You are on page 1of 15

Metas de Aprendizagem de Educao Fsica

ENSINO BSICO

AUTORES LEONARDO ROCHA (Coordenador da equipa) JOO COMDIAS JORGE MIRA MRIO GUIMARES

JULHO de 2010

Metas de Aprendizagem de Educao Fsica ENSINO BSICO Introduo


A definio de Metas de Aprendizagem na rea Curricular de Educao Fsica tem como base os seguintes instrumentos legais: Programas Nacionais de Educao Fsica (PNEF), Currculo Nacional do Ensino Bsico (CNEB) Competncias Essenciais. Neste sentido, analisando os Programas Nacionais, pode-se verificar que: Tm objectivos que podem ser avaliveis por ciclo e por ano e os contedos programticos j esto especificados em toda a extenso, sob a forma de metas de aprendizagem. Os Objectivos Gerais, por ciclo e subreas so obrigatrios, em todas as escolas. Os Objectivos Gerais no so objecto de escolha por professores ou escolas. O que deciso de escola e do professor, so respectivamente, o Plano Plurianual de Escola e o Plano Anual de Educao Fsica da Turma. Os Objectivos Especficos, por ano, definem para cada matria trs nveis de especificao e domnio Introduo (I), Elementar (E) e Avanado (A). Cada nvel traduz a actividade representativa de um certo grau de competncia prtica de interpretao dos contedos dessa matria. O professor pode situar (avaliar) o aluno em cada um dos trs nveis em que se diferencia o tratamento da matria e organizar as suas opes didcticas a partir da. Os Objectivos Gerais de ciclo so a referncia obrigatria, mas demasiado genrica para a avaliao dos alunos por ciclo. Esse problema foi resolvido com a distino de um nvel de sucesso (critrio geral de sucesso) As Normas de Referncia para a definio de sucesso em Educao Fsica, que foram introduzidas nos Programas Nacionais na Reviso Curricular de 2001. As Normas de Referncia estabeleceram as regras ou critrios gerais para se considerar que um aluno tem sucesso em EF. Constituram-se como um padro de referncia para o sucesso na aprendizagem e para que os resultados da avaliao possam ser compreendidos pelos alunos, encarregados de educao, colegas do conselho de turma, etc. As Normas de Referncia tornaram-se uma componente essencial nos programas, sendo metas de aprendizagem representativas do sucesso, que traduzem a necessria marcao de resultados representativos dos objectivos gerais em cada ciclo e em cada ano, vlidas e aplicveis em todas as escolas. So uma referncia externa s condies de leccionao que indicam os resultados de aprendizagem em cada ciclo para que o aluno tenha classificao positiva em EF, em qualquer escola. Garantindo o ecletismo (nenhuma das reas est excluda) pode verificar-se que para o aluno ter sucesso no necessita de demonstrar domnio em todas as matrias nucleares do programa do 1 ao 9 ano, nem ao mesmo nvel especfico (I, E ou A). Tambm os pontos fortes de cada aluno podero ser devidamente considerados. Dois alunos podem alcanar o critrio de sucesso demonstrando domnio em matrias diferentes e eventualmente em categorias diferentes desde que cumpridas as regras constantes nas Normas de Referncia.

seguido o princpio da equidade e no da igualdade literal no currculo e na avaliao, conjugando a coerncia e a diversidade, atendendo grande diversidade de condies das escolas, s diferentes capacidades dos alunos e prpria filosofia do programa quanto sua gesto e eventual diferenciao das matrias que compem o currculo. O presente documento adopta como Metas de Aprendizagem as Normas de Referncia (2 e 3 ciclo), actualiza-as e simplifica-as, a partir da experincia de aplicao dos PNEF entretanto acumulada e estudada, da consulta a professores, escolas, Conselho Nacional de Associaes de profissionais de Educao Fsica e Sociedade Portuguesa de Educao Fsica, e da interpretao que a equipa de especialistas faz da realidade da Educao Fsica Escolar e das possibilidades dos alunos. Definem-se metas de aprendizagem para os 2 e 3 ciclos e metas de aprendizagem intermdias por ano, nas reas das Actividades Fsicas e da Aptido Fsica, com o mesmo formato das normas de referncia, marcando um padro geral de progresso do currculo, de aplicao flexvel em todas as escolas. Continua a definir-se metas de aprendizagem por ciclo na rea dos Conhecimentos. Definem-se metas de aprendizagem para o 1 ciclo e metas de aprendizagem intermdias para o 2 ano, clarificando os resultados da aplicao do programa de Educao Fsica (EEFM). Definem-se metas de aprendizagem para o ensino pr-escolar. Com as metas de aprendizagem pretende-se reforar o processo curricular e de avaliao desenvolvidos na prpria escola, apoiar o Professor nas deliberaes pedaggicas e o Aluno na sua auto-avaliao e empenho no aperfeioamento pessoal. As metas de aprendizagem so tambm indicadores fundamentais para que se possa monitorizar o sistema de EF escolar a nvel local, regional e nacional onde esto necessariamente includos Programas, Projectos Curriculares de Escola e Polticas Educativas.

