You are on page 1of 7

Tons da luta: celebrar, comemorar, combater

Hanns Eisler e a msica como poltica em fins da Repblica de Weimar Manoel Dourado Bastos1

No podemos nos tornar muito confortveis ou ficar satisfeitos com os efeitos musicais usuais, mas devemos aspirar a algo mais que isso, examinando e melhorando nossos mtodos sempre de modo que as incrveis tarefas que a luta de classes coloca diante da msica possam ser executadas. Hanns Eisler, Progresso no movimento musical dos

trabalhadores, 1931.

1. Motivos O presente trabalho se prope a estudar a atuao do compositor Hanns Eisler na consolidao de tcnicas musicais voltadas s tarefas de agitao e propaganda (agitprop), em voga nas primeiras dcadas do sculo XX. Trata-se, especialmente, de compreender o papel de Eisler nas contendas caractersticas do movimento musical dos trabalhadores na Alemanha de fins dos anos 1920 e incio dos anos 1930. O estudo das divergncias no interior do movimento musical dos trabalhadores um trabalho de grande interesse para uma melhor compreenso das disputas entre reformistas e revolucionrios, social-democratas e comunistas, moderados e rebeldes, posies polticas em debate acirrado na assim chamada Repblica de Weimar (1919-1933), momento relevante para a interpretao das lutas dos trabalhadores na histria contempornea.

Doutor em Histria e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista, campus de Assis, com psdoutorado em Histria na Universidade Federal de Santa Catarina. Prof. substituto de Sociologia da Arte no Departamento de Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina. Prof.Voluntrio da Licenciatura em Educao do Campo da Faculdade de Planaltina da Universidade de Braslia, nas reas de Esttica e Poltica e Arte e Sociedade: Msica. Membro dos grupos de pesquisa: Modos de produo e antagonismos sociais (FUP-UnB); Forma esttica, processo social e educao do campo (LEdoC-UnB); Linguagens e Representao (Histria-Udesc); Literatura e Modernidade Perifrica (TEL-UnB).

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

Alm do interesse prprio pelo assunto, pelo menos dois aspectos justificam esse estudo, tanto do ponto de vista poltico como do ponto de vista musical (ou, mais precisamente, na articulao dialtica de ambos os pontos):

a) no perodo das leis anti-socialistas, que vigoraram na Alemanha entre 1878 e 1890 e que proibiram a atividade organizada do socialismo, os militantes do Partido Social-Democrata Alemo (SPD) recorreram, entre outros, aos grupos corais existentes para por meio deles manter um espao de desenvolvimento de suas tarefas e atuao na clandestinidade. As organizaes espontneas de corais eram um tipo de atividade tradicional na Alemanha j no incio do sculo XIX, com uma srie de regulamentaes policiais devido a suas caractersticas democrticas internas e ao tamanho dos grupamentos. Mesmo com as restries legais, os socialistas encontraram nas sociedades corais um espao para a manuteno de suas atividades polticas. Com isso, ao longo da dcada de leis anti-socialistas, uma parte significativa das sociedades corais terminou de desenvolver uma tendncia poltica de esquerda. b) com o fim das restries determinadas pelas leis anti-socialistas, os grupamentos corais passaram a atuar numa atividade pblica em favor do SPD por exemplo, a arrecadao de fundos para o partido e suas tarefas de luta, como greves. A Associao Alem de Cantores Operrios (Deutsche Arbeiter Sngerbund, DASB), criada em 1877, era o principal rgo dos social-democratas no interesse de coordenar e organizar os corais com vistas atividade poltica orientada. A DASB chegou a ter mais de 300 mil membros nos anos de 1920, tornando-se uma das maiores organizaes socialistas da Repblica de Weimar.2

Por esses motivos, entre outros, as questes musicais apresentaram-se como um elemento importante nos debates dos movimentos de trabalhadores alemes no incio do sculo XX. Como era de se esperar, comunistas e social-democratas divergiam tambm nessa rea. Simplificando ao extremo, de um lado se destacava a necessidade de manuteno do repertrio tradicional em favor do alcance de pblico; de outro, a
2

