You are on page 1of 7

O Sangue, Sistema Excretor e Sistema Muscular.

O sangue O sangue um fluido corporal que circula pelo interior do organismo na maioria dos animais. um tecido. Funes: Transporte de substncias alimentares da regio de absoro para as demais partes do corpo; Transporte de excretas para os rgos excretores (rins); Plasma Corresponde a 55% do volume total e tem cor amarelada; Composto por: o o gua, sais minerais, monossacardeos, aminocidos, cidos graxos, glicerdeos, gases respiratrios, hormnios, vitaminas e enzimas. Protenas plasmticas: Elementos Figurados Eritrcitos ou Hemcias ou Glbulos Vermelhos o o o Produzidos pelo tecido conjuntivo hematopotico mieloide (medula ssea vermelha); So destrudos no bao e no fgado hematocaterese Funo: transportar gases respiratrios (protena hemoglobina). Albumina (manuteno da presso osmtica) Globulina (anticorpos) Fibrinognio (coagulao) Transporte de gases respiratrios do pulmo para as demais regies; Transporte de hormnios; Defesa do organismo; Homeotermia.

Plaquetas ou Trombcitos o o o o So fragmentos celulares resultantes da quebra dos megacaricitos (clulas de origem embrionria da linhagem mieloctica); Produzidos na medula ssea; Possuem formas variadas; Funes: o Obstruo de falhas nos vasos sanguneos Formao de cogulos Contem serotonina: ao vasoconstritora

So exclusivas de mamferos.

Leuccitos ou Glbulos Brancos o o o o o o Produzidos pelo tecido conjuntivo hematopotico mieloide e linfoide. Incolores, maiores que as hemcias; Movimentam-se por pseudpodes e muitos tm ao fagocitria; Funes: defesa do organismo contra agentes patolgicos; Diapedese: capacidade de atravessar a parede dos capilares e de se deslocar pelo tecido conjuntivo por meio de movimentos ameboides; Fagocitose: engloba, no citoplasma, o elemento estranho. Granulcitos (possuem granulaes no citoplasma) Neutrfilos: primeira linhagem de defesa contra micro-organismos. Ativos na fagocitose.

Basfilos: funo pouco conhecida. Possuem serotonina (vasoconstritor), histamina (vasodilatador) e heparina (anticoagulante); Acidfilos ou Eosinfilos: clulas fagocitrias. Aumentam, em nmero, quando h doenas alrgicas.

Agranulcitos (no possuem granulaes no citoplasma) Moncitos: ativos na fagocitose. Transformam-se em macrfagos (clulas fagocitrias do tecido conjuntivo) Linfcitos: pouco ativos na fagocitose. Importantes na produo de anticorpos (protena) quando se transformam em plasmcitos (clulas do tecido conjuntivo produtoras de anticorpos). o o Linfcitos B: responsveis pela produo de anticorpos. Linfcitos T: responsveis pela imunidade celular, isto , atavam e destroem diretamente os antgenos: Linfcito T4 (CD4) ou auxiliador: constitui o elemento vigilante que alerta o sistema imunolgico para a necessidade de lutar contra o visitante indesejado atravs da sntese de substncias qumicas. Linfcito T8 (CD8) ou citotxico: destroem as clulas que estiverem infectadas.

Coagulao Sangunea Quando um vaso tem sua parede lesada, a regio situada antes da leso sofre vasoconstrio, o que diminui o fluxo sanguneo e, assim, a perda de sangue. Mas, isso s suficiente em vasos de pequeno calibre. Quando as plaquetas entram em contato com uma superfcie irregular (vasos ou tecidos lesionados) ligam-se borda da leso (adeso). Uma plaqueta se liga a outra (agregao); forma-se uma espcie de rolha de plaquetas (trombo branco). Isso estimula a liberao de tromboplastina dos tecidos e das plaquetas que agem na converso de protrombina em trombina. Protrombina produzida no fgado na presena de vitamina K (bactrias da flora intestinal Intestino Grosso). A converso de protrombina em trombina s ocorre na presena de ons clcio (Ca ), presentes no plasma. A trombina converte fribrinognio (protena plasmtica solvel) em fibrina. Molculas de fibrina se agregam em rede retm hemcias e plaquetas formao do cogulo. As hemcias do a esse cogulo cor avermelhada trombo vermelho.
2+

Sistema Excretor Excreo: eliminao de substancias que ocorrem em excesso no organismo (subprodutos do metabolismo celular, que podem ser prejudiciais em grandes quantidades). Amnia cido rico Ureia

Provenientes do metabolismo dos aminocidos e nucleotdeos.

