You are on page 1of 8

De acordo com o comando a que cada um dos itens de 51 a 120 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item:

o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Acerca dos direitos humanos e das polticas sociais no Brasil, julgue os itens a seguir.
51 58

Direitos humanos so comuns a todos, sem distino de etnia, nacionalidade, sexo, classe social, nvel de instruo, religio, opinio poltica, orientao sexual e julgamento moral. Os direitos humanos so naturais e universais; no se referem a um membro de uma nao ou de um Estado. A Constituio Federal de 1988 instituiu a participao social na gesto pblica por meio dos conselhos federal, estadual e municipal, no deliberativos, compostos de forma paritria. Todos os programas de transferncia de renda existentes hoje no Brasil respondem ao estatuto de direitos sociais. Dos programas de transferncia de renda no Brasil, os pautados no salrio mnimo so os que, embora com menor cobertura da populao, contribuem de forma mais efetiva para o combate pobreza. Atualmente, o sistema de proteo social brasileiro tem de enfrentar questes relacionadas no s pobreza estrutural como tambm aos excludos do mercado de trabalho, os denominados no globalizveis.

A desigualdade concebida como problemtica para a sociedade no somente pelas elites brasileiras, mas tambm por economistas de vrias escolas de formao, que buscam explicaes para a estabilidade dos ndices de pobreza no Brasil. O fato de os ndices de pobreza persistirem em nveis elevados no Brasil, apesar das polticas de gerao de oportunidades de acesso renda de forma sustentada por parte das famlias pobres (rurais e urbanas), demonstra a inoperncia do conjunto dos programas governamentais que vm sendo implementados pelo governo federal desde os anos 90. Conforme a concepo liberal sobre as polticas sociais, para no onerar os cofres pblicos, o governo deve adotar o critrio da seletividade nas polticas sociais. A implementao de um sistema de seguridade social, tal como institudo pela Constituio Federal de 1988, condizente com a viso das elites brasileiras sobre a questo da pobreza no Brasil.

59

52

53 54

60

61

55

As elites brasileiras enfatizam espontaneamente a temtica da desigualdade, consideram-na problemtica para toda a sociedade, mas tendem a rejeitar reformas distributivas. Como recurso de mudana no padro de acentuada desigualdade, preconizam medidas patrocinadas pelo Estado que proporcionem a todos melhores condies de vida.
Elisa Reis. A desigualdade na viso das elites e do povo brasileiro - Imagens da desigualdade. C. Scalon (org.) Belo Horizonte: UFMG/ IUPERJ, 2004, p. 49 (com adaptaes).

Julgue os prximos itens acerca das interpretaes sobre concepo e desenvolvimento das polticas sociais em diversos paradigmas tericos e abordagens explicativas para o desenvolvimento histrico das polticas sociais na experincia internacional e no Brasil.
62

A utilizao de conceitos intermedirios, como o de regimes de welfare state, permite que se faam estudos comparativos sem se cair na generalizao excessiva ou na particularidade da especificidade histrica. A concepo de active welfare state enfatiza a participao dos indivduos no financiamento do seu prprio seguro social, vinculando-se assim concepo liberal de welfare state. A cidadania regulada um dos traos marcantes da histria do sistema de proteo social brasileiro. O sistema de proteo social brasileiro prevalecente at os anos 80 do sculo passado era caracterizado por ser meritocrtico. Antes de 1980, foi iniciada no Brasil a adoo de uma srie de medidas na rea social, sobretudo na assistncia social, que apontava para um modelo de proteo social de tipo mais universalista, tal como o Programa de Erradicao do Trabalho Infantil (PETI).

63

A partir da constatao da autora, julgue os itens que se seguem.


56

Para as elites brasileiras, a melhoria das condies de vida implica a adoo de polticas de redistribuio de renda (como os programas atuais de transferncia de renda), porm no de redistribuio de patrimnio, associadas a polticas de educao de qualidade. Segundo os padres vigentes na elite da sociedade brasileira, garantir melhores condies de vida para os segmentos mais pobres da populao significa implementar programas de educao fundamental e de promoo e preveno de sade, para que tais segmentos possam se inserir no mercado de trabalho com igualdade de oportunidades.