Essas e outras informaes sobre o movimento musical dos trabalhadores na Alemanha podem ser encontradas em BODEK, 1997. O texto de Bodek de muita utilidade na compreenso do assunto. Porm, como sua histria social de uma experincia esttica s se interessa de maneira tangencial pelos aspectos musicais do problema, e como parte de seu interesse est em salvar a social-democracia da crtica unilateral dos simpatizantes dos comunistas, daremos aqui novos contornos ao problema.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

urgncia de revitalizao do repertrio e das estratgias de apresentao, visando outra forma de relao com o pblico. Tendo isso em vista, o que pretendemos aqui um exerccio crtico de histria social trata-se, enfim, de reconhecer a articulao dialtica entre esttica e histria, de interpretar em que termos os aspectos musicais colaboram na compreenso da atuao poltica dos trabalhadores. O presente texto se insere num projeto de pesquisa mais extenso, que pretende estudar diversas manifestaes musicais que se originaram ou ocorreram em meio a dinmicas polticas revolucionrias, insurrecionais ou de mobilizao popular ao longo da histria moderna e contempornea. Esse projeto, por sua vez, responde a uma necessidade, no interior dos movimentos sociais, de uma compreenso histrica mais bem elaborada da experincia da msica como poltica.

2. Questes Eric Hobsbawm (2000) escreveu um interessante texto sobre as transformaes dos rituais do operariado. Nele, o historiador britnico apresenta a permanncia dos rituais em um tipo de organizao poltica tambm movida pela busca da racionalidade no trato de suas questes. Apresentando os principais motivos de interesse no estudo dessa transformao, Hobsbawm sugere a imbricao entre permanncia e ruptura nos rituais do operariado, lembrando que ainda que estejam profundamente enraizados em concepes racionalistas de mundo, (...) algumas formas de movimento operrio trazem em si uma carga emocional com uma fora extraordinria, que encoraja a expresso ritual (idem, p. 100). Contudo, a manuteno de tradies do passado como o ritual, em princpio avessa concepo moderna de mundo, no deixou de assumir contornos novos, afeitos as expectativas que o movimento operrio nutre diante de suas lutas. Nesse contexto, a msica em geral e os hinos e canes de luta em particular eram parte relevante desses rituais. Assim como os movimentos que por seu meio se expressam, a msica e sua concepo interna no eram homogneas. Por esse caminho, podemos sugerir que os usos diferenciados da msica so significativos do carter que os rituais tm para social-democratas, comunistas e anarquistas, entre outros. Tomemos um exemplo para melhor aproximao com a questo. Enquanto para algumas vertentes do movimento operrio, os rituais em torno do Primeiro de Maio so motivos de

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

celebrao, em que a msica acompanha e d o tom de festividade, para outros segmentos os mesmos rituais esto pautados pela comemorao, quando a msica indica a tnue relao entre luto e luta motivados pela ocasio. A desavena tanto poltica quanto esttica, pois entre celebrar e comemorar h tambm uma diferena de demandas musicais, entre outras. Da escolha do repertrio a sua funo diante do pblico, as posies poltico-estticas eram divergentes. Assim sendo, compreender, em termos estticos, a histria social da msica como poltica um caminho para reconhecer um quadro mais complexo e dinmico dos movimentos operrios. Como j foi observado acima, os movimentos operrios na Alemanha da Repblica de Weimar foram especialmente eficazes no uso da msica como poltica. Ali se acirraram debates que grande interesse para melhor compreender os meandros do problema sugerido. Ademais, tais debates so especialmente importantes para compreender as mudanas significativas na relao que os movimentos operrios e as organizaes de esquerda mantiveram com a msica, principalmente a partir dos anos 1950, com o estreitamento de relaes da cano poltica com o complexo industrial miditico. Com o virtual desaparecimento, ou ao menos um significativo arrefecimento, da importncia da msica como poltica no cenrio contemporneo, os termos utilizados por Hobsbawm para apresentar o declnio do ritual do operariado se tornam cada vez mais afeitos situao da relao entre msica e poltica. Sobre isso, Hobsbawm sugere que no basta ver a apenas o declnio secular do ritual, subjugando seu carter mais tradicional exceo feita aos Estados do socialismo realmente existente, com suas formas estranhamente bizantinas ou com uma conexo dbil com as formas antigas. O historiador britnico descreve de maneira crtica os novos termos do ritual do operariado.

