You are on page 1of 10

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Por uma infncia sem racismo


POR MARIE-PIERRE POIRIER

A criana, ao vivenciar esse cotidiano de desigualdade, tem a percepo de que negros, brancos e indgenas ocupam lugares diferentes

O Brasil formado por muitas cores, vindas de quase todas as regies do mundo. Essa combinao de diferentes povos e culturas , sem dvida, uma caracterstica da populao brasileira. Mas, se essa diversidade uma riqueza, por que ainda persistem desigualdades nas oportunidades? Com o crescimento econmico brasileiro das ltimas dcadas, o analfabetismo caiu, a populao tornou-se predominantemente urbana e o sistema de ensino superior passou por uma grande expanso. Em geral, as desigualdades de renda diminuram, resultado de polticas salariais e de transferncia de renda aliadas a forte poltica de proteo social e expanso industrial. Mesmo assim, as desigualdades raciais persistiram e, em alguns aspectos, continuam crticas. Embora as polticas pblicas no pas tenham sido construdas para todas as crianas, ainda no foram universalizadas em seus efeitos. Estudos socioeconmicos e anlises do Unicef (Fundo das Naes Unidas para a Infncia) mostram que os avanos alcanados no conseguiram ainda gerar impactos suficientes nas situaes de desigualdades da populao -sobretudo de crianas, adolescentes e mulheres negras e indgenas. A falta de acesso a servios impe obstculos a negros e indgenas mesmo antes do nascimento. Apenas 43,8% das grvidas negras tm acesso ao mnimo de sete consultas pr-natais, indicador que entre as brancas de 72,4%. Tal fato produz um efeito imediato e devastador na vida da criana. Um beb negro tem 25% mais chance de morrer antes do primeiro aniversrio do que uma criana branca. Essa desigualdade mais assustadora entre crianas indgenas, que tm duas vezes mais chances de no sobreviver aos primeiros 12 meses de vida em relao s crianas brancas. O racismo tambm compromete o direito de aprender. Uma criana indgena tem quase trs vezes mais chance de estar fora da escola do que uma criana branca. Da mesma forma, do total de 530 mil crianas de sete a 14 anos que no estudam, 62% so negras (Pnad, 2009). Na adolescncia, encontramos uma das faces mais cruis do impacto do racismo. O ndice de Homicdios na Adolescncia (IHA) mostrou que um adolescente negro que vive nas cidades com mais de 100 mil habitantes tem 2,6 vezes mais risco de morrer vtima de homicdio do que um branco. Quando se fala em pobreza, a iniquidade segue o mesmo perfil. No pas, 45,6% das crianas vivem em famlias pobres (renda per capita de at meio salrio mnimo). So 26 milhes de crianas nessa situao. Dessas, 17 milhes so negras. A anlise segundo a cor de pele confirma a desigualdade socioeconmica e revela uma profunda desigualdade racial. Entre as crianas brancas, a pobreza atinge 32,9%; entre as crianas negras, 56%.

