You are on page 1of 17

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA DIRETORIA DE ENSINO CENTRO DE ENSINO BOMBEIRO MILITAR CENTRO DE FORMAO E APERFEIOAMENTO DE PRAAS

Leonel Azevedo Alves de Souza

Segurana no ponto de ancoragem na prtica do Salvamento em Altura

SOUZA, Leonel Azevedo Alves de. Segurana no ponto de ancoragem na prtica do Salvamento em Altura. Curso de Formao de Soldados. Biblioteca CEBM/SC, Florianpolis, 2011. Disponvel em: <Endereo>. Acesso em: data.

Florianpolis Dezembro 2011

SEGURANA NO PONTO DE ANCORAGEM NA PRTICA DO SALVAMENTO EM ALTURA Leonel AZEVEDO Alves de Souza1 RESUMO
Dentre as atividades dos Bombeiros Militares, encontra-se o Salvamento em Altura. Este o salvamento realizado em estruturas com alto ndice de altura, necessitando de equipamentos e tcnicas especficas para a sua execuo. Este artigo teve a finalidade de apresentar conceitos relacionados a tal procedimento de resgate, proporcionando aprimoramento do conhecimento deste assunto, alm de apresentar o procedimento mais seguro para esta atividade, sendo desta maneira alcanado o objetivo proposto, atravs de uma reviso literria e busca bibliogrfica. Objetivo este que teve como resultado a demonstrao da importncia de se seguir os protocolos de procedimentos para que ocorra a maior segurana possvel.

Palavras Chave: Salvamento em Altura. Ponto de Ancoragem. Segurana.

1 INTRODUO O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) uma corporao cuja misso primordial consiste nas atividades de defesa civil, preveno e combate a incndio, buscas e salvamentos, alm de socorros pblicos no mbito do estado de Santa Catarina. O Salvamento em Altura um dos tipos de salvamento, estando entre as atividades especficas do regatista do Corpo de Bombeiro Militar citadas anteriormente. Ele trata do salvamento executado em prdios e estruturas mais altas do que o alcance das autoescadas e ou auto-plataformas mecnicas, ou onde estas no possam chegar nem estabelecerse. Para Sindiseg (2011), considera-se trabalho em altura aquele executado em nveis diferentes e no qual haja risco de queda capaz de causar leso ao trabalhador.
Aluno Soldado do CEBM Centro de Ensino Bombeiro Militar de Santa Catarina. Graduado em Cincias Contbeis. E-mail: azevedoas@cbm.sc.gov.br
1

O ponto de ancoragem se define como o ponto de fixao da corda.


O ponto de ancoragem a estrutura bsica que ira suportar toda carga aplicada em um sistema vertical, pode ser composta por um ou mais pontos de fixao, estando este ou no agrupados em uma mesma estrutura. Deve-se sempre obedecer alguns critrios: resistncia, localizao e tipo de superfcie. (CORPO DE BOMBEIROS DA POLICIA MILITAR DO PARANA, 2001)

