You are on page 1of 18

DEFICINCIA MENTAL: POSSVEIS LEITURAS A PARTIR DOS MANUAIS DIAGNSTICOS Fabiane Romano de Souza Bridi UFSM

Resumo Este trabalho surge da necessidade de se investigar o que dizem os manuais diagnsticos acerca da deficincia mental, principalmente, no que se refere ao conceito de deficincia mental, aos critrios de diagnstico e classificao. Na presente pesquisa trabalhou-se com: o Manual Diagnstico e Estatstico de Transtornos Mentais DSM-IV (2002); a Classificao Internacional das Doenas CID-10, (OMS, 1993); a Classificao Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Sade CIF, (OMS, 2003); e com Retardo mental: definio, classificao e sistemas de apoio (AAMR, 2002). Os pressupostos tericos do pensamento sistmico serviram de ferramenta analtica do material investigado. Foi possvel observar uma estreita ligao entre a proposio terica dos diferentes manuais. Apesar da existncia de algumas diferenas, essas mudanas no chegam a produzir uma ruptura epistemolgica nas formas de se conceber e identificar o fenmeno em questo, apresentando-se filiada aos pressupostos tradicionais do pensamento cientfico. Entende-se que a compreenso terico-conceitual a respeito do fenmeno da deficincia mental traz implicaes diretas na proposio e nas configuraes das prticas pedaggicas, justificando-se, desta forma, realizao desse estudo.

Palavras-Chave: Educao Especial - Deficincia Mental Manuais Diagnsticos

Dilogos iniciais Abordar os manuais diagnsticos acerca da deficincia mental remete inevitavelmente s relaes histricas entre a medicina e a educao especial, e principalmente, aos modos como a primeira influencia e determina e delimita a segunda. O ato de diagnosticar surge a partir da medicina. Inicialmente, este campo do saber responsvel pelo conceito e pela prtica diagnstica. Moyss (2008), a partir dos estudos foucaultianos, percorre os caminhos da medicina que a instituem como cincia, demonstrando como seus domnios cientficos invadem e estendem-se para outras reas de conhecimento.
36 Reunio Nacional da ANPEd 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goinia-GO

A medicina constitui as razes epistemolgicas de todas as cincias da sade, que dela se derivam e so filiadas, aparentadas. Sua importncia, nesse sentido, extrapola, porm, o campo da sade; ao construir o primeiro discurso cientfico sobre o indivduo, ao ser cincia que toma o homem como objeto de saber positivo, torna-se raiz constituinte de todas as cincias do homem. (MOYSS, 2008, p. 142)

Dessa forma, temos uma presena e uma sobreposio do saber mdico sobre os outros campos disciplinares, incluindo a educao. Pautada a partir dos conceitos de normalidade e desviante (MOYSS, 2008), ou normal e patolgico (VASQUES, 2008), a medicina, por meio do seu olhar clnico, realiza a ao de classificar, de decidir, de enquadrar. O olhar clnico simboliza um olhar que sabe e decide, portanto pode reger. Para se constituir como tal, precisa aprender a ver, isolar, reconhecer diferenas e semelhanas, agrupar, classificar. (MOYSS, 2008, P. 158). esse olhar que produz o di agnstico; sua extenso perpassa a medicina e constitui outras disciplinas que se ocupam do humano, como a psicologia.

Originrio da palavra grega diagnstikos, significa conhecer, discernir. O diagnstico seria o conhecimento ou determinao de uma doena pela observao de seus sintomas. Os fatos que iluminam uma concluso. O primeiro passo do processo teraputico. O momento em que uma deciso sobre normalidade e patologia deve ser tomada. Uma pergunta que balana os alicerces do conhecimento. Uma encruzilhada. Em que direo apontar o tratamento e a escolarizao? (VASQUES, 2009, p. 108)

Os processos diagnsticos no campo da deficincia mental, cabe destacar, historicamente tm sido realizados pela medicina e pela psicologia. Quando produzidos a partir da medicina, referem concepes organicistas de deficincia, com nfase na dimenso biolgica associada etiologia. Quando produzidos a partir da psicologia, caracterizam-se por serem diagnsticos psicomtricos. Ambos os caminhos diagnsticos geram prognsticos muito fechados; so mapas restritos e previsveis sobre os sujeitos, com pouco
36 Reunio Nacional da ANPEd 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goinia-GO

espao para a surpresa e para o novo e, nessa medida, produzem o esttico, a impossibilidade do vir a ser. Cabe situar que, ao longo deste trabalho, ao mencionar o diagnstico clnico da deficincia mental, estarei me referindo ao diagnstico que pode ser produzido pela medicina e, assim, gerado a partir de uma perspectiva organicista, ou produzido no campo da psicologia, a partir de uma perspectiva psicomtrica. Ambas as propostas so associadas a uma perspectiva de compreenso da deficincia que coloca o foco no sujeito como referncia fundamental para a compreenso de suas faltas. Esse o eixo organiza dor das duas proposies: a ausncia de contextualizao e o precrio lugar destinado s relaes como produtoras do sujeito. Estudos atuais tm apontado a perspectiva clnica como sustentao tanto das propostas de formao de professores (MICHELS 2009a, 2009b) como na organizao do trabalho pedaggico. observado um privilgio num ...modus operandi clnico, com foco especializado, em desequilbrio com os processos pedaggicos e que se desenvolve de forma paralela, com certa autonomia, em relao educao formal. (GARCIA, 2009a, p.1).

