You are on page 1of 10

Informativo - Ano 1 - n 9 - 15 de outubro a 15 de novembro de 2.

013

AAILNDIA - MA
Aconteceu - 01/10 - Pintura de tinta de terra na casa do senhor Sebastio Justino. Com tinta de terra e muita criatividade a equipe do projeto Nos Trilhos do Desenvolvimento transformou a casa do Sr. Sebastio Justino em um lar mais saudvel e acolhedor. 13 (treze) pessoas participaram da atividade. - 08/10 - Objetivando reforar a importncia do pr-natal, amamentao, dentre outros assuntos de sade, a equipe de educadores promoveu uma Roda de Conversa com as gestantes na Unidades de Sade Tropical|Primavera. 26 (vinte e seis) pessoas participaram da roda. - 09/10 - Oficina de Sade Direitos e deveres dos acompanhantes no parto e melhoria da visita domiciliar. A oficina foi ministrada na Casa Verde com a participao de 15 (quinze) pessoas. - 10/10 - Oficina comunitria para confeco de porta-fralda. Feito de papelo que antes seria descartado, agora, se tornou til e prtico. 17 (dezessete) pessoas participaram da oficina.

- 16/10 - 6 Workshop Empresarial de Aailndia, com o tema Atitudes para uma sustentabilidade empresarial. No stand da Vale a equipe do projeto mostrou um pouco do seu trabalho: jogos, brinquedos, hortas verticais, tinta de terra e o mais importante a participao e a apropriao da equipe de educadores que recebeu os convidados e falou com coerncia do projeto. A presena e participao efetiva da R.C da Vale, Andria Andrade no evento foi fundamental. - 19/10 - Ao voluntria da Vale na Escola Municipal Novo Horizonte. Num clima harmonioso, 80 (oitenta) crianas, professores, direo e outros servidores da escola, voluntrios da Vale e equipe de educadores do projeto Nos Trilhos do Desenvolvimento, fizeram da manh de sbado momentos de descontrao e lazer. Com brinquedos, jogos, brincadeiras, cantigas de rodas, danas, comes e bebes.

- Roda de leitura na Casa Verde com a participao de 18 (dezoito) crianas. Durante a roda as crianas tiveram a oportunidade de conhecer o mundo mgico dos livros.

- 21 a 24/10 - Oficina comunitria Casa Saudvel, na Unidade Teraputica Bom Samaritano. Foram construdos, 02 crculos de bananeira, 01 espiral de ervas, 01 mandala, recuperao de rea degradada e construo de jardins. A oficina foi ministrada pelos educadores Sociais Washington Rodrigues e Jorge Luis. 25 (vinte e cinco) pessoas participaram da atividade.

ALTO ALEGRE DO PINDAR - Altamira - MA


Aconteceu - 04/10 - Alfabetizao com as crianas com defasagem escolar, Benedita Martins Alves, com a participao de 15 (quinze) crianas. No processo de alfabetizao so utilizados jogos, brincadeiras e construo de brinquedos.

- 08/10 - Visita a Unidade Bsica de Sade pelas educadoras Chaguinha e Valquria para atualizao da Algibeira das gestantes. Foram recebidas por Dona Ccera; essa parceria destaque para o controle e acompanhamento das gestantes da comunidade.

Acontece - 04/11 a 14/11 - Oficina de cuidados com recmnascidos e confeco de kits umbiguinho, prticas de Permacultura, manuteno do viveiro de mudas oficinas comunitrias, oficina de brinquedos. Espera-se que as atividades sejam bastante inspiradoras e que os participantes sejam multiplicadores das prticas vivenciadas. Acontecer - 11 a 14/11 - Oficina de brinquedos, brincadeiras e histrias a realizar-se na Casa Verde.

- 08 a 11/10 - Oficina de PTA e Cuidados com recm-nascidos nos Povoados de Nova Braslia e Csar Almeida, ministrada pela equipe de instrutoras da Secretaria Estadual de Sade. - 09/10 - Caf da manh com as gestantes. Participaram 32 (trinta e duas) pessoas. O enfermeiro Hrik ministrou uma palestra sobre a

afetividade necessria me, especificamente nessa fase e a sua dedicao ao beb.

- 21/10 - Algibeira de leitura com a participao de 54 (cinquenta e quatro) pessoas, dentre elas alunos da Unidade Integrada Viriato Correia, educadores e equipe do projeto. A atividade desperta nas crianas a criatividade e o entusiasmo pela leitura, alm de momentos descontrao e felicidade.