64 65

57

66

UnB/CESPE IPEA

Cargo 14: Tcnico de Planejamento e Pesquisa rea de Especializao: Proteo Social, Direitos e Oportunidades

Se possvel criticar a teoria da cidadania por prestar excessiva ateno aos programas sociais institucionais crtica similar que se faz perspectiva dos servios sociais , tal teoria tambm pode ser julgada por definir a noo de igualdade como parmetro de avaliao dos programas sociais.
C. A. P. Faria. Uma Genealogia das Teorias e Modelos de Bem-Estar Social. In: BIB - Revista Brasileira de Informao Bibliogrfica em Cincias Sociais. Rio de Janeiro, 1998, n.. 46, p. 38-72 (com adaptaes).

74

As polticas de modernizao da agricultura brasileira na dcada de 1995-2005 tiveram como objetivo apoiar exatamente os setores produtivos rurais menos capitalizados, a exemplo do Pronaf. A adoo de mecanismos que permitam a introduo do subsdio cruzado nos servios pblicos estatais, tal como a dupla porta nos hospitais pblicos, endossada pelo Ministrio Pblico Federal. A Constituio de 1988 inovou ao adotar o conceito de seguridade social. No entanto, a partir de ento, os trs segmentos (sade, assistncia social e previdncia social) continuaram formulando e implantando polticas autnomas e disputando entre si por recursos oramentrios. Apesar dos constrangimentos fiscais impostos pela poltica econmica aos gastos sociais, nos ltimos anos vem aumentando de forma consistente a transferncia de recursos do MEC para as demais unidades da federao, sobretudo para as esferas municipais.

75

luz da afirmao acima, julgue os itens subseqentes.


67

76

O preceito constitucional de que sade um direito de todos e um dever do Estado, e que, como tal, ela tem de ser universal e equnime, vai de encontro aos princpios da cidadania e da ordem democrtica, que pressupem a igualdade. Os Conselhos de Polticas Pblicas constituem espaos pblicos de participao e de negociao de interesses entre governo, sociedade civil organizada e trabalhadores. Garantir a universalidade do acesso sade e educao no Brasil significa enfrentar as desigualdades sociais, regionais, de raa e de gnero, que marcam diferentemente cada um dos distintos segmentos sociais. Para tanto, somente polticas universais e indiferenciadas localmente no nvel bsico da ateno sade e no nvel fundamental de ensino podero garantir o universalismo exigido pela Constituio Federal. Quando se relaciona Estado e esfera pblica, o que est em foco a relao entre o papel e o tamanho do Estado na condio de provedor e produtor de bens e servios para garantir os direitos de cidadania.

68

77

69

70

Com relao a rea social no Brasil, julgue os itens que se seguem.


71

Desde 1988 a Seguridade Social tem sido considerada como o principal obstculo ao equilbrio das contas pblicas. Para justificar a necessidade de nova reforma, os setores conservadores propem um debate baseado em fatos parcialmente considerados. Alardeiam que o suposto deficit da previdncia ser explosivo a mdio prazo e preconizam que sem uma nova reforma o pas se tornar invivel. A recente instituio do Frum Nacional da Previdncia Social (FNPS) reacendeu as esperanas desses profetas do caos de enterrar de vez o que restou da Seguridade Social. No atual debate, no h nada de novo no front. Alm das conhecidas profecias alarmistas da rea fiscal, agora evocam centrias sobre o apocalipse demogrfico.
E Fagnani.; W. Henrique, e C. G. Lucio (orgs.). Previdncia Social: como incluir os excludos? Uma agenda voltada para o desenvolvimento econmico com distribuio de renda. In: Debates Contemporneos - Economia Social e do Trabalho. Campinas: CESIT/IE/UNICAMP/LTr, 2008, n. 4, p. 31-43 (com adaptaes).