O que ocorreu foi tambm uma mudana da linguagem ritual e simblica, por exemplo, entre outros detalhes, a substituio do vocabulrio tradicional de simbolismo e da alegoria pelo idioma telegrfico da marca-registrada ou do logo, que tem significado simblico principalmente, ou apenas, por associao (idem, p. 103).

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

Enfim, tais aspectos j estavam em discusso nas dcadas de 1920 e 1930 nos acirrados debates que envolviam a msica como poltica na Alemanha. Seus pormenores propriamente musicais do muitos caminhos para o estudo dos movimentos de trabalhadores de um momento to fundamental na histria das lutas de esquerda. A nesses meandros, Hanns Eisler foi um militante especialmente importante.

3. Pormenores Em 1931, Eisler publicou um interessante artigo intitulado Progresso no movimento musical dos trabalhadores (Eisler, 2007, pp. 109 e seq.). O artigo apareceu no quarto nmero de uma revista chamada Kampfmusik (Msica de luta), publicao da Sociedade de Luta dos Cantores Operrios (Kampfgemeinschaft der Arbeitersnger, KdA). Essa sociedade, criada em 1931, era uma dissidncia da DASB. At aquele momento, a poltica do Comit Central do Partido Comunista Alemo (KPD) mantinha seus membros ou aliados nos diversos grupos corais da DASB, majoritariamente ligada ao SPD. Naquele ano, porm, conflitos no interior da DASB, que espelhavam o acirramento das desavenas polticas entre os dois partidos, geraram um processo de expulso da associao de membros com afinidades comunistas e que apresentavam uma conduta crtica. Com isso, o Comit Central do KPD finalmente permitiu a criao de uma nova associao de corais, com um vis voltado para as questes do partido, o que resultou na KdA. Comparada com o tamanho da DASB, a KdA era modesta, com 4 mil membros. O artigo de Eisler bem significativo, tanto no plano poltico como no plano esttico, da crtica dos setores comunistas mais esquerda aos rumos dos socialdemocratas envolvidos com o poder desde 1919. Vale lembrar que, publicado em maio, o artigo de algum modo polemiza com a organizao do Festival da Cano Vermelha, que ocorreu em Berlim entre os dias 3 e 10 do mesmo ms para a celebrao do aniversrio da seo da DASB naquela cidade. O festival contou com composies de Eisler, ao mesmo tempo em que refutou a sugesto de trs corais membros da associao pela incluso de Die Massnahme (A deciso).3 , enfim, nesse contexto em
3

Cf. BODEK, p. 46 e seq. Na pgina 51, Bodek faz a nica referncia em seu texto KdA. Tratando exatamente do perodo em que a ciso ocorre no interior da DASB, Bodek, contudo, no d ateno criao da Sociedade possivelmente por estar mais interessado em indicar como o festival em Berlim contraporia o argumento comunista de que a DASB carecia de contedo poltico mais devotado luta. A referncia KdA no livro de Bodek to-somente desmerecedora da Sociedade.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

que Eisler publica seu artigo. Suas concepes musicais se enquadram, ainda, no acirrado debate esttico-poltico entre Georg Lukcs, Bertolt Brecht e Walter Benjamin, conhecido como debate sobre o expressionismo.4 Eisler inicia seu texto indicando que aquele era um momento novo para o movimento musical dos trabalhadores, voltado para novos experimentos. Com isso, Eisler pretendia apontar a produo musical de vrios compositores que passaram a atuar de maneira mais prxima s organizaes polticas de esquerda sendo que o modelo dessa articulao entre arte e poltica deveria ser encontrado, segundo o compositor, em seu trabalho com Bertolt Brecht em Die Massnahme (A deciso), pea didtica que ambos haviam finalizado ento. O compositor sada o fato de que esses experimentos ocorram no mesmo momento em que a oposio no interior da DASB ganha contornos mais robustos.

