You are on page 1of 10

Buy Nothing Day: a Internet como arma do ativismo glocal Jlia Pessa Varges* Facom - UFJF .

Ao longo dos ltimos anos, a Internet vem desempenhando um papel essencial na nova configurao do ativismo. A rpida difuso da informao, a praticidade e o baixo custo legitimam a Rede como meio ideal para as novas formas de contestao. Tendo como objeto de estudo o site do Buy Nothing Day, campanha proposta pela verso online da revista canadense Adbusters, este artigo estuda a Internet como ferramenta de atuao glocal; isto , que pressupe, necessariamente, a interao entre local e global. Palavras-chave: Buy Nothing Day, Ativismo, Glocal, Redes.

*Bolsista de Iniciao Cientfica BIC/UFJF Graduao em Comunicao FACOM/UFJF Trabalho apresentado ao Evento: 32 - Intercom Jnior - Mesa Hipermdia e Ativismo Poltico

1. A Internet como arma do ativismo glocal As novas formas interativas de acesso Internet tornaram a esfera da hipermdia o mais novo territrio de disputa e luta na sociedade. Com isso, a Internet passou a ser utilizada como instrumento de mobilizao e organizao popular e movimentos sociais do mundo inteiro formaram suas redes de comunicao. Estas redes utilizam-se da possibilidade que a tecnologia oferece, de troca horizontal de informao, para fortalecer suas estratgias de conquista de espao na sociedade. Segundo Morin:
As novas tecnologias de comunicao, cada vez mais interativas, mais dialgicas, mais segmentadas, podem propiciar a criao de muitas alternativas, de muitos projetos e programas virtuais que podem auxiliar na vida real e cotidiana da sociedade. Os meios de comunicao desenvolvem sofisticadas formas de comunicao sensorial, multidimensional, integrando linguagens, ritmos e caminhos diferentes de acesso ao conhecimento. (MORIN, 1995)

Pierre Lvy tambm v as novas tecnologias como instrumentos capazes de fazer com que a sociedade possa
(...) experimentar novas prticas democrticas. A verdadeira democracia eletrnica consiste em encorajar, tanto quanto possvel graas s possibilidades de comunicao interativa e coletiva oferecidas pelo ciberespao , a expresso e a elaborao dos problemas da cidade pelos prprios cidados, a auto organizao das comunidades locais, a participao nas deliberaes por parte dos grupos diretamente afetados pelas decises. (LVY, 2000, p. 186)

Isto vai ao encontro do que Raquel Paiva define em seu artigo O Virtual Comunitrio, como comunidades virtuais, isto , comunidades que tm, entre outras caractersticas, a comunicao em rede como condio sine qua non para sua existncia. No contexto de um mundo globalizado, nenhum outro meio aparenta ser to eficiente quanto a Internet na formao de redes sociais. A informao distribuda em tempo real, sem fronteiras, a baixo custo e de fcil acesso. Com isso, torna-se global. A partir do momento em que utilizada pelas outras redes de comunicao emum territrio limitado, temos a rede agindo em mbito local. Assim, o meio atua como um motor, ao mesmo tempo, local e global, porm sob perspectivas diferentes. Em outras palavras, a rede usada como meio de organizao estratgica, de divulgao e discusso de idias e propostas, bem como de preparo para a ao uma ao para a qual no possvel estabelecer limites. Desta forma, quando o ciberespao o meio que organiza, divulga e difunde idias e propostas bem como prepara para a ao, ele atua tanto globalmente como localmente.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXVIII Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao Uerj 5 a 9 de setembro de 2005

Assim, o ciberespao possui atributos do que vem sendo chamado de cultura glocal, termo que corresponde sinergia entre global e local. O conceito de glocal til como ferramenta de anlise porque a mudana social que est em curso por causa do ativismo em rede age em duplo sentido: altera relaes nas dimenses global e na dimenso local ao possibilitar a existncia de conexo direta, ou, em ltima instncia, ao eliminar a distncia entre elas. preciso lembrar, segundo Daniel Mato, citado por Nstor Canclini em A Globalizao Imaginada, que:
A globalizao, mais do que uma ordem social ou um processo nico, resultado de mltiplos movimentos, em parte contraditrios, com resultados abertos que implicam em diversas conexes local-global e local-local.(MATO, 1996 p. 2 )

