You are on page 1of 12

Outubro/2013

EMPRESA BRASILEIRA DE HEMODERIVADOS E BIOTECNOLOGIA - HEMOBRS


Concurso Pblico para provimento de cargos de

Analista de Gesto Corporativa Emprego: Planejamento Estratgico


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova 02, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

P R O VA O B J E T I VA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa.

Conhecimentos Bsicos Conhecimentos Especficos

- Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A
C D E

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de material transparente de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - A durao da prova de 3 horas para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. - Ao trmino da prova, chame o fiscal da sala para devolver este caderno e sua Folha de Respostas. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

Caderno de Prova 02, Tipo 001


O autor deixa claro que no est em uma cruzada contra CONHECIMENTOS BSICOS Lngua Portuguesa Ateno: Considere o texto abaixo para responder s questes de nmeros 1 a 3. quem acredita em tratamentos alternativos tudo o que ele defende mais clareza na argumentao. No h problema em usar florais pra se sentir bem, mas no seria correto afirmar que h provas cientficas de sua eficcia. Caso voc seja um adepto da homeopatia ou de dietas Tira-teima racional Jornalista mostra como estatsticas mal-interpretadas e nomes complexos so usados para criar golpes retricos em nome da cincia
Luciana Galastri

da moda, no dever simpatizar com a ironia do livro. Mesmo assim, vale a leitura afinal o prprio escritor mostra que a melhor arma em uma discusso conhecer a fundo as causas de seu interlocutor.
Cincia Picareta, de Bem Goldacre (Civilizao Brasileira)

Prepare-se para se tornar a pessoa mais temida nas mesas de bar quando o assunto gira em torno da dieta da moda, medicina alternativa ou cosmticos. O ceticismo e a ironia do jornalista Bem Goldacre em Cincia Picareta so contagiosos mas extremamente teis. Afinal, como ele mesmo define, o mau entendimento das estatsticas e evidncias fez com que as pessoas acabassem na priso, ridicularizadas e at mortas. Seu livro dedica-se a destrinchar os possveis enganos de tratamentos homeopticos, da nutrio e da medicina em geral. Mas o apelo da narrativa de Goldacre que ele no se limita a acusaes pelo contrrio, ensina o leitor a ter um olhar mais crtico em relao a supostas verdades cientficas. Ele mostra que tudo comea na escola, ao temermos nomes complexos e nmeros em vez de os questionarmos. E prope o mtodo cientfico para analisar as informaes que parecem verdadeiras: observar uma situao, criar uma hiptese para ela e test-la. O autor cita, como exemplo, um tratamento que ficou popular recentemente no Reino Unido chamado Aqua Detox: a pessoa coloca os ps em uma bacia enquanto uma gua especialmente ionizada retira as toxinas de seu corpo. Essas substncias saem pelos ps do indivduo deixando a gua com uma colorao marrom (as toxinas), prova de sua eficcia. Goldacre replicou o experimento colocando uma boneca na bacia, no lugar de ps humanos. O resultado foi o mesmo. Ao analisar a gua que sobrava, um amigo do escritor revelou que no h nenhuma toxina presente a colorao adquirida graas ao ferro do aparelho. Eletrodos do ferro enferrujam e o tom vermelho transmitido para a gua. 2 2. 1.

(Revista Galileu, n. 265. So Paulo: Globo, agosto de 2013, p. 86. Fragmento)

Sobre a finalidade e o assunto do texto, correto afirmar que se trata de uma (A) narrativa exemplar, que busca ensinar o leitor a ter um olhar mais crtico e questionador sobre nomes complexos e nmeros, desde a escola. reportagem de divulgao cientfica, que comprova a eficcia dos remdios homeopticos e dos florais para fins medicinais, nutricionais e cosmticos. campanha publicitria, que mobiliza estatsticas e evidncias para divulgar a popularidade de um tratamento ingls base de gua ionizada. resenha crtica, que comenta o livro de um jornalista, no qual tratamentos de sade alternativos so submetidos a uma avaliao ctica e irnica. notcia de revista, que denuncia um golpe dado em nome da cincia, graas ao qual pessoas mal informadas foram levadas priso e morte.

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

No incio do ltimo pargrafo, o autor dirige-se diretamente a seu interlocutor, utilizando, para isto, o pronome voc. Outro trecho do texto em que a interao com o leitor aparece explicitada : (A) (B) (C) (D) (E) Prepare-se para se tornar a pessoa mais temida... Seu livro dedica-se a destrinchar os possveis enganos... Ele mostra que tudo comea na escola... ... a pessoa coloca os ps em uma bacia... No h problema em usar florais para se sentir bem...

_________________________________________________________

3.

No ltimo pargrafo, as expresses Caso voc seja e Mesmo assim estabelecem, respectivamente, o sentido de: (A) (B) (C) (D) (E) oposio e concluso. finalidade e causa. consequncia e temporalidade. adversidade e proporo. condio e concesso.
HEMOB-Conhecimentos Bsicos1