significante que esta nova e frutfera fase, que j est mostrando alguns resultados tericos e prticos, aparea em um momento quando a Deutscher Arbeitersngerbund, a organizao chefe do movimento musical de trabalhadores tenha formado dentro de suas fileiras uma vigorosa oposio revolucionria contra a liderana reformista de viso limitada (Eisler, 2007, p. XX traduo minha)

A referncia indireta KdA bvia, quanto mais porque se trata da publicao oficial da sociedade. Eisler, mais adiante no texto, faz referncia positiva Escola Marxista para os Trabalhadores (MASCH), rgo educacional do KPD, onde, segundo ele, se tornou possvel o encontro de compositores e musiclogos interessados em (...) aplicar o mtodo materialista dialtico msica (idem. p XX). Enfim, Eisler estava apoiado em setores diversos do KPD (basicamente, cultura e educao) para desenvolver suas hipteses polticas sobre a msica, em oposio ao trabalho desenvolvido pela DASB. Obviamente, Eisler tambm estava disputando no interior dos grupos musicais direta ou indiretamente ligados ao KPD a primazia das tticas polticas na rea. Enfim, trata-se do desenvolvimento de proposies musicais politicamente orientadas tendo em vistas as questes de poca.

Para o debate sobre o expressionismo, cf. MACHADO, 1998.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

Referncias Bibliogrficas BETZ, Albrecht. Hanns Eisler political musician. Cambridge: Cambridge University Press, 2006. BODEK, Richard. Proletarian performance in Weimar Berlin: Agitprop, Chorus, and Brecht. Columbia: Camden, 1997. EDMUNDS, Neil. The Soviet Proletarian Music Movement. Oxford; Bern; Frankfurt: Peter Lang, 2000. __________. (org.) Soviet music and society under Lenin and Stalin. Londres: Routledge, 2004. ELEY, Geoff. Forjando a democracia: a histria da esquerda na Europa, 1850-2000. So Paulo: Editora Fundao Perseu Abramo, 2005. EISLER, Hanns. Gesammelte Schriften, 1921-1935. Wiesbaden: Breitkopf & Hrtel, 2007. GAY, Peter. A cultura de Weimar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. GILLIAM, Bryan (ed.). Music and Performance during the Weimar Republic. Cambridge: Cambridge University Press, 2005. GRIFFITHS, Paul. A msica moderna: uma histria concisa e ilustrada de Debussy a Boulez. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. HOBSBAWM, Eric. As transformaes dos rituais do operariado. In: Mundos do trabalho. 5. ed revista. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008. __________. Confrontando a derrota: o Partido Revolucionrios. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003. Comunista Alemo. In:

__________. Era dos extremos: o breve sculo XX (1914-1991). 2. ed. 42. reimp. So Paulo: Cia. das Letras, 2010. KLEIN, Claude. Weimar. So Paulo: Editora Perspectiva, 1995. (Coleo Kronos). MACHADO, C. E. J. Um captulo da histria da modernidade esttica: Debate sobre o expressionismo. So Paulo: Editora da Unesp, 1998. RICHARD, Lionel. A Repblica de Weimar. So Paulo: Cia. das Letras: Crculo do Livro, 1988. (Coleo A vida Cotidiana) SCHEBERA, Jurgen. Eisler: Eine Biographie in Texten, Bildern und Dokumenten. Mainz: Schot Musik International, 1998. __________. e SCHRADER, Brbel. The Golden Twenties: Art and Literature in the Weimar Republic. New Haven: Yale University Press, 1990. VOIT, Jochen. Er rhrte an den Schlaf der Welt: Ernst Buch, Die Biographie. Berlin: Aufbau Verlag, 2010. WILLET, John. Art & Politics in the Weimar Period: The new sobriety (1917-1933). Nova Iorque: Pantheon Books, 1978.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

You might also like