You are on page 1of 20

UNIVERSIDADE CATLICA DO SALVADOR Instituto de Filosofia e Cincias Humanas Departamento de Filosofia

Psicologia I

Mecanismos de defesa
Geraldo Natanael de Lima

Salvador, 9 de junho de 2003.

Mecanismos de defesa.

SUMRIO 1- Introduo.. 02 2-Anulao........03 3-Clivagem........04 4- Compensao... 05 5-Condensao..05 6-Denegrimento....05 7- Deslocamento...05 8-Desmentida....06 9-Dissociao....08 10- Explicao. 08 11- Fantasia...09 12-Foracluso....10 13-Formao Reativa10 14-Idealizao...11 15- Identificao...10 16-Identificao Projetiva.....11 17- Introjeo....13 18- Isolamento..13 19- Negao. 14 20- Racionalizao....14 21- Represso15 22- Regresso....15 23- Projeo..16 24- Sublimao..16 25- Substituio.....18 26-Bibliografia.......................18

1- Introduo.
Mecanismos de Defesa foi o nome que Freud adotou para apresentar os diferentes tipos de manifestaes que as defesas do Ego podem apresentar com relao s presses e solicitaes do Id e do Superego potencializadas pelo mundo exterior e as lembranas do passado. So diferentes tipos de operaes em que a defesa pode ser especificada. Os mecanismos predominantes diferem segundo o tipo de afeco considerado, a etapa gentica, o grau de elaborao do conflito defensivo, etc. a designao dos distintos tipos de operaes mentais que tm por finalidade reduzir as tenses psquicas internas. Os mecanismos de defesa processam-se pelo ego e praticamente sempre so inconscientes. Freud, no incio de sua obra, assinalou as defesas mais evidentes no tipo de pacientes que ento atendia. Assim, nas histricas, ele descobriu o mecanismo defensivo da represso (tambm nomeado recalcamento) que, durante um longo tempo, tornou-se eixo central de toda e qualquer neurose. medida que foi conhecendo a intimidade das neuroses obsessivo-compulsivas (caso do Homem dos ratos), das fbicas (caso do menino Hans) e os casos de parania (caso Schreber), Freud foi, respectivamente, descrevendo as defesas de deslocamento, anulao, isolamento, condensao, racionalizao, transformao ao contrrio, formao reativa, projeo, sublimao, etc. Posteriormente, estudou defesas mais primitivas utilizadas por psicticos, sujeitos perversos e outros, nos quais postulou a existncia de mecanismos de clivagem do ego, assim como destacou formas de negao (do original alemo, Verneinung), que na atualidade so estudadas com os nomes de desmentida, Verleugnung, forcluso, Verwerfung, etc. Ana Freud, em seu clssico O ego e os mecanismos de defesa (1936), ampliou consideravelmente a compreenso e descrio de distintos tipos de defesa que, at essa poca, ainda estavam pouco sistematizadas por Freud. M. Klein, coerente com suas concepes da existncia de um, inato, ego rudimentar com a finalidade de fazer face s incipientes angstias decorrentes da ao da pulso de morte props a noo de defesas primitivas e de natureza mgica, como a negao onipotente, dissociao, identificao projetiva e introjetiva, idealizao e denegrimento. Lacan e Bion aprofundaram os estudos das defesas referentes negao. Lacan cunhou o termo foracluso (grau mximo de negao); Bion sinaliza com K uma defesa contra o reconhecimento de verdades intolerveis. til deixar bem claro que todos os mecanismos defensivos so estruturantes para a poca de seu surgimento. No entanto, qualquer deles, utilizando pelo ego de forma indevida ou excessiva, pode vir a funcionar de modo desestruturante. Serve como exemplo a utilizao da identificao projetiva: ela tanto pode servir como um sadio meio de o beb libertar-se de angstias intolerveis, ou de o
2

adulto colocar-se no lugar do outro, como tambm essa defesa pode ser responsvel pelas distores psicticas das percepes. Por outro lado, a importncia dos mecanismos de defesa pode ser medida pelo fato de que a modalidade e o grau do seu emprego diante das angstias que vai determinar a natureza da formao a normalidade ou a patologia das distintas estruturaes psquicas. Quando o Ego est consciente das condies reinantes, consegue sair-se bem das situaes sendo lgico, objetivo e racional, mas quando se desencadeiam situaes que possam vir a provocar sentimentos de culpa ou ansiedade, o Ego perde as trs qualidades citadas. quando a ansiedade-sinal (ou sinal de angstia), de forma inconsciente, ativa uma srie de mecanismos de defesa, com o fim de proteger o Ego contra uma dor psquica iminente. H vrios mecanismos de defesa, sendo alguns mais eficientes do que outros. H os que exigem menos dispndio de energia para funcionar a contento. Outros so menos satisfatrios, ms todos requerem gastos de energia psquica. As defesas do ego podem dividir-se em: a) Defesas bem sucedidas: geram a cessao daquilo que se rejeita. b) Defesas ineficazes: exigem repetio ou perpetuao do processo de rejeio, a fim de impedir a irrupo dos impulsos rejeitados. As defesas patognicas, nas quais se radicam as neuroses, pertence segunda categoria. Quando os impulsos opostos no encontram descarga, mas permanecem suspensos no inconsciente e ainda aumentam pelo funcionamento continuado das suas fontes fsicas, produz-se estado de tenso, com possibilidade de irrupo. Da por que as defesas bem sucedidas, que de fato, menos se entendem, tem menor importncia na psicologia das neuroses. Nem sempre, porm, se definem com nitidez as fronteiras entre as duas categorias; h vezes em que no se consegue distinguir entre um impulso que foi transformado pela influncia do ego e um impulso que irrompe com distoro, contra a vontade do ego e sem que este o reconhea. Este ltimo tipo de impulso h de produzir atitudes constrangedoras, h de repetir-se continuamente, jamais permitir relaxamento pleno gerar fadiga. Abaixo veremos alguns mecanismos de defesa que foram copilados de dicionrios, vocabulrios e livros conforme da bibliografia no final relacionada.

