You are on page 1of 8

De acordo com o comando a que cada um dos itens de 51 a 120 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item:

o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
O setor externo foi responsvel pela maioria das crises ocorridas no mundo emergente ao longo da dcada passada. Acerca da discusso atual na literatura dessas crises e de vantagens e desvantagens de diversos tipos de regimes cambiais, julgue os itens subseqentes.
51 61

De acordo com a interpretao ps-keynesiana do livro A Teoria Geral do Juro, do Emprego e da Moeda, de Keynes, o desemprego surge como decorrncia de rigidez encontrada no sistema preos. Para os economistas keynesianos, uma alta taxa de juros decorre da insuficincia de poupana dos agentes, para uma dada demanda por investimentos. Na interpretao keynesiana do funcionamento de uma economia, no h equilbrio nos mercados. Para Keynes, a remoo da rigidez de preos no mercado de trabalho e de produto no levaria ao pleno emprego. Para Minsky, a probabilidade de uma grande recesso no perodo do ps-guerra seria menor, pois os mercados teriam aprendido com as lies da crise de 1929 os problemas da alavancagem financeira.

Sob a hiptese de relativa rigidez de preos e em contexto de conta capital fechada, um governo tem autonomia para definir o nvel da taxa de cmbio real por meio da fixao do cmbio nominal. Regimes de cmbio fixo so mais adequados para tentativas de controle da inflao, enquanto regimes de cmbio flutuante se adequam mais a correes de preos relativos em situao de choques externos. O trilema da macroeconomia aberta mostra que um governo pode escolher duas entre trs opes: a liberdade de fluxos de capital, o cmbio fixo e a autonomia na poltica monetria. O que subjaz essa restrio a paridade cmbio juros que garante que movimentos nas taxas de juros e causaro mudanas nas taxas de cmbio. As crises cambiais da dcada passada mostraram que a nica opo vivel de regime cambial para pases emergentes so as chamadas posies extremas: flutuao total ou ncora ultra-rgida, do tipo currency board. As crises na Amrica Latina e sia mostraram que solvncia e disciplina fiscal evitam crises externas e fugas de capital. Pases em desenvolvimento em melhor situao fiscal sofreram menos com crises externas nesse perodo.

62

52

63 64 65

53

54

55

A evoluo da macroeconomia foi marcada por disputas e conflitos entre diversas escolas de pensamento. Ainda hoje, propostas de poltica econmica distintas e conflitantes se assentam sobre interpretaes distintas do funcionamento da economia. No que se refere ao contedo principal do pensamento das diversas escolas macroeconmicas, julgue os itens de 66 a 71.
66

Julgue os itens a seguir, acerca das definies de contas nacionais e economia monetria.
56 57

Em geral, pases em desenvolvimento tm o PIB maior do que o PNB. Em relao s identidades de contas nacionais correto afirmar que, se o deficit em conta-corrente for igual ao deficit pblico, o investimento ser igual poupana privada. Um aumento de base monetria para um dado nvel de produo causar necessariamente um aumento de preos. A equao quantitativa da moeda prev que, para um mesmo nvel de produo, um aumento da quantidade de moeda na economia aumentar os preos, j que provocar um aumento na velocidade de circulao da moeda.

Nos modelos velhos e novos keynesianos, a incerteza pode ser transformada em risco, no afetando fundamentalmente as decises de investimento e alocao de porta-flios. No modelo IS-LM, o nvel de renda depende da taxa de juros que definida pelo Banco Central. A escola novo-keynesiana procura explicar os resultados keynesianos equilbrio sem pleno emprego a partir de imperfeies encontradas no funcionamento do mercado de trabalho. Nos modelos novos-keynesianos, a moeda neutra no afetando o nvel de produo no longo prazo. Para a interpretao do real business cycle (RBC), as flutuaes do ciclo econmico devem ser evitadas, pois tm influncia negativa na dinmica de produtividade de longo prazo, uma vez que afetam as decises de consumo e investimento. Para os tericos do RBC, o ciclo econmico decorre de oscilaes na demanda agregada que acabam por resultar em oscilaes no nvel de produo e renda.

