You are on page 1of 8

Automobilismo

O automobilismo (tambm conhecido como corridas de automveis ou desporto motorizado) um desporto que tem a ver com competio com automveis. um dos desportos mais populares do mundo e talvez aquele onde a comercializao mais intensa.

Histria
Princpio
As corridas de automveis iniciaram-se quase imediatamente depois da construo dos primeiros carros movidos a asolina bem sucedidos. !m "#$%& 'oi or anizada a primeira competio pela revista parisiense (e )etit *ournal& um teste de con'iabilidade para determinar o melhor desempenho. +m ano mais tarde& realizou-se a primeira corrida propriamente dita& entre )aris e ,ordus. O primeiro a che ar 'oi !mile (evassor& mas 'oi desclassi'icado porque o seu carro no era um automvel de quatro lu ares& como era requerido. A primeira corrida de automveis na Amrica& num percurso de -%../ milhas& teve lu ar em 0hica o& a 1 de 2ovembro de "#$-. 3ran4 5ur6ea venceu& em "7 h e 1. min& sobrepondo-se a tr8s carros movidos a asolina e a dois elctricos.

Corridas entre cidades


0om a construo de automveis e as corridas dominadas pela 3rana& o clube automvel 'ranc8s - A03& realizou al umas randes corridas internacionais& em eral partindo ou che ando a )aris e tendo a outra e9tremidade noutra rande cidade na !uropa ou na 3rana. !stas corridas de rande sucesso terminaram em "$7. quando :arcel ;enault se envolveu num acidente 'atal perto de An oul8me durante a corrida )aris :adrid. Oito mortes levaram o overno 'ranc8s a interromper a corrida em ,ordeus e a banir as corridas de estrada.

Taa Gordon Bennett de Automobilismo (191 ! 19" #


Os anos .7 assistiram < di'erenciao radical dos ve=culos desportivos a partir dos carros de estrada de lu9o& com a 5ela e& a Auto +nion& a :ercedes-,enz& a 5elaha6e e a ,u atti a construir ve=culos aerodin>micos dotados de motores com mais de %-7 4? de pot8ncia& com o au9=lio de superchargers m@ltiplos. O mA9imo peso autorizado era de B-7 4 & uma re ra diametralmente oposta aos re ulamentos modernos de competio. !ra necessArio o uso intenso de li as de alum=nio para conse uir bai9ar o peso e& no caso do :ercedes& at a tinta 'oi removida para satis'azer as limitaCes no peso.

$r%aniza&o e 'e%ula&o
O desporto automotor re ulado mundialmente pela 3DA - Fdration Internationale de l'Automobile - 3ederao Dnternacional de Automobilismo& que promove e homolo a os carros& as pistas e as condiCes das corridas. O evento mA9imo or anizado pela 3DA a 3rmula ". 0ada nao que or aniza este tipo de esporte tende a or anizar tambm uma instituio 'iliada < 3DA que homolo a e re ula o automobilismo em seu territrio. 2o ,rasil a 0,A 0on'ederao ,rasileira de Automobilismo e em )ortu al a 3)AE - 3ederao )ortu uesa de Automobilismo e Eartin & so as instituiCes responsAveis por isso.

Bandeiras
O 0di o de Automobilismo tambm re ula as sinalizaCes usadas durante as competiCes. Fuando al o que ocorre na pista necessita da ateno de todos os pilotos& so e9ibidas bandeiras coloridas pr9imas ao acontecimento ou na linha de che adaGlar ada ou especi'icamente para al um piloto. Os pilotos tambm podem ser avisados pelo rAdio& pelos chamados spotters& mas como estes avisos normalmente so cr=ticos e o rAdio pode apresentar problemas durante a competio& usa-se o mtodo das bandeiras que mais prAtico e se uro. As bandeiras so mais comumente usadas para avisar os pilotos sobre a entrada ou a sa=da do sa'et6 car na pista. As bandeiras usadas atualmente soH Bandeira amarela Perigo logo a frente. Reduza a velocidade!

Bandeira azul D passagem (o retardatrio) a um carro mais veloz que quer ultrapassar! Actualmente o piloto dever permitir a passagem at! trs curvas ap"s l#e ser mostrada a $andeira ou arrisca penaliza%&es.

Bandeira verde Pista livre. 'eralmente mostrada ap"s o Safety Car sair da pista ou ap"s um trec#o em $andeira amarela.

Bandeira vermel#a (orrida paralisada.

Bandeira listrada em amarelo e vermel#o (uidado! )leo na pista ou pista escorregadia.