2- Anulao
Evidenciado especificamente nos atos compulsivos e cerimoniais obsessivos, em particular os do Homem dos Ratos, o mecanismo da anulao retroativa (Ungeschehenmachen) foi explicitado por Freud em Inibies, sintomas e angstia. Comporta dois tempos, sendo que o segundo constitui um apagamento do primeiro: assim, por exemplo, a um ato se segue outro que tende a suprimi-lo, ou que vai em sentido contrrio. Trata-se de uma espcie de magia negativa que tende a tornar no acontecido
3

um evento, ou seja, comentem-se dois atos contraditrios para fazer como se nata tivesse se passado. Esse procedimento est freqentemente conjugado a medidas preventivas de precauo que servem para impedir o ato ou para escamotear o gozo, o que corresponde a uma antecipao da anulao. Esta ltima est igualmente em causa na compulso repetio, em que se realiza um esforo para anular a experincia traumtica. Alm disso, ao escrever sobre Sexualidade feminina (1931), Freud sublinha que, no jogo infantil, o sujeito repete as experincias que sofreu, mas o faz ativamente, procurando assim anular sua passividade inicial. O desejo de anulao remete, portanto s pulses de destruio, ou ainda pulso de morte, na medida em que esta visaria a anulao das tenses. Assim, a tentativa para eliminar os vestgios de uma histria ou para apagar um conflito pode se tornar ameaa de anulao do sujeito. Mas quando o desejo entra em jogo atravs da transformao do passivo em ativo, uma outra via pode se abrir se o conflito, em vez de ser anulado, conseguir se apresentar sob uma forma nova.

3- Clivagem.
Freud escreveu Clivagem do Ego no Processo de Defesa publicado postumamente em 1940. Tem significativa importncia nas concepes contemporneas da psicanlise. Freud levanta a hiptese de que uma criana, diante de uma exigncia pulsional inaceitvel, sentir o prosseguimento dessa experincia como um trauma psquico, que lhe representa um perigo real quase intolervel. Nesse caso, o ego precisa decidir entre reconhecer o perigo real, cedendo ante ele e renunciando satisfao pulsional, ou negar a realidade, convencendo-se que no existe motivo para medo, a fim de conseguir manter a satisfao. As duas raes contraditrias ante o conflito constituem o ponto central da clivagem do ego. Para ilustrar, relata o caso de um menino que criou um substituto (fetiche) para o pnis que no encontrava nas mulheres. Simplesmente, por meio de uma clivagem do ego, no contradisse suas percepes e alucinou um pnis onde este no existia. A clivagem refere-se tanto ao ego, como aos objetos. Em relao clivagem do ego, importante referir que, conforme for sua extenso e modo de utilizao, pode: a) Representar uma dissociao til do ego na forma de um recurso estruturante do desenvolvimento da criana ou na vida cotidiana do adulto. b) Assumir matizes de uma forte forma de negao, levando a estados patolgicos, como o caso da perverso fetichista, ou, bastante mais gravemente, a estados de negao psictica. M. Klein foi quem melhor estudou o fenmeno da clivagem de objetos, demonstrando como um mesmo objeto parcial pode ficar dissociado simultaneamente em quatro formas: como objeto bom, mau, perseguidor e idealizado.

Bion prosseguiu nos estudos das dissociaes, detendo-se particularmente na clivagem que existe em toda pessoa entre uma parte psictica da personalidade e uma parte no psictica.

4- Compensao.
o processo psquico em que o indivduo se compensa por alguma deficincia, pela imagem que tem de si prprio, por meio de um outro aspecto que o caracterize, que ele, ento, passa a considerar como um trunfo. Para Jung (psicologia) a compensao o ato e o efeito do estabelecimento na psique de uma situao de equilbrio entre elementos e sistemas diferentes e contrastantes entre si, tanto na fora como no significado. Tais eventos so vistos como originados do princpio geral de auto-regulao do equilbrio psquico, razo pela qual auto-regulao e compensao no indicam a mesma coisa, mesmo se por vezes os termos so usados como sinnimos. Quando se faz referncia auto-regulao automtica do aparato psquico, fala-se de mecanismos de auto-regulao, indicado pelo termo complementaridade.

5- Condensao.
Processo mental descrito por Freud originalmente em seus trabalhos sobre os sonhos. Consiste numa operao psquica pela quais muitas imagens e representaes so fundidas numa nica, de modo que serve para driblar a censura e, ao mesmo tempo, permite um acesso ao simbolismo expresso no que aparece condensado, seguindo as leis do processo primrio. Sabe-se que esse processo caracteriza-se por um fcil deslocamento e descarga da libido. As vrias cadeias associativas de representaes com os respectivos significados inconscientes produzem o que se denomina condensao, ou seja, numa nica representao, como pode ser determinado sintoma, podem confluir todos os significados de uma cadeia associativa. Essa cadeia, por sua vez, pode produzir novos deslocamentos e assim sucessivamente, tal como possvel observar nitidamente nos sintomas fbicos.

6- Denegrimento.
Notadamente nos seus trabalhos sobre a inveja, M. Klein descreveu esse recurso defensivo do ego como uma forma de o sujeito, pelo recurso da identificao projetiva excessiva, lanar merda no outro por ele invejado, de sorte a, ilusoriamente, livrar-se de um sentimento to penoso, j que no tem porque invejar aquilo que est denegrido (lembra a fbula da Raposa e as uvas).

7- Deslocamento.
um processo psquico atravs do qual o todo representado por uma parte ou viceversa.Tambm pode ser uma idia representada por uma outra, que, emocionalmente, esteja associada a ela. Esse mecanismo no tem qualquer compromisso com a lgica. o caso de algum que tendo tido uma experincia desagradvel com um policial, reaja desdenhosamente, em relao a todos os policiais.