As polticas de igualdade racial, marcadas pelo desenvolvimento de aes transversais que buscam assegurar a igualdade entre brancos e negros nos distintos espaos da vida social, tm demonstrado ser mais afirmativas nos ltimos anos, a comear pela introduo dos quesitos cor/raa nos registros da administrao e nos censos. No Brasil, a Seguridade Social foi instituda em 1988, concomitantemente instituio do SUS (Sistema nico de Sade) e do SUAS (Sistema nico de Assistncia Social). A articulao entre o setor pblico estatal e o setor privado prestador de servios na rea social vem de longa data e varia conforme o setor. Assim, na rea da sade, prevalece o setor privado lucrativo sobre o filantrpico, enquanto na assistncia social prevalecem as organizaes no governamentais sem fins lucrativos e o setor privado filantrpico sobre o setor privado lucrativo, o que demanda do Estado distintos esforos de controle e regulao dessas entidades. A delegao da execuo desses servios para o setor privado denominada privatizao do Estado, que resulta no favorecimento do mercado ou de interesses particulares em detrimento do interesse pblico.

A partir das idias do texto acima, julgue os prximos itens.

72

78

73

H duas vertentes de argumentao sobre a curva demogrfica brasileira e a sustentabilidade financeira da previdncia social: uma que aponta para a necessidade de restringir os benefcios dada a sobrecarga que representa o envelhecimento da populao; e outra que aponta para o fato de que essa tendncia de presso sobre as finanas da previdncia social tende a decrescer a mdio prazo. Entretanto, ambas levam a propostas tcnicas semelhantes de reforma da previdncia social para manter o equilbrio oramentrio. O PSF (Programa de Sade da Famlia), segundo as propostas do Ministrio da Sade, uma estratgia de mudana do modelo de ateno sade vigente no pas, seguindo os preceitos do SUS.

79

UnB/CESPE IPEA

Cargo 14: Tcnico de Planejamento e Pesquisa rea de Especializao: Proteo Social, Direitos e Oportunidades

80

A LOAS preconiza que a poltica de assistncia social de carter no contributivo, e que prov mnimos sociais, por meio de um conjunto integrado de iniciativas pblica e privada, para garantir o atendimento das necessidades bsicas. Isso significa que, ao definir os beneficirios dos servios assistenciais, a adoo de cortes de renda o parmetro utilizado para uniformizar o pblico das aes desse campo. A partir da Constituio de 1988, com a institucionalidade da concepo da seguridade social, passou-se a ter, no Brasil, a possibilidade de se romper com a tradio histrica de tratar a questo da pobreza no horizonte da cidadania. Os direitos sociais implicam a natureza no mercantil do acesso aos benefcios e servios que respondem satisfao das necessidades bsicas dos indivduos.

89

81

Ainda que situado no campo marxista, Ian Gogh afirma que as exigncias funcionais ou os constrangimentos impostos pelo processo de acumulao no so suficientes para explicar a origem dos programas sociais. Para ele, a capacidade de presso das classes subordinadas de reconhecida importncia na explicao da introduo das medidas de Welfare, que surge, assim, como resultado de um acordo entre capital e trabalho organizado dentro do capitalismo. Costa Esping-Anderson identifica a consolidao de diferentes regimes de Welfare States como fruto da capacidade de mobilizao de poder da classe trabalhadora. Para ele, a reforma social foi uma questo vital, desde o incio da organizao da classe trabalhadora. Na pesquisa que fez em 18 pases, contrariando a teoria de convergncia, o autor identifica uma diversidade de regimes de Welfare State, que constituem, na verdade, diferentes solues polticas para o conflito distributivo no interior das sociedades. Trs so os regimes de Welfare State identificados pelo autor em suas pesquisas: the residual welfare model of social policy; the industrial achievement performance model of Social Policy; e the redistributive modelo of social policy. Flora e Heidenheimer sustentam que, na Europa, o crescimento do moderno Welfare State seria uma resposta a dois processos fundamentais: a expanso do capitalismo, que se torna o modo de produo dominante aps a revoluo industrial; e, o movimento que vai da formao do Estado Nacional sua transformao em sociedade de massa a partir do final do sculo XIX. Seu incio d-se exatamente com a superao dos absolutismos e a emergncia das democracias de massas.

