You are on page 1of 7

SAE TECHNICAL PAPER SERIES

2008-36-0248

Deteco de alteraes nas caractersticas aerodinmicas de asas nervuradas devido ao processo construtivo
Frano Jorge Horn Universidade Federal de Santa Catarina

Fabio Aparecido Alves da Silva Universidade Federal de Santa Catarina

Edison da Rosa Universidade Federal de Santa Catarina

FILIADA

XVII Congresso e Exposio Internacionais da Tecnologia da Mobilidade So Paulo, Brasil 07 a 09 de outubro de 2008

AV. PAULISTA, 2073 - HORSA II - CJ. 1003 - CEP 01311-940 - SO PAULO SP

2008-36-0248

Deteco de alteraes nas caractersticas aerodinmicas de asas nervuradas devido ao processo construtivo

Detection of changes in the aerodynamic characteristics of ribbed wings due to the constructive process
Frano Jorge Horn Fabio Aparecido Alves da Silva Edison da Rosa
Universidade Federal de Santa Catarina

Copyright 2008 Society of Automotive Engineers, Inc

ABSTRACT The main goal of this article is the comparison, through numerical simulation, between the ideal and real wing shapes used in the Cu Azul Aeronaves Team aircraft. Every year, the SAE Brazil AeroDesign Competition is held at So Jos dos Campos Airport in So Paulo. The Competition consists of designing, constructing and testing an unmanned radio-controlled aircraft. Big efforts are applied in the aerodynamic profile design with the purpose of maximizing the transported load, one of the most important requirements of this competition. Some software such as XFLR5 and Profili are used to yield a wing section with a higher lift coefficient. However, the wing construction method does not guarantee the profile shape between two ribs. Due to air pressure and covering features the high lift profile contour is modified as well as its aerodynamics properties. With the use of an optical geometry measurement device, based in a pair of cameras and a specific algorithm, the real 3D geometry of a wing can be obtained. With it, a new numerical simulation is made and then, the aerodynamic wing properties can be calculated and the construction method validated.

This work focuses on quantifying and qualifying these losses or gains caused by a modified wing surface. RESUMO O principal objetivo deste artigo a comparao, atravs de simulao numrica, entre a forma ideal e a real da asa utilizada no avio da Cu Azul Aeronaves. Anualmente ocorre a competio SAE Brasil AeroDesign, sediada no aeroporto de So Jos dos Campos/SP. Essa competio consiste em projetar, construir e testar uma aeronave no tripulada e rdiocontrolada. Grandes esforos so aplicados no projeto do perfil aerodinmico da asa com a finalidade de maximizar a carga transportada, uma das mais importantes exigncias desta competio. Alguns softwares, tais como XFLR5 e Profili, so utilizados para gerar uma seo de asa visando um maior coeficiente de sustentao. Entretanto, o mtodo de construo utilizado, asa nervurada, no garante o formato do perfil aerodinmico entre duas nervuras. Devido presso do ar e s caractersticas do revestimento da asa, o contorno do perfil de alta sustentao modificado, assim como suas propriedades aerodinmicas.

Com o uso de um dispositivo ptico de varredura de formas geomtricas, baseado nas tcnicas de fotogrametria e projeo de franjas, a geometria tridimensional real da asa pode ser obtida. Com ela, uma nova simulao numrica feita, e ento, as propriedades aerodinmicas da asa podem ser obtidas e o mtodo de construo validado. O foco desse trabalho consiste em quantificar e qualificar estas perdas ou ganhos causados por essas modificaes na asa. MAPA DE VO Das muitas formas de iniciar o projeto de uma aeronave, talvez a mais simples seja partir do conhecimento de que tarefa ela ter que desempenhar. Neste caso especificamente, a aeronave deve atender aos requisitos da competio SAE Brasil AeroDesign apresentando funes cargueiras, deve transportar o mximo de carga til possvel dentro de valores aceitveis de arrasto aerodinmico. Uma vez que a potncia limitada, isso se traduz em pequeno empuxo. Com base em uma srie de parmetros previamente conhecidos dos projetos anteriores, tais como: geometria da asa, velocidade e altitude de vo define-se as caractersticas do escoamento no qual a asa ser submetida. Com esses dados em mos possvel fazer o projeto do aeroflio que dever conferir alto desempenho para a asa com relao a sua sustentao. O PERFIL AERODINMICO Para que a asa seja capaz de fornecer grande sustentao faz-se necessrio que o perfil de sua seo seja projetado com esse intuito. Para isso, so disponibilizados na internet, diversos softwares de uso livre. Neste trabalho os softwares utilizados foram o Profili e o XFLR5 que so interfaces grficas do XFOIL. Este cdigo que um programa interativo para o design e anlise de aeroflios subsnicos utiliza o mtodo dos painis com vorticidade linear (escoamento invscido). Visando melhorar o perfil utilizado em projetos anteriores fizeram-se testes de forma sistemtica, combinando variaes geomtricas do contorno, de forma a aumentar o valor do coeficiente de sustentao Cl e diminuir o valor do coeficiente de momento Cm, com um aumento aceitvel no valor do coeficiente de arrasto Cd. Utilizando-se o Mtodo Direto a geometria do perfil foi trabalhada e parmetros como raio do bordo de ataque, espessura mxima e sua posio, camber mximo e posio definiram um primeiro esboo do aeroflio. Na seqncia, o Mtodo Inverso foi usado para suavizar a distribuio de presso ao longo da corda evitando, principalmente, grandes valores de gradiente de presso adversa que facilita o descolamento da camada limite.

