You are on page 1of 37

NO DATA, NO MARKET A Aplicao do Princpio da Precauo Nanotecnologia

Helena Pereira de Melo 1. A Nanotecnologia

A Nanocincia e a Nanotecnologia so extraordinariamente importantes no Sculo XXI. Como se refere no Estatuto do Laboratrio Ibrico Internacional de Nanotecnologia, assinado em Badajoz em 25 de Novembro de 2006, durante a XXII Cimeira Luso-Espanhola, actualmente, a importncia da investigao nas nanocincias e tecnologias para o aperfeioamento do conhecimento humano, o seu impacte no desenvolvimento das sociedades e o seu potencial para mudar a nossa economia e melhorar o nosso nvel de vida, semelhante ao impacte que as tecnologias da informao tiveram nas duas ltimas dcadas1. So a cincia e a tecnologia escala do nanmetro, i.e., escala molecular. O nanmetro (o prefixo nano vem do grego nnos que significa an o) uma milsima parte do micrmetro que, por sua vez, a milsima parte do milmetro. A palavra nanotecnologia s passou a ser utilizada a partir de 1959, ano em que o fsico norte-americano Richard Feynman proferiu, no Instituto de Tecnologia da Califrnia, em Pasadena, uma conferncia intitulada There is plenty of room in the bottom. Pretendia alertar para o facto de que, se conhecssemos os to mos poderamos uni-los como bem entendssemos2.
1

Cf. o Prembulo do Estatuto, aprovado pela Resoluo da Assembleia da Repblica n. 59/2007, de 20 de Setembro, publicada no Dirio da Repblica, 1. Srie, n. 225, de 22 de Novembro de 2007. Este Estatuto foi ratificado pelo Decreto do Presidente da Repblica n. 125/2007, de 13 de Novembro, publicado no Dirio da Republica, 1. Srie, n. 225, de 22 de Novembro de 2007. O Acordo de Sede entre a Repblica Portuguesa e o Laboratrio Ibrico Internacional de Nanotecnologia, assinado em Braga em 19 de Janeiro de 2008, foi aprovado pela Resoluo da Assembleia da Repblica n. 44/2008, de 27 de Junho de 2008, publicada no Dirio da Repblica, 1. srie, n. 150, de 5 de Agosto de 2008. Sobre a Nanotecnologia como representando a prxima Revoluo Industrial, cf. PARADISE, Jordan, WOLF, Susan M., KUZMA, Jennifer, RAMACHANDRAN, Gurumurthy e KOKKOLI, Efrosini (2009), The Challenge of Developing Oversight Approaches to Nanobiotechnology: The Lessons of History, Journal of Medical Ethics, vol. 37, n. 4, Inverno de 2009, pp. 543 e ss. 2 Afirmou nessa conferncia da Sociedade Americana de Fsica: What I want to talk about is the problem of manipulating and controlling things in a small scale What I have demonstrated is that there is room that you can decrease the size of things in a practical way. I now want to show that there is plenty of room. I will not discuss how we are going to do it, but only what is possible in principle We are not doing it because we havent yet gotten around to it . Ap. ROUKES, Michael L. Plenty of Room, Indeed in Understanding Nanotechnology (coordenao: Sandy Fritz), New York: Warner Books, p. 18.

Surge assim a Nanocincia e a Nanotecnologia que, nas palavras do fsico portugus Carlos Fiolhais, procuram construir novas molculas e novos materiais juntando os seus constituintes, tomo a tomo, com uma individualidade e uma preciso que no se conseguem quando se trabalha com uma multido inumervel de partculas3. Para o fazerem recorrem a conhecimentos provenientes da Fsica, da Qumica, da Biologia, da Engenharia Electrnica e Informtica, da Medicina. Constituem uma rea transdisciplinar por excelncia, cujas aplicaes so, como refere o aludido Autor, to numerosas como as possibilidades de ligar os tomos entre si4. Os nanocomputadores (computadores com transstores nanoescala) so uma das suas principais aplicaes. Mas existem outras, como sejam os novos txteis e cosmticos baseados na Nanotecnologia, os quadros de bicicleta e as raquetes de tnis ultraresistentes e ultraleves. So tambm mltiplas as suas aplicaes a nvel mdico por exemplo, tm sido criados nanosensores que detectam tumores numa fase inicial do seu desenvolvimento e nanorobs que removem os obstculos ao fluxo normal do sangue nos vasos sanguneos5. O reconhecimento da crescente importncia da Nanotecnologia na vida do dia a dia dos cidados levou os Primeiros-Ministros de Portugal e de Espanha a anunciarem, na XXI Cimeira Luso-Espanhola ocorrida em Novembro de 2005, a sua deciso de criarem, em conjunto, um instituto de investigao internacional cujo objectivo primordial fosse o de investigar na rea da Nanocincia e da Nanotecnologia. Na sequncia desta deciso foi criado, em 2007, o acima referido Laboratrio Ibrico Internacional de Nanotecnologia, uma organizao internacional, com sede no concelho de Braga, que teve como membros fundadores Portugal e Espanha, mas que se encontra aberta adeso de outros Estados, europeus e no europeus, que desejem tornar-se seus membros. Propondo-se contratar cerca de duzentos investigadores, pretendeu-se, como se pode ler no prembulo do Decreto-Lei n. 66/2007, de 19 de Maro, que o Instituto atraia cientistas e estudantes de topo e que
3

FIOLHAIS, Carlos (2007), Nanotecnologia: o Futuro Vem A in Biologias na Noite (coordenao: Amadeu Soares), Porto: Edies Afrontamento, p. 217. 4 FIOLHAIS, Carlos (2007), p. 231. Sobre o character transdisciplinar da Nanotecnologia cf., tambm, SARGENT, Ted (2006), The Dance of Molecules How Nanotechnology is Changing our Lives , New York: Thunders Mouse Press, p. xiii. 5 Vide, sobre este ponto, KOEPSELL, David (2009), Lets Get Small: An Introduction to Transitional Issues in Nanotech and Intellectual Property, Nanoethics, 2009, 3, pp. 157 e ss., e SEEMAN, Nadrian C. (2004), Nanotechnology and the Double Helix, Scientific American, June 2004, pp. 35 e ss.

funcione, desde o incio, com equipas de investigao que assegurem a sua imediata reputao internacional. Nas Grandes Opes do Plano para 2008, aprovadas pela Lei n. 31/2007, de 10 de Agosto, alude-se igualmente ao Instituto como exemplo do fomento das parcerias e das redes entre universidades, centros de investigao e empresas, associando os melhores centros de competncia escala global, que tem permitido reposicionar o sistema cientfico e tecnolgico do Pas num novo patamar de rigor e exigncia, com laos mais fortes com a comunidade internacional e com maior capacidade de resposta s necessidades do tecido empresarial6. Muitas das aplicaes da Nanotecnologia j se encontram disponveis no mercado. Cerca de mil produtos j foram colocados no mercado o que, segundo o Parlamento Europeu, faz prever, no futuro prximo, a existncia de elevados nveis de exposio a bens de consumo contendo nanopartculas livres a que ficaro directamente expostos os seres humanos e os organismos existentes no ambiente7. Que riscos so esses? Em que medida pode a exposio a nonoprodutos ser lesiva da sade pblica e do ambiente?

2. Riscos emergentes da Nanotecnologia

Quando se utilizam os materiais na escala nano estes podem ficar sujeitos s leis da Fsica Quntica e apresentar propriedades diferentes das que revelam quando se trabalha numa escala maior8. As nanopartculas de um determinado material considerado tendem a ser mais reactivas do que as partculas do mesmo material utilizadas numa escala no nano, porque apresentam uma ratio superfcie / volume por unidade de massa, mais elevada. Quando se passa para a nanoescala o material pode apresentar uma cor diferente, tornar-se solvel, converter-se num bom condutor de energia.
6

Nas Grandes Opes do Plano para 2009, aprovadas pela Lei n. 41/2008, de 13 de Agosto, alude-se construo do Laboratrio, na sequncia de concurso internacional aberto para o efeito. 7 EUROPEAN PARLIAMENT, POLICY DEPARTMENT ECONOMIC AND SCIENTIFIC POLICY (April 2007), Nanomaterials in Consumer Products, Availability on the European Market and Adequacy of the Regulatory Framework, RIVM/SIR Advisory Report 11014, p. iii. Este relatrio encontra-se disponvel em: http://www.nanet.nu/ , consultado em Janeiro de 2010. 8 Cf., sobre este ponto, LOBO, Rui Filipe Marmont (2009), Nanotecnologia e Nanofsica (Conceitos de Nanocincia Moderna), Lisboa: Editora Quantum, p. 41.

Particularmente importantes so as nanopartculas sintticas (as engineered or manufactured nanoparticles) que so fabricadas com o intuito de aproveitar as suas caractersticas especficas para determinados fins. As mais utilizadas so os nanotubos que so molculas formadas por folhas de grafite enroladas sobre si prprias, e que so consideradas o material do futuro. Como salienta Andreas Bachmann os nanotubos apresentam caractersticas extraordinrias: so cem vezes mais resistentes e cinco a seis vezes mais leves do que o ao. So dotados de flexibilidade e de plasticidade e so bons condutores de calor e de electricidade. Podem ser utilizados na produo de transstores para chips de computadores, de monitores, de sensores, ou ainda, no armazenamento de hidrognio. Podem ser utilizados na construo de avies, de carros, de implantes sseos e de prteses artificiais. Permitem fabricar bolas e raquetes de tnis e baterias9. So tambm muito utilizadas as buckyballs (as buckminsterfullerenes) que so esferas que contm cerca de sessenta molculas de carbono e apresentam um nanmetro de dimetro e so usadas em circuitos electrnicos ou como condutoras de frmacos, permitindo que estes produzam os seus efeitos no local certo; os pontos qunticos (quantum dots), que so partculas em forma de pirmide que so usadas em ecrs de computadores e de televisores de alta definio, e as nanopartculas de ouro e de prata, que produzem efeitos antibacterianos. H incerteza quanto ao risco que da utilizao destas partculas nanosintticas pode advir para os seres humanos e para o ambiente. Podem influir no sentido da sua maior toxicidade (quando comparadas com o mesmo material escala no nano) a sua mais ampla superfcie em comparao com o seu volume, o que as torna, como referido, mais reactivas, o seu formato, a sua capacidade de se dissolverem ou no. Como escreve o Autor acima referido, no podemos afirmar que uma partcula, pelo simples facto de ser uma nanopartcula, seja txica. Porm, seria curioso se, atentas as caractersticas apresentadas pelas nanopartculas, estas provassem ser

completamente inofensivas. Parece-nos sensato presumir que as nanopartculas apresentam um potencial de causarem dano srio10. Idntica preocupao, com o
9

BACHMANN, Andreas (2007), Synthetic Nanoparticles and the Precautionary Principle. An Ethical Analysis, p. 2, disponvel em http://www.ekah.admin.ch/ , consultado em Janeiro de 2010. 10 BACHMANN, Andreas (2007), p. 4. Cf., ainda, WILLIAMS, Linda e ADAMS, Wade (2007), Nanotechnology Demystified, New York: McGraw-Hill, pp. 3 e ss.

potencial impacto das nanopartculas sobre a sade humana e o ambiente, foi manifestada pela Comisso Europeia, na Comunicao que fez sobre a Nanotecnologia, em 200511. Estudos feitos em matria de avaliao do risco concluem que as nanopartculas sintticas inaladas, ingeridas ou absorvidas pela via cutnea, podem causar dano s clulas humanas, causando-lhes stress oxidativo ou penetrando na sua mitocndria. Quando libertadas no ambiente (atravs da lavagem de roupa, da remoo de cosmticos utilizados ou quando integradas em produtos que combatem a poluio) podem destruir bactrias e outros organismos teis ao equilbrio ecolgico natural. Podem ter um impacto negativo nas plantas, nos micro-organismos, repercutindo-se os seus efeitos em todo o ecossistema. No entanto, nem todos os autores consideram haver motivo para preocupao sria ou generalizada, considerando indispensvel que se investigue, caso a caso, o grau de toxicidade de cada nanopartcula sinttica. Estamos, assim, no domnio da incerteza. No nos encontramos numa situao de ignorncia na medida em que estudos cientficos sugerem que algumas nanopartculas sintticas so susceptveis de causarem danos graves para a sade humana e o ambiente12. No sabemos, no entanto, qual ser a gravidade do dano nem a probabilidade de este ocorrer. No , muitas vezes, possvel estabelecer a relao causa-efeito entre a exposio a nanopartculas sintticas e os danos sofridos, que s se sentiro muito mais tarde, ou que podero ser agravados pela sua interaco com outras partculas presentes no corpo humano ou no ambiente. Ou estimar o prejuzo, no caso dos danos procados no ambiente, uma vez que, como escreve Alexandre Kiss, o valor monetrio () das paisagens ou dos ecossistemas, no conhecido13. Ou, ainda, mesmo que seja
11