Mecanismo pelo qual a energia psquica pode deslizar de uma representao inconsciente para outra, qual esteja ligada por algum vnculo associativo. No inconsciente, reina o processo primrio, onde no h a noo de lgica, espao, tempo e causalidade, mas, sim, predomina um livre deslocamento. Freud estudou o fenmeno do deslocamento nos seguintes registros: a) Nos sonhos (as passagens do contedo latentes do sonho para o contedo manifesto so decisivamente possibilitadas pelos deslocamentos). b) Como mecanismo defensivo do ego nas converses histricas (por exemplo, o deslocamento de um desejo ou prazer genital para outra zona corporal). c) Nas neuroses obsessivas e fbicas (onde determinada pulso proibida fica deslocada numa outra representao, respectivamente em certos pensamentos obsessivos ou num determinado objeto fobgeno). Ao valorizar os fenmenos de metonmia, Lacan emprestou grande importncia ao processo de deslocamento. muito corrente nos sonhos, onde uma coisa representa outra. Tambm se manifesta na Transferncia, fazendo com que o indivduo apresente sentimentos em relao a uma pessoa que, na verdade, lhe representa uma outra do seu passado. Fato de a importncia, o interesse, a intensidade de uma representao ser suscetvel de se destacar dela para passar a outras representaes originariamente pouco intensas, ligadas primeira por uma cadeia associativa. Esse fenmeno, particularmente visvel na anlise do sonho, encontra-se na formao dos sintomas psiconeurticos e, de um modo geral, em todas as formaes do inconsciente. A teoria psicanaltica do deslocamento apela para a hiptese econmica de uma energia de investimento suscetvel de se desligar das representaes e de deslizar por caminhos associativos. O livre deslocamento desta energia uma das principais caractersticas do modo como o processo primrio rege o funcionamento do sistema inconsciente.

8- Desmentida; Renegao ou Recusa da Realidade.


A renegao pe em jogo uma percepo imaginria traumatizante que preciso diferenciar da denegao, que se situa no campo simblico e participa do recalcamento e da sua suspenso parcial. Com a renegao, trata-se de coisa totalmente diferente, em particular de uma certa relao com a realidade. Ora, Freud aborda a questo da psicose centrando-a precisamente na perda da realidade: a loucura empregada como pea que se cola ali onde inicialmente se produzira uma falha na relao do eu com o mundo externo, escreve ele em Neurose e psicose. Na psicose, a realidade renegada, ao passo que, na neurose, as exigncias do isso sofrem o recalcamento. Toda a dificuldade da questo vai residir, portanto, na prpria
6

noo de realidade, pois ele diz em 1895: A realidade no uma realidade externa, mas uma realidade de pensamento (Projeto para uma psicologia cientfica, in As origens da psicanlise). O aparelho psquico forado a se adaptar a uma realidade cogitativa, prossegue ele. Deve adaptar-se de fato s modalidades que confrontam o sujeito com as realizaes possveis de sua satisfao, abandonando doravante o modo alucinatrio pelo qual tentava sua satisfao. Na verdade, a experincia narcsica decorrente do estabelecimento do princpio de realidade vai, portanto se fundar sobre a relao de objeto. a que a noo de renegao assume seu pleno sentido, na medida em que articulada com a castrao. Esta encontra seu fundamento em Sobre as teorias sexuais das crianas (de 1908, em que Freud observa que elas constem em atribuir um pnis a todos os humanos, inclusive aos seres femininos). Por extenso, a renegao dir respeito ao noreconhecimento da diferena sexual, isto , da ausncia de pnis na mulher. Isso vai suscitar a questo da percepo, que, segundo Freud, permanece, exigindo uma ao extremamente enrgica para manter sua renegao (Fetichismo, 1927). Freud explicita esse processo com base no temor da castrao: se o outro no tem pnis, isso quer dizer que a posse pelo sujeito de seu prprio pnis fica ameaada. Vemos, portanto perfilar-se na noo de renegao a prpria idia de um mecanismo de defesa em face da realidade externa, mecanismo fundado sobre uma percepo de ordem sexual renegada por um processo de pensamento. Nessa medida, por estar articulada com a castrao, a renegao se oferece como uma placa giratria entre a neurose, psicose e perverso. A passagem para a compreenso do mecanismo psictico fcil; a psicose escreve Freud, extrai sua fora de convico de uma parte de verdade histrica do sujeito, que vem a se colocar no lugar em que a realidade repelida (Construes em anlise). Esse processo se esclarece pela articulao da renegao com a falta da metfora paterna, tal como Lacan a formulou; se o desejo materno no deixa nenhum lugar para o pai simblico, portanto para a prpria lei do desejo que se sustenta em desejar o desejo do Outro, evidente que a diferena dos sexos assume o valor de uma impossibilidade. Por isso, a lei do pai, que repousa na castrao simblica, no tem lugar. A distino entre real e realidade operada por Lacan permitir ento compreender que o psictico confrontado com uma ausncia de significante, nesse lugar, do pai como portador do falo enquanto significante do desejo. A articulao entre a diferena anatmica dos sexos, em que opera o imaginrio, e a ameaa da castrao por intermdio do simblico concernente ao desejo do pai enunciado pela me no pode de fato ser compreendida de maneira isolada. Na verdade, o imaginrio no poderia funcionar sozinho. Para que uma imagem se manifeste como imagem do real preciso que ela seja apoiada por isso que falta ao corpo prprio, isto , a castrao imaginria. Ora, esta corresponde necessariamente castrao simblica, na medida em que esta evoca que os significantes do Outro retornaram sobre o sujeito. Assim o fato perceptivo vem igualmente num s-depois, do lado do Outro. Na psicose, a renegao estar, portanto em paralelo com a foracluso do Nome-do-Pai. Em 1927, Freud fez a renegao funcionar igualmente no quadro do fetichismo; o fetiche faz coexistir duas posies logicamente incompatveis: o fetiche vem em lugar do pnis materno ausente. Ora, se esse seu lugar, entendemos que a castrao ao mesmo tempo reconhecida (em lugar de) e renegada pela introduo do fetiche. Isso levar Lacan
7