As estatsticas oficiais mostram uma situao de desvantagem e excluso que tem reflexos muito concretos na vida de crianas e adolescentes. A criana, ao vivenciar esse cotidiano de desigualdade, tem a percepo de que negros, brancos e indgenas ocupam lugares diferentes na sociedade. Por isso, torna-se fundamental uma socializao que desconstrua essa percepo, contribuindo dessa forma para mudar a realidade. A campanha que o Unicef acaba de lanar promove a reflexo sobre essas disparidades raciais. O objetivo alertar a sociedade sobre o impacto do racismo na infncia e na adolescncia e estimular iniciativas de reduo das desigualdades. No podemos aceitar que a cor da pele determine a vida de crianas. Afinal, qual sorriso mais bonito? Qual vida vale mais? Reconhecer e lutar contra o impacto do racismo na infncia condio primordial para uma sociedade que deseja garantir a igualdade de oportunidades e a valorizao da diversidade para todos.
Preconceito Racial (Racismo) - Discriminao Voc est aqui: Assuntos Populares >> Preconceito Racial (Racismo) Preconceito Racial O que isso? O preconceito racial uma doena insidiosa moral e social que afeta os povos e as populaes de todo o mundo. diagnosticada pela catalogao dos seus vrios sintomas e manifestaes que incluem o medo, a intolerncia, a separao, a segregao, a discriminao e o dio. Apesar de todos estes sintomas de preconceito racial serem manifestados, a nica causa subjacente do preconceito racial a ignorncia. Historicamente, uma raa de pessoas definida como uma populao com caractersticas biolgicas distintas. Enquanto todos os seres humanos pertencem mesma espcie, Homo sapiens, as raas se distinguem umas das outras por caractersticas como cor e textura do cabelo, cor da pele, cor e formato dos olhos, o tamanho de partes/membros do corpo e os rgos faciais. Embora os cientistas tenham chegado concluso de que essas diferenas entre os povos so superficiais e que a humanidade tem mais caractersticas em comum do que diferentes, a prpria humanidade continua a ver os outros de acordo com caractersticas que so percebidas externamente. De fato, os seres humanos so aparentemente diferentes; o problema surge quando os sintomas da doena tornam-se evidentes: a intolerncia, a separao e o dio. De uma forma positiva, algum pode aceitar as diferenas dos povos em toda a face da terra e maravilhar-se com a singularidade dos indivduos que vivem em uma parte diferente do mundo ou na sua vizinhana. O preconceito racial perverte essa singularidade das raas e enxerga essas diferenas como algo que separa os indivduos uns dos outros, com um grupo sendo inferior ao outro. Preconceito Racial Todos sofremos desse problema? O preconceito racial afeta a todos. Na medida em que o preconceito racial se manifesta em que as pessoas so "pr-julgadas" com base nas caractersticas superficiais, devemos honestamente concluir que todas as pessoas "sofrem" deste mal em vrios nveis. Quando no conhecemos um indivduo bem, comeamos a caracteriz-lo, consciente ou inconscientemente, com base no que vemos.

Novamente, isso devido nossa ignorncia do verdadeiro carter da pessoa e personalidade. Formamos opinies muitas vezes baseadas em generalizaes: "todas as pessoas de tal ou tal raa so. . ." Podemos preencher as lacunas com as expectativas de que certas raas so intelectualmente superiores, cheias de avareza, mais inclinadas artisticamente ou atleticamente ou possuidoras de membros que supostamente so mais provveis de serem desonestos, etc, etc. . Essas ideias foram formadas pela sociedade, mdia e por como fomos criados. Talvez essas ideias tenham sido ensinadas direta ou indiretamente pelos nossos prprios pais. Qualquer que seja a fonte, mesmo o membro mais esclarecido de uma sociedade vai perceber que, em certa medida, ele ou ela est julgando uma outra pessoa com base em aspectos superficiais de raa. Preconceito Racial Quais so as suas implicaes para a sociedade? O preconceito racial tem moldado as sociedades contemporneas; na verdade, o preconceito tem moldado as sociedades desde o incio dos tempos. Quando estudamos os filhos de Abrao, Isaque e Jac vivendo na terra de Gsen, vemos que certos povos tinham sido dominados devido s suas diferenas. Alm de todas as implicaes espirituais da nao de Israel viver no Egito, evidente que os egpcios temiam os israelitas. Sempre que h diferenas, h o medo, a intolerncia e a injustia. De Hitler e nazistas aos proprietrios de escravos, o preconceito de uma raa contra outra tem resultado em atrocidades. Para combater a doena do preconceito racial, sociedades modernas elaboraram e aprovaram legislaes para garantir que as pessoas se "tratariam" com respeito e dignidade, permitindo a todos o direito inalienvel da vida e liberdade. Embora a ao do homem possa ser legislada, os seus coraes e temores no podem. Assim, a sociedade continua a sofrer da doena. Fruns, coligaes e outras iniciativas continuam a ser formadas para promover a unio, compreenso e tolerncia. A melhor resposta pode ser encontrada na Bblia: Respondeu-lhe Jesus: Amars o Senhor, teu Deus, de todo o teu corao, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, : Amars o teu prximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas" (Mateus 22:37-40). Atos 17:26 diz: "E de um s sangue fez toda a gerao dos homens..." Aprenda mais sobre como amar outras pessoas!