COMMISSION OF THE EUROPEAN COMMUNITIES (2005), Communication from the Commission to the Council, the European Parliament and the Economic and Social Committee: Nanosciences and Nanotechnologies: An Action Plan for Europe 2005-2009, European Communities: Luxembourg Office for Official Publications of the European Communities. 12 Cf., sobre este ponto, KELTY, Christopher M. (2009), Beyond Implications and Applications: the Story of Safety by Design, Nanoethics, 2009, 3, pp. 79 80, e CORLEY, Elizabeth A., SCHEUFELE, Dietram A., e HU, Qian (2009), Of Risks and Regulations: How Leading U.S. Nanoscientists Form Policy Stances About Nanotechnologies, Journal of Nanoparticle Research, 2009, n. 11, pp. 1573 e ss. 13 KISS, Alexandre (1994), Direito Internacional do Ambiente in Direito do Ambiente (coordenao: Diogo Freitas do Amaral e Marta Tavares de Almeida), Oeiras: Instituto Nacional de Administrao, p. 153.

possvel estim-lo, nem sempre ser fcil determinar quem so as vtimas, que podem pertencer s geraes presentes ou s geraes futuras14. Acresce ainda serem muitas das leses ecolgicas ambientais irreversveis e da a importncia de as prevenir15. O legislador tem, nesta matria, de decidir atendendo no ao risco (no sentido de formular um juzo de probabilidade quanto ocorrncia de um dano), mas sim incerteza (no dispondo de dados que lhe permitam formular um juzo desse tipo) 16. A sua deciso, informada pelo princpio da precauo, tem de atender a quem se encontra eventualmente exposto aos efeitos nocivos das nanopartculas sintticas e de que forma ocorre essa exposio.

3. Pessoas expostas aos riscos da Nanotecnologia

possvel distinguir vrios grupos no que concerne aos riscos advenientes da exposio s nanopartculas sintticas: o dos investigadores, o dos trabalhadores e o dos consumidores dos produtos que as contenham. Os investigadores, na medida em que entrem em contacto com nanopartculas sintticas, apesar de manusearem quantidades relativamente pequenas, podem sofrer danos na sua sade. Do mesmo modo os trabalhadores que trabalhem em empresas que as produzam, por vezes s toneladas, ou que as utilizem como matria-prima para

14

Vide, na matria, MELO, Helena Pereira de (2008), Manual de Biodireito, Coimbra: Almedina, pp. 167 e ss. 15 Sobre o princpio da preveno como princpio fundamental do Direito do Ambiente Portugus vide CANOTILHO, J. J. Gomes (1995), Proteco do Ambiente e Direito de Propriedade (Crtica de Jurisprudncia Ambiental), Coimbra: Coimbra Editora, em particular as pp. 101 102. Sobre as consequncias blicas das leses ecolgicas ambientais cf., por todos, WELZER, Harald (2009), Les Guerres du Climat, Pourqoui on Tue au XXIe Sicle (traduao do original alemo de 2008 por Bernard Lortholary), Paris: Gallimard, pp. 53 e ss. 16 Como escreve Maria da Glria Garcia, aludindo ao enquadramento jurdico das mutaes cientficas, () a avaliao a que se alude envolve incerteza cientfica, uma incerteza idntica que presidiu definio do comportamento jurdico, ora avaliado, sob pena de a doena se confundir com a cura e o problema com a soluo. Essa incerteza corresponde ideia de que a norma no se apoia em evidncias e to-pouco se apoia em evidncias a avaliao dos efeitos do seu cumprimento. Interessante tambm, na matria em anlise, a posio assumida por Alexandra Arago, que considera que o princpio da precauo tem como limite a verosimilhana. Escreve: O princpio da precauo no actuar se o risco de leso do bem futuro no for mimnimamente verosmil. Preferimos que seja a verosimilhana, e no a probabilidade estatstica, a comandar o funcionamento do princpio da precauo, para evitar que o princpio da precauo fique submetido ao jogo das probabilidades (). Cf. GARCIA, Maria da Glria F. P. D. (2007), O Lugar do Direito na Proteco do Ambiente, Coimbra: Almedina, p. 373, e ARAGO, Maria Alexandra de Sousa (2006), O Princpio do Elevado Nvel de Proteco e a Renovao Ecolgica do Direito do Ambiente e dos Resduos, Ciombra: Almedina, p. 212.

o fabrico de outros produtos podem, se no forem tomadas as necessrias medidas de higiene e segurana no trabalho, ficar expostos a um risco para a sua sade. Por fim, tambm podem fic-lo, os consumidores de produtos contendo as aludidas partculas (que sero pacientes se se tratar de produtos utilizados para fins clnicos), que com elas contactam, na medida em que as podem, por exemplo, inalar ou ingerir. Desde o incio do debate sobre a Nanotecnologia e os seus possveis reflexos na sade humana que as organizaes representativas dos interesses e direitos dos consumidores reclamam a rotulagem obrigatria (atravs de nano-labels e de safetylabels) dos produtos que contenham as referidas nanopartculas. Por exemplo, no ano de 2005, uma destas organizaes, a Topless Humans Organized for Natural Genetics, protestou em frente de um estabelecimento comercial (os armazns Eddie Bauer) em Chicago contra a venda de nano-textis que no eram identificados como tais17. O conhecimento cientfico disponvel no permite uma avaliao rigorosa do risco que a exposio s nanopartculas pode trazer para a sade de cada um dos grupos considerados. Atento o carcter limitado da informao disponvel sobre a toxicidade destas partculas o princpio da precauo impe ao legislador, no plano internacional e nacional, que legisle ora regulando o exerccio das actividades que as envolvam, minimizando os riscos delas decorrentes para a sade humana e para o ambiente, ora introduzindo moratrias ou, mesmo, proibindo a prtica de actos que, na sequncia de uma anlise de custo/benefcio, se conclua poderem implicar a produo de dano(s) grave(s) para os aludidos bens jurdicos. importante que a legislao a adoptar seja aplicvel a todo o espao da Unio Europeia para prevenir a existncia de parasos de nanotecnologia. A Comisso Europeia pronunciou-se no sentido da essencialidade da sua adopo, sublinhando que a adopo de regulamentao apropriada e atempada na rea da sade pblica,

17

Cf., sobre este ponto, MEILI, Christoph (2010), The Nano Information Pyramid Could He lp to Solve the No Data no Market Problem of Nanotechnologies, in No Data, no Market? Challenges to th Nano-Information and Nano-Communication Along the Value Chain, 5 International NanoRegulation Conference 25-26 November 2009, Rapperswil (Switzerland) Conference Report (coordenao: Stephan Knbel e Christoph Meili), Switzerland: The Innovation Society, p. 2.

da proteco dos consumidores e do ambiente, fundamental para garantir a confiana dos consumidores, dos trabalhadores e dos investigadores18.

4. A regulamentao internacional da Nanotecnologia

A Comisso Europeia, na Recomendao relativa adopo de um Cdigo de Conduta para a investigao responsvel no domnio das Nanocincias e das Nanotecnologias, de Fevereiro de 2008, props a adopo de uma moratria relativamente a algumas das suas aplicaes, sugerindo que enquanto os estudos de avaliao do risco no que concerne segurana no longo prazo no estiverem disponveis, a investigao que se traduza na intruso deliberada de nano-objectos no corpo humano, em alimentos (em particular nos destinados aos bebs), em raes, em brinquedos, em cosmticos e outros produtos, que possa implicar a exposio de seres humanos e do ambiente, no deve ser realizada19. No entanto, em Junho de 2008, no documento intitulado Aspectos Regulamentares dos Nanomateriais, a Comisso Europeia altera a posio antes assumida, defendendo agora que as Nanotecnologias apresentam um elevado potencial de propiciarem benefcios para os consumidores, trabalhadores, pacientes e para o ambiente, bem como de criarem empregos20, e que a legislao comunitria existente os abrange no seu campo de aplicao material, apenas se justificando o seu aperfeioamento. Conclui, deste modo, que a legislao actual cobre, em princpio, os potenciais riscos que dos nanomateriais podem resultar para a sade, segurana e ambiente. A proteco da sade, da segurana e do ambiente necessita, sobretudo, de ser melhorada atravs do aperfeioamento dessa legislao. A Comisso e as Agncias da Unio Europeia comearo por rever a documentao existente no sentido de a

18

EUROPEAN COMMISSION (2004), Towards a European Strategy for Nanotechnology, Luxembourg: Office for Official Publications of the European Communities, p. 17. 19 Ponto 4.1.17 da Commission Recommendation of 2 February 2008 on a Code of Conduct for Responsible Nanosciences and Nanotechnologies. 20 COMMISSION OF THE EUOPEAN COMMUNITIES (2008), Communication from the Commission to the European Parliament, the Council and the European Economic and Social Committee, Regulatory Aspects of Nanomaterials, p. 3. Este document encontra-se disponvel em: http://euro-lex.europa.eu/

melhorar, bem como a legislao, os critrios e normas tcnicas disponveis, no que respeita sua aplicabilidade e ao seu carcter apropriado aos nanomateriais 21. O Parlamento Europeu numa Resoluo sobre os Aspectos Regulamentares das Nanotecnologias, aprovada em 24 de Abril de 2009, com 362 votos a favor, quatro contra e cinco abstenes, lamenta e manifesta a sua discordncia relativamente posio assumida na matria pela Comisso Europeia em matria de regulamentao da Nanotecnologia. Lamenta a inexistncia de uma avaliao da legislao comunitria no que respeita sua aplicao Nanotecnologia. Discorda de que a legislao vigente cubra os riscos associados aos nanomateriais e de que a proteco da segurana, sade e do ambiente, sejam assegurados sobretudo atravs do aperfeioamento dessa legislao. Considera, pelo contrrio, impor-se a adopo de legislao especfica na matria em anlise, e solicita Comisso a reviso de toda a legislao relevante no prazo de dois anos, de modo a assegurar a segurana da utilizao de nanomateriais em produtos com impactos potenciais na sade, ambiente e segurana, ao longo de todo o ciclo de vida destes, e a garantir que as disposies legislativas e as normas que as regulamentam reflictam as especificidades dos nanomateriais a que os trabalhadores, os consumidores ou o ambiente se possam encontrar expostos. Considera ainda que a ideia de abordagem segura, responsvel e integrada das Nanotecnologias, que se encontra na base das normas comunitrias existentes na matria, posta em causa pela falta de informao sobre o seu uso e sobre a segurana dos nanomateriais j colocados no mercado22. Em resposta a estas objeces a Comisso Europeia comprometeu-se, numa Comunicao adoptada em Outubro de 2009, a rever a legislao vigente com relevncia na matria at 2011 e sublinhou, uma vez mais, que os nanoprodutos apenas gozaro de aceitao pblica se a legislao comunitria corresponder, de forma adequada, aos desafios emergentes destas novas tecnologias; se os fabricantes provarem a sua segurana; se os consumidores os considerarem seguros23. Que

21 22

COMMISSION OF THE EUOPEAN COMMUNITIES (2008), p. 11. Cf. European Parliament Resolution of 24 April 2009 on Regulatory Aspects of Nanomaterials. 23 COMMISSION OF THE EUROPEAN COMMUNITIES (2009), Communication from the Commission to the Council, the European Parliament and the European Economic and Social Committee Nanosciences and Nanotechnologies: An Action Plan for Europe 2005-2009. Second Implementation Report 2007-2009, COM (2009) 607 final, p. 7. Este documento encontra-se disponvel em: http://eur-lex.europa.eu/

legislao essa que traduz diferentes concretizaes do princpio da precauo s Nanotecnologias?

4.1.