Caderno de Prova 02, Tipo 001


Ateno: Considere o texto abaixo para responder s questes de nmeros 4 a 7. 4. No terceiro e no quinto pargrafos, as aspas foram utilizadas com a finalidade de destacar palavras do modo como (A) (B) (C) Com a nova ortografia da lngua portuguesa, dei um triste adeus aos tremas e a algumas palavras que levavam acento. Vou sentir falta da velha ortografia, uma falta nada nostlgica, mas visual. O voo, sem o circunflexo, parece que ficou mais raso e pesado; lembra o voo de um inhambu, essa ave grande e pesada e desajeitada que, para sair do cho, bate asas com estardalhao, como se fosse uma bandeira ao vento. E o que dizer da nova idia? Sem o acento agudo, tornou-se grave, fechada e sugere uma pronncia mais lusitana. Lamento a nudez de ideia, como lamento tambm a nudez da palavra jiboia, que perdeu o acento espetado no centro do corpo. E os tremas, esses dois pontinhos suspensos, olhinhos fixos que davam tanta graa e elegncia letra u? Tantos coraes que agentaram o tranco por toda uma vida agora vo ter que suportar emoes, dissabores e adversidades sem o trema. Eu gostava desses pontinhos gmeos que davam um encanto visual palavra tranqilo. Gostava tambm das mos de minha av, mos que passavam unguento nas costas dos netos durante as noites midas de Manaus. Com ou sem trema, o ungento ainda existe, mas as mos da av sumiram e apenas emitem sinais na minha memria. Espero que aquelas noites no sejam molhadas de tanta humidade, tomara que as noites e os dias em tempo chuvoso permaneam midos, livres de um h intruso, desnecessrio. Sempre antipatizei com o hfen, esse trao minsculo que separa duas palavras. Nem todos os hfens foram suprimidos, e a nova regra para o seu uso ainda nebulosa, como afirmou Evanildo Bechara, um dos nossos lexicgrafos mais doutos. Sei que segundo-tenente leva hfen, mas como nomear a condio degradante em que vivem milhes de brasileiros: sub-humana ou subhumana? Para desespero dos editores e revisores, daqui a dez ou quinze anos haver uma nova reforma ortogrfica. Tomara que no padronizem a lngua portuguesa, pois a uniformidade seria o fim da picada. O que enriquece nossa lngua justamente o conjunto de diferenas fonticas e sintticas da lngua portuguesa falada e escrita em vrios continentes. A riqueza de uma lngua herdada pelos colonizados reside tambm na sua inovao e maleabilidade. A reforma ortogrfica de 2020 ou 2022 pode suprimir todos os acentos, todos os hfens, pode excluir at o , com prejuzo gritante palavra caa. Mas deixem, por favor, o nosso gerndio. No estou a pedir muito, p. Estou pedindo apenas isso: nosso pendor ao movimento e ao, que nem sempre seguem para a frente. Mas esta no uma crnica sobre caranguejos.
(Hatoum, Milton. Um solitrio espreita Crnicas. So Paulo: Companhia das Letras, 2013. p. 190-192 Fragmento) HEMOB-Conhecimentos Bsicos1

Adeus aos coraes que aguentaram o tranco


Milton Hatoum

foram corrigidas por lexicgrafos mais doutos. so grafadas em pases colonizadores. sero escritas daqui a dez ou quinze anos. eram grafadas antes da nova reforma ortogrfica. so pronunciadas na regio de origem do autor.

(D) (E) 5.

_________________________________________________________

Sobre o uso, na crnica, dos tempos e modos verbais, so feitas as seguintes afirmaes:

I. No primeiro pargrafo, os verbos dar e levar aparecem conjugados no pretrito perfeito, marcando um tempo anterior ao momento presente, definido, concluso e consumado.

II. No segundo perodo do penltimo pargrafo, as formas verbais padronizem (no presente do subjuntivo) e seria (no futuro do pretrito do indicativo) expressam uma hiptese ou possibilidade.

III. No ltimo pargrafo, o autor ilustra com a variao


do verbo pedir a diferena de usos dos modos verbais entre lusitanos e brasileiros: enquanto os primeiros escolheriam o infinitivo (estou a pedir), os segundos optam pelo gerndio (Estou pedindo). Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 6.

I. II. III. I e II. II e III.

_________________________________________________________

Em certo momento do texto, o cronista brasileiro aproveita o comentrio sobre um dado lingustico para fazer uma crtica social ao pas. Isto ocorre quando ele aborda a regra de: (A) (B) (C) (D) (E) acentuao de palavras com vogais dobradas. acentuao de palavras com ditongo aberto. uso do trema sobre a letra u pronunciada. uso do h no pronunciado no incio de palavras. uso do hfen para separar determinados prefixos.

_________________________________________________________

7.

Sobre o ponto de vista do autor acerca de uma reforma na lngua portuguesa, correto afirmar que ele (A) (B) (C) valoriza as diferenas de uso entre os pases, pois elas enriquecem e renovam o idioma. defende uma maior padronizao do uso da lngua entre colonizados e colonizadores. reconhece o papel futuro de editores e revisores, para que a fontica e a sintaxe portuguesas se tornem mais maleveis. ope-se atual uniformidade das variantes falada e escrita, que prejudica a herana deixada pelos portugueses. questiona um conjunto de inovaes sintticas, porque causam um prejuzo gritante ao idioma materno. 3

(D)

(E)

Caderno de Prova 02, Tipo 001


Ateno: Considere o texto abaixo para responder s questes de nmeros 8 a 10. Pecados corporativos Os problemas de escrita nas empresas que podem tornar a comunicao profissional um inferno
Lgia Velozo Crispino

8.

Embora ao final do texto o autor lembre a importncia de, ao escrever, atentar para os problemas de dupla interpretao, na frase que serve de subttulo reportagem aparece certa ambiguidade, causada pelo fato de (A) (B) (C) (D) (E) o pronome relativo que ter sido usado indevidamente, devendo ser substitudo por as quais. a locuo verbal podem tornar concordar tanto com problemas quanto com empresas. o complemento um inferno referir-se a profissional, em vez de ao vocbulo comunicao. a referncia escrita restringir incorretamente os problemas encontrados nas empresas. o qualificativo profissional variar em nmero, mas no em gnero, para concordar com comunicao.

A comunicao um ato dirio e constante, que faz a diferena entre o sucesso e o fracasso das relaes profissionais, pessoais e familiares. No entanto, muitas pessoas preferem transferir o problema ao leitor ou interlocutor, afirmando que ele no capaz de entender a sua mensagem. Nunca param para analisar que a limitao pode estar na maneira como se expressam. No mundo corporativo, h anos j no existe mais a figura da secretria de departamento responsvel pela elaborao e reviso de comunicados, apresentaes e relatrios. Na era do conhecimento e da internet, em que qualquer funcionrio escreve e-mails para toda a empresa, e no raro escreve em nome da empresa, para fornecedores e clientes, a exigncia da comunicao eficiente em portugus tornou-se fundamental. O e-mail se consolidou como uma ferramenta de comunicao corporativa, mas tambm um documento que, na maioria das empresas, ficar arquivado por muito tempo, um registro de erros. Por isso, preciso que as pessoas dediquem uma especial ateno a essa modalidade de interao. Planeje o que vai escrever Planeje antes de sair escrevendo. A construo dos pensamentos se d de forma inconsciente, involuntria e muito rpida. Pensamos o tempo todo. Portanto, organize seu raciocnio.

_________________________________________________________

9.

