You are on page 1of 12

EMPREENDEDORISMO: UM PLANO DE NEGCIOS PARA UMA EMPRESA DE COMRCIO DE MATERIAIS DE CONSTRUO E FERRAGENS

Augusto Jos Ritter Strmer (FAHOR) as001155@fahor.com.br Cristian Fin Schneider (FAHOR) cs001180@fahor.com.br dio Polacinski (FAHOR) edio@fahor.com.br

Resumo Atualmente o tema empreendedorismo considerado de extrema importncia para a sociedade, intituies de uma maneira geral, mas, principalmente, para empresas de todos os tipos e portes, uma vez que viabiliza o desenvolvimento de novas oportunidades de negcios, bem como vantagens competitivas em todos os nveis. Neste contexto, destaque-se que o objetivo deste estudo desenvolver um plano de negcios para uma empresa de comrcio varejista de materiais de construo e ferragens do municpio de Crissiumal (RS). Como metodologia de pesquisa definiu-se a pesquisa-ao, uma vez que os autores oferecem as diretivas durante todo o processo de pesquisa na organizao considerada. Como principais resultados do estudo evidencie-se a proposio de um plano de negcios para a referida empresa, a qual j tem 26 anos de atuao no mercado e at ento no utilizava-se dessa importante ferramenta estratgica. Ressalte-se que para o referido plano de negcios definiu-se inmeras informaes de nvel estratgico, como por exemplo: pontos fortes, pontos fracos, oportunidades, ameaas, layout, despesas, faturamentos etc. Palavras-chave: Empreendedorismo; Plano de Negcios; Materiais de Construo.

1. Introduo O empreendedorismo uma caracterstica essencial para o sucesso profissional de qualquer cidado, independentemente do cargo que ocupa, seja de gerncia ou de servios gerais. Segundo Yuki et al. (2009, p. 2): No caso do Brasil, pas ainda em desenvolvimento, vale ressaltar que o empreendedorismo de forma geral, tem se mostrado um grande aliado no desenvolvimento econmico do pas e um excelente suporte as inovaes. Empresas gerenciadas por pessoas no dotadas de caractersticas empreendedoras tm grandes chances de chegar falncia, pois nas atividades empresariais geralmente surgem desafios novos, obstculos que necessitam de uma viso empreendedora para serem superados. Muitos proprietrios de empresas de sucesso, afirmam que cresceram a partir de
2 SIEF Semana Internacional das Engenharias da FAHOR

determinada crise em seus respectivos mercados, isso prova que os mesmos tem o empreendedorismo como principal aliado, pois no momento de crise eles foram mais empreendedores que seus concorrentes e atravs de estratgias empreendedoras conseguiram ultrapassar a concorrncia. O plano de negcios um forte aliado de empreendedores, segundo Rosa (2007) o plano de negcios foi criado para o empreendedor organizar as suas idias, o plano de negcio descreve por escrito os objetivos de determinado negcio e quais passos devem ser dados para que estes objetivos sejam alcanados. Neste sentido, destaque-se que esta pesquisa tem por objetivo desenvolver um plano de negcios para uma empresa de comrcio varejista de materiais de construo e ferragens do municpio de Crissiumal (RS). Justificase a realizao do presente estudo pelo fato de poder enfatizar que o desenvolvimento de um plano de negcios, permite uma empresa, mesmo que j esteja em funcionamento, fazer uma autoanlise que lhe possibilite redefinir estratgias e aes, as quais consequentemente lhe tornaram mais competitivas. Alm disso, pela possibilidade de colocar em prtica conceitos trabalhados em sala de aula, em uma situao real. 2. Reviso da Literatura 2.1 Empreendedorismo Dolabela (2006, p. 26) define o que significa o termo empreendedorismo:
uma livre traduo que se faz da palavra entrepreneurship, que contm as idias de iniciativa e inovao. um termo que implica uma forma de ser, uma concepo de mundo, uma forma de se relacionar. O empreendedor um insatisfeito que transforma seu inconformismo em descobertas e propostas positivas para si mesmo e para os outros. algum que prefere seguir caminhos no percorridos, que define a partir do indefinido, acredita que seus atos podem gerar conseqncias. Em suma, algum que acredita que pode alterar o mundo. protagonista e autor de sim mesmo e, principalmente, da comunidade em que vive. Abrir empresas, ou empreendedorismo empresarial, uma das infindveis formas de empreender. Podem ser empreendedores tambm o pesquisador, o funcionrio pblico, o empregado de empresas. Podem e devem ser empreendedores os polticos e governantes. As ONGs e o terceiro setor esto repletos de empreendedores. empreendedor o artista, o escritor, o poeta que publica os seus versos, porque necessrio compartilhar os resultados do seu trabalho.