O REACH

Um dos mais importantes instrumentos jurdicos aplicveis aos nanomateriais o Regulamento (CE) n. 1907/2006 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 18 de Dezembro, relativo ao registo, avaliao, autorizao e restrio de substncias qumicas (REACH) que tem por objectivo assegurar um elevado nvel de proteco da sade humana especialmente dos trabalhadores, e do ambiente, na aproximao das disposies legislativas relativas a substncias qumicas na Unio Europeia, com vista a atingir o desenvolvimento sustentvel24. Os nanomateriais encontram-se abrangidos na definio de substncia contida no artigo 3. para efeitos da sua aplicao25, pelo que o seu produtor ou importador se os produzir ou importar em quantidades iguais ou superiores a uma tonelada por ano, deve apresentar um registo do nanomaterial Agncia Europeia dos Produtos Qumicos. O pedido de registo deve ser acompanhado de um dossier tcnico contendo, nomeadamente, informaes sobre a identidade da substncia, sobre o seu fabrico, utilizaes, classificao e rotulagem, bem como orientaes para a sua utilizao segura. Se, no entanto, se pretender proceder ao registo de um nanomaterial a produzir ou a importar em quantidades iguais ou superiores a dez toneladas por ano, ento o pedido deve ser acompanhado de um relatrio de

24

Sobrea origem e evoluo do conceito de desenvolvimento sustentvel vide SOROMENHO-MARQUES, Viriato (2004), Da Poltica do Ambiente ao Desenvolvimento Sustentvel: Razes e Perspectivas in ticas e Polticas Ambientais (coordenao: Cristina Beckert e Maria Jos Varandas), Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa, pp. 251 e ss. 25 Segundo o disposto no n. 1 do artigo 3. deste Regulamento por substncia entende-se um elemento qumico e seus compostos, no estado natural ou obtidos por qualquer processo de fabrico, incluindo qualquer aditivo necessrio para preservar a sua estabilidade e qualquer impureza que derive do processo utilizado, mas excluindo qualquer solvente que possa ser separado sem afectar a estabilidade da substncia nem modificar a sua composio. Cf., sobre este ponto, LEE, Robert, e STOKES, Elen (2009), Twenty-First Century Novel: Regulating Nanotechnologies, Journal of Environmental Law, 2009, vol. 21, n. 3, pp. 469 e ss., e CALSTER, Geert van (2006), Regulating Nanotechnology in the European Union, European Law Review, Agosto Setembro de 2006, pp. 238 e ss.

10

avaliao da sua segurana qumica26. Este relatrio deve, designadamente, conter informao sobre o perigo da substncia em causa para a sade humana e para o ambiente e sobre a sua susceptibilidade de bioacumulao. Todas estas normas se fundam no princpio da precauo e implicam uma inverso do nus da prova, no sentido de que cabe aos fabricantes, aos importadores e aos utilizadores a jusante, provar que as substncias que fabricam, colocam no mercado ou utilizam, no so susceptveis de afectar negativamente a sade humana ou o ambiente. Satisfazem, tambm, a concretizao daquele princpio expressa na ideia de no data, no market (ausncia de dados, ausncia de mercado), segundo a qual a substncia qumica, acima de uma certa quantidade, no poder ser colocada no mercado sem que os seus possveis efeitos adversos na sade e no ambiente sejam cuidadosamente analisados. O REACH fornece um enquadramento geral do fabrico, colocao no mercado e utilizao de substncias qumicas no espao da Unio Europeia. Na medida em que abrange no seu campo de aplicao material substncias independentemente da dimenso destas, aplica-se aos nanomateriais. Na medida em que exige que se descreva em pormenor o risco que a substncia apresenta para a sade humana e para o ambiente, o Regulamento permite minimiz-lo e, nessa medida, assegurar a conformidade quase total com o princpio da proteco do ambiente e do desenvolvimento sustentvel garantidos pelo artigo 37. da Carta dos Direitos Fundamentais da Unio Europeia. No permite, no entanto, assegurar a conformidade total com esse princpio, nem satisfaz todas as exigncias decorrentes da aplicao do princpio da precauo, tal como se encontra formulado na Comunicao adoptada pela Comisso relativa ao princpio da precauo, em 2 de Fevereiro de 200027. No o permite porque no carecem de registo as substncias produzidas e utilizadas em quantidades inferiores a
26

Cf. Os artigos 6., 10. e 14. deste Regulamento. A execuo jurdica deste Regulamento na ordem jurdica nacional foi assegurada pelo Decreto-Lei n. 293/2009, de 13 de Outubro. Constitui, luz do disposto no artigo 11. deste diploma, contra-ordenao ambiental muito grave, o fabrico ou a colocao no mercado de substncias estremes ou contidas em misturas ou em artigos que no tenham sido registadas conforme o exigido pelo Regulamento em anlise. 27 Esta Comunicao foi apresentada Comisso por Erkki Liikanen, David Byrne e Margot Wallstrm, e teve por objectivo informar todas as partes interessadas sobre a forma como a Comisso entende dever aplicar o princpio da precauo e definir directrizes para a sua aplicao. Encontra-se disponvel em: http://europa.eu/rapid/pressReleasesAction (consultado em Janeiro de 2010).

11

uma tonelada, o que acontece com frequncia relativamente s nanosubstncias. No o permite tambm na medida em que a avaliao de segurana qumica apenas exigida em relao a substncias produzidas e utilizadas em quantidades iguais ou superiores a dez toneladas pelo que, uma vez, mais os nanomateriais podero no ser sujeitos a esta avaliao. Para alm das questes associadas s informaes a apresentar em funo da tonelagem, o REACH no considera a especificidade de, nos nanomateriais, as propriedades por estes apresentadas por poderem ser distintas das apresentadas pela mesma substncia escala no-nano. Deste modo, uma substncia presente num produto pode revelar um reduzido potencial de leso da sade humana e do ambiente e, a mesma substncia, escala nano, revelar um elevado potencial de leso dos aludidos bens jurdicos. Deste modo os ensaios feitos sobre as substncias para produzir informaes sobre as suas propriedades intrnsecas, exigidos para efeitos de registo ao abrigo do REACH podem conduzir a resultados no extrapolveis para as mesmas substncias quando utilizadas na escala nano. Acresce ainda que, nos termos do artigo 23., n. 3 do REACH, a obrigao geral de registo no se aplica, at 1 de Junho de 2018, s substncias fabricadas na Unio Europeia ou importadas, em quantidades iguais ou superiores a uma tonelada por ano, por fabricante ou por importador. O prazo de oito anos um prazo excessivamente dilatado se atendermos a que os progressos na Nanotecnologia so muito rpidos e a que as suas aplicaes so susceptveis de ofender gravemente a sade humana e o ambiente. Por este motivo alguns dos Estados membros tm adoptado normas especficas em matria de fabrico e colocao no mercado de nanoprodutos. Por exemplo, a Repblica Francesa aprovou recentemente um diploma que impe ao produtor ou importador de nanosubstncias a obrigao de, antes de os colocar no mercado, informar as autoridades administrativas sobre a identidade da substncia, quantidade disponvel e seus possveis usos. Deve ainda facultar-lhes toda a informao disponvel sobre os perigos delas decorrentes28. Conclumos, pois, que apesar de os produtores e os importadores terem o maior interesse em disponibilizarem a maior quantidade possvel de informao sobre as
28

Cf. o artigo 73. da Loi n. 2009-967 du 3 aot 2009 de programation relative la mise en ouvre du Grenelle de lenvironment, que altera os artigos L. 523-1 e seguintes do Code de lenvironnement.

12

substncias qumicas que integram os nanoprodutos que pretendem fornecer ou disponibilizar a terceiros, mediante pagamento ou gratuitamente, a proteco facultada pelo REACH no suficiente. O rpido desenvolvimento das Nanotecnologias associado falta de conhecimento preciso dos riscos que resultam da exposio aos nanoprodutos para a sade humana e para o ambiente, requerem a adopo de novas e mais adequadas medidas de precauo.

4.2.

A Segurana e a Sade dos Trabalhadores

Estas medidas so tambm indispensveis no que concerne proteco dos trabalhadores que podem ser expostos no local de trabalho influncia de factores ambientais perigosos, associados produo de nanopartculas sintticas ou utilizao destas para o fabrico de outros produtos. Como salientam John Howard e Vladimir Murashow estudos de natureza cientfica indicam que a exposio dos trabalhadores aos nanomateriais pode originar riscos respiratrios e cardiovasculares, sugerindo mesmo alguns relatrios que o risco da exposio a estes materiais pode ser semelhante ao risco de exposio ao amianto29. A sua segurana e sade encontram-se protegidas pelas disposies da Directiva 89/391/CEE do Conselho, de 12 de Junho de 1989, relativa aplicao de medidas destinadas a promover a melhoria da segurana e da sade dos trabalhadores no trabalho. Esta Directiva contem os princpios gerais relativos quela proteco, e preveno dos riscos profissionais e eliminao dos factores de risco e de acidente, aplica-se a todos os sectores de actividade, privados ou pblicos30. Abrange, pois, no seu mbito de aplicao material as empresas que apliquem Nanotecnologias. De acordo com as suas disposies a entidade patronal encontra-se obrigada a assegurar a segurana e a sade dos trabalhadores em todos os aspectos relacionados com o trabalho, bem como a, de acordo com a natureza das actividades da empresa, avaliar os riscos para a segurana e a sade dos trabalhadores, inclusivamente na escolha dos equipamentos de trabalho e das substncias ou
29

HOWARD, John, e Murashov, Vladimis (2009), National Nanotechnology Partnership to Protect Workers, Journal of Nanoparticle Research, 2009, n. 11, p. 1674. 30 Sobre o mbito de aplicao desta directiva cf. BARNARD, Catherine (2006), Employment Law, 3. ed., Oxford: Oxford University Press, pp. 563 e ss.

13

preparados qumicos e na concepo dos locais de trabalho31. Deve ainda adoptar medidas fundadas nos princpios gerais da preveno que permitam evitar sempre que possvel os aludidos riscos, nomeadamente atravs da substituio do que perigoso pelo que isento de perigo ou menos perigoso. No caso de pretender introduzir novas tecnologias deve consultar os trabalhadores ou os seus representantes, no que diz respeito s consequncias dessa introduo sobre a segurana e a sade dos trabalhadores. Os princpios contidos nesta Directiva foram concretizados em directivas especiais, tambm aplicveis s empresas e estabelecimentos que apliquem Nanotecnologias. Podemos deste modo considerar a Directiva 2009/104/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de Setembro de 2009, relativa s prescries mnimas de segurana e de sade para a utilizao pelos trabalhadores de equipamentos de trabalho, que cria para a entidade patronal a obrigao de, aquando da escolha dos equipamentos de trabalho postos disposio dos trabalhadores no estabelecimento ou na empresa, ter em ateno as condies e as caractersticas especficas do trabalho e os riscos existentes na empresa ou no estabelecimento, nomeadamente nos postos de trabalho, para a segurana e a sade dos trabalhadores e de, quando no for possvel garantir inteiramente desse modo essa segurana e sade, a de tomar as medidas adequadas para minimizar os riscos32. Outra Directiva especial, na acepo do n. 1 do artigo 16. da Directiva 89/391/CEE, igualmente aplicvel s empresas que aplicam Nanotecnologias, a Directiva 89/656/CEE do Conselho, de 30 de Novembro de 1989, relativa s prescries mnimas de segurana e de sade para a utilizao pelos trabalhadores de equipamentos de proteco individual no trabalho. Segundo o nela disposto, estes equipamentos devem ser utilizados quando os riscos existentes no puderem ser evitados ou suficientemente limitados por meios tcnicos de proteco colectiva ou

31

Cf. os artigos 5., n. 1 e 6., n. 3 desta Directiva. Sobre o Direito Comunitrio do Trabalho como um direito de harmonizao de condies de trabalho vide DUARTE, Maria Lusa (2001), Direito Comunitrio do Trabalho in Estudos do Instituto de Direito do Trabalho , vol. I (coordeno: Pedro Romano Martinez), Coimbra: Almedina, pp. 153 e ss. 32 Cf. o artigo 3., n. 1 e 2 desta Directiva.