a dizer, em A relao do objeto, que a renegao se situa precisamente numa vertente imaginria, mas que toma lugar de um ponto de vista simblico (7 de janeiro de 1957). Nos textos posteriores de Freud, Clivagem do eu no processo de defesa e Esboo de psicanlise (ambos de 1938), a noo de clivagem do eu funda a de renegao. A renegao no resulta de um conflito entre o eu e o isso, mas de dois tipos de defesa do eu. Uma dessas defesas consiste em renegar uma percepo. A distino lacaniana entre imaginrio e simblico, de que falamos antes, permite compreender que, no centro do problema, reside de fato a questo da castrao.

9- Dissociao, Clivagem do Eu.


Termo introduzido por Sigmund Freud em 1927 para designar um fenmeno prprio do fetichismo, da psicose e tambm da perverso em geral, e que se traduz pela coexistncia, no cerne do eu, de duas atitudes contraditrias, uma que consiste em recusar a realidade (renegao), outra, em aceit-la. As idias de Spaltung (clivagem), dissociao e discordncia foram inicialmente desenvolvidas, no fim do sculo XIX, por todas as doutrinas que estudavam o automatismo mental, a hipnose e as personalidades mltiplas. De Pierre Janet a Josef Breuer, todos os clnicos da conscincia dupla (inclusive o jovem Freud) viam nesse fenmeno o da coexistncia de dois campos ou das duas personalidades que se ignoravam mutuamente uma ruptura da unidade psquica, que acarretava um distrbio do pensamento e da atividade associativa e conduzia o sujeito alienao mental e, portanto, psicose. Melanie Klein retomou a noo freudiana e deslocou a clivagem par o objeto, assim elaborando sua teoria dos objetos bons e maus, enquanto Jacques Lacan, marcado pela tradio psiquitrica francesa, empregou o termo discordncia, inicialmente em 1932, para definir uma diferena (da loucura) em relao a uma norma. Vinte anos depois, criou uma coleo de palavras para designar as diferentes modalidades de clivagem, no apenas do eu, mas tambm do sujeito. No contexto de sua teoria do significante, com efeito, mostrou que o sujeito humano duplamente dividido uma primeira instncia separa o eu imaginrio do sujeito do inconsciente, e uma segunda instncia se inscreve no prprio interior do sujeito do inconsciente, para representar sua diviso original. A essa segunda diviso ele chamou refenda [refente], a partir do ingls fading (to fade), perder a luminosidade [esmaecer, desvanecer-se], para dar a idia do esvaecimento (do sujeito e do seu desejo), prxima do que Ernest Jones chamava de afnise. Assim como Melanie Klein, Lacan estendeu a noo de clivagem prpria estrutura do indivduo em relao com o outro, ao passo que Freud, embora tenha aberto caminho para esse tipo de generalizao, utilizou-a essencialmente na clnica da psicose e da perverso.

10- Explicao.
o processo psquico em que o indivduo quer pagar pelo seu erro imediatamente. Para Jung (psicologia) o termo indica todo procedimento que em relao a uma coisa e a
8

uma pessoa, ou ento em relao a um evento e a uma situao, tende a determinar seu porqu. Atravs destes procedimentos, qualquer representao psquica encontrada pela psicologia como algo completo e realizado, e no no seu contnuo devir, e a prpria psicologia os encontra, com o escopo de entend-los na sua generalidade e no com a finalidade de viv-los na sua singularidade. Dessa forma, tal procedimento, no seu elevar-se a mtodo, encontra os objetos essencialmente mediante os saberes e os conhecimentos que de vrios modos se consolidaram no processo cientfico e tambm no quotidiano. Neste sentido a determinao do porqu de determinada configurao de si e do mundo evidencia tambm os princpios gerais com os quais a psicologia a aproxima, isto , a explicao psicolgica a expresso de um juzo que ortodoxo em relao a uma doutrina especfica e, portanto, um preconceito ou uma concepo preconcebida que, na sua atuao positiva, instrui em primeiro lugar a propsito de determinada verdade psicolgica. Contudo, pelo esquecimento de tudo isso e, portanto, pela pretenso de mostrar-se na sua validez objetiva e no na sua validez tradicional (data a sua implcita exigncia de ser acolhida como verdade absoluta e no relativa), a explicao psicolgica resulta aplicada segundo o critrio da obviedade, razo pela qual tende a desenvolver uma funo sugestiva e no uma funo de fundamento provvel de um possvel dilogo, em primeiro lugar, com os cnones coletivos da especfica comunidade cientfica da qual participa e a cada vez reconfigura. Quanto ao fato da explicao ser um dos modos fundamentais da compreenso psicolgica, temos a compreenso. Pela sua natureza analtica e redutiva, a partir do momento que toda explicao reduo do desconhecido ao conhecido e do complexo ao simples, temos a reduo. Pela sua natureza de atribuio causal, temos a causalidade. Finalmente, pela sua natureza objetal, relativa, e no pela sua natureza de validez objetiva absoluta, isto , pelo fato de se constituir essencialmente de coisas j representadas (sejam os fenmenos psquicos ou as leis da prpria psicologia), o termo leva distino entre a representao da realidade e a realidade ou distino entre a representao do objeto e o objeto, motivo pelo qual se remete a interpretao e o signo.

