You are on page 1of 10

Projeto Pedaggico de Curso e formao do psiclogo: uma proposta de anlise

Pablo Sousa Seixas Fellipe Coelho-Lima Suzany Gadelha Silva Oswaldo Hajime Yamamoto Resumo
O objetivo deste texto foi expor uma estratgia de anlise de Projetos Pedaggicos dos Cursos (PPC) de Psicologia no Brasil. Compreende-se o PPC como um documento complexo e multideterminado, atravessado tanto pelas polticas educacionais quanto pelos anseios dos cursos, constituindo-se como um material importante para o estudo da formao do psiclogo. Contudo, a literatura no tem conseguido concatenar a aplicao de estratgias analticas amplas a um grande nmero de casos. Construiu-se a presente estratgia a partir da legislao e literatura acerca da formao do psiclogo no pas, bem como da leitura livre e categorizaes de diferentes PPCs. Agruparam-se as informaes desse documento em trs blocos de discusses - fundamentos tericos, filosficos e pedaggicos; nfases curriculares e disciplinas; prticas profissionais -, com as suas respectivas categorias analticas. Considera-se que essa estratgia serve como inspirao para pesquisadores que se propem a investigar a formao do psiclogo ou outros profissionais de nvel superior. Palavras-chave: Currculo, formao do psiclogo, educao superior.

Pedagogic project of an undergraduate psychology course: an analysis proposal


Abstract
In this text we propose an analysis strategy of Pedagogic Projects of Psychology Courses (PPC) in Brazil. The PPC, a complex and multideterminate document concerning both educational policies and course objectives, is an important tool in the study of psychology training. However, the literature has been unable to apply broad analytical strategies to a large number of cases. The present strategy was created based on legislation and literature regarding the training of psychologists in the country, as well as free reading and categorizations of different PPCs. Information in this document was grouped into three discussion blocks theoretical, philosophical and pedagogical fundamentals; curricular and discipline issues; and professional practices , with their respective analytical categories. This strategy is considered an inspiration to researchers who propose to investigate the education of psychologists or other university level professionals. Keywords: Curriculum, psychologist education, higher education.

Proyecto Pedaggico de Curso y formacin del psiclogo: una propuesta de anlisis


Resumen
El objetivo de este trabajo fue presentar una estrategia de anlisis de Proyectos Pedaggicos de Cursos (PPC) de Psicologa en Brasil. Se entiende el PPC como un documento complejo e multideterminado, atravesado tanto por las polticas educacionales como por las expectativas de los cursos, constituyndose un material importante para el estudio de la formacin del psiclogo. Sin embargo, la literatura no ha conseguido concatenar la aplicacin de estrategias analticas amplias a un nmero expresivo de casos. La presente estrategia se construy a partir de la legislacin y literatura acerca de la formacin del psiclogo en el pas, as como de la lectura libre y de categorizaciones de diferentes PPCs. Las informaciones de este documento se agruparon en tres bloques de discusiones fundamentos tericos, filosficos y pedaggicos; nfasis curriculares y disciplinas; prcticas profesionales con sus respectivas categoras analticas. Se considera que esta estrategia sirve como inspiracin para investigadores que se proponen investigar la formacin del psiclogo u otros profesionales de nivel superior. Palabras clave: Curriculum, formacin del psiclogo, educacin superior.

Revista Semestral da Associao Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 17, Nmero 1, Janeiro/Junho de 2013: 113-122.

113

Introduo
O artigo tem por objetivo apresentar a construo e a descrio de uma estratgia de anlise dos Projetos Pedaggicos de Curso (PPC) de Psicologia do Brasil. Essa proposta foi construda objetivando auxiliar nas investigaes acerca do processo de formao em Psicologia no pas. Acredita-se que a apresentao do processo de trabalho e a descrio da estratgia construda podem contribuir com outras pesquisas que focalizem o PPC como documento produtor de dados e com a compreenso do processo de formao em Psicologia de maneira geral. Alm disso, o exame da literatura indica a escassez de estudos que levam em considerao o PPC como fonte de dados primria, restritos a um pequeno nmero de documentos (Abdalla e cols., 2009; Beck e cols., 2003; Freitas, Guedes, & Silva, 2003; Lampert e cols., 2009). No texto que se segue, sero apresentados os pressupostos de pesquisa, concepo de PPC e resgate bibliogrfico no campo, seguidos de uma descrio da estratgia adotada em nosso estudo. A presente estratgia foi construda tanto para dar suporte a pesquisas que intencionam estudar apenas um curso, como pesquisas que objetivem compreender aspectos do processo formativo em vrias Instituies de Ensino Superior (IES) simultaneamente. O desafio metodolgico foi de criar uma estratgia que, a partir dos PPCs, permitisse captar os aspectos mais amplos da formao do psiclogo, como os determinantes das polticas educacionais para ensino superior, por exemplo, sem perder de vista a anlise interna do PPC, com suas particularidades tericas filosficas e caracterizao tcnico-instrumental. Trata-se de compreender o fenmeno em sua globalidade, ao mesmo tempo em que se respeitam os modos particulares com que este se apresenta na realidade concreta dos cursos. Assim, assume-se uma determinada concepo de PPC para a derivao da presente estratgia de anlise.

