You are on page 1of 8

De acordo com o comando a que cada um dos itens de 51 a 120 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item:

o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Considerando a formao do Estado nacional e do processo de industrializao no Brasil ps-1930, julgue os itens que se seguem.
51

Levando em considerao a estruturao da democracia e a reorganizao da administrao pblica e do sistema federativo a partir da Constituio de 1988, julgue os itens a seguir.
57

A caracterstica essencial da poltica econmica da chamada Era Vargas consiste na internalizao dos centros de deciso econmica por meio do processo de industrializao por substituio de importaes. A doutrina formulada pela Comisso Econmica para a Amrica Latina (CEPAL ) concebe o Estado como promotor do desenvolvimento, evoluindo de mero prestador de servios para agente responsvel pela transformao das estruturas econmicas. A industrializao coordenada por meio do planejamento estatal, dando nfase integrao do mercado interno e internalizao dos centros de deciso econmica, bem como ao reformismo social. Raymundo Faoro, em seu clssico Os Donos do Poder (1958), descreve a formao da elite poltica e econmica do Brasil a partir do conceito de paternalismo, que se perpetua na constante concesso de direitos, e no de deveres, aos cidados brasileiros pelas sucessivas constituies, impedindo o surgimento de uma sociedade efetivamente autnoma no pas. Em 1945, foram formados os grandes partidos nacionais no Brasil, cujas principais legendas eram: a UDN (Unio Democrtica Nacional), de oposio a Getlio Vargas; o PSD (Partido Social-Democrtico), articulado em todos os estados pela ao das interventorias, e o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), formado por aliados de Getlio que agregavam o voto operrio no pas por meio de mobilizao do Ministrio do Trabalho; alm do PCB (Partido Comunista do Brasil), de efmera legalidade. A poltica de industrializao no Brasil caracterizou-se pela presena do Estado como ente regulador, limitando-se a incentivar os agentes econmicos privados, especialmente estrangeiros, para que pudessem desenvolver os setores vinculados industria de base, como siderurgia, petrleo e minerao. Em 1964, o movimento pelas ento denominadas reformas de base (reforma agrria, urbana, educacional etc.) foi vitorioso e derrotou o governo militar brasileiro, redemocratizando o pas e dando incio elaborao de uma nova constituio democrtica.

A democracia brasileira caracteriza-se pela coexistncia da democracia representativa e da democracia participativa, emanando todo o poder do povo, que o exerce diretamente ou por meio de seus representantes.

52

58

So instrumentos da participao popular direta no Brasil a iniciativa popular, o plebiscito, o referendo, o recall e a revogao de mandato eletivo.

59

As competncias comuns previstas no artigo 23 da Constituio de 1988 comunicam que as matrias ali elencadas so de interesse comum de todos os entes da Federao e so, portanto, de responsabilidade dos trs nveis de governo.

53

60

O federalismo no Brasil caracteriza-se, historicamente, por perodos de maior centralizao na esfera federal e perodos de maior compartilhamento de competncias entre a Unio e os demais entes da Federao.

61

Desde a independncia do Brasil, a administrao pblica foi estruturada sob o modelo burocrtico, fundado na idia de uma administrao profissional cujos quadros so compostos por meio de concursos pblicos que avaliam o mrito dos candidatos.

54

62

A licitao um procedimento administrativo que busca legitimar o favorecimento de alguns concorrentes em detrimento de outros por meio do princpio constitucional do patrimonialismo.

A Constituio de 1988 instituiu uma srie de novas relaes entre os poderes polticos do Estado. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqentes.
63

55

Os partidos polticos brasileiros podem ser regionais, receber recursos financeiros de vrias entidades, inclusive estrangeiras, e podem estruturar seus prprios corpos paramilitares para assegurar sua segurana e sua liberdade em difundir seus ideais.

56

64

O sistema eleitoral adotado para as eleies legislativas o distrital misto, em que o deputado mais votado na sua regio tambm deve ser o mais votado de seu partido poltico.