Aspectos Operacionais
Consideram-se, como referncia fundamental para o sucesso nesta rea disciplinar, no 1 ciclo, os Blocos que constam no programa de Educao Fsica (EEFM): Percias e Manipulaes; Deslocamentos e Equilbrios; Jogos; Actividades Rtmicas Expressivas; Ginstica; Patinagem; Percursos na Natureza; Natao. Consideram-se, como referncia fundamental para o sucesso nesta rea disciplinar, nos 2 e 3 ciclos, trs Domnios de avaliao especficos da Educao Fsica, que representam as grandes reas de extenso da Educao Fsica: Actividades Fsicas (Matrias), Aptido Fsica e Conhecimentos relativos aos processos de elevao e manuteno da Aptido Fsica e interpretao e participao nas estruturas e fenmenos sociais no seio dos quais de realizam as Actividades Fsicas A operacionalizao das Metas de Aprendizagem tem como referncia para: - O Domnio Actividades Fsicas, a especificao de cada matria do programa em trs nveis introduo, elementar e avanado. - O Domnio Aptido Fsica, a zona saudvel de aptido fsica (ZSAF) considerada na bateria de testes do Fitnessgram. - O Domnio Conhecimentos relativos aos objectivos do Programa do 2 ou 3 Ciclo. Para as presentes Metas considera-se que um aluno cumpre um nvel (I, E ou A) no domnio Actividades Fsicas quando o seu desempenho, conhecimentos e atitudes representam a totalidade do nvel considerado.

De acordo com a filosofia destas metas, completamente contra-indicado, em critrios de classificao, o fraccionamento dos domnios (motor, cognitivo e afectivo) ou a atribuio de percentagens aos domnios de avaliao. De todas as matrias em que o aluno foi previamente avaliado, selecciona-se um conjunto de nveis para efeitos de classificao positiva em EF, de acordo com os quadros adiante Domnios, Metas e Normas. Para cada um dos ciclos de escolaridade consideram-se as seguintes subdomnios:

1 Ciclo PERCIA e MANIPILUAES DESLOCAMENTOS e EQUILBRIOS JOGOS ACTIVIDADES RTMICAS E EXPRESSIVAS GINSTICA PATINAGEM PERCURSOS NA NATUREZA NATAO

2 Ciclo JOGOS JOGOS DESPORTIVOS COLECTIVOS (Futebol, Voleibol, Basquetebol, Andebol) GINSTICA (Ginstica no Solo, Ginstica de Aparelhos, Ginstica Rtmica) ATLETISMO PATINAGEM DANA (Dana, Danas Sociais, Danas Tradicionais) OUTRAS (Orientao, Escalada, Luta, Natao, etc.)

3 Ciclo JOGOS DESPORTIVOS COLECTIVOS (Futebol, Voleibol, Basquetebol, Andebol) GINSTICA (Ginstica no Solo, Ginstica de Aparelhos, Ginstica Acrobtica) ATLETISMO PATINAGEM DANA (Dana, Danas Sociais, Danas Tradicionais) RAQUETAS (Badmington, Tnis, Tnis de Mesa) OUTRAS (Orientao, Escalada, Luta, Natao, etc)

QUADRO 1 Domnio das Actividades Fsicas Metas de Aprendizagem (1 ciclo) e Normas de aplicao
Ano Meta 2 O aluno cumpre as habilidades apresentadas para os Subdomnios; Percias e Manipulaes e Deslocamentos e Equilbrios - Percias e Manipulaes. - Deslocamentos e Equilbrios 4 O aluno cumpre as habilidades apresentadas para os Subdomnios; Jogos, Ginstica e um Subdomnio entre os restantes - Jogos - Ginstica - 1 Subdomnio entre: Actividades Rtmicas Expressivas Patinagem Percursos na Natureza Natao