Projeto Pedaggico de Curso: concepo e determinantes


O Projeto Pedaggico de Curso um documento normativo dos cursos de graduao que apresenta caractersticas de projeto com informaes acerca da concepo e da estrutura do curso e seus elementos reguladores internos. Nos PPCs esto presentes aspectos tcnicos normativos, concepes de homem e de sociedade, alm de um componente poltico fundamental, sendo elemento agregador de diversas instncias da realidade, desde sua dimenso cotidiana dos cursos at diretrizes das polticas macroeconmicas. Assim, o PPC deve propor o perfil de sujeito/profissional que se busca formar, no contexto da sociedade para qual se orienta essa formao. Representa, portanto, um entrelaamento entre a organizao de elementos da teoria e da prtica, sendo definido pelo Frum Brasileiro de Pr-

-Reitores de Graduao (ForGRAD, 1999) como tendo sua funo prioritria orientar e conduzir intencionalmente o processo pedaggico, sendo organizado a partir de ponderaes sobre as finalidades das atividades acadmico-profissionais e, principalmente, sobre a concepo da educao e sua relao com a sociedade1. Para fins de estruturao da estratgia de anlise do PPC, adota-se a proposio organizativa apresentada por Veiga (2010), que contm trs dimenses distintas: global, especfica e particular. No primeiro grupo, localizam-se os determinantes extrainstitucionais, ligados, diretamente, a outras instncias da sociedade, como a Constituio Federal e as regulamentaes especficas da educao nacional a Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LDB) e o Plano Nacional de Educao (PNE). Ainda compem esse grupo as demandas dos movimentos sociais e do mercado de trabalho. Na dimenso especfica, residem as caractersticas de cada graduao, representadas no Plano Nacional de Graduao (PNG), e as especificidades de cada rea, presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos (DCN). Por ltimo, a dimenso particular refere-se ao desenvolvimento histrico de cada instituio e curso, os seus acmulos de experincias pedaggicas, localizao na dinmica local/regional e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Diante desse panorama, possvel localizar o PPC, dentro do processo formativo, como um elemento que sintetiza as polticas mais amplas sobre a formao universitria e profissional, ao passo que se relaciona com a experincia particular da sala de aula. Ou seja, o PPC um elemento que, ao mesmo tempo em que expressa diversos elementos oriundos das polticas educacionais para o ensino superior, tambm orienta a organizao cotidiana da sala de aula. Quanto sua relao com a concretude do processo formativo, o PPC possui um forte rebatimento na sua operacionalizao, traando as linhas gerais para os procedimentos didticos, pedaggicos e temticos de um dado curso. Assim, no cotidiano das prticas de sala de aula, encontra-se o eco desse documento, juntamente com outros elementos particulares e idiossincrticos da cotidianidade (Veiga, 2010), como as experincias existentes na relao professor-aluno. Em outras palavras, cotejando com os documentos que determinam o PPC como o PDI, as DCN e a LDB , no se encontra neles a possibilidade de se compreender as realidades especficas de cada curso. Do mesmo modo, a anlise das prticas cotidianas desenvolvidas em sala de aula levanta aspectos que so demasiadamente volveis,
1 Sabe-se que as polticas educacionais brasileiras, mais amplamente a partir do estabelecimento da agenda neoliberal, tm sofrido srias investidas de orientaes do capital, nas quais as regulamentaes nacionais so concatenadas aos interesses dos organismos internacionais como o Fundo Monetrio Internacional (FMI), o Banco Mundial (BM) e a Organizao Mundial do Comrcio (OMC). No sendo objeto deste estudo tais consideraes mais profundas, importante ressaltar a relevncia dessas investidas no ordenamento e organizao das relaes sociais a partir deste grande setor que a educao. Assim, para maiores aprofundamentos, aconselha-se o estudo: Chaui (2003), Catani, Oliveira e Dourado (2001) e Cunha (2003).

114

Revista Semestral da Associao Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 17, Nmero 1, Janeiro/Junho de 2013: 113-122.

pois se atrelam a componentes inconstantes da realidade do curso, como a interao entre um professor com a turma, ou de contingncias particulares do momento, tais quais fatores ambientais. Por seu turno, o PPC no deve ser um documento derivado unilateralmente dos condicionantes at agora postos, mas fruto dos debates e aes dos atores que compem cada instituio e cada curso. Assim, o PPC pode assumir dois estatutos distintos de acordo com seu processo de construo. Em um caminho, ele configura-se como uma documentao burocrtica, formulada por alguns consultores (internos ou externos ao curso), estabelecendo-se uma relao estritamente regulatria das prticas desenvolvidas pelos docentes. Em outra situao, o PPC apresenta-se como produto de um debate amplo desenvolvido entre docentes, tcnicos, discentes e comunidade, promovendo a concatenao entre as expectativas desses atores e as restries postas pelas legislaes superiores (Veiga, 2010). Por ser um fenmeno complexo, os PPCs necessitam de uma abordagem de anlise que captasse aspectos das trs dimenses assumidas nesse escrito. A proposio de uma estratgia prpria de anlise no poderia prescindir, no entanto, das possibilidades apresentadas na literatura, considerando a multiplicidade de questes constitutivas ao documento em questo.