O salvamento em altura se caracteriza por uma atividade de imensa responsabilidade, j que visa, salvar algum em perigo, prezando manter no somente vida da vtima, mas a sua prpria vida e da sua equipe de resgate. Para o sucesso deste resgate, fazse necessrio portanto, o conhecimento dos diversos ns e voltas, tipos de ancoragem, equipamentos, e todos os demais assuntos relacionados a esta atividade. Este trabalho tem como objetivo aprimorar o conhecimento do salvamento em altura, e com base ma literatura apresentar o procedimento seguro para prtica deste salvamento. Visa proporcionar junto ao Corpo de Bombeiros um embasamento terico relatando e informando os usurios do Salvamento em altura que o ponto de ancoragem, fator esse de suma importncia, possui muita responsabilidade no que diz respeito ao salvamento em altura alem de ser fator predominante no sucesso de um resgate nas alturas. Conhecer o conceito de salvamento em altura, ponto de ancoragem, ns e equipamentos seja individual ou coletivo fundamental para chegar ao procedimento seguro para a prtica de salvamento em altura. 2 FUNDAMENTAO TERICA Os perigos adversos da natureza e a imprudncia das pessoas podem resultar em resgate de animais, vidas e patrimnios, desta forma denomina-se salvamento. O Salvamento em Altura todo salvamento realizado em nveis diferentes, onde precise de materiais e tcnicas de salvamento em altura. Para a utilizao do salvamento em altura de imprescindvel necessidade a utilizao da segurana na atividade. O Bombeiro Militar que realiza um salvamento em altura deve garantir sua prpria segurana, no agravar as leses da vtima e se necessrio para que de maneira nenhuma corra o risco de agravar a situao, pode-se utilizar e duplicar ou ate triplicar os sistemas de segurana. Uma tcnica utilizada para uma completa segurana na atividade a tcnica dos quatro olhos, ou seja:

Toda operao de salvamento deve ser realizada por no mnimo trs bombeiros, sendo que na parte superior onde ser realizada a descida, um bombeiro se ancora no cabo para fazer a descida e outro bombeiro verifica se todo procedimento realizado foi correto, para evitar qualquer tipo de acidente. o terceiro bombeiro permanece no solo para realizar a segurana na descida. (CORPO DE BOMBEIROS DO DISTRITO FEDERAL,2006).

Sendo assim, sempre que um bombeiro tenha que fazer um n, por exemplo, dever ter outro bombeiro para verificar se foi feito o procedimento correto, garantindo assim a segurana do bombeiro em primeiro lugar. O salvamento em altura se concretiza por uma descida, seja ela forada ou no, de nveis diferentes para o resgate de uma vtima, patrimnio ou riquezas. Na realizao de um salvamento em altura com sucesso e segurana, o Bombeiro dever possuir algumas condies como: controle emocional, controle da situao, ter domnio dos materiais, classificar as vtimas com segurana, ter certeza do que esta fazendo e dispor os materiais em locais seguros. 2.1 EQUIPAMENTOS A principal filosofia do salvamento em altura de que em nenhum momento, nas movimentaes durante a execuo das tarefas, o regatista poder ficar desamarrado da estrutura, para isso, deve-se conhecer e ter um total controle dos equipamentos a serem utilizados, bem como dos equipamentos de proteo individual. Sendo que, entre eles, podese citar: Aparelho oito, Mosqueto, Ascensores, Roldanas, Cadeiras e cadeira de vtima, capacetes, cabos dinmicos, cabos estticos, luvas, multiplicador de ancoragem, macas, bloqueadores, descensores, fitas tubulares, guindastes e proteo para cabos. Equipamentos estes para o sucesso de um resgate e que garantem a segurana no salvamento. Alm de conhecer os equipamentos e finalidades, necessrio estar sempre atento a estes, verificando sua situao atual a cada resgate, para evitar que em uma necessidade tenha-se materiais precrios, danificados ou que possam trazer insegurana na operao de resgate.

2.1.1 Equipamentos de Proteo Individual 2.1.1.1 Capacete O capacete utilizado principalmente para proteger a cabea de possveis quedas de materiais ou de batidas da cabea em paredes, vigas ou outros obstculos que possam surgir.Este um dos equipamentos de proteo individual do bombeiro e de uso obrigatrio. O capacete de um modo geral deve ser resistente, leve, de fcil regulagem, compacto e permitir uma boa ventilao. (CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA, 2011) 2.1.1.2 Luvas de vaqueta Em operaes de descidas ou de estabelecimentos a utilizao de luvas evita queimaduras e ferimentos nas palmas das mos, vindo da velocidade das descidas.
Deve tais luvas possuir reforos nos lugares mais expostos Abraso, as luvas de vaqueta de couro so as mais indicadas devido sua elevada resistncia e considervel flexibilidade de trabalho. Devem se, ainda, de cano curto, com elstico ou velcro prendendo-as ao punho. (GONALVES, 2001)