14

por medidas, mtodos ou processos de organizao do trabalho33, revelarem-se adequados aos riscos a prevenir atentas as condies existentes no local de trabalho. Podemos ainda considerar a Directiva 2004/37/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de Abril de 2004, relativa proteco dos trabalhadores contra riscos ligados exposio a agentes cancergenos ou mutagnicos durante o trabalho. Esta directiva que tem por objecto a proteco dos trabalhadores contra os riscos para a sua segurana e sade decorrentes daquela exposio, fixa os valores-limite de concentrao de um agente cancergeno ou mutagnico no ar respirado pelos trabalhadores. Estes valores, definidos no seu anexo III, carecem de adaptao no caso da inalao de nanopartculas que possam ser qualificadas como agentes cancergenos e /ou mutagnicos, uma vez que a unidade usada para os definir a do miligrama por metro cbico de ar. De igual modo carecem de actualizao, perante os potenciais riscos de exposio a nanopartculas, os valores previstos nos anexos Directiva 98/24/CE do Conselho de 7 de Abril de 1998, relativa proteco da segurana e sade dos trabalhadores contra os riscos ligados exposio a agentes qumicos no trabalho. Para efeitos da sua aplicao entende-se por agente qumico qualquer elemento ou composto qumico, s ou em misturas, quer se apresente no seu estado natural quer seja produzido, utilizado ou libertado, inclusivamente libertado como resduo, por uma actividade laboral, quer seja ou no produzido intencionalmente o u comercializado e por actividade que envolva agentes qumicos qualquer trabalho em que sejam utilizados agentes qumicos, ou em que os agentes qumicos se destinem a ser utilizados, em qualquer processo, incluindo a produo, o manuseamento, o armazenamento, o transporte ou a eliminao e tratamento, ou no decurso do qual esses agentes sejam produzidos34. No existe, deste modo, dvida quanto ao facto de o regime nela contido se aplicar quer s Nanotecnologias, quer s nanopartculas e aos nanoprodutos produzidos por recurso a elas. Por fim e atendendo ao facto de as substncias escala nano poderem apresentar qualidades distintas, nomeadamente no que concerne ao seu carcter inflamvel, tambm aplicvel, na matria em anlise, o regime jurdico contido na Directiva
33 34

Cf. o artigo 3. desta Directiva. Cf. o artigo 2. desta Directiva.

15

1999/92/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 16 de Dezembro de 1999, relativa s prescries mnimas destinadas a promover a melhoria da proteco da segurana e da sade dos trabalhadores susceptveis de serem expostos a riscos derivados de atmosferas explosivas. Esta directiva cria, para a entidade patronal, a obrigao de proceder avaliao dos riscos de exploso e de adoptarem as medidas necessrias para que os locais onde ser formem atmosferas explosivas em concentraes susceptveis de pr em perigo a sade e a segurana dos trabalhadores ou de terceiros sejam concebidos de modo a que o trabalho possa ser executado com segurana35. A observncia das prescries mnimas destinadas a promover a melhoria da segurana e sade dos trabalhadores contidas nestas directivas permite proteg-los contra muitos dos riscos derivados da exposio a nanopartculas. No permite, no entanto, proteg-los contra todos os riscos dela resultantes, em parte por as suas disposies terem sido redigidas com o objectivo de proteger os trabalhadores contra a exposio a substncias usadas em dimenses maiores e, em parte, por no conhecermos todos os riscos associados a essa exposio36. Como estas directivas apenas estabelecem prescries mnimas os Estados membros da Unio Europeia podem, a nvel nacional, adoptar medidas legislativas, regulamentares e

administrativas que assegurem, no seu territrio, um melhor nvel de proteco da sade e da segurana dos trabalhadores no que concerne proteco contra os efeitos nocivos das Nanotecnologias. Se a avaliao do risco demonstrar existir perigo grave para a segurana e sade dos trabalhadores associado exposio a nanopartculas que no possa ser evitado, o Estado poder adoptar medidas que evitem a exposio dos trabalhadores, nomeadamente permitindo a declarao de invalidade do contrato de trabalho por ter por objecto uma actividade ofensiva do direito proteco da

35 36

Cf. o artigo 5. desta Directiva. Cf., neste sentido, WORKING CONDITIONS COMMITTEE OF THE SOCIAL AND ECONOMIC COUNCIL OF THE NETHERLANDS (2008), Nanoparticles in the Workplace: Health and Safety Precautions , p. 18. Disponvel em: http://www.ser.nl/en/publications. Sobre a inadequao dos equipamentos de proteco individuais para protegerem contra a inalao de nanopartculas sintticas cf. SHAFFER, Ronald E., e RENGASAMY, Samy (2009), Respiratory Protection Against Airborne Nanoparticles: A Review, Journal of Nanoparticle Research, 2009, n. 11, pp. 1661 e ss.

16

sade e do direito prestao do trabalho em condies de higiene, segurana e sade dos trabalhadores37.

4.3.

A segurana nos produtos

A produo e uso crescentes de nanosubstncias levam a que um nmero cada vez maior, no apenas de trabalhadores, mas tambm de consumidores, fique exposto aos seus potenciais efeitos nocivos. Estima-se que, em 2004, cerca de 2390 milhes de euros tenham sido gastos em Nanotecnologia. Destes, 740 foram-no na Europa, 850 nos Estados Unidos da Amrica e 800 no Japo. Seis anos depois, em 2010, o valor do mercado global dos nanoprodutos atingiu os 148 bilies de dlares. Este mercado encontra-se repartido em segmentos: os produtos qumicos representam 53%; os semicondutores 34%; os produtos electrnicos 7%; os produtos associados aeronutica e defesa 3%; 2% os produtos farmacuticos e 1% os produtos ligados ao sector econmico38. A sade e segurana dos consumidores destes produtos, que muitas vezes no dispem de qualquer informao quanto existncia de nanopartculas nos produtos que consomem, tm de ser respeitadas. A segurana dos produtos colocados no mercado da Unio Europeia assegurada pela Directiva 2001/95/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 3 de Dezembro de 2001, relativa segurana geral dos produtos. Os produtores de nanoprodutos s os podero, pois, colocar no mercado se forem seguros, ou seja, se se tratar de um produto que em circunstncias de utilizao normais ou razoavelmente previsveis, nomeadamente de durao e, se aplicvel, de entrada em servio, de instalao e de

37

Estes direitos encontram-se consagrados nos artigos 59. e 64. da Constituio da Repblica Portuguesa, de 2 de Abril de 1976. Estas directivas foram transpostas para a ordem jurdica interna pela Lei n. 102/2009, de 10 de Setembro. Cf., na matria, MIRANDA, Jorge, e MEDEIROS, Rui (2005), Constituio Portuguesa Anotada, t. I, Coimbra: Coimbra Editora, pp. 593 e ss. e 650 e ss., e SOUSA, Marcelo Rebelo de, e ALEXANDRINO, Jos de Melo (2000), Constituio da Repblica Portuguesa Comentada, Lisboa: Lex, pp. 163 e ss. e 64. e ss. 38 Sobre o investimento em Nanotecnologia vide FOLADORI, Guillermo, INVERNIZZI, Noela e ZYAGO, Edgar (2009), Two Dimensions of the Ethical Problems Related to Nanotechnology, Nanoethics, 2009, n. 3, p. 123. Sobre a influncia do mercado no desenvolvimento da Nanotecnologia cf. JAMISON, Andrew (2009), Can Nanotechnology Be Just? On Nanotechnology and the Emerging Movement for Global Justice, Nanoethics, 2009, n. 3, pp. 129 e ss. Como sublinha este ultimo Autor, na p. 130, the innovations that are selected for funding and then eventually work their way into production and into the marketplace () are chosen on the basis of their anticipated market value, not for any other particular value they might have.

17

necessidades de conservao, no apresente quaisquer riscos ou apresente apenas riscos reduzidos compatveis com a sua utilizao e considerados aceitveis e conciliveis com um elevado nvel de proteco da sade e segurana das pessoas39. Para alm dessa obrigao geral de segurana, os produtores e distribuidores de nanoprodutos tm outras obrigaes, como sejam a de fornecer aos consumidores todas as informaes pertinentes que lhes permitam avaliar os riscos a eles inerentes, e a de tomarem medidas que lhes permitam, se tal for necessrio para evitar esses riscos, desencadear as aces necessrias para os retirar do mercado. Cada Estado membro deve fixar em regulamentao nacional especfica as normas de sade e segurana a que devem obedecer os produtos abrangidos no campo de aplicao material desta directiva, que podero ser nanoprodutos, para poderem ser comercializados no seu territrio, e deve garantir que os produtores e distribuidores as cumprem. Neste sentido, as autoridades competentes que criar ou designar para o efeito, dispem dos poderes necessrios para exigir que qualquer nanoproduto susceptvel de apresentar riscos seja acompanhado das advertncias adequadas, redigidas de forma clara e facilmente compreensvel, sobre os riscos que possa apresentar40, e que a sua colocao no mercado fique sujeita a condies prvias destinadas a assegurar a sua segurana. Se se tratar de um nanoproduto susceptvel de apresentar riscos para um determinado grupo de pessoas, estas devem ser advertidas desse risco, oportuna e correctamente41. Se se tratar de um produto susceptvel de ser perigoso podero proibir temporariamente, durante o perodo necessrio para efectuar os diferentes controlos, verificaes ou avaliaes de segurana 42, o seu fornecimento ou a exposio a ele. Dispem, ainda, dos poderes necessrios para proibir a colocao no mercado de qualquer produto perigoso e para ordenar a retirada imediata de qualquer produto perigoso j colocado no mercado.

39

Cf. o artigo 2. desta Directiva. Sobre o problema da determinao do nexo de causalidade entre a utilizao de um produto e as leses ou os perigos para a sade, quando no seja possvel provar qual a substncia que causou os danos na sade, nem o modo como estes concretamente se produzirem, vide DIAS, Augusto Silva (2008), Ramos Emergentes do Direito Penal Relacionados com a Proteco do Futuro, Coimbra: Coimbra Editora, pp. 124 e ss. 40 Cf. o artigo 8., n. 1 desta Directiva. 41 Cf. o artigo 8., n. 1 desta Directiva. 42 Cf. o artigo 8., n. 1 desta Directiva.

18

As disposies desta directiva s so, no entanto, aplicveis se, no mbito da regulamentao da Unio Europeia no existirem disposies que contemplem exigncias de segurana especficas aplicveis a certas categorias de produtos. Por exemplo, um produto biocida (que pode ser utilizado na higiene humana, na higiene veterinria, na desinfeco do ar ou da gua de consumo) s poder ser colocado no mercado de um Estado-membro da Unio Europeia se tiver sido autorizado em conformidade com o disposto na Directiva 98/8/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 16 de Fevereiro de 1998, relativa colocao de produtos biocidas no mercado. Deste modo, a colocao no mercado de uma nanosubstncia que se destine a destruir, travar o crescimento, tornar inofensiv o, evitar ou controlar de qualquer outra forma a aco de um organismo prejudicial por mecanismos qumicos ou biolgicos43, ter de ser autorizada pela autoridade competente do Estado-membro em causa, que poder exigir ao requerente a realizao de testes que permitam avaliar os seus riscos para a sade humana, para os animais no humanos e para o ambiente. De igual modo os produtos cosmticos apenas podero ser colocados no mercado se cumprirem as normas estabelecidas no Regulamento (CE) n. 1223/2009 do Parlamento Europeu e do Conselho de 30 de Novembro de 2009, relativo aos produtos cosmticos, que visam assegurar um alto nvel de proteco da sade humana. Considerando que a aco da Comisso e dos Estados-Membros no que concerne proteco deste bem jurdico deve assentar no princpio da precauo, e que a informao actualmente disponvel sobre os riscos associados utilizao de nanomateriais nos produtos cosmticos inadequada, este texto de Direito Comunitrio determina que o Comit Cientfico da Segurana dos Consumidores (CCSC), criado pela Deciso 2008/721/CE da Comisso, de 5 de Setembro de 2008, d, sempre que adequado, parecer sobre essa utilizao. O Regulamento define, para efeitos da sua aplicao, nanomaterial como um material insolvel ou biopersistente, fabricado intencionalmente e dotado de uma ou mais dimenses externas ou de uma estrutura interna, numa escala de 1 a 100 nm44, e preconiza que antes da colocao de um produto cosmtico que os contenha no
43 44

Cf. o artigo 2., n. 1 desta Directiva. Cf. o artigo 2., n. 1 deste Regulamento.

19

mercado, a pessoa responsvel deve transmitir Comisso informao sobre a presena de substncias sob a forma de nanomateriais, a respectiva identificao e as condies de exposio razoavelmente previsveis45. Para alm desta notificao, e para que seja assegurado um elevado nvel de proteco da sade humana relativamente a estes nanoprodutos, a pessoa responsvel pela sua colocao no mercado deve, seis meses antes de solicitar essa colocao, facultar Comisso informaes adicionais nomeadamente sobre o perfil toxicolgico do nanomaterial46, e sobre os dados relativos sua segurana. Esta informao permitir Comisso submeter os aludidos produtos a uma avaliao de segurana e, em caso de dvida, dever solicitar imediatamente o parecer do CCSC sobre a segurana desses nanomateriais nas categorias relevantes de produtos cosmticos, nas condies de exposio razoavelmente previsveis47. Este parecer ser tornado pblico, bem como o catlogo de todos os nanomateriais utilizados em produtos cosmticos colocados no mercado, especificando as respectivas categorias e as condies de exposio razoavelmente previsveis48. Na rotulagem destes produtos, indispensvel para que sejam disponibilizados no mercado, exige-se que sejam indicados todos os ingredientes contidos sob a forma de nanomateriais49. A defesa da sade dos consumidores e o respeito pelo seu direito informao esto tambm subjacentes s normas contidas noutro regulamento comunitrio, o Regulamento (CE) n. 258/97, do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de Janeiro de 1997, relativo a novos alimentos e ingredientes alimentares. Consideramse novos alimentos (novel food) para efeitos da sua aplicao, aqueles que no eram significativamente consumidos em territrio europeu antes da sua entrada em vigor. Podem ser alimentos produzidos atravs de novos processos (como seja a Nanotecnologia) ou que tradicionalmente apenas fossem consumidos em pases terceiros. No perodo compreendido entre 1997 e 2010 cerca de trinta alimentos foram autorizados para consumo no espao da Unio Europeia.

