You are on page 1of 5

CHECK LIST EM POSTOS REVENDEDORES

Este trabalho apenas um simples instrumento de auxlio ao posto, na verificao do atendimento das principais demandas relativas fiscalizao.

1) Informaes Cadastrais: Posto com cadastro atualizado na ANP, conforme Portaria ANP 116 (verificar site ANP: http://www.anp.gov.br/?id=1086)? Existe alterao cadastral no comunicada a ANP (scios, participao % capital social)? Houve substituio de tanques, incluso de novos produtos, alterao da quantidade de bicos por produto (verificar no site ANP)? A bandeira do posto est correta junto ANP? Alvar Municipal atualizado? O CNPJ vlido? A Inscrio Estadual est vlida? O Alvar do Corpo de bombeiros est vlido?

2) Placa de Preos: Placa de Preos est localizada na entrada do posto, local visvel? Constam na placa todos os preos praticados, a vista e a prazo? Possui preos a vista e a prazo diferentes? Se sim as bombas esto identificadas? Se existe a prtica de dois preos, esto corretamente sinalizados os juros praticados (ao ms e ao ano)? O tamanho da placa de preos est de acordo com o mnimo (95cm largura x 180cm altura)? Os preos dos combustveis, nas bombas de abastecimento, so iguais aos da placa de preos? Os preos dos combustveis so expostos com 3 casas decimais? Na placa de preos todos os nmeros tm o mesmo tamanho? clara a identificao dos cartes de crdito recebidos? Todos os produtos na pista esto com precificao correta?

3) Quadro de Identificao do Posto Tamanho adequado (mnimo de 50cm de largura x 70cm altura)? Consta o nome do rgo regulador e fiscalizador das atividades de distribuio e revenda de combustveis: Agncia Nacional do Petrleo ANP, bem como o stio da ANP na internet www.anp.gov.br; Consta o telefone do Centro de Relaes com o Consumidor - CRC da ANP (0800 970 0267), informando que a ligao gratuita e indicando que para o CRC devero ser dirigidas reclamaes que no forem atendidas pelo revendedor varejista ou pelo(s) distribuidor(es);

Consta o horrio de funcionamento do posto revendedor (mnimo de 2. a sbado, de 06 s 20hs)? Sua localizao de fcil visualizao para o pblico?

4) Outros Cartazes/Adesivos: Adesivos de Nocividade dos Produtos Quantidade Suficiente? Adesivos de No fumar Visvel? Adesivos Proibido Utilizar Celular Visvel? Adesivos PERIGO em Caixas de Eletricidade? Instrues em servios Self Service (calibradores, aspiradores, etc)? Adesivos Desligar o motor para abastecer Visvel? GNV-Desligar Motor, Abrir Cap, Abrir Compartimento do Cilindro, Verificao do Cilindro, Esvaziar Veculo e selo do INMETRO? Os funcionrios fazem cumprir a sinalizao/Placas? As bombas de DIESEL devem possuir adesivo obrigatrio (Resoluo ANP 63/2011) com texto: Alerta! Aos proprietrios de veculos diesel fabricados a partir de 2012*: . No Abastecer, em nenhuma hiptese, com leo Diesel S-500 e/ou S-1800, sob pena de causar danos ao motor; . Abastecer somente com leo Diesel Baixo Teor de Enxofre (leo Diesel S-50 ou S-10); . O fluido ARLA-32 e o leo diesel no podem ser misturados, sob pena de causar danos ao motor. * Em caso de dvida consulte o manual do veculo Centro de Relaes com o Consumidor ANP 0800 970 0267 www.anp.gov.br/faleconosco + logo ANP Modelo est anexo resoluo) As bombas de ETANOL devem possuir adesivo obrigatrio (Resoluo ANP 7/2011) texto: "Consumidor, este etanol hidratado combustvel no poder ser comercializado se possuir colorao alaranjada ou aspecto diverso de lmpido e isento de impurezas." Denncias ANP por meio do nmero telefnico 0800 970 0267. Postos de Rodovia Cartaz com os dizeres: EXPLORAO SEXUAL E TRFICO DE CRIANAS E ADOLESCENTES SO CRIMES: DENUNCIE J!. Lei N 11.577, 22/11/2007. Os dispensers de GNV devem possuir adesivo obrigatrio (Portaria ANP 32/2001 Art 14) texto: Consumidor, somente abastea seu veculo, com gs natural veicular, a presso mxima de 220Kgf/cm2, equivalente a 215,7bar, 21,57MPa ou 3.129,14psi Contribua, Denuncie Irregularidades CRC 0800 970 0267. Se o posto comercializa produtos ADITIVADOS, conforme Portaria ANP 41/1999: Art. 12. Os Postos Revendedores devero exibir placa informativa, em local de fcil visualizao para o consumidor, com o nmero de registro do aditivo junto ANP e a descrio dos benefcios do combustvel aditivado fornecida pela Distribuidora e constante do Formulrio de Cadastro de Produto. O posto mantm disposio do consumidor exemplar do CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR CDC? (Lei 12.291/2010)

