You are on page 1of 17

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL DE _____ DA COMARCA DE ..... BORGES ....

, QUALIFICAO, ENDEREO, atravs de seu advogado infrafirmado, conforme instrumento de mandato em anexo, COM PODERES ESPECIFICOS (doc. 01), com escritrio profissional constante na procurao, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelncia propor QUEIXA-CRIME com fundamento no artigo 138 (Calnia) do Cdigo Punitivo Ptrio, em face de PAULO ....,QUALIFICAO, ENDEREO, pelas razes fticas e jurdicas que a seguir aduz. EPTOME DOS FATOS Inicialmente, necessrio se faz trazer baila que o Querelante proprietrio da casa 08, na Rua Jandiroba, n. 307, Condomnio Colina B1, Bairro de Patamares, nesta Capital, onde tambm proprietrio tambm de uma casa, o Querelado. Ocorre que no dia 24 de fevereiro do corrente ano, precisamente s 10:00 horas, o Querelante nas dependncias de sua casa, fora surpreendido com a falsa imputao de que havia invadido o terreno do Querelado. Ademais, de forma vituperiosa o Querelado acusava, afirmando ter absoluta certeza que o Querelante seria o invasor e autor da construo ilegal em seu terreno, conduta esta tipificada no artigo 150 Cdigo Penal Brasileiro, vez que teria o Querelante entrado clandestinamente em seu terreno e l construdo um porto sem a sua anuncia. Ademais, o Querelante ainda procurou alert-lo, dizendo-lhe que esta era uma afirmao muitssimo grave, dada a falta de certeza do que estava dizendo. No entanto, o Querelado insistiu em assegurar que o Querelante praticou o aludido fato criminoso,MESMO

CIENTE DE QUE TODO AQUELE TERRENO REA DE PRESERVAO AMBIENTAL DE PROPRIEDADE PBLICA. CONFORME FAZ PROVA DOCUMENTO ACOSTADO (doc.02, 03 e 04). Insta salientar que o Querelado em momento algum pensou em procurar saber as verdadeiras circunstncias do fato em tela, realizando precipitadamente seu juzo de valor, e, por conseguinte de modo leviano imputou ao Querelante a suposta autoria do referido delito ocorrido naquela manh. Deve-se esclarecer que toda essa situao vexatria fora presenciada POR DIVERSOS VIZINHOS QUE OUTRORA J HAVIAM RECEBIDO UMA CARTA ABERTA NA QUAL CONTINHA O MESMO CONTEDO DA FALSA ACUSAO, consubstanciando-se em provas eficazes e cabais para a configurao do crime em que incorre o Querelado, consta em anexo a carta ofensiva (doc.05-09). Vale salientar, que o Querelado enviou uma carta aberta Associao dos Moradores da Colina B809 de Patamares constando a seguinte imputao: Conforme do conhecimento de todos tive minha casa invadida

pelo Sr. Edmrio Borges Argolo, morador da casa 8 do nmero 307 da Rua Jandiroba (...).
E continua a falsa imputao descrita na carta aberta:

Levando-se em considerao que na invaso de minha propriedade, instalao de porto de acesso minha residncia, o invasor conforme, registrado em documento assinado na Delegacia no bairro de Itapu, passa a ser suspeito nmero 1 em caso de roubo ou depedrao do meu patrimnio (...).
H de ressaltar, que a violncia moral tomou enormes propores tendo em vista a prpria condio humana que se satisfaz atravs da propagao da inverdica narrativa mediante a carta aberta de autoria do Querelado, motivando assim, comentrios por parte do

quadro de funcionrios do condomnio e demais vizinhos, gerando um imensurvel constrangimento ao Querelante. Frise-se ainda, que somente a falsa acusao de um crime j desencadeia uma srie de gravames, todavia tal violncia moral desencadeou um gravame ainda maior, a leso honra de um trabalhador honesto. Contudo, acrescente-se a toda essa situao degradante um quadro de extrema tristeza e sofrimento que o Querelante tem vivenciado perante sua famlia. Por fim, vislumbra-se sem dvida alguma que a conduta do Querelado ocasionara danos irremediveis Querelante motivo precpuo da demanda judicial. FUNDAMENTAO JURDICA Fulcrado nos ensinamentos do nobre penalista Romeu de Almeida Sales Junior, assim subscrevo o que seria o bem juridicamente tutelado pelo ordenamento ptrio, ora objeto da guerreada ao criminal:

A honra um direito fundamental do ser humano, visto que, sem ela as pessoas estariam desprotegidas de amor-prprio, tornando-se indivduos enfraquecidos, conseqentemente vtimas dos comportamentos desonestos e desregrados, contudo passveis de romper qualquer tranqilidade social, descrita em especial no artigo 5, rol dos princpios constitucionais. (Curso Completo de
Direito Penal, 7 ed., Saraiva). No obstante, a tipificao penal nos termos do artigo 138 do Cdigo Sancionador Brasileiro, se concretiza ao fazer uma acusao falsa a outrem, defato definido como crime, atingindo, portanto, a honra objetiva da vtima, como assim transcreve ipsi litteris seu dispositivo legal:

Art. 138. Caluniar algum, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: Pena - deteno, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.

Ademais, no dia 24 de fevereiro de 2008, o Querelado novamente imputa falsamente ao Querelante a conduta delitiva do artigo 150 do Cdigo Penal Ptrio, isto , violao de domiclio. Desse modo, como consta no Termo Circunstanciado n 60/2008, onde o Querelado confirma que referiu-se ao Querelante com a expresso ele est intocado em casa, ao apontar a casa do Querelante

para uma guarnio de policiais que o mesmo havia chamado at o local sob a alegao que o Querelante havia invadido sua residncia e, l construira um porto de ferro, conforme consta em anexo (doc.10-17)..
Crive-se que o artigo 150 do C.P.B, assim diz:

Entrar ou permanecer, clandestinamente ou astuciosamente, ou contra a vontade expressa ou tcita de quem de direito, em casa alheia ou em suas dependncias: Pena deteno, de um a trs meses ou multa.
Portanto, no h de cogitar sobre a consumao da conduta delitiva, vez que o Querelado imputou falsamente ao Querelante o fato definido como crime de violao de domiclio , disposto no artigo 150 do Cdigo Penal brasileiro, ofendendo-lhe a honra, valendo-se grifar a repercusso de tal inveracidade, vez que todos os vizinhos receberam a carta em suas residncias com a acusao supra mencionada. Convm abalizar, quanto mensurao do bem lesado pelo Querelado, visto que est intimamente ligado ao Princpio Constitucional da Dignidade da Pessoa Humana, acastelado no artigo 1, inciso III da Carta Magna Nacional, colacionando as brilhantes palavras do ilustre professor Vidal Serrano Nunes, que assim aduz:

(...) o direito da personalidade, direito fundamental intrnseco ao ser humano e de natureza extrapatrimonial, impenhorvel, imprescritvel, intransmissvel, vitalcio e necessrio.