As luvas utilizadas para a descida devem possuir proteo nas partes em contato com o cabo e se possvel a luva dever ter uma boa sensibilidade para o bombeiro, afim que o mesmo identifique qualquer irregularidade no cabo no momento da decida com maior certeza, caso houver. 2.1.1.3 Corda A Corda, tambm chamada de Cabo, um equipamento indispensvel para o salvamento em altura, antes de adquir-la, deve ser observada a capacidade que a mesma suporte para que a segurana se mantenha. Dentre a viso da segurana, a corda o equipamento mais importante no salvamento em altura para o bombeiro.
Para reter uma queda e absorver a sua energia, utilizamos uma corda em nylon do tipo dinmico que se alonga quando sofre um choque. A corda constituda pelo exterior entrelaado que protege a alma do uso a camisa. A alma constituda por um entrelaado de poliamida. Para os nossos

objetivos, a escolha recaiu em diversos tipos de cordas com camisa reforada e de dimetro superior a 10mm, quer dinmicas quer estticas. (DELGADO 2004).

A corda pode ser dinmica ou esttica, o que diferencia as duas somente sua flexibilidade. Para a utilizao da corda deve-se observar alguns detalhes tais como: fabricao, a forma de manuteno e acondicionamento, o material que feita para a utilizao na atividade correta, elasticidade e a classificao quanto ao dimetro. 2.1.1.4 Fita As fitas podem ser planas ou tubulares, as planas so mais rgidas e as tubulares so mais flexveis e resistentes, sendo muito utilizadas para fazer os pontos de ancoragem. Os ns usados para unir as extremidades das fitas so tradicionalmente conhecidos como ns de fitas, sendo interessante deixar uma sobra de dez centmetros para cada lado, aps o feito o n. As fitas devem tratadas como as cordas, sendo observada forma de acondicionamento, fabricao, entre outros. (CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA, 2011) 2.1.1.5 Cintos de Segurana Os Cintos de segurana, designados como Baudrier ou Ames, popularmente conhecido como cadeirinha, e trata-se de uma amarra realizada junto ao corpo para efetuar a descida.
[...] o elemento que faz a ligao da corda ao nosso corpo. Deve ser escolhido criteriosamente tendo em conta o modelo e tamanho adequados. So utilizados modelos regulveis (adequam-se a vrios tamanhos) com sistemas de fecho muito seguros. (DELGADO, 2004)

A utilizao dos cintos de segurana deve ser acompanhada por um profissional experiente, pois sua colocao exige cuidados redobrados, principalmente no que se refere colocao correta das fitas nas fivelas, e a fixao de mosquetes nos tirantes das pernas e da cintura.

2.1.2 Descensores So os aparelhos que utilizam o atrito com a corda para controlarem a velocidade de deslocamento vertical, dentre os quais podemos citar: 2.1.2.1 Freio Oito o mais conhecido e simples de usar. Possui formas variadas, que se baseiam no princpio de freio atravs do contato entre a corda e o corpo do descensor. Apesar de permitir o uso do cabo duplo, ele no funciona bem para cargas muito pesadas, fato que obriga os bombeiros a utilizarem formas alternativas de freio, como no rapel com vtimas, por exemplo, onde se utiliza um mosqueto como reduo de fora, ou atravs da confeco de vrias voltas no oito para aumentar o atrito. Outro empecilho na utilizao do freio oito que ele torce a corda aps passar por ela, formando cocas ao longo da corda, se ela estiver apoiada no cho (CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA, 2011) 2.1.2.2 Auto-blocante O Stop, o ID e o Gri Gri, so exemplos de descensores auto-blocantes. H entre eles algumas diferenas relacionadas aos materiais empregados e mecanismos de funcionamento e controle de frenagem. Porm se baseiam no mesmo princpio, em que uma alavanca determina a velocidade do deslocamento vertical atravs do atrito com a corda. Uma grande vantagem desses aparelhos sobre o Freio Oito que eles no torcem a corda e tambm suportam uma maior carga, sem que seja necessrio o uso das mos para segur-los. O bombeiro pode parar em qualquer ponto da descida e permanecer com as duas mos livres para efetuar o servio ao qual se destina. (CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA, 2011) 2.1.2.3 Descensor de Barras utilizado em grandes descidas atravs da utilizao de cilindros metlicos, que ao serem aproximados ou separados, aumentam ou diminuem a capacidade de frenagem.