A deficincia mental nos manuais diagnsticos Os diagnsticos clnicos de deficincia mental tm sido realizados com base nos manuais internacionais de classificao das doenas, como o Manual Diagnstico e Estatstico de Transtornos Mentais (DSM-IV), publicado pela Associao Psiquitrica Americana; a Classificao Internacional das Doenas (CID-10), publicada pela Organizao Mundial da Sade (OMS), e a Classificao Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Sade (CIF), tambm publicada pela Organizao Mundial de Sade (OMS), em 2001. Os sistemas CID-10 e CIF so reconhecidos pela OMS como sistemas complementares, na medida em que a informao sobre o diagnstico (CID-10) somada funcionalidade (CIF) proporciona um quadro mais amplo sobre a sade e as possibilidades do indivduo. No campo mais especfico da deficincia mental, temos o sistema de classificao proposto pela Associao

36 Reunio Nacional da ANPEd 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goinia-GO

Americana de Retardo Mental (AAMR) por meio da publicao Retardo mental: definio, classificao e sistemas de apoio, tambm conhecido como Sistema 20021. A deficincia mental nos manuais DSM-IV, CID-10 e Sistema 2002 , aparece sob a nomeao de retardo mental. Nos trs manuais, o retardo mental implica um funcionamento intelectual significativamente abaixo da mdia e comprometimento no comportamento adaptativo, tendo seu incio antes dos 18 anos de idade. A presena desses trs critrios necessria para se pensar na hiptese diagnstica.

Retardo mental uma incapacidade caracterizada por importantes limitaes, tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo; est expresso nas habilidades adaptativas conceituais, sociais e prticas. Essa incapacidade tem incio antes dos 18 anos. (AAMR, 2006, p.20)

Merecem destaques os instrumentos a serem utilizados para a constatao das evidncias indicadoras de um diagnstico de deficincia mental. Para verificar um funcionamento intelectual significativamente abaixo da mdia, est prevista, nos trs manuais a utilizao dos testes de quociente de inteligncia (QI)2.

Cabe destacar que a dcima edio deste manual diagnstico da deficincia mental passou por recente reviso conceitual que foi apresentada a partir de nova publicao nos Estados Unidos, ainda sem traduo para o portugus. Intellectual Disability: Definition, classification, and Systems of Supports (11th edition, 2010). Neste manual, segundo Veltrone (2011), a definio de retardo mental permanece a mesma apresentada em 2002 apesar da troca de terminologia para Intellectual Disabilities (deficincia intelectual). Segundo as orientaes da prpria Associao, o termo refere o mesmo grupo de pessoas que eram elegveis para o diagnstico de retardo mental, devendo ser tratado como sinnimos. E, ainda, merece destaque a alterao do nome da Associao Americana de Retardo Mental (AAMR) que passou a se chamar American Association on Intellectual Developmental Disabilities (AAIDD).
2

As Escalas de Inteligncia disponveis e utilizadas so: WISC III; WAIS III; Stanford-Binet IV; Sistema de Avaliao Cognitiva e Bateria Kaufman para avaliao de crianas. Destaco que as escalas Weshsler (WISC e WAIS) e Satanford-Binet so os instrumentos mais frequentemente utilizados para avaliar a inteligncia (AAMR, 2002)

36 Reunio Nacional da ANPEd 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goinia-GO

O surgimento das medidas de inteligncia teve relao direta com o campo escolar, a partir das contribuies psicomtricas, principalmente, de Alfred Binet, no incio do sculo XX. A psicometria surge e desenvolve-se no cerne da psicologia escolar. Esta ltima tem como precursor Galton, que, junto com Cattell e Binet, formam as bases do trip sobre o qual se constri a psicologia escolar, fundada nos estudos das diferenas individuais. (MOYSS, 2008, p. 100) Francis Galton (1822-1911),3 influenciado pela teoria evolucionista de Darwin, foi o primeiro a fazer o transplante dos princpios evolucionistas de variao, seleo e adaptao para o estudo das capacidades humanas. (PATTO, 2010, p. 60). Objetivou a seleo dos psicologicamente mais capazes com o propsito de aprimoramento da espcie humana. Segundo Moyss (2008), em seu Laboratrio de Psicometria, no University College, de Londres, desenvolveu instrumentos com o propsito de mensurar as diferenas individuais. A difuso das ideias de Galton influenciou fortemente a proposio dos testes de Inteligncia; entre seus alunos esteve Cattell, considerado um dos pioneiros na criao dos testes psicolgicos e fundador do movimento norteamericano dos testes. Foi o primeiro a usar mental tests para referir instrumentos que permitissem a mensurao de uma funo mental especfica. Porm, o grande impacto e a significativa difuso dos testes de inteligncia ocorrem por meio das contribuies de Alfred Binet. Este psiclogo publica o primeiro teste de inteligncia, conhecido com o teste Binet-Simon, elaborado por ele e o mdico Theodore Simon. A referida testagem foi estruturada a partir da observao de suas duas filhas e compreendia a realizao de tarefas intelectuais para possibilitar a identificao da idade mental das crianas. A proposio inicial deste psiclogo surge da sua preocupao em relao aos alunos que no conseguiam aprender nas escolas pblicas de Paris. Parte do pressuposto de que a inteligncia no havia se desenvolvido de
3

Era ingls e primo de Charles Darwin.