(A Proteo Constitucional da Informao e o Direito a Crtica Jornalstica. FTD, 1997). Neste feito, como j cedio por todos que a competncia jurisdicional para demanda de tal jaez do Juizado Especial Criminal, conforme dispe os artigos 60 e 61 da Lei 9.099 de 26 de setembro de 1995. DO PEDIDO Diante do exposto, e tendo o Querelado infringido o disposto no artigo138 (crime de calnia) do Cdigo Punitivo Ptrio, requer a Vossa Excelncia que, recebida e autuada esta pea proeminal (queixa-crime), seja o Querelado citado para querendo oferecer defesa, enfim, para se ver processar at final julgamento, quando, ento, dever ser condenado sano penal prevista no dispositivo legal supramencionado, aps a oitiva das testemunhas arrolada em anexo. Ademais, requer que se digne a intimar as testemunhas do rol acostado a este petitrio para depor em juzo, em dia e hora a serem designados. Pede deferimento. Local e Data. ADVOGADO OAB n. XXX Rol de testemunhas 1. FULANO DE TAL, QUALIFICAO E ENDEREO 2. MARIA DE TAL, QUALIFICAO E ENDEREO.

Guia Prtico de Preveno Contra Invases de Terra


Este GUIA foi elaborado de acordo com os pareceres dos eminentes juristas e professores de Direito Civil, Prof. Silvio Rodrigues da Universidade de So Paulo e Prof. Orlando Gomes da Universidade da Bahia. Agindo de acordo com ele, voc

poder evitar a invaso de sua fazenda e estar colaborando para a paz no campo, dentro da lei e da ordem. Instrua sua famlia e seus empregados sobre como utiliz-lo Garanta a inviolabilidade de sua propriedade I. II. III. IV. V. VI. Advertncia importante! Prevenindo a ameaa de invaso Diante do Risco Prximo de Invaso Em Caso de Turbao da Posse Em caso de invaso Em caso de a polcia no cumprir a Ordem Judicial

Advertncia importante!
Os fazendeiros vtimas de invases de terra, em sua grande maioria, esto completamente despreparados: Como agir em tal situao ? Que providncias tomar ?

Freqentemente acabam: combatendo violncia com violncia, ou tomando decises precipitadas, sem amparo legal, e por isso complicando-se com a Justia.

Este Guia quer: Ser um conselheiro do fazendeiro nessas horas difceis; Evitar que medidas ineficazes sejam tomadas, comprometendo o xito de sua defesa; Que voc fazendeiro saiba como defender legalmente sua fazenda das invases dos "sem-terra", um movimento organizado, cujo carter subversivo ningum mais ignora; Que a reao contra o organizado MST seja inteligente para ser eficaz; Que contra o subversivo MST os proprietrios rurais saibam reagir segundo a LEI e dentro da ORDEM.

Para isso, preciso que: Este Guia seja lido com ateno; Seja estudado junto com seu administrador e empregados de confiana; Ccada um dos procedimentos aqui propostos seja perfeitamente compreendido; Seus empregados sejam orientados para no responderem a provocaes pessoais. Elas so uma manobra freqentemente utilizada pelos invasores como o objetivo de transformar os defensores da propriedade em agressores, iniciando assim um processo incontrolvel de troca de violncias; Voc, e todos os seus familiares e empregados, estejam inteiramente convencidos da importncia de agir sempre dentro da lei e da ordem.

No se esquea de que: Este GUIA s lhe ser til se voc e os seus o conhecerem detalhadamente; Voc no deixar para estud-lo apenas na hora da invaso, ou quando esta estiver iminente; Agindo segundo o que aqui proposto, voc poder ter xito. Qualquer falha, pode ser fatal nesse momento. No acredite naquele que lhe disser: _Fique tranqilo, no vai acontecer nada...

Prevenindo a ameaa de invaso


"Prevenir melhor do que remediar!" "Um homem prevenido vale por dois !" Esses ditados da sabedoria popular nos ensinam certas verdades, das quais costumamos nos esquecer. Assim, somos freqentemente pegos de surpresa. No acredite que "coisa ruim s acontece para os outros". O MST (Movimento dos Sem Terra) muito organizado. Para defender-se de sua ao subversiva, preciso saber como faz-lo. Guarde bem essa idia: preciso evitar o elemento surpresa. 1. Mande elaborar, e tenha sempre mo, um Laudo Tcnico de Produtividadeatualizado, feito por um agrnomo ou zootecnista, de preferncia de algum rgo oficial do Governo. Ele tirar dos sem-terra um dos mais importantes pretextos para a invaso. Renove-o pelo menos anualmente, e diga a todo mundo que voc o tem. Legalmente, no h nenhum direito de invadir terra pretensamente "improdutiva"; mas para o MST pouco importa a lei... Fala-se at que existe uma conexo entre gente do INCRA e o MST; o que no seria de estranhar: muita gente da esquerda ali se infiltrou. O seu Laudo Tcnico de Produtividade prvio complicar os planos deles na hora de fazerem o laudo oficial da terra invadida; ele desestimular a invaso, pois tornar mais difcil alcanar o objetivo final dos invasores: a desapropriao de sua fazenda. 2. Mantenha a cerca de divisa de sua fazenda em perfeito estado, para que o crime de invaso (esbulho possessrio) fique inteiramente caracterizado. 3. Estabelea uma rotina para percorrer as divisas da fazenda freqentemente e, se possvel, tenha postos de vigilncia que cubram toda a rea da propriedade. 4. Informe-se continuamente sobre a presena de qualquer elemento estranho nas proximidades. Essa informao lhe ser preciosa. 5. Tenha um telefone celular ou rdio a bateria, para no ficar incomunicvel se os sem-terra cortarem os fios de luz e de telefone.