No segundo perodo do segundo pargrafo, aparecem os trechos escreve e-mails para toda a empresa e escreve em nome da empresa. A diferena de sentido criada pelo uso das duas expresses grifadas pode ser assim corretamente explicada: (A) no primeiro trecho, o funcionrio comunica-se por escrito com diversas empresas; j no segundo, ele redige documentos de uso interno, apenas para seus colegas. no primeiro trecho, o funcionrio produz textos a fim de representar outros colegas, enquanto no segundo, ele cria mensagens de autoria prpria, para divulgar a empresa a terceiros. no primeiro trecho, o funcionrio envia textos a outros funcionrios da empresa, enquanto no segundo, ele a representa, ao escrever para pessoas que esto fora dela. no primeiro trecho, o funcionrio escreve a uma empresa na qual no atua; j no segundo, ele elabora textos de interesse da sua empresa, os quais sero divulgados internamente. no primeiro trecho, o funcionrio redige mensagens dirigidas a departamentos de outras empresas, enquanto no segundo, ele escreve textos em que aparece o nome de sua prpria empresa.

(B)

(C)

Mais importante que ser objetivo ter objetivos. Toda reunio, apresentao, comunicado, e-mail, enfim, toda comunicao em um ambiente profissional deve ter objetivos claros a serem expressos. Para isso, fundamental planejar cada situao, pensando quais so os pontos que devem ser essencialmente comunicados, qual a melhor maneira de apresent-los, quais argumentos os justificam, qual o conhecimento dos envolvidos sobre o assunto, que nvel de formalidade usar. Economia expressiva

(D)

(E)

_________________________________________________________

10.

Use frases e pargrafos curtos. O nmero de mensagens


que recebemos por dia elevado e, se as suas mensagens so longas, a chance de que elas sejam lidas na ntegra mnima. Outra tcnica que facilita a leitura transformar parte do texto em itens.

A reportagem acaba servindo como um texto utilitrioinstrucional, fornecendo dicas de como se comunicar apropriadamente no ambiente corporativo. A sntese mais adequada dessas sugestes fornecidas pelo autor aparece formulada no perodo: (A) Mensagens escritas mais longas podem apresentar itens e abreviaturas, desde que se considere o grau de conhecimento dos envolvidos e se arquive depois o registro dos erros mais frequentes. Estrangeirismos e palavras de difcil compreenso devem ser utilizadas apenas na linguagem oral, quando se permitem correes e argumentos que justifiquem seu uso. Para uma comunicao escrita eficiente, necessrio planejar, a fim de se organizar o raciocnio, e explicitar objetivos, apresentando as ideias de modo conciso, claro e correto. O alto nvel de formalidade utilizado na comunicao empresarial deve ser sempre mantido, independentemente dos interlocutores envolvidos e dos assuntos tratados, tanto na fala como na escrita. O pensamento escrito deve ser organizado e apresentado de forma involuntria e muito rpida, j que no so permitidas correes e revises, mais comuns na fala.
HEMOB-Conhecimentos Bsicos1

Evite o uso de abreviaes e muitos estrangeirismos. Evite palavras de difcil compreenso ou pouco utilizadas.
Seja direto, claro e simples e mantenha o foco no tema proposto.

(B)

Revise seus textos: quando a comunicao por escrito,


preciso considerar que a linguagem escrita bem diferente da linguagem oral. Ns no escrevemos como falamos. A linguagem precisa ser mais clara e correta, pois no permite correes no momento da leitura, como ocorre com a fala. A reviso atenta de um texto elimina grande parte dos problemas de concordncia e de dupla interpretao. Cuidado tambm com os erros de digitao. Pense em que imagem voc est passando como profissional.
(Revista Lngua Portuguesa. Ano 4, n. 52. So Paulo: Segmento, fevereiro de 2010, p. 28-31 Fragmento adaptado)

(C)

(D)

(E)

Caderno de Prova 02, Tipo 001


12. Lngua Inglesa (A) Ateno: Considere o texto abaixo para responder s questes de nmeros 11 e 12. Transfusion related infections Bacterial Bacterial contamination of blood components is an infrequent complication of transfusion. However, if it does occur, the potential for fulminant sepsis in the recipient is associated with high mortality. It can result from contamination during venepuncture or if an asymptomatic donor is bacteraemic at the time of donation. Symptoms occur during or shortly after transfusion of the contaminated unit and include high fever, rigors, erythema and cardiovascular collapse. RBCs are stored at 4C. This makes contamination with Gram-negative bacteria such as Yersinia enterocolitica and Pseudomonas species more likely as they proliferate rapidly at this temperature. Gram-positive bacteria such as and 13. Staphylococcus epidermidis, Staphylococcus aureus Admita que 36% do sangue seja composto por clulas (hemcias, leuccitos, plaquetas), e que o restante seja composto por material intercelular (plasma). Admita, ainda, que 90% do plasma do sangue composto por gua. Se uma pequena amostra de sangue contm 2,88 mL de gua proveniente apenas do plasma, ento, a quantidade de sangue analisado nessa amostra, em mililitros, igual a (A) (B) (C) (D) (E) 14. 4,6. 5,0. 5,8 6,2. 4,0. Raciocnio Lgico-Matemtico (E) bactrias gram-negativas so as responsveis por plaquetas contaminadas. (D) (C) (B) apesar de haver testes que podem detectar vrus em sangue de doadores, ainda assim h possibilidade de transmisso de doenas virais. os testes para detectar contaminao viral em sangue de doadores foram implantados em meados da dcada de 1980. a contaminao bacteriana mais comum do que a viral em sangue de doadores. bactrias gram-negativas proliferam com maior facilidade em temperatura ambiente. De acordo com o texto,

_________________________________________________________

Bacillus species proliferate more readily at room temperature and so are more commonly seen as platelet contaminants. There are no screening tests currently available for detection of bacterial contamination; therefore, visual inspection of the bag before transfusion is important. Contaminated bags may seem unusually dark in colour or contain gas bubbles. Diagnosis rests with culture of the same organism from both the patient and the implicated blood component. Viral The incidence of transfusion-related viral infection has greatly reduced since the mid-1980s when pre-donation questionnaires to identify groups with high-risk behaviour were implemented. There have also been improvements in pre-transfusion testing of donated blood. Currently, donor blood is screened for hepatitis B, hepatitis C, HIV 1 and 2, human T cell lymphotrophic virus, syphilis and cytomegalovirus. However, disease transmission may occur in the window period, that is, the time after infection when the donor is infectious but screening tests are negative.
(Adapted from http://ceaccp.oxfordjournals.org/content/ 6/6/225.full)