2.1.2.4 ATC e Plaquetas So aparelhos que possuem dois orifcios que mantm as cordas separadas e podem ser utilizados em cordas individuais ou duplas. Ideal para dar segurana durante a atividade de escalada tem a vantagem de no torcerem a corda como o Freio Oito. (CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA, 2011) 2.1.3 Bloqueadores So aparelhos que, por engastamento ou por presso pontual, bloqueiam o movimento relativo corda em um dos sentidos de deslocamento, seja ele vertical, inclinado ou horizontal. Dividem-se em: 2.1.3.1 Blocantes Utilizam o engastamento provocado por micro-garras que em contato com a capa da corda travam o movimento, obrigando o blocante a se movimentar em apenas um sentido. Devido ao seu mtodo de travamento, os blocantes no devem suportar cargas maiores que 500 kg. Tal limitao no est fundamentada na matria prima usada para sua confeco, pois cargas muito pesadas podem provocar danos capa das cordas, que comprometeriam sua posterior utilizao. (CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA, 2011) 2.1.3.2 Trava-quedas Esses elementos travam quando submetidos a carga em um sentido de deslocamento, atravs de uma presso pontual entre a parte mvel do aparelho e a corda. muito importante ressaltar que no podem, em hiptese alguma, serem utilizados como descensores, visto que o bombeiro no conseguiria controlar a velocidade de descida se pressionasse a parte mvel do trava-quedas. (CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA, 2011)

2.1.4 Conectores So equipamentos utilizados na unio entre dois ou mais elementos de segurana. Os conectores possuem as mais variadas formas, tamanhos, materiais e fabricantes, possuindo uma gama interminvel de utilizao. muito difcil (ou mesmo impossvel) realizar uma atividade de salvamento em alturas sem lanar mo de um conector. (CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA, 2011) 2.1.4.1 Mosquetes So os conectores mais utilizados, podendo ser de ao ou duralumnio. Possuem um gatilho que promove a abertura necessria sua utilizao, sendo classificados pelo sistema de fechamento (com trava e sem trava) e pelas caractersticas (simtricos ou assimtricos). Em caso da necessidade de utilizao de dois mosquetes em um mesmo ponto de apoio, deve-se coloc-los paralelo com as travas invertidas, evitando possveis aberturas em um lado, e evitar a colocao de objetos prximos s travas. No caso de atividades de deslizamento sobre cabos areos, deve-se manter a trava afastada do cabo de sustentao e o sentido de deslocamento deve ser idntico ao sentido de fechamento da rosca, para evitar a sua abertura. (CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA, 2011) 2.1.4.2 Malhas Rpidas Tambm conhecidos como maillons, so geralmente confeccionados em ao, o que lhes confere uma grande resistncia. Diferenciam-se dos mosquetes por no possurem um gatilho, pois sua abertura feita atravs de uma rosca. Possuem formatos variados, como oval, semicircular e triangular (delta), e so utilizados para manobras auxiliares e fixao de equipamentos. (CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA, 2011) 2.1.5 Equipamentos de manobras de fora Neste grupo esto includas as roldanas que so utilizadas para desvio ou multiplicao de fora. Tambm conhecidas como polias, as roldanas possuem formas e tamanhos diferenciados, que variam em funo de sua utilizao. Tambm podem ser usadas para deslocamentos sobre cabo areo.