6. indispensvel que cada um dos seus vizinhos e amigos conhea bem este Guia. Eles podero ajud-lo em caso de necessidade. 7. Ponha-se em contato, desde j, com um advogado de confiana, para que ele tenha j estudadas e prontas as medidas jurdicas necessrias, para tom-las prontamente em caso de necessidade. 8. Para tomar tais medidas com a rapidez necessria, ele precisar ter em mos um dossi completo de documentos: ttulo de propriedade devidamente registrado no Registro de Imveis, provas de posse (contratos de financiamento, fotografias, notas fiscais de compra e venda de equipamentos e produtos, provas testemunhais etc.). Providencie desde j esses documentos, e deixe-os nas mos dele. 9. Tenha sempre com voc endereo e telefone de seu advogado e de seus amigos (residncia, escritrio, fax, celular). 10. Nunca tenha armas ilegais, no registradas ou sem porte. Lembre-se de que uma arma registrada, mas sem porte, s pode ser mantida, exclusivamente, dentro de sua propriedade.

Diante do Risco Prximo de Invaso


Risco prximo de invaso se caracteriza por: qualquer ameaa, "diz- que-diz" de que uma invaso est sendo preparada, movimentao suspeita, qualquer coisa, enfim, que leve voc a desconfiar de que est em risco de ter sua fazenda invadida. Se, a qualquer momento, voc se encontrar diante de tal situao: 1. Autorize seu advogado a entrar imediatamente com uma Ao de Interdito Proibitrio (*), com Pedido de Concesso Liminar (*), baseada no artigo 1.210 do Cdigo Civil e artigos 932 e 933 do Cdigo de Processo Civil. * Interdito proibitrio o ato pelo qual o Juiz probe algum de fazer alguma coisa; no caso, de invadir a sua propriedade. ** Concesso liminar o ato pelo qual o Juiz manda que alguma coisa seja feita sem antes ouvir a parte contrria; no caso, o Juiz concederia o Interdito Proibitrio de imediato, sem ouvir os sem-terra antecipadamente. Obtida a liminar, se os "sem terra" invadirem sua fazenda, eles tero que pagar uma multa diria que os Juizes costumam fixar em torno de R$ 1.000,00 por dia ! 2. Procure o delegado e o comandante do destacamento local da Polcia Militar, e pea proteo policial. 3. Faa publicar na imprensa local e regional que voc obteve a Liminar de Manuteno de Posse. 4. Faa constar em toda a regio que obteve a liminar, e que voc est disposto a fazer tudo o que for preciso para que essa ordem judicial seja obedecida; que, se necessrio, ir ao Supremo Tribunal, ao Governador, ao Presidente, seja a quem for!

Essas providncias tero um efeito psicolgico muito grande. Os invasores funcionam como os ladres comuns: preferem invadir fazendas mais fceis. Se encontram dificuldades, desistem. 5. Comunique o fato, imediatamente, s seguintes autoridades, se possvel por fax, e guarde o comprovante dos faxes, para ficar documentado: Delegado de Polcia; Comandante da PM; Prefeito Municipal; Secretrio de Segurana Pblica; Governador do Estado; Deputados e Senadores ligados a sua regio.

6. Telefone para seus vizinhos e amigos, a fim de que venham ajud-lo a tomar essas providncias. 7. A seguir insista por telefone junto a essas mesmas autoridades, pressionando-as para que tomem as medidas preventivas necessrias. Nesses FAX e telefonemas: Deixe entender que, se no tomarem as providncias necessrias, voc os denunciar a todo mundo, pela imprensa e de boca em boca. Informe os nomes dos lderes que est organizando a invaso e dos que incitando a ela, sejam eles polticos, sacerdotes, religiosos ou quaisquer outras pessoas.

8. Conte a todo mundo quem est promovendo a agitao. Esse tipo de gente tem muito medo de ser preso. S gosta de aparecer na hora das entrevistas, quando no h perigo. Denunciado, tende a recuar. Muito importante! Seus vizinhos, diante de seu sucesso, tero mais coragem de fazer o mesmo. Se vrios fazendeiros agirem dessa forma, a ao do MST tornarse- invivel.

Em Caso de Turbao da Posse


Caracteriza-se a turbao da posse por qualquer ato que perturbe a sua posse mansa e pacfica (*). * Posse mansa e pacfica aquela que voc mantm sobre sua propriedade, sem sofrer nenhuma espcie de perturbao ou ameaa. No preciso que o agressor demonstre a inteno de permanecer na propriedade para que se caracterize a turbao da posse; basta que manifeste o intuito de destruir, de causar prejuzo, de perturbar. Exemplos: destruio de cercas, audes ou porteiras; derrubada de rvores, roubo ou matana de animais, etc. 1. Em caso de turbao da posse, registre imediatamente uma Ocorrncia na Delegacia de Polcia: leve consigo pelo menos 3 testemunhas, pea uma cpia doBoletim de Ocorrncia, e guarde-a muito bem.

2. Autorize seu advogado a entrar com uma Ao de Manuteno de Posse, com Pedido de Concesso Liminar (*). * Ao de Manuteno de Posse aquela pela qual o Juiz manda que sua fazenda permanea na sua posse e que ningum o incomode. J foi explicado atrs o que Concesso Liminar. A Ao de Manuteno de Posse visa tambm garantir-lhe a imediata devoluo da fazenda caso venha a ser invadida, inclusive com o pagamento de perdas e danos por prejuzos causados pelo invasor. Ao entrar com essa ao, apresente o maior nmero possvel de provas que demonstrem que voc tem a posse efetiva do imvel: Documentos de propriedade Notas fiscais de compra ou venda de produtos; Contratos de financiamento envolvendo a fazenda; Fotografias; Boletim de Ocorrncia (conforme acima) Testemunhas etc.

Concedida a Liminar de Manuteno de Posse pelo Juiz, seu direito a permanecer na posse da fazenda estar reconhecido; os "sem terra" sero obrigados a respeit-lo, sob pena de serem responsabilizados por desobedincia ordem judicial, o que caracteriza a prtica de atentado (*) * O atentado se caracterizaria, nesse caso, pela violao de sua posse, garantida por ordem judicial, ficando ento os sem-terra obrigados a pagar as perdas e danos que voc sofra na invaso ou na turbao (Cdigo de Processo Civil, artigos 879 a 881).