36 Reunio Nacional da ANPEd 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goinia-GO

forma satisfatria. Binet prope a construo de um instrumento diagnstico capaz de medir a inteligncia das crianas, e, a partir deste, decidir qual a interveno educacional mais apropriada a cada uma delas. Dessa forma, com o objetivo de conhecer o potencial global da criana, construiu uma ampla srie de tarefas organizadas por grau de dificuldade, em busca de um valor numrico capaz de represent-lo.

Os resultados da idade mental que Binet encontrava tendiam a se correlacionar com as opinies dos professores sobre a inteligncia de seus alunos. Uma coincidncia nada surpreendente, uma vez que a maioria das tarefas propostas em seu teste apresentavam grande semelhana com o que era enfatizado no sistema escolar francs. Se se lembrar a preocupao de Binet, pode-se considerar adequada essa similaridade de tarefas, pois pretendia instrumentalizar a identificao de crianas que no iriam se beneficiar da educao escolar, com o intuito de submet-las a procedimentos de ortopedia mental, que aumentassem sua inteligncia. Se se pretende identificar crianas que iro fracassar no sistema formal de educao, coerente usar tarefas de mesma ordem que as propostas pela escola... (MOYSS, 2008, p. 101)

A proposta de medio do quociente de inteligncia de Binet, posteriormente, constitui-se em escala de medida de inteligncia (atualmente conhecida como Stanford-Binet), permitindo o estabelecimento de comparaes entre o desenvolvimento normal e o atrasado. Com es se trabalho, Binet oferece elementos para o diagnstico psicolgico da deficincia mental, ao mesmo tempo em que a deficincia mental deixa de ser uma atribuio somente da medicina e passa a pertencer psicologia como questo terica. Os efeitos dessa proposta de medio so observados em classificaes e rotulaes de deficiente mental e/ou limtrofe, usados para designar a incapacidade intelectual dos sujeitos que no correspondem s medidas padro dos testes de inteligncia. (PESSOTTI, 1984; CARNEIRO, 2006 e 2008) Atualmente as escalas de medio da inteligncia ainda so

amplamente usadas inclusive por serem propostas como instrumentos diagnsticos nos manuais classificatrios apesar das crticas e

36 Reunio Nacional da ANPEd 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goinia-GO

problematizaes quanto sua utilizao. interessante observar como o QI permanece central definio, quase um sculo aps ser "descoberto", a despeito do acmulo de crticas a sua utilizao para definir e diagnosticar a deficincia. (NUNES; FERREIRA, 1993, p. 38). As crticas centram-se tanto no uso dos testes de inteligncia na definio e diagnstico da deficincia mental como tambm nas possibilidades de elaborao de prognsticos sobre a vida do sujeito e sua escolarizao.

As classificaes por nvel de QI expressam uma viso psicomtrica da deficincia e apontam prognsticos desanimadores. O foco do problema colocado no sujeito, no seu desempenho, consolidando o atraso cognitivo como caracterstica individual, contribuindo para uma baixa expectativa dos professores em relao a esse aluno. (CARNEIRO, 2008, p. 20)

O comprometimento no comportamento adaptativo verificado com base na utilizao de escalas de maturao e de comportamento4. Tais escalas objetivam o conhecimento e a verificao do comportamento adaptativo em trs dimenses: conceituais, sociais e prticas. Objetivam ainda, conhecer as relaes entre estas trs dimenses e o seu funcionamento no cotidiano dos sujeitos. As habilidades conceituais compreendem, por exemplo, o

conhecimento e a utilizao da linguagem, da leitura e da escrita, dos conceitos de dinheiro, do autodirecionamento (AARM, 2006). As habilidades sociais envolvem o relacionamento interpessoal, a responsabilidade, a autoestima, a credibilidade (ou seja, a probabilidade de ser enganado ou manipulado), a ingenuidade, a capacidade de se submeter s regras, de obedecer s leis e evitar a vitimizao (AARM, 2006). E as habilidades prticas compreendem as atividades de vida diria (como a mobilidade, o comer, usar o banheiro, vestir4

O comportamento adaptativo verificado por meio da Escala de Comportamento Adaptativo de Vineland; Escala de Comportamento Adaptativo (ABS Adaptive Behavior Scales) da AAMR; Escala de Comportamento Independente (Scales of Independent Behavior); do Teste Abrangente do Comportamento Adaptativo Revisado (Comprehensive Testo of Adaptative Behavior Revised) e do Sistema de Avaliao do Comportamento Adaptativo (Adaptive Behavior Assessmente System), (AAMR, 2006).