2.1.6 Ns e Voltas Os ns e voltas atravs de suas confeces e formas de aplicao constituem todo o trabalho base das operaes de salvamento em altura, e segundo Gonalves (2001) deve apresentar as seguintes caractersticas: a) Ser simples ao ser feito; b) Apresentar o mximo de segurana; c) Apertar a proporo que aumenta a fora sobre si; d) Ser fcil de desatar. O n sempre deve ser feito de maneira que garanta a qualidade do n e fcil de desatar para agilizar qualquer procedimento. Segue o nome a sua principal utilizao de alguns ns: a) Lais de guia Utilizado para fazer uma laada firme; b) Volta do Fiel muito utilizado para ancoragem; c) N direito serve para unir cabos do mesmo dimetro; d) N de escota e n de escota dobrado Serve para unir cabos de dimetro diferentes; e) Balso pelo seio Utilizado para resgate de vtimas; f) N de algema Utilizado para iniciar o acondicionamento do cabo em corrente dupla; g) Safa cabo Utilizado para descidas, faz-se a descida pelo cabo fixo e resgate-se o cabo aps a descida; h) Fiador ou oito Utilizado no fim do cabo para fazer arremate; i) j) Azelha simples utilizado para fazer alas; Azelha dobrada Utilizado para fazer uma ala firme, bastante utilizado em

virtude da facilidade, se comparado com outros ns, de ser feito; k) Boca de lobo Serve para fixao de um cabo. l) Nove utilizado para fazer uma ala firme. m) N de fita utilizado para emendar fitas. n) Prusik Utilizado como ascensor, serve tambm para fixar um cabo em outro cabo. o) Carioca Utilizado para tracionar cabos. p) Catau Utilizado para encurtar cabos.

10

q) N de pescador utilizado para emendar cabos do mesmo dimetro. r) t) Cadeira de alpinista Utilizada para descida. Corrente dupla forma de acondicionamento para cabos. (GONALVES, 2001). s) Corrente pelo seio forma de acondicionamento para cabos at 100 metros

2.2 SEGURANA DO ESCALADOR O escalador deve ter muita segurana na escalada e conhecer as tcnicas de descidas seguras.
Elemento de superior importncia na escalada, o elemento segurador, deve ter muita ateno ao encordoamento no oito de acordo com a tcnica prevista, assim como, a colocao das mos e do mosqueto de segurana. Deve ainda, prever as possveis quedas nos passos mais difceis da escalada, bloqueando antecipadamente a corda com tcnica adequada ("mo que segura a corda atrs das costas") prevenindo uma queda mais grave. (DELGADO, 2004).

A segurana do escalador pode ser feita atravs da regra dos trs bombeiros, onde um dos trs faz o procedimento, o outro verifica se foi feito corretamente, e o terceiro faz a segurana na base da descida, segurando o cabo para caso haja algum problema. No caso de no ter um terceiro bombeiro, pode ser utilizada a tcnica do Prusik, um n feito com o cordelete para descidas sem segurana, pelo cordelete para a descida, essa amarrao no momento da descida caso acontea algum imprevisto, somente soltar o cabo j ir travar a descida, o que garanti a segurana do bombeiro 2.3 SISTEMAS DE ANCORAGEM No menos importante que os equipamentos de proteo citados anteriormente, considerado o ponto central do sistema de segurana esto a ancoragem. Os pontos de ancoragem so onde conecta-se a corda com um ponto mecnico (seja na vertical ou horizontal), que deve estar dimensionada para receber uma queda ou impacto. Aps a escolha e instalao do sistema de ancoragem importante que se utilize um n de segurana que permita uma fcil checagem por qualquer um da equipe de trabalho; que seja fcil de desfazer aps receber carga e que no se solte sob tenso; os ns ainda devero ser do tipo que reduza menos a resistncia mecnica da corda. Por padro, geralmente as equipes de resgate e trabalho em altura utilizam o n oito duplo como n de ligao da corda com a ancoragem por reunir todas estas caractersticas.