Em A questo local, Alain Bourdin refere-se Teoria do Caos ao afirmar que se uma borboleta em Tquio bate as asas, isso pode desencadear uma tempestade em Londres. Ou seja, mesmo que, muitas vezes, informaes ou aes fiquem restritas escala local, elas exercem ou ao menos tm a potencialidade de exercer impacto em mbito global. Nas palavras de Bourdin: No minimizo a importncia da localidade e das reivindicaes locais (...), convm interpret-las referindo-as a contextos que no so necessariamente locais. Corroborando esta lgica, Nestor Canclini, em seu livro A Globalizao Imaginada, afirma:
A comunicao com o que est alm do local pode levar ou a imaginar que as identidades se dissolvem ou a procurar referentes globais indefinidos. Um diretor de teatro, voltando s ruas de Montevidu onde jogava futebol quando criana recorda que, quando esse esporte era um jogo e no um negcio, tambm as relaes entre os meninos eram diferentes. Quando um deles marcava um gol, era festejado por todos em abrao grupal. Segundo Galli (o tal diretor), era a possibilidade no s se colocarem cara a cara, mas tambm corpo a corpo, manifestando uma espcie de unidade dentro do bairro ou da rua fechada para a partida. Hoje, quem faz um gol festeja com seus companheiros de time saudando um pblico imaginrio, assim como se v nos jogos transmitidos pela TV. Essa relao mais abstrata com a virtual arquibancada miditica, que encontramos em outras cidades, incorpora gestos de jogadores de vrias naes. (CANCLINI,2003 p. 50)

O que queremos ilustrar, com o exemplo acima, a presena da glocalidade na cultura contempornea, at em situaes corriqueiras como a descrita por Canclini. J no mbito poltico, movimentos como o dos neo-zapatistas mexicanos e o MST brasileiro, por exemplo, enraizados em territrios geogrficos e simblicos;

significativos por sua temtica e atuao, articulam um acentuado carter identitrio de extrao local com uma insero global marcante. Esta conexo amplia a potncia dos atos polticos desses dois movimentos no Mxico e no Brasil. Populaes excludas,
-3-

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXVIII Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao Uerj 5 a 9 de setembro de 2005

incrustadas em zonas marginalizadas, esquecidas em pases da periferia capitalista, passam a constituir movimentos com corpo em seus territrios locais e nacionais, com imagem nos espaos eletrnicos do mundo global e com fina sintonia com as redes que conectam o local e o global. Assim, segundo Canclini:
(...) transcende-se a comunidade local. Mas sua articulao com o global imaginada de diferentes maneiras. (...) quando os meninos acenam para um pblico planetrio, os referentes particulares, calcados em jogadores mexicanos e brasileiros, no se perdem totalmente, mas se subordinam a um imaginrio global: os atores comemoram um acontecimento to local que ocorre apenas para quem o v nessa rua, mas pensando em signos transnacionais. (CANCLINI, 2003, pp.51,52)

Sob este enfoque que compreendemos a comunicao via Internet dentro dos movimentos sociais,ou seja, partindo de um princpio que admita uma interao entre localidade e globalidade. Isto porque quando o ciberespao suporte para a circulao de informaes em mbito local, nota-se a necessidade de meios complementares. Nestes casos, a Internet deixa de ser um suporte independente, na medida em que os ativistas precisam de reunies fsicas, telefonemas e outras formas de comunicao menos impessoais para transpor as barreiras que se interpem no caminho entre a informao e a ao propriamente dita. Ainda assim, a Internet parece ser o meio mais vivel de unir ativistas de pases diferentes de forma mais rpida, com maior preciso, menor custo e praticidade. E assim que tem acontecido. No surpreendente que a Rede seja escolhida como um espao experimental de novas linguagens e de redimensionamento de processos sgnicos j existentes luz de novas tecnologias de informao. Por outro lado, a partir da atuao local do ativismo via Internet que ocorrem as aes e manifestaes propriamente ditas, ou seja, que os protestos ganham forma concreta. Bourdin afirma que:
(...) na escala local, na do bairro, da cidade, ou da microrregio que alguns problemas da vida diria podem ser regulados (...) podem se desenvolver dentro de redes muito dispersas, mas so muitas vezes mais fceis de criar quando se apiam na vizinhana. Enfim, o quadro local pode servir para se organizarem grupos muito unidos, ou coalizes para a ao. Tudo isso, porm, nada tem de obrigatrio e automtico. (BOURDIN, 2001, p.13)