Bandeira $ranca (arro lento em pista. Pode ser um monolugar uma am$ul*ncia ou qualquer outro carro de servi%o na pista.

Bandeira +adrez (ou quadriculada) ,im da prova.

Bandeira metade preta metade $ranca na diagonal - piloto tomou alguma atitude antidesportiva a qual deve ser corrigida o mais rpido poss.vel para n/o #aver desclassifica%/o.

Bandeira preta Desclassifica%/o do piloto ao qual foi indicada.

Bandeira preta com um c.rculo laran0a Algum pro$lema t!cnico. - piloto dever voltar as boxes.

Autdromos e pistas

Iiso area do Dndianapolis :otor JpeedKa6 O evento automobil=stico pode ser realizado em autdromos& circuitos 'echados constru=dos espec='icamente para as provas de velocidade e habilidades de conduo dos ve=culos ou circuitos de rua& como o do Lrande )r8mio de :Mnaco. Os autdromos podem ser ovais como o Nallade a JuperspeedKa6 nos !stados +nidos& tradicional& com vArias curvas e retas como o de Autdromo do !storil em )ortu al e misto como o circuito de DndianApolis tambm nos !stados +nidos.

As cate orias e modalidades como os ralis que colocam < prova a resist8ncia de condutores e ve=culos usam pistas e circuitos em vArios terrenos. Os 'ora de estrada usam terrenos acidentados naturais ou preparados.

Cate%orias
!9istem vArias cate orias de competio no desporto automomotivo. Nodas as cate orias devem ser adequadas as re ulaCes do Appendi9 * do 0odi o Dnternacional de Automobilismo.

Corridas de monolu%ares
As corridas de monolu ares so talvez o aspecto mais bem conhecido do automobilismo& com carros desenhados especi'icamente para corridas de alta velocidade. As rodas no so cobertas& e os carros t8m asas aerodin>micas < 'rente e atrAs para produzir uma 'ora para bai9o e aumentar a adeso < pista. As corridas de monolu ares realizam-se em circuitos especialmente constru=dos& ou em circuitos citadinos 'echados para o e'eito. :uitas das corridas de monolu ares na Amrica do 2orte t8m lu ar em circuitos OovaisPO& e a (i a de 0orridas Dnd6 corre e9clusivamente em ovais.

+m carro moderno de 3rmula " As mais bem conhecidas corridas de monolu ares so as de 3rmula "& que se desenvolvem num campeonato do mundo anual em que participam al uns dos principais 'abricantes de automveis e de motores do mundo& numa batalha que tanto tecnol ica como de desempenho na pista. 2a Amrica do 2orte& os carros 0hamp 0ars e os da 3rmula Dnd6 assemelham-se aos de 3" mas so suQeitos a muito mais restriCes. !9istem outras cate orias de monolu ares& incluindo as corridas de 4arts que empre am pequenas mAquinas de bai9o custo em pequenas pistas. :uitos dos melhores pilotos da actualidade iniciaram as suas carreiras nos 4arts.

'alis
Os ralis& ou rallyes so corridas de carros de produo pro'undamente modi'icados em estradas p@blicas ('echadas) ou em Areas sem estrada. +m rali t=pico tem lu ar em vArias etapas& que os participantes podem analisar antes

da competio. O nave ador G co-piloto usa as notas tiradas durante o reconhecimento para aQudar o piloto a completar a etapa o mais depressa poss=vel. A competio eralmente baseada nos tempos& embora ultimamente tenham aparecido al umas etapas com competio directa. O principal campeonato de ralis o 0ampeonato do :undo de ;alis& mas tambm e9istem campeonatos re ionais e muitos pa=ses t8m os seus prprios campeonatos nacionais. RA al uns ralis 'amososH o ;ali de :onte 0arlo ou o ;ali de Jan ;emo. Outro acontecimento semelhante a um rali (na realidade um raide) o ;ali )aris5a4ar. !9istem ainda muitas cate orias de ralis mais pequenas& populares entre os amadores& constituindo a base dos desportos motorizados. RA que considerar tambm o ;ali ;ota dos Iinhos Ierdes& uma das mais importantes provas de ;e ularidade Ristrica para Automveis Anti os e 0lAssicos que se realiza anualmente em )ortu al.As ;e ularidades Ristricas cada vez assumem mais adeptos e a'iccionados em todo o :undo e possibilitam uma nova aborda em desta temAtica.