Este fenmeno de descolamento chamado de estol e causa potencial de quedas dependendo da fase do vo em que ocorre, como por exemplo, na decolagem onde a perda de altura pode ocasionar uma coliso com o solo. Uma nova anlise pelo Mtodo Direto comprovou os bons resultados e a necessidade de pequenas melhorias. Foram criados cerca de trinta perfis at a definio do perfil CA2008 mostrado na figura 1.

Figura 1. Formato do aeroflio. Em seguida o programa gera um arquivo de formato .txt com as coordenadas planas do aeroflio. A ASA IDEAL Os dados de contorno do perfil devem ser abertos em um software de CAD (Computer-Aided Design) ou desenho auxiliado por computador, neste caso o software usado foi o SolidWorks. Com esses dados a asa construda para que haja boa fidelidade de projeto. Desta forma, so criados planos paralelos entre si contendo os perfis e posicionados perpendicularmente ao eixo da envergadura da aeronave.

Figura 2. A asa ideal, sem abaulamentos. Para formar a asa deve-se gerar uma superfcie que interpole estes perfis linearmente como na figura 2. Na

seqncia este arquivo ser aberto por um software gerador de malha com o intuito de estabelecer o domnio da asa e vizinhana. O prximo passo dado com o uso de software de CFD (Computational Fluid Dynamics) ANSys CFX onde so estabelecidas as condies de contorno que modelam o fenmeno, tais como: a velocidade do fluxo antes de sofrer a interferncia da asa, o ngulo de ataque que definido de acordo com as componentes do vetor velocidade de fluxo, a densidade do ar que calculada com base na presso atmosfrica e temperatura do local do vo e a viscosidade do ar. Na tabela 1 esto listados os resultados da simulao numrica. Tabela 1. Dados de simulao numrica da asa ideal. ASAIDEAL(CFX) DadosdeEntrada Velocidadedofluxo 13 ngulodeataque 10 readaasa 1,32 Cordamdiaaerodinmica 434 DensidadedoAr 1,108 Resultados Sustentao 184,082 Arrasto 14,019 Cl 1,490 Cd 0,113 Cl/Cd 13,131

m/s m mm kg/m N N

Figura 3. O processo construtivo.

O PROCESSO CONSTRUTIVO A asa deste tipo de aeronave construda com cinco materiais: madeira balsa, fibra de carbono, resina epxi, PVC expandido e filme termo-contrtil. Inicialmente, as nervuras so cortadas a laser baseando-se nas coordenadas do perfil e o material usado o PVC expandido. Simultaneamente confeccionada a longarina, sendo esta uma estrutura do tipo sanduche com ncleo de PVC e laminada com fibra de carbono e matriz epxi. Neste processo de laminao dada especial ateno ao uso de gabaritos para que a longarina seja retilnea. Estando as nervuras coladas na longarina numa distncia mdia de 150 mm so montados os bordos de ataque e fuga feitos em madeira balsa. A figura 3 mostra a asa ainda aberta, antes da aplicao do revestimento. Para melhorar a aderncia do revestimento so colados, em cima de cada nervura, filetes de balsa que aumentam a rea de contato do filme termo-contrtil. Uma vez que a asa estiver entelada h uma tendncia de abaulamento do revestimento entre as duas nervuras como pode ser visto na figura 4.

Figura 4. Detalhe de abaulamento do revestimento. A OBTENO DA GEOMETRIA O equipamento para digitalizao e medio de formas tridimensionais com tcnica de fotogrametria foi desenvolvido pelo Laboratrio de Metrologia e Automao - LABMETRO, da Universidade Federal de Santa Catarina. Essa tcnica utiliza luz como meio de medio o que proporciona uma srie de vantagens em relao s outras tcnicas utilizadas, como por exemplo, as tcnicas mecnicas convencionais, a comear pela total ausncia de contato entre o mensurando e o sistema de medio. Essa caracterstica resulta em uma tcnica de medio no invasiva, em que no ocorrem perturbaes no mensurando provocadas pela presena do sistema de medio.