Para Schumpeter apud Yuki et al. (2009) empreendedorismo so conjuntos de atitudes que esto presentes em uma parte da populao, essas atitudes que definem o tipo de empreendedor e a sua funo empresarial.

2 SIEF Semana Internacional das Engenharias da FAHOR

O empreendedorismo algo dinmico; o mercado e a tecnologia esto em constantes mudanas e as empresas parceiras tambm. Alteraes de curso so inevitveis nas relaes de parceria (DOLABELA apud BERGMANN et al., 2011, p. 3). Segundo Ges e Francisco (2009) algumas regies esto incentivando cada vez mais o empreendedorismo, pois h algum tempo, mudanas tem sido vivenciadas nas relaes de trabalho, seja pela dificuldade nas relaes trabalhistas, por questes ligadas a avanos tecnolgicos ou pela falta de estabilidade. De acordo com Cunha, Ferla e Malheiros apud Yuki et al. (2009), o empreendedorismo definido como um comportamento e no como um trao de personalidade, onde as pessoas podem apreender a agir como empreendedoras, usando para isso ferramentas baseadas no interesse em buscar mudanas, reagir a elas e explor-las como oportunidade de negcio. 2.2 Empreendedor Segundo Dolabela (2006) o empreendedor o produto do meio onde vive a pessoa que convive com um ambiente em que o empreendedorismo visto como positivo, tem a motivao para arriscar e criar seu prprio negcio, pessoas que nascem em famlias de empreendedores tendem a serem bons empreendedores tambm, ou seja, o indivduo aprende a ser um empreendedor atravs do convvio com outros empreendedores.
Empreendedores de sucesso buscam construir empresas nas quais possam realizar ganhos de capital a longo prazo. No procuram satisfao imediata de grandes salrios e enfeites. Busca realizao pessoal, controle do prprio destino e realizao dos seus sonhos. O dinheiro visto como uma ferramenta. (DOLABELA, 2006, p. 75)

Para Schumpeter apud Dolabela (2006) o empreendedor pode ser associado ao desenvolvimento da economia, s inovaes e ao aproveitamento de oportunidades em negcios. Dolabela (2006) destaca que o empreendedor talvez seja o motor da economia. Segundo Dolabela (2006) o empreendedor aprende com os resultados negativos e com seus prprios erros, ou seja, possui um mtodo prprio de aprendizagem, aprende a partir daquilo que faz. Drucker apud Bergmann et al. (2011, p. 3) destaca a importncia da inovao como caractersticas de empreendedores:
Deve haver uma clara compreenso por toda a organizao que a inovao o melhor mtodo para preservar e perpetuar essa organizao, que ela o alicerce pra a segurana e sucesso no trabalho de cada administrador (...). A inovao o instrumento especfico do esprito empreendedor. o ato que contempla os

2 SIEF Semana Internacional das Engenharias da FAHOR

recursos com a nova capacidade de criar riquezas. No existe algo chamado de recurso at que o homem encontre um uso para alguma coisa na natureza e assim o dote de valor econmico.

O empreendedor no arrisca apenas o seu futuro, mas tambm o de todos aqueles que esto a sua volta e dependem de suas atitudes decises (RIBEIRO; TEIXEIRA; TEIXEIRA apud BASSAN et al., 2011, p. 2). Segundo Ribeiro e Teixeira apud Bergmann et al. (2011) para determinado empreendedor chegar ao sucesso com sua empresa, no basta apenas saber gerenciar ou ter um curso superior, necessrio ter um diferencial no mercado, interagir com clientes, inovar, conquistar a confiana do mercado atravs da sua qualidade, essas so algumas das caractersticas de um empreendedor de sucesso. O empreendedor algum que sonha e busca transformar seu sonho em realidade (DOLABELA, 2006, p. 25). Para Dolabela (2006) um empreendedor deve contribuir para o bem social do local em que ele atua, deve ter um compromisso com a sociedade, no basta ganhar lucros ou ter um bom faturamento. Schumpeter apud Ges e Francisco (2009, p. 3):
Refere-se ao empreendedor como quem aplica uma inovao no contexto dos negcios, podendo assumir as seguintes formas: O lanamento de um novo produto; De um novo mtodo de produo; A abertura de um novo mercado; A aquisio de uma nova forma de oferta de materiais; e a criao de uma organizao.