90

82

Com referncia a aes e programas sociais de incentivo cultura e a polticas de combate pobreza no Brasil, julgue os seguintes itens.
83 84

As aes federais de incentivo cultura dos ltimos anos vm concentrando seus recursos no setor audiovisual. O PETI, o Programa Bolsa Famlia (PBF) e o Benefcio de Prestao Continuada (BPC) so programas no inscritos como direitos sociais, mas assim mesmo tm sido considerados, nos ltimos anos, como os de maior capacidade redistributiva entre os demais programas e polticas que implicam pagamento de benefcios e(ou) bolsas. A partir de 1995, evidencia-se uma mudana no perfil de gesto das polticas de combate pobreza no Brasil, que pode ser denominado de um sistema misto de proteo social, por conciliar iniciativas do Estado com do terceiro setor.

91

85

Desde o final do sculo XIX, diversos pases capitalistas implantaram programas governamentais voltados para a proviso de servios sociais cobrindo diversas formas de risco individual e coletivo. Posteriormente, a partir de 1945, o fenmeno do moderno Welfare State experimentou um notvel ciclo de expanso nos pases desenvolvidos, Nesse tempo, diversos autores, de diferentes matizes, se dedicaram tarefa de explicar a origem e o desenvolvimento desses regimes. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.
86

Com relao origem das estruturas do Welfare State no Brasil, julgue os seguintes itens.
92

O moderno Welfare State um desdobramento necessrio de tendncias mais gerais postas em marcha pela industrializao. De acordo com essa viso, as razes da sua difuso so as mesmas em todos os pases de alto nvel de desenvolvimento industrial. Quanto mais ricos os pases se tornam, mais semelhantes eles so na ampliao da cobertura da populao e dos riscos. Essa interpretao teoria da convergncia defendida por autores como Wileski e Lebeaux. A emergncia do Welfare State decorre, preponderantemente, de fatores de natureza poltica, ligados expanso progressiva da noo de cidadania. Essa corrente defendida no trabalho clssico de Marshall. Os autores da tradio marxista compreendem, via de regra, a emergncia do Welfare State como fruto das exigncias impostas pela reproduo ampliada do capital. Claus Offe e Titmus, adeptos dessa corrente, defendem que a funo do Welfare State criar as condies para a existncia da classe operria. Cumpre, assim, papel fundamental para a consolidao das relaes de produo capitalistas, sobretudo na passagem da proletarizao passiva para a proletariazao ativa.

87

88

Em seu trabalho clssico, Wanderley Guilherme dos Santos, examinando a origem e o momento da emergncia da poltica social no Brasil, enfatiza, em ltima instncia, o comportamento desde o alto de novas elites aps 1930 em face de demandas de organizaes que expressam nveis diferenciados de complexidade social e assinala um duplo momento de incio do sistema de proteo social: as regulamentaes da dcada de 20 do sculo XX, dando incio poltica social compensatria; e a poltica econmico-social encetada pelo governo, principalmente nos quatro primeiros anos aps a revoluo de 1930. Para o autor, cidadania regulada o conceito-chave para entender a poltica econmicasocial implementada pela a nova elite governamental ps 1930. Por cidadania regulada, entende-se que so cidados todos aqueles membros da comunidade que se encontram localizados em qualquer uma das ocupaes reconhecidas e definidas em lei; a cidadania est embutida na profisso e os direitos dos cidados restringem-se aos direitos do lugar que ocupa no processo produtivo, tal como reconhecido em lei; tornam-se pr-cidados, assim, todos aqueles cuja ocupao a lei desconhece.

UnB/CESPE IPEA

Cargo 14: Tcnico de Planejamento e Pesquisa rea de Especializao: Proteo Social, Direitos e Oportunidades

93

O trabalho clssico de Marshal sustenta que a idia de direitos e, portanto, a prpria cidadania, um fenmeno histrico e seqencial: primeiro so conquistados os direitos civis, seguidos pelos polticos e, posteriormente, pelos sociais. O ponto de chegada o ideal da cidadania plena. Analisando o caso brasileiro, Jos Murilo Carvalho registra que trajetria da conquista da cidadania plena seguiu o modelo clssico proposto por Marshal. Draibe e Aureliano, ao construrem uma periodizao do processo de construo do regime de Welfare State no Brasil, tomam o ano de 1930 como ponto de partida, considerando o conjunto de transformaes do Estado brasileiro e as formas de regulao social que a tm incio. Utilizando-se da tipologia clssica de Titmus, ao estudar o padro brasileiro de Welfare State,em sua fase inicial, Draibe e Aureliano afirmam tratar-se da categoria: the residual welfare model of social polycy.