- 16/10 - Visita do representante da Fundao Vale, Sr. Fernando - Relaes com a comunidade-, a uma oficina de produtos de limpeza. A oficina foi promovida pela equipe do projeto e contou com a participao dos moradores locais. - Entrega de enxovais para as gestantes. Foram entregues 98 (noventa e oito) enxovais beneficiando as gestantes das comunidades de Tucum, Boa Vista, Roa Grande e Saramanduba.

- Oficina de Produtos de limpeza com participao de 21(vinte e uma) pessoas. A oficina uma atividade que se destaca com a participao das mulheres, pois aprendem a fazer e contribuem na economia domstica. Produziram desinfetante, amaciante, gua sanitria e pasta para alumnio. - 21 a 25/10 - Oficina de PTA e Cuidados com recm-nascidos nos Povoados Mineirinho e Bom Jesus. - 04/11 - Oficina de Shantala nas casas dos bebs. Acontece - 05/10 - Oficina de Produtos de limpeza, casa de Vilaneide. - De segunda sexta-feira, das 8h s 17h, funcionamento da Sede do Projeto - Atendimento s crianas, trocas e emprstimo de livros.
3

Acontecer - 08/11 - Caf da manh e encontro com as mes e seus bebs para troca de experincias e apresentao dos filhos s mulheres da comunidade. - 24/11 - Confraternizao e entrega de certificados aos participantes das oficinas realizadas pelo projeto.

- 08/10 - Construo de mais um pequeno viveiro de mudas no terreno da igreja de So Raimundo em Nova Vida. Estas mudas sero utilizadas pelos alunos da Unidade Integrada Rio Branco para plantio s margens do Rio Pindar.

BOM JESUS DAS SELVAS - MA


Aconteceu - No ms de outubro as atividades do ncleo de Permacultura foram intensas. O galinheiro do sistema PAIS foi revitalizado com uma cobertura de palha de tucum (palmeira nativa da regio), as mandalas foram plantadas com sementes de cenoura, beterraba, alface, quiabo, cheiro verde e pimento. Foi construdo um viveiro de mudas com capacidade para produzir 2000 (duas mil) mudas. - 30/09 a 04/10 - Oficina de Permacultura com moradores das comunidades Verona, Vila Tropical e Alm Carina I. A oficina aconteceu no Ncleo de Permacultura, com prticas nas casas dos moradores. Foram construdas as seguintes tecnologias: mandala, espiral de ervas, composto orgnico, crculo de bananeiras, irrigao por gotejamento utilizando garrafas pet e repelentes naturais.

- 07/10 - Incio da produo de mudas no viveiro na sede de Bom Jesus. J foram produzidas 189 (cento e oitenta e nove) mudas de espcies variadas.

- 09/10 - Aconteceram 3 (trs) Oficinas Comunitrias na comunidade Nova Vida, com a participao de 28 (vinte e oito) pessoas. Foram produzidos sucos, carne de caju (aps a extrao do suco, frita-se a massa) e buchas de banho. Um
4

fato que deixa a equipe de educadores animada que nestes encontros os participantes foram os mesmo dos encontros passados, a expectativa que se forme um grupo de produo.

- 28 a 31/10 - Confeco de mudas para o viveiro. - 01/11 - Oficina de cuidados com recm-nascidos no PSF Renascer. Acontecer - 06/11 - Oficina comunitria com vendedores da estao do trem de Nova Vida. - 07/11 - Ensaio de Parto no Hospital Municipal com a participao das gestantes atendidas pelo projeto. - 08 e 11/11 - Visita a pequenos produtores de alimentos em Bom Jesus das Selvas para mobilizao de oficina de prticas de Permacultura.

- 14/10 - Encontro entre os educadores do Projeto Nos Trilhos do Desenvolvimento, Biblioteca Municipal e Farol da Educao para elaborao de uma MDI Maneiras Diferentes e Inovadoras de .. estmulo leitura na cidade. - 17/10 - Pintura com tinta de terra na casa de Dona das Dores. Partindo deste ponto sero pintadas mais 3 (trs) casas que ficam prximas ao igarap na comunidade Nova Vida. Em breve haver a limpeza e plantao de mudas s margens do rio. - 24/10 - Encontros com a equipe do Conselho Tutelar para planejamento e de atividades que visem a garantia dos direitos de crianas e adolescentes. - 24/10 - Encontro com os Agentes de Sade, enfermeiras e Cuidadores Solidrias para confeco de kits Umbiguinho. - 25/10 - Encontro com as gestantes atendidas pelos PSF Nestor Lemos para atividades de cuidado, emprstimos de livros, entrega de enxovais e kits umbiguinho. Alm das gestantes participam desta atividade Lderes da Pastoral, Agentes de Sade, enfermeiras, Cuidadores Solidrias e Educadores Sociais. - 28 a 31/10 - Cadastro de gestantes na comunidade Nova Vida e no Bairro Vilinha

BURITICUPU - MA
Aconteceu - 07/10 - Oficina de Jogos com as crianas da escola Paulo Freire. A cada semana duas turmas participam da oficina, em mdia de 30 (trinta) crianas. Foram utilizados jogos com o propsito de trabalhar a alfabetizao e o raciocnio lgico, brincadeiras e construo de brinquedos.