11- Fantasia.
um processo psquico em que o indivduo concebe uma situao em sua mente, que satisfaz uma necessidade ou desejo, que no pode ser, na vida real, satisfeito. um roteiro imaginrio em que o sujeito est presente e que representa, de modo mais ou menos deformado pelos processos defensivos, a realizao de um desejo e, em ltima anlise, de um desejo inconsciente. A fantasia apresenta-se sob diversas modalidades: a)Fantasias conscientes ou sonhos diurnos.
9

b)Fantasias inconscientes como as que a anlise revela, como estruturas subjacentes a um contedo manifesto. c)Fantasias originrias.

12- Foracluso.
A grafia for(a)cluso se justifica pelo fato de que, no idioma portugus de textos psicanalticos, esse fenmeno psquico ora aparece traduzido como forcluso ora como foracluso, alm de outras formas, como desestima, repdio e rejeio. O termo foracluso foi cunhado por Lacan, em 1956, durante um seminrio que fazia sobre o caso Schreber, como traduo do original alemo Verwerfung, empregado por Freud. Lacan inspirou-se tomando emprestado ao discurso jurdico o adjetivo francs forclusif que significa a excluso do uso de um direito que no foi exercido no momento oportuno. De fato, na anlise do Homem dos Lobos, redigido em 1914 e publicado em 1918, Freud assinalou que esse paciente s imaginava a relao sexual dos seus pais pela via anal, assim excluindo, rejeitando (Ver-werfung) a possibilidade de reconhecer a existncia de uma castrao flica da me, ou seja, rejeita uma realidade que apresentada como sendo inexistente. Lacan empregava essa terminologia para definir um mecanismo especfico das psicoses, mais precisamente dos estados paranides. Tanto Freud como Lacan estabeleceram uma distino entre foracluso e represso, baseados na noo de que neste ltimo caso, diferentemente da foracluso, aquilo que est excludo jaz no inconsciente e pode voltar conscincia de uma forma simblica. De forma equivalente, Bion utiliza K para designar as formas de como a parte psictica da personalidade rejeita fazer um reconhecimento das verdades penosas, as externas e as internas.

13- Formao reativa.


um processo psquico que se caracteriza pela adoo de uma atitude de sentido oposto a um desejo que tenha sido recalcado, constituindo-se, ento, numa reao contra ele. Uma definio: o processo psquico, por meio do qual um impulso indesejvel mantido inconsciente, por conta de uma forte adeso ao seu contrrio. Muitas atitudes neurticas existem que so tentativas evidentes de negar ou reprimir alguns impulsos, ou de defender a pessoa contra um perigo instintivo. So atitudes tolhidas rgidas, que obstam a expresso de impulsos contrrios, os quais, no entanto, de vez em quando, irrompem por diversos modos.

10

Nas peculiaridades desta ordem, a psicanlise, psicologia desmascaradora que , consegue provar que a atitude oposta original ainda est presente no inconsciente.Chamamse formaes reativas estas atitudes opostas secundrias. As formaes reativas representam mecanismo de defesa separado e independente? Do mais impresso de constituir conseqncia e reafirmao de uma represso estabelecida. Quando menos, contudo, significam certo tipo de represso que possvel distinguir de outras represses. Digamos: um tipo de represso em que a contractexia manifesta e que, portanto, tem xito no evitar atos repressivos muito repetidos de repetidos de represso secundria. As formaes reativas evitam represses secundrias pela promoo de modificao definitiva, uma vez por todas, da personalidade. O indivduo que haja constitudo formaes reativas no desenvolve certos mecanismos de defesa de que se sirva ante a ameaa de perigo instintivo; modificou a estrutura da sua personalidade, como se este perigo estivesse sem cessar presente, de maneira que esteja pronto sempre que ocorra.

14- Idealizao.
M. Klein, ao estudar os mecanismos defensivos primitivos do ego, incluiu o da idealizao juntamente com os da negao, dissociao, identificao projetiva e introjetiva, e a sua contrapartida, o denegrimento, todos eles, nos primeiros tempos, sempre relacionados a objetos parciais, de sorte que descreveu, quatro tipos de objetos: o bom, o mau, o persecutrio e o idealizado, os quais, de alguma forma e em certo grau, esto sempre em interao. Dessa forma, nos primrdios do desenvolvimento emocional primitivo (assim como tambm nos primrdios de muitas anlises), a presena da idealizao necessria e estruturante, principalmente para fazer face s pulses sdico-destrutivas. Porm, sua permanncia excessiva torna-se deletria para a personalidade do sujeito, porque a idealizao requer o uso constante de identificaes projetivas, na pessoa idealizada, de seus prprios aspectos positivos, o que lhe vai custar o alto preo de um auto-esvaziamento. Outro custo elevado consiste no fato de que, subjacente a toda idealizao excessiva, existe no sujeito uma camada de sentimentos e de objetos persecutrios. A idealizao tanto pode se processar no domnio do ego, como no das relaes objetais.

15- Identificao.
o processo psquico por meio do qual um indivduo assimila um aspecto, uma caracterstica de outro, e se transforma, total ou parcialmente, apresentando-se conforme o modelo desse outro. A personalidade constitui-se e diferencia-se por uma srie de identificaes. Freud descreve como caracterstico do trabalho do sonho o processo que traduz a relao de semelhana, o tudo como se, por uma substituio de uma imagem por outra ou identificao.
11

A identificao no tem aqui valor cognitivo: um processo ativo que substitui uma identidade parcial ou uma semelhana latente por uma identidade total.

16- Identificao Projetiva.