2.3 Plano de Negcios Segundo Rosa (2007) um empreendimento muitas vezes como se fosse uma viagem desconhecida, e para que esta viagem se realize necessrio haver um planejamento. E com este principio de organizar as idias e tornar vivel o planejamento que foi criado o plano de negcios, tornando-se o mapa do percurso nesta viagem ao mundo dos negcios. O plano de negcios ir orient-lo na busca de informaes detalhadas sobre o ramo que voc deseja os produtos e servios que ir oferecer seus clientes, concorrentes, fornecedores, e principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu negcio, contribuindo na visualizao de viabilidade e na gesto da sua empresa (ROSA, 2007). Segundo Prado (2011) um plano de negcios bem definido deve conter no mnimo trs partes bsicas: Conceito de negcio - Nesta parte necessrio descrever de forma consistente como funciona a atividade, a estrutura, produtos ou servios e como se planeja levar o empreendimento a obter o sucesso;
2 SIEF Semana Internacional das Engenharias da FAHOR

Ambiente - onde se descreve e analisam-se os clientes potenciais, ou seja, onde eles esto que eles fazem o que eles compram. Nesta etapa tambm se analisa o ambiente interno da empresa; Financeiro - Aqui contm a potencialidade financeira do negcio, onde est definida a fonte de receita, os custos, o fluxo de caixa, a anlise de rentabilidade, os indicadores de desempenho, as aplicaes de recursos, as fontes de recursos. Neste item importante ter os detalhes em planilha eletrnica. Prado (2011) destaca as sete etapas que um plano deve conter: (i) Resumo Executivo; (ii) Descrio do Negcio; (iii) Definio de Estratgias; (iv) Anlise Competitiva; (v)Plano de Marketing; (vi) Plano de Administrao; (vii) Fatores Financeiros. De acordo com Bispo apud Bergmann et al. (2011, p. 4):
O plano de negcios pode ser utilizado tambm em empresas j constitudas. Ele ajudar o empresrio a entender a situao da empresa, ou seja, onde ela se encontra em termos de participao de mercado, tecnologia utilizada, situao financeira, entre outros fatores que podero identificar reas de melhoria da qualidade da gesto da empresa.

Segundo Nigri (2011) muitas empresas ainda no entendem a necessidade de um planejamento e, por isso, acabam falindo. Cerca de 30% delas fecha as portas no primeiro ano de funcionamento, chegando a 60% at o quinto ano. A grande questo descobrir por que o empreendimento no alcana crescimento, buscando ferramentas para reverter o quadro e definindo novas estratgias. O planejamento no garante o sucesso, mas serve, principalmente, para minimizar os erros e otimizar as potencialidades e oportunidades. Para quem no sabe aonde vai chegar, qualquer caminho serve, isso isso um sinal negativo. O "plano de negcios" uma das ferramentas mais importantes para um empreendimento, devendo ser escrito a lpis, pois deve ser ajustado frequentemente. Alm disso, o dono do prprio negcio, muitas vezes precisa recorrer a uma consultoria para ajudar a encontrar os erros, o motivo da falta de crescimento ou da crise da companhia (NIGRI, 2011). 3. Mtodos e Tcnicas Como metodologia de pesquisa definiu-se a pesquisa-ao, uma vez que os autores ofereceram as diretivas para o estudo durante todo o processo de pesquisa, ou seja, realizaram o desenvolvimento de um plano de negcios para a empresa pesquisada. Neste sentido, destaque-se segundo Thiollent apud Gil (2002, p. 55) que a pesquisa-ao definida da seguinte forma:
2 SIEF Semana Internacional das Engenharias da FAHOR

Um tipo de pesquisa com base emprica que concebida e realizada em estreita associao com uma ao ou com a resoluo de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e participantes representativos da situao ou do problema esto envolvidos de modo cooperativo ou participativo.