Em caso de invaso
Se voc tomou todas as medidas preventivas recomendadas neste GUIA, as probabilidades de que sua fazenda seja invadida diminuiro enormemente. Mas, se isso acontecer, voc precisa conhecer, com segurana e preciso, o que a lei lhe faculta, e quais os cuidados que deve tomar para evitar que a invaso tenha xito, ou que a violncia se instale em conseqncia de algum procedimento errado seu ou dos que o ajudam. Assim, leia e releia com ateno as recomendaes feitas a seguir. 1. Avise imediatamente seu advogado e seus vizinhos e amigos, para que venha ajud-lo. 2. S em ltimo caso use do direito ao Desforo Privado e Imediato que a lei lhe assegura. O direito ao Desforo Privado e Imediato definido e assegurado pelo artigo 1.210, 1o do Cdigo Civil que diz: o possuidor turbado ou esbulhado poder manter-se ou restituir-se por sua prpria fora, contanto que o faa logo; os atos de defesa ou de desforo no podem ir alm do indispensvel manuteno, ou restituio da posse. Diz o Prof. Orlando Gomes: o desforo pode chegar ao uso de armas se o seu

emprego for indispensvel manuteno, ou restituio da posse (Dirio de Montes Claros, 15 e 8/01/1986). No mesmo sentido diz o Prof. Silvio Rodrigues: se para assegurar ou recuperar a posse, o possuidor tiver que usar armas, inclusive de fogo, ser-lhe- lcito a elas recorrer (idem, ibidem). Prossegue o Prof. Orlando Gomes: Uma agresso injusta consistente, por exemplo, na ocupao de terras por um bando obstinado, ocorre em circunstncias que no permitem o chamamento da fora policial para ao imediata, at porque a demora em acudir o esbulho cria o problema da expulso dos esbulhadores. Nesta hiptese e em outras semelhantes, o possuidor (ou seus prepostos) podem agir de pronto por sua prpria fora e autoridade, sem ser obrigados a chamar a polcia e ficar esperando por sua ao. Quando, porm, lhe parea mais oportuno apelar para a autoridade policial e logo verifique a inutilidade do apelo, lcito que pratique, ele prprio o desforo, expulsando os esbulhadores, contanto que no seja largo o intervalo entre a ao e a reao, a ofensa e a defesa (idem, ibidem). Portanto, se uma resistncia pacfica, cercas e arame, barreiras de homens, disparos de advertncia para o ar, no bastarem e, pior se as autoridades constitudas cruzarem os braos, a prpria lei diz que legal e legtima a resistncia armada. importantssimo fotografar e/ou filmar tudo o que se passar nessa ocasio. Freqentemente os invasores dispem de fotgrafos e cinegrafistas amadores que registram os fatos do modo deles. Voc mesmo, e um ou mais empregados de confiana, precisam saber e estar preparados para tirar fotografias ou filmar cenas de ameaa e da invaso. Os agitadores, por vezes, temem mais uma fotografia do que um tiro. 3. Tenha sempre mquinas fotogrficas prticas e baratas, com filmes j instalados para uso imediato. A cada 6 meses, troque os filmes velhos por filmes novos, que se estragam rapidamente aps serem colocados na mquina. 4. Se possvel, vale a pena ter filmadoras de vdeo. Com um pouco de treino, qualquer empregado seu estar preparado para manuse-las. 5. Leve as fotos para a imprensa local e regional, sem entregar os negativos. Narre os fatos e pea que os publiquem; pague at a publicao, se necessrio. 6. Leve o vdeo e as fotos para as TVs locais e regionais. 7. Registre o fato na Delegacia de Polcia, e guarde muito bem uma cpia do Boletim de Ocorrncia. 8. Faa elaborar um Laudo Tcnico, por engenheiro agrnomo, sobre a situao da fazenda no momento da invaso. 9. Registre imediatamente o Laudo Tcnico no Cartrio de Ttulos e Documentos, para que no possa haver dvidas posteriores a respeito da data do mesmo. preciso que o Laudo Tcnico defina claramente a situao de produo, e relacione as benfeitorias existentes e seu estado de conservao. Junte todas as provas e documentos possveis.

10. Autorize seu advogado a entrar com Ao de Reintegrao de Possecumulada com Ao de Indenizao por Perdas e Danos, com Pedido de Concesso liminar. O objetivo da Ao de Reintegrao de Posse obter de volta a posse, com base no artigo 1.210 do Cdigo Civil, e artigos 926 a 931 do Cdigo de Processo Civil. Nessa Ao de Indenizao por Perdas e Danos importantssimo o Laudo Tcnico da Propriedade Invadida que voc mandou fazer, pois ele que caracteriza a situao do imvel no momento da invaso, permitindo calcular os prejuzos. O invasor ter que pagar-lhe o valor do produto daquilo que voc plantou e ele colheu. Ter que pagar tambm pelos prejuzos que lhe causar ainda que acidentalmente nas lavouras e pela deteriorao das terras (artigos 1.216 e 1.218 do Cdigo Civil). Se o INCRA vier a desapropriar a fazenda aps a invaso, esse Laudo Tcnico ser importantssimo para avaliar o valor da indenizao das benfeitorias. Com ele, no decurso do processo de desapropriao, voc ter elementos para contestar o Laudo de Vistoria do INCRA. Se, por imprevidncia ou fatalidade, a invaso tiver sido consumada, estar caracterizado crime de esbulho praticado pelos sem-terra, e voc poder promover, alm da Ao de Reintegrao de Posse, uma Ao Criminal: Esbulho tem pena de 1 a 6 meses de priso e multa, mais a pena correspondente violncia (Cdigo Penal, art. 161, 1, alnea 11). "Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia" tem pena da 1 a 6 meses, ou multa (Cdigo Penal, art. 163). Se esse crime for cometido "com violncia pessoa ou grave ameaa", a pena de 6 a 36 meses, e multa, mais a pena correspondente violncia (Cdigo Penal, artigo 163, nico). Incitar publicamente prtica de crime tem pena de priso de 3 a 6 meses, ou multa (Cdigo Penal, art. 286) Fazer publicamente apologia de fato criminoso tem pena de 3 a 6 meses (Cdigo Penal, art. 287). Associarem-se mais de 3 pessoas, em quadrilha ou bando, para o fim de cometer crimes, tem pena de recluso de 1 a 3 anos; pena em dobro se bando armado (Cdigo Penal, arts. 286 a 288).

Em caso de a polcia no cumprir a Ordem Judicial


Se a polcia no cumprir o Mandado de Reintegrao de Posse do Juiz, voc pode: 1. Solicitar Interveno Federal no seu Estado, conforme autoriza a Constituio (*). A Interveno Federal deve ser pedida por seu advogado ao Tribunal de Justia de seu Estado, com exposio detalhada dos fatos que a justificam. O Tribunal de Justia solicitar ao Supremo Tribunal Federal que determine ao Presidente da Repblica que expea o Decreto de Interveno Federal. O no cumprimento do mandado do Juiz por parte do Governo do Estado constitui

crime de responsabilidade que d a voc o direito de receber de seu Estado uma Indenizao por Perdas e Danos(artigo 927 do Cdigo Civil). * A Unio no intervir nos Estados nem no Distrito Federal exceto para (...) prover a execuo da lei federal, ordem ou deciso judicial (Constituio Federal, art. 34).