Estudos acerca dos Projetos Pedaggicos de Curso no Ensino Superior


A utilizao dos PPCs como fonte de dados em pesquisas sobre a formao no Ensino Superior no novidade no Brasil. Esses estudos acontecem nas mais diversas reas Administrao, Artes, Enfermagem, Filosofia, Fisioterapia, Matemtica, Medicina, Psicologia, entre outros , possuem estratgias de anlise distintas e as informaes derivadas desses assumem diferentes status de acordo com cada trabalho. Constata-se essa realidade em uma rpida consulta base de dados do Scielo e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertaes do Instituto Brasileiro de Informaes em Cincia e Tecnologia (BDTD/IBICT). Lanando mo de descritores como projeto pedaggico e proposta pedaggica, foi possvel obter 28 trabalhos, entre dissertaes, teses e artigos cientficos, produzidos nas dcadas de 2000 e 2010, que usaram o PPC como fonte de informaes para suas pesquisas. A exposio que seguir, longe de pretender a realizao de um estado da arte sobre estudos que utilizam o PPC como material de pesquisa, pretende esboar um quadro geral de alguns casos em que se utiliza esse material. Merecem destaque algumas conformaes inerentes a esse material. Primeiramente, possvel distinguir quatro formas de se abordar o PPC como objeto analtico: pelo tema especfico, pelas dimenses internas do PPC, pelo alinhamento com outros documentos e pelas determinaes externas do PPC. Identificou-se tambm um quinto grupo que, por no adotar

o PPC como fonte de dados de pesquisa, distancia-se metodologicamente dos demais trabalhos. Esse conjunto possui um grande volume de materiais e narra o processo de elaborao dos projetos pedaggicos dos cursos ou apresenta projetos pedaggicos fundamentados em estudos tericos. Ainda h dois pontos principais que caracterizam esses estudos: a baixa quantidade de casos analisados e a associao da anlise de PPC com outras fontes de dados. Quanto ao primeiro quesito, a maioria das pesquisas optou pela focalizao em apenas um curso (Beck e cols., 2003; Freitas e cols., 2003), havendo alguns poucos estudos que utilizavam, no mximo, oito cursos como casos para anlise (Abdalla e cols., 2009; Lampert e cols., 2009). J as outras fontes de dados de pesquisas circulam em torno de entrevistas ou grupo de discusses com coordenadores, docentes ou discentes, anlise de documentos regulatrios (como as DCN dos cursos e o PDI) e de planos de ensino das disciplinas. Esse cenrio esboado nos pargrafos anteriores revela um conjunto de pesquisas que buscam serem informadas por meio do PPC sobre aspectos especficos da formao. So estudos que priorizam a compreenso de uma realidade singular e, para tanto, partem de referenciais analticos qualitativos, havendo poucos autores que adotam o PPC como material nico de anlise. Como j discutido em sees anteriores, o Projeto Pedaggico de um curso encerra em si uma mirade de informaes, com significados distintos, que revelam facetas diversas do processo formativo. Contudo, nos trabalhos consultados, o que se verificou foi mais a busca por uma triangulao das fontes de dados do que necessariamente o esgotamento desse material documental. Nessa direo, estudos que almejam a compreenso mais ampla do fenmeno formativo em diversas realidades e que contemplam uma caracterizao ampla dessa formao acabam por demandar uma estratgica analtica diferenciada. Corroboram essa afirmao os estudos de Abdalla e cols. (2009) e Lampert e cols. (2009) que, ao preterirem uma anlise ampla do cenrio formativo em Medicina, empreenderam a construo de um instrumento analtico prprio. No tocante apropriao que os estudos sobre a formao em Psicologia fazem dos PPCs, fica clara a escassez de trabalhos que priorizem esse material como foco de anlise. Diferentemente de outros campos como a Pedagogia, Enfermagem e Medicina , na Psicologia, os estudos sobre a formao no se valem do PPC como fonte primria de dados de pesquisa. Alm disso, soma-se a dificuldade da literatura, proveniente de outros campos, em apresentar estratgias de anlise do PPC que concatenem a complexidade desse documento com o estudo de um grande nmero de cursos. Embora se defenda a posio de que cada estratgia responda a um problema especfico, no se pode negar objetivamente que, com base no exame bibliogrfico levantado, faltam estratgias e tcnicas de anlise do PPC que considerem seu contedo filosfico epistemolgico e estrutura curricular de forma a no s compreender o curso

PPC e formao de psiclogo * Pablo Sousa Seixas, Fellipe Coelho-Lima, Suzany Gadelha Silva e Oswaldo Hajime Yamamoto

115

em questo, mas permitir compar-lo com outras realidades num recorte transversal nacional. Desse modo, para a compreenso da formao do psiclogo em contextos distintos, torna-se patente a necessidade de construo de uma estratgia analtica que se oriente tanto pela especificidade desse fenmeno, como leve em considerao a riqueza e complexidade dos PPCs como fonte de informao cientfica.