Corridas em pisos de terra


2as corridas em pisos de terra& vArias classes de ve=culos especialmente modi'icados& incluindo automveis& competem em corridas por ambientes com pisos que no seQam as'alto. 2a Amrica do 2orte& estas corridas t8m 'requentemente lu ar no deserto. +m e9emplo a 'amosa ,aQa "777. 2o ,rasil tambm e9iste uma cate oria chamada OIelocidade na NerraO& onde ve=culos correm em circuitos 'echados& de terra batida& sem os tradicionais obstAculos dos ;alis& onde vence quem primeiro completar o n@mero de voltas estipuladas. Os principais campeonatos re ionais so disputados no )aranA e em Janta 0atarina& onde os carros so divididos em diversas cate orias& quer seQamH Eart0ross& 3ormula Nubolar& :arcas& Nurismo& 2ovatos& Rot 5od e& Jtoc4 0ar& 3usca Ielocidade e Autocross. (ora de estrada A modalidade 3ora de estrada ( Off road) praticada em trilhas que atravessam campos& montanhas& ala ados& pedreiras e outros terrenos que proporcionem di'iculdades para sua transposio. Os carros utilizados so normalmente do tipo Qipe& com trao nas quatro rodas.

Corridas de carros de desporto


2esta modalidade as versCes de produo de carros de desporto e prottipos competem em circuitos 'echados. As corridas desenrolam-se& em re ra& em dist>ncias lon as& e os carros so conduzidos por equipas de dois ou tr8s condutores que se revezam de vez em quando. 5evido <s randes di'erenas

entre os carros desportivos OnormaisO (vul o LNSs) e os prottipos de competio& uma @nica corrida envolve eralmente vArias classes di'erentes. 2os !stados +nidos& or aniza-se desde "$$$ a American (e :ans Jeries& incluindo classes LN& LNJ e duas classes de prottipos. +ma competio semelhante 'oi criada na !uropa em 177%& com assinalAvel sucesso entre os concorrentes que preenchem rids com cerca de -7 carros. 0orridas 'amosas de carros de desporto so& por e9emplo& as 1% Roras de (e :ans as "1 Roras de Jebrin & os "777 4m de :onza& 1% Roras de J)A& "777 4m de 2Trbur rin & 1% Roras de 5a6tona e a :il :ilhas ,rasileiras. A 3DA or aniza um campeonato& chamado de 3DA LN& com carros divididos em % classes LN"& LN1& LN. e 2LN

Corridas de stoc) cars


As corridas de stock cars so a variante americana das corridas de carros de turismo. As corridas so eralmente conduzidas em pistas ovais e os carros parecem-se com carros de produo& mas so na realidade mAquinas de corrida constru=das de propsito e muito semelhantes entre si em especi'icaCes. Os primeiros stock cars eram muito mais pr9imos dos carros de produo. A srie principal nas corridas de stoc4 cars a 2AJ0A;& e a mais 'amosa corrida da srie a 5a6tona -77. A or anizao 2AJ0A; tambm or aniza a ,usch Jeries (uma li a in'erior de stock cars) e a 0ra'tsman Nruc4 Jeries& de caminhCes pic4up. A 2AJ0A; or aniza ainda a srie 3eatherlite de carros Omodi'icadosO& com carros muito modi'icados a partir da estrutura bAsica dos stock cars& atravs da adio de motores poderosos& pneus lar os e chassis leve de rodas livres. :as a srie mais anti a da 2AJ0A; continua a ser a que tem maior apelo Qunto do p@blico.

Corridas lineares
2as corridas lineares (drag racing)& o obQetivo completar uma certa dist>ncia& tradicionalmente um quarto de milha (".17 ps ou %77 m)& no mais curto espao de tempo poss=vel. Os ve=culos utilizados variam entre o carro de todos os dias e o dragster. As velocidades e os tempos di'erem& naturalmente& de classe para classe. +m carro vul ar pode completar os %77 m em "- se undos& ao passo que um dragster poderoso pode cobrir a mesma dist>ncia em %&se undos e atin ir -.7 4mGh (..7 mGh). As corridas lineares 'oram iniciadas& enquanto desporto& por ?all6 )ar4s& no in=cio dos anos -7& por intermdio da 2R;A (2ational Rot ;od Association)& que o maior corpo or anizativo do desporto automvel no mundo inteiro. A 2R;A 'oi 'ormada com o obQectivo de a'astar as pessoas das corridas de rua. 0orridas de rua ile ais no so corridas lineares.