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPRITO SANTOMATRIA: Computao e SociedadePROFESSOR: Flvio VarejoCOMPONENTES: Michelle S. Stange e Suzana D. BassaniTEMA: Preconceito Racial 1. O que o preconceito? Por preconceito entende-se "o conceito ou opinio formados antecipadamente, sem maior ponderao ou conhecimento dos fatos; julgamento ou opinio formada sem levar em conta os fatos que o contestam". Trata-se de um prejulgamento (em francs, prjug), isto , algo j previamente julgado. interessante notar o carter de inflexibilidade que est embutido no termo: o indivduo preconceituoso aquele que se fecha em uma determinada opinio, deixando de aceitar o outro lado dos fatos. precisamente por isso que ningum assume ser preconceituoso. Freqentemente ouvimos as pessoas dizerem: "Eu no tenho preconceito, mas no gosto de negros". Temos a uma evidente contradio: ningum quer ser tachado de preconceituoso, pois essa palavra pejorativa, mas a segunda parte dessa frase revela que o negro j foi julgado e condenado sem apelao. O significado da palavra 'preconceito' segundo o dicionrio AURLIO: Preconceito: S. m. 1. Conceito ou opinio formados antecipadamente, sem maior ponderao ou conhecimento dos fatos; idia preconcebida. 2. Julgamento ou opinio formada sem se levar em conta o fato que os conteste; prejuzo. 3. P. ext. Supertio, crendice; prejuzo. 4. P. ext. Suspeita, intolerncia, dio irracional ou averso a outras raas, credos, religies, etc. 2. Preconceito e Histria. O preconceito est presente nas relaes humanas desde a mais remota histria da Humanidade. Durante todo seu processo de experincia de vida o ser humano vai incorporando valores, sentimentos, idias, que vo se perpetuando na mente, muitas vezes em defesa de um modo de pensar e de viver que no aceitvel por todos. Esta a base cognitiva do preconceito que se denomina esteretipo: um padro mental de avaliao da realidade que se expressa atravs de atitudes, no preconceito propriamente dito. O conceito de determinado objeto no formado em nossa mente, apenas pelo seu carter real, isto , as impresses sensoriais imediatas, mas tambm pelas idias pr-existentes acumuladas em nossa mente, que formam o esteretipo, por exemplo: "poltico", "mulher", "negro", "judeu", muitas vezes trazendo conotaes equivocadas. Trata-se de uma predisposio mental para pensar, sentir e agir, em relao a determinado tema, o que decorre de experincias pessoais, principalmente por imitao de conceitos dos pais, professores e amigos que j tm essa viso cristalizada. Portanto, o preconceito deve ser compreendido buscando-se a origem e a forma de divulgao das idias nos grupos e na comunidade, alm do modo pelo qual cada indivduo as integra em sua prpria personalidade. Modelos de comportamento, conceitos do que certo ou errado vo sendo impostos, e vai ocorrendo um deslocamento entre a realidade e a imagem construda, gerando intolerncia, injustia, discriminao e at violncia, como barreira ao progresso da Humanidade.

H grande dificuldade em se conviver com as diferenas, pela estranheza e ameaa que o diferente nos causa, chegando at concorrncia e competio (terrenos frteis para gerar e fazer crescer o preconceito). Cada um tem o direito de achar correto ou incorreto o que quiser, mas jamais de tirar oportunidade de outras pessoas. Faz-se indispensvel a luta contra a desinformao, como principal estratgia contra preconceitos de quaisquer origens ou caractersticas. O conhecimento tem provado historicamente que o grande vetor do progresso da Humanidade, em todos os tempos; e certamente pode ser um instrumento a servio da convivncia salutar entre os seres humanos, comeando por ns mesmos, cada um no seu pequeno mundo, "desarmando-se", conscientizando-se de que o respeito diversidade desfaz o preconceito, em prol da construo da paz no mundo. 3. Preconceito Racial A comunidade negra est compreendida nos piores indicadores sociais, e isso conseqncia de toda uma histria de opresso e explorao da raa. Segundo Comisso Nacional Contra a Discriminao Racial: - 70 % dos negros trabalham em servios no tcnicos; - 80,9% das mulheres negras ganham at dois salrios mnimos; - 62% dos homens negros ganham at dois salrios mnimos; - 80% dos negros moram em favelas ou em locais insalubres; - 87% das crianas fora das escolas so negras; - somente 47% dos negros concluram o segundo grau; - 40,25% dos homens negros so analfabetos contra 18,5% dos brancos; - somente 1% dos negros completam a faculdade; - a renda de uma famlia negra de apenas R$ 689,00 contra a de uma famlia branca que de R$ 1440,00. A condio do negro no Brasil continua crtica. Segundo dados recentes do Observatrio Afro-Brasileiro a partir do "Atlas de desenvolvimento Humano", o IDH (ndice de Desenvolvimento Humano) da populao negra brasileira ocupa a 107 posio no ranking das Naes Unidas, enquanto o da populao branca est no 46 lugar; enquanto o rendimento familiar mdio dos brancos brasileiros de 2,64 salrios mnimos, o dos negros no passa de 1,15 salrios mnimos. Esses dados apontam para uma idia equivocada de que os patres esto contratando brancos e negros para postos de igual responsabilidade. Isso no acontece. Negros e brancos recebem salrios diferentes porque no ocupam os mesmos postos de trabalho, nem esto habilitados a faz-lo. Para os negros que conseguem insero no mercado de trabalho, sobram os cargos e funes menos qualificados, e ainda recebem rendimento mdio 46% inferior aos no-negros. Isso acontece por diversas razes, a principal delas que os negros simplesmente no conseguem chegar universidade. Sem acesso faculdade, os negros no se habilitam a um bom posto de trabalho, e relegados a funes secundrias acabam recebendo menos no fim do ms.