Concepo e elaborao da estratgia


Como primeiro passo na tentativa de construo do instrumento, foi necessria uma primeira imerso na realidade dos cursos de formao de psiclogo. Foram analisados os documentos que legislam a respeito do Ensino Superior nos prprios PPCs e a literatura que versava a respeito da formao universitria e da formao do psiclogo. Nesse processo, constatou-se, na leitura da LDB (Lei n 9.394,1996), a prescrio da existncia de projetos pedaggicos de cursos, mas sem a definio dos elementos que devem constar nos PPCs. Diante dessa situao, partiu-se para uma leitura preliminar de alguns PPCs de Psicologia do pas com a inteno de levantar dimenses que estavam contempladas na maioria dos documentos. Realizando a leitura de dez projetos pedaggicos de cursos com caractersticas diversas (quantidade de vagas, tempo de existncia, localizao regional, natureza jurdica e organizao acadmica), foi possvel identificar trs blocos que estruturavam, de maneira geral, esses documentos (Figura 1).

Elaborao e funcionamento da estratgia de anlise dos PPCs em Psicologia


Nesta seo ser descrito o processo de construo da estratgia de anlise e quais os elementos que a compem. Esse modelo de anlise toma os pressupostos at aqui elencados, considerando-se como um pano de fundo para as possveis investigaes sobre a formao do psiclogo no Brasil.

Figura 1. Fluxograma simplificado da estratgia de anlise


116
Revista Semestral da Associao Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 17, Nmero 1, Janeiro/Junho de 2013: 113-122.

Figura 1. Fluxugrama simplificado da estratgia de anlise.

Bloco I Fundamentos tericos, filosficos e pedaggicos


O primeiro bloco refere-se aos fundamentos tericos, filosficos e pedaggicos que so apresentados nos PPCs. Alm desses elementos, tambm se encontram a descrio do funcionamento geral do curso, alguns dados institucionais (quantidade de vagas, turno de funcionamento, quantidade de docentes etc.) e o histrico do curso. Mesmo havendo uma diversificao das informaes tratadas nessa seo dos documentos, priorizando os temas que esto presentes na maioria dos PPCs, levantaram-se como tpicos para anlise: o perfil do egresso, o processo formativo, as justificativas para a existncia do curso e para a mudana curricular e o histrico do curso. O perfil do egresso refere-se ao profissional em Psicologia que se pretende formar, que caractersticas ele deve conjugar e quais competncias e habilidades so esperadas, desse psiclogo, ao trmino dos anos do curso. O processo formativo, por sua vez, trata das estratgias de ensino previstas para que o perfil do egresso seja alcanado, como contato com profissionais formados, experincias de extenso e pesquisa, participao direta na comunidade, entre outras. J a justificativa desdobra-se em duas subcategorias: da existncia do curso e da reforma curricular. Ambas pretendem levantar as demandas e necessidades que as graduaes em Psicologia tentam atender, sejam elas puramente legais ou expresso de uma conformao regional especfica. Por fim, a categoria histrico do curso intenta levantar alguns aspectos histricos que compem a conformao atual da formao do psiclogo em um dado curso. Em suma, tais categorias analticas tentam responder qual a conformao do curso e seus determinantes intrnsecos para o planejamento do currculo e das demais atividades pedaggicas.

no momento do curso em que o discente tem a oportunidade de aprofundar o conhecimento em alguns domnios da Psicologia, mas sem se constituir enquanto especializao. A escolha dos cursos pelas nfases respeita as demandas da localidade na qual ele est inserido, a conformao do corpo docente, as vocaes institucionais e as competncias bsicas pensadas para o psiclogo. Assim, a definio das nfases constitui-se em um dos caminhos pelo qual o curso operacionaliza os seus pressupostos presente no Bloco I. A anlise das nfases curriculares, por seu turno, assentada sob o texto do PPC que discorre a respeito destas, centrando-se nas seguintes categorias analticas: o foco da nfase, o perfil do egresso da nfase, a justificativa para criao da nfase, o processo formativo dentro da nfase e seu funcionamento interno. A primeira categoria refere-se ao ponto central tratado na nfase: se em alguma rea especfica da Psicologia, em um tema, um contexto de atuao, um terminado perodo do ciclo vital, entre outros. Assim como as categorias do Bloco I, o perfil do egresso da nfase faz aluso a que especificidades deve possuir o psiclogo que optou por passar por determinada nfase (quais os contextos so mais recomendados para sua atuao, que competncias especficas so desenvolvidas etc.). O processo formativo da nfase trata das atividades pedaggicas previstas para alcanar o perfil do egresso da nfase esperado relao semelhante existente no Bloco I. A justificativa da nfase retrata que determinantes foram levados em considerao para a diviso do curso nas nfases curriculares construdas. Por fim, o funcionamento interno da nfase revela como uma nfase curricular especfica articula-se com os outros momentos do curso e como so conduzidas as atividades pedaggicas no seu interior.