Julgue os seguintes itens, acerca de temas relacionados ao mundo do trabalho.


98

94

Fiori sublinha que a vitria do pensamento liberal consagrou a tese de que a crise mundial vivida a partir de 1973 foi obra das polticas keynesianas e dos compromissos fiscais assumidos pelo Welfare State. Desde ento, esta idia ganhou fora, sendo revigorada com o fim da guerra fria e transformou-se no dogma que vem orientando uma verdadeira revanche do capital contra a autonomia poltica do mundo do trabalho. O consenso keynesiano acerca do pleno emprego foi substitudo pelas idias de eficincia, competitividade e equilbrios macroeconmicos que passaram a ser os novos totens do pensamento poltico-econmico internacional. Com base na anlise de Fiori, julgue os seguintes itens, relativos poltica social brasileira na dcada de 80 do sculo XX.
95

O paradigma do Estado de Bem-Estar Social, ancorado nos princpios da seguridade social e da universalidade, perdeu espao com a ascenso da agenda neoliberal, marcada pelo paradigma do Estado Mnimo e ancorado nos princpios do seguro social e da focalizao. Ao contrrio dos trinta anos gloriosos quando a bipolaridade internacional e a hegemonia americana entre as naes capitalistas possibilitavam o estabelecimento de regras relativamente estveis e eficazes que ordenavam a economia em mbito mundial os anos 80 so marcados pela instabilidade e fragilidade da nova ordem internacional. No Brasil, nessa dcada, a conseqncia dessa inflexo para as relaes de trabalho foi a flexibilizao dos mercados de trabalho. O legado dos movimentos sociais, revigorados na luta contra a ditadura militar, foi a construo de um formidvel sistema de proteo social no Brasil, conquistado na contramo do pensamento neoliberal hegemnico e do movimento em direo ao Estado Mnimo a que foram submetidos, via de regra, os pases subdesenvolvidos, incluindo os da Amrica Latina.

De acordo com Adam Smith, nenhuma sociedade pode ser florescente e feliz, se a grande maioria dos seus membros for pobre e miservel; alm disso, manda a justia que aqueles que alimentam, vestem e do alojamento ao corpo inteiro da nao tenham uma participao tal na produo de seu prprio trabalho, que esses mesmos possam ter mais que alimentao, roupa e moradia apenas sofrvel. Adam Smith. defendia que os salrios dos trabalhadores manuais deveriam, por uma questo de justia, estar acima das condies de subsistncia. Smith introduziu, assim, uma dimenso tica distribuio de renda que a maioria dos economistas neoclssicos procurou evitar e contestar. Posteriormente, no incio do sculo XX, muitos economistas institucionalistas, refletindo acerca das condies concretas dos trabalhadores, reconheceram que amplos grupos da fora de trabalho ficaram contidos em uma armadilha de pobreza, baixa qualificao e baixos salrios. O reconhecimento dessa armadilha constituiu o sentido principal da institucionalizao do salrio mnimo. Em decorrncia das lutas sociais, o salrio mnimo foi introduzido pela primeira vez na Inglaterra em 1909 e nos EUA em 1938. 99 Segundo Maracci, a gnese e o desenvolvimento de polticas de emprego so fenmenos historicamente determinados que devem ser compreendidos como uma manifestao poltica das sociedades contemporneas em fazer frente s mazelas promovidas pela dinmica da acumulao capitalista, particularmente em face da geral da existncia de um contingente excedente de fora de trabalho no capitalismo. As dcadas de entre guerras marcam um momento muito significativo nesse sentido, a partir de concepes avessas s teses do laissez-faire e da conformao das polticas de emprego que refletem o florescimento de um novo padro de tratamento das questes sociais e do mundo do trabalho. Sob diferentes contornos ideolgicos e um profundo sentimento antiliberal, as experincias social-democratas suecas, do new deal americano, do nacional socialismo alemo, so representativas do perodo. O avano de tal processo nos anos 30 mostrou-se precursor das perspectivas posteriores de conduo da vida econmica e social e das polticas de pleno emprego a partir de 1945.
100 Nas dcadas posteriores Segunda Guerra Mundial, saram