- 08/10 - Visita a Unidade Bsica de Sade Terra Bela, para confeco da Algibeira das gestantes. Participaram da oficina os ACS e 4 (quatro) gestantes da comunidade. Alm da algibeira tambm foram criadas placas, que, alm de identificar a gestante para a comunidade, ajuda a fortalecer o vnculo e a receptividade da me e da comunidade para com a criana que vai nascer.

- 09/10 - Encontro com as mulheres da comunidade Buritizinho um bate papo com as mulheres e crianas sobre a gravidez, o parto e principalmente a afetividade necessria me especificamente nessa fase de tanta dedicao ao beb.

- 16/10 - Incio das atividades do projeto Casa Saudvel com o georreferenciamento da comunidade de Vila Pindar e mobilizao para inscrio das famlias. Realizao de visitas domiciliares, para divulgao do projeto entre as famlias e disseminao de tecnologias que sero utilizadas. O prximo passo ser o processo de seleo e definio das contrapartidas das famlias, como lixo zero, crianas na escola e vacinadas, participao ativa dos moradores nos mutires. - 18/10 - Incio da distribuio dos enxovais para as gestantes, privilegiando tambm mulheres das comunidades de Buritizinho e segundo ncleo. Neste dia foram entregues simultaneamente em 3 (trs) PSFs. - 21 a 25/10 - Oficina de cuidados com recmnascidos e PTA 1, 2, 3 na comunidade Vila Pindar. 9 (nove) Agentes de Sade e 09 (nove) Pontos Luminosos participaram da oficina. A repercusso foi muito positiva porque alm de capacitar a equipe, o contedo oportunizou pensar em uma MDI de trabalho e ateno s gestantes daquele povoado. Acontece - 08/10 - s teras-feiras pintura de tinta de terra nas fachadas das casas da comunidade. A pintura de terra tem empolgado muito os Cuidadores Solidrios e Educadores Sociais devido ao impacto que causa na comunidade. A cada casa pintada as pessoas elogiam o trabalho. Existe uma lista de espera e o sonho pintar cada casa com as nuances dessa terra. - 25/10 - s sextas-feiras - Oficinas comunitrias, para confeco de produtos de limpeza, de sade e de auto cuidado. - 31/10 - O Farol da Educao e a Nossa Casa funcionam diariamente sendo que alm dos emprstimos e trocas de livros tambm acontecem momentos de estudo e reunies. Em outubro foram 390 (trezentos e noventa) emprstimos. Acontecer - 08/11 - Cinema comunitrio no povoado Buritizinho.
6

- 12/10 - Algibeira de leitura com a participao de 30 (trinta) pessoas, dentre elas crianas e mes da comunidade Vila Pindar. Muita descontrao durante as brincadeiras, contao de histrias e manuseio dos livros.

SANTA RITA - MA
Aconteceu - 15/10 - Visita das Cuidadoras Solidrias s purperas acompanhadas pelo projeto. As visitas aconteceram s gestantes que tiveram os seus bebs recentemente. Alm de uma conversa descontrada com as mames, foram repassadas orientaes e os cuidados necessrios nos primeiros dias de vida do beb. Foram visitadas 5 (cinco) purperas.

- 15/10 - Pintura de tinta de terra nas fachadas das casas do povoado de Pedreiras. A comunidade tem se apropriado da tinta de terra e os moradores sugerem os modelos que mais despertam a ateno e encantam os moradores. Participaram do encontro 12 (doze) pessoas.

- 15/10 - Encontro com as gestantes e purperas no Centro de Referncia. Na roda, a partir de um jogo, as gestantes discutiram aes que podem ou no serem feitas durante o perodo de gestao e os cuidados nos primeiros dias do beb. A conversa contou com a participao dos Cuidadores Solidrios e da enfermeira Izabel. Na oportunidade foram entregues 25 (vinte) enxovais.