67 68

58 59

69 70

Ainda hoje persistem debates no campo da macroeconomia, mas poucos economistas discordam acerca da importncia da teoria keynesiana para entender o que ocorre nas economias desenvolvidas e em desenvolvimento. Com relao teoria keynesiana, julgue os prximos itens.
60

Na viso keynesiana, um aumento de poupana aumenta o potencial de crescimento da economia na medida em que ela pr-condio para a realizao dos investimentos.

71

UnB/CESPE IPEA

Cargo 13: Tcnico de Planejamento e Pesquisa rea de Especializao: Macroeconomia e Tp. de Desenvolvimento Econmico 1

A discusso acerca do comportamento da economia no longo prazo e dos processos de desenvolvimento fundamental para o desenho da poltica econmica em pases mais pobres. Com relao ao comportamento da economia no longo prazo, julgue os itens a seguir.
72

Com relao a administrao da dvida pblica e tributao, julgue os itens que se seguem.
82

Para Nicholas Kaldor, que procura estender os princpios keynesianos de curto prazo para a anlise de crescimento, o investimento uma varivel exgena no longo prazo. No pensamento kaldoriano, um dos canais importantes de aumento de produtividade no longo prazo a transferncia de trabalhadores dos setores de subsistncia para os setores formais da economia. Na viso kaldoriana de longo prazo, dado um estoque de capital e de trabalho, o nvel de produo limitado pelo crescimento da produtividade, que exgeno. Os modelos de crescimento com restrio do balano de pagamentos do tipo Thirlwall mostram que um dos limitantes para aumentos da renda no longo prazo o tipo de estrutura produtiva de um pas. Na teoria neoclssica do crescimento, especialmente em sua verso de Solow, o que importa para um pas crescer mais o progresso tecnolgico, que uma varivel fundamental dessa classe de modelos. Nos modelos neoclssicos de crescimento endgeno, os retornos decrescentes de escala associados acumulao de capital colocam a economia em uma dinmica de convergncia para um estado estacionrio de longo prazo.

Sob a hiptese de equivalncia ricardiana assumida pela escola neoclssica de pensamento, um corte de impostos financiado por dvida pblica no tem impacto positivo na economia, pois no estimula decises de gasto. Se a inflao estiver sobre controle e o governo praticar um superavit primrio igual taxa de juros, a relao divida/PIB se manter constante. O superavit governamental corrente uma varivel prcclica na medida em que se correlaciona positivamente com o nvel de atividade. A presena de impostos sobre a renda em uma economia ajuda a atenuar o ciclo econmico. No modelo IS-LM, a magnitude do efeito crowding out de um aumento dos gastos pblicos sobre o investimento privado depende da propenso marginal a consumir sobre a renda disponvel.

83

73

84

74

85 86

75

76

A poltica econmica no Brasil, durante os anos 80 e parte dos anos 90 do sculo passado, foi marcada por tentativas de controle da inflao. Com relao a esse perodo e aos planos de estabilizao no Brasil, julgue os itens seguintes.
87

77

A grande virtude terica da proposta de moeda indexada para controle da inflao no Brasil era permitir o alinhamento de preos relativos de forma voluntria, superando um problema encontrado na estratgia do choque heterodoxo. O diagnstico da inflao inercial destacava fatores reais, como nvel de atividade econmica e excesso de gastos do governo, para justificar os nveis de inflao elevada. A ancoragem cambial utilizada no Plano Real tinha por objetivo segurar o preo dos produtos transacionveis e tentar coordenar expectativas futuras em relao trajetria dos preos. A crise cambial brasileira de 1999 se assemelhou ao que foi observado no Mxico em 1995 e posteriormente na Argentina em 2002. Esses trs processos tiveram como causa um excesso de gastos do setor pblico que acabou por provocar um desequilibro externo e uma crise cambial.