Norma

QUADRO 2 Domnio das Actividades Fsicas Metas de Aprendizagem (2 e 3 ciclo) e Normas de aplicao.
Ano Meta 5 3 Nveis Introduo 6 4 Nveis Introduo 7 5 Nveis Introduo 8 6 Nveis Introduo 9 6 Nveis: 5 Introduo e 1 Elementar Norma De cada um dos nveis de matrias de Subdomnios diferentes 1 nvel de uma matria dos subdomnios : Jogos ou JDC 1 nvel de uma matria do Subdomnio GIN 2 nveis de 2 matrias dos restantes Subdomnios, cada um de Subdomnios diferentes 1 nvel de uma matria do Subdomnio JDC 1 nvel de uma matria do Subdomnio GIN 3 nveis de 3 matrias dos restantes Subdomnios, cada um de Subdomnios diferentes 1 nvel de uma matria do Subdomnio JDC 1 nvel de uma matria do Subdomnio GIN 4 nveis de 4 matrias dos restantes Subdomnios, cada um de Subdomnios diferentes 2 nveis de duas matrias do Subdomnio JDC 1 nvel de uma matria do Subdomnio GIN 1 nvel de uma matria do Subdomnio DANA 2 nveis de 2 matrias dos restantes Subdomnios, cada um de Subdomnios diferentes

QUADRO 3 Domnio da Aptido Fsica Metas de Aprendizagem


Ano Meta 5 6 7 8 9

Demonstra capacidades em testes de Resistncia Aerbia e testes de Aptido Muscular adequadas s normas da aptido fsica representativa da Sade, para a sua idade.

Norma

Encontra-se na Zona Saudvel de Aptido Fsica (ZSAF FitnessGram) num dos testes de aptido aerbia (vai-vm; corrida da milha, marcha). Encontra-se na Zona Saudvel de Aptido Fsica (ZSAF FitnessGram) no teste de aptido muscular da categoria: Fora Abdominal e Resistncia (abdominais).

Encontra-se na Zona Saudvel de Aptido Fsica (ZSAF FitnessGram) num dos testes de aptido aerbia (vai-vm; corrida da milha, marcha). Encontra-se na Zona Saudvel de Aptido Fsica (ZSAF FitnessGram) em dois testes de aptido muscular, um da categoria Fora Abdominal e Resistncia (abdominais) e outro das restantes categorias (Fora Superior, Fora e Flexibilidade do Tronco e Flexibilidade).

QUADRO 4 Domnio dos Conhecimentos Metas de Aprendizagem


Ano Meta 6 Identifica as capacidades fsicas: Resistncia, Fora, Velocidade, Flexibilidade, Agilidade e Coordenao (Geral), de acordo com as caractersticas do esforo realizado. Interpreta as principais adaptaes do funcionamento do seu organismo durante a actividade fsica. 9 Relaciona Aptido Fsica e Sade e identifica os factores associados a um estilo de vida saudvel, nomeadamente o desenvolvimento das capacidades motoras, a composio corporal, a alimentao, o repouso, a higiene, afectividade e a qualidade do meio ambiente. Interpreta a dimenso sociocultural dos desportos e da actividade fsica na actualidade e ao longo dos tempos, identificando fenmenos associados a limitaes e possibilidades de prtica dos desportos e das actividades fsicas, tais como: o sedentarismo e a evoluo tecnolgica, a poluio, o urbanismo e a industrializao, relacionando-os com a evoluo das sociedades. Norma O aluno realiza trabalho de grupo e prova escrita individual sobre o contedo dos trabalhos de grupo.

PROJECTO METAS DE APRENDIZAGEM REA DISCIPLINAR/DISCIPLINA: Expresso e Educao Fsico Motora NVEL/CICLO: 1 Ciclo

SUBDOMNIO PERCIA E MANIPULAES


META INTERMDIA 2 ANO O aluno cumpre as habilidades apresentadas para o subdomnio MANIPULAO de acordo com as normas definidas no QUADRO 1 PERCIA E

SUBDOMNIO DESLOCAMENTOS E EQUILBRIOS


META INTERMDIA 2 ANO O aluno cumpre as habilidades apresentadas para o subdomnio DESLOCAMENTOS E EQUILBRIOS de acordo com as normas definidas no QUADRO 1

SUBDOMNIO GINSTICA
META FINAL DE CICLO (1) O aluno cumpre as habilidades apresentadas para o sundomnio GINSTICA de acordo com as normas definidas no QUADRO 1

SUBDOMNIO JOGOS
META FINAL DE CICLO (2) O aluno cumpre as habilidades apresentadas para o subdomnio JOGOS de acordo com as normas definidas no QUADRO 1

SUBDOMNIO PAT, ARE, PN, NAT


META FINAL DE CICLO (3) O aluno cumpre as habilidades de UM subdomnio de entre os seguintes de acordo com as normas definidas no QUADRO 1: -