DECISO

possvel tutela antecipada em ao possessria fundada em posse velha A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justia (STJ) cassou deciso do Tribunal de Justia do Rio de Janeiro (TJRJ) que havia considerado impossvel a concesso de antecipao de tutela em ao possessria, em caso de posse velha (com prazo superior a um ano e um dia). A disputa pela posse da Fazenda do Cu, situada na Prainha de Mambucaba, em Paraty (RJ), remonta a 1983. Segundo a ministra Isabel Gallotti, o fato de a ao possessria ser fundada em posse velha impe que ela seja regida pelo procedimento ordinrio, previsto no artigo 924, parte final, do Cdigo de Processo Civil (CPC), e no pelo rito especial, reservado s aes intentadas com menos de ano e dia. Embora a posse velha impea o deferimento da imisso liminar (prevista no artigo 928 do CPC), nada impede acrescentou a ministra que o juiz atenda ao pedido de antecipao de tutela (artigo 273), cabvel em todas as aes ordinrias, desde que estejam presentes no caso especfico os requisitos legais para sua concesso. Provas inequvocas

Em primeira instncia, o juiz concedeu tutela antecipada de reintegrao de posse em favor de Kallas Engenharia e Empreendimentos Ltda. Embora usasse a expresso liminar, o juiz considerou presentes no caso os pressupostos da antecipao de tutela, entendendo que eram inequvocas as provas da aquisio da rea pelos antecessores da empresa e do esbulho praticado pela parte contrria, decorrente de invaso do imvel e parcelamento irregular. Alm disso, o juiz levou em conta provas de que o imvel pertence rea de Preservao Ambiental (APA) do Cairuu, necessit ando de imediatas providncias do estado de modo a impedir ainda mais a degradao ambiental j l constatada. A outra parte recorreu com agravo de instrumento para o TJRJ, que cassou a antecipao de tutela ao argumento de que a liminar de cunho satisfativo s poderia ser concedida se a ao possessria tivesse sido iniciada no prazo de ano e dia, de acordo com o artigo 924 do CPC. Contra essa deciso, a Kallas Engenharia entrou com recurso especial no STJ. Fundamento central

Seguindo o voto da relatora, Isabel Gallotti, a Quarta Turma deu provimento ao recurso e anulou o acrdo do TJRJ no agravo de instrumento, determinando corte estadual que avalie os pressupostos da antecipao de tutela questionada, afastado o argumento de que a medida seria impossvel por se tratar de posse velha. Para a relatora, o acrdo do tribunal estadual no foi devidamente fundamentado. Segundo a ministra, a deciso do TJRJ no analisou o fundamento central da deciso de primeiro grau, que era a legitimidade da posse do imvel pelos antecessores da empresa. No foi apreciada ainda, segundo ela, a alegao da Kallas de que seu representante legal est sofrendo medidas de ordem penal por causa da degradao ambiental promovida pelos esbulhadores. O acrdo do TJRJ, segundo a ministra, entende que a tutela antecipada em favor do proprietrio do imvel no pode ter como um de seus fundamentos a degradao ambiental causada pelos invasores. No entanto, acrescentou ela, o acrdo no esclarece como pode ser evitado pelo proprietrio o dano cuja responsabilidade lhe imputada pelas autoridades administrativas, se no obtm ele a reintegrao de posse buscada perante o Judicirio.

EXCELENTSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DA VARA DA COMARCA DE SO JOS DE RIBAMAR DO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO MARANHO

URGENTE PEDIDO DE LIMINAR LEONILSON DOS SANTOS, brasileiro, vivo, portador da CIRG n 15195462000-0/SSP/MA, CPF n 075 342 483 53, motorista, residente e domiciliado na Unidade 205, Rua 21, casa 05, Cidade Operria, So Lus - MA, vem perante V.Exa., com as honras de estilo, por intermdio de seu advogado in fine assinado, instrumento de mandato anexo, MOZART BALDEZ, com escritrio profissional em Braslia DF, no SGAS 914, nmero 63/A, Asa Sul e na Av. Cel. Colares Moreira n 07, sala 409, Ed. Planta Tower, Renascena , So Lus MA, telefones: (98) 32278730, propor AO REIVINDICATRIA DE PROPRIEDADE Com pedido de Tutela Antecipada Liminar c.c. Danos morais, em desfavor de, JOS DE RIBAMAR SILVA JNIOR, brasileiro, solteiro, profisso desconhecida, residente na Av. General Artur Carvalho, Bairro Boa Vista, sem nmero, municpio de So Jos de Ribamar - MA, aonde encontra-se acampado com seus funcionrios, pelos fundamentos jurdicos a seguir expedidos: DA GRATUIDADE DE JUSTIA Inicialmente, afirma os Requerente que de acordo com o artigo 4 da Lei n 1.060/50, com redao introduzida pela Lei n 7.510/86, que, temporariamente, no tem condies de arcar com eventual nus processual sem prejuzo do sustento prprio e de sua famlia. Assim, atravs do seu patrono Jurisprudncia: requer a concesso dos benefcios da justia gratuita.