36 Reunio Nacional da ANPEd 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goinia-GO

se), atividades instrumentais da vida diria (preparar refeies, cuidar da casa, transportar-se, tomar remdio, lidar com o dinheiro, usar telefone), as habilidades ocupacionais e a manuteno dos ambientes seguros (AAMR, 2006). Apesar de a utilizao dessas escalas estarem previstas nos trs manuais, visando ao conhecimento do comportamento adaptativo, cabe destacar que, segundo Almeida (2004), nenhuma delas tem validao para o territrio nacional, trazendo efeitos, na opinio da autora, aos processos diagnsticos no campo da deficincia mental. A referida autora sinaliza a estreita relao entre os trs diferentes manuais de classificao CID-10, DSM-IV e Sistema 2002 afirmando que essa sintnica relao est presente desde 1983, quando os autores AAMR participaram na definio do conceito de deficincia mental nos outros manuais classificatrios CID-9 e DSM-III, com o objetivo de tornarem tais sistemas mais compatveis. Carvalho e Maciel (2003) tambm afirmam a importante participao da Associao Americana de Retardo Mental (AARM), fundada em 1876, na construo do conceito de deficincia mental e sua influncia nos outros manuais classificatrios. As referidas autoras ainda observam o fato de o Sistema 2002 no ser to conhecido e difundido no Brasil em comparao aos outros sistemas classificatrios; talvez, por sua pouca insero nas produes e na literatura especfica no campo da deficincia mental. Alm disso, a dcima edio do manual Retardo mental: definio, classificao e sistemas de apoio tem sua primeira publicao, em nosso pas, em 2006, fato que tambm corrobora o seu restrito conhecimento. Quanto s relaes entre as atuais edies dos diferentes manuais classificatrios, o prprio Sistema 2002 discute sua relao com outros sistemas de classificao (DSM-IV-TR, CID-10 e CIF), estabelecendo suas semelhanas e diferenas (ALMEIDA, 2004). No que se refere Classificao Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Sade (CIF) como instrumento de classificao, ela complementar CID-10, usada na realizao dos diagnsticos. A CIF utilizada para conhecer a funcionalidade do sujeito. Vai alm de uma
36 Reunio Nacional da ANPEd 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goinia-GO

perspectiva mdica e inclui as dimenses individuais e sociais. A CIF, apesar de no se referir especificamente deficincia mental, traz efeitos neste campo por redimensionar o conceito de deficincia. Segundo Diniz, Medeiros e Squinca (2007), foram 20 anos de debates entre o modelo biomdico e o social de deficincia, resultando na reviso do modelo classificatrio proposto pela OMS culminado na CIF. Dessa forma, a CIF referencia os dois modelos de deficincia biomdico e social e prope a adoo do modelo biopsicossocial, resultado da combinao de ambos.

A CIF baseada, portanto, numa abordagem biopsicossocial que incorpora os componentes de sade nos nveis corporais e sociais. Assim, na avaliao de uma pessoa com deficincia, esse modelo destaca-se do biomdico, baseado no diagnstico etiolgico da disfuno, evoluindo para um modelo que incorpora as trs dimenses: a biomdica, a psicolgica (dimenso individual) e a social. Nesse modelo cada nvel age sobre e sofre a ao dos demais, sendo todos influenciados pelos fatores ambientais. (FARIAS; BUCHALLA, 2005, p. 189)

O modelo da CIF se prope substituio de uma perspectiva reducionista da deficincia e da incapacidade por um enfoque mais amplo e possibilitador, o qual considera, apesar das alteraes de funo e de estrutura apresentadas, a participao social do indivduo e as atividades por este desempenhadas. Este modelo compreende a funcionalidade e a incapacidade como dimenses determinadas pelo contexto e pelo ambiente. Segundo a AAMR (2006), o modelo da CIF encontra pontos de aproximao com a proposio da AAMR na medida em que os dois modelos propem o conceito de deficincia a partir do funcionamento humano e das interaes da pessoa com o ambiente. Aproximam-se ao assumirem o carter dinmico em que a deficincia no implica um estado permanente, podendo apresentar alteraes e mudanas ao longo do tempo; ao basearem sua avaliao no funcionamento, reconhecem pontos incentivadores e inibidores deste funcionamento, e, por fim, os dois modelos enfocam uma orientao a

36 Reunio Nacional da ANPEd 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goinia-GO

qual privilegia as possibilidades ao observar como os recursos do ambiente podem ajudar a melhorar a vida das pessoas com deficincia. Quanto proposio do Sistema 2002, para a aplicao da definio de deficincia mental, devem ser consideradas cinco hipteses:

1. as limitaes no funcionamento atual devem ser consideradas dentro do contexto dos ambientes da comunidade caractersticos das pessoas da mesma faixa etria e da mesma cultura do indivduo; 2. a avaliao vlida considera a diversidade cultural e lingustica e tambm as diferenas na comunicao, nos fatores sensoriais, motores e comportamentais; 3. em cada indivduo, as limitaes frequentemente coexistem com as potencialidades; 4. um propsito importante ao descrever as limitaes o de desenvolver um perfil de apoios necessrios; 5. com apoios personalizados apropriados durante um determinado perodo de tempo, o funcionamento cotidiano da pessoa com retardo mental em geral melhora. (AAMR, 2006, p. 25)

Esta definio caracterizada por uma concepo multidimensional da deficincia mental, propondo cinco dimenses para a compreenso do conceito: Dimenso I Habilidades Intelectuais; Dimenso II Comportamento Adaptativo; Dimenso III Participao, Interaes e Papis Sociais; Dimenso IV Sade e Dimenso V Contextos. (AARM, 2006). A Dimenso I Habilidades Intelectuais compreende a inteligncia como uma competncia geral. Envolve o raciocnio, o planejamento, a resoluo de problemas, o pensamento abstrato, a compreenso de ideias complexas, a rapidez no processo de aprendizagem e a aprendizagem pela experincia. As habilidades intelectuais so avaliadas objetivamente por meio dos testes de inteligncia. As limitaes intelectuais constituem um dos indicadores a serem considerados em relao s outras quatro dimenses. Desse modo, a dimenso intelectual ocupa posio de destaque, mas no condio suficiente para o diagnstico de deficincia mental.
36 Reunio Nacional da ANPEd 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goinia-GO

A Dimenso II Comportamento adaptativo compreende as habilidades conceituais, sociais e prticas (j referendadas anteriormente) aprendidas e utilizadas pelos sujeitos diariamente no funcionamento de suas vidas. As habilidades adaptativas so avaliadas objetivamente por meio de medidas padronizadas presentes nas escalas de comportamento adaptativo. Carneiro (2008) tece uma crtica afirmando a fragilidade do carter inovador do discurso do Sistema 2002 que no se sustenta se no houver dados mensurveis e quantificveis para a avaliao e, assim, prope uma avaliao quantitativa de uma dimenso constituda por elementos subjetivos, interativos e contextuais. A Dimenso III Participao, interaes e papis sociais refere-se importncia da participao do sujeito na comunidade e s interaes estabelecidas com os mundos material e social. A observao direta das atividades cotidianas reflete melhor a participao e a interao do sujeito; quanto maior for essa participao e essa interao, maiores as possibilidades de exercer papis sociais valorizados. A Dimenso IV Sade defende as condies de sade fsica e mental e os fatores etiolgicos, influenciando o funcionamento humano e os seus efeitos, podendo ser, ao mesmo tempo, amplamente facilitadores e inibidores da participao dos sujeitos em sociedade. Dessa forma, afirma a necessidade de serem considerados tais aspectos no diagnstico de deficincia mental. A Dimenso V Contextos refere-se s condies de vida cotidiana. Essa dimenso avaliada principalmente por meio das oportunidades propiciadas aos sujeitos em relao vida, educao, ao trabalho, recreao e ao lazer. Alm disso, objetiva identificar os fatores no ambiente capazes de estimular e melhorar o bem-estar, considerando, em especial, a sade, a segurana pessoal e financeira, o conforto material, as atividades comunitrias e cvicas, o lazer e a recreao. A definio de deficincia mental, proposta no Sistema 2002, a partir de uma concepo multidimensional cinco dimenses , considerada um avano em relao definio dos outros manuais por considerar a relao, a
36 Reunio Nacional da ANPEd 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goinia-GO

interao e a vivncia dos sujeitos nessas diferentes dimenses. Outro ponto de divergncia refere-se classificao. No Sistema 2002, a classificao baseada nas intensidades de apoio enquanto, no CID-10 e no DSM-IV, a classificao realizada com base nos escores de quociente de inteligncia (QI). No CID-10, a classificao realizada por meio de seis categorias, a saber: F70 Retardo Mental Leve (QI na faixa de 50 a 69); F71 Retardo Mental Moderado (QI usualmente na faixa de 35 a 49); F72 Retardo Mental Grave (QI em mdia na faixa de 20 a 34); F73 Retardo Mental Profundo (QI abaixo de 20); F78 Outro Retardo Mental (nesta classificao a avaliao por meio de procedimentos usuais est prejudicada, como, por exemplo, diante da necessidade de se avaliar um indivduo cego ou surdo; dessa forma, ele classificado em Outro Retardo Mental) e F79 Retardo Mental No Especificado (nesta categoria h evidncia de retardo mental, mas as informaes disponveis so insuficientes para designar uma das categorias). No DSM-IV, a classificao realizada por meio de cinco categorias. Neste manual, encontramos explicitamente uma previsibilidade sobre as possibilidades de existncia dos sujeitos. A respeito das habilidades acadmicas, para os sujeitos diagnosticados com Retardo Mental Leve (QI de 50-55 a aproximadamente 70), o DSM-IV prev que, ao final da adolescncia, podem atingir habilidades acadmicas equivalentes aproximadamente s da sexta srie (DSM-IV, 2002, p.74). Tal previsibilidade varia conforme o grau de deficincia, ou seja, se o sujeito apresenta um quadro de Retardo Mental Moderado (QI de 35-40 a 50-55), suas habilidades acadmicas provavelmente no progrediro alm do nvel da segunda srie (DSM-IV, 2002, p.75). Os sujeitos pertencentes a um quadro de Retardo Mental Grave (QI de 20-25 a 3540) beneficiam-se apenas em um grau limitado de matrias escolares, tais como familiaridade com o alfabeto e contagem simples (DSM-IV, 2002, p.75). Para o grupo sob a classificao de Retardo Mental Profundo (QI abaixo de 20 ou 25) e Retardo Mental, Gravidade Inespecificada (quando existe forte suspeita, mas a inteligncia no possvel de ser testada por instrumentos padronizados), as previsibilidades acadmicas no so mencionadas. Poderse-ia supor essa inexistncia apoiada na ideia de que o processo de
36 Reunio Nacional da ANPEd 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goinia-GO