Expresso cunhada por M. Klein, designa um mecanismo psquico fundamental em todo ser humano. Sua importncia para a teoria, tcnica e clnica da psicanlise reconhecida, com algumas variaes conceituais, por todas as correntes psicanalticas da atualidade. Todos reconhecem que inicialmente foi Freud quem descreveu aprofundadamente o mecanismo defensivo de projeo, como, por exemplo, no caso Schreber ou nos seus trabalhos sobre as paranias. Embora nunca tenha utilizado a terminologia de identificao projetiva, a essencialidade que caracteriza a concepo desse fundamental fenmeno psquico aparece em alguns importantes textos de sua obra. Assim, em A psicologia de grupo e a anlise do ego (1921), Freud deixa entrever claramente a identificao projetiva que os integrantes das massas efetivam com seus lderes, tal como acontece, ele exemplifica, numa tropa de exrcito, entre os soldados com o seu comandante. No outro exemplo de liderana, nesse seu trabalho, Freud traz o modelo da igreja, na qual todos os sditos religiosos esto unidos porque encarnam um mesmo ideal do ego (Jesus Cristo, na igreja crist), e isso corresponde ao fenmeno identificao introjetiva. O que, fundamentalmente diferencia a concepo de Freud da de M. Klein, que Freud pensava a projeo em termos de objetos totais projetados sobre os objetos, enquanto Klein postulou a identificao projetiva, com objetos parciais, projetados dentro de outras figuras objetais. M. Klein, em Notas sobre alguns mecanismos esquizides (1946), utilizou pela primeira vez a denominao de identificao projetiva, cuja conceituao foi ampliando progressivamente em, pelo menos, trs dimenses psquicas distintas: a) Como uma necessria e estruturante defesa primitiva do ego incipiente, atravs de uma expulso que, desde sempre, o sujeito faz de seus aspectos intolerveis, dentro da mente de outra pessoa (a me, no caso do beb; o analista, no caso do paciente). b) Como uma forma de penetrar no interior do corpo da me, com a fantasia de controlar e apossar-se dos tesouros que em sua imaginao a me possui, sob a forma de fezes, pnis e, principalmente, os bebs imaginrios. c) No trabalho Sobre a identificao (1955), inspirada na novela Se eu fosse voc, de Julian Green, M.Klein ensaia as primeiras concepes das identificaes projetivas a servio da empatia.

12

Notveis seguidores kleinianos ampliaram a compreenso e utilizao do fenmeno da identificao projetiva. Dentre eles, cabe destacar: Rosenfeld, que descreveu os estados confusionais e os de despersonalizao dos psicticos, resultantes de um excessivo uso de identificaes projetivas e introjetivas; P.Heimann e H.Racker que, separadamente, descreveram a possibilidade de os analistas utilizarem seus sentimentos contratransferenciais como um importante instrumento tcnico; L.Grinberg, com os seus importantes estudos sobre a contra-identificao projetiva; Meltzer, que assinalou o fato de a identificao projetiva poder constituir-se par ao paciente como seu melhor recurso para proteger-se contra a angstia de separao.

17- Introjeo.
Originalmente, a idia de engolir um objeto exprime afirmao; e como tal o prottipo de satisfao instintiva, e no de defesa contra os instintos. No estdio do ego prazeroso purificado, tudo quanto agrada introjetado. Em ltima anlise, todos os objetos sexuais derivam de objetivos de incorporao. Do mesmo passo, a projeo o prottipo da recuperao daquela onipotncia que foi projetada para os adultos. Contudo, a incorporao, embora exprima amor, destri objetivamente os objetos como tais como coisas independentes do mundo exterior. Percebendo este fato, o ego aprende a usar a introjeo para fins hostis como executora de impulsos destrutivos e tambm como modelo de um mecanismo definido de defesa. A incorporao o objetivo mais arcaico dentre os que se dirigem para um objeto. A identificao, realizada atravs da introjeo, o tipo mais primitivo de relao com os objetos.

18- Isolamento.
um processo psquico tpico da neurose obsessiva, que consiste em isolar um comportamento ou um pensamento de tal maneira que as suas ligaes com os outros pensamentos, ou com o autoconhecimento, ficam absolutamente interrompidas, j que foram (os pensamentos, os comportamentos), completamente excludos do consciente. Entre os processos de isolamento, citemos as pausas no decurso do pensamento, frmulas, rituais, e, de um modo geral, todas as medidas que permitem estabelecer um hiato na sucesso temporal dos pensamentos ou dos atos. Certos doentes defendem-se contra uma idia, uma impresso, uma ao, isolando-as do contexto por uma pausa durante a qual nada mais tem direito a produzir-se, nada qualificada de mgica por Freud; aproxima-a do processo normal de concentrao no sujeito que procura no deixar que o seu pensamento se afaste do seu objeto atual. O isolamento manifesta-se em diversos sintomas obsessivos; ns o vemos particularmente em ao no tratamento, onde a diretriz da associao livre, por lhe se oposta, coloca-o em evidncia (sujeitos que separam radicalmente a sua anlise da sua vida, ou determinada seqncia de idias do conjunto da sesso, ou determinada representao do seu contexto ideoafetivo).
13

Freud reduz, em ltima anlise, a tendncia para o isolamento a um modo arcaico de defesa contra a pulso, a interdio de tocar, uma vez que o contato corporal a finalidade imediata do investimento de objeto, quer o agressivo quer o terno. Nesta perspectiva, o isolamento surge como uma supresso da possibilidade de contato, um meio de subtrair uma coisa ao contato; do mesmo modo, quando o neurtico isola uma impresso ou uma atividade por pausa, d-nos simbolicamente a entender que no permitir que os pensamentos que lhes dizem respeito entrem em contato associativo com outros. Na realidade, pensamos que seria interessante reservar o termo isolamento para designar um processo especfico de defesa que vai da compulso a uma atitude sistemtica e concentrado, e que consiste numa ruptura das conexes associativas de um pensamento ou de uma ao, especialmente com o que os precede e os segue no tempo.

19- Negao.
A tendncia a negar sensaes dolorosas to antiga quanto o prprio sentimento de dor. Nas crianas pequenas, muito comum a negao de realidades desagradveis, negao que realiza desejos e que simplesmente exprime a efetividade do princpio do prazer. A capacidade de negar pares desagradveis da realidade a contrapartida da realizao alucinatria dos desejos. Anna Freud chamou este tipo de recusa do reconhecimento do desprazer em geral pr-estdios da defesa.