Alm disso, convm destacar que a pesquisa caracteriza-se tambm como bibliogrfica, onde inicialmente buscou-se entender os conceitos e definies dos autores de referncia voltados para as variveis empreendedorismo e plano de negcios (utilizando-se de livros, artigos, sites etc). Neste sentido, obseve-se a partir de Gil (2002, p. 44) a pesquisa bibliogrfica desenvolvida com base em material j elaborado, constitudo principalmente de livros e artigos centficos. 4. Resultados e discusses Este estudo consiste na criao de um plano de negcios para uma empresa do ramo varejista de materiais de construo e ferragens, a empresa atua no ramo do comrcio h 26 anos, porm a mesma ainda no tem um plano de negcios. 4.1 Proposio do Plano de Negcios A empresa denomina-se Das Haus, a mesma atua no ramo comercial h 26 anos, priorizando a excelncia no atendimento e a satisfao do cliente, com produtos de qualidade e confiabilidade. Na Figura 1 apresentada a logomarca da empresa. A seguir so apresentadas a misso e viso da empresa: Misso: Vender materiais de construo, eltricos e ferramentas, com dedicao e suprindo as necessidades dos clientes; Viso: Tornar-se referncia regional na rea de atuao at 2014, priorizando qualidade e bom atendimento, bem como conquistar a confiana dos clientes e aumentar o faturamento. O tipo de negcio de comrcio, uma vez em que o mesmo compra e revende materiais de construo, eltricos e ferramentas.

2 SIEF Semana Internacional das Engenharias da FAHOR

Figura 1 Logomarga da empresa Das Haus. Fonte: Empresa pesquisada

A empresa mantm-se sempre atualizada com as exigncias do mercado, com a concorrncia, com as inovaes em produtos e servios. A loja est localizada em uma rua comercial e seu servio diferencia-se de concorrentes, levando-se em consideraes que o funcionrio da mesma fala fluentemente a lngua alem (muito falada na regio). O negcio uma sociedade limitada, contando com dois sciosproprietrios. A empresa atende de segunda sexta-feira nos seguintes horrios: 08h s 11h30min e 13h30min s 18h, aos sbados a empresa atende das 08h s 11h30min. A empresa Das Haus tem uma boa localizao, com locais para estacionamento e faixas de pedestre, facilitando o deslocamento de seus clientes (conforme Figura 2).

Figura 2 Imagem da empresa Das Haus. Fonte: Empresa pesquisada

O ponto em que a empresa localiza-se est diretamente relacionado com o ramo de atividades da mesma, pois, de fcil acesso para quem necessita dos produtos. Destaca-se que a empresa est localizada num lugar de boa

2 SIEF Semana Internacional das Engenharias da FAHOR

iluminao, fluxo de pessoas, tem como principais vizinhos bancos e comrcios maiores, ou seja, as condies de vizinhana so seguras. Pelo fato de localizar-se no centro, o nvel de rudo um pouco elevado, porm, no prejudica o andamento dos negcios. Os estacionamentos no local so escassos em virtude da grande quantidade de empresas e do alto fluxo de automotivos. Na Figura 3, est exposto o layout interno da empresa.

Figura 3 Layout da empresa. Fonte: Elaborado pelos autores.

Pelo fato de a empresa ter sede prpria (em um imvel familiar) no h custos em relao edificao, porm, h custos com gua, luz, telefone, internet, fornecedor (produtos), marketing, impostos, um funcionrio fixo e uma diarista. As exigncias se restringem a realizao diria do fechamento de caixa, servios bancrios, controle de estoque. Caso os produtos comercializados tenham uma demanda flutuante, a empresa est preparada para os desafios impostos pelo mercado, atravs de uma reserva financeira e um estoque planejado. Para controlar o estoque, a empresa utiliza planilhas computacionais e controle visual. A empresa possui um amplo pblico alvo, explica-se a grandiosidade do pblico alvo, enfatizando que os produtos comercializados so indispensveis para a populao, pode-se destacar: (i) Todas as faixas etrias; (ii) Todas as raas; (iii) Diversas classes sociais; (iv) Moradores da cidade e do interior.
2 SIEF Semana Internacional das Engenharias da FAHOR