PATINAGEM (PAT) ACTIVIDADES RTMICAS E EXPRESSIVAS (ARE) PERCURSOS NA NATUREZA (PN) NATAO (NAT)

PROJECTO METAS DE APRENDIZAGEM REA DISCIPLINAR/DISCIPLINA: Educao Fsica NVEL/CICLO: 2 Ciclo

DOMNIO ACTIVIDADES FSICAS SUBDOMNIO JOGOS, JDC, GIN, ATL, PAT, DANA, OUTRAS
META INTERMDIA 5 ANO O aluno cumpre o nvel INTRODUO de TRS matrias diferentes de acordo com as normas definidas no QUADRO 2 nas seguintes: JOGOS JOGOS DESPORTIVOS COLECTIVOS (JDC) GINSTICA (Solo; Aparelhos; Rtmica) ATLETISMO (ATL) PATINAGEM (PAT) DANA (Dana; Danas Sociais; Danas Tradicionais; Aerbica) OUTRAS (Natao; Luta)

SUBDOMNIO JOGOS, JDC, GIN, ATL, PAT, DANA, OUTRAS


META DE FINAL DE CICLO (1) O aluno cumpre o nvel INTRODUO de QUATRO matrias diferentes de acordo com as normas definidas no QUADRO 2nas seguintes: UM nvel de INTRODUO de entre JOGOS ou JOGOS DESPORTIVOS COLECTIVOS UM nvel INTRODUO de GINSTICA num dos seguintes subdomnios; GINSTICA NO SOLO, GINSTICA DE APARELHOS, GINSTICA RTMICA. DOIS nveis INTRODUO de entre as seguintes matrias; ATLETISMO, PATINAGEM, DANA (Dana; Danas Sociais; Danas Tradicionais; Dana Aerbica), OUTRAS (Natao; Luta)

PROJECTO METAS DE APRENDIZAGEM REA DISCIPLINAR/DISCIPLINA: Educao Fsica NVEL/CICLO: 2 Ciclo

DOMNIO APTIDO FSICA

META FINAL DE CICLO (2) O aluno demonstra capacidades em testes de Resistncia Aerbia e em testes de Aptido Muscular adequadas s normas da aptido fsica representativa da Sade, para a sua idade de acordo com as normas definidas no QUADRO 3

PROJECTO METAS DE APRENDIZAGEM REA DISCIPLINAR/DISCIPLINA: Educao Fsica NVEL/CICLO: 2 Ciclo

DOMNIO CONHECIMENTOS

META FINAL DE CICLO (3) O aluno identifica as capacidades fsicas: Resistncia, Fora, Velocidade, Flexibilidade, Agilidade e Coordenao (Geral), de acordo com as caractersticas do esforo realizado, Interpretando as principais adaptaes do funcionamento do seu organismo durante a actividade fsica de acordo com as normas definidas no QUADRO 4

10

PROJECTO METAS DE APRENDIZAGEM REA DISCIPLINAR/DISCIPLINA: Educao Fsica NVEL/CICLO: 3 Ciclo

DOMNIO ACTIVIDADES FSICAS SUBDOMNIO JDC (Futebol, Voleibol, Basquetebol e Andebol)


META INTERMDIA 7 ANO O aluno cumpre o nvel INTRODUO de UMA matria diferentes de acordo com as normas definidas no QUADRO 2 nas seguintes: -

Futebol Voleibol Basquetebol Andebol

SUBDOMNIO GINSTICA (GIN Solo, GIN Aparelhos, GIN Acrobtica)


META INTERMDIA 7 ANO O aluno cumpre o nvel INTRODUO de UMA matria diferentes de acordo com as normas definidas no QUADRO 2 nas seguintes: -

Ginstica no Solo Ginstica em Aparelhos Ginstica Acrobtica

SUBDOMNIO ATLETISMO, PATINAGEM, DANA, OUTRAS


META INTERMDIA 7 ANO O aluno cumpre o nvel INTRODUO de TRS matrias diferentes de acordo com as normas definidas no QUADRO 2 nas seguintes: -

ATLETISMO PATINAGEM DANA (Dana; Danas Sociais; Danas Tradicionais, Dana Aerbica)

11

PROJECTO METAS DE APRENDIZAGEM REA DISCIPLINAR/DISCIPLINA: Educao Fsica NVEL/CICLO: 3 Ciclo

DOMNIO ACTIVIDADES FSICAS SUBDOMNIO JDC (Futebol, Voleibol, Basquetebol e Andebol)