45 46

Cf. o artigo 2., n. 1 deste Regulamento. Cf. o artigo 16. deste Regulamento. 47 Cf. o artigo 16. deste Regulamento. 48 Cf. o artigo 16. deste Regulamento. 49 Cf. o artigo 19. deste Regulamento.

20

A sua colocao no mercado s possvel se no apresentarem riscos para o consumidor e da sua rotulagem deve constar informao sobre a sua composio. Se, aps a sua colocao no mercado, um Estado-Membro tiver razes para considerar que a sua utilizao constitui um risco para a sade humana ou para o ambiente, esse Estado poder restringir temporariamente ou suspender a comercializao e utilizao do referido alimento ou ingrediente alimentar no seu territrio 50. A produo de nanoalimentos pode visar prorrogar o prazo de validade dos alimentos reduzindo a oxidao e a sua sensibilidade ao calor, melhorar o seu sabor, ou, mesmo, como salienta Frans Kampers, criar novos produtos apresentem o mesmo sabor e textura, mas que contenham menos calorias51. Atento o interesse crescente da indstria na sua produo a Comisso Europeia props-se rever o aludido Regulamento, no sentido de ser melhor avaliada a segurana dos alimentos que contenham nanopartculas sintticas. Perante esta proposta, o Parlamento Europeu apresentou Comisso, em Maro de 2009, uma outra sugesto de alterao do referido instrumento jurdico comunitrio: que na rotulagem dos nanoalimentos, qualquer ingrediente neles contido sob a forma de nanomaterial, fosse claramente indicado na lista de ingredientes, devendo o nome desses ingredientes ser seguido da palavra nano entre parntesis. Props tambm que os nanoalimentos sejam sujeitos a mtodos de ensaio especficos e que, enquanto estes no se encontrassem disponveis, que no pudessem ser aprovados e includos na lista oficial da Comisso Europeia52. O Parlamento Europeu pretende, deste modo, que se garanta que o consumidor final acede a toda a informao disponvel sobre o novo alimento que eventualmente consumir, para que a sua sade seja respeitada. A sade dos seres humanos enquanto participantes em ensaios clnicos de nanomedicamentos protegida pela Directiva 2001/20/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 4 de Abril de 2001, relativa aproximao das disposies
50

Cf. o artigo 12., n. 1 do Regulamento em estudo. Vide, na matria, IESTA, Mara Almodvar (2002), Rgimen Jurdico de la Biotecnologa Agroalimentaria, Granada: Editorial Comares, pp. 213 e ss. 51 Ap. STRATMANN, Monica (2009), Novel Food: Old Questions and New Ways through the Maze of Legislation, disponvel em: http.//www.akademie-fresenius.de/English/ (consultado em Janeiro de 2010). Vide, tambm, BOYCE, Brian (2009), Knowing Nanotech is Knowing the Fut ure of Food and Nutrition, Journal of the American Dietetic Association, vol. 109, n. 8, Agosto de 2009, pp.1332 e ss. 52 Esta proposta deu origem Proposta de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho relativa a alimentos que altera o regulamento (CE) n. XXX/XXXX . Disponvel em: http://eu.lex.europa.eu/

21

legislativas, regulamentares e administrativas dos Estados-Membros respeitantes aplicao de boas prticas clnicas na conduo dos ensaios clnicos de medicamentos para uso humano e pela Directiva 2005/28/CE da Comisso de 8 de Abril de 2005, que estabelece princpios e directrizes pormenorizadas de boas prticas clnicas no que respeita aos medicamentos experimentais para uso humano, bem como os requisitos aplicveis s autorizaes de fabrico ou de importao desses produtos. Para efeitos da aplicao destas directivas entende-se por medicamento experimental o princpio activo sob forma farmacutica ou de placebo, experimentado ou utilizado como referncia num ensaio clnico 53. Os

nanomedicamentos, podem, pois, encontrar-se abrangidos no respectivo campo de aplicao material, o que implica que qualquer investigao conduzida no ser humano, destinada a descobrir os seus efeitos clnicos ou farmacolgicos, tenha de obedecer s boas prticas clnicas. Estas consistem num conjunto de requisitos de qualidade ticos e cientficos que tm de ser respeitados na execuo de ensaios clnicos que envolvam seres humanos. Os ensaios clnicos de nanomedicamentos s podem ser realizados se, nomeadamente, tiverem sido avaliados os riscos e inconvenientes previsveis por comparao com o benefcio individual para a pessoa participante no ensaio e para outros pacientes, actuais ou futuros54, se o sujeito participante no ensaio ou o seu representante legal tiverem dado o seu consentimento esclarecido para o efeito e se o direito do participante ao respeito da sua integridade fsica e mental estiver assegurado. Os direitos, a segurana e o bem-estar deste prevalecero sempre sobre o interesse da cincia e da sociedade55, de acordo com o princpio do primado do ser humano, perante os interesses exclusivos da sociedade e da cincia, tambm consagrado na Conveno sobre os Direitos do Homem e a Biomedicina56. O promotor do ensaio tem a obrigao de notificar s autoridades competentes de
53 54

Cf. o artigo 2. da Directiva 2001/20/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 4 de Abril de 2001. Cf. o artigo 3., n. 2, al. a) da Directiva 2001/20/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 4 de Abril de 2001. Vide, na matria, MELO, Helena Pereira de (2008), Does Size Matter? A Nanotecnologia e o Direito in Estudos Comemorativos dos 10 Anos da Faculdade de Direito de Lisboa , vol. I (coordenao: Diogo Freitas do Amaral, Carlos Ferreira de Almeida e Marta Tavares de Almeida), Coimbra: Almedina, pp. 269 e ss. 55 Cf. o artigo 2., n. 1, da Directiva 2005/28/CE da Comisso de 8 de Abril de 2005. 56 Cf. o artigo 2. da Conveno para a Proteco dos Direitos do Homem e da Dignidade do Ser Humano face s Aplicaes da Biologia e da Medicina: Conveno sobre os Direitos do Homem e a Biomedicina.

22

todos os Estados-Membros nele envolvidos, todas as suspeitas que tenha de efeitos indesejveis graves imprevistos do ensaio. O fabrico de nanomedicamentos experimentais est condicionado obteno de uma autorizao da autoridade competente do(s) Estado(s)-Membro(s) em causa. Para a obter o requerente tem de especificar no seu pedido o tipo de medicamento (que pode consistir, nomeadamente, num produto radiofarmacutico ou num produto contendo ingredientes qumicos activos) e as formas farmacuticas a fabricar. A autoridade competente pode, a qualquer momento, suspender ou revogar a autorizao dada, se o fabricante no respeitar os princpios e as directrizes de boas prticas clnicas de medicamentos contidos na legislao comunitria e que visam, sobretudo, proteger os direitos e a dignidade do ser humano.

4.4.

O tratamento do nanolixo

Para alm da proteco da sade e da segurana dos trabalhadores, dos consumidores, dos pacientes a quem so administrados nanoprodutos, essencial tambm assegurar a proteco do ar, da gua e do solo em caso de libertao no ambiente de nanopartculas sintticas. Uma vez terminado o ciclo de vida de um nanoproduto (por exemplo, de uma raquete de tnis) necessrio proceder sua reciclagem ou sua destruio. No se sabe como se comportaro as nanopartculas sintticas que o compem quando forem, por exemplo, incineradas numa estao de tratamento de lixo 57. No h conhecimentos suficientes sobre a especificidade do nanolixo, o que dificulta a identificao das medidas de segurana que devem ser adoptadas para o seu tratamento. No existe regulamentao especfica para o seu tratamento no plano do Direito Internacional ou interno. Isto resulta, como refere Mathias Tellenbach, do facto de as caractersticas e os riscos dos materiais nanosintticos serem, com frequncia,

57

Vide, sobre este ponto, OSTROWSKI, Alexis D., MARTIN, Tyronne, CONTI, Joseph, HURT, Indy, e HARTHORN, Barbara Herr (2009), Nanotoxicology: Characterizing the Scientific Literature, 2000 2007, Journal of Nanoparticle Research, 2009, n. 11, p. 255.

23

ignorados, de a medio do teor de concentrao das nanopartculas livres na atmosfera ou na gua ser difcil, de no existirem critrios tcnicos nem boas prticas estabelecidos para a reciclagem e destruio dos nanomateriais de modo a no lesar o ambiente58. Existem, no entanto, algumas normas comunitrias susceptveis de serem aplicadas na matria. Como sejam as constantes da Directiva 2008/1/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 15 de Janeiro de 2008, relativa preveno e controlo integrados da poluio. Esta directiva estabelece um enquadramento geral para a preveno e controlo integrados na poluio, assente nos princpios do poluidor-pagador e da aco preventiva. Contem medidas destinadas a evitar e, quando tal no seja possvel, a reduzir as emisses das actividades de vrio tipo de indstrias, nomeadamente as do sector da energia, da produo e transformao de metais, mineral e qumica, de modo a alcanar-se um elevado nvel de proteco do ambiente considerado no seu todo. Atentas as definies de substncia59 e de poluio60 definidas para efeitos da sua aplicao a generalidade dos produtos contendo nanopartculas sintticas encontra-se abrangida no seu campo de aplicao material. Deste modo, qualquer pessoa singular ou colectiva que possua instalao que labore no mbito das aludidas

58

TELLENBACH, Mathias (2010), How to Treat Nano-Waste: Challenges and Information Needs along the Value Chain in No Data, no Market? Challenges to Nano -Information and Nano-Communication th Along the Value Chain, 5 International NanoRegulation Conference 25-26 November 2009, Rapperswil (Switzerland) Conference Report (coordenao: Stephan Knbel e Christoph Meili), Switzerland: The Innovation Society, p. 32. 59 Segundo o disposto no n. 1 do artigo 2. desta Directiva entende-se por substncia quaisquer elementos qumicos e seus compostos, com excepo das substncias radioactivas, na acepo da Directiva 96/29/Euratom do Conselho, de 13 de Maio de 1996, que fixa as normas de segurana de base relativas proteco sanitria da populao e dos trabalhadores contra os perigos resultantes das radiaes ionizantes, e dos organismos geneticamente modificados, na acepo da Directiva 90/219/CEE do Conselho, de 23 de Abril de 1990, relativa utilizao confinada de microrganismos geneticamente modificados e da Directiva 2001/18/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de Maro de 2001, relativa libertao deliberada no ambiente de organismos geneticamente modificados. 60 De acordo com o disposto no n. 2 do artigo 2. desta Directiva entende-se por poluio a introduo directa ou indirecta, por aco humana, de substncias, vibraes, calor ou rudo no ar, na gua ou no solo, susceptveis de prejudicar a sade humana ou a qualidade do ambiente e de causar deterioraes dos bens materiais ou deteriorao ou entraves ao usufruto do ambiente ou a outras utilizaes legtimas deste ltimo. Sobre o impacto das emisses poluentes no equilbrio ecolgico, que pode ser apenas descoberto quando j tarde demais para se reverter o dano ocorrido, vide SOARES, Cludia Alexandra Dias (2001), O Imposto Ecolgico Contributo para o Estudo dos Instrumentos Econmicos de Defesa do Ambiente, Coimbra: Universidade de Coimbra e Coimbra Editora, pp. 584 e ss.