Ainda assim, o autor tem conscincia de que a predominncia do local como palco dos acontecimentos scio polticos relativo, como podemos observar abaixo:
A isso se ope a hiptese de radicalizao da modernidade que (...) parece mais pertinente: A relao proximidade/distncia conserva seu carter estruturante, mas as coaes da distncia (e da proximidade) geogrfica se tornam bastante substituveis: posso falar imediatamente com algum que se encontra do outro lado
-4-

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXVIII Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao Uerj 5 a 9 de setembro de 2005

do mundo em algumas horas, enviar-lhe com a mesma rapidez um produto perecvel ou estratgico, apenas uma questo de dinheiro. Posso da mesma forma viver sem contato nenhum com meus vizinhos. (BOURDIN, 2001, p.14)

Desta forma, em oposio ao conformismo e passividade que marca a maior parte da produo dos meios de comunicao de massa tradicionais jornais, rdios e TVs, a Internet legitima as prticas de contracultura e contestao social. Valendo-se do meio eletrnico no lugar dos panfletos reproduzidos em grficas baratas, grupos que representam interesses polticos e sociais opostos aos hegemnicos tm organizado manifestaes de rua com repercusso mundial. Isto se deve - entre outros motivos - ao fato de a Internet vir facilitando, desde seu advento, a prtica de estratgias como o plgio, a ruptura com a linguagem e a subverso de signos - caractersticas dos movimentos de contestao. Na Era Glocal, a dimenso pblica do espao eletrnico, constitudo pela comunicao midiatizada, quaisquer que sejam seus suportes scio-tecnolgicos, tornase lugar essencial de luta poltica por poderes, associando-se aos espaos geogrficos ruas, praas, parlamentos, palcios de governo, etc. tradicionais locais de embate. A recente escolha da mdia, equipamento scio-tecnolgico que d alguma materialidade ao espao eletrnico, como alvo prioritrio de incurses de lutas pelo poder poltico apenas confirma esta percepo atualizada.

2. O Buy Nothing Day

Embora a relao entre local e global parea a princpio contraditria, procuraremos mostrar, atravs do conceito de glocal, que estes termos so, antes, unidos por uma relao de interdependncia. Para delimitar nosso estudo, enfocaremos como objeto o site que representa uma campanha da revista Adbusters em sua verso virtual (disponvel em www.adbusters.org) . Criada em 1989, no Canad, com uma tiragem de 5.000 exemplares, a Adbusters hoje uma publicao bimensal que circula, atualmente, com mais de 120.000 exemplares. A Adbusters se apresenta como uma forma de Culture Jamming. Como tal, podemos entender diversos tipos de sabotagem miditica, valendo-se dos mesmos meio de comunicao das grandes corporaes. Porm, este processo ocorre no sentido inverso, buscando subverter a mensagem destas corporaes, ou, ao menos, desmascar-5-

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXVIII Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao Uerj 5 a 9 de setembro de 2005

la. O termo ganhou maior dimenso no final dos anos 90, mas aes individuais neste sentido existiam desde a dcada de 70, quando ativistas interrompiam programas radiofnicos direitistas e religiosos passando-se por ouvintes e parodiando os verdadeiros ouvintes enquanto insinuavam obscenidades. Alm da verso impressa, a revista possui um website e campanhas televisivas que ajudam a disseminar o Culture Jamming. A campanha escolhida p ara esta anlise foi o Buy Nothing Day (BND), em sua verso online. O Buy Nothing Day um movimento proposto pela Adbusters, em que os adeptos abdicam das compras por 24 horas. um ativismo anticonsumista, que ocorre sempre prximo ao Natal, com o intuito de atingir as compras massivas da poca. Sua pgina na Internet (http: //adbusters.org/metas/eco/bnd/ ), alm de oferecer um histrico do movimento e suas propostas de atuao, oferece material de campanha (banners, cartazes, flyers) em copyleft para download. O termo copyleft foi criado para contrapor-se ao termo copyright, que rege o material produzido pela mdia corporativa e regulamenta a propriedade do material pela agncia ou veculo, garantindo as restries de reproduo, divulgao e utilizao da produo. J o copyleft permite a livre distribuio e veiculao do material, desde que respeitada sua integridade e citada a fonte produtora e a sua autoria. Isto significa que qualquer usurio da Rede pode baixar os arquivos e divulgar a campanha, ou seja, representa a democratizao da prpria condio de ativista. Estas caractersticas fazem do BND uma forma de ativismo exatamente dentro do padro que se prope como novo ativismo ou ciberativismo. Alm dos j citados materiais de divulgao e da prpria utilizao do copyleft (cuja discusso intrnseca utilizao do ciberespao), h, ainda, na pgina do BND, links do movimento em outros pases que no o de sua origem (Canad).Um deles aponta para os chamados jammergroups, ou seja, listas de discusso agrupadas por regio, em que os jammers (ativistas) se renem virtualmente, programam aes; enfim, estruturam o movimento. Estes jammergroups promovem um dos princpios bsicos do ciberativismo, j citados acima, ou seja, a democratizao da participao nos movimentos sociais. Esta se deve ao fato de que, na web, qualquer internauta um jammer (manifestante) em potencial, pois para pertencer a um jammergroup basta acessar a pgina do BND e cadastrar sua conta de e-mail em um deles. o que n os mostra este trecho extrado do site www.buynothingday.co.uk (traduo nossa):