_________________________________________________________

De acordo com o Instituto Nacional do Cncer (INCA), o limite de idade para uma pessoa poder doar sangue ter de 16 (dos 16 at os 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal do pai) at 67 anos, 11 meses e 29 dias. Jair nasceu em 28 de agosto de 1945. Laura, sua esposa, 1 dia mais velha que Jair. lvaro, neto do casal, nasceu em 1998. Os trs foram doar sangue no INCA no dia 29 de agosto de 2013. De acordo apenas com as regras de idade para doao de sangue no INCA, dentre as trs pessoas citadas, (A) apenas Laura no pode doar sangue, por estar fora do limite de idade. ningum est apto a doar sangue, por estarem todos fora do limite de idade. se lvaro tiver autorizao dos pais, ele ser o nico que poder doar sangue. apenas Jair e Laura no podem doar sangue, por estarem fora do limite de idade. se lvaro tiver autorizao dos pais, todos podero doar sangue. 5

11.

Segundo o texto, (A) (B) (C) (D) (E) praticamente impossvel identificar uma bolsa de sangue contaminada por bactrias. os testes para detectar contaminao viral em sangue de doadores so absolutamente confiveis. febre e tremores so sintomas de infeco viral causada por transfuso. uma infeco bacteriana por transfuso tem alta taxa de mortalidade. a janela imunolgica no afeta o resultado dos testes para detectar contaminao viral em sangue de doadores. (B)

(C)

(D)

(E)

HEMOB-Conhecimentos Bsicos1

Caderno de Prova 02, Tipo 001


18. Noes de Legislao 15. O Conselho de Administrao o rgo de orientao superior da HEMOBRS. De acordo com o Regimento Interno da HEMOBRS compete-lhe, dentre outras atribuies, especificamente. (A) (B) aprovar a aquisio, a alienao e a onerao de bens imveis e valores mobilirios. apurar a legalidade e legitimidade dos atos e fatos administrativos e avaliar a eficcia da gesto, do controle e das prticas administrativas da empresa. acompanhar e avaliar a conformidade da execuo e do cumprimento das metas estabelecidas nos Planos Anuais e Plurianuais da Empresa. acompanhar e avaliar a execuo dos projetos e aes da HEMOBRS, zelando pelo cumprimento dos objetivos e metas estabelecidas, bem como o pro-cesso de gesto implementado. analisar e avaliar a execuo oramentria quanto conformidade, aos limites e s destinaes estabelecidas na legislao pertinente. De acordo com a Lei n 10.205/2001, observe as seguintes atividades:
o

I. Cobrana de valores referentes a insumos, materiais, exames sorolgicos, imunoematolgicos e demais exames laboratoriais definidos pela legislao competente, realizados para a seleo do sangue, componentes ou derivados.

II. Honorrios por servios mdicos prestados na assistncia aos pacientes e aos doadores. A referida Lei do Sangue, (A) (B) (C) (D) (E) no considera como comercializao as atividades I e II. no considera como comercializao apenas a atividade I. no considera como comercializao apenas a atividade II. considera como comercializao as atividades I e

(C)

(D)

(E)

II, apenadas apenas com multa administrativa.


considera como comercializao as atividades I e II, apenadas com sanes administrativas, penais

_________________________________________________________ e cveis. _________________________________________________________

16.

Considere as assertivas abaixo a respeito da criao da HEMOBRS.

19.

I. A funo social da HEMOBRS garantir aos pacientes do Sistema nico de Sade SUS o fornecimento de medicamentos hemoderivados ou produzidos por biotecnologia.

De acordo com o Decreto n 6029/2007, a Comisso de tica Pblica CEP integra o Sistema de Gesto da tica do Poder Executivo Federal. Os sete integrantes da CEP sero designados pelo (A) (B) (C) Presidente da Repblica, para mandatos de trs anos, no coincidentes, vedada a reconduo. Presidente da Repblica, para mandatos de dois anos, no coincidentes, permitida uma nica reconduo. Ministro da Integrao Nacional, para mandatos de dois anos, no coincidentes, permitida uma nica reconduo. Presidente da Repblica, para mandatos de trs anos, no coincidentes, permitida uma nica reconduo. Ministro da Integrao Nacional, para mandatos de dois anos, no coincidentes, vedada a reconduo.

II. A HEMOBRS ter sede e foro no Distrito Federal


e prazo de durao indeterminado.

III. vedada HEMOBRS, em qualquer hiptese,


fracionar plasma ou produtos intermedirios obtidos no exterior para prestao de servios a outros pases.

(D) (E)

IV. A HEMOBRS sujeitar-se- ao regime jurdico prprio das empresas privadas, exceto quanto aos direitos e obrigaes trabalhistas e tributrios. De acordo com a Lei n 10.972/2004, correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 17.
o

_________________________________________________________

20.

Considere:

I. O acesso aos rgos e aos meios de comunicao


para divulgao das respectivas religies.

I, II e IV. I, II e III. II e IV. I, III e IV. I e II.


o

II. A coleta de contribuies financeiras de pessoas


naturais e jurdicas de natureza privada para a manuteno das atividades religiosas e sociais das respectivas religies.

III. A celebrao de reunies relacionadas religiosidade e a fundao e manuteno, por iniciativa pblica federal, estadual e municipal, direta e indiretamente atravs de autarquias e empresas pblicas, de lugares reservados para tais fins.

_________________________________________________________

Segundo o Decreto n 5402/2005, a modificao do capital social da HEMOBRS depender de autorizao dos Ministros de Estado da (A) (B) (C) (D) (E) Fazenda, apenas, mediante proposta do Conselho de Administrao, ouvido o Conselho Fiscal. Sade, apenas, mediante proposta do Conselho Fiscal, ouvido o Conselho de Administrao. Sade e da Fazenda, mediante proposta do Conselho de Administrao, ouvido o Conselho Fiscal. Sade e da Fazenda, mediante proposta do Conselho Fiscal, ouvido o Conselho de Administrao. Sade e da Justia, mediante proposta do Conselho Fiscal, ouvido o Conselho de Administrao.