Matriz Curricular
J a anlise das disciplinas segue uma lgica distinta, considerando a natureza das informaes que elas oferecem. As disciplinas que sero analisadas so as obrigatrias. As disciplinas optativas, alm de no constarem nos PPCs, podem sofrer modificaes sem avisos prvios, o que tornaria de pouca utilidade para uma anlise nacional. Para a construo do plano de anlise da matriz curricular, consideraram-se duas questes basilares. Primeiramente, necessrio compreender a matriz curricular como um todo complexamente organizado de disciplinas, que possui uma fluidez e determinada por elementos intrnsecos ao curso e extrnsecos instituio. Em segundo lugar, imperativo considerar que as disciplinas possuem status diversos dentro do curso. Em outras palavras, tendo em vista a sua localizao na matriz curricular, em termos verticais (relao com disciplinas de perodos diferentes), horizontais (interao com as disciplinas do mesmo perodo) e o tipo de contedo tratado (tcnico, terico, epistemolgico, de outros campos do conhecimento etc.), cada disciplina acaba por assumir uma singularidade de acordo com o curso que pertence. Desse modo, surge o desafio de estabelecer parmetros de

Bloco II nfases curriculares e disciplinas


Esse se constitui em um dos maiores blocos de anlise, por agrupar duas dimenses que compem os PPCs: a descrio das nfases curriculares e a matriz curricular.

nfases curriculares
Como previsto pela Resoluo 005/11 (2011) do Conselho Nacional de Educao, que legisla atualmente sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Psicologia em substituio Resoluo CNE/CFE n 08 de 2004, a primeira a instituir essa formatao aos cursos , necessria a diviso do curso em dois momentos: ncleo comum e nfases curriculares. O primeiro refere-se a uma base homognea para a formao no Pas (sic) e uma capacitao bsica para lidar com os contedos da Psicologia, enquanto campo de conhecimento e de atuao (Resoluo 005/11, 2011, p. 3). J as nfases curriculares constituem-se

PPC e formao de psiclogo * Pablo Sousa Seixas, Fellipe Coelho-Lima, Suzany Gadelha Silva e Oswaldo Hajime Yamamoto

117

anlise que, por um lado, no pervertam essa conformao da realidade, mas que, ao mesmo tempo, permitam captar, por meio das disciplinas, elementos que versem a respeito do processo formativo do psiclogo. Para fazer face a essa tarefa, foram considerados dois conjuntos de informaes. Um composto por dados eminentemente descritivos, como a carga horria, o perodo ao qual vinculada e o momento do curso a que pertence (ncleo comum ou nfase curricular), e o outro diz respeito ao contedo presente nas ementas. Por outro lado, embora as disciplinas apresentem idiossincrasias, elas respondem legalmente s DCN para o curso de Psicologia (Resoluo n 005, 2011). Esse documento determina, no Artigo 5, que as matrizes curriculares contemplem os conhecimentos, competncias e habilidades em torno de seis eixos estruturantes, independentemente do formato que cada disciplina queira adotar. Dito isso, a leitura prvia de diversos PPCs fez com que se percebesse uma maior semelhana entre os contedos expressos nas ementas das disciplinas que respondem ao mesmo eixo estruturante do que comparadas com as de eixos distintos. Percebeu-se tambm que essa organizao do material oferece subsdios para responder s principais questes da formao em Psicologia postas pela literatura. Procedeu-se ento a uma interpretao da definio de cada um dos seis eixos a fim de operacionaliz-los em categorias analticas para a pesquisa. Alm disso, a reviso bibliogrfica empreendida (Bastos & Aschar, 1994; Bastos, Gondim, Souza, & Souza, 2011; Mello, 1975; Yamamoto, Da Rocha Falco, & Seixas, 2011) permitiu transformar os dilemas mais comuns na formao de psiclogo em subcategorias dentro de cada eixo2. Cabe ressaltar que algumas caractersticas do contedo das disciplinas foram consideradas transversais aos eixos e suas categorizaes no se restringem s opes impostas, girando em torno de trs discusses: tica, rea da Psicologia e conhecimentos sobre a realidade brasileira. Essa atividade de interpretao do texto da Resoluo 005/11 (2011) e de criao das subcategorias analticas pode ser conferida no Quadro 1, que expe o texto original da legislao supracitada e a definio elaborada para efeitos da pesquisa. Como possvel visualizar no Quadro 1, as reinterpretaes tiveram por objetivo clarificar pontos nodais das definies existentes na legislao, tentando ora oferecer sadas operacionais que permitissem a identificao dos eixos nas matrizes curriculares, ora restringir a definio, a fim de tornar a categoria dos eixos estruturantes excludentes entre si. J as subcategorias analticas elencadas tentaram,
2 Seguindo a reviso bibliogrfica operada por Lisboa e Babosa (2009), foi possvel levantar alguns dos dilemas mais comuns no campo da formao do psiclogo, como: formao tcnica versus crtico-reflexiva, cientfica versus profissional, generalista versus especialista, predominantemente clnica versus pluralista, unidisciplinar versus multi/interdisciplinar, histrica versus contempornea, elitista versus socialmente comprometida e voltada para indivduos versus voltada para a coletividade (Lisboa & Barbosa, 2009, p. 724).