11

A ancoragem definida pela fixao dos equipamentos em uma estrutura, afim de serem empregados por bombeiros em uma operao, podendo ser levada a efeito para a segurana dos operadores ou transposio em cabos horizontais, verticais e inclinados. Uma ancoragem confivel absolutamente essencial ao desempenho das operaes.Uma ancoragem deve ser realizada sempre que possvel, em estruturas resistentes, tais como vigas, colunas e dispositivos de ancoragem de cabos, entretanto, quando houver dificuldade em se utilizar estes tipos de estruturas, o bombeiro deve criar a sua prpria ancoragem onde possa ser obtido um mnimo de segurana. Como por exemplo, um buraco na parede.Cada ponto de ancoragem, preferencialmente, deve ser independente. As ancoragens devem possuir um ponto de reforo, ou seja, realizar a ancoragem em um ponto e reforar a mesma em outro ponto, evitando-se, no caso de falha de um deles, que ocorra o colapso do sistema. Uma forma de ancoragem que pode ser realizada atravs de um buraco feito na parede, porm deve-se observar a sua resistncia. O buraco a ser realizado na parede quanto mais prximo do cho, melhor, pois a sua resistncia maior. Para ser realizada a ancoragem na parede, deve ser utilizada uma alavanca para servir de apoio na face oposta da mesma. Outros locais que podem ser utilizados so: vo de portas e janelas internas, com o auxilio de uma alavanca e portas moveis. Canalizaes, em que seja verificado uma boa resistncia (canalizao de incndio). Pode ser utilizado tambm o mobilirio, havendo necessidade e verificada a resistncia. (GONALVES, 2001).

Portanto, segundo o autor, quando este ponto no de fcil identificao no local do resgate, o prprio resgatista o cria. O importante que se possa descer apoiado a algo seguro, transmitindo ao Bombeiro para que execute bem sua funo. Existem pontos de fixao que so completamentes confiveis, tais como as vigas e rvores grossas, estes podem ser chamados de ponto bomba. J os edifcios, possuem uma legislao que define os critrios para tal segurana. Conforme legislao em vigor, os pontos de ancoragem de prdios devem seguir os seguintes critrios, para que haja o mnimo de segurana:
Art. 5 Incluir na NR-18 o item 18.15.6 - Ancoragem, com a seguinte redao: 18.15.56 - ANCORAGEM 18.15.56.1 As edificaes com no mnimo quatro pavimentos ou altura de 12m (doze metros), a partir do nvel do trreo, devem possuir previso para a instalao de dispositivos destinados ancoragem de equipamentos de sustentao de andaimes e de cabos de segurana para o uso de proteo individual, a serem utilizados nos servios de limpeza, manuteno e restaurao de fachadas. 18.15.56.2 Os pontos de ancoragem devem: a) estar dispostos de modo a atender todo o permetro da edificao; b) suportar uma carga pontual de 1.200 Kgf (mil e duzentos quilogramas-fora); c) constar do projeto estrutural da edificao; d) ser constitudos de material resistente s intempries, como ao inoxidvel ou material de caractersticas equivalentes. 18.15.56.3 Os pontos de ancoragem de equipamentos e dos cabos de segurana devem ser independentes. 18.15.56.4 O item 18.15.56.1 desta norma regulamentadora no se aplica s edificaes que possurem projetos especficos para instalao de equipamentos definitivos para limpeza, manuteno e restaurao de fachadas. (BRASIL, 2006)

Atravs das vistorias para liberao de habite-se dos prdios o bombeiro verifica a segurana dos pontos de ancoragem, e garante, atravs disso a sua prpria vida em futuros resgates.