IV. A produo e a divulgao de publicaes relacionadas ao exerccio e difuso das religies de matriz africana. De acordo com a Lei n 12.288/2010, o direito liberdade de conscincia e de crena e ao livre exerccio dos cultos religiosos de matriz africana compreende, dentre outros, APENAS as atividades indicadas em (A) (B) (C) (D) (E)
o

II, III e IV. I, II e III. I, II e IV. I e III. II e IV.


HEMOB-Conhecimentos Bsicos1

Caderno de Prova 02, Tipo 001


CONHECIMENTOS ESPECFICOS 21. Com a transformao de Estado Social para o Estado Regulador, deslocou-se o foco do princpio da legalidade e do controle de procedimentos para o controle de resultado a ser obtido pela administrao, com o cumprimento de metas e emprego eficaz do dinheiro pblico. Essa descrio diz respeito ao modelo de gesto pblica (A) (B) (C) (D) (E) patrimonialista. burocrtica. gerencial. paternalista. nepotista. 27. A discrepncia entre a estratgia pretendida pela empresa e as aes estratgicas que os gestores empreendem, quando realmente as implementam, conhecida como (A) (B) (C) (D) (E) 28. Inrcia competitiva. Dissonncia estratgica. Anlise situacional. Competncia diferenciada. Capacidades bsicas.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

Uma das ferramentas mais utilizadas pelas organizaes, para que a estratgia definida seja bem implementada o BSC. Esta ferramenta proporciona:

22.

Para garantir e ampliar o sucesso da organizao, tanto no presente como no futuro, adotado o processo de planejamento e execuo de uma srie de aes competitivas. Esse processo denomina-se (A) (B) (C) (D) (E) Administrao Estratgica. Anlise Situacional. Abordagem Clssica. Gesto Participativa. Abordagem Estruturalista.

I. Melhoria constante no nvel de conhecimento e


toda a cadeia de valor da empresa.

II. Necessidade de desdobramento e gesto constante


dos indicadores.

III. Questionamento da estrutura organizacional ou


no, conforme a estratgia definida.

IV. Acompanhamento e sustentao da estratgia da


organizao.

_________________________________________________________

23.

A globalizao traz algumas tendncias como parcerias e alianas entre organizaes do mesmo setor. Esse um dos motivos que levam formao de novos modelos de gesto criados nas organizaes pblicas e privadas. Modelo de Gesto (A) (B) o processo de influenciar e dirigir o comportamento das pessoas em direo ao alcance de objetivos. a organizao que emerge, espontnea e naturalmente, entre as pessoas que ocupam posies na organizao formal. a atividade ou tarefa especfica visando a um objetivo imediato e de curto prazo. o poder institucionalizado e oficializado que depende de legitimidade. a forma como as empresas organizam suas atividades e seus recursos, com a aplicao de procedimentos, normas e regras, de maneira que esta reflita seus valores, sua viso e misso.

V. Maior nvel de comunicao sobre os resultados


organizacionais. Est correto o que consta em (A) (B) (C) (D) (E) 29.

I, II, III, IV e V. II e III, apenas. I, II, IV e V, apenas. III e IV, apenas. I e V, apenas.

_________________________________________________________

(C) (D) (E)

O Planejamento Estratgico Situacional uma ferramenta que potencializa a formulao de polticas pblicas, alm de agir como instrumento de articulao (Matus, 2000). So pressupostos do Planejamento Estratgico Situacional:

I. Considerar vrios agentes planejando com objetivos conflitantes.

_________________________________________________________

II. A eficcia do plano depende da eficcia das estratgias dos oponentes e aliados.

24.

Operar com projetos de longo perodo de maturao uma viso de longo prazo. Segundo Silva (2006), essa operao exige um planejamento (A) (B) (C) (D) (E) da Viso. de Oportunidade. de Cenrios. da Misso. de Recursos.

III. Existe uma nica explicao para os problemas.


Est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 30.

_________________________________________________________

25.

Joo o diretor-geral de uma empresa que, aps anlises comparativas e verificao das tendncias de mercado, resolveu eliminar uma de suas unidades de negcios. A ferramenta utilizada por Joo foi (A) (B) (C) (D) (E) o Fluxo de caixa. a Cadeia de valor. o Posicionamento estratgico. a Matriz BCG. o Grfico de Ishikawa.

II. I e III. II e III. I. I e II.

_________________________________________________________

A HEMOBRS coordena, orienta e executa projetos de pesquisa e desenvolvimento visando a criao de novos produtos no setor da sade. Ao utilizar a matriz de SWOT, os stakeholders envolvidos no microambiente organizacional, so: (A) (B) (C) (D) (E) Concorrentes, fornecedores, entidades de classe e agncias regulatrias. Departamento de compras, concorrentes e entidades de classe. Departamento de recursos humanos, fornecedores, concorrentes e agncias regulatrias. Economia, departamento de vendas e produo. Demografia, governo e fornecedores. 7

_________________________________________________________

26.

O processo gerencial, voltado a adequar os objetivos e recursos da empresa s mudanas de oportunidade de mercado, denominado (A) (B) (C) (D) (E) Foras Competitivas. Negcio. Oportunidade. Planejamento Estratgico. Misso.

HEMOB-AGC-Plan.Estratgico-02

Caderno de Prova 02, Tipo 001


31. O termo Governana Corporativa, apesar de j estar em uso h mais de 20 anos nos pases avanados, ainda novo no Brasil. A Governana Corporativa tem como principal objetivo: (A) exercer poder na administrao dos recursos sociais e econmicos de um pas, visando o desenvolvimento e a capacidade dos governos de planejar, formular e programar polticas e cumprir funes. definir o conjunto de atributos que torna uma empresa especial, nica. recuperar e garantir a confiabilidade, em uma determinada empresa, para os seus stakeholders. prestar contas de sua atuao a quem os elegeu. zelar pela perenidade da organizao. 35. Segundo Gonalves (2000), as empresas so grandes colees de processos estruturados em 3 categorias conforme quadro abaixo.

Processos

I. Primrios ou de
negcio.

(B) (C) (D) (E) 32.

