE DADOS (DPTR) LATCH PORTA 1 LATCH PORTA 3

REGISTR. B

REGISTRADOR TEMPORRIO 2

APONTADOR DA PILHA (SP)

REGISTRADOR PSW

/PSEN ALE /EA RST

REGISTRADOR DE INSTRUO CONTROLE E TEMPORIZAO

OSCILADOR

DRIVERS PORTA 1

DRIVERS PORTA 3

XTAL1

XTAL2

P1.0 A P1.7

P3.0 A P3.3

-4-

Controle de Sistemas Microprocessados

Prof.: Dimas Ramalho

1.5. CONCLUSO A arquitetura do microcontrolador vista aqui resumidamente mostra porque este dispositivo atualmente encontrado em todo tipo de equipamento, desde aparelhos eletrodomsticos at controladores para automao industrial. Sua flexibilidade e baixo custo o tornaram ideal para o desenvolvimento de sistemas de controle.

-5-

You might also like