You are on page 1of 4

Nome: Joab da Silva Gouveia FS0062 - Equipamentos Eltricos e Telecomunicaes Atividade 3 - Pilha Fabrique uma pilha, ou seja, um dispositivo

que gera energia eltrica a partir da energia qumica. Faa a pilha funcionar para ligar algum dispositivo eltrico (voc pode tentar ver se ela faz funcionar um LED, um motorzinho, uma calculadora, uma lampadinha...) Na sua atividade: I - Descreva que materiais usou e como fez a montagem. Se possvel, fotografe sua pilha para incluir no texto. Descreva o que voc conseguiu (ou no) fazer funcionar com a sua pilha. II - Interprete os resultados: explique como pilha funciona para gerar as cargas eltricas, qual a fora eletromotriz que voc conseguiu (como medi-la e o que ela significa fisicamente), qual a ddp mxima conseguida (como se mede e qual a diferena em relao f.e.m.), por que ela conseguiu (ou no) fazer funcionar o dispositivo. III Faa predies: Se voc quiser fazer acender uma lmpada de lanterna, de 3W, deveria fazer que tipo de associao, com pilhas do tipo que voc montou? Quantas pilhas seriam necessrias? E se voc quer fazer acender um LED (daqueles que precisa de no mnimo 2,5V para acender)? Justifique as respostas e, se tiver feito clculos, mostre-os. Respostas Obs.: Em anexo esto as fotos do meu arranjo experimental. I A pilha que fiz com utilizando limes, moedas de 5 centavos (Cobre) e prego galvanizado (Zinco), como conector fios de instalao telefnica e garras tipo boca de jacar para as fixaes (vide anexo) A figura abaixo ilustra o esquema.

Figura 1 Esquema da Pilha. Na figura 1, os fios na cor azul indicam as ligaes feitas entre os pregos, e as na cor cinza indicam as ligaes feitas entre as moedas de cobre. II - A pilha feita uma do tipo eletroqumica, onde temos os ons dispostos em uma soluo cida para dar continuidade reao. Os eletrodos utilizados foram de Cobre (2+), moeda de 5 centavos e Zinco (2-) com o prego galvanizado.As medidas foram feitas com um multmetro analgico e obtive: DDP = 3,6 V i=2,4 mA A medida da f.e.m1 pode ser obtida pela expresso: U = ri Onde a f.e.m, e pelos dados obtidos, posso dispor, apenas, de uma relao entre a f.e.m e a resistncia interna do gerador, com: = 3,6 + r.2,4.10 3 III Tentei ligar pequenos dispositivos nesta pilha, e no obtive sucesso, pois a corrente eltrica era muita baixa, e provavelmente eu estava perdendo uma parte significativa de energia eltrica para a resistncia.Supondo que eu fosse ligar um dispositivo que dissipe 3W, com uma corrente de 2,4mA deveria ter uma ddp de: P = iU P 3 U= = = 1250V i 2,4.10 3 Ai est a razo pela qual o dispositivo no funcionaria.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a_eletromotriz acessado em 15/05/2012 s 17:34 Hs.

ANEXOS

You might also like