II. Suporte ou apoio.

III. Gerenciais.

_________________________________________________________

Acerca da Estratgia Corporativa, so aspectos avaliados pelo gerente de uma organizao: (A) (B) (C) (D) (E) Escopo corporativo, relacionamento e mtodos. Escopo corporativo, unidades de negcio e mtodos. Escopo corporativo, relacionamento e unidades de negcio. Relacionamento, unidades de negcio e mtodos. Relacionamento, estratgias corporativas e unidades de negcio. (C) (A)

Caractersticas 1. Conjuntos de atividades que garantem o funcionamento adequado dos processos primrios. 2. Relaes que incluem as aes de medio e ajuste do desempenho da organizao. 3. Atividades que geram valor para o cliente. Podem ainda ser entendidos como aqueles que caracterizam a atuao da empresa e que so suportados por outros internos, resultando no produto ou servio que recebido por um cliente externo.

Est corretamente relacionado o que consta em:

I-1 I-1 I-2 I-3 I-3

II-2 II-3 II-1 II-2 II-1

III-3. III-2. III-3. III-1. III-2.

(B)

_________________________________________________________

33.

A expresso "o que somos, o que fazemos e para onde vamos" fornece um quadro da perspectiva de uma organizao. Ela no deixa nenhuma dvida sobre o rumo de longo prazo da organizao e para onde a gerncia pretende conduzir a empresa, e , corretamente, traduzida por (A) (B) (C) (D) (E) misso e objetivo. misso e viso. misso e estratgia. objetivo e viso. objetivo e estratgia.

(D)

(E) 36.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

34.

Segundo a revista Fortune, menos de 10% das estratgias formuladas so executadas eficazmente, havendo uma lacuna entre estratgias e resultados. Coutinho & Kalls (2005) dizem que possvel afirmar que algumas das grandes responsabilidades dos gestores, de forma a garantir os resultados de curto e longo prazos, so:

O desenvolvimento de um software para um processo empresarial aperfeioado, a construo de um prdio ou de uma ponte, o esforo de socorro depois de um desastre natural, a expanso das vendas em um novo mercado geogrfico todos so projetos. Segundo PMI Project Management Institute (2004), o Gerenciamento de Projetos define-se como:

(A)

Estratgias para a formao de uma equipe adequada. A aplicao de conhecimentos, habilidades, ferramentas e tcnicas s atividades do projeto, a fim de atender as suas demandas, realizado por meio da iniciao, planejamento, execuo, monitoramento e encerramento. Esforos temporrios, com um objetivo preestabelecido, definido e claro, para criar um novo produto, servio, processo. Projetos de web sites, de plataformas ou ambientes interativos que necessitam de uma mentalidade holstica. Um composto de trs restries: tempo, custo e qualidade.
HEMOB-AGC-Plan.Estratgico-02

I. Planejamento das intervenes necessrias (alinhado ao planejamento estratgico).

(B)

II. Gesto dos processos. III. Coordenao da implementao das intervenes


(gesto de projetos).

IV. Acompanhamento e gesto do impacto das intervenes nos processos (gesto da estratgia). Est correto o que consta em (A) (B) (C) (D) (E) 8

(C)

I e IV, apenas. I, II e III, apenas. II e IV, apenas. I, II, III e IV. III e IV, apenas.

(D)

(E)

Caderno de Prova 02, Tipo 001


37. Todos os projetos de P&D (Pesquisa & Desenvolvimento) convivem com um componente de incerteza em relao aos seus resultados. Por isso, o Gerenciamento de Projeto se torna fundamental para diminuir os riscos de prejuzos no investimento. De acordo o PMBOK (PMI, 2000), a Gesto de risco em projetos envolve (A) determinao de quais riscos, internos e externos, so mais provveis de afetar o projeto e quais so os limites aceitveis para cada um deles. anlise da probabilidade de ocorrncia e impacto dos riscos identificados, de maneira quantitativa e qualitativa. criao de planos de contingncia, para os riscos identificados e avaliados, com a finalidade de eliminar ou minimizar os impactos causados. identificao, avaliao, desenvolvimento de reao e controle dos riscos. inmeras atividades e variveis que devem ser gerenciadas, a fim de no comprometer o sucesso do projeto. 40. Carlos Broens, fundador de uma bem-sucedida empresa australiana, fez a seguinte afirmao: Ns sempre comemos elefantes. Ao dizer isso, ele no se referia ao hbito de se alimentar, mas sua confiana no enfrentamento de desafios normalmente encarados como impossveis pelas empresas (Tidd, 2001). Acerca desse assunto, correto afirmar que a inovao (A) (B) (C) (D) movida pela habilidade de estabelecer relaes, detectar oportunidades e tirar proveito das mesmas. consiste, apenas, na abertura de novos mercados. est restrita a bens manufaturados. desempenha um papel secundrio, enquanto os novos produtos so encarados como lderes de inovao no mercado. reduziu seu alcance no setor de bens manufaturados, com o advento da internet.

(B)

(C)

(E)

(D) (E)

_________________________________________________________

41.

_________________________________________________________

O Sistema de Planejamento e Oramento Federal SPOF, que compreende um conjunto de estruturas que atuam na Administrao Pblica Federal brasileira, tem como finalidade, dentre outras, a (A) (B) (C) (D) (E) aprovao do Plano Plurianual de formulao estrita pelo Congresso Nacional. execuo operacional do oramento de cada uma das diversas unidades da Federao. manuteno e o aprimoramento do Plano de Contas nico da Unio. elaborao dos Balanos Gerais da Unio. formulao de planos nacionais, setoriais e regionais de desenvolvimento econmico e social.

38.

Nas ltimas dcadas, a avaliao de polticas e programas governamentais assumiu grande relevncia para as funes de planejamento e gesto. O interesse pela avaliao tomou grande impulso com a modernizao da Administrao pblica. Para Lubambo e Arajo (2003), os tipos de avaliao so: (A) (B) (C) (D) (E) Formativa; Externa; Participativa e Somativa. Diagnstica; Formativa; Somativa e de Monitoramento. Ex-ante; Somativa; Formativa ou de Processo e Monitoramento. Ex-ante; Formativa; Prtica e de Gesto. Diagnstica; Formativa; Somativa e Participativa.

_________________________________________________________

42.