Para a medio so utilizadas duas cmeras digitais posicionadas em ngulos ligeiramente distintos (figura 5). Essas imagens contm pequenas diferenas que podem ser convertidas em informaes tridimensionais da geometria da asa. Para a determinao dos pontos homlogos, padres de franjas so projetados sobre a superfcie em medio e as informaes de fase so utilizadas. Algoritmos especficos identificam as posies dos pontos homlogos em cada imagem, os quais so configurados em uma malha no plano XY de modo que possvel definir a distncia entre dois pontos vizinhos nos eixos X e Y configurando assim, a resoluo da nuvem que ser obtida. Por fim, o equipamento faz a coleta da coordenada Z para cada par (X,Y). Obtm-se uma nuvem de pontos da qual se pode gerar uma superfcie, como na figura 6.

Figura 6. Nuvem de pontos formando uma casca.

Figura 5. Aparato de medio. Para esta medio a malha possui elementos quadrados com um milmetro de lado sendo que cada vrtice dos quadrados representa um ponto a ser medido. A ASA REAL Cada medio varre uma distncia na envergadura de aproximadamente 350 mm. Portanto, necessria a repetio de diversas aquisies para a obteno da geometria de meia asa, cerca de 1500 mm. O conjunto de medies deve, agora, ser organizado e relacionado para formar a geometria real de meia asa. A figura 7 reala as salincias causadas pelas nervuras. Por condies de simetria a outra asa ser espelhada a partir do plano central. Como no caso da asa ideal esta geometria foi submetida gerao de malha e na seqncia simulao numrica em CFD, tendo como resultado os valores apresentados na tabela 2. Figura 7. Geometria obtida e transformada em slido com o uso de CAD. Tabela 2. Dados de simulao numrica asa real. ASAREAL(CFX) DadosdeEntrada Velocidadedofluxo 13 ngulodeataque 10 readaasa 1,32 Cordamdiaaerodinmica 434 DensidadedoAr 1,108 Resultados Sustentao 180,805 Arrasto 13,867 Cl 1,459 Cd 0,112 Cl/Cd 13,038

m/s m mm kg/m N N

APONTAMENTOS CONCLUSIVOS Na tabela 3 aparecem listadas as variaes percentuais das principais grandezas aerodinmicas de interesse: a sustentao e o arrasto. Tabela 3. Comparao de resultados RESULTADOS Grandeza Sustentao Arrasto Cl Cd Cl/Cd Percentual 1,78 1,08 1,78 1,08 0,71

[4] ANDERSON, John David. Fundamentals aerodynamics. Singapore: McGraw-Hill, 2001.

of

[5] ROSKAM, Jan. Airplane design. Ottawa, Kansas, USA: University of Kansas, 1985. [6] SOLIDWORKS, Users Manual, Version 2006. Dassault Systmes. [7] ANSYS CFX, Users Manual, Ansys.

Com isto, nota-se uma reduo na sustentao gerada pela asa, fato que j era esperado devido diminuio da curvatura camber - do perfil que sofreu abaulamento. Uma vez que a espessura do perfil diminui, sua rea frontal tambm menor, o que afeta o arrasto de forma. Portanto, como a rea molhada exposta ao fluxo fica ligeiramente menor reduz o arrasto viscoso resultando, finalmente, em uma pequena reduo do arrasto total. Todas as variaes aqui percebidas so menores que 2%. Este fato viabiliza o processo construtivo de asa nervurada em favor da leveza estrutural.

AGRADECIMENTOS Os autores gostariam de agradecer a importante colaborao de Matheus Garda de Souza Simo em aerodinmica e Murilo Rodrigues de Castro na realizao dos ensaios e aquisies de geometrias. Especiais agradecimentos Dra Eng. Analucia Vieira Fantin Pezzotta por suas contribuies na rea de metrologia ptica.

REFERNCIAS [1] ROSA, Edison da. Introduo ao projeto aeronutico: uma contribuio competio SAE AeroDesign. Florianpolis: UFSC/GRANTE, 2006. 288 p. [2] FANTIN, A. V.; Pinto, T.L.; GONCALVES JR., A. A. . An Efficient Mesh Oriented Algorithm for 3D Measurement in Multiple Camera Fringe Projection. Proceedings of SPIE, 2007. [3] ANDERSON, John David. Introduction to flight. 4th ed. Singapore: McGraw-Hill, 2000.

You might also like