dentro do escopo pertinente a cada um dos eixos estruturantes, responder aos questionamentos presentes na literatura. Tomando a especificidade da construo textual das ementas, a resposta sobre a pertena de uma disciplina a um eixo dada pelos diversos trechos que compem esse texto. Os fragmentos das ementas, por sua vez, podem referir-se a mais de um eixo estruturante, o que permite uma disciplina responder s demandas de eixos variados. Essa configurao reflete um movimento que ocorre comumente em alguns cursos de congregarem-se, em uma nica disciplina, contedos de status distintos, sendo invivel pensar-se em um contedo central. A anlise das disciplinas, assim posta, segue dois caminhos: um de classificao dos trechos das ementas de acordo com os eixos estruturantes e outro de preenchimento das subcategorias analticas. No primeiro momento, realiza-se uma organizao dos dados textuais, classificando os trechos das ementas de acordo com a definio de cada eixo, sendo possvel uma ementa responder aos diversos eixos ao mesmo tempo. J no segundo momento, com os fragmentos organizados, respondem-se s subcategorias correspondentes a cada eixo. Exemplificando, uma determinada ementa que possui trechos pertencentes ao eixo A e B apenas ter preenchido as subcategorias correspondentes a esses eixos, sendo os demais no preenchidos.

Bloco III Prticas profissionais


Assim como o Bloco II, as prticas profissionais referem-se ao modo como o curso operacionaliza os seus pressupostos tericos, filosficos e pedaggicos, distinguindo-se do bloco precedente por focalizar atividades eminentemente prticas que buscam concatenar o exerccio profissional com os contedos tericos do curso. As especificaes quanto a essa temtica encontram-se tanto nas ementas das disciplinas como em trechos do PPC. De maneira geral, o contedo tratado refere-se aos estgios tanto bsicos, como profissionalizantes , mas no se restringe a eles, todo texto que prescreva expressamente uma atividade prtica est includo nesse bloco. Esses textos permitem ilaes a respeito de quatro temas distintos sobre a prtica profissional: os locais em que so realizadas as prticas, o funcionamento dos estgios, a relao entre os tipos de estgios e as atividades previstas. A categoria de locais de prtica profissional refere-se s determinaes prvias quanto aos contextos em que o discente pode/deve inserir-se a fim de se preparar profissionalmente. O funcionamento dos estgios pretende desvelar o modo como eles so operacionalizados, trazendo uma narrativa a respeito da articulao das atividades internas a cada estgio. A relao entre os estgios apresenta o modo como o curso relaciona os distintos estgios obrigatrios existentes. Os objetivos dos estgios expressam o que cada estgio pretende responder, de acordo com a documentao dos cursos. Por fim, a categoria de atividades previstas

118

Revista Semestral da Associao Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 17, Nmero 1, Janeiro/Junho de 2013: 113-122.

Quadro 1. Descrio dos eixos estruturantes e das subcategorias analticas

Nome do eixo estruturante

Texto original do artigo 5 da Resoluo 005/11 Fundamentos epistemolgicos e histricos que permitam ao formando o conhecimento das bases epistemolgicas presentes na construo do saber psicolgico, desenvolvendo a capacidade para avaliar criticamente as linhas de pensamento em Psicologia. Fundamentos terico-metodolgicos que garantam a apropriao crtica do conhecimento disponvel, assegurando uma viso abrangente dos diferentes mtodos e estratgias de produo do conhecimento cientfico em Psicologia. Procedimentos para a investigao cientfica e a prtica profissional, de forma a garantir tanto o domnio de instrumentos e estratgias de avaliao e de interveno quanto a competncia para selecion-los, avali-los e adequ-los a problemas e contextos especficos de investigao e ao profissional. Fenmenos e processos psicolgicos que constituem classicamente objeto de investigao e atuao no domnio da Psicologia, de forma a propiciar amplo conhecimento de suas caractersticas, questes conceituais e modelos explicativos construdos no campo, assim como seu desenvolvimento recente. Interfaces com campos afins do conhecimento para demarcar a natureza e a especificidade do fenmeno psicolgico e perceb-lo em sua interao com fenmenos biolgicos, humanos e sociais, assegurando uma compreenso integral e contextualizada dos fenmenos e processos psicolgicos. Prticas profissionais voltadas para assegurar um ncleo bsico de competncias que permitam a atuao profissional e a insero do graduado em diferentes contextos institucionais e sociais, de forma articulada com profissionais de reas afins.

Definio operacional utilizada na pesquisa Incluem as discusses que resgatam componentes histricos e/ou epistemolgicos do contedo tratado na disciplina, seja da Psicologia como cincia ou profisso, de um campo da Psicologia, um tema, objeto, procedimento, tcnica ou qualquer outro tipo de material. Participam os contedos que tratam de pressupostos tericos e/ou metodolgicos mais amplos. Costumeiramente, so pressupostos aplicveis a temas, objetos, tcnicas e estratgias de interveno especficas.

Eixo A Fundamentos epistemolgicos e histricos

Eixo B Fundamentos tericometodolgicos

Eixo C Procedimentos para a investigao cientfica e a prtica profissional

composto pela apresentao de tcnicas, estratgias, procedimentos ou qualquer arcabouo instrumental para o processo de pesquisa e interveno em Psicologia.