Catabolismo: corresponde a segunda fase do metabolismo. So sucessivas reaes enzimticas de oxidao da matria assimilada, visando liberao de energia nela contida. Homeostase: capacidade do organismo de manter seu meio interno em estado de equilbrio dinmico. Depende do sistema excretor, digestrio e circulatrio. o o Excretor: mantm praticamente constante a composio do sangue. Circulatrio: transporta as substancias de devem ser removidas.

Classificao dos Animais de acordo com o catablito nitrogenado Animais Amonotlicos ou Amoniotlicos Excretam amnia. Necessitam de grande quantidade de gua (aquticos) Baixo gasto energtico para sua produo. Muito txica (deve ser diluda) Peixes sseos, anfbios na fase larval e invertebrados aquticos.

Animais Uricotlicos Excretam cido rico. Pouco txico e solvel em gua (forma cristais) Insetos, rpteis e aves. Em aves e rpteis: cido rico misturado com restos alimentares no digeridos e eliminado pela cloaca em forma de uma pasta semisslida. Pode ser armazenado dentro do alantoide (ovo) durante o desenvolvimento embrionrio.

Animais Ureotlicos Excretam ureia. Toxicidade: amnia > ureia > cido rico Necessita de mais gua para ser eliminada do que o cido rico. Gasta menos energia que a excreo por cido rico. Mamferos, anfbios adultos e peixes cartilaginosos.

Peixes sseos de gua doce o o o o gua entra por osmose. Nfron elimina excesso de gua urina diluda e abundante perda de sais. Brnquias fazem transporte ativo de sais para o sangue.

Peixes sseos marinhos isotnicos No apresentam problemas osmticos

Peixes sseos marinhos hipotnicos o o Perdem gua por osmose. Ingesto de gua do mar excesso de sais eliminados por transporte ativo pelas brnquias.

Peixes cartilaginosos o Mesmo possuindo teor salino menor que a gua do mar, tem elevada concentrao de compostos orgnicos no sangue (ureia, TMAO - xido trimetilamina) ento, a concentrao osmtica total igual a do ambiente. Uremia fisiolgica = reabsorve ureia nos rins.

o o

Glndula de sal Aves que se alimentam de peixes marinhos eliminam o excesso de sais atraves da glndula de sal (na cabea) por transporte ativo.

Excreo Humana A excreo humana est relacionada a uma serie de rgos: Rins: formam a urina (soluo de catablitos nitrogenados em gua) Pele: excreta suor. Fgado: excreta bile. Pulmo: excreta gua e cs carbnico.

Rim Formato de feijo; esto localizados atrs do estomago e do fgado. Formado por: o o Nefron Unidade morfolgica e funcional do rim. Arterola aferente Glomrulo de Malpighi Arterola eferente Capsula de Bowman Tbulo contorcido proximal Ala de Henle Tbulo contorcido distal Ductos coletores ureter bexiga uretra. Camada externa (crtex): contem as unidades filtradoras Camada Interna (medula): por onde passam os tubos coletores.

Formao da Urina I. Filtrao Glomerular Arterola aferente leva sangue rico em ureia. Sangue chega aos capilares do glomrulo presso sangunea fora o sangue contra as paredes dos capilares e da cpsula (paredes semipermeveis) parte do plasma extravasa filtrado para o interior da cpsula. Esse lquido filtrado semelhante ao plasma sanguneo, porem sem protenas. Reabsoro Renal O filtrado capsular flui pelos tbulos renais aps ser formado na cpsula. Nesse trajeto, a maior parte da gua e das substancias (sais, glicose, aminocidos) dissolvidos so reabsorvidos (transporte ativo leva reabsoro passiva de gua) pelos capilares sanguneos voltando a circulao. A gua absorvida principalmente na Ala de Henle e no Ducto Coletor. 99% do filtrado reabsorvido. A permeabilidade das paredes do tbulo distal e ducto coletor varivel a reabsoro da gua controlada pelo hormnio antidiurtico (ADH) hormnio sintetizado no hipotlamo e liberado pela neuroipfise. Aumenta a permeabilidade da membrana aumenta a reabsoro de gua. Torna a urina mais concentrada e menos volumosa. No diabetes inspido h falta de ADH, e a pessoa pode perder at 15L de urina por dia. Sintomas: grande volume de urina, muita sede, desidratao. O lcool inibe a secreo de ADH aumenta a produo de urina.

II.

O ADH

III.

Secreo Tubular Substncias indesejveis podem ser eliminadas pelo sangue, ao longo do nefron, para o interior do filtrado. Por exemplo, antibiticos so secretados ativamente na urina em formao. ons H+, K+ e amnia.