No desempenho das atividades de Planejamento Federal no Brasil, NO compete s unidades responsveis (A) (B) (C) (D) manter um sistema de informaes relacionados a indicadores sociais. identificar, analisar e avaliar os investimentos estratgicos do governo. realizar estudos socioeconmicos e anlises de polticas pblicas. definir classificaes oramentrias, tendo em vista as necessidades de harmonizao com as atividades de avaliao e controle. estabelecer diretrizes gerais para atuao das empresas estatais.

_________________________________________________________

39.

A HEMOBRS coordena, orienta e executa projetos de pesquisa e desenvolvimento visando criao de novos produtos e processos. A Gesto da Inovao busca criar um ambiente favorvel ao envolvimento do maior nmero de pessoas, estabelecendo mtricas que permitam, no apenas acompanhar mas, incentivar e desenvolver a capacidade inovadora da empresa. Segundo Terra (2012), so dimenses da Gesto da Inovao:

(E) 43.

_________________________________________________________

I. Estratgias e objetivos da inovao, Modelo organizacional e Governana.

Considere, abaixo, as duas afirmaes ligadas pelo conectivo explicativo porque. Mtodos quantitativos tm uso bastante difundido, na gesto pblica, por rgos de controle externo PORQUE so selecionados elementos que merecero um exame mais minucioso das equipes de auditoria, por meio de tcnicas de amostragem. Est correto afirmar que (A) (B) (C) (D) (E) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda justifica a primeira. as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda no justifica a primeira. a primeira afirmao verdadeira e a segunda falsa. a primeira afirmao falsa e a segunda verdadeira. as duas afirmaes so falsas. 9

II. Recursos financeiros e pessoas. III. Gesto do conhecimento e infraestrutura tecnolgica.

IV. Gerao de ideias, insights e processos e estruturas para implementao.

V. Mensurao, recompensas e cultura organizacional. Est correto o que consta em (A) (B) (C) (D) (E)

I, II, III e V, apenas. II, III e IV, apenas. I, III, IV e V, apenas. II, IV e V, apenas. I, II, III, IV e V.

HEMOB-AGC-Plan.Estratgico-02

Caderno de Prova 02, Tipo 001


44. Um mtodo quantitativo (estatstico) que pode ser utilizado na avaliao do desempenho na Administrao pblica (A) (B) (C) (D) (E) 45. a partida dobrada. a anlise swot. a correlao. o sistema integrado de gesto (ERP). 48. Sobre o modelo de gesto baseado em competncias, considere:

I. Tem como um de seus objetivos o alinhamento das


competncias individuais s estratgias organizacionais.

II. Apregoa a transparncia nos critrios de provimento, seleo, sucesso e gesto de desempenho.

III. Busca maior apoio da empresa ao autodeseno PDCA.


_________________________________________________________

volvimento do funcionrio.

Convnio na Administrao pblica o vnculo existente entre uma entidade administrativa e terceiros em que ocorre (A) o encontro de partes com interesses especficos e distintos das outras, buscando, cada qual, na relao jurdica, a realizao de uma satisfao individual. a reunio de partcipes, de forma articulada, para a construo de um resultado final perseguido por todos, que se traduz em benefcio para a coletividade. a celebrao de um acordo entre partes com obrigatoriedade de estabelecimento de regras que garantam fins lucrativos. a criao de uma ligao tipicamente obrigacional, normalmente inexistindo liberdade quanto desistncia do acordo celebrado. a livre disposio da parte sobre os valores financeiros recebidos pelas atividades.

IV. Valoriza a utilizao de ferramentas que sejam capazes de mensurar e avaliar o desempenho individual. Est correto o que consta em (A) (B) (C) (D) (E) 49.

II e III, apenas. I e III, apenas. I, II e III, apenas. II e IV, apenas. I, II, III e IV.

(B)

(C)

_________________________________________________________

(D)

Segundo Hitt, Ireland e Hoskisson (2003), o Planejamento Estratgico pode ser dividido em quatro etapas principais, dentre as quais NO se inclui a (A) (B) (C) (D) (E) concepo estratgica. formulao estratgica. gesto do conhecimento estratgico. implementao da estratgia. sntese estratgica.

(E)

_________________________________________________________

46.

O Sistema de Gesto de Convnios e Contratos de Repasse SICONV tem como uma de suas principais funes (A) (B) (C) (D) promover a transferncia direta de recursos para rgos ou entidades da Administrao pblica federal. alavancar a parceria convenial com pessoas fsicas ou entidades privadas com fins lucrativos. centralizar os atos preparatrios para a celebrao de convnios, em um portal, em meio eletrnico. realizar auditorias externas peridicas sobre os instrumentos de convnio, dentre outros, firmados pela Unio. estabelecer as diretrizes gerais que nortearo a concepo do Plano Plurianual PPA.

_________________________________________________________

50.

Considere, abaixo, as duas afirmaes ligadas pelo conectivo explicativo porque. A percepo e o senso de utilidade da adoo do Planejamento Estratgico podem ser diferentes no setor pblico e nas organizaes privadas PORQUE situaes de monoplio estatal, bem como a natureza dos objetivos e as formas de mensurao de desempenho, tendem a gerar diferenas entre a esfera da Administrao pblica e a da gesto privada de negcios. Est correto afirmar que (A) (B) (C) (D) (E) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda justifica a primeira. as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda no justifica a primeira. a primeira afirmao verdadeira e a segunda falsa. a primeira afirmao falsa e a segunda verdadeira. as duas afirmaes so falsas.
HEMOB-AGC-Plan.Estratgico-02

(E)

_________________________________________________________

47.

So objetivos do acompanhamento fsico-financeiro dentro da gesto oramentria pblica, EXCETO (A) (B) (C) (D) (E) garantir a sobreposio entre o Plano Plurianual PPA e as Leis Oramentrias Anuais LOAs. a gerao de informaes para o aperfeioamento das aes oramentrias. o aprimoramento oramentrio dos rgos setoriais. subsidiar a elaborao da prestao de contas anual do Presidente da Repblica. auxiliar na busca da transparncia na utilizao dos recursos pblicos para a sociedade.