5) LMC Est atualizado? feito no computador? Se sim, a impresso diria? Encadernado e presente fisicamente no posto dos ltimos 6 meses?

Autenticao Estadual)?

por

parte

da

Fazenda

Estadual

(ver

Legislao

6) Identificao da Distribuidora: O posto tem identificao da distribuidora/bandeira na fachada? Todas bombas tem identificao do fornecedor, se bandeira branca? Adquire combustvel somente de distribuidora com autorizao da ANP? Bombas desativadas esto lacradas / cadeado?

7) Amostra Testemunha (facultativa, mas recomendada) e Testes de Qualidade - Resoluo ANP 9/2007 Ateno: Sem a amostra-testemunha, impossvel para o posto comprovar que recebeu o combustvel com determinada especificao, especialmente no que se refere a caractersticas que no podem ser avaliadas pelos postos nos testes de qualidade, mas so cobradas pelos rgos de fiscalizao, como teor de biodiesel, ponto de fulgor, PH, condutividade eltrica, entre outras. A ausncia da amostra-testemunha resultava, antes de 2007, em penalidade administrativa; agora, sujeita o posto possibilidade de responder a processo criminal, j que ela o nico instrumento de defesa do revendedor, nos casos de desconformidade no identificada nos testes! Frascos e batoques em quantidade suficientes? Analisa e registra corretamente os produtos recebidos? RAQ Registro de Anlise da Qualidade preenchidos e arquivados? (referentes aos 6 ltimos meses) Boletins de conformidade arquivados adequadamente (referentes aos 6 ltimos meses)? Amostras guardadas em local arejado e sem incidncia de luz ou calor artificial? O posto dispe dos densmetros e termmetros (com certificado de verificao Inmetro) e Proveta de 100 ml Calibrada, alm da Proveta de 1L? Os funcionrios esto habilitados a fazer a anlise de qualidade para o consumidor? Ateno para o Art. 3. Pargrafo 3. Resoluo ANP 9/2007:
O Revendedor Varejista fica obrigado a recusar o recebimento do produto caso apure qualquer no-conformidade na anlise referida no caput, devendo comunicar o fato ao Centro de Relaes com o Consumidor, cujo telefone encontra-se disponvel no sitio da ANP: www.anp.gov.br, no prazo mximo de 24 (vinte e quatro) horas, considerando-se somente os dias teis, e informando: I Tipo de combustvel; II Data da ocorrncia; III Nmero e data de emisso da Nota Fiscal e, IV CNPJ do emitente da Nota Fiscal.

8) Bombas de Abastecimento: Todos os lacres esto intactos?

