You are on page 1of 1

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Instituto de Fsica - Fsica IIIC Nome: Carto: Turma:

1. Em uma garrafa de champanha, o bols ao de g as (di oxido de carbono, principalmente) que ca entre o l quido e a rolha est a a uma press ao pi = 5, 0 atm. Quando a rolha e removida da garrafa, o g as sofre uma expans ao adiab atica at e que sua press ao se torne igual a press ao ambiente, 1,0 atm. Suponha que a raz ao entre os calores espec cos molares e = 4/3. Se a temperatura inicial do g as e Ti = 5, 0 C, qual e a sua temperatura no m da expans ao adiab atica? 2. No intervalo de temperatura de 310 K a 330 K, a press ao p de um certo g as n ao ideal est a relacionado com o volume V e ` a temperatura T atrav es da equa c ao p = (24, 9J/K ) T2 T (0, 00662J/K 2 ) . V V (1)

Qual e o trabalho realizado pelo g as se a temperatura aumenta de 315 K para 325 K enquanto a press ao permanece constante? 3. Um pneu de autom ovel e cheio at e uma press ao manom etrica de 200kPa, quando sua temperatura e de 20 C. (Press ao manom etrica e a diferen ca entre a press ao real e a press ao atmosf erica.) Depois de viajar a altas velocidades, a temperatura do pneu aumenta para 50 C. (a) Supondo que o volume do pneu n ao varie e que o ar se comporte como um g as ideal, determine a press ao manom etrica do ar do pneu. (b) Calcule a press ao manom etrica se o pneu se expande e o volume do ar nele contido aumenta 10 por cento. 4. Considere a seguinte s erie de processos quase-est aticos pelos quais um sistema passa seq uencialmente: (1) uma expans ao adiab atica, (2) uma expans ao isot ermica, (3) uma compress ao adiab atica e (4) uma compress ao isot ermica que leva o sistema de volta ao seu estado original. Esboce a s erie de processos em um diagrama PV e, depois, esboce a s erie de processos em um diagrama VT (no qual o volume e plotado em fun c ao da temperatura). as diminui. 5. Um g as ideal sofre um processo durante o qual P V = constante e o volume do g A temperatura aumenta, diminui ou permanece a mesma durante este processo? Explique. 6. Uma demonstra c ao sobre o aquecimento de um g as sob expans ao adiab atica consiste em colocar uma pequena tira de papel dentro de um grande tubo de ensaio de vidro, o qual e, ent ao, fechado com um pist ao. Se o pist ao comprimir rapidamente o ar connado, o papel pegar a fogo. Supondo que a temperatura na qual o papel pega fogo seja de 451 F, estime o fator pelo qual o volume do ar aprisionado pelo pist ao deve ser reduzido para que esta demonstra c ao funcione. Qual press ao do ar ao nal da demonstra c ao? Ele permanecer a constante depois que a demonstra c ao for realizada? 7. Um cilindro fechado em ambos os lados possui paredes isolantes. Ele encontra-se dividido em dois compartimentos por uma parti c ao perfeitamente isolante perpendicular ao eixo do cilindro. Cada compartimento cont em 1,0 mol de oxig enio, que se comporta como uma g as ideal com = 7/5. Inicialmente, os dois compartimentos t em volumes iguais, e suas temperaturas s ao 550 K e 250 K. A parti c ao e, ent ao, permitida a se mover lentamente at e que as press oes em suas duas faces se tornem iguais. (a) Encontre a temperatura nal nos compartimentos. (b) Explique o que aconteceu e a abordagem utilizada.

Area II 1/1 Aviso: toda e qualquer f ormula que n ao constar no formul ario cedido nesta prova deve ser deduzida ou justicada. N ao utilize folhas extras. Todas as respostas devem estar a caneta.

You might also like