escolarizao no seja possvel para esses sujeitos. possvel observar a forte compatibilidade entre os dois manuais; estes so apresentados de forma muito semelhante tanto na nomenclatura utilizada para cada categoria quanto nos ndices de quociente de inteligncia estabelecidos em cada uma delas.

O programa diagnstico dos manuais constitui uma operao de classificao e distribuio dos sintomas em quadros regulares de transtornos e a aplicao do conjunto sobre o relato pontual do indivduo que determina sua nomeao e seu tratamento. No incomum observar, nas unidades de sade ou mesmo nas escolas, que o nome do paciente ou do aluno seja substitudo por sua classificao diagnstica estranha nomeao dos indivduos que pe em relevo o lugar que ocupam na escala normal. (GUARIDO, 2007, p.158)

Quanto ao Sistema 2002, a classificao realizada por meio do sistema ILEP. Isso significa que existem quatro categorias de classificao: intermitentes, limitadas, extensivas ou penetrantes (ILEP) e estas independem do QI apresentado pelo sujeito. Neste caso, a classificao feita com base nas intensidades de apoios necessrios ao indivduo. So considerados diferentes fatores tais como: (a) durao no tempo (quanto tempo um apoio necessrio); (b) frequncia no tempo (com que frequncia um apoio necessrio); (c) locais em que o apoio necessrio; (d) recursos necessrios para os apoios; (por exemplo, custo, pessoal, percia) e (e) grau de invaso na vida da pessoa. (AAMR, 2006, p. 103)

Possveis leituras sobre os manuais diagnsticos e seus efeitos na escolarizao Apesar dos avanos observados no discurso do Sistema 2002, em especial, a respeito da concepo multidimensional e classificao relacionada intensidade dos sistemas de apoio, uma leitura mais ampla e contextual ainda pouco explorada quando se refere ao diagnstico. Este acaba por ser realizado por instrumentos mensurveis e quantificveis como os testes psicomtricos de inteligncia e escalas de comportamento adaptativo.
36 Reunio Nacional da ANPEd 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goinia-GO

Em vista disso, na concepo de deficincia mental proposta pela AAMR, o foco ainda o sujeito e suas limitaes. Da a necessidade de se quantificar os limites e definir a intensidade e as modalidades de apoio. (CARNEIRO, 2008, p. 24). Nesse sentido, apesar de alguns movimentos sinalizarem um esforo na construo de um conceito mais amplo e contextual da deficincia mental, a proposio do Sistema 2002 ainda apoia-se num discurso e numa lgica classificatria que tendencialmente d prioridade ao plano individual e intrnseco ao sujeito. O foco centra-se no sujeito e no seu comportamento, e no no conjunto de fatores e condies por meio dos quais o sujeito se produz. A profuso das categorias diagnsticas, consideradas as ponderaes precedentes, pode ser considerada um fruto da manifestao do pensamento cientfico moderno e dos pressupostos que o sustentam. Vasconcellos (2007), ao percorrer historicamente a organizao do pensamento grego e medieval, demonstra a configurao do pensamento do homem moderno. Apresenta pontos importantes, fundadores da constituio do pensamento cientfico, e elementos caractersticos do que a autora define como paradigma tradicional da cincia, refletido por meio de trs pressupostos epistemolgicos fundamentais:

1. O pressuposto da simplicidade: a crena em que, separandose o mundo complexo em partes, encontram-se elementos simples, em que preciso separar as partes para entender o todo, ou seja, o pressuposto de que o microscpio simples. Da decorre, entre outras coisas a atitude de anlise e a busca de relaes causais lineares. 2. O pressuposto da estabilidade do mundo: a crena em que o mundo estvel, ou seja, em que o mundo j . Ligados a este pressuposto esto a crena na determinao com consequente previsibilidade dos fenmenos e a crena na reversibilidade com consequente controlabilidade dos fenmenos. 3. O pressuposto da objetividade: a crena em que possvel conhecer objetivamente o mundo tal como ele na realidade e a exigncia da objetividade como critrio de cientificidade. Da decorrem os esforos para colocar entre parnteses a subjetividade do cientista, para atingir o universo, ou verso nica do conhecimento. (VASCONCELLOS, 2007, p. 69)