- 15 a 25/10 - Oficina de brinquedos, brincadeiras e contao de histrias com a participao de 40 pessoas, dentre elas monitores do programa Mais Educao e equipe Nos Trilhos do Desenvolvimento. Em novembro acontecer um encontro com todos para construo de jogos. A oficina foi coordenada pela educadora do CPCD Poliana Silva. - 17/10 - Encontro comunitrio no Povoado Vila F Em Deus. A receita produzida foi o docinho de cenoura. Durante o encontro so planejadas novas aes, desta forma a relao da comunidade se fortalece e juntos vo caminhando. 10 (dez) pessoas participaram do encontro. Confira a receita:
7

Ingredientes: 500g de cenoura 250g de acar coco ralado Acar cristal (para passar nos docinhos) Cravo para enfeitar.

- 18/10 - Entrega dos enxovais para as gestantes e purperas do Povoado Vila F Em Deus. As mes no contiveram a emoo, para muitas era o primeiro presente para o beb. Foram entregues no Povoado 5 (cinco) enxovais.

Preparo: Retire a casca da cenoura e rale. Leve ao fogo com acar e o coco ralado, mexendo sempre at desprender da panela. Deixe esfriar um pouco e faa bolinhos, passe-os no acar e coloque um gravo em cada um para enfeitar. Bom apetite!

- 21/10 - Visita dos alunos do maternal ao Centro de Referncia. Eles conheceram todo o espao e se encantaram com o viveiro de mudas, onde acompanharam o plantio das sementes. A turminha era de 11(onze) crianas.

- 18/10 - Contao de histrias para 28 (vinte e oito) alunos da Escola Municipal Padroeira Santa Rita. As educadoras apresentaram para as crianas o mundo mgico dos livros. A parceria com a escola se fortaleceu e as aes passaram a acontecer com maior frequncia no Centro de Referncia ou na escola.

- 21/10 - Oficina de Permacultura com os monitores do programa Mais Educao na Escola Municipal Estafnio Saldanha. Os participantes so de povoados diferentes da cidade: Povoados Enfezado, Santana, Pedreiras, Sitio do Meio, Fogoso e Santiago. Os prximos encontros acontecero nestes povoados no ms de novembro. Participaram do encontro 15 (quinze) pessoas.

- 22/10 - Plantio no viveiro de mudas no Centro de Referncia. As sementes j comeam a germinar e o grupo ficou empolgado com os resultados. O plantio comeou desde o final de setembro. Em algumas semanas teremos mudas para serem entregues aos bebs. No viveiro j foram plantadas sementes de caju, acerola, tanja, abacate, aa, noni, entre outras. Ao todo foram semeadas 450 (quatrocentos e cinquenta) sementes em copinhos descartveis e saquinhos doados pelas pessoas da cidade.

- Cadastro dos leitores da Biblioteca de Santa Rita nas escolas municipais; - Acompanhamento das gestantes e visitas s purperas, semanalmente. - Banco da Solidariedade, Oficina de Croch, s teras-feiras, incio s 14 hora. - Pesquisa do Banco de Tecnologias. - Utilizao das estaes de pesquisa. - Visita dos alunos das escolas. Acontecer - 08/11 - Pintura com tinta de terra no Povoado Vila F Em Deus, inicio s 14h. - 11/11 - Construo do galinheiro no Centro de Referncia do Projeto. Inicio s 14 horas. - 12/11 - Reunio com os Agentes Comunitrios de Sade do Bairro Caema. Inicio s 9 horas no PSF.

- 24/10 - Encontro comunitrio no Centro de Referncia do Projeto. Este encontro aconteceu com a participao de diversas mulheres dos grupos de Santa Rita. O encontro uma maneira de fortalecer os grupos, discutir o trabalho coletivo e procurar alternativas para mudar a cidade para melhor. A atividade contou com a presena de 15 (quinze) pessoas. Acontece - Manuteno e plantio de mudas nos viveiros: povoado Vila F Em Deus e Centro de Referncia; - Funcionamento do Centro de Refrencia das 8h s 12 e de 13h30 s 17h30. - Algibeira de Leitura de casa em casa na Vila F Em Deus. - Algibeira de Sade nas casas das gestantes, alternando as casas a cada 3 dias. - Emisso da Carteirinha de scio da Biblioteca;

- 13/11 - Cine Gestante - Encontro para discutir o momento final da gestao. Nos perodos da manh e tarde, no Centro de Referncia do Projeto. - 15/11 - Cine Matin - Cinema para os alunos das escolas municipais no Centro de Referncia. Inicio s 15 horas.

Este informativo contou com a contribuio de Astrogilda J. Santana, Ednalda Aparecida dos Santos, Vnia Lcia Coutinho, Jorge Luiz P. Pinto, Washington A. Rodrigues, Gleidiane O. Santos, Gislane Sena e Simone Ceclia.

10

You might also like