You are on page 1of 2

Histria - 9 ano

Ano letivo de 2013/2014

1 ficha . 1 perodo

Aprendizagens relevantes a testar relativas a contedos dos temas: I.1. Hegemonia e Declnio da Influncia Europeia (pginas 14-35 do manual + apontamentos) I.2. Revoluo Sovitica (pginas 36-49 do manual + apontamentos) I.3. Portugal: da 1 Repblica Ditadura Militar (pginas 50-55 do manual)

"I.1. Hegemonia e Declnio da Influncia Europeia - Relacionar a dominao colonial europeia dos finais do sc. XIX com a expanso do capitalismo industrial e financeiro, destacando que a mesma se traduziu na subordinao de grande parte dos continentes africano e asitico aos interesses econmicos europeus e no domnio poltico efetivo de vastas regies, com fronteiras delimitadas arbitrariamente; - Compreender que a exploso demogrfica na Europa permitiu canalizar efectivos populacionais para os imprios coloniais, acentuando a dominao europeia; - Relacionar a cedncia de Portugal perante os interesses ingleses em frica com o atraso econmico do nosso pas em relao s potncias industrializadas e com a frgil colonizao portuguesa no continente africano; - Reconhecer a dimenso atingida pela 1 Guerra Mundial, destacando as transformaes decorrentes da economia de guerra e da mobilizao de largos sectores da sociedade; - Reconhecer como principais modificaes polticas operadas na Europa do aps-guerra, o fim dos grandes imprios autocrticos, a vitria das democracias liberais e o nascimento de novos estados; - Relacionar a perda de hegemonia europeia com a afirmao econmica dos EUA, nos anos 20, nomeadamente com a sua situao de credores em relao Europa, e com a nova organizao do sistema produtivo. "I.2. Revoluo Sovitica" - Explicar os principais antagonismos de carcter social e poltico que dominavam a sociedade russa no incio do sculo XX e reconheam que a participao na 1.' Guerra Mundial provocou o seu agravamento; - Conhecer as caractersticas do regime liberal e democrtico implantado pela revoluo burguesa de Fevereiro de 1917 e as condies que levaram revoluo bolchevique; - Reconhecer na revoluo bolchevique a tentativa de concretizao das doutrinas socialistas, caracterizando o tipo de sociedade que procurou de imediato implantar e as dificuldades e resistncias que teve de enfrentar; - Compreender o significado da converso do espao territorial do Imprio Russo numa unio de repblicas federadas (U. R. S. S.). I.3. Portugal: da 1 Repblica Ditadura Militar - Relacionar a divulgao das doutrinas republicanas e socialistas com as novas condies sociais, decorrentes, sobretudo, da lenta mas progressiva industrializao e do crescimento das cidades de Lisboa e Porto.

Conceitos: Colonialismo Imperialismo Hegemonia Conferncia de berlim Partilha de frica Mapa-cor-de-rosa Nacionalismo Trplice Aliana Trplice Entente Paz armada Fases da guerra Guerra de trincheiras Guerra de movimentos Tratado de Versalhes Sociedade das Naes Inflao Capitalismo Estandardizao Monoplio Produo em cadeia Fordismo Standardizao

Poder autocrtico Bolcheviques Mencheviques Soviete Marxismo-leninismo Nacionalizao/ colectivizao/estatizao Ditadura do proletariado Proletariado Comunismo URSS

Crise econmica Dfice Republicanismo Partido poltico Ultimato

- Identificar o modo de difuso em Portugal das ideias republicanas e socialistas - Conhecer a conjuntura econmica e poltica que esteve na origem da irnplantao da Repblica.

You might also like