20- Racionalizao.
uma forma de substituir por boas razes uma determinada conduta que exija explicaes, de um modo geral, da parte de quem a adota. Os Psicanalistas, em tom jocoso, dizem que racionalizao uma mentira inconsciente que se pe no lugar do que se reprimiu. um processo pelo qual o sujeito procura apresentar uma explicao coerente do ponto de vista lgico, ou aceitvel do ponto de vista moral, para uma atitude, uma ao, uma idia, um sentimento, etc., cujos motivos verdadeiros no percebe; fala-se mais especialmente da racionalizao de um sintoma, de uma compulso defensiva, de uma formao reativa. A racionalizao intervm tambm no delrio, resultando numa sistematizao mais ou menos acentuada. A racionalizao um processo muito comum, que abrange um extenso campo que vai desde o delrio ao pensamento normal.Como qualquer comportamento pode admitir uma explicao racional, muitas vezes difcil decidir se esta falha ou no. Em especial no tratamento psicanaltico encontraramos todos os intermedirios entre dois extremos; em certos casos fcil demonstrar ao paciente o carter artificial das motivaes invocadas e incit-lo assim a no se contentar com elas; em outros, os motivos racionais so particularmente slidos (os analistas conhecem as resistncias que a alegao da
14

realidade, por exemplo, pode dissimular), mas mesmo assim pode ser til coloc-los entre parnteses para descobrir as satisfaes ou as defesas inconscientes que a eles se juntam. Como exemplo do primeiro caso encontraremos racionalizaes de sintomas, neurticos ou perversos (comportamento homossexual masculino explicado pela superioridade intelectual e esttica do homem, por exemplo) ou compulses defensivas (ritual alimentar explicado por preocupaes de higiene, por exemplo).

21- Represso.
a operao psquica que pretende fazer desaparecer, da conscincia, impulsos ameaadores, sentimentos, desejos, ou seja, contedos desagradveis, ou inoportunos. Em sentido amplo, uma operao psquica que tende a fazer desaparecer da conscincia um contedo desagradvel ou inoportuno: idia, afeto, etc. Neste sentido, o recalque seria uma modalidade especial de represso. Em sentido mais restrito, designa certas operaes do sentido amplo, diferentes do recalque: a) Ou pelo carter consciente da operao e pelo fato de o contedo reprimido se tornar simplesmente pr-consciente e no inconsciente; b) Ou, no caso da represso de um afeto, porque este no transposto para o inconsciente, mas inibido, ou mesmo suprimido.

22- Regresso.
o processo psquico em que o Ego recua, fugindo de situaes conflitivas atuais, para um estgio anterior. o caso de algum que depois de repetidas frustraes na rea sexual, regrida, para obter satisfaes, fase oral, passando a comer em excesso. Considerada em sentido tpico, a regresso se d, de acordo com Freud, ao longo de uma sucesso de sistemas psquicos que a excitao percorre normalmente segundo determinada direo. No seu sentido temporal, a regresso supe uma sucesso gentica e designa o retorno do sujeito a etapas ultrapassadas do seu desenvolvimento (fases libidinais, relaes de objeto, identificaes, etc.). No sentido formal, a regresso designa a passagem a modos de expresso e de comportamento de nvel inferior do ponto de vista da complexidade, da estruturao e da diferenciao. A regresso uma noo de uso muito freqente em psicanlise e na psicologia contempornea; concebida, a maioria das vezes, como um retorno a formas anteriores do
15

desenvolvimento do pensamento, das relaes de objeto e da estruturao do comportamento. Freud levado ento a diferenciar o conceito de regresso, como o demonstra esta passagem acrescentada em 1914 em trs espcies de regresses: a) Tpica, no sentido do esquema do aparelho psquico.A regresso tpica particularmente manifestada no sonho, onde ela prossegue at o fim.Encontra-se em outros processos patolgicos em que menos global (alucinao) ou mesmo em processos normais em que vai menos longe (memria). b) Temporal, em que so retomadas formaes psquicas mais antigas. c) Formal, quando os modos de expresso e de figurao habituais so substitudos por modos primitivos. Estas trs formas de regresso, na sua base, so apenas uma, e na maioria dos casos coincidem, porque o que mais antigo no tempo igualmente primitivo na forma e, na tpica psquica, situa-se mais perto da extremidade perceptiva.

23- Projeo.
Manifesta-se quando o Ego no aceita reconhecer um impulso inaceitvel do Id e o atribui a outra pessoa. o caso do menino que gostaria de roubar frutas do vizinho sem, entretanto ter coragem para tanto, e diz que soube que um menino, na mesma rua, esteve tentando pular o muro do vizinho. Termo utilizado num sentido muito geral em neurofisiologia e em psicologia para designar a operao pela qual um fato neurolgico ou psicolgico deslocado e localizado no exterior, quer passando do centro para a periferia, quer do sujeito para o objeto. No sentido propriamente psicanaltico, operao pela qual o sujeito expulsa de si e localiza no outro - pessoa ou coisa - qualidades, sentimentos, desejos e mesmo objetos que ele desconhece ou recusa nele. Trata-se aqui de uma defesa de origem muito arcaica, que vamos encontrar em ao particularmente na parania, mas tambm em modos de pensar normais, como a superstio.