36 Reunio Nacional da ANPEd 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goinia-GO

Perceptivelmente, estes pressupostos da cincia tradicional compem a lgica de sustentao dos sistemas classificatrios. A ao diagnstica e classificatria pautada na necessidade de se conhecer objetivamente o fenmeno em questo, de detalh-lo minuciosamente afim de que se possa construir uma previsibilidade suas habilidades acadmicas provavelmente no progrediro alm do nvel da segunda srie (DSM-IV, 2002, p.75), ou seja, um prognstico sobre as possibilidades de existncia dos sujeitos. Dessa forma, intenciona-se controlar o fenmeno. Conhecer para prever e controlar. O Sistema 2002, por exemplo, referenda a importncia de se conhecer o ambiente e identificar os fatores capazes de estimular os sujeitos com deficincia mental e garantir seu bem-estar. Destaca ... um dos aspectos mais importantes de qualquer ambiente sua qualidade de estabilidade com aspectos associados de previsibilidade e controle. (AAMR, 2006, p. 5 6). Ou seja, se o ambiente estvel, conhec-lo permite a previso e o controle tanto do ambiente como do sujeito. possvel conhecer, para antecipar reaes e comportamentos, control-los. Este paradigma considera, por um lado a realidade de forma linear, fragmentada, como se fosse uma coleo de coisas e estvel e, por outro, o sujeito que estuda essas questes sempre externo a elas. (PELLANDA, 2009, p. 14) A suposta previsibilidade permite a construo de explicaes causais lineares, tendencialmente simples e reduzidas a atribuies de causa e efeito ... no aprende porque deficiente mental.... Estes pressupostos

representam a construo do pensamento humano, configuram um paradigma, uma forma de compreenso do mundo e da experincia humana. Como representao do pensamento humano, num determinado perodo histrico, essas caractersticas de objetividade, previsibilidade, controlabilidade, de relaes causais lineares ganham visibilidade no campo escolar. Vivemos dentro da escola a necessidade diagnstica e classificatria; buscam-se, nas diferentes categorizaes, explicaes sobre os modos de ser do sujeito j preso sua classificao. Assim, os critrios e procedimentos usados no processo de classificao determinam no somente os aspectos do indivduo que sero focalizados (inteligncia, conduta adaptativa, sociabilidade, etc.),

36 Reunio Nacional da ANPEd 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goinia-GO

mas principalmente as atitudes e prticas educativas com relao a ele. (NUNES; FERREIRA, 1993, p. 39) A descrio comportamental de cada categoria produz uma imagem sobre quem so esses alunos; em geral, temos a reafirmao de uma representao homognea a qual impede percepes sobre as especificidades de cada um e a construo de experincias singulares. A descrio comportamental constri e delimita prticas. Tais descries pressupem um aluno classificvel, reduzido a um quadro de manifestaes comportamentais; parecem no envolver os sentidos, os significados, as singularidades e a subjetividade. Conforme as contribuies de Pellanda (2009), tal prtica encontra suas origens na cincia clssica e na atuao desta enquanto um conjunto de conhecimentos sem sujeito (ou um sujeito-fantasma), porque desconsidera a participao concreta deste na constituio da realidade, do aprender e de si mesmo. Em vista disso, problematizo o uso dos diagnsticos na construo e delineamento das prticas pedaggicas. Reconheo sua presena e sua fora no terreno escolar. O diagnstico impulsionado pelas contribuies

psicomtricas, a partir de Binet, sempre encontrou, na escola, solo frtil para se desenvolver. Dessa forma, o uso das suas medies em muito determinaram a organizao dos servios em educao especial, principalmente no que se refere ao encaminhamento de crianas com histrico de fracasso escolar para os espaos especializados classes e escolas especiais. Hoje essa dimenso se reapresenta a partir da discusso sobre a necessidade, ou no, do diagnstico clnico da deficincia mental para a frequncia do aluno no Atendimento Educacional Especializado. No ano de 2011, tivemos o abandono desta exigncia. Os alunos com deficincia mental sem diagnstico clnico puderam ser includos no Censo Escolar mediante avaliao e parecer do professor do Atendimento Educacional Especializado. Entendo essa medida, como uma possibilidade oferecida educao e educao especial de apropriao ou (re)apropriao de seus domnios, apesar de reconhecer que a identificao desse aluno por parte dos educadores especializados no elimina os impasses decorrentes da

36 Reunio Nacional da ANPEd 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goinia-GO

complexidade da tarefa e da necessidade de investimento em formao de profissionais capazes de realiz-la.