10

Caderno de Prova 02, Tipo 001


51. Depois que a empresa area Nex S.A. anunciou que vai vender passagens de avio no guich do Metr de determinada cidade, a, tambm empresa area, Plan S.A. anunciou que vai vender passagens areas nos guichs da companhia de nibus Cravo S.A., nos terminais rodovirios, onde mantm linhas intermunicipais e interestaduais e atende 50 cidades. Em troca, a empresa area Plan S.A. passar a oferecer passagem de nibus, da Cravo S.A., em sua rede de franquias Plan Viagens. O acordo entrou em vigor no dia 24/03/2011, por meio de um projeto-piloto. A estratgia representada por essas empresas denomina-se (A) Estratgia de Nvel Corporativo, que visa liderana de custo em um determinado mercado. Estratgia de Parceria projetada, para ganhar uma vantagem competitiva a partir de uma convenincia comercial. Estratgia de Operaes, usada para melhorar o desempenho, corrigindo problemas que foram criados por meio de diversificao imprpria ou excessiva. Estratgia de Diferenciao, usada quando a sobrevivncia da empresa est ameaada. Eficincia em termos de custos. 54. Para expandir suas operaes, a empresa Air anunciou um acordo para comprar 31% da empresa Voando S.A., correspondente a 25% do capital votante da empresa e o restante em aes preferenciais. O acordo ainda no vinculante, isto , no h uma obrigatoriedade de que haja o fechamento do negcio. Segundo a empresa Air, as conversas ainda so preliminares e no vinculam ou obrigam as companhias, que podero desistir da negociao a qualquer momento. Este acordo permitir capturar o crescimento do mercado e ter uma exposio mais significativa no mercado de rotas de mdia densidade. A empresa Air, ao negociar a compra de 31% da Voando S.A., adota a Estratgia de (A) (B) diferenciao, projetada para ganhar uma vantagem competitiva a partir de uma convenincia comercial. crescimento, a partir da aquisio horizontal que visa a aumentar a participao de mercado e o porte da empresa. operaes, a partir da eficincia em termos de custo projetado. globalizao, que consiste em eliminar as fronteiras geogrficas na produo e comercializao de produtos. negcio, que visa o crescimento a partir da aquisio vertical.

(B)

(C)

(C) (D)

(D)

(E)

_________________________________________________________ _________________________________________________________

(E)

52.

A companhia SOL planeja aumentar sua participao de mercado investindo no segmento de plasma. Sabe-se que, para isso, os produtos devem compor entre 45% e 50% do portflio dos produtos da companhia, tornando-se um segmento que traz um prmio maior para a companhia. Neste caso, trata-se da Estratgia de (A) (B) (C) nvel corporativo de diversificao no relacionada. nvel corporativo de diversificao relacionada. crescimento, a partir da reestruturao da sua linha de produtos. crescimento, a partir da fuso entre duas empresas, visando criar uma vantagem competitiva mais forte. inovao, a partir do desenvolvimento de novos produtos.

55.

O processo de administrao estratgica envolve um ajustamento interativo entre as mudanas nos fatores ambientais e os fatores internos da empresa e, tem como objetivo, a identificao das oportunidades, ameaas, foras e fraquezas que podem beneficiar ou prejudicar a organizao. Para isso, necessrio estudar, de forma segmentada, o ambiente (A) (B) (C) (D) (E) Poltico. Demogrfico. Econmico. Especfico. Natural.

(D)

_________________________________________________________

56.

(E)

_________________________________________________________

Nas ltimas dcadas, vrias tentativas tm sido feitas para delinear estruturas organizacionais que possam operar com a flexibilidade necessria. A estrutura matricial existe h muito tempo, porm somente na dcada de 50 foi formalizada e depois estudada por especialistas em Administrao. Essa estrutura vantajosa porque

53.

Na anlise de macroambiente, verificar as tendncias relativas s leis, cdigos, instituies governamentais e correntes ideolgicas, que possam afetar a empresa, importante para que o administrador identifique ameaas ou oportunidades. Essas tendncias esto presentes, dentre outros, no fator (A) (B) (C) (D) (E) Sociocultural. Concorrentes. Tecnolgico. Demogrfico. Poltico-legal.

I. favorvel s caractersticas de trabalho por projetos.

II. o Gerente do projeto utiliza a liderana autocrtica. III. os integrantes sabem o que devem fazer, uma vez
que, no ambiente, no ocorrem contingncias. Est correto o que consta em (A) (B) (C) (D) (E)

I e II, apenas. I, apenas. I, II e III. II, apenas. III, apenas.


11

HEMOB-AGC-Plan.Estratgico-02

Caderno de Prova 02, Tipo 001


57. A estrutura matricial, para o produto final, vantajosa pois gera a aplicao de multidisciplinaridade de conhecimentos vindos de diversas unidades organizacionais que utilizam a estrutura funcional. No entanto, essa vantagem tambm gera um desafio aos gerentes, porque

I. aumenta o nvel de conflito na organizao. II. quebra o princpio da unidade de comando, existente nos Princpios de Fayol.

III. o gerente de projeto no necessita de habilidade de


negociao. Est correto o que consta em (A) (B) (C) (D) (E)

I, apenas. II, apenas. I e II, apenas. I, II e III. III, apenas.

_________________________________________________________

58.

O tipo de estrutura organizacional mais apropriado para gerenciar projetos de pesquisa & desenvolvimento (A) (B) (C) (D) (E) Funo ou Funcional. Matricial. Produtos e Servios. Cliente. rea ou Regio Geogrfica.

_________________________________________________________

59.

Segundo Vasconcellos (2002), os aspectos que tm grandes efeitos sobre a estrutura quando trata-se do condicionante Tecnologia (todos os aspectos tecnolgicos), a ser aplicado no produto da pesquisa & desenvolvimento, so (A) (B) (C) (D) (E) a formalizao e o controle. a autonomia e a formalizao. os nveis hierrquicos e as unidades organizacionais. a interdependncia funcional e a especializao. a hierarquia e a especializao.

_________________________________________________________

60.

Segundo Vasconcellos (2002), a empresa que atua na rea de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento gerar um efeito sobre a estrutura. Considere:

I. Necessita de elevado nvel de integrao para ser


realizada, o que favorece a Estrutura por Projetos.

II. Necessita de alto nvel de especializao tcnica,


favorecendo a estrutura por projeto-funcional ou somente funcional.

III. Tem pouca integrao e favorece a Estrutura Funcional. Est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 12

II e III. II. III. I. I e III.


HEMOB-AGC-Plan.Estratgico-02

You might also like