You are on page 1of 2

Publicada em outubro/2007 - Atualizada em novembro/2009

REVISTA EINSTEIN
SOCIEDADE BENEFICENTE ALBERT EINSTEIN

Sndrome de Burnout
Burnout: alto ndice de estresse
Com o mercado competitivo, ter estresse normal e at nos ajuda a tomar decises no trabalho e na vida pessoal. Em certa quantidade pode ser positivo e mesmo necessrio, avalia Marine Meyer Trinca, psicloga da Medicina Preventiva do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Entretanto, se isso uma constante, principalmente quando chega a hora de entrar na empresa, a questo pode ser um pouco mais sria. No fim da dcada de 60, estudiosos previram a nova doena, classificada como sndrome de burnout.

Caracterizada por ser o ponto mximo do estresse profissional, pode ser encontrada em qualquer profisso, mas em especial nos trabalhos em que h impacto direto na vida de outras pessoas. o que acontece, por exemplo, com profissionais da sade em geral, jornalistas, advogados, professores e at mesmo voluntrios.

O termo burnout significa que o desgaste emocional danifica os aspectos fsicos e emocionais da pessoa, pois, traduzindo do ingls, burn quer dizer queima e out exterior. Embora j se venha falando sobre o assunto h dcadas, no Brasil as discusses em torno da sndrome tornaram-se mais fortes nos ltimos anos.

De olho nos sintomas


Problemas de relacionamento com colegas, clientes e chefes, a falta de cooperao entre os colegas de trabalho, de equilbrio entre a vida profissional e a pessoal e tambm de autonomia so grandes causadores do nvel mximo de estresse. Fortes candidatos so aqueles conhecidos como workaholics, que se identificam bastante com o trabalho, vivem para ele e tm nveis de exigncia muito altos.

Pessoas com a sndrome apresentam sintomas como fadiga, cansao constante, distrbios do sono, dores musculares e de cabea, irritabilidade,

alteraes de humor e de memria, dificuldade de concentrao, falta de apetite, depresso e perda de iniciativa
Pessoas com a sndrome apresentam sintomas como fadiga, cansao constante, distrbios do sono, dores musculares e de cabea, irritabilidade, alteraes de humor e de memria, dificuldade de concentrao, falta de apetite, depresso e perda de iniciativa.

Essa soma de mal-estares pode levar ao alcoolismo, ao uso de drogas e at mesmo ao suicdio. No dia-a-dia, a pessoa fica ainda arredia, isolada, passa a ser irnica, cnica e a produtividade cai. Muitas vezes, o profissional acredita que a melhor opo seja tirar frias; entretanto, quando volta, descansado, retoma a postura anterior.

H casos de pessoas que saram de frias, descansaram e estavam bem, mas, ao voltar ao trabalho, apresentaram os sintomas novamente
A pessoa tende a adoecer mais porque o sistema imunolgico est comprometido. H casos de pessoas que saram de frias, descansaram e estavam bem, mas, ao voltar ao trabalho, apresentaram os sintomas novamente, explica Ana Maria Teresa Benevides -Pereira, psicloga e autora do livro Burnout: Quando o trabalho ameaa o bem-estar do trabalhador (Casa do Psiclogo).

Caminhos para o bem-estar


Para detectar a sndrome, deve-se fazer um exame minucioso e analisar se os problemas enfrentados esto relacionados ao ambiente de trabalho ou profisso. O ideal procurar um especialista no tema e fazer exames psicolgicos. necessrio avaliar se o ambiente profissional que causa o estresse ou se so as atitudes da prpria pessoa que passam a ser o estopim.

Existem trs focos durante o tratamento psicoterpico: a relao com a profisso, o ambiente de trabalho e o trabalho com foco nos sintomas por exemplo, a dificuldade de concentrao.

Junto terapia, os especialistas aconselham melhorar a qualidade de vida, prevenir o estresse, garantir boa sade fsica, dormir e alimentar-se bem, praticar atividades fsicas e manter hobbies e interesse pela vida social.

You might also like