Eixo D Fenmenos e processos psicolgicos

Abarca as discusses a respeito de objetos especficos com que a Psicologia lida.

Eixo E Interfaces com campos afins do conhecimento

So os contedos que so eminentemente de outros campos do saber e que historicamente no foram apropriados pela Psicologia.

Eixo F Prticas profissionais

Esto includas as disciplinas que preveem, explicitamente, alguma atividade prtica ou que se colocam como espaos para integrar os conhecimentos debatidos em um perodo especfico sem apresentar contedos novos, necessariamente.

elenca as prticas profissionais especficas que so prescritas para serem realizadas durante o curso. Tambm esto integradas nesse bloco as informaes acerca das disciplinas que preveem atividades prticas. Assim, os dois conjuntos de dados que emergem desse objeto so contemplados: os elementos descritivos contidos em diferentes partes do PPC e os presentes nas ementas (como consta no Quadro 1).

Concatenao das informaes


Como se pode inferir, a anlise especfica do PPC, norteada pelos trs blocos de discusses expostos, impele o levantamento de dados e consideraes diversas. Essa massa de dados informa acerca de diversas caractersticas do fenmeno formao do psiclogo. A fim de compilar os blocos e suas respectivas categorias analticas, a Figura 2 apresenta resumidamente esses elementos.

PPC e formao de psiclogo * Pablo Sousa Seixas, Fellipe Coelho-Lima, Suzany Gadelha Silva e Oswaldo Hajime Yamamoto

119

Foco da nfase Perfil do egresso da nfase Justificativa para criao da nfase Processo formativo na nfase Funcionamento interno da nfase

Figura 2. Blocos de discusses categorias analticas levantadas Figura 2. Blocos de Discusso e e categorias analticas levantadas
120
Revista Semestral da Associao Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 17, Nmero 1, Janeiro/Junho de 2013: 113-122.

Dessa forma, o ltimo procedimento de anlise compilar em um curso as snteses discursivas de cada uma das trs dimenses trabalhadas (fundamentos terico-filosficos; nfases curriculares e disciplinas; prtica profissional). Esses textos so a narrativa da apreenso do pesquisador sobre os dados e informaes presente em cada bloco analtico, servindo como um condensador das principais caractersticas que podem ser levantadas a partir das categorias utilizadas. Por sua vez, essas trs snteses originam uma anlise nica da realidade de cada curso especfico. O processo analtico aqui descrito permite compor um cenrio amplo das principais caractersticas de cada curso, o qual possibilita a visualizao das diversas realidades dos cursos de psiclogo. Por fim, a visualizao desse conjunto textual oferta o potencial de apreenso de elementos importantes presentes na formao do psiclogo no Brasil.

Abdalla, I. G., Stella, R. C. R., Perim, G. L., Aguilar-da-Silva, R. H, Lampert, J. B., & Costa, N. M. S. C. (2009). Projeto pedaggico e as mudanas na educao mdica. Revista Brasileira de Educao Mdica, 33(1,Supl. 1), 44-52. Bastos, A. V. B., & Ashcar, R. (1994). Dinmica profissional e formao do psiclogo: Uma perspectiva de integrao. Em Conselho Federal de Psicologia (Org.), Psiclogo Brasileiro: Prticas emergentes e desafios para a formao (pp. 245-271). So Paulo: Casa do Psiclogo. Bastos, A. V. B., Gondim, S. M. G, Souza, J. A. J., & & Souza, M. P. R. (2011). Formao bsica e profissional do psiclogo: uma anlise do desempenho das IES no ENADE-2006. Avaliao Psicolgica, 10(3), 313-347. Beck, C. L. C., Bud, M. L. D., Terra, M. G., Camponagara, S., Padoin, S. M. M., & Blois, J. M. (2003). Participao na construo de um projeto poltico pedaggico na Enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, 56(4), 405-408. Catani, A. M., Oliveira, J. F., & Dourado, L. F. (2001). Poltica educacional, mudanas no mundo do trabalho e reforma curricular nos cursos de graduao no Brasil. Revista Educao & Sociedade, 75, 67-83. Chaui, M. (2003). A universidade pblica sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educao, 24, 5-15. Cunha, L. A. (2003). O ensino superior no octnio FHC. Revista Educao & Sociedade 24, 3-61. ForGrad. (1999). Frum de Pr-Reitores de Graduao das Universidades Brasileiras. Do Pessimismo da Razo ao Otimismo da Vontade: referncias para a construo de Projetos Pedaggicos nas IES Brasileiras. Recuperado: 10 Mai. 2013. Disponvel: http://forgrad.com.br/publicacoes.php. Freitas, M. C., Guedes, M. V. C., & Silva, L. F. (2003). Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Cear - a histria e o projeto poltico-pedaggico atual. Revista Brasileira de Enfermagem, 56(4), 385-387. Lampert, J. B., Perim, G. L., Aguilar-da-Silva, R. H., Stella, R. C. R., Abdala, I. G., & Costa, N. M. S. C. (2009). Mundo do trabalho no contexto da formao mdica. Revista Brasileira de Educao Mdica, 33(1, Supl.1), 35-43. Lei N 9.394 de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Braslia: DF. Recuperado: 25 Jul. 2012. Disponvel: http://portal.mec.gov.br/ seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf. Lisboa, F. S., & Barbosa, A. J. G. (2009). Formao em Psicologia no Brasil: Um Perfil dos Cursos de Graduao. Psicologia Cincia e Profisso, 29(4), 718-737.