A anlise estruturalista e cepalina representou contribuio original e relevante de economistas latino-americanos para a teoria e prtica do desenvolvimento econmico. Acerca dessas teorias, julgue os itens de 78 a 81.
78

88

89

Segundo a escola estruturalista, a especializao em produo de commodities pode ser uma estratgia interessante para o desenvolvimento econmico de longo prazo, pois permite aos pases pobres explorar suas vantagens comparativas. O argumento da indstria infante, de F. List, de que um governo deve proteger algumas indstrias em seus estgios iniciais para que elas possam no longo prazo tentar competir em mercados mundiais mais sofisticados no encontra suporte nas teorias do comrcio internacional, o que acaba tornando-o teoricamente frgil. A teoria cepalina no depende fundamentalmente da lei da tendncia declinante dos termos de troca nos pases perifricos de renda mais baixa. Para os estruturalistas, pases em desenvolvimento que se especializam na produo de alimentos se beneficiam no longo prazo, uma vez que a demanda por esses produtos elstica em relao renda.

90

79

Baseando-se nos conceitos essenciais da economia poltica e macroeconomia, julgue os itens de 91 a 93.
91

80

Para os economistas clssicos (de Smith a Marx) o trabalho a fonte de valor, ou seja, a faculdade que as mercadorias tem na troca de comandarem trabalho alheio. Para Marx, contudo, o valor no uma qualidade social dos bens, mas algo indiferente e exterior a prpria mercadoria. Na anlise do processo cumulativo de Wicksell se a taxa de juros de emprstimos permanecer abaixo da taxa natural de juros, o investimento planejado excede a poupana, no que resultar em um aumento no nvel de preos.

81

92

UnB/CESPE IPEA

Cargo 13: Tcnico de Planejamento e Pesquisa rea de Especializao: Macroeconomia e Tp. de Desenvolvimento Econmico 2

93

O paradoxo da parcimnia, de Keynes, diz que como a poupana agregada determina o investimento agregado, uma elevao na taxa de juros que aumente a propenso a poupar dos agentes gera um acrscimo na poupana agregada, ainda que paradoxalmente o aumento na taxa de juros afete negativamente o investimento.

Considerando os diferentes modelos de formao de expectativas, julgue os itens a seguir.


100 Uma diferena bsica entre expectativas racionais e

Com relao teoria financeira elaborada pelo economista norteamericano Hyman Minsky, julgue os seguintes itens.
94

Segundo a hiptese da fragilidade financeira, ao longo da fase ascendente do ciclo econmico o preo dos ativos de capital aumenta e as margens de segurana desejadas diminuem, em funo da melhoria no estado de expectativas dos agentes. No seu modelo de dois preos de investimento, em que o preo de demanda e o preo de oferta de bens de capital so ajustados ao risco do tomador e ao risco do emprestador, uma elevao na taxa de juros tem como efeito aumentar o preo de demanda e reduzir o preo de oferta de bens de capital, no que resulta em um efeito nulo sobre o investimento efetivo da economia.

expectativas sob condies de incerteza no-probabilstica que, no primeiro caso, supe-se que os agentes fazem o melhor uso possvel da informao limitada disponvel, alm de possurem o mesmo modo de entender a economia (e que corresponde verdadeira forma de operao da economia); j sob expectativas sob incerteza os agentes se defrontam com a impossibilidade de se determinar o quadro relevante de influncias que atuaro entre a deciso de implementar um certo plano e a obteno efetiva de resultados, devido a extrema precariedade da base de conhecimento.
101 Um dos resultados da adoo da hiptese de expectativas

95

sob condies de incerteza no-probabilstica que os agentes tomam suas decises baseados predominantemente na sua intuio, sem levar em conta convenes. A respeito da criao ou destruio de meios de pagamento na economia, julgue os itens subseqentes.
102 Quando

Com relao aos modelos de demanda por moeda, julgue os prximos itens.
96

um banco comercial compra dlares de exportadores, efetuando o pagamento em moeda corrente, ocorre a criao de meios de pagamento. comercial, no h nem criao nem destruio de meios de pagamento na economia.

Segundo anlise de Keynes sobre a demanda especulativa por moeda se a taxa de juros corrente estiver abaixo da taxa normal de juros (que aquela que um agente espera que prevalea em um determinado horizonte de deciso) ento os agentes iro vender ttulos e reter moeda para fins especulativos, definindo o comportamento do agente como urso. No modelo Tobin-Baumol de demanda transacional um aumento na taxa de juros resulta em uma diminuio no nmero de transaes e, conseqentemente, uma reduo do montante de moeda aplicado em ttulos ou seja, mudanas nas taxas de juros provocam um movimento diretamente proporcional na demanda por moeda para transao.