JUSTIA GRATUITA Necessidade de simples afirmao de pobreza da parte para a obteno do benefcio Inexistncia de incompatibilidade entre o art. 4 da Lei n. 1.060/50 e o art. 5, LXXIV, da CF. Ementa Oficial: O artigo 4 da Lei n. 1.060/50 no colide com o art. 5, LXXIV, da CF, bastando parte, para que obtenha o benefcio da assistncia judiciria, a simples afirmao da sua pobreza, at a prova em contrrio (STF 1 T: RE n. 207.3822/RS; Rel. Min. Ilmar Galvo; j. 22/04/1997; v.u) RT 748/172. ASSISTNCIA JUDICIRIA Justia Gratuita Concesso de benefcio mediante presuno iuris tantum de pobreza decorrente de afirmao da parte de que no est em condies de pagar as custas do processo e honorrios do advogado, sem prejuzo prprio ou de sua famlia Admissibilidade Inteligncia do artigo 5, XXXV e LXXIV, da CF. A CF, em seu artigo 5, LXXIV, inclui entre os direitos e garantias fundamentais a assistncia jurdica integral e gratuita pelo Estado aos que comprovarem a insuficincia de recursos; entretanto, visando facilitar o amplo acesso ao Poder judicirio (artigo 5, XXXV, da CF), pode o ente estatal conceder assistncia judiciria gratuita mediante a presuno iuris tantum de pobreza decorrente da afirmao da parte de que no est em condies de pagar as custas do processo e os honorrios de advogado, sem prejuzo prprio ou de sua famlia (STF 1 T.; RE n. 204.305-2 PR; Rel. Min. Moreira Alves; j. 05.05.1998; v.u) RT 755/182 ACESSO JUSTIA Assistncia Judiciria Lei n. 1.060, de 1950 CF, artigo 5, LXXIV. A garantia do artigo 5, LXXIV assistncia jurdica integral e gratuita aos que comprovarem insuficincia de recursos no revogou a assistncia judiciria gratuita da Lei n. 1.060/1950, aos necessitados, certo que, para a obteno desta, basta a declarao, feita pelo prprio interessado, de que a sua situao econmica no permite vir a juzo sem prejuzo da sua manuteno ou de sua famlia. Essa norma infraconstitucional pe-se, ademais, dentro do espirito da CF, que deseja que seja facilitado o acesso de todos Justia (CF, artigo 5, XXXV) (STF 2 T.; RE n. 205.029-6 RS; Rel. Min. Carlos Velloso; DJU 07.03.1997) RT 235/102. DOS FATOS O autor co-herdeiro e nessa condio um dos condminos do imvel de rea de terras com 88 hectares devidamente registrado no registro geral de imveis n 2-L, s fls. 172-V, na matrcula 5112, conforme documentao anexa, por fora de herana deixada por sua genitora MARIA DE LOURDES FERREIRA DOS SANTOS. Desta feita, o imvel que, ora se exerce o direito de seqela, tem a seguinte individualizao: Primeira rea: 7.000,00 m2, localizada na Rua So Pedro, Bairro Boa Vista. E a segunda rea 1.262,00 m2, situada na Rua General Artur Carvalho, sem nmero, Bairro Boa Vista, no lugar denominado Retiro, Municpio de So Jos de Ribamar MA, sendo que citada rea encontra-se registrada no registro geral de imveis n 2-L, s fls. 172-V, na matrcula 5112 (documento anexo). Com efeito, a genitora do autor MARIA DE LOURDES FERREIRA DOS SANTOS, adquiriu o imvel por esplio dos bens deixados por falecimento de sua me VICNCIA ROSA FERREIRA, atravs de registro de escritura pblica devidamente levada ao Registro Imobilirio do Municpio de So Jos de Ribamar ( cpia de documento anexo). Infere-se ainda nesse contexto que esse imvel foi adquirido por VICNCIA , em data de 16 de junho de 1921, do casal FRANCISCO RAYMUNDO FERREIRA e BENTA BERNARDINA DE ARAGO FERREIRA, por escritura pblica, conforme CERTIDO do Cartrio de Registro Geral de Imveis e Hipotecas 1 Zona Oficial, So Lus MA, constante do livro de transcrio das transmisses de n 3-F, s fls. 136, em 16 de junho de 1921, no registro n 2.945 (cpia de documento anexo). Entretanto, em que pese no pairar dvidas quanto a propriedade do autor , assim como, da legitimidade do Ttulo Dominial, como ilustra a documentao, ora carreada aos autos, o requerido, mesmo recebendo pessoalmente inmeras advertncias do autor, insiste em permanecer ocupando injustamente a sua propriedade , causando transtornos e prejuzo. de bom alvitre assinalar, por oportuno, que esse imvel descrito, em nenhum momento fora alienado a qualquer ttulo para terceiro, no constando em cartrio qualquer desmembramento com a anuncia dos seus legtimos proprietrios no caso os co-herdeiros, dentre os quais o autor. No incio do ms de fevereiro do ano em curso, o requerido iniciou o esbulho com a construo de um muro na gleba denominada segunda rea e em 05/03/2013, passou a roar um outro terreno na mesma rea, construiu um barraco e piquetou com vistas a demarcar o solo para futuro parcelamento na denominada primeira rea. cedio que a reivindicatria ao do proprietrio no-possuidor para reaver o imvel de quem injustamente o possua ou detenha. Na ao reivindicatria , a posse para ser considerada injusta (art. 1.228 do CC/02) no requer violncia, clandestinidade ou precariedade , basta apenas, para sua configurao, que ela no decorra da propriedade ou no exista ttulo que se oponha ao proprietrio. Sobre o tema , leciona NELSON ROSENVALD, in Direitos Reais, editora Lumen Juris, in verbis: Posse injusta aquela que, mesmo obtida pacificamente , sobeja desamparada de causa jurdica eficiente capaz de respaldar a atividade do possuidor. (op. Cit. Pg. 187) Por conseguinte, necessrio destacar que a Ao Reivindicatria uma ao fundada em direito real imobilirio, de natureza petitria , ou seja, alicerada no domnio , e que tem por objetivo garantir o domnio do proprietrio contra quem transgride o seu direito dominial. Nesta ao, verifica-se que o proprietrio deseja retomar a coisa do possuidor ou detentor injusto, sendo, portanto, legitimado para esta ao o proprietrio.