UnB/CESPE IPEA

Cargo 10: Tcnico de Planejamento e Pesquisa rea de Especializao: Estado, Instituies e Democracia

65

As empresas estatais tm regime de direito privado, inclusive no tocante aos direitos e obrigaes civis, comerciais, trabalhistas e tributrios. As empresas estatais so instrumento de poltica econmica do Estado, sendo seus fins e objetivos determinados por lei. O tribunal de contas um rgo do poder judicirio encarregado de julgar as aes de improbidade administrativa e crime de responsabilidade cometidos por agentes pblicos. A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e suas entidades exercida, externamente, pelo Congresso Nacional, e, internamente, pelos seus prprios rgos de controle. A judicializao da poltica diz respeito maior interveno do poder judicirio em questes polticas e(ou) administrativas, o que gera um debate sobre a legitimidade e os possveis limites desta atuao judicial.

Sobre a atuao do Estado na esfera econmica e a criao de novos instrumentos de regulao, julgue os prximos itens.
77

66 67

A propriedade no Brasil garantida em toda a sua plenitude de direito fundamental, sem qualquer limitao ou restrio.

78

O fato de a livre-concorrncia estar prevista como um princpio da ordem econmica constitucional (artigo 170, IV) significa que o objetivo da organizao econmica a realizao da concorrncia perfeita.

68

79

A origem da legislao de proteo concorrncia no Brasil, que busca assegurar o direito de acesso de todos os agentes econmicos ao mercado, est vinculada bem sucedida legislao norte-americana.

69

80

A livre iniciativa, como fundamento da ordem econmica constitucional, garante iniciativa privada a primazia de atuao na esfera econmica, restando ao Estado o papel de agente regulador e fiscalizador da economia.

A partir dos pressupostos tericos e metodolgicos da nova economia institucional, julgue os prximos itens.
70

81

As agncias reguladoras constituem uma esfera pblica no estatal, no sendo vinculadas aos princpios da administrao pblica.

Para a nova economia institucional, uma instituio pode ser definida como um conjunto de regras disciplinadoras da conduta dos agentes econmicos. A independncia da autoridade monetria uma das reformas institucionais mais importantes para a promoo do desenvolvimento econmico e social. A realizao de transaes econmicas no mercado implica custos que variam segundo a natureza da prpria operao e a forma mediante a qual organizada. A partir desse ponto de vista, o papel do sistema jurdico e das instituies proporcionar adequado grau de segurana e de previsibilidade, reduzindo os custos de transao. Na perspectiva da nova economia institucional, a interveno estatal no gera custos, podendo ser ampla e constante, pois visa o interesse pblico, o que maximiza os ganhos de todos os agentes econmicos. Para a nova economia institucional, os contratos no podem ser limitados viso jurdica, que os entende como qualquer maneira de coordenar as transaes, ou como todas as relaes que criam vnculos de interdependncia entre dois ou mais sujeitos. As principais formas para garantir a satisfao das necessidades econmicas so as de mercado e as hierrquicas, sendo impossvel a existncia de formas hbridas. As empresas, na viso de Coase, no teriam lugar em uma economia de custos de transao.

82

Com a Reforma do Estado dos anos 1990, foram substitudos, no texto constitucional, os beneficirios dos servios pblicos. A coletividade foi substituda pelo usurio e o titular do direito de reclamao pela prestao dos servios pblicos (previsto no artigo 37, 3 da Constituio de 1988) foi alterado pela Emenda n. 19, passando da populao em geral para o consumidor.

71

72

83

A teoria da captura entende que, to ou mais perniciosas que as falhas de mercado (market failures), so as falhas de governo (government failures), provenientes da cooptao do Estado e dos rgos reguladores para fins privados.

73

Segundo Huntington (A Ordem Poltica nas Sociedades em Mudana, So Paulo: p. 72, 1975) corrupo o comportamento de autoridades pblicas que se desviam das normas aceitas a fim de servir a interesses particulares. Na sua viso, esse fenmeno est estruturalmente ligado ao processo de modernizao das sociedades. A propsito desse tema, julgue os itens a seguir.
84

74

O grau de institucionalizao de um sistema poltico definido pela adaptabilidade, simplicidade, autonomia e coerncia de suas organizaes.

75

85

Um sistema poltico desenvolvido capaz de resistir a mudanas frente a situaes novas e de evitar a incorporao de novos grupos que impliquem uma pluralidade de novas funes.

76

UnB/CESPE IPEA

Cargo 10: Tcnico de Planejamento e Pesquisa rea de Especializao: Estado, Instituies e Democracia

86

Um sistema poltico institucionalizado to estvel que a sua legitimidade independe da aprovao dos cidados a todo instante.