Para entender por que os negros no conseguem chegar universidade, preciso ir origem do problema: mesmo depois de muita luta e rebelies contra a opresso e a explorao do povo negro, aps assinada a 'abolio' da escravido em 1888, sem polticas pblicas de incluso, nascia uma legio de excludos que foi jogada na extrema pobreza. Como so mais pobres, os negros estudam menos. Como estudam menos, eles permanecem na pobreza. Portanto, a principal causa da desigualdade racial existente no Brasil hoje o estado de pobreza em que vive a maioria dos negros e no simplesmente o fato de serem negros. Existe discriminao racial sim, mas no podemos dizer que essa a principal causa da desigualdade. Com o passar dos anos, a populao vem se conscientizando e deixando de ser to preconceituosa. Muitos estudiosos acreditam que a melhor maneira de reduzir a desigualdade estabelecer cotas para negros na escola e no mercado de trabalho. bem possvel que a desigualdade seja diminuda. Nos Estados Unidos, por exemplo, o sistema de cotas nas universidades e na administrao fez com que a classe mdia negra dobrasse nos ltimos vinte anos. Mas ser que com isso a populao tornou-se menos preconceituosa? As chamadas "polticas afirmativas" podem produzir uma nova forma de disputa racial. Um candidato branco que perde um bom emprego no por ser menos capacitado mas porque a lei favorece o negro normalmente se considera injustiado pela poltica de cotas. E nesse caso, a poltica pode ser vista como uma forma de preconceito, alm do fato de passar uma falsa concepo de que os negros no so capazes de alcanar o sucesso seno por meio de tais favorecimentos, e isso acabaria gerando um preconceito ainda maior contra a raa. Essa concluso aponta para o real problema a ser resolvido hoje que a desigualdade social. Acabando-se com esta, estaremos resolvendo a verdadeira causa da desigualdade racial. Portanto, ao invs de estabelecer cotas para negros na escola e no mercado de trabalho, o mais sensato seria estabelecer essas cotas para a populao de baixa renda em geral, sendo esta branca ou negra. Assim estaramos atacando a raiz do problema e evitando piorar ainda mais o problema do preconceito racial que vem diminuindo com o passar dos anos atravs da conscientizao da populao. Vitria, 06 de fevereiro de 2004 Preconceito Racial

O preconceito racial o que mais se abrange em todo o mundo, pois as pessoas julgam as demais por causa de sua cor, ou melhor, raa. Antigamente, era comum ver-se negros africanos acompanhados de belas louras nrdicas ou de outras partes da Europa. No existia o menor preconceito entre esses casais nem em relao a eles. Para os brasileiros, porm, era algo indito e escandaloso; faziam-se piadas insinuando que o sucesso dos negros se devia ao fato de que eram muito bem dotados anatomicamente para o sexo. Uma viso preconceituosa tpica, que procurava desqualificar o negro e que escondia, s vezes, uma boa dose de inveja.