Fator Natriurtico Atrial (FNA) Hormnio produzido pelo trio cardaco. Promove a vasodilatao da arterola aferente e vasoconstrio da arterola eferente aumenta a presso glomerular aumenta o volume da urina produzida diminui a presso sangunea (perda de sdio).

Aldosterona Hormnio produzido nas suprarrenais; Aumenta a reabsoro ativa de sdio nos tbulos renais maior reteno de gua no organismo.

Ciclo da Ornitina ou Urognese Os aminocidos no utilizados na sntese proteica so transformados para fornecer energia para o organismo. Nessa transformao perdem o grupo amina (-NH2), que reagem e formam amnia (NH3). NH3 convertida em ureia no fgado liberada na corrente sangunea excretada pelos rins para o meio externo na urina. Sntese: converso de amnia em ureia, o que reduz a perda de gua na excreo.

Sistema Muscular Funes: locomoo, sustentao, fornecimento de calor, manuteno da forma, regulao da presso sangunea (corao).

Tipos de Msculo Msculo Liso Clulas lisas, alongadas, fusiformes; com ncleo central e alongado. Presentes na parede do tubo disgestrio, tero, bexiga e vasos sanguneos. Contrao lenta e involuntria.

Msculo Estriado Esqueltico Clulas estriadas, cilndricas, plurinucleadas; com ncleos perifricos. Presente na musculatura esqueltica. Contrao rpida e voluntria.

Msculo Estriado Cardaco (exclusivamente no corao) Clulas estriadas, com um ou mais ncleos centrais. Presena de discos intercelulares (adeso) Contrao rpida e involuntria.

Tecido muscular constitudo por clulas denominadas micitos ou fibras musculares. So clulas: Alongadas, altamente especializadas e que apresentam alguns nomes especficos: o o Citoplasma = sarcoplasma M. plasmtica = sarcolema

Com capacidade contrtil (protenas actina e miosina). Ricas em mitocndrias: produzem energia para a contrao.

As miofibrilas (miosina) contrateis apresentam estrias transversais que seguem um padro formando o sarcmero (mimero) unidade estrutural e funcional de contrao. Estrias em Z o o Duas estrias Z delimitam um sarcmero. Constitui condensao de protena

Banda A o Filamentos grossos de protena miosina que se imbrica com filamentos finos de protena actina.

Banda I o Somente filamentos finos de actina.

Fisiologia da Contrao Glicognio: fonte primaria de energia para a contrao. Ao enzimtica: glicognio glicose, que pode seguir dois caminhos: Respirao Aerbia Fermentao

Ambos ocorrem nos msculos e liberam energia armazenada em ATP. Durante a atividade intensa e prolongada do msculo, o oxignio pode chegar a esse rgo em quantidade menor que o necessrio. Em deficincia de O2 acmulo de cido ltico no msculo tem efeito txico msculo no responde a estmulos dor muscular. Quando o O2 volta aos nveis normais: o cido ltico convertido a cido pirvico, que segue no Ciclo de Krebs. O excesso de cido ltico vai para o fgado, onde convertido em glicognio.

Teoria dos Miofilamentos Deslizantes A contrao desencadeada por um impulso nervoso que chega ao terminal do axnio em sinapse com a fibra muscular. A liberao do neurotransmissor, na terminao do axnio, causa uma mudana de permeabilidade Retculo Sarcoplasmatico libera ons Ca2+ armazenados para o citoplasma no presena de ions Ca2+ possvel ocorrer a quebra de ATP h transferncia da energia qumica desse composto para o mecanismo dos filamentos deslizantes ocorre o deslizamento dos filamentos de actina sobre os filamentos de miosina , logo: Banda I diminui e pode at desaparecer Estria H diminui e pode at desaparecer Banda A no se altera Estrias Z se aproximam encurtamento do sarcmero.

Quando cessa o impulso nervoso ons Ca2+ so bombeados ativamente para o reticulo sarcoplasmtico filamento de actina retorna posio normal miofibrilas relaxam. Quando o suprimento de ATP diminui, a creatina-fosfato fornece o fosfato de alta energia para o ADP, permitindo a formao de novas molculas de ATP.

Lei do Tudo ou Nada Uma fibra muscular isolada vai se contrair ou no, sempre com a mesma intensidade. Limiar de Excitao: menor intensidade de estmulo para que a clula se contraia. Estimulo sublimiar: fibra no responde. Estmulo limiar ou supralimiar: a fibra responde com intensidade mxima. Estimulao continua faz com que o msculo atinja um grau mximo de contrao, caso continue, o msculo permanece contrado tetania (leva a fadiga muscular) O msculo fadigado, aps relaxar, perde temporariamente a capacidade de se contrair: Deficincia de ATP Incapacidade de propagao do estimulo nervoso Acumulo de cido ltico.

You might also like