You are on page 1of 2

Blog da Psicologia da Educao | A evoluo intelectual da adolescncia vida adulta - P

http://www.ufrgs.br/psicoeduc/piaget/da-adolescencia-a-vida-adulta/

A evoluo intelectual da adolescncia vida adulta Piaget


Autor: Jean Piaget

Traduo: Tania Beatriz Iwaszko Marques e Fernando Becker .

Ttulo em ingls: Intellectual Evolution Development, 15: 1-12, 1972.

from Adolescence to Adulthood, pela Human

Estamos relativamente bem informados acerca das importantes mudanas que ocorrem no funcionamento e na estrutura cognitiva na adolescncia. Tais mudanas mostram o quanto esta fase essencial no desenvolvimento ontogentico envolve todos os aspectos da evoluo mental e psico-fisiolgica e no apenas os aspectos mais "instintivos", emocionais e sociais para os quais freqentemente limitamos nossa considerao. Em contraste, porm, sabemos muito pouco ainda sobre o perodo que separa a adolescncia da vida adulta e sentimos que a deciso da instituio FONEME de atrair a ateno de vrios pesquisadores para este problema essencial extremamente bem fundamentada.

Neste artigo gostaramos, primeiro, de recordar as principais caractersticas das mudanas intelectuais que ocorrem durante o perodo de 12-15 anos de idade. Essas caractersticas tambm so freqentemente esquecidas na medida em que tendemos a reduzir a psicologia da adolescncia psicologia da puberdade. Temos que nos referir aos principais problemas que surgem na conexo com o prximo perodo (15-20 anos de idade): primeiramente a diversificao das atitudes e, em segundo lugar, o grau de generalizao das estruturas cognitivas adquiridas entre 12 e 15 anos e seu desenvolvimento ulterior.

As estruturas do pensamento formal As estruturas intelectuais entre o nascimento e o perodo de 12-15 anos surgem lentamente, mas de acordo com os estgios do desenvolvimento. A ordem de sucesso desses estgios, como foi mostrado, extremamente regular e comparvel aos estgios de uma embriognese. A velocidade do desenvolvimento, no entanto, pode variar de um a outro indivduo e tambm de um a outro meio social; conseqentemente podemos encontrar algumas crianas que avanam rapidamente e outras que avanam lentamente, mas isso no muda a ordem de sucesso dos estgios pelos quais passam. Ento, muito antes do aparecimento da linguagem, todas as crianas normais passam por um nmero de estgios na formao da inteligncia sensrio-motora que pode ser caracterizada por certos padres de comportamento "instrumental". Tais padres testemunham a existncia de uma lgica que inerente coordenao das prprias aes.

(...)

page 1 / 2

Blog da Psicologia da Educao | A evoluo intelectual da adolescncia vida adulta - Pi


http://www.ufrgs.br/psicoeduc/piaget/da-adolescencia-a-vida-adulta/

Compare preos de livros de Jean Piaget

page 2 / 2

You might also like