-6-

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXVIII Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao Uerj 5 a 9 de setembro de 2005

Participe no participando! - Se voc quer participar do Buy Nothing Day mais ativamente (que muito mais divertido), junte-se a um jammergroup ou se no h manifestaes perto de voc, organize uma! Fale para todos os seus amigos sobre o Buy Nothing Day, baixe psteres e flyers - faa cpias aos montes. Distribua-os na escola, ponha-os nas janelas, entregue-os no seu local de trabalhe e na sua vizinhana. O Buy Nothing Day pode ser tudo que voc quiser que ele o seja aproveite e divirta-se. (...) S h uma regra qualquer um pode participar, desde que gaste um dia sem gastar!

O fato de existirem links para sites do Buy Nothing Day em diversos pases mais uma caracterstica que refora sua condio glocal. A partir do momento que o movimento ultrapassa as fronteiras de Vancouver (seu local de origem), e seus ideais so difundidos no mundo todo, via Internet, temos seu carter global evidenciado. Por outro lado, a necessidade de traduo para outros idiomas, assim como a organizao de aes vinculadas ao movimento em diversos pases, refora a condio local do BND. Da a necessidade de criar sites especficos para cada pas. O site internacional do BND (www.ecoplan.org/ibnd/ib_index.htm) atende demanda global de difuso da ideologia do movimento, mas no se adequa s especificidades que o mesmo adquire em cada stio a que chega, reafirmando nossa hiptese de interdependncia entre globalidade e localidade. Alm disso, a relao global-local to estreita que o ativismo se d de forma quase cclica. O website fornece, aos ativistas do mundo todo, informao e material (atravs de downloads) para as manifestaes fora da rede. Estas, por sua vez, depois de se tornarem concretas em diversas localidades, retornam ao ciberespao como informao, atualizando o website. Pela observao dos jammergroups logo podemos perceber a evidncia do carter glocal. Primeiro, porque o prprio link para os grupos diz: Jammergroups: get local, ou seja, atue localmente atravs dos jammergroups. Alm disso, acompanhando as discusses destes grupos, possvel notar a necessidade que os manifestantes tm de sair do ciberespao, pois as listas de discusso revelam-se como incapazes de ser o suporte nico do ativismo. Isto pode ser deduzido a partir de e-mails de vrios participantes que reclamavam da ausncia de reunies fsicas, de contatos entre os ativistas fora do mundo virtual, como podemos ver no exemplo abaixo:
Estou um pouco apreensiva a respeito das reunies (...) Por que voc no comparece s reunies, Sean? Fico satisfeita que voc escreva e tudo mais, mas gostaria de ouvir seu parecer pessoalmente tambm, aproximar todos ns de nossos objetivos, acredito eu. Ento talvez eu veja voc l algum dia. Anne (e-mail extrado do jammergroup de Vancouver, traduo nossa).

-7-

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXVIII Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao Uerj 5 a 9 de setembro de 2005

Mensagens como estas so comuns nos jammergroups, tornando explcita a necessidade de interao com o local, com as reunies fsicas. Esta mais uma forma de transpor o BND da escala global para a local. Porm, uma vez que as aes dos jammergroups locais valem-se de informaes dispostas em rede mundial para a formao de seus ativistas, seria at mesmo bvio dizer que este um processo de carter glocal, ou seja, em que o local e o global interagem, agindo um em funo do outro (como explicamos anteriormente). O mesmo ocorre se analisarmos o movimento a partir do sentido inverso, ou seja, a partir da esfera global. Para que um movimento tome forma fora da world wide web preciso que ocorram aes, movimentos locais. Assim, a informao divulgada pelo site internacional do Buy Nothing Day provoca impactos diferentes em cada local atingido por sua mensagem, como demonstramos anteriormente. E isto j havia sido pensado por McLuhan, quando dizia que ambientes tecnolgicos no so recipientes puramente passivos de pessoas, mas ativos processos que remodelam pessoas e igualmente outras tecnologias" . Em outros termos, possvel que o processo seja interdependente, que ocorram mltiplos feedbacks. Segundo Eugnio Trivinho, a Internet:
(...) se converteu num campo de atuao humana. Doravante, o ente humano revisto no somente para portar-se diante dela, mas tambm para inserir-se nela, ou melhor, para interferir concretamente nos fluxos sgnicos que a presidem, ajudando na construo das tendncias possveis desses fluxos. (TRIVINHO, 2001, p.71).