103 Quando um cliente realiza um saque no caixa de um banco

Em relao s diferentes vises a respeito da poltica fiscal e monetria, julgue os itens de 104 a 106.
104 Para defensores do regime de metas de inflao, embora este

97

regime esteja baseado na concepo de no-neutralidade da moeda no longo prazo, ele permite uma discricionariedade limitada do banco central, fornecendo algum grau de liberdade para, por exemplo, evitar uma volatilidade maior do produto.
105 Uma diferena bsica entre a curva de Philips aceleracionista

Com referncia ao modelo Mundell-Fleming, julgue as seguintes proposies.


98

Em uma economia aberta com ampla mobilidade de capitais que usa um regime de cmbio fixo, a adoo de uma poltica monetria expansionista ao produzir um deslocamento da curva LM para direita teria um efeito positivo sobre o produto e renda da economia. A superao da chamada trindade impossvel, de modo a permitir a adoo de uma poltica monetria mais autnoma, pode teoricamente ocorrer pela adoo de um regime de cmbio flutuante ou de uma conversibilidade restrita da conta capital.

(verso Friedman) e a curva de Philips vertical (verso Lucas) que na primeira o governo ao adotar uma poltica monetria expansionista embora gere inflao, pode deslocar no curto prazo o desemprego para um nvel abaixo da taxa natural, enquanto que na segunda perspectiva os efeitos sobre desemprego e produto so transitrios e ocorrem apenas se os agentes forem pegos de surpresa.
106 Pelas normas vigentes no pas, a Secretaria do Tesouro

99

Nacional responsvel pelo controle e administrao da dvida pblica federal, interna e externa, sendo vedado ao Banco Central do Brasil tanto a concesso direta e indireta de emprstimos ao Tesouro Nacional, quanto a emisso de ttulos de dvida pblica interna.

UnB/CESPE IPEA

Cargo 13: Tcnico de Planejamento e Pesquisa rea de Especializao: Macroeconomia e Tp. de Desenvolvimento Econmico 3

A chamada regra de Taylor tem sido usada freqentemente, em suas diversas variantes, como uma funo de reao do Banco Central do Brasil na determinao da taxa de juros de curto prazo. No que se refere ao funcionamento desta regra, julgue os itens a seguir.
107 Se o desvio do PIB corrente em relao ao seu potencial for

114 Mercados financeiros so caracterizados pela existncia de

maior do que zero e o desvio da taxa de inflao corrente em relao a meta for menor do que zero, o banco central deve elevar a taxa de juros bsica.
108 A regra de Taylor sugere que os pesos dados pela autoridade

assimetria de informaes, na medida em que um participante deste mercado com freqncia no sabe o suficiente sobre outro participante para tomar uma deciso mais precisa com respeito transao. O risco moral (moral harzard) um caso de informao assimtrica que ocorre antes que a transao financeira e decorre do fato de que o banco no consegue distinguir com preciso os bons dos maus tomadores; j a seleo adversa o caso de informao assimtrica depois que a transao ocorre, em que tomadores individuais escolhem realizar projetos mais arriscados a taxa de juros maiores. Com relao anlise cepalina dos anos 50 e 60 sobre os problemas de subdesenvolvimento e as especificidades do desenvolvimento da Amrica Latina, julgue os itens a seguir.
115 Em sua anlise dos problemas do subdesenvolvimento, Celso

monetria aos parmetros g (referente ao hiato inflacionrio) e h (relativo ao hiato do produto) correspondam a 0,5. Tomando como base esses parmetros, supondo que a taxa de inflao acumulada no ano em determinado perodo seja 3,0%, a meta de inflao do perodo, igual a 2,0%, o produto real efetivo, 4,0% e o produto potencial estimado, 3,0%, e taxa real de juros de equilbrio, 2,0%, tem-se que a taxa de juros nominal de curto prazo pela regra de Taylor deve ser igual a 3,0%. Em relao aos conceitos essenciais da economia bancria e financeira, julgue os itens de 109 a 114.
109 No Brasil, as operaes de redesconto ou assistncia