96

97

fortalecidas as posies cujos sentimentos se apresentavam profundamente antiliberais, catalisados em grande medida pela expresso desse novo Estado que progressivamente se conformou a uma nova ordem poltico-social que impe economia um novo padro de regulao. John K. Galbraith resume bem esse sentimento antiliberal ao afirmar que, o trabalho, a terra e o capital so essenciais em uma economia de mercado, mas nenhuma sociedade poderia suportar os efeitos de tal sistema de fices simplistas, nem mesmo pelo curto espao de tempo, se sua essncia humana e natural, bem como suas organizaes empresariais, no fosse protegida da devastao causada por esse moinho satnico despojado da capa protetora das instituies que pereceriam, ficariam socialmente expostos, morreriam como vtimas de uma aguda perturbao social, atravs do vcio, da perverso, do crime e da fome.

UnB/CESPE IPEA

Cargo 14: Tcnico de Planejamento e Pesquisa rea de Especializao: Proteo Social, Direitos e Oportunidades

101 Embora com especificidades, aps a Segunda Guerra,

pensadores clssicos como Keynes, Kalecki, Beveridge, Myrdal, Shonfield, Joan Robison, entre outros, defenderam a tese da responsabilidade do Estado e seu papel central na manuteno dos nveis de pleno emprego; o emprego depende do investimento; uma poltica de pleno emprego o compromisso contnuo do Estado em garantir os investimentos totais suficientes para que se mantenham nveis elevados de demanda por mo de obra.
102 O trao marcante na evoluo das polticas de pleno

Julgue os seguintes itens acerca de temas relacionados dinmica demogrfica no Brasil, tendo como base estudos recentes do IBGE.
106 Desde os anos 60 do sculo XX, a taxa de crescimento da

emprego no Brasil sua implementao tardia. Nos principais pases desenvolvidos, essas polticas foram adotadas no incio do sculo XX e se desenvolveram aps 1945. Aqui, elas s surgem nos anos 90, a partir da implantao do Fundo de Amparo ao Trabalhador que passou a financiar polticas de intermediao da mo de obra, qualificao profissional, seguro-desemprego e gerao de emprego e renda.
103 A trajetria de ascenso e de mobilidade social no Brasil foi

interrompida em meados dos anos 70 do sculo XX, com o esgotamento do milagre econmico. At ento, com as altas taxas de crescimento, o mercado de trabalho dinmico tendia a incorporar crescentes parcelas de populao, ao mesmo tempo em que a diferenciao da estrutura ocupacional permitia certa mobilidade social ascendente. A mobilidade social, ao abrir perspectivas de acesso a determinado padro de consumo e renda, amortecia os efeitos da concentrao da renda e do aumento da desigualdade e da pobreza.
104 A estagnao da economia e o conjunto de mudanas

populao brasileira vem experimentando paulatinos declnios, tendo recuado para valor prximo a 1% em 2008. Segundo as projees, o pas apresentar um potencial de crescimento populacional at 2039, quando se espera que a populao atinja o chamado crescimento zero. A partir desse ano, sero registradas taxas de crescimento negativas, que correspondem queda no nmero da populao. Esse comportamento est relacionado com quedas pronunciadas da taxa de fecundidade, que, no Brasil, foi diminuindo ao longo dos anos, basicamente como conseqncia das transformaes ocorridas na sociedade brasileira, de modo geral, e na prpria famlia, de maneira mais particular. A taxa de fecundidade total expressa o nmero de filhos que, em mdia, teria uma mulher, pertencente a uma coorte hipottica de mulheres, que durante sua vida frtil tiveram seus filhos de acordo com as taxas de fecundidade por idade do perodo em estudo e no estiveram expostas aos riscos de mortalidade desde o nascimento at o trmino do perodo frtil.
107 Um exame das estruturas etrias projetadas mostra a