Consideraes Finais
sabido que um dos grandes desafios dessa proposta articular fenmeno formativo processual sem perder de vista as particularidades de cada curso analisado. Mesmo com essa limitao, acredita-se que essa proposta pode obter xito ao considerar as orientaes das DCN como pontos de anlise, permitindo dar conta dos diferentes nveis presentes no PPC, da dimenso transversal das polticas para educao superior s realidades locais. Sem a inteno de prescrever procedimentos para analisar os PPCs de Psicologia, espera-se que a apresentao dessa estratgia e de seu embasamento terico sirva de inspirao para outros pesquisadores estudarem aspectos do processo formativo a partir desse complexo documento. Sabe-se tambm que as escolhas dos eixos estruturantes contidos nas DCN como forma de organizao da informao podem restringir o uso da estratgia apenas para os cursos de Psicologia. No entanto, a forma de construo da presente estratgia, em articulao com as respectivas legislaes de cada rea do conhecimento, poderia servir para acrescentar outra reflexo nas maneiras de anlise possveis para o campo, que, como visto na reviso bibliogrfica, ainda carece de estudos que se proponham a abordar uma grande quantidade de documentos sem o apoio de fontes de dados adicionais. A presente proposta insere-se no escopo de outras estratgias possveis de anlise do PPC. Acredita-se que, com a adoo tanto de bases tericas e metodolgicas diferentes, como de outros objetivos alm da investigao sobre o processo formativo global do psiclogo , poderia se construir estratgias de anlises distintas. Espera-se, por fim, que a apresentao dessa estratgia auxilie no caminho de estudos que visem elucidar a discusso sobre a formao em Psicologia, to em voga e relevante nos dias de hoje.

Referncias

PPC e formao de psiclogo * Pablo Sousa Seixas, Fellipe Coelho-Lima, Suzany Gadelha Silva e Oswaldo Hajime Yamamoto

121

Mello, S. L. (1975). Psicologia e profisso em So Paulo. So Paulo: tica. Resoluo do Conselho Nacional de Educao/Cmara de Educao Superior n 005. (2011). Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduao em Psicologia, estabelecendo normas para o projeto pedaggico complementar para a formao de Professores em psicologia. Recuperado: 25 Jul. 2012. Disponvel: http://www.portal.mec.gov.br/index.php?option=com_ content&view=article&id=12991

Veiga, I. P. A. (2010). Educao bsica: projeto poltico pedaggico; Educao superior: projeto poltico pedaggico. Campinas, SP: Papirus. Yamamoto, O. H., Da Rocha Falco, J. T., & Seixas, P. S. (2011). Quem o estudante de Psicologia do Brasil? Avaliao Psicolgica, 10(3), 209-232.

Recebido em: 10/01/2012 Reformulado em: 23/07/2012 Aprovado em: 05/11/2012

Sobre os autores Pablo Sousa Seixas (pablo.seixas@gmail.com) Psiclogo, doutorando do Programa de Ps-Graduao em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e membro do Grupo de Pesquisas Marxismo e Educao. Campus Universitrio Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Cincias Humanas Letras e Artes, Departamento de Psicologia, sala 613, Lagoa Nova, Natal/RN, CEP 59078-970, Caixa-Postal: 1622. Fellipe Coelho-Lima (fellipecoelholima@gmail.com) Psiclogo, mestrando do Programa de Ps-Graduao em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e membro do Grupo de Pesquisas Marxismo e Educao. Campus Universitrio Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Cincias Humanas Letras e Artes, Departamento de Psicologia, sala 613, Lagoa Nova, Natal/RN, CEP 59078-970, Caixa-Postal: 1622. Suzany Gadelha Silva (suzany_ludimila@hotmail.com) Psicloga, mestranda do Programa de Ps-Graduao em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e membro do Grupo de Pesquisas Marxismo e Educao. Campus Universitrio Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Cincias Humanas Letras e Artes, Departamento de Psicologia, sala 613, Lagoa Nova, Natal/RN, CEP 59078-970, Caixa-Postal: 1622. Oswaldo Hajime Yamamoto (oswaldo.yamamoto@gmail.com) Professor Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e coordenador do Grupo de Pesquisas Marxismo e Educao. Campus Universitrio Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Cincias Humanas Letras e Artes, Departamento de Psicologia, sala 614, Lagoa Nova, Natal/RN, CEP 59078-970, Caixa-Postal: 1622. Agradecemos o apoio financeiro concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq) e pela Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior (CAPES).

122

Revista Semestral da Associao Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 17, Nmero 1, Janeiro/Junho de 2013: 113-122.

You might also like