You are on page 1of 3

Mapeamento dos indicadores de desempenho organizacional em pesquisas da rea de Administrao, Cincias Contbeis e Turismo no perodo de 2000 a 2008.

Os indicadores de desempenho assumem papel central, por configurarem-se como instrumentos capazes de fornecer informaes para o processo de tomada de deciso. No estudo aqui apresentado, objetivou-se investigar, sob a tica da avaliao de desempenho organizacional, as caractersticas dos indicadores de desempenho utilizados nas pesquisas da rea de Administrao, Cincias Contbeis e Turismo, no perodo de 2000 a 2008. Optou-se por uma pesquisa de carter descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa, que identificou 2.646 artigos. Aps sua leitura, verificou-se que apenas 265 possuam enfoque organizacional e, desses, somente 85, distribudos em 34 peridicos, utilizavam a expresso indicadores de desempenho. Destaca-se que, dos 85 artigos selecionados, 59 (69,4%) esto concentrados nos 14 peridicos relacionados na tabela 1, sendo o peridico Revista Produo On-line o que mais publicou artigos cientficos sobre indicadores de desempenho organizacional (12), seguido pelos peridicos Revista de Administrao Contempornea (RAC) e Revista de Contabilidade & Finanas (RC&F) (5 cada um), no perodo de 2000 a 2008.

Com relao distribuio dos artigos analisados no perodo de 2004 a 2008, verifica se uma maior concentrao no ano de 2007, porm, essas informaes foram confrontadas com o nmero total de artigos publicados em cada ano do evento, para avaliar a evoluo da pesquisa em relao ao crescimento do prprio evento, conforme mostra a Tabela 2.

Ressalta-se ainda que, dentre os 60 artigos com objetivo pontual, 31 deles apresentam o setor ao qual foram aplicados. possvel citar os de recursos humanos, qualidade de vida, ensino distncia, gesto do conhecimento, dentre outros. Nos 21 artigos com objetivo holstico, sete mencionam o objetivo da avaliao: projetos sociais, empresas rurais familiares, programas de produo cientfica, resultados de aes sociais, desempenho de municpios, desempenho do setor hoteleiro e desempenho de prefeituras municipais.

CONSIDERAES FINAIS Foi constatado na pesquisa, que a produo de pesquisa cientifica no curso de administrao segue em ritmo lento, porm como o estudo um pouco antigo. Por falta de novas pesquisas, fica difcil comparar e avaliar o crescimento do mesmo ao longo dos anos, o que causa uma certa defasagem nos nmeros. J sobre o total de artigos publicados percebemos que outras reas de formao possuem um maior numero de artigos e pesquisa cientfica.

REFERNCIAS
http://www.scielo.br/pdf/rausp/v46n4/a04v46n4.pdf

Mapeamento dos indicadores de desempenho organizacional em pesquisas da rea de Administrao, Cincias Contbeis e Turismo no perodo de 2000 a 2008.
http://www.ead.fea.usp.br/semead/12semead/resultado/trabalhosPDF/3.pdf

Administrao Geral Anlise da produo cientfica sobre Comportamento, Clima e Cultura Organizacional. Publicada nos EnANPADs do perodo de 2004 a 2008

You might also like