24

indstrias, tem a obrigao de adoptar todas as medidas preventivas adequadas contra a poluio, designadamente mediante a utilizao das melhores tcnicas disponveis, todas as medidas necessrias para prevenir os acidentes e limitar os seus efeitos e, aquando da desactivao definitiva da instalao, a tomar as medidas necessrias para evitar qualquer risco de poluio e para voltar a pr o local da explorao em estado satisfatrio61. O princpio da precauo opera aqui, como salienta Maria Alexandra Arago, como um princpio in dubio pro ambiente62. Na ausncia de provas conclusivas sobre se uma actividade ou no susceptvel de provocar danos ao ambiente, a resposta ser a que se afigurar como sendo a mais favorvel ao ambiente. A proteco da sade humana e do ambiente contra os efeitos nocivos dos nanoprodutos em fim do seu ciclo de vida resulta tambm da aplicao da Directiva 2006/12/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 5 de Abril de 2006, relativa aos resduos. Estes produtos enquadram-se no conceito de resduo63 para efeitos de aplicao desta directiva e a sua reciclagem, reutilizao, recuperao ou eliminao deve ser efectuada de modo a no criar perigo para a sade humana ou para o ambiente, nomeadamente para a gua, o ar, o solo, a fauna ou a flora. O enquadramento legal para o tratamento dos resduos na Unio Europeia estabelecido na aludida Directiva, foi concretizado na Directiva 2008/98/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 19 de Novembro de 2008, que estabelece medidas acrescidas de proteco do ambiente e da sade humana, tambm fundadas no princpio da precauo, prevenindo ou reduzindo os impactos adversos decorrentes da gerao e gesto de resduos64. Os nanoprodutos a reciclar ou

61 62

Cf. o artigo 3., n. 1 da Directiva em anlise. ARAGO, Maria Alexandra de Sousa (1997), O Princpio do Poluidor Pagador Pedra Angular da Poltica Comunitria do Ambiente, Coimbra: Coimbra Editora, pp. 153 154. Cf., no mesmo sentido, SENDIM, Jos de Sousa Cunhal (1998), Responsabilidade por Danos Ecolgicos, Da Reparao do Dano Atravs da Restaurao Natural, Coimbra: Coimbra Editora, pp. 231 e ss. 63 Segundo o artigo 1., al. a), desta Directiva entende-se por resduo quaisquer substncias ou objectos abrangidos pelas categorias fixadas no anexo I de que o detentor se desfaz ou tem a inteno ou a obrigao de se desfazer. O Anexo I fixa mltiplas categorias d e resduos, entre elas, os resduos de processos industriais, os resduos de processos antipoluio e as matrias contaminadas. 64 Cf. o artigo 1. da Directiva 2008/98/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 19 de Novembro de 2008, relativa aos resduos e que revoga certas directivas. Outra directiva susceptvel de ser aplicada aos nanoprodutos, embora no refira expressamente os riscos especficos que a eles podem estar associados, a Directiva 1999/31/CE do Conselho de 26 de Abril de 1999, relativa deposio de resduos em aterros, que prev medidas que reduzam, tanto quanto possvel, os efeitos negativos sobre

25

eliminar enquadram-se, em regra, no conceito de resduos perigosos65 para efeitos da sua aplicao o que implica que a sua gesto seja efectuada de modo a evitar ou reduzir os potenciais efeitos negativos sobre o ambiente e os riscos para a sade humana e seja suportada ou pelo produtor inicial dos resduos ou pelos seus detentores actuais ou anteriores, em obedincia ao princpio do poluidor-pagador66. Como refere Luciano Butti, a adequada concretizao do princpio da precauo em matria de tratamento de nanolixo implica a adopo de um regime de responsabilidade alargada do operador, que o responsabilize pelo seu tratamento, eventual reciclagem e eliminao do bero cova67. A preveno de acidentes graves que envolvam nanosubstncias perigosas e a limitao das suas consequncias para o ser humano e para o ambiente, tambm assegurada pela Directiva 96/82/CE do Conselho, de 9 de Dezembro de 1996, relativa ao controlo dos perigos associados a acidentes graves que envolvam substncias perigosas. As suas normas s so aplicveis, no entanto, s nanosubstncias perigosas se estas existirem num estabelecimento em quantidades iguais ou superiores s quantidades indicadas no seu Anexo I. Se tal ocorrer os EstadosMembros devem assegurar que a pessoa que explora o estabelecimento onde so produzidas, utilizadas ou armazenadas, seja obrigada a adoptar todas as medidas necessrias para evitar acidentes graves (i.e., que provoquem um perigo grave, imediato ou retardado, para a sade humana, tanto no interior como no exterior do estabelecimento, e/ou para o ambiente68) e limitar as suas consequncias para o ser humano e para o ambiente.

o ambiente resultantes da deposio de resduos em aterros. Cf., sobre este ponto, ARCHER, Antnio Barreto (2009), Direito do Ambiente e Responsabilidade Civil, Coimbra: Almedina, pp. 34 e ss. 65 De acordo com o disposto no artigo 3. desta Directiva entende-se, para efeitos da sua aplicao, por resduos perigosos, os resduos que apresentem uma ou mais caractersticas de perigosidade enumeradas no Anexo III. Segundo este anexo constituem caractersticas dos resduos que os tornam perigosos o serem explosivos, comburentes, facilmente inflamveis, irritantes, nocivos, txicos, cancergeno, infeccioso, mutagnico, ecotxicos, entre outras. 66 Sobre este princpio vide SILVA, Isabel Marques da (2003), O Princpio do Poluidor -Pagador in Estudos de Direito do Ambiente (coordenao: Mrio de Melo Rocha), Porto: Publicaes Universidade Catlica, pp. 97 e ss., e ROCHA, Mrio de Melo (2000), The Righ t to Environment as a Human Right in the European Level, Direito e e Justia, Vol. XIV, t. 1, pp. 125 126. 67 Escreve: () the hazardous waste producer is responsible for its treatment, recycling or disposal, from cradle to grave (or even to a new crad le). BUTTI, Luciano (2009), Harzardous Waste Manegement and the Precautionary Principle, Waste Management, 29 (2009), pp. 2415 2416. 68 Cf. o artigo 3., n. 5, da Directiva em anlise.

26

A preveno e diminuio gradual da emisso de nanosubstncias perigosas para as guas, evitando a agravao da sua poluio, resultam da aplicao de outro texto de Direito Comunitrio: a Directiva 2000/60/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de Outubro de 2000, que estabelece um quadro de aco comunitria no domnio da poltica da gua. As nanosubstncias podem encontrar-se abrangidas no conceito de substncias perigosas69 e de substncias prioritrias70 definido para efeitos da sua aplicao, o que implica que sero objecto das medidas adoptadas pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho para reduzir gradualmente ou fazer cessar as suas descargas para as guas, nomeadamente das utilizadas para a captao de gua potvel. Da anlise conjugada destas normas resulta que os nano-resduos devem ser qualificados do ponto de vista jurdico como resduos perigosos, pelo que a sua reutilizao e tratamento deve obedecer aos princpios gerais de proteco do ambiente, da sustentabilidade e da precauo. O respeito por estes princpios implica ainda que se minimizem as emisses de nanopartculas sintticas perigosas para a sade humana ou para o ambiente. No imporia, no entanto e tambm, o respeito pelo princpio da precauo, a adopo de normas que estabelecessem novos requisitos de higiene e de segurana para as empresas que se dedicam eliminao de nano-resduos? E novas medidas de proteco para os trabalhadores que nelas exercem a sua actividade profissional, uma vez que ainda no se procedeu a uma completa avaliao dos riscos a que se encontram expostos no seu local de trabalho?

69

De acordo com o disposto no n. 29 do artigo 2. desta Directiva entende-se por substncias perigosas, as substncias ou grupos de substncias txicas, persistentes e susceptveis de bio acumulao, e ainda outras substncias que suscitem preocupaes da mesma ordem. tambm importante em matria de proteco dos recursos hdricos o Protocolo sobre gua e Sade Conveno de 1992 Relativa Proteco e Utilizao dos Cursos de gua Transfronteirios e dos Lagos Internacionais, aprovada pelo Decreto n. 20/2006, de 4 de Agosto. As Partes devem guiar-se, na adopo das medidas de aplicao deste Protocolo, pelo princpio da precauo, por fora do qual as medidas de preveno, controlo ou reduo das doenas relacionadas com a gua no sero adiadas com o fundamento de que a investigao cientfica ainda no provou totalmente a existncia de um nexo causal entre o factor visado por essas medidas, por um lado, e o potencial contributo desse factor para a prevalncia de doenas relacionadas com a gua e ou de impactes transfronteirios, por outro (artigo 5.). 70 Segundo o determinado no n. 30 do artigo 2. da Directiva entende-se por substncias prioritrias as substncias identificadas nos termos do nmero 2 do artigo 16. e enumeradas no anexo X. De acordo com este Anexo, constituem nomeadamente substncias prioritrias no domnio da poltica da gua o antraceno, o cdmio, o mercrio e o nonilfenol.

27

5. A aplicao do princpio da precauo Nanotecnologia

Se analisarmos a literatura existente na matria, concluiremos no existir unanimidade quanto ao contedo a atribuir ao princpio da precauo. Existe, sim, um continuum de entendimentos na matria, havendo Autores que contestam a sua existncia como princpio autnomo71, enquanto lhe atribuem a natureza jurdica de princpio de Direito Internacional Consuetudinrio72. A frmula bsica do princpio, surgido no pensamento jurdico alemo no incio da dcada de setenta do sculo XX e posteriormente integrado no Direito Internacional do Ambiente a de que, como escreve Carla Amado Gomes, a necessidade de proteco dos bens ambientais probe a interveno (ou impe-a) ainda que no haja certeza cientfica, nem quanto aos seus efeitos, nem quanto relao de causalidade entre aquela e estes73. Em regra, tambm se encontra associada ao princpio a ideia da inverso do nus da prova, relativamente aos agentes potencialmente poluidores74.
71

Vide, por exemplo, GOMES, Carla Amado (2005), Textos Dispersos de Direito do Ambiente , Lisboa: Associao Acadmica da Faculdade de Direito de Lisboa, pp. 143 e ss; SILVA, Vasco Pereira da (2005), Verde Cor de Direito Lies de Direito do Ambiente , Coimbra: Almedina, pp. 67 e ss., e SILVA, Vasco Pereira da (2006), Ensinar Verde a Direito Estudo de Metodologia do Ensino do Direito do Ambiente (em Ambiente de Bolonha), Coimbra: Almedina, p. 121. Em sentido contrrio, i.e. defendendo a sua autonomia, vide MARTINS, Ana Gouveia e Freitas (2002), O Princpio da Precauo no Direito do Ambiente, Lisboa: Associao Acadmica da Faculdade de Direito de Lisboa, pp. 64 65. 72 Cf., sobre este ponto, MARTINS, Ana Gouveia e Freitas (2002), pp. 35 e ss. 73 GOMES, Carla Amado (2005), p. 144. Cf., ainda, sobre este ponto, SIMON, Jrgen, e FISCHER, Christine (2004), Princpio de Precaucin y Responsabilidad de las Autoridades y Funcio narios. El Ejemplo Alemn de su Implementacin en la Legislacin Medioambiental, in Principio de Precaucin Biotecnologa y Derecho (coordenao: Carlos Mara Casabona), Bilbao-Granada: Ctedra Interuniversitaria Fundacin BBVA-Diputacin Foral de Bizkaia de Derecho y Genoma Humano Universidad de Deusto, Universidad del Pas Vasco y Editorial Comares, pp. 266 e ss. 74 Sobre esta concretizao adjectiva do princpio da precauo vide GOMES, Carla Amado (2000), A Preveno Prova no Direito do Ambiente, Coimbra: Coimbra Editora, pp. 28 e ss. O princpio da precauo foi nomeadamente afirmado na Declarao do Rio de Janeiro sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentvel, proclamada pela Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, de Junho de 1992. O Princpio 15. desta Declarao determina que com o fim de proteger o meio ambiente, o princpio da precauo dever ser amplamente observado pelos Estados, de acordo com as suas capacidades. Quando houver ameaa de danos graves ou irreversveis, a ausncia de certeza cientfica absoluta no ser utilizada como razo para o adiamento de medidas economicamente viveis para prevenir a degradao ambiental. O princpio foi posteriormente reafirmado, por exemplo, na Conveno para a Proteco do Meio Marinho do Atlntico Nordeste, concluda em Paris, em 22 de Setembro de 1992, e aprovada, para ratificao pelo Decreto n. 59/97, de 31 de Outubro, cujo artigo 2., al. a), determina que as partes aplicam este princpio, segundo o qual medidas de preveno devem ser tomadas quando existem motivos razoveis de preocupao quanto a substncias ou energia introduzidas, directa ou indirectamente, no meio marinho que possam acarretar riscos para a sade do homem, ser nocivas para os recursos biolgicos e para os ecossistemas marinhos, ser prejudiciais para os valores de recreio ou constituir obstculo a outras utilizaes legtimas do mar, mesmo no havendo provas concludentes de uma relao de causalidade entre esses motivos e os