Contudo, para que haja esta insero qual Trivinho se refere, necessrio que local e global se retroalimentem. preciso que a informao seja divulgada em escala mundial como tambm importante que esta informao seja capaz de impactar os atores sociais localmente, impelindo-os ao. Fora deste contexto de interao, supomos que o (ciber) ativismo proposto pelo Buy Nothing Day se torne incompleto do ponto de vista sob o qual o abordamos. Ou seja, apenas ativismo (sem estar precedido de ciber) ou ento uma espcie de spam ideolgico solto na web.

-8-

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXVIII Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao Uerj 5 a 9 de setembro de 2005

3. Referncias Bibliogrficas BAUMAN, Zigumnd. (2001). Comunidade: a busca por segurana no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. BEY, Hakim. (2001). TAZ: zona autnoma temporria. So Paulo: Conrad. BOURDIN, Alain. (2001). A Questo Local. Rio de Janeiro: DP & A. CANCLINI, Nstor. (2003). A Globalizao Imaginada .So Paulo: Iluminuras. DERY, Mark. Culture Jamming: Hacking, Slashing and Sniping in the Empire os Signs. Disponvel em < http://levity.com/markdery/culturjam.html.> Acesso em 13/12/2004 FRIEDMAN, Jonathan. (1990). Ser no mundo: Globalizao e localizao. In: Cultura Global: nacionalismo, globalizao e modernidade. pp. 311-327. Petrpolis: Vozes GUARNACCIA, Matteo. (2001) Provos: Amsterdam e o nascimento da contracultura. So Paulo: Conrad. HANNERZ, Ulf. (1990). Cosmopolitas Locais na cultura global. In: Cultura Global: nacionalismo, globalizao e modernidade. pp. 251- 265. Petrpolis: Vozes LVY, Pierre. (2000) Cibercultura. So Paulo: 34. MATO, Daniel.On the theory, epistemology, and politics of the social construction of cultural identities in the age of globalization: Introductory remarks to ongoing debates, In: Identities: Global studies inculture and power ,n. 3 (1-2), 1996 apud CANCLINI, N.G. (2003). A Globalizao Imaginada.So Paulo: Iluminuras. MAZETTI, H. (2004). Agitao e interveno no cotidiano: em busca de uma nova subjetividade. 89 f Monografia de concluso de curso. Faculdade de Comunicao Social, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora. MORIN, Edgar. (1995) Terra-Ptria. Porto Alegre: Sulina. NEDD, Lud. (org.) (2002). Urgncia das ruas . So Paulo: Conrad, 2002. PAIVA, Raquel. (1998). O Virtual Comunitrio. In:Lumina- Revista da Faculdade de Comunicao da UFJF, Vol. 1, no.1, pp 53-63. Juiz de Fora: UFJF PAIVA, Raquel.(1998) O Esprito Comum: Comunidade, mdia e globalismo.Petrpolis: Vozes. PIMENTA, Francisco. (2002). Pensar globalmente e agir localmente: Contribuies da Semitica de Pierce. In:Lumina- Revista da Faculdade de Comunicao da UFJF, Vol. 5, no.2, pp 49-66. Juiz de Fora: UFJF

-9-

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao XXVIII Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao Uerj 5 a 9 de setembro de 2005

ROBERTSON, Roland. (1990). Mapeamento da condio global: globalizao como conceito central. In: Cultura Global: nacionalismo, globalizao e modernidade. pp 2339. Petrpolis: Vozes SMITH, Anthony. (1990).Para uma cultura global? In: Cultura Global: nacionalismo, globalizao e modernidade. pp 183-201. Petrpolis: Vozes TRIVINHO, Eugnio. (2001). GLOCAL: para a renovao da crtica da civilizao meditica. In: Comunicao na cibercultura. pp 61-104. So Leopoldo: UNISINOS

- 10 -

You might also like