Ao acelerar at aos -.7 4mGh& um dragster poderoso pu9a %.- de acelerao& e quando os travCes e os pAra-quedas esto em aco& o condutor e9perimenta uma acelerao ne ativa de % (mais do que os tripulantes do vaivm espacial). +m @nico dragster pode ser ouvido a ". 4m& e pode erar uma leitura sismo rA'ica de "&- - 1 na escala de ;ichter. (dados dos 2R;A :ile Ri h 2ationals de 177"& e de testes realizados em 1771 pelo 0entro 2acional de Jismolo ia dos !+A.) As corridas lineares realizam-se 'requentemente em competio directa entre dois carros& com o vencedor de cada ronda a passar < ronda se uinte. 2as classes pro'issionais sempre o primeiro a che ar < meta que anha. 2as classes amadoras& e9iste um handicap (aos carros mais lentos dada uma vanta em) que usa um =ndice& e os carros que correm mais rapidamente que o seu =ndice permite& OrebentamO e perdem. As corridas lineares so populares principalmente nos !stados +nidos da Amrica.

Corridas de carros cl*ssicos


:odalidade em 'ranca e9panso& as corridas para carros clAssicos re@nem ve=culos que 'izeram a historia do automobilismo desportivo entre o 'inal da Je unda Luerra :undial e meados dos anos setenta. O re ulamento varia de pa=s para pa=s& mas normalmente re e-se pelo Ane9o * da poca dos carros& ou pelo mais restritivo Ane9o E& concebido e9clusivamente para este tipo de competiCes. Actualmente entre outras provas& disputa-se um campeonato internacional de 3rmula " (NL))& um outro para prottipos de Lrupo 0& outro para prottipos e LNSs anteriores a "$#7 (KKK.vdev.'r) e ainda in@meras outras competiCes que vo dos carros de turismo at aos ;all6es. As mais importantes competiCes de 0lAssicos na !uropa so sem d@vida as 1% Roras de (e :ans 0lassic e o circuito de LoodKood& onde desde o p@blico aos mec>nicos e comissArios& todos t8m que 'azer parte do cenArio& sendo obri atrio enver ar uma indumentAria da poca das corridas disputadas. !m )ortu al disputam-se dois campeonatos de velocidade para clAssicos (02I0 e N20I) divididos em in@meras subclasses& entre as quais a ONaa ".77O. O 02I0 dominado pelos 3ord !scort ;J com motor 0osKorth ,5L e pelos )orsche 0arrera ;J;. O N20I o 'eudo dos anti os prottipos de Lrupo -& aparecendo carros to espectaculares como os (ola NB7 0hev6 I#& :arch B%J& (ola N1#1& (ola N1"1& 0hevron ,"$ e ,1". !9iste tambm um campeonato nacional de ralis para clAssicos e ainda um elevado n@mero de ralis de re ularidade para viaturas clAssicas.

Corridas no %elo

Corridas de carros de turismo


Nal como nos ralis& nas corridas de carros de turismo competem carros de produo altamente modi'icados mas& ao contrArio do que acontece em ralis& no turismo os carros correm ao mesmo tempo& uns contra os outros& eralmente em circuitos 'echados. !9iste um campeonato internacional de carros de turismo& a ?orld Nourin 0ar 0hampioship (?N00& 0ampeonato :undial de 0arros de Nurismo) e a maior parte dos pa=ses t8m os seus prprios campeonatos nacionais. !ntre os mais conhecidos contam-se o ,ritish Nourin 0ar 0hampionship (,N00& 0ampeonato ,rit>nico de 0arros de Nurismo)& o 5eutsche NourenKa en :eisterscha't (5N:& 0ampeonato Alemo de 0arros de Nurismo)& Jtoc4 0ar I# no ,rasil e os I# Jupercars (I# Jupercarros) na AustrAlia. pro'issionais no desporto sendo a cate oria de base do automobilismo. O 4artin tambm 'amoso por atrair amantes do automobilismo. As corridas acontecem em 4artdromos& pistas espec='icas para a prAtica do 4artin .

Eartin
O 4artin a cate oria mais elementar do automobilismo pelo 'acto ds ve=culos serem preparados a bai9o custo espec='icamente para corridas. )or ser pequeno& chama a ateno de crianas e por isso pode ser considerado a porta de entrada dos pilotos pro'issionais no desporto sendo a cate oria de base do automobilismo. O 4artin tambm 'amoso por atrair amantes do automobilismo. As corridas acontecem em 4artdromos& pistas espec='icas para a prAtica do 4artin .

You might also like