28

A aplicao do princpio hoje, no se confina ao Direito do Ambiente, abrangendo outros ramos do Direito como seja o Biodireito. Tem, com efeito, sido utilizado para regulamentar matrias como a utilizao de organismos geneticamente modificados, a realizao de xenotransplantes e a produo de alimentos geneticamente modificados. Atento o facto de a generalidade das normas que regulamentam a Nanotecnologia serem normas de Direito da Unio Europeia, recorreremos ao entendimento dado ao princpio da precauo no mbito desta organizao internacional, tal como se encontra plasmado, em particular, no artigo 191. do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia75 e na acima referida Comunicao relativa ao princpio da precauo adoptada pela Comisso em dois de Fevereiro de 2000. De acordo com o proposto nesta Comunicao, o princpio da precauo aplica-se nos casos em que os resultados cientficos so insuficientes e em que uma avaliao cientfica preliminar indica haver motivos para suspeitar que efeitos potencialmente perigosos para o ambiente, para a sade das pessoas e dos animais ou para a proteco vegetal podem ser incompatveis com o elevado nvel de proteco escolhido pela Comunidade76. luz deste entendimento justifica-se o recurso a este princpio em matria de regulao das aplicaes da Nanotecnologia. Foram identificados efeitos

potencialmente perigosos para o ambiente, para a sade dos seres humanos, dos animais e para o ambiente, decorrentes da produo e da utilizao de nanoprodutos. Os dados cientficos disponveis, em matria de avaliao do risco no permitem, no entanto, que se determine, em muitos casos, com suficiente certeza, qual o seu potencial de leso dos aludidos bens jurdicos.

efeitos. Informa ainda o regime contido no artigo 3., n. 1, alnea b), do Anexo V Conveno para a Proteco do Meio Marinho do Atlntico Nordeste, concluda em Paris, em 22 de Setembro de 1992 e no artigo 1. do Protocolo de Cartagena sobre Segurana Biolgica Conveno sobre a Diversidade Biolgica, assinado em Nairobi em 24 de Maio de 2000 e aprovado pelo Decreto n. 7/2004, de 17 de Abril. 75 O Direito Comunitrio acolheu o princpio da precauo no artigo 130-R, na verso ps-Maastricht, renumerado 174 pelo Tratado de Amesterdo assinado em 2 de Outubro de 1997 e 191 pelo Tratado de Lisboa de 13 de Dezembro de 2007. Gomes Canotilho aludindo ao problema da densificao do princpio ambiental no ordenamento jurdico portugus atravs de normas-tarefa ecolgicas que incluam no seu mbito normativo uma precauo contra os riscos, defende constiturem estas uma refraco da problemtica do princpio da precauo consagrado a nvel comunitrio. Cf. CANOTILHO, Jos Joaquim Gomes (2005), O Direito ao Ambiente como Direito Subjectivo in A Tutela Jurdica do Meio Ambiente: Presente e Futuro, Coimbra: Universidade de Coimbra e Coimbra Editora, p. 52. 76 Cf. o 3. da Comunicao.

29

A percepo pblica do risco, no caso das Nanotecnologias reduzida77. Inquritos realizados na matria, a nvel europeu, revelam que o pblico em geral ignora o que a Nanotecnologia, desconhece que muitos dos produtos que consome no seu dia-a-dia contm nanopartculas sintticas e que estas podem lesar a sua sade e o ambiente. Como salienta Rolf Hertel, h muitos produtos (v.g. tintas, pneus, alimentos fumados) que os consumidores consomem h anos sem quaisquer reaces de rejeio78. No h alarme pblico na matria, ao contrrio do que sucedeu, em muitos pases, com os progressos ocorridos em matria de Energia Nuclear e da produo de alimentos geneticamente modificados. Como referido na Comunicao da Comisso, a deciso sobre o que representa um nvel de risco aceitvel uma deciso sobretudo poltica79. Em matria de Nanotecnologia os decisores tero de decidir caso a caso, uma vez que certas aplicaes apresentam uma alta probabilidade de serem incuas para a sade e para o ambiente, podendo mesmo contribuir para a sua proteco, enquanto outras apresentam uma elevada probabilidade de os prejudicarem. A incerteza cientfica existe em relao generalidade das aplicaes da Nanocincia, mas maior nalguns casos do que noutros h materiais, como seja a slica, que j esto a ser estudados h vrias dcadas, conhecendo-se melhor as suas propriedades do que as de outros materiais recentemente criados pela Qumica e pela Biologia80. Conjugados estes factores, a deciso do legislador, em matria regulao das Nanotecnologias pode ser a de no legislar, nos casos em que a probabilidade de
77

Johannes Simons et al escrevem, neste sentido, que: (the positive attitude to nanotechnology is based not on knowledge but on hope and fascination. The perceived risk is low because of a lack of vivid and frightening images of possible hazards. If new flashes were to link nanotechnology to concrete hazards or actual harm to people, attitudes might suddenly change. Cf. SIMONS, Johannes, ZIMMER, Ren, VIERBOOM, Carl, HRLEN, Ingo, HERTEL, Rolf, e BL, Gaby-Fleur (2009), The Slings and Arrows of Communication on Nanotechnology, Journal of Nanoparticle Research, 2009, n. 11, pp. 1555 e ss. 78 HERTEL, Rolf F. (2010), Product Registration and Public Communication: What Authorities Need to Know and What they Can Tell the Public in No Data, no Market? Challenges to Nano -Information and th Nano-Communication Along the Value Chain, 5 International NanoRegulation Conference 25 -26 November 2009, Rapperswil (Switzerland) Conference Report (coordenao: Stephan Knbel e Christoph Meili), Switzerland: The Innovation Society, p. 20. Vide tambm, na material, CORMICK, Craig (2009), Why Do We Need to Know What the Public Thinks About Nanotechnology?, Nanoethics, 2009, n. 3, p. 167. 79 Cf. o 5. da Comunicao. 80 Cf., sobre este ponto, KOBAYASHI, Yoshio, KAKINUMA, Hidekazu, NAGAO, Daisuke, ANDO, Yasuo, MIYAZAKI, Ternobu, e KONNO, Mikio (2009), Silica Coating of Co-Pt Alloy Nanoparticles Prepared in the Presence of Poly (vinylpyrrolidone) , Journal of Nanoparticle Research, 2009, n. 11, pp. 1787 e ss.

30

ocorrncia de dano se afigure baixa (no existe o risco nulo) e as vantagens inerentes sua utilizao, para o bem-estar dos cidados, sejam elevadas81. Pode ser a de introduzir uma medida de soft law quando a probabilidade de ocorrncia de dano se afigure mais elevada mas, numa anlise de custo-benefcio, no suficientemente elevada que justifique a introduo de medidas juridicamente vinculativas. Assim sucedeu, por exemplo, relativamente ao enquadramento da investigao em Nanotecnologia, tendo a Comisso adoptado em Fevereiro de 2008, atravs de uma Recomendao, um Cdigo de Conduta para a Investigao Responsvel em Nanocincias e Nanotecnologia82. Pode, ainda, ser a de proibir o exerccio de uma certa actividade ou a de condicion-lo fortemente, quando o risco a ela inerente for superior ao nvel considerado aceitvel no plano tico, jurdico e poltico. As medidas adoptadas, para alm de respeitarem o princpio da proporcionalidade, devendo revelar-se adequadas ao nvel de proteco previamente definido, e de o processo conducente sua adopo dever ser transparente e aberto participao, sempre que possvel de todas as partes interessadas, devem ser nodiscriminatrias na sua aplicao. O recurso ao princpio da proporcionalidade significa que quando se decide em matria de Nanotecnologia tem de fazer o balanceamento ou a ponderao de direitos e interesses em conflito: o direito proteco da sade, o direito ao ambiente, o direito de propriedade, a liberdade de iniciativa econmica83 Tem de se encontrar o equilbrio adequado entre a proteco das liberdades e direitos das pessoas e das empresas e a proteco da sade humana, animal e da proteco vegetal. Esse

81

Como bem refere Elizabeth Fisher o princpio da precauo um princpio no directivo no sentido de se legislar ou de no se legislar: as a principle, it regulates the reasons for a decision and the process by which a decision is made. Cf. FISHER, Elizabeth (2007), Risk Regulation and Administrative Constitutionalism, Portland: Hart Publishing, p. 41. 82 EUROPEAN COMMISSION (2009), Commission Recommendation on A Code of Conduct for Responsible Nanosciences and Nanotechnologies and Council Conclusions on Responsible Nanosciences and Nanotechnologies Research, Brussels: European Commission. 83 Como escreve Jorge Miranda, embora referindo-se apenas ao regime a que se encontram sujeitos os direitos atinentes ao ambiente na Constituio da Repblica Portuguesa de 1976, alguns destes direitos particularmente o direito de manifestao, a propriedade e a iniciativa econmica podem sofrer restries ou condicionamentos por fora da garantia dos direitos e dos interesses difusos ao ambiente e ao ordenamento do territrio; tudo est em conseguir, tambm nesta matria, a harmonizao e a optimizao de todos os direitos, o que nem sempre se mostra fcil. MIRANDA, Jorge (2000), Manual de Direito Constitucional, t. IV, 3. ed., Coimbra: Coimbra Editora, p. 542.

31

equilbrio adequado supe que no se utilize a regulamentao da Nanotecnologia como uma forma encoberta de proteccionismo por exemplo, um pas que menos investe nesta rea ou cuja populao tende a consumir menos produtos obtidos atravs do recurso a estas novas tecnologias, pode tender a impedir a sua colocao no mercado para proteger os produtos produzidos atravs de outras tecnologias. A Nanotecnologia contribui para melhorar a qualidade de vida dos cidados europeus, para a criao de emprego, para a maior competividade da indstria europeia. , deste modo, importante continuar a investir nesta rea, devendo a regulamentao a adoptar, satisfazer as exigncias da precauo, mas

simultaneamente continuar a contribuir para o desenvolvimento seguro e sustentado da Nanotecnologia. As medidas adoptadas devem ser no discriminatrias, no sentido de que situaes comparveis no devem ser tratadas de forma diferente e situaes diferentes no devem ser tratadas do mesmo modo, a menos que existam razes objectivas para o fazer84. No devem ser discriminatrias tambm na medida em que contribuam para o agravar das disparidades econmicas entre os Pases ricos do Norte e os Pases pobres do Sul85. Como referido na Conveno sobre os Direitos do Homem e da Biomedicina e na Declarao Universal sobre o Genoma Humano e os Direitos do Homem, os progressos tecnolgicos devem beneficiar a Humanidade no seu conjunto, quer em termos espaciais quer temporais, i.e., devemos atender nas nossas decises em matria de Nanotecnologia, ao bem-estar das geraes futuras86. As medidas a adoptar devem, ainda, de acordo com o princpio da unidade do Direito da Unio Europeia, que forma um bloco de normatividade, ser coerentes com

84 85

Cf. o 6. da Comunicao. Cf. sobre este ponto, KAY, Luciano, e SHAPIRA, Philip (2009), Developing Nanotechnology in Latin America, Journal of Nanoparticle Research, 2009, n. 11, pp. 259 e ss., e NISSEN, Ulrik B. (2009), Justice in Nanotechnological Development (Symposium Introduction), Nanoethics, 2009, n. 3, p. 119. 86 Cf. o Prembulo desta Conveno e o artigo 18. da Declarao Universal sobre o Genoma Humano e os Direitos do Homem, adoptada pela Conferncia Geral da UNESCO em 11 de Novembro de 1997. Sobre o recorte de um dever fundamental ecolgico, em nome da justia intergeracional, vide CANOTILHO, Jos Joaquim Gomes (2008), Estudos Sobre Direitos Fundamentais, 2. ed., Coimbra: Coimbra Editora, pp. 177 178. De igual modo Maria da Glria Garcia sublinha que a justia ambiental gera-se num plano intergeracional. Cf. GARCIA, Maria da Glria (2009), O Lugar do Direito na Proteco do Ambiente in O que H de Novo no Direito do Ambiente? Actas das Jornadas de Direito do Ambiente Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa 15 de Outubro de 2008 (coordenao: Carla Amado Gomes e Tiago Antunes), Lisboa: Instituto de Cincias Jurdico-Polticas da Faculdade de Direito de Lisboa, p. 28.