12

Pode-se afirmar que grande parte da segurana da atividade de salvamento est colocada diretamente sobre as ancoragens. Para a realizao de uma ancoragem, o bombeiro deve atentar para alguns requisitos bsicos de segurana, a fim de se evitar acidentes no decorrer da operao, no tocante s caractersticas e requisitos das ancoragens. a) Deve-se sempre utilizar mosquetes superdimensionados (capacidade acima de 22 kN); b) Utilizar sempre, pelo menos, 01 (um) mosqueto em cada ponto de ancoragem, quer seja no Ponto Principal, quer seja no Ponto Secundrio; c) Evitar fazer os braos de alavanca. Sempre procurar fazer a amarrao da sua ancoragem em um ponto prximo base da estrutura, pois quando ancoramos em um ponto mais distante da base estrutural a fora sobre esta aumenta muito, colocando em risco a operao; d) Fazer o Sistema de Ancoragem sempre em, no mnimo, 02 (dois) pontos de ancoragem, o Principal e o Secundrio; e) Procurar ancorar-se diretamente sobre o local de descida, evitando assim grandes pndulos e trabalho excessivo para o bombeiro. 2.3.1 Classificao das ancoragens De acordo com a quantidade e o posicionamento das ancoragens, Principal e Secundria, em relao ao objetivo da operao, podemos classificar uma ancoragem da seguinte forma:
a) Ancoragem em Linha : So aquelas em que o ponto Principal e o Ponto Secundrio esto dispostos verticalmente, ou seja, um sobre o outro. Este tipo de ancoragem pode ser dividido ainda em: I. Tradicional: onde o ponto principal est mais prximo do objetivo do que o ponto secundrio; II. Contraposta: o Ponto Secundrio se encontra mais perto do Objetivo em relao ao Ponto Principal. b) Ancoragem Distribuda: as ancoragens distribudas so aquelas em que fazemos uma diviso de foras sobre os pontos de ancoragens, quer seja no Ponto Principal, quer seja no Secundrio. Nessas ancoragens, normalmente os pontos de fixao estaro dispostos horizontalmente, facilitando dessa forma a equalizao da ancoragem. Dizemos que as ancoragens distribudas podem ser de dois tipos: Equalizada e Equalizvel. I. Equalizada: o tipo de ancoragem feita quando estamos com o ponto de descida j definido, ou seja, no precisamos mudar a posio da ancoragem para realizar a atividade de salvamento. normalmente este tipo de ancoragem realizado utilizando-se apenas a corda de descida, confeccionando-se um n para a fixao da mesma ao SAS, independente do uso de materiais acessrios como fitas tubulares; II. Equalizvel: pode-se dizer que o mais prtico tipo de ancoragem existente, pois permite variar o ponto de descida de acordo com a necessidade da operao. Uma vez que essas ancoragens so realizadas, normalmente com o emprego de fitas tubulares, tem-se uma grande mobilidade da ancoragem, sem perder a segurana,

13

bem como agilidade na sua confeco. (CORPO DE BOMBEIROS MILIAR DE ESPIRITO SANTO. 2011)

Para realizar o salvamento em altura com segurana interessante seguir algumas dicas como:
a) Os pontos de abraso devem ser protegidos com materiais resistentes para no danificar a corda. b) Reforar a segurana quando a integridade da estrutura for duvidosa. c) Revisar ns e amarraes d) Os mosquetes, quando em contato direto com paredes, devem ter sua abertura (rosca) voltada para o lado oposto parede; e) preferencial o uso de fitas tubulares para fazer a unio dos mosquetes nos Sistemas de Ancoragem. f) Reforar a segurana dos Sistemas de Ancoragem, quando for verificado que a integridade estrutural duvidosa; III. Ao se realizar uma ancoragem distribuda, preciso atentar para a angulao entre os pontos fixados, haja vista que quanto maior o ngulo entre as ancoragens, maior ser a fora aplicada diretamente sobre cada ponto. (CORPO DE BOMBEIROS MILIAR DE ESPIRITO SANTO. 2011)