Todos os vidros esto inteiros, sem rachaduras? Iluminao (sempre ligada) e Lmpadas funcionando adequadamente? As mangueiras esto sem rachaduras ou desgaste excessivo, e o Comprimento mximo de 5 metros? Especificao do produto (Nome do combustvel) na bomba/bico? Todos os bicos com identificao de comum ou aditivado? Medida-padro de 20 lts aferido/lacrado Inmetro/Ipem, em boas condies? Efetua os Testes de aferio? Precificao da bomba igual placa de preos? Existncia do termodensmetro na bomba de Etanol, em boas condies? Verifica vazamentos nos blocos? Verificar retorno ao zero volume e valor? Vazamento no bico de descarga inferior a 40ml Filtro Prensa tem Placa com dados do Fabricante (Portaria INMETRO especfica)? Verificar Preo Total a pagar - Relao exata (fazer clculo paralelo lts x preo)

9) Procedimentos Ambientais: A Licena Ambiental vlida? (Atentar para o prazo de vencimento: a renovao deve ser feita com at 120 dias antes do vencimento) Verificar condicionantes da Licena Troca de leo tem piso impermevel? Troca de leo possui canaletas de drenagem para caixa separadora? Pista de abastecimento tem Piso Impermevel, sem rachaduras e/ou danos significativos? Pista possui canaletas de drenagem para caixa separadora? Lavagem tem piso impermevel? A gua da lavagem direcionada para caixa separadora? A caixa separadora eficiente em tamanho e vazo? Tem contrato com empresa para retirada dos resduos da caixa separadora? (*) O destino dos resduos est documentado corretamente? (*) A empresa que destina os resduos possui as licenas ambientais de transporte destes resduos e de sua destinao ambientalmente correta? O Posto tem local para depsito temporrio de resduos contaminados, em piso concretado/impermevel e protegido das chuvas e do tempo? (*) O posto est arquivando a documentao ambiental (cumprimento de condicionantes, comprovante de destinao de resduos e leo queimado, testes de estanqueidade, dentre outros) de forma organizada? (*) Todo o resduo (estopas, filtros, panos, lodo, etc) colocado neste local? O posto est segregando os residuos de forma adequada?

Embalagens so guardadas adequadamente? O Posto aliena o leo lubrificante usado ou contaminado empresa coletora cadastrada na ANP, bem como mantm os comprovantes? A empresa coletora de lubrificantes usado ou contaminado possui licena ambiental? O leo usado ou contaminado guardado em local adequado e licenciado? (*) Emergncias ambientais (contrato/contato)? (*) A anlise de efluentes est sendo feita regularmente? (*) (*) alguns destes itens dependem da legislao ambiental estadual Lojas de Convenincia:

10)

Se comercializa produtos manipulados no local, atende aos requisitos da Vigilncia Sanitria? Todos os produtos esto precificados? Existe cartaz restritivo de vendas (bebidas alcolicas e cigarros) para menores? (ateno para a legislao estadual) ECF x TEF x SPED:

11)

Notas fiscais - Nmero de casas decimais do volume igual a casas decimais do valor unitrio do litro (conformidade)? Comprovante fiscal emitido sempre que solicitado? TEF instalado? Obrigaes do SPED? Ver datas/legislao estadual Laudos e Obrigaes trabalhistas:

12)

Obs:

PCMSO (NR-7) e PPRA (NR-9)- Possui? (verificar obrigaes como: Exames mdicos Atualizados, EPIs, CIPA, Treinamento Primeiros Socorros, etc) Obrigaes previstos na Conveno Coletiva de Trabalho

a) vedada a comercializao com outro revendedor varejista, ainda que o estabelecimento pertena mesma empresa; b) o armazenamento de combustveis deve ser em tanques subterrneos, exceto no caso de posto flutuante; c) manter no posto rgua medidora ou outro equipamento metrolgico que permita a verificao dos estoques; d) notificar o distribuidor proprietrio de equipamentos medidores e tanques, quando houver necessidade de manuteno nos mesmos; e) no impor limites quantitativos para a revenda de combustveis ao consumidor; f) incidentes previstos na Resoluo ANP 44/2009 devem ser comunicados ANP, em formulrio prprio Importante: Havendo dvidas, entre em contato com o Atendimento ao Associado do seu Sindicato

You might also like