introduzidas nos anos 90 do sculo XX abertura comercial e financeira, sobrevalorizao do cmbio, elevao das importaes e desarticulao de cadeias produtivas, privatizaes, reestruturao produtiva, flexibilizao do mercado de trabalho tiveram conseqncias dramticas sobre o mercado de trabalho e as relaes sindicais e trabalhistas. A face mais visvel desse processo foi a exploso do desemprego estrutural. Outra face foi o formidvel crescimento do emprego precrio e de baixa produtividade. Entre outras mudanas na estrutura de emprego, tambm desfavorveis ao mundo do trabalho, destacam-se o aumento do emprego no setor industrial em detrimento do emprego no setor de servios e do emprego pblico.
105 A remunerao do trabalho no Brasil, historicamente

transformao nas relaes entre pessoas que ingressam e permanecem nas idades ativas e aquelas que atingem as chamadas idades potencialmente inativas. Em 2000, para cada pessoa com 65 anos ou mais de idade, aproximadamente 12 estavam na faixa etria chamada de potencialmente ativa 15 a 64 anos. J em 2050, para cada pessoa com 65 anos ou mais de idade, pouco menos de 3 estaro na faixa etria potencialmente ativa. No tocante s crianas e jovens, existiro cada vez mais pessoas em idade potencialmente ativa destinadas a suprir suas necessidades. Esses resultados permitem constatar que, nesse momento, o Brasil passa pela chamada janela demogrfica, em que o nmero de pessoas com idades potencialmente ativas est em pleno processo de ascenso, e a razo de dependncia total da populao vem declinando em conseqncia da diminuio do peso das crianas de 0 a 14 anos sobre a populao de 15 a 64 anos de idade.
108 A

caracterizada por baixos salrios e grande disperso entre os rendimentos, experimentou perdas substanciais nos anos 90 do sculo XX. O rendimento mdio mensal dos ocupados e o salrio mdio mensal dos empregados, aps se elevarem ligeiramente em meados da dcada dos 90, sem ter atingido o patamar do final dos 80, declinaram, sistematicamente, a partir de 1997. Os ndices da massa de rendimentos e da massa de salrios seguiram idntica trajetria. O salrio mnimo tambm foi desvalorizado. Em 1999, seu valor real representava menos de dois teros do valor de 1989. A distribuio da renda do trabalho manteve-se praticamente inalterada entre 1981 e 1999, perpetuando-se a grave concentrao. Por sua vez, no tocante distribuio funcional da renda, ocorreu uma ligeira melhora da distribuio entre lucros e renda do trabalho.

janela de oportunidade demogrfica at 2050, inexoravelmente, ser negativa para o financiamento da seguridade social, independentemente do comportamento da economia, o que acentuar os deficits financeiros do sistema previdencirio.

A Constituio de 1988 foi o esturio do processo de construo no Brasil das bases de um sistema de proteo social universal e igualitrio, na perspectiva dos modelos clssicos de Estado de Bem-Estar Social. Julgue os seguintes itens, relacionado Carta de 1988.
109 Entre as principais conquistas da Carta de 1988, destaca-se

o restabelecimento do Estado Democrtico de Direito, a cidadania plena, e a introduo dos princpios do seguro social e da focalizao das aes governamentais.
110 Uma conquista importante da Constituio de 1988 foi a

instituio da seguridade social integrada pelos setores da sade, assistncia social, previdncia social.

UnB/CESPE IPEA

Cargo 14: Tcnico de Planejamento e Pesquisa rea de Especializao: Proteo Social, Direitos e Oportunidades

111 Com o Sistema nico de Sade (SUS), houve uma ruptura

Julgue os seguintes itens, referentes ao setor educacional no Brasil.