De acordo com Ruy de Britto Alvarez Affonso (Descentralizao e reforma do Estado: a Federao brasileira na encruzilhada, Revista Economia e Sociedade: 14, 2000), o processo de descentralizao no Brasil diferencia-se do de outros pases latino-americanos. Julgue os itens a seguir com relao a esse tema.
97

87

Uma instituio complexa, com mltiplas funes e diversificao organizacional menos capaz de enfrentar desafios, sendo, portanto, mais vulnervel e menos estvel.

88

O maior ou menor grau de autonomia de uma instituio poltica no afeta a dominao que certas classes e interesses exercem sobre ela.

No Brasil, ao contrrio da maior parte dos pases latinoamericanos, a descentralizao pode ser caracterizada como de demanda e no de oferta. Em pases como Bolvia, Colmbia e Venezuela, a descentralizao foi o resultado de presses da populao por mais representao poltica. No Brasil, a descentralizao iniciou-se antes da crise fiscal do governo federal e esteve mais associada luta pela redemocratizao.

As principais teorias contemporneas do Estado derivam de duas matrizes: a weberiana e a marxista. Com relao a esses paradigmas, julgue os itens seguintes.
89

98

Segundo Weber, a forma de legitimao dos Estados contemporneos a racional-legal.

99

90

A abordagem neomarxista de Nicos Poulantzas (cf. O Estado em Crise, 1975: 3-41) afirma a autonomia relativa dos Estados contemporneos com relao aos interesses centrais da classe capitalista.

100 Em vrios pases latino-americanos, a descentralizao foi

iniciativa dos governos centrais para reduzir custos e aumentar a eficincia dos gastos.
101 No

91

De acordo com as teorias neo-institucionalistas de matriz weberiana, os interesses da burocracia do Estado contemporneo no podem ser distinguidos dos interesses da classe capitalista.

Brasil, a descentralizao centrou-se mais na transferncia de responsabilidades do que de recursos fiscais e decorreu da presso de agncias internacionais.

92

A formao do estados de bem-estar social foi explicada pelas teorias neo-institucionalistas como conseqncia da polarizao crescente entre as classes capitalista e operria.

Analisando o processo de descentralizao de polticas sociais ao longo dos anos 80 e 90 do sculo passado, Marta Arretche (Estado Federativo e Polticas Sociais: determinantes da descentralizao, p. 241-248, 2000) constata que esta reforma est longe de ser homognea para as diversas polticas sociais e para o territrio nacional. Julgue os itens a seguir, relativos aos fatores que favorecem ou dificultam a descentralizao.
102 A retomada das eleies diretas a partir dos nveis

O modelo de federalismo cooperativo constantemente comparado com o modelo competitivo, sendo o primeiro apontado como o ideal para resolver os problemas de fragmentao e descoordenao das polticas pblicas no Brasil. Julgue os itens a seguir, relativos s vantagens e desvantagens desses modelos.
93

O modelo cooperativo apresenta a tendncia de enfraquecer os controles intergovernamentais e a dificultar a responsabilizao pela execuo das polticas pblicas.

municipais e estaduais de governo, bem como a descentralizao fiscal e a definio dos municpios como entes federativos autnomos na Constituio de 1988 (CF) dificultaram a descentralizao coordenada pelo governo federal.
103 O avano da descentralizao, no contexto do Estado

94

O federalismo competitivo mostra-se menos adequado para estimular e difundir inovaes no campo das polticas pblicas.

Federativo Brasileiro, dependeu da capacidade do governo federal de induzir a adeso dos governos sub-nacionais por meio da reduo dos custos polticos, financeiros e administrativos dos novos encargos.
104 A adeso de um ente federativo a um programa de

95

O federalismo cooperativo est diretamente associado descentralizao do financiamento e da execuo das polticas pblicas.

96

O federalismo cooperativo estimula a formao de estruturas administrativas intergovernamentais; o modelo competitivo funciona por meio da barganha nas arenas polticas.

descentralizao depende mais de atributos estruturais, como seu nvel de riqueza econmica, de capacidade fiscal e administrativa do que de atributos institucionais das polticas, como a engenharia operacional, o legado das polticas prvias e as regras constitucionais.