Os negros e asiticos que iam estudar na Europa, no entanto, possuam uma cultura igual ou superior a de qualquer estudante branco, uma vez que haviam freqentado boas escolas em seus pases, indo finalmente aprimorar seus estudos na Europa ou nos Estados Unidos. No havia nenhuma desigualdade que dificultasse uma estreita convivncia entre eles.

No Brasil, pretende-se erradicar o preconceito racial ou racismo com leis. S a educao poder esclarecer a todos, sobretudo aos brancos, o que representou para a raa negra o que lhe foi imposto pelo trfico escravista. A Igreja se julgava com o direito de catequizar aqueles que nada sabiam da religio catlica. O Governo nada fez, depois da Abolio, para dar aos ex-escravos condies de estudar e conquistar um lugar na sociedade. O Brasil est muito longe de ser um pas onde todos sejam iguais. O espao e a visibilidade que o negro tem em nossa sociedade, no permitem que ele sirva de referncia. Estudos realizados pelo IBGE mostram que no Brasil os brancos recebem salrios superiores, cerca de 50%, aos recebidos pelos negros no desempenho das mesmas funes, e que o ndice de desemprego desses tambm maior. No campo da educao, o analfabetismo, a repetncia, a evaso escolar so consideravelmente mais acentuados para os negros.

No Brasil, a porcentagem de quem se declara de cor Branca maior, sendo eles 47,7 % e se destacando mais na regio Sul de nosso pas. Em seguida, vem a populao de cor Parda, com 43,13 % e com maior parte na regio Norte. Depois, em menoria, quem se declara de cor Preta 7,61% da populao, sofrem com o preconceito racial e esto em maior parte na regio Sudeste do Brasil.

Com tudo isso, percebemos que o preconceito um dos problemas mais graves em todo o mundo, e que as pessoas precisam se conhecerem melhor, independente de cor ou raa, sendo branco, preto, ndio ou qualquer outro tipo, devemos respeitar e zelar pelo prximo.

Autoria: Rafael Pedretti

CAMPANHA MUNDIAL DENUNCIA TRABALHO ESCRAVO NO BRASIL HOME EM DEBATE CIDINHA DA SILVA Preconceito racial, discriminao e racismo, distines de letramento - Por Cidinha da Silva Preconceito racial, discriminao e racismo, distines de letramento - Por Cidinha da Silva

Publicado em Tera, 12 Fevereiro 2013 Share on email Comentrios do Facebook ( 8 ) por Cidinha da Silva

Certos amigos, aborrecidos, perguntam-me se gosto de tudo em Lado a lado. No, no gosto de tudo. Fico incomodada, por exemplo, com a frouxido da personagem Eullia (Dbora Duarte), sinto falta de coerncia. Num dia ela se junta ao povo na manifestao em frente delegacia para libertar Jurema (Zezh Barbosa), a me de santo e quitandeira negra, valendo-se de discurso respeitoso uma mulher religiosa, mesmo que no seja a sua religio, como declara ao filho delegado (Guilherme Piva).

Em outro dia, durante jantar familiar, Eullia diz que a neta Sandra (Priscila Sol) no deveria passar tanto tempo no morro ao lado daquela mulata, referia-se a Isabel, personagem de Camila Pitanga. Pode ser que a gnese de Eullia seja mesmo a incoerncia, a tergiversao de acordo com a convenincia (como comum nas relaes entre brancos e negros no Brasil), mas me parece muito mais a necessidade de oferecer texto para que uma atriz consagrada como Dbora Duarte tenha mais ao nas cenas. Eu ficaria mais contente, caso a carolice dela fosse mais confrontada com os valores de Padre Olegrio (Cludio Tovar), personagem interessante, interpretado por um timo ator.

No gosto tambm da relao entre Sandra e Teodoro (Daniel Dalcin). H um buraco ali. Sandra amamenta. Que marido em lua de mel no percebe isso? Leite materno tem cheiro, gosto, ser que o ex-donzelo no faz nada com a mulher amada que o obrigue a perceber o cheiro e o gosto do leite? A no ser que, por amor, Teodoro j tenha entendido tudo, mas mantenha-se calado. Leite vaza, empedra o peito de uma mulher que amamenta de maneira errtica como Sandra. Estamos diante de uma me inverossmil.