117 O manifesto dos pioneiros da educao nova, publicado em

com o modelo mdico-assistencial e privatista que prevalecia na poltica de sade durante o regime militar. A equiparao dos direitos previdencirios dos trabalhadores rurais e urbanos foi outra conquista do movimento social que desaguou na Carta de 1988.
112 A jornada de trabalho foi reduzida de 44 para 40 horas

1932, defendia a tese de que, no regime poltico brasileiro, o Estado no poderia impedir que, graas organizao de escolas privadas de tipos diferentes, as classes mais privilegiadas assegurassem a seus filhos uma educao de classe determinada; mas estava no dever indeclinvel de no admitir, dentro do sistema escolar do Estado, quaisquer classes ou escolas a que s tivesse acesso uma minoria, por privilgio exclusivamente econmico.
118 Durante a ditadura militar, foi instituda a reforma

semanais. Pela primeira vez, a sociedade brasileira conquistou o direito de greve. A autonomia sindical foi restabelecida, a licena maternidade foi ampliada para 120 dias e houve penalizao para as demisses imotivadas. A unicidade sindical e a contribuio sindical foram extintas.
113 Com a introduo do princpio da Seguridade Social, o

universitria, consumada pela Lei n. 5.540, de 28/11/1968. Resumidamente, algumas das principais mudanas introduzidas foram: extino das ctedras; integrao de cursos, reas e disciplinas; agregao das disciplinas afins nos departamentos; concentrao do ensino superior em universidades e, excepcionalmente, em estabelecimentos isolados; composio curricular a partir de disciplinas obrigatrias e optativas; introduo do sistema de crditos, possibilitando a matrcula por disciplina; centralizao da coordenao administrativa, didtica e de pesquisa; cursos de nveis e durao variados (graduao, ps-graduao, extenso, aperfeioamento e especializao); introduo do ciclo bsico na graduao; incentivo formal pesquisa; ampliao da representao nos rgos de direo das vrias categorias de docentes; e unificao do vestibular, por universidade e por regio.
119 Em 1971, foi instituda a reforma do ensino de 1. e 2.

acesso aos benefcios deixou de depender de contribuio, sendo dirigido aos indivduos sem capacidade contributiva, vulnerveis ou em situao de necessidade. A Previdncia do Trabalhador Rural e o Programa Benefcio de Prestao Continuada (BCP) so exemplos da adoo desse princpio. Para financiar a seguridade social foi criado o oramento da seguridade social.
114 O Fundo Social de Emergncia (Emenda Constitucional

n.1/1994) foi criado na fase da preparao do Plano Real com o objetivo de financiar os programas de combate fome idealizados, em meados dos anos 90, por Betinho, e, posteriormente, passou a financiar as aes do Programa Comunidade Solidria.
115 Em 1994, props -se Emenda Constitucional que introduziu

graus, Lei n. 5.692, de 11/8/1971. Um dos seus princpios norteadores foi o da profissionalizao do ensino de 2. grau, compreendida como mecanismo de conteno da demanda pelo ensino superior.
120 Na Constituio de 1988, entre as conquistas dos defensores

a contribuio provisria sobre a movimentao financeira (CPMF) como fonte de recurso vinculado ao SUS. Dado seu carter provisrio, a CPMF foi extinta em funo da aprovao da Emenda Constitucional n.29/2002, de carter permanente.
116 Segundo os dados do Banco Mundial World Development

da escola pblica, destaca-se a vinculao de recursos ao ensino. A Carta assegurou a vinculao de receitas fiscais dos trs nveis de governo com educao. Trata-se da nica exceo permitida pelo texto constitucional, que proibiu qualquer outra vinculao. Assim, a Unio aplicar, anualmente, nunca menos de 18%, e os estados, o Distrito Federal e os municpios, 25%, no mnimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferncias, na manuteno e no desenvolvimento do ensino. Trata-se de medida alvissareira e indita, posto que as constituies anteriores jamais vincularam recursos educao.

Indicators 2005 , a percentagem da populao da China que vivia em situao de pobreza at 1 US$ por dia reduziu-se de 65% para 21%, entre 1980 e 2005. Esse extraordinrio declnio da pobreza reflete a adoo de programas focalizados de transferncia de renda na China. Desde os anos 80, programas dessa natureza foram difundidos em diversos pases, como o Mxico, o Chile e o Brasil.
UnB/CESPE IPEA

Cargo 14: Tcnico de Planejamento e Pesquisa rea de Especializao: Proteo Social, Direitos e Oportunidades

You might also like