Referncias ALMEIDA, Maria. Amlia. Apresentao e anlise das definies de deficincia mental propostas pela AAMR - Associao Americana de Retardo Mental de 1908 e 2002. Revista de Educao, Campinas, n.6, p. 33-48, 2004. AMERICAN ASSOCIATION ON MENTAL RETARDATION AAMR. Retardo mental: definio, classificao e sistemas de apoio. 10 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. CARNEIRO, Maria Sylvia Cardoso. A deficincia mental como produo social: de Itard abordagem histrico-cultural. In: BAPTISTA. Claudio (org.). Incluso e escolarizao: mltiplas perspectivas. Porto Alegre: Mediao, 2006. p.137148. CARNEIRO, Maria Sylvia Cardoso. Deficincia mental como produo social: uma discusso a partir de histrias de vida de adultos com Sndrome de Down. Tese (Doutorado) Programa de Ps Graduao em Educao, Faculdade de Educao, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, 2007. CARNEIRO, Maria Sylvia Cardoso. Adultos com Sndrome de Down: a deficincia mental como produo social. Campinas, SP: Papirus, 2008. CARVALHO, Erenice; MACIEL, Diva. Nova concepo de deficincia mental segundo a American Association on Mental Retardation - AAMR: sistema 2002. In: Revista Temas em Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia. vol 11. n 2. Sociedade Brasileira de Psicologia SBP, 2003. p.147-156. Disponvel em: http://www.sbponline.org.br/revista2/vol11n2/art07_t.htm Acesso em: 21.10.2009. DSM-IV-TR. Manual diagnstico e estatstico de transtornos mentais. 4ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2002. FARIAS, Norma; BUCHALLA, Cassia Maria. A Classificao internacional de funcionalidade, incapacidade e sade: conceitos, usos e perspectivas. In: Revista Brasileira de Epidemiologia. vol.8, n2, So Paulo, 2005. p.187-193 GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Poltica nacional de educao especial nos anos 2000: a formao de professores e a hegemonia do modelo especializado. In: Anais. V Seminrio Nacional de Pesquisa em Educao Especial: formao de professores em foco. CDROOM. So Paulo: UFES, UFRGS, UFSCar, 2009a. GUARIDO, Renata. A medicalizao do sofrimento psquico: consideraes sobre o discurso psiquitrico e seus efeitos na educao. In: Educao e pesquisa. Vol.33, n1, So Paulo, 2007. p.151-161.
36 Reunio Nacional da ANPEd 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goinia-GO

MACHADO, Adriana Marcondes. Avaliao e fracasso: a produo coletiva da queixa escolar. In: AQUINO, Julio Groppa. Erro e fracasso na escola: alternativas tericas e prticas. So Paulo: Summus, 1997. p. 73-90. MICHELS, Maria Helena. O instrumental, o gerencial e a formao distncia: estratgias para a reconverso docente na perspectiva da educao inclusiva. In: Anais. V Seminrio Nacional de Pesquisa em Educao Especial: formao de professores em foco. CDROOM. So Paulo: UFES, UFRGS, UFSCar, 2009a. MICHELS, Maria Helena. Paradoxo da formao docente na poltica da educao inclusiva do Estado de Santa Catarina: a perspectiva clnica como sustentao do trabalho escolar. In: BAPTISTA, Claudio; JESUS, Denise Meyrelles. Avanos em Polticas de Incluso: o contexto da educao especial no Brasil e em outros pases. Porto Alegre: Mediao, 2009b. p.139-152. MOYSS, Maria Aparecida Affonso. A institucionalizao invisvel: crianas que no-aprendem-na-escola. Edio revista e ampliada. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008. NUNES, Leila; FERREIRA, Julio. Deficincia mental: o que as pesquisas tm revelado. In: Revista em aberto. Ano 13. n60. Braslia, DF: MEC/INEP, 1993. ORGANIZAO MUNDIAL DA SADE. Classificao de transtornos mentais e de comportamento da CID-10 Descries clnicas e diretrizes diagnsticas. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1993. ORGANIZAO MUNDIAL DA SADE. Classificao Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Sade CIF. Classificao detalhada com definies. Todas as categorias com suas definies, incluses e excluses. OMS, 2003. PATTO, Maria Helena Souza. A produo do fracasso escolar: histrias de submisso e rebeldia. 3ed. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2010. PELLANDA, Nize Maria Campos. Maturana e a educao. Coleo pensadores & educao. Belo Horizonte: Autntica, 2009. VASQUES, Carla. Construes em torno de um vazio: uma leitura sobre o diagnstico e seus modos de usar na escolarizao de sujeitos com autismo e psicose infantil. In: BAPTISTA, Claudio Roberto e JESUS, Denise Meyrelles (orgs.). Conhecimento e margens: ao pedaggica e pesquisa em educao especial. Porto Alegre: Mediao, 2009. p. 11-26 VASQUES, Carla. Alice na biblioteca mgica: uma leitura sobre o diagnstico e a escolarizao de crianas com autismo e psicose infantil. 2008. 195 f. + Anexos. Tese (Doutorado) Programa de Ps-Graduao em Educao, Faculdade de Educao, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. VASCONCELLOS, Maria Jos Esteves de. Pensamento sistmico: o novo paradigma da cincia. 6ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.

36 Reunio Nacional da ANPEd 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goinia-GO

You might also like