As ancoragens como visto anteriormente pode ser classificadas em algumas maneiras e pode elencar dicas para a realizao do salvamento em altura com segurana. 3 PROCEDIMENTO SEGURO PARA A PRTICA DO SALVAMENTO O objetivo do artigo veio num primeiro momento revisar a literatura sobre os conceitos concernentes a todo o processo de salvamento em altura, como os equipamentos de proteo e pontos de ancoragem, para proporcionar aprimoramento do conhecimento tcnico necessrio para a execuo de tal salvamento. Na sequncia, apesenta-se um breve resumo do procedimento seguro para prtica deste salvamento, configurando a concluso do objetivo por inteiro:

14

Figura 1 Procedimento seguro para o Resgate em Altura

Fonte: Elaborado pelo autor, com base na pesquisa bibliogrfica.

O salvamento em altura, atividade esta de suma importncia para a atividade do bombeiro militar. A ilustrao 1 demonstra os principais procedimentos para a realizao deste salvamento seguro, vale ressaltar o controle emocional, o plano de ao, a analise de riscos o diagnostico da situao. Observaes estas que se realizadas com sucesso ocasionar no sucesso da operao com total segurana.

15

4 CONCLUSO O presente artigo tratou de buscar uma forma de mostrar os equipamentos necessrios para a segurana no ponto de ancoragem do Salvamento em Altura, bem como o processo e segurana no mesmo. Conforme visto no decorrer do trabalho o Salvamento em Altura todo resgate feito em nveis diferentes, a utilizao de ns e voltas so de muita importncia, tanto para o Bombeiro como para a vtima. Apesar de j haver Bombeiros vtimas do resgate utilizando o salvamento em altura, esta atividade considerada segura, desde que todos os procedimentos sejam feitos conforme protocolo e os equipamentos sejam de qualidade e certificados. Com a correta utilizao dos equipamentos de segurana, pontos de ancoragem seguros, e da regra dos trs bombeiros e, pode-se dizer que o salvamento em altura extremamente seguro. Salvo fatalidades totalmente fora da normalidade. Nestes casos atpicos, importante que o resgatista nunca esquea que no tem sucesso um processo que troca uma vtima por outra, no caso, o bombeiro. Portanto, normalmente, alm do conhecimento tcnico claro, a calma e frieza no diagnstico da situao e escolha do ponto de ancoragem so os fatores que garantiro o sucesso do processo.

16

REFERNCIAS BRASIL. Ministrio do Trabalho e Emprego. Portaria n. 157 de 10 de abril de 2006. Altera a redao da Norma Regulamentadora n. 18. Disponvel em: <portal.mte.gov.br/data/files/.../p_20060410_157.pd>. Acesso em: 10 out. 2011. CORPO DE BOMBEIROS DO DISTRITO FEDERAL. Academia de Bombeiro Militar, Manual para Instrutores de salvamento. 1. ed. Distrito Federal, 2011. CORPO DE BOMBEIROS MILIAR DE ESPIRITO SANTO. Curso de formao de bombeiro profissional civil em salvamento em alturas. Espirito Santo, 2011. CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA. Apostila de curso de salvamento em altura. 1. ed. Florianpolis: CEBM, 2011. DELGADO, D. Rescate urbano em altura. 3. ed. Madrid: Desnvel, 2004. DELGADO, D. Tcnicas de Salvamento em Grande ngulo. Disponvel em: <http://home.utad.pt/~bcb/resgate/tecnicas.htm> acesso em: 10 out. 2011. GONALVES, Marco Aurlio Tenente Mtcl 918698-0; Salvamento em altura no Corpo de Bombeiros de Santa Catarina; Florianpolis; 2001 PETZL. Work Solutions. Disponvel em: <http://en.petzl.com/petzl/ProAccueil>. Acesso em: 25 nov. 2011. ROOP, M.; VINES, T.; WRIGHT, R. Confined space and structural rope rescue. Missouri: Mosby, 1997. 384 p.

You might also like