Neste diapaso, SLVIO DE SALVO VENOSA, em sua obra DIREITO CIVIL, 6 edio, atualizada de acordo com o Cdigo Civil de 2002, no livro de Direitos Reais, volume 05, pg. 219, afirma que: Ao reivindicatria a ao petitria por excelncia. direito elementar e fundamental do proprietrio a seqela ; ir buscar a coisa onde se encontra e em poder de quem se encontra . Deflui da a faculdade de o proprietrio recuperar a coisa. Escuda-se no direito de propriedade para reivindicar a coisa do possuidor no proprietrio, que a detm indevidamente. ao real que compete ao titular do domnio para retomar a coisa do poder de terceiro detentor ou possuidor indevido (...). Possuir injustamente ter o bem sem o direito de possuir (ius possidendi).. O Cdigo Civil em seu artigo 1.228, que trata das disposies acerca da propriedade estabelece que: O proprietrio tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reav-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha. Deveras , injusta a posse do requerido, o qual permanece no imvel sem ttulo dominial que a justifique, a espera de uma deciso judicial para desocupao. Absurdo! Uma verdadeira aventura. Nesse sentido caminha a jurisprudncia: AO REIVINDICATRIA . PROPRIETRIO NO POSSUIDOR. POSSE INJUSTA. TTULO DE PROPRIEDADE . REQUISITOS DA REIVINDICATRIA. A ao reivindicatria meio judicial disponvel ao proprietrio no possuidor para retomar a coisa que se encontra in justamente em poder de outrem. Para efeitos da ao reivindicatria , a posse injusta aquela exercida divorciada do titulo de propriedade, de outro ttulo ou contrato que autoriza a posse sobre a coisa. Havendo ttulo de propriedade sobre o imvel, o qual encontra-se individualizado , e sendo injusta a posse, comprovados os requisitos para a procedncia da ao reivindicatria. (Apelao Cvel n 2.0000.00.519726-8/000-Relator: Desembargador Irmar Ferreira Campos Data da Publicao: 04/05/2006). AO REIVINDICATRIA PROPRIEDADE DEMONSTRADA ATRAVS DE REGISTRO IMOBILIRIO INDIVIDUALIZAO POSSE INJUSTA DE TERCEIRO REQUISITOS PREENCHIDOS PARA PROCEDNCIA DO PLEITO. Para a procedncia da ao reivindicatria , devem, necessariamente , ser preenchidos os requisitos de prova da titularidade de domnio , coisa individuada e posse injusta de terceiro. (Apelao Cvel n 2.0000.00.519726-8/000 Relator: Desembargador Fernando Caldeira Brant data da publicao: 08/10/2005). DOS REQUISITOS DA AO Restou consubstanciado nos autos que o autor titular do domnio transferido por herana de sua me, que por sua vez herdou da av do autor VICNCIA ROSA FERREIRA , sendo que esta ltima adquiriu o imvel por escritura pblica em 16 de junho de 1921. Neste sentido faz juntar a cpia da certido de casamento e demais documentos cartoriais. No mesmo sentido a invaso e ocupao do terreno com o firme propsito de se apoderar da terra demonstra o carter INJUSTO DA POSSE OU SEM CAUSA JURDICA. DO DIREITO DE AO DO CO-HERDEIRO Aberta a sucesso com a morte da genitora do autor nasceu um condomnio pro indiviso sobre o acervo hereditrio. Neste sentido, ao co-herdeiro dada a legitimidade ad causam para ingressar com ao reivindicatria, independentemente da formao de litisconsrcio com os demais co-herdeiros, visando defender a coisa comum que esteja em poder de terceiro indevidamente, nos moldes do Art. 1314, do Cdigo Civil, verbis: Art. 1.314. Cada condmino pode usar da coisa conforme sua destinao, sobre ela exercer todos os direitos compatveis com a indiviso, reivindic-la de terceiro, defender a sua posse e alhear a respectiva parte ideal, ou grav-la. Colaciona-se Processo: REsp Relator(a): Ministro Julgamento: 19/08/2010 rgo T3 Publicao: DJe Ementa RECURSO ESPECIAL - AO REIVINDICATRIA - TUTELA DE BEM DEIXADO PELO DE CUJUS - PARTILHA AINDA NO VERIFICADA CO-HERDEIRO LEGITIMIDADE pois, ATIVA RECONHECIDA at RECURSO a ESPECIAL PROVIDO. partilha. 1. Sendo a herana uma universalidade, de rigor reconhecer-se que sobre ela os herdeiros detm fraes ideais no individualizadas, 2. Aberta a sucesso, cria-se um condomnio pro indiviso sobre o acervo hereditrio, regendo-se o direito dos co-herdeiros, quanto propriedade e posse da herana, pelas normas relativas ao condomnio (artigo 1791, pargrafo nico, do Cdigo Civil). 3. Tal como ocorre em relao a um condmino, ao co-herdeiro dada a legitimidade ad causam para reivindicar, 06/09/2010 TERCEIRA Julgador: TURMA MASSAMI UYEDA 1192027 MG 2010/0078655-0 jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia neste sentido:

independentemente da formao de litisconsrcio com os demais co-herdeiros, a coisa comum que esteja indevidamente em poder de terceiro, nos moldes no artigo 1314 da lei civil. 4. O disposto no artigo 12, V, do Cdigo de Processo Civil no exclui, nas hipteses em que ainda no se verificou a partilha, a legitimidade de cada herdeiro vindicar em juzo os bens recebidos a ttulo de herana, porquanto, in casu, trata-se de legitimao 5. Recurso especial provido. DA TUTELA ANTECIPADA concorrente.

O Art. 273 do CPC, estabeleceu que o Magistrado poder conceder a antecipao dos efeitos da tutela pretendida no pedido inicial, in casu, a imisso do autor na posse do imvel acima individualizado, quando presente os requisitos de lei. Robusta a prova trazida aos autos, ou seja, o ttulo de domnio, sendo ele prprio e legalmente constitudo, oriundo de Escritura Pblica, com as formalidades exigidas por lei, inclusive com o devido ajuizamento do processo de inventrio que tramitou nessa Comarca. Desse modo, presentes os pressupostos da verossimilhana do direito e do periculum in mora, faz jus o autor tutela antecipatria. Veja: AGRAVO DE INSTRUMENTO AO DE IMISSO DE POSSE COMPROVAO DA PROPRIEDADE - PROVA INEQUVOCA - VEROSIMILHANA - PRESENA DOS REQUISITOS PARA A CONCESSO DA TUTELA ANTECIPADA. A funo da tutela antecipada adiantar os efeitos da prpria sentena , com a qual se satisfaz a pretenso do titular de um direito. A tutela antecipada um adiantamento da tutela de mrito , ou seja, um adiantamento do objeto da demanda ou dos efeitos da sentena que concede o que foi pedido. A prova da propriedade se faz pela inscrio da escritura no registro de imveis, ex vi do artigo 1.245 do Cdigo Civil. Verificando-se que os autores da ao de imisso de posse instruram-na com tal documento, certo se afirmar que a alegao por eles feita, no sentido de serem os proprietrios do imvel objeto da lide, verossmil. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento n 453.757-9 da Comarca de ABRE CAMPO, sendo Agravante (s) MANOEL PEREIRA LIMA E OUTRA e Agravado (a) (os) (as) CARLOS HONORATO FERREIRA E OUTRA, ACORDA, em Turma, a Quinta Cmara Civil do Tribunal de Alada do Estado de Minas Gerais, REJEITAR PRELIMINARMENTE E, NO MRITO, NEGAR PROVIMENTO , NOS TERMOS DO VOTO DO RELATOR. Presidiu o julgamento o Juiz ARMANDO FREIRE (Relator) e dele participaram os Juzes EULINA DO CARMO ALMEIDA (1 Vogal) e FRANCISCO KUPIDLOWSKI (2 Vogal). DOS PEDIDOS Ante o exposto requer: a) A citao do requerido, no endereo preambularmente indicado, para querendo, contestar o pedido inicial, no prazo legal, assim como seja este julgado PROCEDENTE, com a imisso do autor na posse do imvel suso transcrito: Primeira rea: 7.000,00 m2, localizada na Rua So Pedro, Bairro Boa Vista, Municpio de So Jos de Ribamar - MA e a segunda rea 1.262,00 m2, situada na Rua General Artur Carvalho, sem nmero, Bairro Boa Vista, Municpio de So Jos de Ribamar MA, no lugar denominado Retiro, registrado no registro geral de imveis n 2-L, s fls. 172-V, na matrcula 5112, de propriedade dele, como restou devidamente comprovado nos autos, por ser medida de Direito e de Justia! b) A ANTECIPAO DA TUTELA , com fundamento no Art. 273, CPC, expedindo-se , liminarmente , inaudita altera parte, MANDADO DE IMISSO DE POSSE, EM FAVOR DO REQUERENTE, a fim de mitigar os prejuzos advindos da demora e injusta ocupao do ru, determinao judicial. c) A CONDENAO do requerido em danos morais a contar da data do esbulho, a ser arbitrado por esse juzo. Caso entenda necessria a justificao prvia, requer seja designada data para respectiva audincia, determinando a citao do Requerido para comparecer (art. 928, parte final, do CPC), proferindo despacho deferitrio na referida audincia. d) A condenao do ru ao pagamento das custas processuais e honorrios advocatcios de sucumbncia, arbitrados em 20% (vinte por cento) do valor atribudo causa. Protesta provar o alegado por todos os meios em Direito Admitidos, especialmente pelo depoimento pessoal do ru, o que desde j se requer, oitiva de testemunhas. culminando-lhe pena pecuniria diria no valor de R$ 1.000,00(mil reais) ,caso no cumpra a

