You are on page 1of 10

O Cosmos como nunca viu !

So trs telescpios com desempenhos excepcionais. Reunidos, as suas vises oferecem um mergulho indito aos confins do Universo. Zoom nas primeiras imagens

Le Large Binocular Telescope (LBT) que distingue sete vezes mais detalhes do que os seus predecessores; Vista que cobre uma superfcie 3 vezes maior estendido; o telescpio espacial Herschel que capta dez vezes mais luz com estes trs novos telescpios, a observao astronmica entra numa nova era. Estes trs novos instrumentos reunidos constituem o telescpio ideal !, afirma Olivier Le Fvre, astrnomo no Observatrio de Astrofsica de Marselha. Inadiavelmente, a observao astronmica passa um limiar, de to marcante que ser o ltimo. Eleva a fasquia Vicent Minier, astrofsico na Comisso da Energia Atmica: se chegou aos limites da tecnologia. Os astrnomos esto de acordo quando dizem que com estes trs instrumentos, o telescpio clssico, concebido a volta de um espelho nico, atingiu uma dimenso cannica: impossvel de fazer entrar num foguete, um espelho maior do que aquele de 3,5 m que equipa o Herschel. Difcil de imaginar uma cmara mais sensvel do que os 67 milhes de pixis que do a viso ao Vista. E nenhum objecto de ptica adaptativa que aquele do LBT, no poder corrigir melhor as distores devidas a turbulncias da atmosfera Para ver com ainda mais preciso, ser preciso esperar pelos supertelescpios e a sua mirade de pequenos espelhos justapostos, como o European Extreme Large Telescope e o norte-americano Thirty Meter Telescope, ou o envio de telescpios espaciais com espelhos direccionveis como o James Webb Telescope. Estes no devero de ver a sua primeira estrela antes de 2018.

Mas com o Herschel, Vista e o LBT, os astrnomos podem j admirar o panorama das primeiras geraes de galxias do Universo, decifrar a dana das estrelas, sondar a atmosfera dos planetas distantes, captar o nfimo sinal de gua perto de sis gigantescos e revelaro assim numerosos segredos do Cosmos.

A sensibilidade do Herschel, a resoluo do LBT e grandeza de campo do Vista permitem ultrapassar um limite

Vista, revelando as primeiras geraes de galxias Eis aqui a imagem mais profunda e mais extensa captada por um telescpio. Os pequenos pontos luminosos que se espalham por esta imagem que so pequenos astros azulados da Via Lctea, no estrelas mais sim.galxias. ! Uma redundncia. Centenas de milhares, que medimos quando se faz zoom sobre elas, mostram as suas brilhantes espirais e oferecem um mergulho vertiginoso at aos confins do Universo. Apontando para a mesma zona do cu durante mais de 55 horas, o telescpio Vista conseguiu captar a nfima radiao dos astros nascidos um milho de anos depois do Big Bang. Ns j dispomos de algumas imagens de galxias muito antigas como esta (imagem a seguir deste texto), precisa Olivier Le Fvre, astrnomo no Observatrio de Astrofsica de Marselha. Mas estavam isoladas por que eram observadas por telescpios que apontavam uma pequena poro do cu. Hoje por fim, ns podemos observar milhares de galxias, umas perto das outras. Ns dispomos de um panorama que mostra a sua evoluo. Resta apenas explorar esta matria-prima indita. O pesquisador e a sua equipa j examinaram os dados para extrair da imagem em bruto propriedades fsicas tais como a densidade de estrelas, a sua massa, a sua idade ou mesmo ainda os elementos qumicos que a constituem na esperana de compreender, por fim, os processos globais que presidem ao nascimento das primeiras galxias e, pode-las as colocar entre os modelos cosmolgicos. Apenas isso.

LBT- Revela o clima dos exoplanetas H dez anos, ns sonhvamos com a imagem directa de um exoplaneta. Hoje, no apenas vemos um sistema planetrio todo um sistema, mas a preciso que atingimos tal que podemos formular hipteses sobre o clima que o rege !, se entusiasma Andy Skemer, astrofsico na Universidade do Arizona (EUA). Estudando as novas imagens de quatro planetas gigantes que orbitam a volta da estrela HR8799, fornecidas pelo LBT, o pesquisador e a sua equipa detectaram um sinal anormal: uma gama de comprimentos de onda, com cerca de 3,3 micrmetros, na qual os exoplanetas pareciam particularmente brilhantes. Demasiadamente brilhantes se comparados aos modelos que prevem o fluxo de luz reflectidos pelos planetas. Os pesquisadores ento repararam no problema desde do incio: Ns estimulamos diferentes composies e espessuras de atmosferas, at aquelas que correspondem as observaes, relata Andy Skemer.

E finalmente, um retrato dos 4 gigantes emergiram: eles estariam cobertos por uma espessa atmosfera de metano e dixido de carbono aquecido a mais de 1000C e nuvens que lhe do um brilho excepcional.

.e decifra o ballet das estrelas mltiplas As quatro estrelas na imagem em baixo orbitam sobre si mesmas H vrios anos do aglomerado do Trapzio na constelao de Orion cativam os pesquisadores. Estaro elas ligadas pela gravidade ou parece que esto juntas apenas por iluso de ptica ? At ento era difcil de distinguir os movimentos destes astros, tanto que a regio onde estes astros evoluem sobrepovoada Mas hoje, a resposta pode ser dada enfim graas as imagens do LBT: se trata e bem de duas estrelas duplas em interaco gravtica. Ns podemos medir a velocidade destas estrelas com uma preciso de 0,6 km por segundo, precisa Laird Close, um dos astrnomos da Universidade do Arizona que conduziu o estudo.

Estas imagens permitiram compreender que a rbita do astro mais pequeno (aquele que est no meio, ao alto na imagem seguinte) era instvel: esta estrela est a caminho de ser ejectada do aglomerado ! O que a imagem sugere que as estrelas em grupo nas nuvens de poeiras, antes de se dispersarem por que a sua massa destabiliza o sistema

Herschel descobrindo nuvens de gua a volta das estrelas a terceira molcula mais abundante no Universo e, portanto apenas alguns cristais poderiam ter aparecido. A gua seria inacessvel.at agora. Com a ajuda do telescpio Herschel, uma equipa dirigida por Fabrice Herpin, do Observatrio Aquitano das Cincias do Universo, acaba de descobrir nuvens gigantescas de vapor de gua que rodeiam estrelas duzentas vezes mais massivas do que o Sol e, assim, comea a surgir um dos grandes mistrios da astrofsica: porque ento a maioria das estrelas param de repente de crescer por volta das seis massas solares, as suas radiaes se tornam intensas que as impedem de acumular matria; mas algumas estrelas continuam a inflar at chegarem as 200 massas solares ?

O que isto que diferencia o nosso Sol destes astros monstruosos que, muito rapidamente, acabam por morrer e dar origem a um buraco negro ou a uma supernova ? A gua ! pode a partir de hoje responder Fabrice Herpin. Ela desempenha o papel de lquido de refrigerao. Ns detectamos bastante vapor a volta da estrela W43-MM1, para contrabalanar as radiaes ao longo do seu crescimento e prolongar a sua expanso. Para explicar totalmente o processo de formao de estrelas massivas, ser preciso sem dvida evocar a turbulncia dos gases que a rodeiam ou a formao de jactos de matria durante o seu crescimento. Graas ao Herschel, os pesquisadores podem comear a completar os seus modelos

Traduo do artigo Le cosmos comme vous ne lavez jamais vu!, da autoria de Mathilde Fontez, publicado na revista francesa Science & Vie, n1137 de Junho de 2012

You might also like