UnB/CESPE IPEA

Cargo 10: Tcnico de Planejamento e Pesquisa rea de Especializao: Estado, Instituies e Democracia

105 Dado que a esmagadora maioria dos municpios brasileiros

113 Embora os conselhos no estejam inscritos na CF, foram

tem baixa capacidade financeira e administrativa, o sucesso das polticas de descentralizao depende exclusivamente do aumento das receitas prprias dessas unidades.
106 O principal obstculo ao avano do processo de

incorporados aos processos decisrios naquelas reas onde efetivamente constituem instrumentos de expresso, representao e participao da populao.
114 Os conselhos gestores inserem-se na esfera pblica por fora

descentralizao em uma poltica a ausncia de uma clara delimitao das responsabilidades constitucionais para sua execuo. Segundo Celina Souza (Intermediao de Interesses Regionais no Brasil: O Impacto do Federalismo e da Descentralizao. Dados, vol. 41, n. 3, Rio de Janeiro, 1998), Os estados no Brasil sempre tiveram considervel poder poltico, embora nem sempre correspondentes recursos financeiros. O poder dos estados foi considerado pelas duas experincias ditatoriais do Brasil como entrave aos seus objetivos, j que ambas tentaram quebrar a fora poltica dos mesmos via a centralizao de recursos e a proibio de eleies populares para seus governadores. Com a democratizao no foi mais possvel represar o poder dos governadores, principalmente dos que governam os estados economicamente mais fortes. Com relao ao papel dos governadores na intermediao de interesses regionais, julgue os itens a seguir.
107 Os governadores atuam por meio de lobbies profissionais

de lei, integrando-se com os rgos pblicos vinculados ao Poder Executivo, sendo responsveis pela assessoria e suporte ao funcionamento das reas em que atuam.
115 Os conselhos gestores so exemplos de democracia direta

porque resultam de demandas populares e de presses da sociedade civil pela redemocratizao do pas.
116 Os conselhos gestores so diferentes dos conselhos

comunitrios,

populares

ou

dos

fruns

civis

no

governamentais porque esses ltimos so compostos exclusivamente de representantes da sociedade civil, cujo poder reside na fora da mobilizao e da presso, no possuindo assento institucional junto ao poder pblico. Julgue os itens a seguir, relativos s caractersticas do arranjo corporativista brasileiro.
117 O padro corporativista brasileiro caracterizou-se pela

nas comisses permanentes do Congresso para influenciar o processo legislativo.


108 Os

excluso

dos

trabalhadores

das

arenas

decisrias

governadores recorrem geralmente aos fruns intergovernamentais para pressionar o presidente da Repblica a mudar a legislao contrria ao interesses dos estados. mobilizao das bancadas estaduais no Congresso para vetar medidas propostas pelo governo federal que no sejam previamente negociadas.

governamentais, ao mesmo tempo em que os interesses empresariais garantiram sua representao no aparelho estatal.
118 Em suas origens, o sistema corporativista brasileiro

109 Um dos principais recursos dos governadores a

constituiu a base institucional para a incorporao subordinada dos setores urbanos, no contexto de um Estado centralizador e intervencionista.
119 O arranjo corporativista brasileiro configurou-se como um

110 Geralmente, os governadores se limitam a manifestaes

pblicas nos meios de comunicao como forma de mobilizar a opinio pblica dos estados contra medidas que os afetem.
111 Cada governador procura negociar diretamente com o

conjunto articulado de estruturas institucionais, com duas caractersticas centrais: a proibio da unicidade sindical e o pluralismo de representao imposto pelo Estado.
120 Caractersticas essenciais desse modelo so: o monoplio da

presidente da Repblica quando tem interesse na aprovao ou no veto a medidas propostas pelo governo federal. Os conselhos gestores representam uma inovao institucional na democracia brasileira, cujo impacto ainda pouco estudado. Julgue os itens a seguir com relao a este tema.
112 Os conselhos gestores so semelhantes aos conselhos de

representao dentro de cada categoria ocupacional, assegurado pelo Estado por meio do reconhecimento de um sindicato por base territorial; o poder de interveno do Ministrio do Trabalho e Emprego; uma relao institucionalizada entre empregados e empregadores, destinada a prevenir conflitos, pela intermediao do Estado e julgamento pela justia trabalhista, o que colocou obstculos negociao coletiva.

notveis que j existiam nas esferas pblicas no passado, compostos exclusivamente por especialistas. A nica diferena que os conselhos gestores integram-se aos rgos pblicos vinculados ao Poder Executivo.

UnB/CESPE IPEA

Cargo 10: Tcnico de Planejamento e Pesquisa rea de Especializao: Estado, Instituies e Democracia

You might also like