32

outras medidas que tambm concretizam o princpio da precauo. Devem, por exemplo, coadunar-se com as medidas adoptadas em matria de libertao deliberada no ambiente de organismos geneticamente modificados (OGM), contidas na Directiva 2001/18/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de Maro. As suas disposies criam para os Estados-Membros a obrigao de adoptarem, em concordncia com o princpio da precauo, as medidas adequadas para evitar os efeitos negativos para a sade humana e para o ambiente da libertao deliberada de OGM ou da sua colocao no mercado87. A libertao e colocao no mercado supem a obteno de uma autorizao prvia, baseada numa avaliao sobre os seus efeitos sobre a sade humana e sobre o ambiente a curto e longo prazo. Um regime semelhante deve ser e tem sido adoptado para a libertao de nanopartculas no ambiente e para a produo e colocao no mercado de nanoprodutos. As medidas a adoptar pressupem tambm uma prvia avaliao dos seus potenciais custos / benefcios, ou seja que se contrabalancem as vantagens e os encargos que podem decorrer da sua adopo ou da sua no adopo. Nas sociedades de risco em que vivemos impossvel uma situao de risco igual a zero, de risco nulo88. Os recursos disponveis, no plano econmico so escassos, o que torna impossvel a preveno simultnea de todos os riscos possveis. No h, alis, interesse em prevenir a ocorrncia de todo e qualquer dano, na medida em que de actividades potencialmente prejudiciais para determinados bens jurdicos tambm decorrem benefcios para a proteco desses ou de outros bens jurdicos igualmente valiosos.
87

Por OGM entende-se, de acordo com o disposto no n. 2 do artigo 2. qualquer organismo, com excepo do ser humano, cujo material gentico tenha sido modificado de uma forma que no ocorre naturalmente por meio de cruzamentos e/ou de recombinao natural. Atravs do recurso Biologia Sinttica e Nanotecnologia possvel criar nano-organismos geneticamente modificados. Estes no se encontram abrangidos pelo campo de aplicao material das disposies comunitrias existentes em matria de micro-organismos geneticamente modificados porque apresentam uma dimenso inferior exigida para o efeito. A Directiva 2001/18/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 12 de Maro de 2001 relativa Libertao Deliberada no Ambiente de Organismos Geneticamente Modificados e que revoga a Directiva 90/220/CEE do Conselho, foi alterada no que diz respeito s competncias de execuo atribudas Comisso, pela Directiva 2008/27/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 11 de Maro de 2008. Sobre a avaliao e gesto dos riscos associados aos OGM vide GONALVES, Maria Eduarda (2008), Regulao do Risco e Risco da Regulao O Caso dos Organismos Geneticament e Modificados in Estudos Comemorativos dos 10 Anos da Faculdade de Direito de Lisboa , vol. I (coordenao: Diogo Freitas do Amaral, Carlos Ferreira de Almeida e Marta Tavares de Almeida), Coimbra: Almedina, pp. 441 e ss., e KUZUMA, Jennifer, NAJMAIE, Pouya, e Larson, Joel (2009), Evaluating Oversight Systems for Emerging Technologies: A Case Study of Genetically Engineered Organisms, Journal of Medical Ethics, vol. 37, n. 4, Inverno de 2009, pp. 546 e ss. 88 Vide, sobre este ponto, GOMES, Carla Amado (2007), Risco e Modificao do Acto Autorizativo Concretizador de Deveres de Proteco do Ambiente , Coimbra: Coimbra Editora, pp. 364 e ss.

33

Por exemplo, as Nanotecnologias podem ser tecnologias amigas do ambiente, na medida em que contribuem para a despoluio das guas e simultaneamente inimigas do ambiente porque as nanopartculas utilizadas para limpar as guas podem destruir bactrias importantes ao equilbrio ecolgico. No limite, se pretendssemos prevenir a ocorrncia de todo e qualquer dano, o recurso ao princpio da precauo tornar-se-ia, como alerta Cass Sunstein, paralisante, na medida em que proibiria que se regulamente, que no se regulamente e toda a aco intermdia89. O decisor (seja o legislador ou a administrao) tem pois que optar por aplicar o princpio da precauo limitao ou proibio de determinadas actuaes potencialmente lesivas da sade humana ou do ambiente e no a todas as actuaes que apresentem essa potencialidade. Na ausncia de provas cientficas que atestem o nexo causal entre a actividade e os seus efeitos no ambiente, as medidas so tomadas atendendo a factores como a probabilidade de ocorrncia de dano, que como referimos, em regra no pode ser determinada e a percepo que o pblico tem da gravidade desse dano. Como refere o Autor acima referido, as pessoas tendem a tolerar melhor os riscos que conhecem do que aqueles que so novos ainda que sejam equivalentes do ponto de vista da sua ocorrncia estatstica90. E a percepo pblica do risco pode no variar de acordo com a probabilidade maior ou menor de ocorrncia de um determinado dano91. Por tudo isto fundamental que se proceda a uma cuidadosa anlise custo /benefcio sempre que se adopta legislao fundada no princpio da precauo em matria de Nanotecnologia: fundamental atender, por exemplo, a que os nanodispositivos mdicos podem contribuir para uma melhor proteco da sade da vida das pessoas em quem so implantados, no obstante no conhecermos todos os efeitos que tero no organismo da pessoa, considerado no seu todo92.
89

SUNSTEIN, Cass R. (2003) Beyond the Precautionary Principle, University of Pennsylvania Law Review, Janeiro de 2003, p. 1004. 90 SUNSTEIN, Cass R. (2005), Laws of Fear Beyond the Precautionary Principle , Cambridge: Cambridge University Press, pp. 36 e ss. 91 Pense-se, por exemplo, na percepo pblica do risco associado Energia Nuclear. Cf., sobre este ponto, SUNSTEIN, Cass R. (2002), Risk and Reason, Safety, Law and the Environment , Cambridge: Cambridge University Press, pp. 33 e ss. 92 Vide, neste sentido, SAWANT, Rishikesh M., SAWANT, Rupa R., GULTEPE, Evin, NAGESHA, Dattatri, PAPAHADJOPOULOS-STERNBERG, Brigitte, SRIDHAR, Srinivas, e TORCHILIN, Vladimir P. (2009), Nanosized Cancer Cell-target Polymeric Immunomicelles Loaded with Superparamagnetic Iron Oxide Nanoparticles, Journal of Nanoparticle Research, 2009, n. 11, pp. 1777 e ss.

34

Essa anlise deve, de acordo com o proposto pela Comisso Europeia, atender quando tal se revele apropriado e seja exequvel, a factores de natureza econmica. Esses factores no devem, no entanto, prevalecer, sobre o princpio geral, reiteradamente afirmado na jurisprudncia comunitria, de que a proteco da sade humana prevalece sobre consideraes estritamente econmicas93. Da a importncia de se realizarem estudos de avaliao cientfica sobre a segurana dos nanoprodutos quer antes quer depois de estes serem colocados no mercado. Igualmente importante a rotulagem dos produtos que contenham nanopartculas sintticas livres, para que se possa garantir um elevado nvel de proteco da sade humana e do ambiente. Neste sentido foi fundamental a adopo do Regulamento (CE) N. 1272/2008 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de Dezembro de 2008, relativo classificao, rotulagem e embalagem de substncias e misturas. O rtulo das embalagens que contenham substncias qualificadas como perigosas para efeitos da aplicao do Regulamento, deve identificar a sua presena e, se for caso disso, conter advertncias de perigo94. Esta exigncia aplica-se a muitos dos nanoprodutos j colocados no mercado da Unio Europeia e contribui para a comunicao ao grande pblico das informaes relativas sua utilizao segura. A proteco da sade humana e do ambiente justifica tambm a inverso do nus da prova que constatmos estar consagrada em vrios regimes comunitrios aplicveis ao fabrico e colocao no mercado de nanoprodutos. Cabe, deste modo e em regra, quele que pretende desenvolver uma actividade no mbito da Nanotecnologia, demonstrar que os riscos a ela associados so aceitveis, que a sua actividade no apresenta riscos srios ou graves para a sade humana ou para o ambiente.

93

Cf. o 6. da Comunicao. Vide, na matria, GOMES, Carla Amado (2008), Textos Dispersos de Direito do Ambiente (e Matrias Relacionadas), vol. II, Lisboa: Associao Acadmica da Faculdade de Direito de Lisboa, pp. 139 e ss. 94 definida substncia, para efeitos de aplicao deste Regulamento, como um elemento qumico e seus compostos, no estado natural ou obtidos por qualquer processo de fabrico, incluindo qualquer aditivo necessrio para preservar a sua estabilidade e qualquer impureza que derive do processo utilizado, mas excluindo qualquer solvente que possa ser separado sem afectar a estabilidade da substncia nem modificar a sua composio e por substncias e misturas perigosas as substncias ou misturas que preencham os critrios relativos aos perigos fsicos, para a sade ou para o ambiente, estabelecidos nas partes 2 a 5 do anexo I ao Regulamento. Cf. o artigo 2. e o artigo 3. do Regulamento em anlise, que alterou e revogou as Directivas 67/548/CE, e alterou o Regulamento (CE) N. 1907/2006.

35

Na anlise custo / benefcio a efectuar h que atender, ainda, s consequncias da regulao adoptada no sistema jurdico considerado no seu todo e nos efeitos que da sua aplicao decorrem para a realidade social e econmica que se pretende conformar de acordo com o princpio da precauo. A deciso de adoptar uma determinada regulamentao tem custos inerentes sua feitura. Tem, tambm, os custos de oportunidade associados ao facto de se ter optado por proibir ou condicionar o exerccio de uma determinada actividade na rea da Nanotecnologia, o que faz com que se percam os benefcios que dela poderiam resultar. Nesses custos devem ainda ser abrangidos os custos decorrentes das consequncias da adopo da medida sobre o sistema considerado no seu conjunto: se proibirmos o recurso s tcnicas da Nanotecnologia Verde teremos de recorrer a outros agentes despoluidores que tambm podem causar dano ao ambiente. Se permitirmos o acesso a essas novas tcnicas, poderemos ter de adoptar, mais tarde, medidas que permitam restabelecer o reequilbrio ecolgico, que foi afectado pelo carcter txico e de bioacumulao das nanopartculas sintticas livres. Se condicionarmos o investimento em Nanotecnologia no contribuiremos para aumentar a competitividade econmica do Pas ou da Unio Europeia face a pases terceiros e para o aumento do emprego, podendo prejudicar o desenvolvimento econmico e social da Unio95. Se no o condicionarmos e os danos considerveis na sade humana que se pretendiam precaver ocorrerem, teremos um aumento na despesa do Servio Nacional de Sade e uma perda na produtividade global associada a um menor nmero de dias de trabalho por motivo de doena. Exactamente porque qualquer concretizao ou no concretizao do princpio da precauo na rea da Nanocincia e da Nanotecnologia tem custos, quase todas os textos de Direito Comunitrio que se lhe aplicam, prevem a sua eventual alterao peridica, de forma a acompanharem a evoluo do conhecimento cientfico que

95

Paulo Rangel escreve, a propsito do impacto econmico e social das medidas amigas do ambiente que () encerrar uma fbrica pode salvar um ecossistema, mas deixar na penria uma comunidade humana! Impe-se, por isso () que estas graves sanes s sejam aplicadas como ultima ratio do sistema de preservao da ordem pblica ecolgica. Cf. RANGEL, Paulo Castro (1994), Concertao, Programao e Direito do Ambiente, Coimbra: Coimbra Editora, pp. 54 55.

36

entretanto ocorra96. Para que este acompanhamento seja efectivo e para que no se percam muitos dos possveis benefcios associados Nanotecnologia por razes de precauo, fundamental o investimento da Unio Europeia e dos Estados-Membros em estudos de avaliao do risco97. fundamental porque, neste domnio semelhana com o que ocorre no Direito do Ambiente e no Biodireito, melhor prevenir do que remediar, porque o que est em causa no apenas o interesse das pessoas concretas, que vivem hoje, mas sim, igualmente e como escreve Jorge Miranda, os interesses das pessoas que ho-de vir, a mdio e a longo prazo, porque a Terra finita e h recursos no renovveis98.

96

A adaptao ao progresso tcnico encontra-se, por exemplo, prevista no artigo 27. da Directiva 2001/18/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de Maro de 2001 e no artigo 20. da Directiva 2001/20/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 4 de Abril de 2001. 97 Sobre a importncia destes estudos no que concerne aplicao das novas tecnologias, cf. JOHNSON, Robbin (2009), Emerging Technologies Oversight: Research, Regulation, and Commercialization, Journal of Medical Ethics, vol. 37, n. 4, Inverno de 2009, pp. 587 e ss. 98 MIRANDA, Jorge (1994), A Constituio e o Direito do Ambiente in Direito do Ambiente (coordenao: Diogo Freitas do Amaral e Marta Tavares de Almeida), Oeiras: Instituto Nacional de Administrao, p. 357.

37

You might also like