O bom mocismo romntico (e machista lustroso) de Edgar (Thiago Fragoso) cansativo. Ele perdeu uma chance enorme de crescer como homem ao reduzir a sociedade na escola de Isabel promoo de um espao para sua amada trabalhar e realizar um sonho. muito pouco diante de causa to imensa (possibilitar a escolarizao de crianas negras 25 anos depois do fim da escravido). Espero que a inaugurao da escola possa tocar seu corao de mocinho apaixonado, para a compreenso de seu papel estratgico como mecenas da educao dos negros. Que Edgar coloque a prpria fortuna, construda honestamente, a servio do crescimento intelectual, esportivo, cultural dos negros que o cercam. Seria um timo recado para o pessoal de hoje. Este mesmo que bate nos ombros dos negros, chamando-os de irmos, de manos, quando so acolhidos nos espaos de socializao dos negros, mas no fazem ao afirmativa de promoo da igualdade racial na prpria empresa.

Mas o que mais me desagrada a forma como a expresso preconceito (sequer o preconceito racial) tem dissimulado a fora da discriminao e do racismo ao longo da trama. Meus amigos dizem que por ao de Ali Kamel, orientao global. Tenho dvidas, a mim parece mais a ausncia de letramento racial.

O preconceito aquela concepo interna que uma pessoa carrega e s se torna conhecida quando externada de alguma forma. Na novela, Albertinho (Rafael Cardoso) tem conhecidos preconceitos raciais contra negros, inclusive seu fetiche por mulheres de melanina acentuada, Isabel, Gilda (Jurema Reis) faz parte do arcabouo de concepes prvias e utilitaristas sobre as mulheres negras. Branca para casar, preta para cozinhar, mulata para fornicar, como diz o velho ditado.

Entretanto, quando Albertinho discrimina os dois meninos negros do morro que, escondidos, assistem ao treino de seu time de pernas-de-pau, no se trata de preconceito, discriminao racial. a materialidade do preconceito racial, discriminao, portanto, que humilha aquelas crianas, impede que elas possam assistir passivamente a um treino de futebol de janotas brancos, apenas assistir, nada mais. Preconceito racial o que o vilozinho conquistador nutre pelas crianas negras, considerando-as inferiores, subalternizadas e indignas de mnimas atitudes de lazer e fruio. Quando ele as escorraa das laterais do campo de futebol, quando deliberadamente humilha seres inofensivos, pelo simples fato de serem negros, isso discriminao racial, ao discriminatria, atitude que extermina a humanidade dos alvos do racismo (as crianas). As atitudes de discriminao racial so diversas, vo das falas aos olhares, aos muxoxos, aos risos de lado. Est presente em todas as vezes que o garanho Umberto (Klebber Toledo) ironiza a queda de Albertinho por mulheres negras e pobres, nas caras de nojo que Carlota (Christiana Guinle) faz ao falar de pessoas negras, em todas as atitudes e comentrios desdenhosos de Fernando (Caio Blat) dirigidos aos negros, seus descendentes e sua histria.

Tudo isso, o preconceito e a discriminao racial so parte de um todo chamado racismo, um sistema ideolgico espraiado e arraigado em instituies e coraes, que esvazia de humanidade seus alvos, os serviliza e constri privilgios para aqueles que exercem o poder. O preconceito racial, ento, diferente de outros tipos de preconceito, motivados hipoteticamente pelo desconhecimento, est a servio da manuteno de um sistema de poder, de explorao que, no Brasil, tem cristalizado o lugar de mando dos brancos em detrimento dos negros. A discriminao racial, por sua vez, o brao ativo do racismo, o que define a eficcia de seu modus operandi.

fcil de compreender, nem preciso desenhar. s ter coragem para enfrentar um sistema ideolgico pujante (no inveno ou apego a o passado), atualssimo e destruidor, que hierarquiza as pessoas de acordo com seu pertencimento racial e gera privilgios para as outras consideradas

superiores. s tirar os pezinhos do cho, o bumbum da cadeira e arregaar as mangas para infundir o letramento racial. O Papa pop (e business)! - Por Cidinha da Silva...Entrevista de Cidinha da Silva a Joana Pinto e Cl...

You might also like