You are on page 1of 3

Se voc est iniciando a negociao de compra de um imvel, bom saber quais os documentos exigir para garantir uma compra

a segura. Na realizao de um negcio imobilirio, voc ter que veri icar a documentao relativa ao imvel, no basta acreditar e ter boa! no que l"e garante o vendedor do imvel. #ma anlise prvia de alguns documentos, podem evitar enormes aborrecimentos uturos, ou no pior dos casos, uma perda de grandes valores. $ara sua segurana e tranq%ilidade, detal"es de undamental import&ncia sero observados, partindo da emisso da certido atualizada do imvel '(ertido de )nus *eais +, ,unto ao cartrio do *egistro de -mveis competente. Nela poder ser veri icado quem realmente o proprietrio, e se o mesmo poder negoci!lo. .ambm, se existe quaisquer /nus ou impedimento '"ipoteca, pen"ora, arresto, intrans eribilidade ,udicial, etc.+ que possam impedir a negociao. Se voc adquire imvel de 0pessoa 1sica2, devero ser exigidos, para ins de *egistro no ) 1cio -mobilirio competente, os seguintes documentos3 Certides dos vendedores: ! (ertido Negativa da 4ara (1vel ! (ertido Negativa da 4ara de 5xecuo 6iscal ! (ertido Negativa de .ributos 6ederais ! (ertido Negativa .rabal"ista Certides do Imvel: ! (ertido de )nus *eais ! (ertido Negativa da 4ara de 5xecuo 6iscal ! (ertido de 7uitao 6iscal e 5n iteutica, emitida pela $re eitura ! (ertido Negativa da 6#N5S8)9 '8ombeiros+ ! :eclarao de 7uitao (ondominial Imvel Foreiro: 4endedor ter que apresentar o ;lvar emitido pelo detentor do 6oro 'aps pagar a taxa de <audemio que varia entre =.>? a >? +. Se voc adquire imvel de 0pessoa ,ur1dica2 'empresa+, devero ser observadas, para ins de registro no ) 1cio -mobilirio competente, as mesmas orienta@es anteriormente citadas para a aquisio ,unto a pessoas 1sicas, alm de outras particularidades como a obrigatoriedade da apresentao da (N: '(ertido Negativa de :bitos+ do -NSS, salvo nos casos em que a empresa ten"a como uma das atividades em seu contrato social a comercializao de imveis.

Comprar com segurana , sem dvida, a maior preocupao de todo pretendente casa prpria. Por este motivo, a Emccamp separou dicas fundamentais para que a sua compra seja reali ada com sucesso. Confira a!ai"o um passo#a#passo completo para ajud$#lo na %ora de comprar o seu novo imvel.

Cuidado na hora de comprar seu imvel


&o ato da compra de um imvel importante que o cliente e"ija a documentao, no s do imvel, mas tam!m do vendedor. 'uardar as certid(es negativas, escrituras e registros anteriores compra, so alguns cuidados que podem evitar futuros a!orrecimentos.

Diferena entre um bom e um mal negcio


)urante e aps a compra de seu imvel, aconsel%$vel que o negcio seja feito por uma imo!ili$ria e*ou atravs de um corretor de imveis %a!ilitado pelo C+EC,. &ada mel%or do que estar !em assessorado na %ora de reali ar um negcio. - sinal deve ser sim!lico, apenas para assegurar a compra, mas depende de cada tipo de negociao. -utro ponto importante na compra de seu imvel a documentao correta. Essa a principal arma para garantir a segurana do negcio. E"iste uma srie de documentos que o comprador deve e"igir.

Cpia da Escritura e do registro do imvel junto ao cartrio de registro de imveis. Certido &egativa de )!itos Condominiais /em caso de apartamento0. Caso no estejam quitados, os d!itos recairo so!re o novo propriet$rio. Certido de propriedade, com negativa de 1nus com vinten$ria /situao do imvel durante os vinte ltimos anos0. Certid(es pessoais do vendedor em distri!uidores civis, justia federal, cartrio de protesto e e"ecutivos fiscais devem ser verificados na cidade na qual se locali a o imvel e na qual resida o vendedor, caso sejam diferentes. Certido &egativa de ,P23 e o carn4 com as parcelas quitadas. 5as fique de ol%o no pra o. todas as certid(es t4m validade de trinta dias. Certido de Propriedade, com aver!ao da construo e o devido 6a!ite#se, em se tratando de casa. 7eno, o novo propriet$rio corre o risco de estar comprando apenas o terreno e no a construo. )e posse de toda documentao, o pagamento pode ser integrali ado, de prefer4ncia no ato da assinatura da escritura p!lica de compra e venda. 7e o imvel nunca tiver sido %a!itado, o comprador deve solicitar a planta %idr$ulica e eltrica, que normalmente encontra#se em poder do s8ndico. Para ser propriet$rio de fato do imvel, falta a ltima e mais importante etapa. pagar o ,29, /,mposto de 2ransmisso de !ens e imveis0 junto prefeitura do seu munic8pio e encamin%ar a ela!orao da escritura p!lica de compra e venda ao escrevente do Cartrio de &otas e registrar o imvel no Cartrio de +egistro de ,mveis. 7omente aps o registro o!tm#se o direito real so!re o imvel, segundo a :ei ;.<=>, de >=?;. Com o imvel registrado, pode#se efetuar a transfer4ncia do ,P23 para o nome do novo propriet$rio. )epois da compra a dica nica. guarde por pelo menos por de anos, para precaver#se de eventuais e inoportunas surpresas, as certid(es negativas e para toda a vida a escritura registrada.

Imvel na planta ou na construo


- imvel ainda vai ser constru8do, mas as presta(es iniciais so !em menores do que as das unidades prontas. @oc4 fa as contas e verifica que d$ para pagar, !asta apertar um pouco o oramento. Alm disso, no preciso ter renda formal. Parece muito f$cil, mas preciso prestar ateno s demais condi(es contratuais para evitar que um negcio que, primeira vista vantajoso, transforme#se em um pro!lema futuro. - comprador deve ir ao cartrio de registro de imveis e verificar se toda a documentao do prdio que est$ para ser constru8do encontra#se devidamente registrado. Planta, memorial descritivo, conveno de condom8nio, dentre outros. Beito isto, pode#se solicitar empresa que est$ vendendo o imvel, a minuta do contrato para verificao e an$lise. - Procon recomenda que o comprador, antes de assinar o contrato, verifique com ateno os seguintes itens . o 8ndice de correo das parcelas, o m4s de correo, a previso de co!rana de res8duo nos contratos com reajuste anual /que no pode ser acrescido de juros0, o m4s e o ano em que o imvel vai ser entregue. Caso %aja financiamento !anc$rio, o comprador tam!m deve verificar se o imvel vai ser %ipotecado ou alienado fiduciariamente, e estar ciente disso.

&o caso de multa por atraso no pagamento das presta(es, o percentual m$"imo de co!rana so CD de multa, mais juros de mora de >D a.m.

You might also like