Requer finalmente a intimao do Ministrio Pblico para os atos desta ao e a concesso dos benefcios da Justia Gratuita por ser juridicamente pobre. D-se causa o valor de R$ 400.000,00 ( quatrocentos mil reais). Termos Pede So Luis MA, 08 de MARO DE 2013. em que, Deferimento.

MOZART OABDF 25401 E OABMA9984/A Rol 1) 2) 3) 4) DECISO: PODER TRIBUNAL Consulta Processo de 1 Grau Sexta-feira, S 22 10:25:19 de Maro de 2013 8 dia(s) aps PETIO a movimentao DE JUDICIRIO DE JUSTIA realizada DO DO em: ESTADO ESTADO 26/04/2013 DO DO FRANCISCO NATTAN LUIS JEFFERSON GUSTAVO de Testemunhas RAQUEL DAS para eventual audincia GONALVES CHAGAS MOREIRA DE SILVA MATOS SOUZA DOS de Justificao,

BALDEZ as LIMA LIMA SANTOS SOUSA

quais comparecero independentemente de intimao: Rua Cezar Viana, Quadra 01, casa 05, conjunto APACO, Cidade Operria , So Lus MA. Rua Cezar Viana, Quadra 01, casa 05, conjunto APACO, Cidade Operria , So Lus MA. Travessa da Avenida nmero 90, Bairro Campina, So Jos de Ribamar MA. Av. Trindade n 439, Estrada da Mata, So Jos de Ribamar MA.

MARANHO MARANHO 11:06:20

anterior DIVERSOS

PROTOCOLIZADA

REQUEREM AS SUAS ADMISSOES COMO LITISCONSORCIO FACULTATIVO E NESTE ATO RATIFICAM EM TODO O SEU TEOR OS TERMOS DA PETIO INICIAL E REQUEREM A CONCESSO DA JUSTICA GRATUITA. Resp: 133298 S 10:20:05 14 15:35:07 de PROTOCOLIZADA Maro de 2013 PETIO 2 A dia(s) DE aps JUNTADA a AOS AUTOS anterior TUTELA requer juntada Resp: 140160 Quinta-feira, S movimentao DE CONCEDIDA ANTECIPAO

PROCESSO N. 570-02.2013 AUTOR: LEONILSON DOS SANTOS R: JOS DE RIBAMAR SILVA JNIOR Vistos em correio DECISO Cuida-se de ao reivindicatria, com pedido de tutela antecipada, ajuizada por LEONILSON DOS SANTOS contra JOS DE RIBAMAR SILVA JNIOR, por este estar ocupando ilicitamente imvel de propriedade daquele. Relatado isto, verifico nesta cognio sumria, pela prova documental produzida, verossimilhana necessria ao reconhecimento da plausibilidade do direito do autor ao imediato uso, gozo e fruio da coisa, trazendo eles a respectiva comprovao de que co-herdeiro do bem, conforme documentao juntada (fls. 11-36). DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. APELAO CVEL. AO REIVINDICATRIA. BEM QUE INTEGRA O PATRIMNIO DE ESPLIO. AO PROPOSTA POR CO-HERDEIRO INDIVIDUALMENTE. LEGITIMIDADE QUE SE RECONHECE. NULIDADE DA SENTENA QUE SE IMPE. RECURSO CONHECIDO E PROVIDO.(71072 RN 2008.007107-2, Relator: Des. Expedito Ferreira, Data de Julgamento: 30/06/2009, 1 Cmara Cvel) No tocante ao periculum in mora, d-se in re ipsa, concluindo-se pela sua ocorrncia pelo simples de fato de outro estar usufruindo plena e gratuitamente imvel de sua propriedade, evidenciando-se ento um considervel prejuzo econmico. Isto posto, defiro o pedido de antecipao de tutela para imitir o autor provisoriamente na posse do bem, caso no seja cumprida a desocupao, expea-se o competente mandado, sendo deferido uso de fora policial, caso seja necessrio. Sobre o pedido de justia gratuita, no vislumbro a possibilidade do deferimento, portanto, determino que seja juntado aos autos, no prazo de 10 (dez) dias - sob pena de recolhimento do mandado e indeferimento da inicial - recolhimento das custas ou a comprovao da impossibilidade da parte autora fazer o pagamento das custas processuais, haja vista no haver convencimento deste juzo que o Requerente hipossuficiente, pois as provas constantes nos autos vo de encontro com o atestado no documento de fls. 12. Cite-se ainda a r para contestar a demanda, no prazo de 15 (quinze) dias. Cumpra-se. So Jos de Ribamar, 13 de maro de 2013. Juza LVIA MARIA DA GRAA COSTA AGUIAR Juza Auxiliar da Capital Respondendo pela 1 Vara de So Jos de Ribamar Resp: 163063

You might also like