Furtado entendia que os pases subdesenvolvidos em seu processo de industrializao, ao adotarem tecnologias intensivas em mo-de-obra adequadas s economias com grandes quantidades de capital, criavam seu prprio mercado consumidor de massa. 116 Segundo a tese cepalina da industrializao por substituio de importaes o dinamismo do processo de substituio de importaes colocava a necessidade da importao de novos produtos manufatureiros (insumos e bens de capital), o que poderia gerar um problema de estrangulamento externo. Com relao ao fenmeno de inflao crnica e elevada, e as experincias de planos de estabilizao, julgue os itens subseqentes.
117 Uma das diferenas entre um regime de alta inflao

financeira de liquidez servem tanto para o banco central atuar na sua funo de emprestador de ltima instncia do sistema financeiro, quanto para efetuar o gerenciamento dirio de liquidez deste sistema, ao funcionar como vlvula de segurana das instituies financeiras.
110 Em um regime de cmbio totalmente flutuante, a taxa de

cmbio funciona como varivel de ajuste, o que significa que se a taxa de juros domstica for bem superior taxa de juros externa mais a expectativa de desvalorizao cambial, ao menos no curto prazo, a taxa de cmbio tende a declinar.
111 A chamada Basilia I diz respeito a uma norma regulatria

que estabelece coeficientes de capital exigidos dos bancos em proporo aos seus ativos, ponderados de acordo com seus riscos, procurando assim forar os bancos a comprometerem seu capital prprio face aos riscos de suas operaes ativas; j a chamada Basilia II uma estratgia de auto-regulao bancria, em que cabe aos prprios bancos definir uma estratgia de avaliao e tratamento de riscos, sendo os coeficientes de capital estabelecidos em funo do valor colocado em risco por uma dada estratgia.
112 Um banco universal caracteriza-se por uma especializao

(tpico de pases com inflao elevada e crnica como foi o caso da Argentina e Brasil) e a hiperinflao que enquanto no primeiro o sistema contratual afetado pela rpida depreciao da moeda, generalizando-se regras de indexao de contratos e o encurtamento dos prazos contratuais, no segundo o sistema contratual entra em colapso, inclusive os contratos indexados, em funo da acelerao na taxa de crescimento da inflao. 118 Apesar de vrias diferenas, uma das semelhanas entre o Plano Cruzado e o Plano Real foi a preocupao com a desindexao da economia, sendo no primeiro caso inspirado no choque heterodoxo (congelamento de preos e converso dos salrios pela mdia do passado) e no segundo caso na proposta de moeda indexada do chamado Plano Larida. Julgue os seguintes itens, a respeito do chamado milagre econmico (1967-1973), perodo que foi caracterizado por um elevado crescimento econmico liderado pelo setor manufatureiro.
119 A retomada do crescimento no incio do milagre foi

em segmentos do mercado financeiro, imposta pelas autoridades monetrias para evitar que um risco de um segmento do sistema financeiro se espalhe para o sistema como um todo.
113 Securitizao parte de um processo de desintermediao

financeira, em que bancos so obrigados a transformar seu mix de servios a partir de novas possibilidades de atuao, como a organizao da operao de colocao de papis e a oferta de linhas de crdito de apoio venda dos ttulos no mercado.
UnB/CESPE IPEA

possvel pela adoo de uma poltica monetria expansionista e crescimento do crdito, que gerou em contrapartida uma acelerao na inflao, que vinha declinando com a adoo de uma poltica econmica mais ortodoxa no contexto do PAEG. 120 Comparando o perodo do governo Juscelino Kubitschek com o perodo do milagre, correto afirmar que, em ambos os perodos, o grande crescimento da indstria manufatureira foi liderado pelo setor de bens de consumo durveis, secundado pelo setor de bens de capitais.

Cargo 13: Tcnico de Planejamento e Pesquisa rea de Especializao: Macroeconomia e Tp. de Desenvolvimento Econmico 4

You might also like