Ao fazer a anlise do mercado e da concorrncia, no municpio de Crissiumal, possvel destacar como principais concorrentes: (i) Base Materiais de construo; (ii) MC Materiais de Construo; (iii) Comercial Hartmann; (iv) Cotricampo. A empresa tem um preo intermedirio em relao aos concorrentes. necessrio levar em considerao que em muitos casos o concorrente da o seu foco para produtos que no so comercializados pela empresa, nestes casos a empresa tem um preo melhor de seus produtos pelo fato de ter os mesmos como foco principal, mas ao mesmo tempo, tem alguns concorrentes diretos, que tem seu foco no mesmo tipo de produto, nestes casos, os preos so mais equilibrados ou talvez a empresa tenha um preo maior. A empresa oferece descontos de 5% para pagamentos vista. A empresa possui uma grande variedade de produtos do ramo eltrico, como tomadas, fios eltricos e lmpadas, do ramo de ferramentas e ferragens, como chaves de fenda, parafusos, pregos, porcas, facas, machados, ps e outros de diversos ramos como canos, pilhas, chaves para automveis e para casas, cadeados, fornos de lenha, revestimento para cadeiras de rea, entre outros. O cliente tem uma viso boa da empresa, pois ela j tem tradio no municpio e seus donos so conhecidos por todos, e sempre participaram de sorteios de prmios realizados pela a ACI do municpio, trazendo mais este benfico para o seu cliente. Ao analisar os pontos fortes e fracos da empresa e observar se os mesmos so fatores externos ou internos, torna-se possvel criar a matriz FOFA (apresentada no Quadro 1). Ao realizar a anlise financeira necessrio destacar que pelo fato de ser uma empresa j existente, desconsidera-se os custos para abrir o negcio e quantificam-se apenas os custos para mant-lo.
FATORES INTERNOS (Controlveis) FORAS: - A equipe de colaboradores domina a lngua alem; - Boa localizao (no centro da cidade); - Tradio no mercado; - Qualidade de produtos (marcas consagradas). FRAQUEZAS: - O controle de estoques; - Logstica (no entrega frequentemente o produto a seus clientes); - No vende alguns produtos do ramo, como: tijolos, areia, cimento. FATORES EXTERNOS (Incontrolveis) OPORTUNIDADES: - Enquadra-se em licitaes pblicas; - Participar em promoes da ACI (sorteio de prmios aos consumidores); - Participao dos colaboradores em cursos promovidos pela prefeitura. AMEAAS: - Alta concorrncia (levando-se em considerao o tamanho da cidade); - Investimentos da concorrncia em marketing e propaganda.

Fonte: Elaborado pelos autores Quadro 1 Matriz FOFA

2 SIEF Semana Internacional das Engenharias da FAHOR

Destacando que a soma de todos os custos fixos mensais correspondem aproximadamente R$ 26.000,00 e considerando que a empresa trabalha em mdia 20 dias teis por ms, conclui-se que necessrio faturar R$ 1.300,00 por dia. Na Tabela 1 so apresentadas as despesas da empresa e o faturamento que a mesma dever atingir para atingir o ponto de equilbrio.
Tabela 1 Despesas e Faturamento da empresa
Despesas Luz gua Telefone Escritrio Contador Impostos Fornecedores Colaborador Pr-labore Diarista SOMA: R$: 80,00 R$: 55,00 R$: 75,00 R$: 20,00 R$: 545,00 R$: 150,00 R$: 20.000,00 R$: 1.000,00 R$: 3.500,00 R$: 230,00 R$: 26.000,00 SOMA: R$: 26.000,00 R$: 1.300,00 Eltricos Ferramentas Tubulaes Ferragens Outros Faturamento Mensal R$: 8.000,00 R$: 4.500,00 R$: 6.000,00 R$: 2.500,00 R$: 5.000,00 Dirio R$: 400,00 R$: 225,00 R$: 300,00 R$: 125,00 R$: 250,00

Fonte: Elaborado pelos autores

Na Tabela 2, destacam-se as vendas e os faturamentos, incluindo uma margem de 15% de lucro nos mesmos, ao final possvel perceber que a empresa atinge um lucro mensal de aproximadamente R$ 3.900,00.
Tabela 2 Faturamento e lucro da empresa
Ponto de equilbrio: Lucratividade: Pretenso de venda: Pretenso de lucro: R$: 26.000,00 15% R$: 29.900.00 R$: 3.900,00 Objetivo de venda Eltricos Ferramentas Tubulaes Ferragens Outros SOMA: Mensalmente R$: 9.200,00 R$: 5.175,00 R$: 6.900,00 R$: 2.875,00 R$: 5.750,00 R$: 29.900,00 Diariamente R$: 460,00 R$: 258,75 R$: 345,00 R$: 143,75 R$: 287,50 R$: 1.495,00