META INTERMDIA 8 ANO O aluno cumpre o nvel INTRODUO de UMA matria diferentes de acordo com as normas definidas no QUADRO 2 nas seguintes: -

Futebol Voleibol Basquetebol Andebol

SUBDOMNIO GINSTICA (GIN Solo, GIN Aparelhos, GIN Acrobtica)


META INTERMDIA 8 ANO O aluno cumpre o nvel INTRODUO de UMA matria diferentes de acordo com as normas definidas no QUADRO 2 nas seguintes: -

Ginstica no Solo Ginstica em Aparelhos Ginstica Acrobtica

SUBDOMNIO ATLETISMO, PATINAGEM, DANA, OUTRAS


META INTERMDIA 8 ANO O aluno cumpre o nvel INTRODUO de QUATRO matrias diferentes de acordo com as normas definidas no QUADRO 2 nas seguintes: -

ATLETISMO PATINAGEM DANA (Dana; Danas Sociais; Danas Tradicionais, Dana Aerbica)

12

PROJECTO METAS DE APRENDIZAGEM REA DISCIPLINAR/DISCIPLINA: Educao Fsica NVEL/CICLO: 3 Ciclo

DOMNIO ACTIVIDADES FSICAS SUBDOMNIO JDC (Futebol, Voleibol, Basquetebol e Andebol)


META FINAL DE CICLO (1) O aluno cumpre o nvel INTRODUO de duas matrias diferentes de acordo com as normas definidas no QUADRO 2 nas seguintes: -

Futebol Voleibol Basquetebol Andebol

SUBDOMNIO GINSTICA (GIN Solo, GIN Aparelhos, GIN Acrobtica)


META FINAL DE CICLO (2) O aluno cumpre o nvel INTRODUO de uma matria diferentes de acordo com as normas definidas no QUADRO 2 nas seguintes: -

Ginstica no Solo Ginstica em Aparelhos Ginstica Acrobtica

SUBDOMNIO DANA
META FINAL DE CICLO (3) O aluno cumpre o nvel INTRODUO de UMA matria diferente do subdomnio DANA de acordo com as normas definidas no QUADRO 2 nas seguintes:
-

Dana Danas Sociais Danas Tradicionais Dana Aerbica

SUBDOMNIO ATLETISMO, PATINAGEM, RAQUETAS, OUTRAS (Natao, Escalada, Luta, Orientao,


META FINAL DE CICLO (4)

13

O aluno cumpre o nvel INTRODUO de DUAS matrias diferentes dos subdomnios de acordo com as normas definidas no QUADRO 2 nas seguintes: ATLETISMO PATINAGEM RAQUETAS ORIENTAO Outras

SUBDOMNIO JOGOS DESPORTIVOS COLECTIVOS, GINSTICA, DANA, ATLETISMO, PATINAGEM, ORIENTAO, RAQUETES
META FINAL DE CICLO (5) O aluno cumpre o nvel ELEMENTAR de UMA matria diferente de acordo com as normas definidas no QUADRO 2 nos seguintes subdomnios: JOGOS DESPORTIVOS COLECTIVOS GINSTICA DANA ATLETISMO PATINAGEM ORIENTAO RAQUETAS

14

PROJECTO METAS DE APRENDIZAGEM REA DISCIPLINAR/DISCIPLINA: Educao Fsica NVEL/CICLO: 3 Ciclo

DOMNIO APTIDO FSICA

META FINAL DE CICLO (6) O aluno demonstra capacidades em testes de Resistncia Aerbia e em testes de Aptido Muscular adequadas s normas da aptido fsica representativa da Sade, para a sua idade de acordo com as normas definidas no QUADRO 3

PROJECTO METAS DE APRENDIZAGEM REA DISCIPLINAR/DISCIPLINA: Educao Fsica NVEL/CICLO: 3 Ciclo

DOMNIO CONHECIMENTOS

META FINAL DE CICLO (7) O aluno relaciona Aptido Fsica e Sade e identifica os factores associados a um estilo de vida saudvel, nomeadamente o desenvolvimento das capacidades motoras, a composio corporal, a alimentao, o repouso, a higiene, afectividade e a qualidade do meio ambiente, interpretando a dimenso sociocultural dos desportos e da actividade fsica na actualidade e ao longo dos tempos de acordo com as normas definidas no QUADRO 4. O aluno identifica fenmenos associados a limitaes e possibilidades de prtica dos desportos e das actividades fsicas, tais como: o sedentarismo e a evoluo tecnolgica, a poluio, o urbanismo e a industrializao, relacionando-os com a evoluo das sociedades de acordo com as normas definidas no QUADRO 4.

15

You might also like