24- Sublimao.
o mais eficaz dos mecanismos de defesa, na medida em que canaliza os impulsos libidinais para uma postura socialmente til e aceitvel. As defesas bem sucedidas podem colocar-se sob o ttulo de sublimao, expresso que no designa mecanismo especfico; vrios mecanismos podem usar-se nas defesas bem sucedidas; por exemplo, a transformao da passividade em atividade; o rodeio em volta do assunto, a inverso de certo objetivo no objetivo oposto. O fator comum est em que, sob a influncia do ego, a finalidade ou o objeto (ou um e outro) se transforma sem bloquear a
16

descarga adequada. (O fator de valorao que habitualmente se inclui na definio de sublimao melhor omitir). Deve-se diferenciar a sublimao das defesas que usam contracatexias; os impulsos sublimados descarregam-se, se bem que drenados por uma trilha artificial, enquanto os outros no se descarregam. Na sublimao, cessa o impulso original pelo fato de que a respectiva energia retirada em benefcio da catexia do seu substituto. Nas outras defesas, a libido do impulso original contida por uma contracatexia elevada. As sublimaes exigem uma torrente incontida de libido, tal qual a roda de um moinho precisa de um fluxo dgua desimpedido e canalizado. por isto que as sublimaes aparecem aps a remoo de certa represso. Para usar uma metfora, as foras defensivas do ego no se opem frontalmente aos impulsos originais, conforme ocorre no caso das contracatexias, mas incidem angularmente; da uma resultante em que se unificam a energia instintiva e a energia defensiva, com liberdade para atuar. Distinguem-se as sublimaes das gratificaes substitutivas neurticas pela sua dessexualizao, ou seja, a gratificao do ego j no fundamentalmente instintiva. Quais so os impulsos que experimentam vicissitudes desta ordem e quais so as condies que determinam a possibilidade ou a impossibilidade de sublimao? Se no forem rejeitados pelo desenvolvimento de uma contracatexia (o que os excluir do desenvolvimento ulterior da personalidade), os impulsos pr-genitais e as atitudes agressivas concomitantes organizam-se, mais tarde sob a primazia genital.A realizao mais ou menos completa desta organizao indispensvel para que tenha xito a sublimao daquela parte da pr-genitalidade que no usada sexualmente no mecanismo do pr-prazer. muito pouco provvel a existncia de sublimao da sexualidade genital adulta; os genitais constituem um aparelho que visa realizao da descarga orgstica plena, isto , no sublimada. Os objetos da sublimao so os desejos pr-genitais.Se estes, porm, tiverem sido reprimidos e se permanecem no inconsciente, competindo com a primazia genital, no podem ser sublimados. A capacidade de orgasmo genital que possibilita a sublimao (dessexualizao) dos desejos pr-genitais. O que determina a possibilidade de o ego conseguir chegar soluo feliz desta ordem no fcil dizer. Caracteriza-se a sublimao por: a) Inibio do objetivo. b) Dessexualizao. c) Absoro completa de um instinto nas respectivas seqelas. d) Alterao dentro do ego; qualidades todas estas que tambm se vem nos resultados de umas tantas identificaes, qual seja, no processo de formao do superego. O fato emprico das sublimaes, sobretudo as que se originam na infncia, dependerem da presena de modelos, de incentivos que o ambiente fornea direta ou indiretamente, corrobora a assero de Freud no sentido de que a sublimao talvez se relacione intimamente com a identificao. Mais ainda: Os casos de transtorno da
17

capacidade de sublimar mostraram que esta incapacidade corresponde a dificuldades na promoo de identificaes. Tal qual ocorre com certas identificaes, tambm as sublimaes so capazes de opor-se e se desfazerem, com xito maior ou menor, certos impulsos destrutivos infantis; mas tambm podem satisfazer, de maneira distorcida, estes mesmos impulsos destrutivos; de algum modo, toda fixao artstica de um processo natural mata este processo. possvel ver precursores das sublimaes em certas brincadeiras infantis, nas quais os desejos sexuais se satisfazem por uma forma dessexualizada em seguida a certa distoro da finalidade ou do objeto; e as identificaes tambm so decisivas neste tipo de brincadeiras. Varia muito a extenso da diviso do objetivo na sublimao. H casos em que a diverso se limita a inibio do objetivo; a pessoa que haja feito a sublimao faz, precisamente, aquilo que o seu instinto exige que faa, mas isso depois que o instinto se dessexualize e se subordine organizao do ego. Noutros tipos de sublimao, ocorrem transformaes de alcance muito maior. at possvel que certa atividade de direo oposta ao instinto original substitua, de fato, este ltimo. Certas reaes de nojo, habituais entre as pessoas civilizadas, sem vestgio das tendncias instintivas infantis contra as quais se desenvolveram originalmente, incluem-se nesta categoria.O que ocorre, ento, idntico ao que Freud chamou transformao no contrrio; uma vez completada toda a fora de um instinto opera na direo contrria.

25- Substituio.
Processo pelo qual um objeto valorizado emocionalmente, mas que no pode ser possudo, inconscientemente substitudo por outro, que geralmente se assemelha ao proibido. uma forma de deslocamento.

Bibliografia:
CARVALHO, UYRATAN, Psicanlise I, Isbn, RJ, 2000. FENICHEL, O., Teoria Psicanaltica das Neuroses, Atheneu, 2000. GREENSON, R.R., A Tcnica e a Prtica da Psicanlise, Imago, RJ, 1981. HINSHELWOOD, Dicionrio do Pensamento Kleiniano, Artes Mdicas, RS, 1992. HENRY EY. Manual de Psiquiatria, 5 Edio, Masson /Atheneu. KAUFMANN, PIERRE, O legado de Freud e Lacan, Jorge Zahar Editor, RJ, 1996. LAPLANCHE & PONTALIS, Vocabulrio de Psicanlise, Martins Fontes, SP, 2000. PIERI, PAOLO FRANCESCO, Dicionrio junguiano, Editora Vozes, SP, 2002.
18

ROUDINESCO, ELISABETH, Dicionrio de Psicanlise, Jorge Zahar Editor, RJ, 1998. ZIMERMAN, DAVID E., Vocabulrio Contemporneo de Psicanlise, Porto Alegre, 2001.

19

You might also like