Fonte: Elaborado pelos autores

A seguir, a partir das atividades de pesquisa realizadas e apresentaes


2 SIEF Semana Internacional das Engenharias da FAHOR

dos resultados, com base na empresa pesquisada, apresenta-se as concluses do estudo. 5. Concluses O objetivo do trabalho foi alcaado uma vez que foi desenvolvido um plano de negcios para uma empresa varejista de materiais de construes e ferragens. Trabalhou-se num processo com oito etapas, analisando, planejando e minimizando ao mximo a possibilidade de erros. Ressalte-se que o artigo apresenta apenas um extrato, com as prinicipais informaes, do Plano de Negcios final, o qual foi entregue aos proprietrios da empresa considera. Reitere-se que o Plano de Negcios foi criado para a empresa Das Haus, a qual j atua h 26 anos no mercado, mas ainda no possuia um plano de negcios. Acredita-se que a partir de agora, com um Plano de Negcios em mos, a empresa est preparada para as dificuldades impostas pelo mercado. Observe-se que o Plano de negcios faz uma anlise do potencial financeiro da empresa, de suas possibilidades de crescimento, analisa a concorrncia, tudo isso com o objetivo de tornar a empresa mais competitiva e minimizar a possibilidade de erros na gesto da mesma. Convm ressaltar que a empresa tem como principal aliada a sua tradio no mercado, sendo que ao longo de seus 26 anos de histria, a mesma conseguiu conquistar um grande nmero de clientes fixos, sempre priorizando a qualidade de seus produtos e a qualidade no atendimento aos clientes. Pelo fato de o municpio de Crissiumal ser composto, em sua grande maioria, por descendentes de alemes, um diferencial da empresa o fato de os colaboradores da mesma falarem a lngua alem, isso um fator positivo principalmente se forem levados em considerao clientes mais velhos e as pessoas que residem no interior do municpio. Por fim, destaque-se que aps analisar a literatura existente sobre o tema proposto e desenvolver o Plano de Negcios para a empresa de materiais de construo e ferragens, possvel concluir que o tema empreendedorismo um assunto de extrema importncia, bem como pessoas dotadas de caractersticas empreendedoras tm grandes chances de obter sucesso em suas carreiras profissionais. Referncias BASSAN, V. R. et al. Proposio de um plano de negcios: O caso da empresa Artefacto. In: Semana Internacional das Engenharias da Fahor, 1., 2011, Horizontina. Anais... Horizontina: SIEF, 2011.

2 SIEF Semana Internacional das Engenharias da FAHOR

BERGMANN, N. et al. Gesto Empreendedora: Proposta de um plano de negcios para uma pastelaria. In: Semana Internacional das Engenharias da Fahor, 1., 2011, Horizontina. Anais... Horizontina: SIEF, 2011. DOLABELA, F. O segredo de Lusa. 30. ed. So Paulo: Editora de Cultura, 2006. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2002. GES, M. A. T.; FRANCISCO, A. C. de. Cadeia de inovao tecnolgica do estado de Sergipe pelo vis do sistema de incubao. In: Simpsio de Engenharia de Produo, 16., 2009, Bauru: SIMPEP, 2009. Disponvel em: <http://www.simpep.feb.unesp.br/anais_simpep.php?e=4>. Acesso em: 14 nov. 2011. NIGRI, J. A Importncia do Plano de Negcios. Disponvel em: <http://www.catho.com.br/cursos/index.php?p=artigo&id_artigo=195&acao=exib ir>. Acesso em: 02 dez. 2011. PRADO, L. J. Voc precisa de um Plano de Negcio?. Disponvel em: http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/6FE3960FC304C4CC03256D 520059B7C6/$File/197_1_arquivo_plano.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2011. ROSA, C. A. Como elaborar um plano de negcio. Braslia: SEBRAE, 2007. YUKI, W. K. et al. Organizao de uma rea de novos negcios e proposio de um modelo de desenvolvimento de novos negcios. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produo, 29., 2009, Salvador: ENEGEP, 2009. Disponvel em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2009_TN_STP_097_655_14445.p df>. Acesso em: 29 nov. 2011.

2 SIEF Semana Internacional das Engenharias da FAHOR

You might also like